Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Jorge Jesus, um aspirante a Ferguson português?

Numa altura em que, apesar da renovação de Jorge Jesus estar praticamente assegurada, mas ainda carecer de confirmação oficial, importa tentar perceber o porquê desta renitência súbita por parte do amadorense e o que essa indefinição pode significar na distribuição dos poderes e das autoridades no seio do clube da luz.
Apesar de ser um treinador pago a peso de ouro e mesmo tendo em conta o momento de rigor económico por que todos os clubes devem estar a passar, não parece que seja pela vertente financeira que o técnico ainda não tenha dado a resposta definitiva a Luís Filipe Vieira. Parece haver, neste momento, uma clara guerra de poderes que está a adiar a decisão final de ambas as partes. Mesmo não acreditando nos rumores saídos a publico que de que Jorge Jesus estaria a exigir a saída de António Carraça, a verdade é que não há fumo sem fogo e o afastamento/desaparecimento de Rui Costa dos círculos de decisão do clube é disso paradigmático. Com isto, é oportuno questionar quais os verdadeiros intentos do atual treinador do Benfica. Será que Jesus sente que para o seu trabalho de tornar efetivo, no que a títulos diz respeito, necessita de mais poderes a nível de decisão, não só relativamente a entradas e saídas do plantel, mas em relação a todas as questões que estejam direta ou indiretamente relacionados com futebol do Benfica? Se tal acontecer, estaremos na presença de um caso singular, não só no Benfica, mas em todo o futebol português. O certo é que com tudo o que conseguiu mudar no clube, com as grandes exibições ao longo destes quatro anos e com a consequente valorização de ativos e da própria marca Benfica, Jorge Jesus ganhou um estatuto que lhe permite poder ser já considerado o treinador com mais poder e margem de manobra durante todo o reinado de Luís Filipe Vieira no clube da luz. Nenhum outro teve uma voz tão ativa em tantas áreas do futebol benfiquista, como Jorge Jesus tem tido, o que por si só demonstra não apenas a confiança absoluta que o líder do clube deposita nele, mas prova também que tudo o que tem corrido menos bem nestes últimos anos tem sido da sua responsabilidade. Com esta indefinição, ainda que relativa, em torno da sua renovação, Jorge Jesus pode estar a demonstrar que todos os poderes que já lhe concederam podem não ser ainda suficientes para aquilo que ele deseja e para que o convençam a ficar. Se tal se verificar, e se todos os seus desejos forem atendidos, o Benfica poderá começar a próxima época com um Ferguson português no banco. Uma figura que, à imagem do que o mítico treinador escocês fez no Manchester United, chama a si todos os poderes de decisão e que não permite que ninguém interfira no seu trabalho.
Por outro lado, este facto vem também comprovar a confusão que se vive na hierarquia estabelecida no clube encarnado. Se, por um lado, não se percebe a verdadeira razão de Rui Costa, uma figura importante na conquista do último campeonato, ter sido afastado, também ainda não se conseguiu descobrir qual a verdadeira missão de António Carraça. A oficialização da renovação de Jorge Jesus será um momento oportuno para que todas estas questões fiquem esclarecidas e se defina, de uma vez por todas, qual o rumo que Luís Filipe Vieira pretende para o clube. Será que Jorge Jesus já terá feito o suficiente para exigir tanta confiança por parte do presidente e adeptos? Estará o futebol português preparado para acolher este modelo de gestão de uma equipa? Com o reforço dos poderes do treinador encarnado dentro da estrutura do Benfica, estarão reunidas as condições para que este volte a ter sucesso?
Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): António Mota

31 Comentários

  • Rodrigo
    Posted Maio 21, 2013 at 8:07 pm

    Mas alguem acredita que o JJ nao domina os poderes no Benfica, depois do presidente claro, no que diz respeito a escolha do plantel e a todas as questoes relacionadas com o futebol encarnado? Sinceramente acho que o Jesus tem todas as condiçoes disponiveis para desenvolver um bom trabalho e nao e o Rui Costa, elemento que perdeu espaço na estrutura do Benfica ou Carraça, um homem que nem se percebe bem qual a sua funçao que impedem o treinador do Benfica de ganhar mais.

    Creio que um modelo Ferguson e impossivel em Portugal, uma vez que os portugueses nao tem essa cultura. Parece-me que o Jesus ira renovar, sendo que e compreensivel porque nao ha muitos treinadores portugueses com capacidade para o substituir (Peseiro e Jesualdo Ferreira seriam as unicas opçoes, mas o 1º e acusado de "pe frio" apesar da qualidade e o 2º ja passou sem sucesso pelo Benfica).

    Ainda assim, acredito que sera obrigatorio vencer o proximo campeonato, seja em que circunstancias sejam, uma vez que caso isso nao aconteça os adeptos encarnados nao irao voltar a desculpar o Jesus, ou entao o grau de exigencia para os lados da Luz anda pelas ruas da amargura.

  • Gonçalves
    Posted Maio 21, 2013 at 8:09 pm

    Realmente há qualquer coisa a cheirar a esturro nesta renovação do Jesus.

    O Vieira não pode garantir publicamente e o Jesus tar sempre a desconversar. Se já tivessem renovado não havia nada a esconder. E se vão renovar qual é o jogo de Jesus? Concordo com o post já que não é dinheiro só pode ser poder…mas que tipo de poderes? Correr com o Carraça e Rui Costa e ficar ele a mandar em tudo para dpois contratar Robertos, Weldons, Peixotos e Julio César's com interesses próprios?

  • João Alves
    Posted Maio 21, 2013 at 8:11 pm

    "Será que Jorge Jesus já terá feito o suficiente para exigir tal confiança por parte do presidente e adeptos?"

    Não.

  • Cosme Damião
    Posted Maio 21, 2013 at 8:13 pm

    Também não percebo o que se passa. Não é normal tarem tanto tempo para formalizarem a renovação. Será que o Jesus está à espera de saber se o VP fica ou não no Porto? É a única explicação que encontro. Ou quer ir para o Porto ou só fica no Benfica se o VP sair porque nunca lhe ganha.

    • FT
      Posted Maio 21, 2013 at 8:25 pm

      Mas acha que JJ ia para o Porto e receber mais ou igual? Ele ia de bom grado com metade do que recebe no Benfica e é se quisesse.
      SL

  • O expresso diz tudo sobre o treinador que ganha mais no futebol português...Jesus ganha tanto sozinho como os outros 15 treinadores da I Liga juntos e mesmo assim não ganha nada
    Posted Maio 21, 2013 at 8:16 pm

    Uma mais ou menos obscura gestora do Banif chamada Conceição Leal teve uma remuneração de quase um milhão de euros (982,3) em 2011. A notícia publicada pelo Expresso tem um ror de comentários, alguns quase apelando à luta armada.

    O caso é tanto mais estranho quanto outros gestores menos obscuros venceram muito menos. Ricardo Salgado, a quem se chama com graça "Dono Disto Tudo", venceu 552 mil, o célebre e vilipendiado Ulrich 460 mil, Nuno Amado do BCP 366 mil e o próprio presidente do Banif 316 mil. Mais estranho se torna o caso quando se sabe que o Banif tem problemas e está intervencionado pelo Estado.

    O povo adora indignar-se com estas coisas e é por isso que não entendo que não se indigne com o facto de o Sporting ir pagar 400 mil euros ao treinador Leonardo Jardim (notícia lida hoje). E de o Benfica pagar quatro milhões a Jorge Jesus. Eu digo outra vez quatro milhões. Verba que dá para pagar quase 10 Ulrich! Ou, se preferirem quatro Conceições Leais. Ou, ainda, a gestora Conceição, mais Ricardo Salgado, mais Ulrich, mais Nuno Amado, mais Jorge Tomé mais Leonardo Jardim e ainda sobrava dinheiro para pagar uns 70 recém-licenciados.

    Bem sei que o futebol é à parte. Mas porquê? Por que razão se permite com tanta facilidade, sem nunca se falar disso, nem no Parlamento nem em lado nenhum, que clubes (Benfica, Sporting, Porto, etc.) que recebem apoios do Estado, perdões fiscais, terrenos das câmaras, bombas de gasolina para explorar, licenças disto e de mais aquilo, e que, além do mais estão todos tecnicamente falidos, possam pagar somas várias vezes mais pornográficas do que a banca? Com a agravante de Fernando Ulrich, quando interrogado sobre o seu salário, ter referido isso mesmo na Assembleia da República e nem um deputado ter tido a coragem de lhe responder.

    São os votos, são os votos. Dizer mal de Salgado ou de Ulrich é popular. Dizer mal de Jesus ou do Sporting ou do Porto tira votos.

    Logo à tarde, ou qualquer dia que estiverem a gritar pelo Porto ou pelo Benfica ou por outro qualquer, lembrem-se de que esses gritos também nos custam dinheiro.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 9:20 pm

      Isso são tretas. São instituições privadas que nada têm a ver com o Estado. Eu se criar uma empresa e decidir pagar 1 Milhão a um qualquer empregado alguém tem alguma coisa a ver com isso? O Futebol vive num mundo á parte, sim, mas não cabe aos Estados mudar isso. Isso é terreno da UEFA.
      Se há esses apoios, perdões e outras coisas que tais, isso acontece por causa de jogos de poder nos bastidores, e muitas vezes também se dá porque á vantagens para todos os lados (se estou correcto, o afamado perdão fiscal que se deu ao Benfica no pós-Vale e Azevedo deu-se porque se não o Estado nunca teria a hipótese de recuperar tudo, então dá-se um perdão parcial para permitir que o clube viva e assim continue a ser uma fonte de receitas).

      Agora não se engane, aquilo que o Estado lucra com o futebol é por si ridículo, ainda mais ridículo do que aquilo que os jogadores ganham. Não acredita? Então vá ver o quanto ganha um jogador antes e depois dos impostos. Agora imagine o lucro que não dão só os planteis do Benfica e Porto juntos.

      O Futebol não tem culpa da situação actual. Não, o futebol é uma distracção, serve para isso, tem a sua culpa indirecta, se quiserdes, mas os verdadeiros culpados somos nós. Negociatas como as parcerias publico-privadas, os afamados "derrapes" nos orçamentos das grandes obras públicas (buracos negros dentro de buracos negros), e não convém esquecer as negociatas internacionais como o TGV, que apesar de parado continua a sugar, e claro, os nossos tão úteis submarinos. Os culpados somos nós por deixar-mos tudo isto passar em branco.

      Quanto aos negócios da banca, a diferença e o choque acontecem porque os gestores continuam a receber o seu salário normal, mais prémios "de desempenho" através de uma instituição que dá prejuízo. Vai contra a lógica. Como se isso não bastasse, o Estado teve de enfiar para lá dinheiro e mesmo assim não há redução na massa salarial, ou seja, continuam a receber como sempre e mesmo os prémios são praticamente a mesma coisa. Isso sim, é realmente preocupante.

      Quando o Estado investir 500 Milhões no Benfica para ele não ir á bancarrota e mesmo assim o treinador continuar a ganhar 4 Milhões de euros, serei o primeiro a insurgir-me, mas neste caso, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

  • Pedro
    Posted Maio 21, 2013 at 8:21 pm

    LOL. É isso. Têm em comum não ganhar nada nos primeiros 6 anos?
    Vá, agora a sério, acho-o muito bom treinador, isso é um dado adquirido e seria demente em não admitir isso, agora… Ferguson? Não inventem.. Por esse ponto de vista quem seria Vítor Pereira? Um treinador que toda a gente o apelida de medíocre e ganhou muito mais do que Jesus (Sim, ambos ganharam 4 títulos e sem querer descredibilizar o trabalho de Jesus, 3 desses 4 títulos foram taças da liga e não me venham com histórias de que qualquer um é campeão no Futebol Clube do Porto. Não é. O Manchester City também tem o melhor plantel da Premier League e não foi campeão, por isso… Já Vítor Pereira tem duas supertaças e dois campeonatos, perdendo um bom número de jogadores importantes.)
    Não sou Portista, não sou Benfiquista nem sou anti de nenhum clube, agora vamos a ver bem as coisas.
    Em primeiro lugar não podemos comparar a nossa liga com a inglesa (Aqui é disputada a 2, lá tem tido um ascendente de united e city, mas é sempre bastante equilibrada, e se mourinho for para o chelsea este ano, então aí é que vai ser uma liga a acompanhar jornada a jornada).
    Em segundo lugar, Jesus tem uma equipa galática considerando os outros elencos da primeira liga (fora, claro está, Futebol Clube do Porto.
    Paços considero que foi fruto de sorte e muito trabalho por trás, mas não me parece que mantenha o ritmo para o ano, provavelmente irão desmantelar toda a equipa e treinador irá rumar a outras paragens.
    Sporting tem uma equipa galática… em potêncial apenas, se os souberem potenciar, talvez nuns 2, 3 anos o sporting possa voltar a tentar lutar pelo título, ganhando umas taças pelo meio, mas para isso há que haver muita paciência e não mandar treinadores embora (penso que teve 40 treinadores e ganhou 3 campeonatos, ou algo assim);
    Quanto ao Braga tem uma óptima estrutura mas está-se a perder um bocado e como os adeptos ficaram um pouco com a mania das grandezas estão a ficar impacientes e pôr cada vez mais pressão na direcção e equipa.)

    Voltando ao tópico Jesus/Ferguson, uma vez que já se analisou o "potencial da liga portuguesa" (em termos de equipas mais perigosas) Jesus tem tudo para ser um dos melhores treinadores de Portugal e deixar o seu nome na história, mas daí até ter o currículo de Sir Alex Ferguson aínda tem muito caminho a percorrer. Ambos são os "mestres da tática", mas o britânico tem muito mais que tática e se voltar a repetir esta época (perder tudo, ou quase tudo, vamos ver a taça que falta) não me parece que os adeptos sejam tão simpáticos como este ano, apesar de com ele, o benfica estar a praticar o melhor futebol que se viu nos últimos anos.
    Cumprimentos

    • Jose Nuno Alves
      Posted Maio 21, 2013 at 8:50 pm

      Pedro, dizes algumas coisas acertadas, mas parece-me que tens aí algumas interpretações menos boas do artigo e do futebol nacional em geral.

      Quando se diz que qualquer é um é campeão no Porto, não é pela qualidade da equipa mas pela qualidade da estrutura enquanto clube. Manchester City não é conhecido por essa qualidade, tal como não é o Chelsea.

      Quanto ao Paços, o sucesso não é devido à sorte. Nos ultimos anos o Paços tem lançado vários treinadores (Paulo Sergio, Rui Vitoria, Paulo Fonseca) e tem tido na generalidade bons resultados, sendo que este ano só perderam com Benfica e Porto.

      Depois quando se compara JJ a SAF, não é pela qualidade enquanto treinadores, mas sim pelo modelo de gestão dos clubes. Pelo poder que tanto um como outro dispõem nos respectivos clubes.

      A nossa cultura normalmente não dá margem de erro, mas podemos desde já perceber que o JJ veio contrariar isso, ao estar 3 anos sem ganhar um campeonato e mesmo assim reunir o consenso da grande maioria dos adeptos benfiquistas. Por esse feito, é legitimo que seja, com a devida distancia, comparado ao Fergusson.

    • Rui Sancho
      Posted Maio 21, 2013 at 9:32 pm

      O teu comentário está cheio de incorrecções e pontos atacáveis.

      O Fergusson também não era "ninguém" antes de chegar ao Manchester, isto é, apesar de ter algum currículo, havia treinadores com muito mais nomeada na altura. Ou seja, por algum lado se tem de começar.

      A Liga inglesa pode ter ascendente de alguns clubes, mas não me parece que possas considerar o city um deles.

      Há uma grande diferença entre um clube ter dinheiro ou ter cultura de vitória, ou o que lhe queiram chamar. Cada vez mais me convenço que qualquer um pode treinar no Porto e ganhar e Vitor Pereira cada vez mais me convence disso. Claro, tem mérito, especialmente este ano por não ter tido derrotas, mas não deixa de ser um treinador com imensas lacunas, muito inferior, por exemplo, a Jesualdo Ferreira. A estrutura é o verdadeiro segredo e só assim se explica casos de sucesso como o Porto, o Barça, o United e o Bayern. Claro, há o dinheiro, mas os outros também o têm.

      Uma coisa é verdade, para chegar a tal ponto de ser comparado com Ferguson, ainda tem um grande caminho a percorrer, agora creio que o autor, com essa menção apenas quis dar um exemplo daquilo que se pretende no clube: estabilidade, poucas mudanças a nível de equipa técnica e evolução constante com vista á vitória.

  • Daniel Areias
    Posted Maio 21, 2013 at 8:24 pm

    Ou aspirante a Arsène Wenger!

  • Francisco Pinhal
    Posted Maio 21, 2013 at 8:31 pm

    Eu começo a pensar é que de facto os andrades têm razão e que o JJ só ganhou o campeonato graças à suspensão do hulk. De lá para cá não vejo nada, 2 taças da liga e humilhações atrás de humilhações é o que temos colecionado nos ultimos 3 anos. por mim chega. estou farto do JJ e do seu mau portugues

  • Andre Carmo
    Posted Maio 21, 2013 at 8:34 pm

    Acho que é completamente ridículo e até insultuoso comparar o JJ à lenda viva Sir Alex Ferguson! Já quando também queriam comparar o Paulo Bento ao Sir Alex Ferguson também era da mesma opinião! Aparecem várias vezes este tipo de comparações sempre que um treinador de um grande chega ao fim do contrato sem se demitir ou ser demitido… O mundo futebolístico português tem ainda esta mentalidade pequenina de exigir quase sempre resultados imediatos e pensa pouco no longo prazo.. É uma falha no nosso futebol que apesar de não ter esta mentalidade de longo prazo já atingiu resultados notáveis para um pais com pouco mais de 10 Milhões de habitantes, por isso digo que faz falta uma estratégia a longo prazo dos clubes sem olhar logo a resultados imediatos com esse tipo de estratégia tenho a certeza absoluta que o nosso futebol estaria no lugar que merece.

  • Manuel
    Posted Maio 21, 2013 at 9:11 pm

    Este post é pura especulação. Não sei se JJ quer que Carraça saia ou não, nem isso é importante. Não interessa absolutamente nada.

    Se quer ou não mais autonomia, não confundir com poder, não é importante desde que a sua ligação com LFV – já se conhecem há muitos anos – continue a ser muito próxima como tem sido até agora e haja uma consonância nos objectivos, uma empatia na relação e uma coerência nos propósitos, isto é, que estejam alinhados e na mesma frequência de onda. E a prova que isso tudo é verdade é a assinatura do contrato.

    Os projectos crescem ao longo do tempo. A competência e a experiência das pessoas crescem ao longo do tempo e é isso que tem vindo a acontecer.

    Tudo o resto não passa de especulação que é feito precisamente porque as pessoas que a fazem não sabem o que se passa e por isso… especulam. É mais fácil assim.

    Quanto ao Rui Costa, dizer que foi afastado e mais isto e aquilo não passa de uma grande mentira e só prova que quem diz isso não faz ideia do que se passa e por isso especula. A razão porque o fazem também podemos especular…

    Ele é o homem certo no lugar certo. O que ele está fazer, e irá continuar a fazer, é aquilo em que ele de facto é muito bom como há poucos em Portugal. Tem a seu cargo ao departamento de "scouting" que tem vindo a fazer um trabalho fantástico. Trabalho esse que tem vindo a ser cada vez melhor. O que prova que também têm vindo a aprender. As provas estão mais do que à vista.

    Eu sei que a pedra no sapato dói a muita gente e está a ficar cada vez maior mas, como dizia o outro, tenho pena!

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2013 at 9:14 pm

    Nao sou da altura em que Ferguson começou a criar o seu reino em Inglaterra mas sim da altura final do seu reinado acompanhei quase a ultima decada toda, mesmo assim nao toda, mas tenho de concordar com este post pois apesar das diferenças de qualidade acho que jesus se podes transformar do "nosso" Ferguson pois ele vive o clube, os adeptos apereciam o seu trabalho e é um treinador que os seus objectivos coincide com os da direçao tem tudo para continuar varios anos do clube e ser o " nosso" fergunson" e aproveito para lembrar que fergunson nao foi campeao dos primeiros 6 anos e agora é a referencia do clube,algo que pode acontecer com jesus
    assinado…lousada

  • diogoribeiro
    Posted Maio 21, 2013 at 9:24 pm

    Respondendo a pergunta do titulo: NAO !

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 21, 2013 at 10:56 pm

    Querem ver que é por causa do Carraça estar no banco que o Jesus não conseguiu manter a equipa nas ultimas 2 temporadas no primeiro lugar? Sou fã de Jesus… mas não me parece que Jesus vá ganhar mais títulos ou poder devido à Carraça sair.

  • Manuel Leitão
    Posted Maio 21, 2013 at 11:32 pm

    Sou benfiquista e vivo o jogo e a equipa com paixão.
    Gosto do trabalho que Jesus tem feito desde que chegou à Luz. Não esqueço o futebol que a equipa praticou e o campeonato que ganhou em 09/10 com grande brilhantismo.
    Sou também adepto de um modelo de estabilidade e continuidade para o clube.
    Considero, contudo, que é necessário apostar noutro treinador para o longo prazo.
    Porquê?
    Porque Jesus não tem "estofo" de campeão e é fraco psicologicamente.
    Não consegue resultados positivos quando joga com equipas de calibre igual ou superior (até mesmo com equipas teoricamente inferiores que saibam guardar a bola e saibam o que fazer com ela). Exemplos que me lembro:
    -Liverpool (Liga Europa 09/10)
    -Braga (Liga Europa 10/11)
    -Barcelona em Camp Nou(champions 12/13), em que se veio gabar do jogo apesar de ter empatado com um barcelona completamente apático e sem titulares
    -Estoril
    -Todos os jogos com o FCP e muitos com o Braga para a Liga Portuguesa.

    Na época passada, deixou-se ultrapassar pelo FCP ao entrar na recta final do campeonato (em 3 jogos consecutivos perdeu em Guimarães, empatou em Coimbra e levou 3-2 em casa do FCP).
    Esta época foi igual, só um pouco mais tarde…
    Os jogos que são realmente decisivos e que valem títulos vão invariavelmente para o adversário…
    Títulos? 1 campeonato e 3 Taças da Liga em 4 anos… O SLB vive de títulos e estes não me parecem suficientes. O quase não chega!

    Uma outra observação: lamentável o facto de o Jesus ter dito que íamos ao Dragão ser campeões e depois apresentar-se sem ambição dentro de campo, com medo deles. Perde aí o campeonato e tem o descaramento de vir dizer que a equipa perdeu o campeonato com o Estoril. (?!?!?)

    Por último, Jesus tem sido o porta-voz do Benfica praticamente desde que chegou à Luz. Ora, uma pessoa que não sabe falar não pode ser, na minha perspectiva, o "Ferguson do Benfica". Aliás, o Ferguson fala bem menos (mas bem melhor) e apresenta o tal "estofo" de campeão como ninguém que tenha visto. Comparar o Jesus ao Ferguson não é um ultraje.

    Já agora, para ter "estofo" de campeão também é preciso saber-se perder. E Jesus manifestamente não sabe.

    • Manuel
      Posted Maio 22, 2013 at 9:11 am

      O Ferguson sabe falar? Entendes o que ele diz? Eu sei falo, escrevo e entendo bem o inglês e posso dizer-te que o Ferguson fala pior inglês que o JJ português. E não me estou a referir ao sotaque que, no caso do Ferguson, é horroroso, mesmo dando o desconto de ser escocês. Em Portugal chamar-se-ia "algaraviada".

    • Manuel
      Posted Maio 22, 2013 at 11:27 am

      Mas quem é que disse que o Ferguson fala pior inglês do que o JJ? Não sabes ler ou interpretar um texto? O que está escrito é, "o Ferguson fala pior inglês do que JJ o português". E isso é um facto! Ora lê outra vez.

      O Ferguson um "gentleman"? Conhece-lo e sabes como é que ele fala e trata os seus jogadores? Sabes a razão pela qual os ingleses dão o título de "Sir" aos homens e de "Dame" às mulheres"?

      O Ferguson já atirou uma chuteira ao Beckham, acertando-lhe e ferindo-o, e é conhecido no balneário pelo "Hair blower"! Sabes porquê? Olha se o JJ fizesse o mesmo!

    • Manuel Leitão
      Posted Maio 22, 2013 at 12:24 pm

      Tens razão, li mal o texto. Mas já percebi que não tens capacidade de perceber nem a língua nem a cultura inglesa. Para além disso o objectivo da discussão não é a linguística, mas sim futebol e a capacidade de Jesus ser treinador a longo prazo do SLB.

    • Manuel
      Posted Maio 22, 2013 at 7:10 pm

      Pois não tenho. Eu vivi toda a minha vida fora de Portugal dos quais 3 anos em Inglaterra.

  • Anónimo
    Posted Maio 21, 2013 at 11:56 pm

    Fergunson já tinha ganhou muita coisa na escócia por favor não comparem, enfim JJ já muito se falou por mim devia sair (já não tem condições, se perder supertaça é logo contestado, se perder taça sai no dia a seguir) junto com o carraça e voltar pra lá o único homem que pode quebrar hegemonia do Porto de seu nome José Veiga, Mais um treinador como, Paulo Fonsenca/Jesualdo Ferreira/Marco Silva…mas como o vieira é dono do clube e põe questões pessoais a frente do mesmo vai ser mais do mesmo.

    Pedro Lima

  • luis bcn
    Posted Maio 22, 2013 at 12:22 am

    O benfiquistas estao sempre a falar da grandeza do clube e a compararem-se ao Real Madrid, ao Bayern e ao Milan mas renovar com o Jorge Jesus é basicamente admitirem que nao sao um clube assim tao grande. Aqui ao nosso lado O Real Madrid ganhou 1 titulo nos ultimos 3 anos, o treinador é dos mais reconhecidos do mundo mas o Real Madrid entendeu e bem que O Real é maior que o Mourinho e que 1 em 3 nao era suficiente. Por cá temos um Benfica de Jesus que tem 1 campeonato em 4 anos e uma final europeia perdida (tal como por exemplo o braga e o Sporting nao andou longe). Ora isto aparentemente é excelente para o Benfica. Dá ideia que JJ já é maior que o Benfica. O Porto anda a "despedir" um treinador que foi bi-campeao e outros estao a rasca para manter um treinador que com um plantel melhor nao ganha um campeonato. Parece ridículo mas pensava que o Benfica era maior que isto.

  • mildio
    Posted Maio 22, 2013 at 8:05 am

    jesus até ser 1/4 do ferguson vai muita diferença ainda!! por uma simples razão!! classe!!
    jorge jesus até pode ser bom tecnico, gostaria de o ter como tecnico no meu clube, mas depois vem a parte de ser um senhor no futebol e saber estar e ser.. jesus nao sabe.. ferguson tem classe, sabe estar no futebol, sabe falar, é desportista, defende o desporto acima de tudo, nao se mete em picardias desnecessarias, é respeitado porque respeita tudo e todos.. jesus é precisamente o contrario.. é uma basico a falar, mete-se em picardias com tudo e todos como se o benfica fosse o adversario de toda a gente vitimando-se a toda a hora.. nao sabe estar no futebol pois justifica os seus fracassos com os fracassos dos outros, basta ouvir as justificações ultimas dele. é um arrogante de primeira.. enfim.. para ferguson?? nunca na vida!!

  • Emanuel Lopes
    Posted Maio 22, 2013 at 10:13 am

    Em primeiro lugar, tenho a dizer que não gosto muito o Jorge Jesus, não só como pessoa mas principalmente como treinador. Admito que em relação ao Benfica pode ter sido o que melhor que passou lá nos últimos 20 anos, sobretudo pela qualidade de jogo que tem sabido retirar dos jogadores, e ao longo dos últimos 4 anos tem sabido colmatar as saídas dos jogadores que voaram para o estrangeiro. Isso, aliado a uma quantidade de títulos à qual o SLB não estava habituado. E, sendo português, ainda é mais valorizado. E mesmo na ausência de títulos (campeonato nacional) tem acabado por ter melhores resultados que os restantes treinadores nos últimos, designadamente 3 segundos lugares, sempre com alguma distância para o terceiro, e boas prestações internacionais. O seu grande problema tem sido falhar nos momentos chave. Nos jogos com o FCP tem levado sucessivos banhos de táctica, até mesmo pelo Vítor Pereira. Constrói uma equipa talhada para dominar na mediocridade do nosso campeonato, que não consegue aguentar a pressão dos grandes momentos. Uma equipa que joga bonito, com um certo grau de eficácia mas que perde em eficiência. Essa junção de um jogo bonito aos resultados melhores que nos 20 anos anteriores faz com que se consiga aguentar, por agora, e a sua renovação, mesmo que por dois anos, seja bem vista dentro do universo benfiquista.

    Mas quanto à resposta ao post, não acredito nisso pois penso que ele não era capaz de aguentar ficar depois de uma época má. O Fergunson sempre esteve no topo (uma das melhores equipas dentro de um dos melhores campeonatos, um clube que alia história com sucesso financeiro e desportivo). Para qualquer treinador do Benfica, ou outro grande de Portugal, se tiver sucesso vai para o estrangeiro, se não tiver é despedido. O impasse que dura penso que terá a ver com a ideia de JJ poder ir para o estrangeiro, e não para o FCP, pois acho que o Pinto da Costa nunca lhe pagaria o que ele está a receber no Benfica.

  • Luís Duarte
    Posted Maio 23, 2013 at 8:02 pm

    Eu rectificaria o título do artigo para "Jorge Jesus, um aspirante a Wenger Português"…e Wenger porquê? porque o Wenger tal como o Jesus são treinadores perdedores, todos os anos as equipas do Wenger encantam meio mundo, jogam à bola que se fartam, ele cria jogadores e transforma jogadores desconhecidos em estrelas, o mundo inteiro adora a forma de jogar do Arsenal, e depois quando chega a Maio lá estão os adeptos do Arsenal de comando na mão a ver na televisão os adeptos das outras equipas a festejar…ora com o Jesus é exactamente a mesma coisa, todos os anos o Benfica de Jesus encanta meio mundo, somos sempre a equipa que melhor joga a bola, ele inventa jogadores e transforma-os em estrelas (Coentrão, Di Maria, David Luiz, etc…) mas depois lá chego eu (adepto e sócio do Benfica) a Maio e cá estou de comando na mão a ver os outros clubes a festejarem…portanto o Jesus é um perdedor como tal não pode ser comparado ao Fergusson, mas sim ao Wenger

Deixa um comentário