Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jogou vários anos com Ronaldo mas prefere Messi

Praticamente todas as pessoas ligadas ao futebol preferem o argentino.

Wayne Rooney foi desafiado a escolher entre Cristiano Ronaldo e Messi, numa entrevista ao “The Sunday Times”, e, apesar de ter sido vários épocas companheiro do português, optou pelo craque do Barcelona. «Quando começámos a jogar juntos, Ronaldo não se focava em marcar golo, mas era possível ver que tudo o que ele queria era ser o melhor do mundo. Transformou-se num goleador incrível. Ele e Messi são, indiscutivelmente, os dois melhores jogadores que o futebol já viu. Mas, apesar de ser amigo de Ronaldo, escolho Messi», disse o inglês, «Não me lembro de ver Messi marcar um golo com um remate em força – ele mete a bola a rodar, parece fácil. Ronaldo é implacável na área, um matador, enquanto Messi tortura-te antes de te matar. Parece que está a divertir-se», finalizou.

85 Comentários

  • André Dias
    Posted Abril 20, 2020 at 10:05 am

    “Ronaldo é implacável na área, um matador, enquanto Messi tortura-te antes de te matar.” Acho que é uma das melhores frases que já vi sobre Ronaldo e Messi. Simples e verdadeira.

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 20, 2020 at 5:29 pm

      A avaliação do Messi corresponde na sua totalidade, mas sobre o Ronaldo não corresponde na sua totalidade, visto que o Ronaldo nunca foi avançado de área, só nos últimos anos tem percorrido mais esses espaços, acredito que o melhor Ronaldo, últimos 2 anos de United e 3/4 de Madrid era um jogador mais próximo do Messi, e de tortura antes do golo, ele era verdadeiramente um desiquilibrador nato.

      • salo
        Posted Abril 20, 2020 at 9:44 pm

        Ronaldo passa mais tempo na área a levantar o braço do que no resto do campo. Nunca assististe jogos do Ronaldo… Só pode

      • André Dias
        Posted Abril 20, 2020 at 10:00 pm

        Ronaldo nunca foi próximo de Messi, nem em estilo de jogo nem em características. É um extremo que se foi aproximando cada vez mais da área adversária ao longo da carreira. Foi abandonando o drible para se focar mais em movimentações ofensivas de forma a receber a bola mais próximo de zonas de finalização. É um avançado de área. Pode não ser em termos posicionais como um PL tradicional mas é onde toma a maior parte das decisões com bola.

  • Morgan
    Posted Abril 20, 2020 at 10:10 am

    Sinceramente, respeito quem acha o contrário mas custa-me compreender a razão.

    • jp
      Posted Abril 20, 2020 at 8:13 pm

      Falta de noção.

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 20, 2020 at 9:06 pm

        O Pelé também acho o mesmo o JP, e agora? Falta de noção é achares que a tua noção é mais pura do quem pensa o contrário!

        • jp
          Posted Abril 21, 2020 at 3:38 pm

          Isso é transversal para todas as pessoas que tem opiniões contrárias. Falta de noção sobre algum aspecto.

          Claro que tenho falta de noção. Nunca joguei sequer futebol profissional. Agora comparar Messi a quem quer que seja? Até a Pelé. A minha falta de noção aponta para um grande défice de noção.

      • E o que temos
        Posted Abril 20, 2020 at 9:09 pm

        De quem acha o contrário? Concordo.

  • Bio
    Posted Abril 20, 2020 at 10:14 am

    Muita gente podia aprender com o Rooney.
    Prefere um deles, mas consegue ver que são dois jogadores incríveis e não precisa de dizer mal de um para engrandecer o outro, pelo contrário, se reconhecer que um deles é dos melhores de sempre, quando diz que o outro é melhor ainda o está a valorizar mais.

  • Gunnerz
    Posted Abril 20, 2020 at 10:22 am

    Recentemente foram revistas 12 afirmações de 12 jogadores que jogaram com ambos sobre qual o melhor. Resultado: 6 quiseram ser politicamente correctos e não responderam, 5 preferem Messi e apenas 1 foi para CR7, que foi o Gabriel heinze.

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 21, 2020 at 2:26 pm

      Sim, e outro 5 quem eram?!

      Gago= Argentino
      Garay =argentino
      Di Maria= Argentino
      Piqué= Barcelona
      Larsson= ex jogador de Barcelona e Manchester.

      Ou seja numa lista de 4 argentinos 1 deles que por acaso não está no ativo disse que o CR7 era melhor ou outros estão no ativo e são jogadores de seleção escolheram obviamente o Messi.
      Tirando a opinião do Larsson são opiniões óbvias.
      É a mesma coisa que dizer o André Gomes que o Ronaldo é melhor, já não está no Barcelona e continua a ir a seleção com o Ronaldo.

  • heldersoares
    Posted Abril 20, 2020 at 10:33 am

    Uma grande análise de Rooney um mata o outro tortura antes de matar acho que não há dúvidas de quem é o melhor apesar que Ronaldo no United torturava bastante l

  • andreacteles
    Posted Abril 20, 2020 at 10:37 am

    O Messi é um mágico, dom puro. Talvez o melhor da historia do futebol.
    Mas a minha preferência vai sempre cair sobre o Ronaldo por ser português. O Ronaldo já me deu mais alegrias, mais orgulho por ser do meus país. Admiro também muito mais sua caminhada enquanto profissional. Já vibrei com golos de Ronaldo como nunca vou vibrar com golos do Messi porque ele é argentino.
    Sou capaz de reconhecer que o Messi é melhor que o Ronaldo mas eu vou sempre preferir o português, e isso por mais que incomode as pessoas também é igualmente legitimo.
    Muitos confundem reconhecimento com preferência.

    • SENSEI
      Posted Abril 20, 2020 at 11:44 am

      Excelente comentário. Todos os que adoram esta discussão deveriam ler. Obrigado

    • Giuseppe F
      Posted Abril 20, 2020 at 12:39 pm

      A Argentina, a par da Itália, sempre foi a minha seleção preferida a seguir a Portugal.

    • Oldasity
      Posted Abril 20, 2020 at 2:08 pm

      Excelente comentário. Acho que podemos ter preferência por um e não ter problema em admitir que outro é melhor.

      Já dei este exemplo várias vezes mas eu prefiro Hazard a Neymar, mas tenho plena noção que o brasileiro é mais jogador.
      Outro exemplo: comecei a ver e gostar de futebol bem como do Liverpool por causa do Fernando Torres (é o jogador que mais me vez vibrar e adorar ver futebol, a par de Messi e Bruno Fernandes) mas no outro dia respondi a um quiz da PL e uma das perguntas era sobre quem foi o melhor jogador no Liverpool (entre Torres e Suárez) e por mais que adore o espanhol consigo reconhecer que Suárez esteve acima de Torres.

  • Valderrama
    Posted Abril 20, 2020 at 10:53 am

    O negrito do VM diz tudo, só não vê quem não quer

  • Ghost Writer
    Posted Abril 20, 2020 at 11:06 am

    Temos que respeitar a opinião e preferência de todos, cada um tem os seus critérios.
    Pessoalmente, embora prefira o CR7, não entro nesta “guerra”, aliás, sempre que existe esta discussão entre amigos, abstenho-me da mesma, prefiro agradecer aos meus pais por me terem feito nesta altura onde pude ver desde o início das suas carreiras, os dois melhores jogadores de sempre que este desporto que amo já teve.
    SL

  • AndreChaves9
    Posted Abril 20, 2020 at 11:15 am

    É demasiado obvio.

  • Mantorras
    Posted Abril 20, 2020 at 11:16 am

    Eu tambem gosto do Ronaldo, nem que nascesse 10x ia conseguir fazer o que ele fez numa vida so, e tambem acho o Messi melhor jogador…

  • johnnyp96
    Posted Abril 20, 2020 at 11:45 am

    o rapaz está a dizer o óbvio.. o Ronaldo é muito bom, mas o Messi é superior e sempre será.

  • Francisco Torgal
    Posted Abril 20, 2020 at 12:05 pm

    A analogia da tortura do Rooney descreve muito bem o jogo e a qualidade do Messi.

  • felisbertom
    Posted Abril 20, 2020 at 12:20 pm

    Uma opinião semelhante à de Ryan Giggs, Paul Scholes, Rio Ferdinand, David Beckham, Gary Likener e Sir Alex Ferguson, todos figuras históricas do Manchester United F.C..

    • Filipe_Carvalho
      Posted Abril 20, 2020 at 1:13 pm

      Por acaso Fergunson sempre disse disse que prefere Ronaldo. Mas isso tambem é um bocado indiferente. Eu gosto muito mais de ver Messi jogar. É o mais genial jogador que ja vi. Mas prefiro Ronaldo. Ronaldo é uma lição de vida e mostra que mesmo sem o mesmo dom do melhor podes com muito trabalho iguala-lo e por vezes até superá-lo.

  • Knox_oTal
    Posted Abril 20, 2020 at 1:00 pm

    Já se falou disto num post ontem, mas reforço as próprias decisões e transformações do Cristiano durante a sua carreira acabaram por funcionar a seu desfavor na maneira como é visto pelos seus pares e até pelos adeptos. Esta sua obsessão pelos números, pelos golos, pelos recordes, tirou imensa magia ao seu futebol e “reduziu” a opinião de muitos outros sobre si aos golos que marca. Ponto assente, é um dos melhores de sempre, é evidente e inegável parece-me, mas também me parece evidente que é difícil comparar o que ele traz ao jogo e o que Messi traz, sobretudo a partir do ano de 2012.

    O argentino, patriotismo à parte, é MUITO mais completo no seu jogo, guardou a tal magia no seu jogo e tem os mesmos números (sensivelmente e é mais novo) e a mesma consistência ao longo da carreira, o que não invalida o facto do Cristiano ter estado ainda assim durante grande parte da sua carreira acima dos demais… mas um pouco a atrás de Messi grande parte das vezes.

    Se o Cristiano não se tivesse focado apenas nos golos e não tivesse individualizado tanto o seu jogo e continuasse na senda do que fez em Manchester e nos primeiros anos em Madrid, talvez as coisas fossem diferentes e estas opiniões fossem mais repartidas e o argumento do equilíbrio entre Messi e ele fosse mais forte. Mas isso é um grande SE, e quando a maioria dos seus pares opta pelo argentino, por muito que custe, torna as coisas bem mais claras.

    Por fim, ache que isto não é lesivo para com o Cristiano Ronaldo, até porque tem uma carreira monstruosa e tem a admiração suprema de muitas, mesmo muitas, pessoas. Aliás, já foi apontado por diversos jogadores jovens como o seu exemplo e também aparece amiúde nos tais desafios de melhor XI. Logo, não tem nada a provar, apenas do que se orgulhar (e nós portugueses igualmente) porque foi o único que conseguiu por momentos se bater de igual para igual com aquele que será porventura (e aqui é mais opinativo que outra coisa e até nem gosto de dizer as coisas de forma tão simplista e taxativa) o melhor de sempre… Lionel Andrés Messi!

    Saudações Desportivas

    P.S.: é verdade que já critiquei imensas vezes o Cristiano, pois não aprecio certos traços seus de personalidade (ou pelo menos da sua personagem pública, pois não o conheço obviamente), mas admiro genuinamente a sua carreira e jogador que é, além de ter imenso orgulho em ser português. Por exemplo, o facto de eu achar que ele é uma escolha menos adequada, vamos dizer assim, para capitão da selecção não me impede de discernir que tem uma carreira ímpar pelas Quinas e que já nos deu muito a ganhar e a celebrar. No fundo, sou claramente parcial, para o bem ou para o mal, mas no que toca a qualidade intrínseca tento ser racional na hora de distinguir os jogadores.

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 20, 2020 at 4:56 pm

      Boas,
      Concordo quase na totalidade do teu texto, porém acho que existe uma variente que fez a diferença entre Ronaldo e Messi, que é o contexto em que estamos inseridos, tanto que o Messi sabe disso mesmo e como tal nunca saiu do Barcelona, e bem, porque o Messi não iria encontrar um contexto tão favorável como no Barcelona para chegar ao nível em que chegou e na minha opinião o Ronaldo também teve um contexto parecido que foi o do Manchester United aonde tinha e teve o contexto mais favorável da sua carreira, idolatrado por toda a gente desde treinador até ao adeptos, coisas que nunca teve em Madrid na sua totalidade, também não é difícil, em Madrid tratam as sua lendas com uma frieza assustadoras.

      Em relação ao teu 2 parágrafo, concordo e acho que muito dos jogadores acham o Ronaldo com a mania, basta ver a entrevista do Dybala recentemente para perceber que o Ronaldo vende um imagem que não corresponde ao que Ronaldo demonstra ser dentro do balneário, avaliando as palavras do Dybala e Granero, entre outros, na entrevista que deu a um jornal desportivo.

      • AndreChaves9
        Posted Abril 20, 2020 at 6:01 pm

        O contexto mais favorável ao Ronaldo foi de longe o Real Madrid. Mas a léguas de distância. Porque foi o clube que lhe permitiu ganhar mais Champions e é o clube que tem mais influência na atribuição da BO. É o único clube do mundo em que podia apurar a forma para estar bem de fevereiro a Maio e ganhando a Champions estava feito. Noutro clube não seria assim nem teria uma equipa com capacidade de marcar 100/130 golos por época.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 20, 2020 at 6:29 pm

          Errado.
          Já percebi pelos teus comentários és um rapaz jovem.
          Mas vamos analisar, o CR7 sai do Manchester em 2009 após perder a Champions para o Barcelona, ou seja ganhando a Champions provavelmente tinha um possibilidade de ganhar a 2 bola de ouro, mais em 2008 ganha a Champions e a primeira bola de ouro em 2007 chegou as meias finais da Champions, ou seja, nas últimas 3 épocas de United chegou a 2 finais de Champions e a uma meia final, sendo ele a estrela da equipa, idolatrado no United como nunca outro jogador.
          Sair de um contexto do United para o Real que já vinha a uns pares de anos arredados de uma conquista da Champions, para não dizer que naquela altura o “habitual” era saltar fora aos quartos de final da mesma competição.
          Em relação a BO de ouro conquistou em Inglaterra em 2008 e podia a ter conquistado em 2009, mas tanto Messi como Ronaldo beneficiaram do peso do campeonato espanhol em algumas bolas de ouro, e Modric também, porque se o CR7 continuasse em Madrid não tinha ganho a BO, essa é a minha convicção e a tua também analisado o teu comentário!

          • AndreChaves9
            Posted Abril 21, 2020 at 12:00 am

            A prova que o contexto foi o melhor são os troféus individuais que tem em casa. Não há dúvida nenhuma.

      • Joga_Bonito
        Posted Abril 20, 2020 at 8:54 pm

        Essa do contexto favorável é algo falaciosa, porque o Ronaldo no Real poderia ter tentado dar o salto para juntar a magia e a eficácia. O Real é o clube ideal para isso, adoram esse tipo de jogadores. Apenas o Ronaldo é que não o quis, porque apostou tudo em tornar-se uma máquina de golos porque alguém lhe fez crer que com muitos golos teria mais chances contra Messi.Nãao foi o contexto que definiu as carreiras dos dois, foram as suas opções estratégicas. Nada impedia Messi de mandar-se na mama 90 minutos como o actual Ronaldo faz, mas ele não consegue jogar assim. Como nada impedia Ronaldo de explodir em Madrid com um futebol vistoso e muitos golos, aliás o campeonato espanhol tem muito esse perfil, apenas ele não quis isso por opções da sua entourage.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 20, 2020 at 9:32 pm

          Nesse contexto em que falas o Ronaldo fez de uma forma brilhante, é só analisar as 9 épocas que lá esteve que o homem reuniu tudo o que dizeste, grandes golos e grandes jogadas individuais, e tem um percentagem enorme de golos fora da área, mas passava a vida na área, não sei aonde foste buscar “os 90 minutos na mama” quando o Messi em 2014 era o jogador que menos corria da equipa, não acredito que tenha alterado muito nesse capítulo.
          Sim, o contexto definiu muito a carreira de ambos, o modelo de jogo o treinador e o modelo do clube influência e isso o Messi teve sempre um contexto mais e famaliar do que o CR7, nem que seja porque passou a vida em Barcelona. Existe uma frase de Alex ferguson: ‘Messi é um jogador fantástico. Parece que usa sapatilhas quando controla a bola. Mas a diferença é que é jogador de Barcelona. Ronaldo poderia jogar pelo Stockport County (modesto clube inglês que disputa divisão secundária) e fazer um hat-trick. Ele tem tudo. Pude chutar com os dois pés, arrematar de cabeça”

          Como acho que o contexto de ambos nas seleções e muitíssimo mais favorável para o Ronaldo do que para o Messi.

          • Joga_Bonito
            Posted Abril 20, 2020 at 9:41 pm

            O Messi correr menos na equipa é irrelevante, porque por ele passava o jogo do Barça, ele criava e desequilibrava, mesmo a passo, isso é aliás típico dos fantasistas.
            Não foi o modelo dos técnicos quem ditou o que Ronaldo quis ser, mas o contrário, ele é que optou por isso.

      • Knox_oTal
        Posted Abril 20, 2020 at 9:59 pm

        Concordo quanto ao ambiente muito agreste do Bernabéu, são inúmeros os casos de craques de topo que lá falharam e o Cristiano foi rei invicto durante anos a fio. Isso tem imenso mérito e ninguém lhe tira, nem Florentino!

        Agora discordo completamente desse argumento sobre facto de o Messi não ter saído de Barcelona. Se é verdade que mudar de contexto, ou seja clube neste caso, traz muitos desafios e dificuldades aos jogadores, como a adaptação a um novo clube, novas dinâmicas, novos adeptos, nova pressão, etc, quem faz carreiras essencialmente no mesmo clube (como o restrito clube dos One Man Club) pode ser igualmente muito desafiante e desgastante. Tens que renovar as tuas motivações, tens que ultrapassar épocas/momentos que tenham corrido mal, tens que lidar com as expectativas e tens que evitar cair na rotina e facilitismo para continuar a alto nível! Pois bem, Messi é um caso catedrático de alguém que mesmo perante uma imensa pressão e mesmo depois de já ter ganho TUDO pelo clube, continua a ser aquele que dá mais ao pedal e dos que de dá o exemplo na hora de ir para o relvado.

        Psicologicamente isso é tremendamente desgastante igualmente, agora obviamente tem os seus confortos e vantagens, tal como mudar de ares de vez em quando, para fazer um reset, para se reinventar, para arranjar novas motivações, entre outras questões potencialmente favoráveis.

        Saudações Desportivas

  • salo
    Posted Abril 20, 2020 at 1:24 pm

    “Mais um invejoso e com dor de cotovelo, que odeia os portugueses. Triste, nem parece que jogou com Ronaldo. Kátia e Elma, venham ver mais um com inveja do sucesso do nosso herói.”

    • Kacal
      Posted Abril 20, 2020 at 1:54 pm

      Errado. Rooney coloca CR7 como um dos dois melhores de sempre, mesmo que o colocasse no top5 ou mesmo 8-10. E se calhar coloca-o no seu XI ideal. Aí não acho que tenha a ver com o que dizes, é aceitável. Agora essa frase é mais para quem não o coloca nem no top10 de melhores de sempre e em XI ideal nem o colocam.

    • Brunoflip
      Posted Abril 20, 2020 at 6:38 pm

      O Rooney diz que são os dois melhores jogadores que o futebol já viu e este sai-se com este comentário como se o Rooney estivesse a desvalorizar o Ronaldo. Que intervenção infeliz.

  • Khal Drogo
    Posted Abril 20, 2020 at 1:31 pm

    Normal. Diria que a maior parte acha o mesmo, eu incluído.
    Não se percebe é quem põe Mbappé à frente do Ronaldo ou outras coisas do género.

  • Kacal
    Posted Abril 20, 2020 at 1:31 pm

    Já sei que alguns vão concordar mas vou ocultar a outra parte do que ele disse, que é “Ele e Messi são, indiscutivelmente, os dois melhores jogadores que o futebol já viu”, mas alguns dizem que é só “hype” e marketing, essa parte também custa compreender mas enfim. De resto, acho plausível e válido achar Messi o melhor de sempre, mas também acho o CR7 e como fã dele e somando a empatia ao futebol, para mim será sempre o meu GOAT, mas Messi é um justo “escolhido”. De resto, é a opinião do Rooney e há que aceitar e respeitar, claro. Aquela frase do implacável e da tortura, na mouche eheh.

  • DQuinta
    Posted Abril 20, 2020 at 1:37 pm

    Continuo a dizer… A comparação é para divertir os adeptos. É uma estupidez!!! O Messi dribla e tem uma velocidade de execução incrível e uma qualidade de remate TOP… Ah e disciplina o que é extremamente dificil. Dizem que o homem é só talento mas não acho. Se o Ronaldinho Gaúcho tivesse estado no topo mais anos? Não estaria ao nível do Messi, talvez com mais magia ainda? Mas não esteve. E isso é marca de campeão. O Ronaldo é talvez O jogador mais obstinado da história do futebol. Uma máquina de trabalho é aperfeiçoamento. Em termos físicos é um foguetão e foi mudando ao longo da carreira. Especializou-se numa coisa apenas. Marcar golos e nisso é o melhor. O Messi não é o melhor defesa, o melhor cabeceador ou um pilar defensivo. É um playmaker goleador, um verdadeiro 10 e nisso é o melhor.o Ronaldo por seu lado é, actualmente, um animal de área. Um avançado que faz toda a frente de ataque. É nisso é o melhor. Dizem que o Messi dá mais espetáculo e isso faz a balança pender para o lado dele para muitos… Mas os dados objetivos não afastam um do outro nessa corrida ao GOAT. E outra coisa… Há outros candidatos a GOAT na minha opinião (Maradona, Cruyff ou Pele marcaram eras em condições que não existem hoje).

  • salo
    Posted Abril 20, 2020 at 3:22 pm

    É completamento falso que o Ronaldo é só trabalho e que o Messi é só talento. O Ronaldo tem muito talento e de sobra. O Messi também trabalha e se esforça tanto quanto o Ronaldo ou qualquer atleta profissional.
    É igualmente falsa a narrativa de que o Ronaldo é o jogador mais trabalhador ou mais esforçado do mundo. E muitos o acham melhor porque “é esforçado e trabalha mais que os outros”.
    Ninguém é melhor ou deve ser considerado melhor só porque alegadamente trabalha mais que os outros.
    É frequente ouvir que Ronaldo deve ser considerado melhor porque trabalha mais que outros. Está narrativa é dos que não querem aceitar que o Messi está num patamar acima dele.

    • E o que temos
      Posted Abril 20, 2020 at 3:45 pm

      O ronaldo nao é burro, pelo menos não aparenta ser, logo é obvio que tem que se agarrar a argumentos desse género porque se formos falar de futebol jogado aí é chapeu. Ninguem nos anos 90 e 00 andava a dizer que o zidane merecia ganhar A B ou C ou ser o melhor porque trabalhava muito.

      • Brunoflip
        Posted Abril 20, 2020 at 6:31 pm

        Eu não percebo os vossos comentários como se o Ronaldo só tivesse ganho bolas de ouro pelo seu trabalho. O Ronaldo do United e primeiros anos no Real era uma máquina em todos os aspectos incluindo o drible, onde teve épocas em que marcava para cima de 50 golos e deixava os adversários pregados ao chão. Com o passar dos anos começou a ganhar mais corpo o que o prejudicou a nível de agilidade e drible e agora muita gente insiste nessa narrativa. O Ronaldo de há uns anos atrás não ficava a dever nada ao Messi, por isso mesmo são os melhores jogadores da historia. Quem diz o contrario certamente só viu o Ronaldo nestes últimos anos da carreira ou não é capaz de ter uma opinião imparcial.

        • Sai_da_frente_Guedes
          Posted Abril 20, 2020 at 7:47 pm

          Nem mais Bruno, caso contrário é só ir ao YouTube, simples.

        • E o que temos
          Posted Abril 20, 2020 at 11:28 pm

          Tá dificil a capacidade de interpretação. Quem é que andou a dizer que merecia ganhar a b e c porque trabalhava mais que os outros?

  • Joao X
    Posted Abril 20, 2020 at 3:53 pm

    Não quero passar a ideia de arrogante mas para mim não é lógico, concebível até, que digam que o Ronaldo é melhor que Messi. Não é, nem sequer pode haver discussão.
    Se me disserem que gostam mais do CR7 por causa do estilo de jogo, personalidade, corte do cabelo, etc, tudo bem, não tenho nada contra mas dizer “para mim o Ronaldo é melhor” não faz sentido nenhum. Porque não é verdade. Seja com estatísticas ou sem estatísticas.

    • Sai_da_frente_Guedes
      Posted Abril 20, 2020 at 4:38 pm

      Eu penso como tu, mas ao contrário e rejeito qualquer diálogo, caso contrário pelo nas palavras do Alex ferguson quando fala dos dois ou o que disse o Semeone no famoso áudio.

    • jp
      Posted Abril 20, 2020 at 8:02 pm

      Concordo absolutamente. E também sou Sportinguista. Prefiro que o Ronaldo ganhe tudo, pelas razões óbvias. Mas quanto a quem é o melhor? Quanto a qual deles preferia ter na minha equipa? Qual deles, se algum deles, é o melhoor do mundo e o melhor de sempre?

      Não há dúvida para mim. Até pode haver discussão mas para mim é simples ao ponto de a outra pessoa ou está a ser intelectualmente desonesta (emocional) ou simplesmente não sabe ver/percebe futebol.

      Nem acredito em nenhum jogador que consiga algum dia mostrar-se melhor que Messi. É fisicamente (não estou a dizer características físicas) “impossível”

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 20, 2020 at 9:03 pm

        Eu acredito que seja possível que no futuro haja alguém que os possa superar, alguém imagina o que foi o Maradona no passado ?! Vi a série dele na Netflix quando andou pelo México, e ele lamenta um joelho (direito) totalmente estourado e as drogas, e ele diz “que jogador podia ser” ninguém sabe, mas só de imaginar, podemos ver que já pertence ao top 2 dos melhores de sempre, sem esses handicaps nossa senhora. Ou seja a evolução fez de um Maradona um Messi !

  • Quinhas
    Posted Abril 20, 2020 at 6:16 pm

    Se fosse como a 30 anos atrás ,essa suposta “comparação” não tinha razão de existir…é como regressar ao tempo de Maradona e comparar “El Pibe” com um goleador,mas os tempos mudaram e há muitas mais “ferramentas” para além daquelas que utilizamos em campo para valorizar um jogador…!!!Muitos podem não aceitar ,mas é uma realidade .Por exemplo,no início desse BUM da net e redes sociais,Beckham ,nas digressões pela Ásia ,era o mais esperado e idolatrado antes dos jogos,porque era o menino bonito e um ícone para certas “comunidades “,mas…dentro de campo,a Magia tinha o nome de Zidane!!!Com isto ,quero dizer que cr,independentemente do seu valor e feitos,está muito longe das capacidades de MESSI,mas essas novas ferramentas extra futebol são uma ajuda tremenda ,ajudam a nivelar e muita gente não consegue ver tais diferenças .
    Actualmente cr não é Top 10,mas graças a essa ferramenta extra futebol,continuamos com essa treta …!!!

  • Joga_Bonito
    Posted Abril 20, 2020 at 7:42 pm

    Messi é muito superior a CR, mas não concordo quando se diz que CR é só empenho. O Cr de MU era muito talentoso. Certo que pecava por vezes na definição do último toque mas era muito habilidoso e tinha imensa qualidade com os dois pés.
    Um dos aspectos mais contraditórios da entourage de CR é a insistência na tecla do “Ronaldo trabalha muito.” É que se isso o ajudou a ganhar BO devido à força dessa entourage e do marketing, não é menos verdade que se irá voltar contra ele e impedir que seja reconhecido como um jogador habilidoso nas próximas gerações. A última imagem é a que fica e para aqueles que nunca viram o CR de MU ficará a imagem de um poço de trabalho quando o CR era muito habilidoso.
    Não percebo como a entourage de Ronaldo não percebe isto. Se o foco é acumular prémios durante a carreira até pode resultar, mas isso não lhe dará o reconhecimento eterno que as lendas têm.
    Com este novo fenómeno do youtube disponibilizar jogos antigos e até a passagem dos mesmos nesta quarentena tem levado a que aqueles que não viram craques antigos fiquem de boca aberta a ver o controlo de bola e a magia do futebol dos anos 90 e antes. O que conta não são os excels, ninguém quando pensa em Maradona pensa “eh pá marcou xxxx golos” mas sim na arrancada inesquecível no Azteca. É isso que fica, é isso que perdura quando a imprensa vai embora.
    A estratégia da entourage de Ronaldo, de torná-lo um matador para com golos ganhar as BO e de apostar no marketing, pode tê-lo ajudado a ganhar BO a Messi, mesmo quando este era de longe melhor, mas condenou Ronaldo no futuro.
    Podem dizer que tenho uma visão romântica de futebol, mas ver aquele CR que marca aquele belo golo com 17 anos, vejam o controlo de bola dele, vejam a bola colada ao pé, e vê-lo hoje a não conseguir receber em condições muitas vezes dá que pensar. Ronaldo devia ter evoluído para melhorar a definição do último lance, dotando-o de mais golo e eficácia, mas não perder a magia que perdeu. O Messi passou de um mago para um mago com golos e não abdicou do que era. Quando falam da grande gestão de carreira de Ronaldo eu pergunto: grande gestão para que fim? Se for para ganhar milhões em marketing e prémios de estatística tudo bem, se for para ser lembrado daqui a 100 anos quando um puto for a yotube para ver as skills dos monstros do futebol, então não.

  • Artur Trindade
    Posted Abril 20, 2020 at 8:11 pm

    Ainda esta semana saiu um apanhado de 10 jogadores que tinham jogado com ambos e penso que o score ficou por 3 empates, 5 por Messi e 2 por Ronaldo.
    A postura auto-centrada e egocêntrica de Ronaldo nunca lhe lhe facilitou a vida nestas coisas, sendo Rooney e Figo dois exemplos.
    Não existe apenas um tipo de magia associada à finta e toque de bola, ou teríamos em Bernardo Silva um crónico candidato à bola de ouro.
    Messi para lá das qualidades técnicas de Bernardo Silva, junta grandes qualidades físicas que lhe são inatas como a velocidade e repentismo, e adquiridas com muito trabalho, como a força e capacidade de choque.
    Em resultado temos um monstrinho.
    Bernardo Silva nunca lá chegará, apenas porque na capacidade física, seja velocidade ou força é inatamente frágil.
    A demonstração da importância da componente atlética foi feita pelo Luís Figo.
    A capacidade técnica sempre foi exuberante, mas até aos 22 anos sempre foi intermitente, por vezes preterido pelo Capucho, pela fragilidade no choque e falta de velocidade que revelava. Tantas vezes criticado pelas bancadas pela facilidade com que ia ao chão.
    Com o trabalho físico desenvolvido pelo Roger Spry, transformou massa mole em massa muscular e tornou-se o monstro que conhecemos, porque tinha arcaboiço para ser trabalhado,
    A magia de Ronaldo é ter inatamente a melhor máquina física da história do futebol. Se não fosse trabalhador como sempre foi, não a tinha aproveitado, mas também ninguém nasceu com aquele hardware para poder trabalhar. Nas 2 primeiras épocas do Real, atingiu a perfeição, o equílibrio entre o extremo desconcertante e o poderoso goleador. Se tivesse parado por aí, seria mais consensual, mas como típico viciado no ginásio não soube parar e teve que se aproximar mais da área.

    Pergunto aos puristas da finta e toque de bola, como vêem o facto de Messi poder ser substituído no topo do futebol por uma cópia de Ronaldo, Mbappé de seu nome, que faz do ataque à profundidade o seu ponto forte.

    • Joga_Bonito
      Posted Abril 20, 2020 at 8:43 pm

      Não precisa de perguntar indirectamente. Os puristas da finta e do toque como lhe chamam são adeptos de FUTEBOL, porque o futebol não se resume a colocar uma bola lá dentro ao primeiro toque.
      Mbappé superar Messi? Nunca na vida? Com 20 anos dá para ver as suas características técnico-táticas e ele só tem mais pique físico que Messi, mas técnica não, não tem a visão nem a habilidade de Messi. Numa equipa de top a jogar para si pode até meter 50 golos por anos, mas nunca vai dar ao jogo o que Messi dá, além dos 50 golos épocas.
      Todos percebemos como funciona essa psicologia. Inventas que Mbappé pode superar Messi, quando nunca pode superar coisa nenhum, porque lhe é inferior em todos os parâmetros menos força, porque queres inventar outro rival para Messi para tentar desmerecer o que Messi faz.
      Quando há uns tempos Bernardo arrancou para se tornar indiscutivelmente o melhor jogador português do momento, para defenderes que Ronaldo ficasse á sua frente e a FPF fizesse lobby por ele e não por Bernardo, vinhas com os números e de súbito Bernardo, que tinha ganho tanto como Ronaldo mas jogado muito mais, tinha de marcar 500 golos épocas e ter 5000 assistências.
      Agora vão começar a fabricar que Mbappé vai superar Messi quando isso nunca acontecerá, para tentar diminuir Messi. Se não consegues impingir Ronaldo, tentas diminuir Messi, criando rivais que não o são para o diminuir. É um psicologia que visa comparar com jogadores que não são do mesmo nível para diminuir os feitos de quem se quer atacar. A estratégia procura diluir os parâmetros que avaliam os melhores de sempre, para se poder impingir tudo. Mbappé superar Messi?Onde? Em que galáxia? Ao nível do passe, técnica, remate e livres não lhe chega nem perto, só na tua imaginação é que são do mesmo nível.
      Não tem o potencial técnico para tal. Será sem duvida um dos futuros BO do futuro pós-Messi, mas nunca será melhor que Messi.
      Depois dos ataques a Bernardo, agora veremos a promoção de Mbappé, como dantes foi a de VVD, qualquer um menos Messi. Podem dizer que leram aqui primeiro.
      Admite de uma vez por todas que Messi é melhor que Ronaldo, só não vê quem não quer.

      • Sai_da_frente_Guedes
        Posted Abril 20, 2020 at 8:57 pm

        O Bernardo não é e nunca foi melhor do que CR7…em quem mundo andou essa teoria é que nunca a vi, mas pronto.

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 20, 2020 at 9:07 pm

          Se ler com atenção em vez de mandar logo a posta verá que o que eu disse foi que há pelos menos 2 anos para cá Bernardo é o melhor jogador português de forma clara, e mesmo assim a FPF decidiu fazer lobby por CR para a BO. Ninguém está a dizer que o Bernardo é melhor intrinsecamente que o Ronaldo mas sim que é neste momento o melhor português, ou Ronaldo deve ser nomeado automaticamente o melhor jogador português por decreto todos os anos mesmo quando não o é?

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 20, 2020 at 9:44 pm

            De há 2 anos ?! A sério que afirmas isso com convicção?! O Bernardo é um belíssimo jogador, mas há 2 anos ser melhor do que Ronaldo até é poético, imagino que o Bernardo tenha sido o melhor jogador do City há 2 anos.

            • Joga_Bonito
              Posted Abril 20, 2020 at 9:51 pm

              Estamos a brincar? Acha que o CR é o melhor jogador português da actualidade?

              • Sai_da_frente_Guedes
                Posted Abril 20, 2020 at 11:11 pm

                Nesta época disparado, mas longe mesmo. É o Bernardo?! Tens visto o City?! Quem me dera que volte ao nível da época passada mas está época tem estado uns furos abaixo!

                • Joga_Bonito
                  Posted Abril 20, 2020 at 11:18 pm

                  Tem sido o melhor jogador português de há 2 anos para cá digas o que disseres, é que eu vejo futebol não higlights.

                  • Sai_da_frente_Guedes
                    Posted Abril 21, 2020 at 12:13 am

                    Ok, tens visto aquilo que ninguém te visto. Fantástico, o Lautauro para ti é o melhor jogador argt do momento só pode.

                    • Joga_Bonito
                      Posted Abril 21, 2020 at 12:24 am

                      Escusas de fazer falácias, que eu não defino o melhor em forma por meia dúzia de jogos mas pelo momento de forma lato, Bernardo já deu um salto e é hoje o melhor jogador português em forma. E sim, CR há já 2 anos que nem é o melhor português em forma, vocês é que vivem em negação e querem continuar a colocá-lo como candidato à BO.O jogo do cR resume-se a marcar ou não marcar, o Bernardo marca e dá a marcar, cria jogadas, há já muito que é o melhor português do momento,mas para vocês desde que o CR bise num jogo, mesmo que nem toque na bola o resto do jogo é já algo fenomenal e fantástico, mas o Bernardo dá espectáculo, cria e faz jogar e vocês continuam a querer ignorar.

          • Artur Trindade
            Posted Abril 20, 2020 at 10:19 pm

            Errado, na melhor época de sempre de Bernardo, que coincidiu com a pior época de Ronaldo, com 34 anos e em adaptação a Itália, o Bernardo foi melhor e mais consistente.
            Com o abaixamento de Bernardo e a subida de Ronaldo (com 35 anos), essa questão não se coloca, sendo Ronaldo unânimemente o número 1.
            A “luta” de Bernardo é tentar voltar ao nível da época anterior, não é com Ronaldo.

            • Sai_da_frente_Guedes
              Posted Abril 20, 2020 at 11:04 pm

              Obrigado trindade. Mas quando se lê “há 2 anos” parece que sou eu que ando a ver futebol ao contrário!

            • Quinhas
              Posted Abril 20, 2020 at 11:21 pm

              “A pior época do cr” deu para muitos pedirem a Bolad’Ouro,incrivel.é o tal decreto que o Joga_Bonito mencionou…!!!

              • Sai_da_frente_Guedes
                Posted Abril 21, 2020 at 12:24 am

                Decreto e lixado, nessa época após um mau inicio, consegue fazer um excelente 2 volta, aparecendo a um belíssimo nível na Champions e acabando a época a fazer um jogo soberbo num meia final da liga da noções. Mas o decreto e tão fantástico que um jogador que é imaculado que e estratosfera da humanidade nessa época arrecada só o campeonato, então ser o melhor em Espanha da a BO?!

                • Quinhas
                  Posted Abril 21, 2020 at 5:12 pm

                  Performances amigo,e na Champions teve Performances extraordinárias contra o ManU,Liverpool etc para além de jogar na posição que joga e ter sido o Melhor marcador da La Liga e Botad’Ouro !!!

          • Quinhas
            Posted Abril 20, 2020 at 10:25 pm

            Joga_Bonito
            Muitas das vezes é nomeado realmente por decreto!!!

        • E o que temos
          Posted Abril 20, 2020 at 9:08 pm

          O bernardo teve meses bem acima do ronaldo que andava a arrastar se na juve. Uma epoca são 9 meses, nao é so aparecer quando dá jeito.

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 20, 2020 at 9:47 pm

            Ok. Acredito que na época passada o Bernardo teve momento de brilhantismo superior ao Ronaldo, mas nunca no “há 2 anos o Bernardo et melhor jogador português” e está época entra nos “há 2 anos” ?! Daqui a pouco o Lautauro Martinez era o melhor jogador argentino do momento, visto que o Messi andava num momento menos bom nesta época.

        • Knox_oTal
          Posted Abril 20, 2020 at 9:48 pm

          Não é a questão de ser melhor, isso não está em causa! Por exemplo na época 2018/2019 e na Liga das Nações, o Bernardo teve claramente melhor rendimento que o Cristiano!

          Que o seleccionador, os media e a Federação tenham ignorado esse facto dou de barato, mas não deixa de ser verdade por isso!

          • Sai_da_frente_Guedes
            Posted Abril 20, 2020 at 11:09 pm

            Nas ligas da nações, teve um rendimento fantástico, porém o Ronaldo só esteve em 2 jogos nesse mesma competição, e num deles teve um rendimento fabuloso. Bernardo foi melhor jogador da competição não pelo que fez na final Four mas pelo que fez na competição num todo, tanto que o Ronaldo é o homem do jogo contra a Suíça e R.Dias contra a Holanda, mas na competição (fase de grupo e final Four) o Bernardo foi o mais regular, logo o Ronaldo nunca ganharia o prêmio de melhor jogador da prova porque só fez 2 jogos em 6.

            • Knox_oTal
              Posted Abril 20, 2020 at 11:18 pm

              A questão é que o Cristiano não jogou mais jogos dessa competição porque não quis! E mesmo nos que jogou, o Bernardo foi sempre mais influente no jogo colectivo, apesar do grande jogo do CR7 contra a Suíça obviamente.

              No entanto, concordo que esse prémio deveu-se sobretudo à grande Liga Nações no seu todo, qualificação incluída, que o Bernardo fez. Era mais para reforçar o nível dele nessa altura, onde para mim era de forma clara o melhor jogador português!

      • Artur Trindade
        Posted Abril 20, 2020 at 10:01 pm

        Não entendeste na totalidade o meu comentário.
        Estou a considerar que Messi pela idade irá dominar as próximas BO.
        Quando terminar, Mbappé poderá surgir como sucessor de Messi no topo. Não estou a comparar os níveis. Apenas os estilos.
        Se Mbappé ou Haaland vierem dominar o futebol pelo lado físico, o que significa isso para ti?
        Que é possível ser o melhor vergando os adversários pela superioridade física? Que reflexão acerca do peso da componente física em relação à capacidade técnica como valor absoluto?
        Não estou a atacar o Bernardo, antes pelo contrário, estou a dizer que é equivalente a Messi, falhando-lhe apenas a componente física, que não consegue melhorar.
        O que falha essenciamente não é o reconhecimento de Messi como melhor que Ronaldo. Pessoalmente prefiro CR7, mas respeito as opiniões contrárias.

        O que falha rotundamente é o reconhecimento de que CR7, estando ou não a par de Messi, está bem acima de todos os outros. És capaz de o reconhecer?
        O que perdura para o futuro, no caso de teres visto Maradona, para lá do youtube de azteca e da mão de deus, é o estrondoso declínio a partir dos 28 anos.
        Os números são como o algodão, perduram, e olha que o CR7 não é como o Muller ou Van Basten que têem youtubes, apenas com golos e lances dentro da área, de preferência da pequena área.

        • Joga_Bonito
          Posted Abril 20, 2020 at 10:58 pm

          Eu nunca tirei mérito ao Ronaldo, outros é que tiram ao Messi. E Maradona não declinou aos 28, até 90 era o melhor do mundo, a partir daí é que as drogas e o excesso de peso levaram a melhor.

    • Quinhas
      Posted Abril 20, 2020 at 10:17 pm

      Deu para rir !!!Deu também para ver que não conheces as reais capacidades de MESSI…!!!Pelo que percebi,para ti,o que difere de Bernardo para MESSI,reside somente na velocidade,repentismo,força e poder de choque…?????se assim fosse ,não estaríamos agora aqui a comentar isto,porque nem Rooney diria tais coisas!!!Pelos vistos,quando te aperceberes que o que difere MESSI para os humanos ,é o que vai na sua cabeça,a sua Inteligência de jogo,que estão englobadas claro,a visão de jogo,raciocínio rápido ,noção tempo/espaço ,porque sem isso jamais faria as jogadas que faz,a parte física é um complemento que ajuda a concretização destas,claro estáque tudo isso conjugado com uma técnica apuradíssima .Nunca ninguém foi o melhor pela componente física .Também me ri com essa do cr ser”a melhor máquina física da história”é tanto assim ,que ao mínimo sopro vai ao chão, incrível .Aconselho a ver por exemplo Ruud Gullit ,e como se diferenciava dos outros “em campo” e não em treinos conforme os tablóides de Propaganda!!!

      • Artur Trindade
        Posted Abril 20, 2020 at 10:33 pm

        Errado, se Messi não tivesse essa superioridade física, ficava-se pelas intenções, ou pelas assistências como o Maradona pós-29 anos ou o Hagi. O Bernardo tem todas as ideias, mas fisicamente é bem inferior a todos esses.
        Sempre acompanhei e admirei a carreira de Gullit, que foi o jogador mais forte que conheci, mas Ronaldo não é poder de choque, é conjugação de velocidade (ferocidade), nas costas das defesas na procura do espaço, levantar a cabeça e remate apuradíssimo com qualquer dos pés, de qualquer ângulo ou cabeça.
        Não houve nenhuma máquina física tão apurada pelos gestos técnicos, inicialmente de finta, posteriormente direcionado para o ataque á baliza.

        • Quinhas
          Posted Abril 20, 2020 at 10:53 pm

          Remate apuradíssimo???para isso é necessário colocação ,e não é isso que vejo ,mas sim um seja o que Deus quiser ,tal como acontece nos livres.
          Afinal o Gullit era mais poderoso ou não???
          Actualmente MESSI ,não é nem metade que era fisicamente,que batia toda a gente em velocidade ,mas continua a desequilibrar graças a sua Inteligência e capacidade técnica.

          • Artur Trindade
            Posted Abril 21, 2020 at 4:30 pm

            Ruud Gullit, Thierry Henry e Cristiano Ronaldo, são as melhores máquinas físicas que vi jogar.
            Tendo os 3 uma excelente base técnica, e jogando de origem á mesma distância da baliza, qual foi o upgrade que CR7, acrescentou ao seu jogo que lhe possibilitou ter uma carreira mais fulgurante e mais recheada de golos (mais de 700 contra 235 a 411 em comparação com os seus antecessores).
            Treinou insistentemente o remate ambidextro em corrida e na saída do drible, era fácil perceber que esta era o derradeiro gesto técnico, que culminava o fácil domínio dos adversários nas cavalgadas, que era comum com os 2 referidos.
            Aprimorou também os gestos técnicos do cabeceamento, para aproveitar a impulsão insuperável que tem, e ainda lhe deu para aprender insistentemente livres com César Prates.
            Temos então uma das 3 melhores máquinas físicas, mas aquela que aprimorou gestos técnicos simples que lhe permitiram chegar bem acima dos outros.
            Este é o fascínio de Ronaldo, grandes condições técnicas e físicas de base mas acrescentou-lhe os condimentos para se tornar implacável. Na parte física, não soube parar e ganhou um pouco de músculo a mais.
            Claro que lhe junta uma ambição de querer sempre mais e uma inteligência de encontrar o espaço certo para aparecer em campo.

            Lembro-me de um jogador relativamente fraco tecnicamente, que dizia que ficava horas a treinar o remate depois dos treinos e tornou-se um grande goleador e dos melhores rematadores que vi, Papin.

        • E o que temos
          Posted Abril 21, 2020 at 2:10 am

          Falar de remate apuradissimo com Ronaldo devia dar cadeira.

Deixa um comentário