Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga 2018-19: Benfica campeão, Pizzi será o MVP, Bas Dost o melhor marcador, Ferreyra o flop, Aves e Nacional devem descer

Fechado o mercado de transferências e decorridas quatro jornadas, o Visão de Mercado indica o palpite dos seus colaboradores para aquilo que será a Liga Portuguesa em 2018-19. Começando pelo lugar mais desejado, o Benfica é o escolhido para futuro campeão, recolhendo 9 votos em 10. As Águias vêm de um ano negativo, onde conquistaram apenas a Supertaça, mas têm a equipa toda da época passada, o mesmo treinador e reforçaram-se com nomes de peso como Facundo Ferreyra, Castillo, Conti, Corchia ou Gabriel. Por outro lado, a fechar o pódio surgem os crónicos rivais FC Porto e Sporting. O campeão nacional perdeu Marcano, Dalot e Ricardo Pereira, mas foi ao mercado (Éder Militão, Bazoer, Jorge, Mbemba), segurou Casillas, Marega, Alex Telles, Aboubakar, Brahimi ou Herrera e viu ainda regressar Danilo Pereira de lesão. Além disso, Sérgio Conceição continua ao leme da equipa e o objectivo passará por revalidar o título e chegar de novo aos oitavos da Liga dos Campeões. Já o Sporting vive um período de instabilidade depois do final dramático da última época e com um novo presidente, mas Sousa Cintra reorganizou a casa, recuperou alguns jogadores (Bas Dost, Battaglia e Bruno Fernandes), contratou outros (Nani, Gudelj, Renan, Diaby e Sturaro) e viu pesos pesados como Coates, Mathieu e Acuña ficarem no clube. Todavia, os Leões perderam várias peças (Rui Patrício, Piccini, Coentrão, William, Bryan Ruiz e Gelson Martins), mudaram de treinador (José Peseiro começou bem a Liga, mas ainda há muito para provar) e partem naturalmente atrás na corrida. À espreita surge o SC Braga de Abel, que está cada vez mais consolidado e que sem Europa terá outra folga para lutar pelo pódio. Já o Vitória SC, agora de Luís Castro, sofreu uma revolução, recebendo vários jogadores com passado nos grandes e na I Liga (André André, João Carlos Teixeira, Osorio, Venâncio, Rafa Soares, Florent, Ola John, Pêpê ou Davidson), e é o favorito para o 5.º lugar, enquanto o Marítimo de Cláudio Braga tem a preferência para o 6.º posto. Quanto à despromoção, Nacional, Santa Clara e D. Aves foram os escolhidos, embora Belenenses SAD, Vitória FC, Tondela, Moreirense e Portimonense também vão andar nesta luta. Já em termos individuais, Pizzi (Benfica) foi o mais votado para MVP, Bas Dost (Sporting) é a aposta para artilheiro da Liga e o companheiro Nani foi a escolha para melhor reforço, batendo Vlachodimos (Benfica) ou Éder Militão (FC Porto). Por último, Facundo Ferreyra (Benfica) reuniu a preferência para desilusão da temporada.

A soma dos prognósticos dos colaboradores do Visão de Mercado:
Campeão: Benfica
2.º lugar: FC Porto
3.º lugar: Sporting
4.º lugar: SC Braga
5.º lugar: Vitória SC
6.º lugar: Marítimo
Despromoção: Nacional, Santa Clara e Aves
MVP: Pizzi (Benfica)
Melhor marcador: Bas Dost (Sporting)
Desilusão: Facundo Ferreyra (Benfica)
Melhor reforço: Nani (Sporting)

VM
Author: VM

101 Comentários

  • Visão de Mercado
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:36 am

    Como sabem os palpites não é o nosso forte…

    Há um ano só acertamos no 4.º classificado e no melhor marcador https://blogvisaodemercado.pt/2017/09/i-liga-2017-18-sporting-campeao-jonas-vai-ser-o-melhor-marcador-e-brahimi-o-mvp/

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 11, 2018 at 4:33 pm

      Também acertaram no 2º, uma vez que o Benfica foi o mais escolhido para esse lugar e acabou por acabar nessa posição.

  • RicardoFaria
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:49 am

    Espero que os palpites continuem a não ser o vosso forte :)

    Minhas apostas:

    1o – FCPorto
    2o – SLBenfica
    3o – Sporting CP
    4o – SCBraga
    5o – Guimarães

    Despromoção – Nacional, Aves e Portimonense
    MvP – Brahimi
    Melhor marcador – Aboubakar
    Desilusão – Ferreyra
    Melhor reforço – Éder Militão

    Saudações DesPortistas!

  • stanpanan
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:52 am

    Esta desvalorização ao Porto não faz muito sentido… Perdeu 2 titulares na defesa, mas continua com a mesma equipa do meio campo para a frente, foi (ainda falta ver os R&C, baseio me no transfermarket) o clube que mais investiu, sendo que muito próximo do Benfica…
    O Benfica está com um plantel muito melhor, mas ainda não estou totalmente convencido que resolveu todos os problemas da epoca passada (DD e GR) e não sei até que ponto não criou outro problema no ataque (Adaptação do Fereyra, lesões do Jonas e Castillo)…
    Também não estou totalmente convencido que o Dost será o melhor marcado, veremos se o modelo de jogo do Peseiro o beneficia como o do JJ o beneficiava.

    • Dom Ricardo
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:05 pm

      É verdade que desvalorizar um campeão nunca faz sentido até porque em termos anímicos, os campeões partem sempre em vantagem para a época seguinte, por terem algo importante para defender… mas acho que o mercado do Benfica foi superior ao do Porto em no que à qualidade dos jogadores envolvidos diz respeito… com todo o respeito pelo Varela, sinto que o Vlachodimos dá outra segurança e até agora já mostrou serviço com defesas bastante importantes por exemplo na qualificação para a Liga dos campeões. E o André Almeida apesar de não ser o melhor lateral direito do mundo, é um jogador que cumpre bem, não costuma comprometer. A única fragilidade que se vê mais exposta é mesmo o facto de o Benfica não ter uma opção B caso o André Almeida se lesione. Quanto ao Dost, estou totalmente de acordo contigo.

      • Bino Costa
        Posted Setembro 11, 2018 at 12:55 pm

        O Benfica contratou o Corchia, que em condições normais tirará o lugar ao A. Almeida, e mesmo que não tire é uma opção B. Portanto, até essa fragilidade está resolvida, o Benfica tem obrigação de ser campeão.

        • Dom Ricardo
          Posted Setembro 11, 2018 at 1:03 pm

          Sim, obrigado pelo reparo Bino costa, estava a esquecer-me totalmente do Corchia ?
          Assim sendo, é como dizes, também não vejo grandes pontos fracos no plantel do Benfica.

        • stanpanan
          Posted Setembro 11, 2018 at 1:11 pm

          Contratar um jogador não é só por si sinal de problema resolvido, para além que o francês já começou mal com uma lesão e no Sevilla não mostrou muita coisa, por isso até prova em contrário ainda não resolveu esse problema. Pela sua história o Benfica tem sempre obrigação de ser campeão, mesmo que lá vá com os juniores, mas olhando unicamente para o plantel não me parece tão bom como alguns o fazem parecer

      • Goncalo Silva
        Posted Setembro 11, 2018 at 1:37 pm

        Corchia?

    • Tiago MR
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:30 pm

      Faz parte do jogo, o Benfica tem jogado bem, a crise do Sporting afinal parece que nem existiu e ninguem se queixa da falta de Patricio e William e o Porto com os “erros de casting” com o Portimonense e a derrota em casa ja esta nas ruas da amargura. Dou 2/3 meses e o Eder Militão é o novo Thiago Silva, o Batta devia ter ido com o car*** e o Jonas esta velho. Depois muda tudo outra vez e no fim da época… que o FCP ganhe ;)

  • Pedro Leal
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:53 am

    O meu prognóstico:
    Campeão: Benfica
    2º lugar: Porto
    3º lugar: Sporting
    4º lugar: Braga
    5º lugar: Vitória SC
    6º lugar: Marítimo
    Despromoção: Moreirense, Vitória FC e Santa Clara
    MVP: Pizzi/Salvio
    Melhor marcador: Bas Dost
    Desilusão: Acuña
    Melhor reforço: Nani/ Vlachodimos .

  • d-s3pt
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:55 am

    Campeão – Sporting CP
    2º Classificado – SL Benfica
    3º Classificado – FC Porto
    4º Classificado – SC Braga
    5º Classificado – Vitoria SC
    Despromovidos – Nacional, Aves e Moreirense
    MVP – Bruno Fernandes
    Melhor marcador – Dyego Souza
    Desilusão – Jonas
    Melhor reforço – Nani

    SL

  • T. Pinto13
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:57 am

    1-SLBenfica
    2-Sporting CP
    3-FCPorto
    4-SCBraga
    5-VSC
    6-Marítimo
    Despromoção: Aves, Nacional e Portimonense
    MVP-Nani
    Melhor Marcador-Aboubakar
    Desilusão-Ferreyra
    Melhor reforço-Nani

  • Spartan
    Posted Setembro 11, 2018 at 11:59 am

    Bem, vou fazer uma aposta daquelas que a concretizar-se poderia dar bom dinheiro!:)

    1º lugar: Sporting CP
    2º lugar: FC Porto
    3º lugar: SL Benfica
    4º lugar: Braga
    5º lugar: Guimarães

    Melhor jogador: Bruno Fernandes
    Melhor marcador: Bas Dost
    Jogador revelação: Jovane Cabral
    Desilusão: Mbemba
    Melhor contratação: Raphinha

    • bstrider
      Posted Setembro 11, 2018 at 12:47 pm

      Faltou só o melhor roupeiro: Paulinho

    • Pésquerdo
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:22 pm

      Infelizmente penso que o Bruno poderá ser a maior desilusão e tenho a certeza que a revelação não vai ser o Jovane. Melhor contratação apostaria em Nicolas Castilho ou talvez Gudelj teremos de ver

      • DICAS
        Posted Setembro 11, 2018 at 6:17 pm

        Oh a revelacao ja sabes quem vem ser ! Ja esta decidido por esta altura … aconteca o o que acontecer

  • Kerflor
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:00 pm

    Campeão: Benfica
    2º: Sporting
    3º Porto
    4ºBraga
    5º Vitoria SC
    6º Nacional
    Despromoção: Aves, Moreirense, Portimonense
    MVP: Pizzi
    Melhor Marcador: Bas Dost (fora os 3 grandes: Rochez)
    Desilusão: Marega
    Melhor reforço: Ferreyra

  • masterDC
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:07 pm

    O ano passado falharam na previsão por isso pode ser que haja hipóteses para o Sporting este ano. Agora mais a sério, a minha previsão:
    1º: Benfica
    2º: Porto
    3º: Sporting
    4º: Braga
    5º: Vitória SC
    6º: Marítimo

    Despromoção: Nacional, Aves e Santa Clara
    MVP: Pizzi
    Melhor marcador: Bas Dost
    Desilusão: Acuña
    Melhor reforço: Nani

    Só desejo que as minhas previsões estejam erradas.

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:08 pm

    Vejo o Porto a ser completamente desvalorizado, tal como foi no início da época passada, espero que continue assim, é bom sinal.

  • Bino Costa
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:09 pm

    Na minha opinião, só por pura incompetência o Benfica não ganha este campeonato.
    As lacunas da época passada foram resolvidas, tem soluções para dar e vender e o Porto está mais fraco, do Sporting nem se fala. Mas, continua com o mesmo treinador, portanto tudo é possível!

  • Tiago Peixoto
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:18 pm

    Numa opinião honesta, tentando não ser biased, não compreendo como é que o Benfica é tão unanimemente favorito a ganhar, sem que qualquer colaborador tenha colocado o Porto como campeão. O Porto perdeu 2 + 1 titulares, mas tem boas alternativas às posições em causa (Mbemba, Éder Militão, Diogo Leite), para não falar do Bazoer que é um talento puro mas que está a ser completamente ignorado. Em relação ao Benfica, finalmente tem um GR (até ao momento tem estado bem, mas algo nervoso a sair-se dos postos) e recebeu 2 bons avançados. Tem um plantel claramente melhor que o ano passado, mas para mim se o Jonas não recupera a 100% da lesão tudo será diferente (o Benfica acabou por perder o campeonato na lesão do Jonas, pelo menos na minha opinião).
    Posto isto, obviamente o Benfica é um claro candidato, mas não acho que tanto o Porto como o Sporting estejam assim tão atrás (especialmente o Porto) como os colaboradores do VM sugerem.
    Não vou fazer um prognóstico para o Campeão, porque acho que vai ser um ano imprevisível, mas faço para o resto:
    MVP: Brahimi ou Pizzi
    Melhor Marcador: Dost
    Desilusão: Ferreyra ou Marega
    Melhor Reforço: Éder Militão

    • Canutinho
      Posted Setembro 11, 2018 at 2:50 pm

      também não percebi porquê que nenhum colaborador da VM não colocou o campeão nacional como favorito…

  • Adnarim
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:21 pm

    Vamos lá à lotaria:

    1. Benfica
    2. Porto
    3. Sporting
    4. Braga
    5. Vitória SC
    6. Marítimo
    Despromoção. Santa Clara, Moreirense, Portimonense
    MvP. Pizzi
    Desilusão. B.Fernandes
    Reforço. Nani

    PS. Porto vai estar mais forte do que se anda a apontar.

  • Goncalves17
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:24 pm

    O meu prognóstico:
    Campeão – FC Porto
    2 lugar – Benfica
    3 lugar – SC Braga
    4 lugar – Sporting
    5 lugar – Vitoria SC
    6 lugar – Marítimo
    MVP – Brahimi
    Melhor marcador – Marega
    Desilusão – Ferreyra
    Melhor reforço – Vlachodimos

  • Estigarribia
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:26 pm

    Campeão: Sporting
    Vice-Campeão: Benfica
    3º lugar: FC Porto
    4º – SC Braga
    5º – V.Guimarães
    6º – Feirense
    Despromoção: Nacional, Desportivo das Aves e Moreirense
    Promoção: Gil Vicente (automático), Paços de Ferreira e SC Covilhã
    MVP: Pizzi (Benfica)
    Melhor Marcador: Bas Dost (Sporting)
    Desilusão: Bazoer (FC Porto)
    Melhor reforço: Nicolas Castillo (Benfica)

    Saudações Leoninas

    • Kacal
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:06 pm

      A promoção é um desejo teu de quem queres que suba? Ou achas que o Estoril não irá subir e porque?

      • Estigarribia
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:03 pm

        Kacal, o Estoril está na luta, claro, mas coloquei o SC Covilhã porque é um desejo que tenho de ver os leões da serra na 1ª Liga. Penso que a Beira Interior deveria estar representada na Liga NOS e um dia com certeza que vai estar.

        Saudações Leoninas. E não leves a mal eu não ter posto o Estoril.

        • Kacal
          Posted Setembro 11, 2018 at 2:20 pm

          Ah pronto, é um desejo perfeitamente legitimo e está explicado, estou esclarecido.

          E não levo nada a mal, ora essa. É uma preferência tua e é perfeitamente válida, só quis perceber a razão e estou esclarecido.

          Espero que o Estoril e tendo Kléber numa 2ª divisão é um grande bónus, mas o Covilhã seria bem-vindo à Liga NOS também, claro.

          Saudações DesPortistas

          • Estigarribia
            Posted Setembro 11, 2018 at 3:27 pm

            Kacal, na época 2014/2015, o SC Covilhã esteve muitíssimo perto de subir chegando á última jornada na luta com Tondela, União da Madeira, Chaves e Feirense, mas acabou por perder nos Açores.

            Alias, nessa época, os leões da serra, só perderam um jogo disputado na Covilhã já no Estádio Municipal José Santos Pinto.

            Saudações Leoninas

            • Kacal
              Posted Setembro 11, 2018 at 3:57 pm

              Sim, sim, lembro-me dessa época Estigarribia e realmente esteve perto o SC Covilhã de subir, foram pormenores que impediram. Mas pronto, acontece. Eu acredito que vão subir, talvez não esta época, mas vão conseguir a breve prazo. Esperemos que sim!

              Saudações DesPortistas

        • Rui Miguel Ribeiro
          Posted Setembro 11, 2018 at 2:45 pm

          Se me posso intrometer, gostava muito que subisse a Académica!

          • Estigarribia
            Posted Setembro 11, 2018 at 3:30 pm

            Rui, a Académica também merece subir.

            Mas eu sempre quis ver o SC Covilhã na 1ª Liga desde que regressaram á Liga de Honra na época 2008/2009.

            Saudações Leoninas

          • Kacal
            Posted Setembro 11, 2018 at 3:30 pm

            Também seria muito bom, Rui! Por mim, desde que suba o Estoril, a 2ª equipa poderá ser qualquer uma, mas entre Paços e Académica seriam os meus preferidos. Embora também adorasse ter o Leixões de volta à 1ª liga!!

            • Turiacus
              Posted Setembro 12, 2018 at 10:33 am

              Concordo contigo em relação ao Leixões, também gostava muito de os ver a regressar à 1ª Liga. Não me importava nadinha de trocar o teu Estoril pelo Famalicão, gosto muito dos adeptos do clube e iriam certamente trazer espetáculo fora das 4 linhas.

          • kurt
            Posted Setembro 11, 2018 at 3:39 pm

            Não tem equipa para isso. O plantel é muito fraco e a estrutura da Académica é um verdadeiro caos. Com muita pena minha, ainda vão continuar mais uns anos na 2ª liga.

    • Pedro Leal
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:20 pm

      Acho que o Sporting parte atrás do Benfica e do Porto e sinceramente vai ser muito difícil para o Sporting chegar ao título, visto que apesar de terem um bom plantel ainda assim é inferior ao do Benfica e também não é melhor que o do Porto que é o campeão em título.
      Além do mais o Sporting para mim ainda não está ao nível do Benfica e do Porto, mas claro que pode sempre surpreender.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:40 pm

      Não acredito que o Covilhã suba. Penso que será o Estoril!

      • Estigarribia
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:07 pm

        Também acredito que o Estoril suba, Tiago, mas gostava que o SC Covilhã subisse, porque penso que fazem falta à Liga NOS novas equipas que representem outras regiões de Portugal continental e ilhas, como aconteceu, por exemplo, com o Santa Clara.

        Saudações Leoninas

        • Tiago Silva
          Posted Setembro 11, 2018 at 3:55 pm

          Concordo, até porque tenho um certo afeto pelo Covilhã por ter lá casa e é bom vermos todas as regiões de Portugal representadas ao mais alto nível.

          Também gostaria que o futebol se desenvolvesse mais no Alentejo, não há clubes profissionais praticamente, o que é uma pena.

    • João Ribeiro
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:43 pm

      Quanto à promoção, não vejo o Covilhã entrar na corrida mas é tudo pode acontecer na segunda. Estoril e Paços são claros favoritos e coloco o Leixões, Académica e Arouca num degrau mais abaixo nesta luta.

      • Castor
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:07 pm

        O Paços está forte, tem um treinador muito experiente e é um claro candidato a subir. Espero que aconteça pois clubes como o nosso fazem falta à primeira divisão.
        O Covilhã não me parece um claro candidato, mas tudo pode acontecer claro.
        Paços, Estoril, Académica, Leixões e Viseu para mim são os candidatos à subida.

        • da Silva
          Posted Setembro 11, 2018 at 3:38 pm

          Boas Castor
          Conheço bem a realidade do Académico e infelizmente teria de o retirar dos candidatos à subida. A organização do clube roça o amadorismo, pese embora o árduo trabalho e competência de todo o staff técnico. Os profissionais simplesmente não encontram as condições adequadas a um clube de liga profissional, é apenas com bastante mérito que têm alcançado os resultados positivos desde a época passada. Atendendo que desejo o melhor para o clube, uma eventual subida seria um possível descalabro para a realidade do Académico. Gostava que pudessem subir mas sem melhorarem e muito a nível de organização, receio o que saí poderia advir. Ou seja, embora possam estar teoricamente na luta, estes amadorismos pagam-se com perda de pontos aqui e ali, aliás, como ficou patente no último jogo.
          Bem-haja

      • kurt
        Posted Setembro 11, 2018 at 3:41 pm

        O Arouca está muito fraco este campeonato, reduziu muito o orçamento não acredito que consiga. A Académica também será muito muito dificil, sinceramente não acredito. Os favoritos são o Paços e Estoril de longe, depois estão o Académico e o Leixões mas com menores possibilidades.

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 11, 2018 at 4:41 pm

      Já que meteste a promoção ao barulho, aposto em Paços e Académica.

  • RuiCosta10
    Posted Setembro 11, 2018 at 12:26 pm

    Pizzi o MVP parece-me que se vai concretizar. O Benfica campeão também. Bas Dost nos melhores marcadores igualmente. O Sporting para mim acaba em segundo, mas depende muito da maneira como a equipa evoluir. Acho que até têm boa matéria prima, com Nani + Bruno Fernandes + Bas Dost no ataque.

  • JoaoMiguel96
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:04 pm

    Estou de acordo.

    O Benfica tem o melhor plantel, de longe, da Liga. Têm praticamente duas a três soluções boas para todos os lugares e finalmente tem um GR digno desse nome. Se não ganhar a Liga, será uma desilusão.

    O Porto, apesar de ter perdido peças importantes, continua bastante forte e teve uns últimos dias de mercado bastante bons. No entanto, as alas ofensivas estão um pouco desguarnecidas de soluções. Acredito que lutem até às última pelo título.

    O Sporting, especialmente este ano, parte atrás. Esteve na situação que toda a gente sabe, tem um novo presidente e um plantel onde praticamente mais de metade do onze é novo. Para além disso, tem lacunas graves na lateral esquerda e uma grande indefinição na baliza. Felizmente, Sousa Cintra conseguiu dar alguma volta ao contexto e, para além da recuperação de peças importantes, ainda trouxe boas adições ao plantel como Sturaro, Gudelj, Diaby e o capitão, Nani.
    Ainda assim, por ter ficado contagiado com o discurso de SC ou por ser um otimista por natureza, acredito que o Sporting possa fazer uma surpresa.

    Quanto ao Braga, acredito que possam ter uma campanha como a do ano passado ou melhor não tendo Europa. Abel perdeu peças importantes, mas a sua rotação faz com que todos o sejam.

    Já no quinto posto, VSC será o mais capaz. Plantel bastante forte, treinador muito bom e uma massa associativa que empurra sempre mais um pouco para a frente a equipa.

    A partir daqui, a luta será entre Rio Ave, Marítimo e Chaves. Acredito, também que o Portimonense, tal como o Tondela, poderá intrometer-se aos poucos nesta luta.

    Na manuntenção, Moreirense, Santa Clara e Aves são os meus favoritos. Belenenses deve se safar tranquilamente, o Vitória está guiado por um treinador que é fortíssimo nestas lutas e o Nacional tem um treinador ambicioso, um plantel engraçado e uma aura forte na Choupana. Espero ver o Costinha, o “Ministro”, a ter o sucesso que merece. Tem um discurso excelente e uma ideia de jogo apelativa.

    • Tiago Silva
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:43 pm

      Excelente comentário, mas permite-me discordar no facto da rotatividade do Abel. Penso que essa é exatamente o seu ponto fraco, continua sempre a apostar no mesmo XI, também porque tem-lhe corrido bem. Penso que o Abel poderia rodar mais a equipa com as peças que tem!

  • Joao X
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:05 pm

    Benfica
    Porto
    Sporting

  • Dca
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:06 pm

    Então o Ferreyra figura nas 5 melhores transferências mas vai ser um flop?
    De resto, até estou de acordo.

    • Abilio
      Posted Setembro 11, 2018 at 1:28 pm

      E não é possível? Ferreyra foi uma enorme contratação, a “custo zero” depois uma super-época, e está no seu prime, mas pode perfeitamente desiludir (o que tem acontecido até agora).

  • LuisSCB
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:10 pm

    Espero que este seja o ano que todos os bracarenses esperam:
    1o Sc Braga
    2o SL Benfica
    3o Fc Porto
    4o Sporting
    5o Vitória SC

    Na minha opinião, descem o Aves e o Belém.

  • Kacal
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:14 pm

    Quanto à classificação, estou de acordo. Embora espere que o meu Porto seja campeão e acredito nisso, obviamente.

    Na despromoção acho que o Santa Clara vai surpreender e por isso meto o Moreirense em vez deles, juntando ao Nacional e ao Aves.

    MVP concordo com o Pizzi, nesta forma em que está e com o Benfica a ser o principal candidato e ter uma equipa de tanta qualidade, ele irá sobressair na maioria dos jogos e vai juntar números também. Acredito que vai fazer uma grande época.

    Melhor marcador é Dost, sem duvida. O Jonas anda lesionado e deverá perder o “comboio”, embora nunca possa ser descartado. E o Castillo não me parece um goleador, sendo que o Ferreyra só se mudar muito começará a marcar com frequência. No meu FC Porto, duvido que algum dos avançados marque tanto como na época passada e portanto considero o Dost o claro favorito.

    Na desilusão continuo a achar que o Ferreyra vai subir de rendimento e as coisas vão mudar e ele acabará por não ser desilusão. Embora espere que não aconteça, aponto o Marega como desilusão.

    Por fim, em relação ao melhor reforço. Nani é válido. Mas escolho Militão que acho que vai pegar de estaca daqui em diante e vai impressionar!

    Em relação a subidas, Paços e Estoril são os favoritos e espero que se concretize. Paços por ser um clube que deve estar na 1ª liga e o Estoril por razões óbvias, com Kléber têm um bónus na 2ª liga e espero que as lesões o deixem sossegado e adorava que fosse o melhor marcador da competição, claro.

    • Castor
      Posted Setembro 11, 2018 at 2:04 pm

      Concordo com tudo kacal, embora ache que a desilusão acabe mesmo por ser Facundo.

      Quanto às subidas, que assim seja! Se forem esse dois não me importo hehehe
      O ideal até seria subirem 3 e acrescentar nessa lista o Académico de Viseu.
      Abraço

      • Kacal
        Posted Setembro 11, 2018 at 2:27 pm

        É capaz, Castor. Eu apenas acho que não irá ser, mas existe a possibilidade de tal, claro.

        Sobre as subidas, haver 3 não seria mau de todo, mas como não há, desde que suba o Estoril, a 2ª subida é como quiseres eheheh

        Abraço!

        • Pedro Salgado
          Posted Setembro 11, 2018 at 2:40 pm

          Kacal, tens visto os jogos do Estoril? Como tem jogado o vitoriano Vigário? Desculpa o tema não ter nada a ver com a conversa.
          Cumprimentos,

          • Kacal
            Posted Setembro 11, 2018 at 3:14 pm

            Na boa, Pedro. Vou-te confessar que não tenho visto e por uma razão simples. O Kléber não era certo que ficasse e não estava inscrito, por isso não vi os jogos porque vejo mais por causa dele. No entanto, no último jogo da goleada por 4-0 contra o Cova da Piedade, acompanhei mas apenas o resultado e algumas incidências porque não teve transmissão televisiva. Mas daqui em diante, sempre que tiver disponiblidade dependendo do horário de jogo, claro, e tiver transmissão televisiva, tenciono acompanhar todos e aí irei ter uma ideia mais concreta de todos os jogadores e vou-te actualizando sobre o Vigário, fica combinado!!

            E sobre o desculpa, nada de pedir desculpa. Estamos aqui para ajudar uns aos outros e eu gosto.

            O que te posso dizer é que o Vigário, em 1 jogo da Taça da Liga e 3 jornadas do campeonato só tinha um total de 55 minutos, o que não é muito. No jogo da Taça da Liga não foi utilizado, depois no campeonato entrou como suplente utilizado na 1ª jornada para DE, na 2ª jornada voltou a entrar na 2ª parte desta vez para as alas e no 3º entrou novamente para DE. Mas o titular vinha a ser o brasileiro Rafael Furlan a DE.

            No entanto, na 4ª jornada do campeonato, a última, foi titular e jogou os 90 minutos a DE e o Estoril venceu 4-0 e não sofreu golos, obviamente. Não te sei dizer se o Furlan estava lesionado já que ele nem ao banco foi, mas se estava talvez possa voltar ao 11, caso contrário é porque o treinador decidiu dar uma oportunidade ao Vigário e isso pode indicar que ele correspondeu nas primeiras 3 jornadas quando entrou nas 2ªs partes e fez por merecer essa oportunidade. De qualquer forma, pode ser que tenha ganho o lugar e daqui em diante vou acompanhar mais e vou-te actualizando como disse!

            Cumprimentos

            • Pedro Salgado
              Posted Setembro 11, 2018 at 3:26 pm

              Muito obrigado. Realço essa tua sempre pronta disponibilidade em esclarecer. Muito bem! Valorizas e muito este blog. Parabéns! Cumprimentos,

              • Kacal
                Posted Setembro 11, 2018 at 3:50 pm

                Ora essa Pedro, não tens de quê e estarei sempre disponível para ajudar e esclarecer no que puder, pergunta sempre à vontade!

                Daqui em diante, com o Kléber inscrito e entrosado para jogar, vou começar a acompanhar todos os jogos que puder e o Vigário pode ser que comece a jogar a titular, vou-te actualizando sobre a sua prestação e rendimento, fica descansado.

                Muito Obrigado pelas palavras e o elogio, fico muito contente e lisonjeado. Irei continuar sempre assim e dar o meu melhor! Estamos aqui para tentar enriquecer o blog ao mesmo tempo que desfrutamos, assim tento.

                Cumprimentos e abraço!

    • Turiacus
      Posted Setembro 11, 2018 at 4:40 pm

      Eu na desilusão até estive para mencionar o Mbemba, principalmente pelo custo que o envolveu. Mas também ainda é muito cedo para pensar nisso visto que tem estado lesionado mas, se o Militão se afirmar como me parece que se vai afirmar, acredito que o Mbemba possa realmente não vir a calçar muitas vezes. No entanto, se um jogador realmente não jogar (ou pouco jogar) pode ser considerado como “desilusão”? ahah
      Já agora, acredito que o Marega será novamente muito importante este ano e acho que não atingirá o estatuto de “desilusão” (o que seria bastante positivo para nós caso eu acerte nesta previsão sobre o maliano).

      • Kacal
        Posted Setembro 11, 2018 at 5:16 pm

        Lá está, Turiacus. O Mbemba está lesionado e ainda nem calçou oficialmente, sendo que não fez pré-época sequer. E caso o Militão agarre o lugar deverá ter poucas oportunidades, logo por mim não entra na disputa de desilusão, não o incluo. Mais para a frente logo se vê.

        Sobre o Marega, espero que tenhas razão e acertes na previsão ahah, eu quero é estar errado e ver o nosso FC Porto campeão, com o maliano em destaque por mim pode ser. Mas fiz a minha previsão e acho que ele irá ter mais dificuldades esta época e não irá render o mesmo, é esperar para ver.

        • Turiacus
          Posted Setembro 11, 2018 at 6:06 pm

          Foi apenas por esse motivo que no meu comentário não mencionei o Mbemba como desilusão e pelo mesmo motivo que tu mencionaste em relação ao melhor marcador, escolhi o Bas Doste não o Jonas. Mas o brasileiro voltando à sua forma e entrando nas opções do Rui Vitória, é sempre candidato a melhor marcador e jogador.
          Até acredito que o Marega possa não marcar tantos golos como no ano passado mas acho que voltará a ter uma influência brutal na equipa do Porto, mas agora também tenho um tipo de confiança no Marega que antes não tinha. Aliás, o facto de agora haver realmente confiança no jogador e por ele ter tido o impacto que teve no ano passado é que pode ser motivo para ele esta época poder ser uma desilusão ahah (não sei se me consegui fazer entender)

          • Kacal
            Posted Setembro 11, 2018 at 11:52 pm

            Sim, concordo com esse critério. E obviamente o Jonas lutará pela Bota de Prata caso esteja recuperado a 100% e seja bem gerido, mas o facto de precisar de ser gerido poderá leva-lo a falhar mais jogos e o Dost poderá aproveitar, acho mesmo que este ano será o holandês a levar a Bota.

            Quanto ao Marega, fizeste-te entender lindamente e penso exactamente o mesmo. É por ele ter feito tanto que elevou as expectativas para esta época e a probabilidade de ser desilusão é maior, sem duvida.

  • Turiacus
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:15 pm

    1º Benfica
    2º Porto
    3º Sporting
    4º Braga
    5º Vitória
    Despromovidos: Aves, Santa Clara e Moreirense
    Melhor marcador: Bas Dost
    MVP: Pizzi
    Desilusão: Facundo Ferreyra
    Melhor reforço: Nani
    No ano passado apostei assim e o Porto foi campeão, que se repita eheh

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:16 pm

    O meu palpite para os 6 primeiros lugares é igual ao do VM, pelo que espero bem que desta vez acertem. Pelo menos no 1º lugar do Benfica :-) Assumindo que regressa este mês e bem, o Jonas será o melhor marcador do Campeonato.
    Quanto aos despromovidos: Aves, Moreirense e Santa Clara.

  • João Ribeiro
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:31 pm

    1° Benfica
    2° Sporting
    3° Porto
    4° Braga
    5° Vitória
    6° Marítimo
    Despromoção: Moreirense, Aves e Portimonense

    De todas as previsões a mais complicada de prever são os clubes que vão ser despromovidos, mas não vejo o Nacional nestas andanças, aliás, vejo o Nacional acabar entre o 6°-8° lugar. O Sta Clara também acho que pode fazer uma época muito tranquila. Já venho chamado atenção para eles à algum tempo e estão a demonstrar que serão um osso muito duro de roer.

  • Tiago Silva
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:37 pm

    Campeão: Benfica
    2° Porto
    3° Sporting
    4° Braga
    5° Vitória de Guimarães
    6° Marítimo
    MVP: Pizzi
    Melhor marcador: Dost
    Desilusão: Bruno Fernandes
    Melhor reforço: Nani

  • Diogo Pinto
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:45 pm

    Este ano descem 3 equipas??

    • Daniel Alves
      Posted Setembro 11, 2018 at 4:38 pm

      Sim. Sobem 2 da 2ª Liga mais o Gil Vicente.

      • Diogo Pinto
        Posted Setembro 11, 2018 at 4:45 pm

        Obrigado pelo esclarecimento. Realmente fui confirmar ao site da Liga e descem 3.
        Espero que aproveitem a “embalagem” e fixem sempre 3 equipas a subir e descer, pois com 18 equipas não faz sentido apenas subir e descerem 2.

  • Rui Costa Reis
    Posted Setembro 11, 2018 at 1:58 pm

    Embora reconheça o valor da equipa do Benfica (claramente melhor que o ano passado), surpreende-me a unanimidade que tem, entre os colaboradores do VM, no favoritismo em ser campeão. É a equipa que está em melhor momento de forma, mas não creio que esteja, neste momento, a jogar a um nível assim tão superior ao do meu clube (Porto). Francamente, mesmo que não seja campeão, penso que o Porto irá lutar até à última pelo título.
    O momento atual de forma do Porto pode até não ser o melhor (sofreu muitas baixas na defesa), mas acredito que a tendência seja a melhorar, principalmente a partir do momento em que a defesa encontrar o seu ponto de estabilização, até porque em termos atacantes a equipa tem estado bem. Quanto ao Sporting, não me tem convencido e acredito que a jogar da forma que tem jogado, vai começar a perder pontos arriscando-se a ficar atrás do Braga.
    Já o Braga, apesar de não ser fã do Abel, tem tudo para fazer um campeonato tranquilo, até porque não têm competições europeias e penso que tem boas possibilidades de atingir o 3º lugar.
    O 5º lugar penso que não foge ao Guimarães e para o 6º lugar acredito que o Belenenses pode surpreender.

    Posto isto, deixo o meu palpite:
    – 1º lugar: Porto (claro)
    – 2º lugar: Benfica
    – 3º lugar: Braga
    – 4º lugar: Sporting
    – 5º lugar: Guimarães
    – 6º lugar: Belenenses
    – Despromovidos: Santa Clara, Nacional e Aves
    – MVP: Salvio
    – Melhor marcador: Marega
    – Desilusão: Ferreyra (pelo menos para já tem sido)
    – Melhor reforço: Vlachodimos

  • DiogoC
    Posted Setembro 11, 2018 at 2:26 pm

    Não acho assim tão linear. O Benfica de facto tem melhor plantel mas no onze inicial não vejo a superioridade apregoada:

    Dupla de centrais do Sporting muito melhor, Porto com melhores laterais e guarda redes sendo que nos centrais não fica atrás.
    No meio campo Gudelj, Sturaro, bataglia e Bruno Fernandes como soluções não ficam atrás de fesja, gedson, Pizzi, Krovinovoc e Gabriel. Danilo, Herrera, Oliver e Sergio Oliveira também dão contando recado. Nos extremos as duplas brahimi/corona/Marega, Nani/Raphinha não ficam atrás de Salvio/Cervi.
    Na frente a grande incógnita é Jonas.
    Bas Dost, Marega/Aboubakar também dão conta do recado.

    O Sporting só é inferior nas laterais e o Porto talvez no meio campo.
    De facto o Benfica tem mais soluções mas se não houverem grandes lesões acho que vai ser muito equilibrado

    • Miguel Carvalho
      Posted Setembro 11, 2018 at 3:05 pm

      Dizer que os centrais do Sporting são muito melhores é surreal tendo em conta o que Jardel e Ruben dias estão a jogar..

      • DiogoC
        Posted Setembro 11, 2018 at 3:14 pm

        Viu-se isso no jogo com o Sporting…Mathieu é de um nível que Jardel e Ruben dias nunca atingirão. Coates está a jogar muito mais que Ruben e Jardel até porque foi muito mais exposto.

        • MikeM
          Posted Setembro 11, 2018 at 4:19 pm

          “Mathieu é de um nível que Jardel e Rúben Dias nunca atingirão”
          É mais uma para juntar a tantas. Têm sempre os melhores jogadores mas nunca ganham, é azar a mais.
          O Mathieu nunca foi um central de top, até era mais um lateral esquerdo no Valencia e no Barcelona nunca foi um indiscutível, longe disso. É um bom jogador e no nosso campeonato, mesmo longe do seu auge, concordo que é dos melhores, mas dizer que Rúben Dias nunca atingirá o nível de Mathieu parece-me exagerado. Quanto ao Jardel, actualmente, acho-o um jogador de nível semelhante do francês.

          • DICAS
            Posted Setembro 11, 2018 at 6:12 pm

            Mike desculpa mas o Jardel e o Ruben sao apenas centrais competentes

            Claramente nunca serao acima da media pois nao tem qualidade para isso !

            Agora se fazem uma boa dupla om consistencia defensiva ?! fazem ! agora tecnicamente nao sao nada do outro mundo (e ter o Fejsa a frente deles ajuda muito muito muito ! )

        • Miguel Carvalho
          Posted Setembro 12, 2018 at 9:12 pm

          Ui atão não vi.. o Sporting nem atacou quase não sei a que derby te referes sinceramente, e se o Sporting a mim ganhar ao Benfica é só a dd, visto termos o Almeida pois à esquerda então nem vamos comparar o Grimaldo o Jefferson

        • Pipes
          Posted Setembro 11, 2019 at 10:39 pm

          Envelheceu bem este comentário ?

  • RodolfoTrindade
    Posted Setembro 11, 2018 at 2:30 pm

    O meu palpite também é para um Benfica campeão, a diferença de planteis para todos os outros é muito grande. Há o handicap RV que pode fazer pender a balança para os adversários, de resto qualquer Carlos Azenha seria campeão com este plantel do Benfica.

    Quanto ao MVP discordo, penso que Nani e Brahimi poderão ter uma palavra a dizer. E não fosse a lesão de Jonas seria a minha aposta clara.

    O Ferreyra será uma desilusão especialmente porque nem vai calçar muito. Em Dezembro leva guia de marcha, é a minha previsão.

  • The Mo
    Posted Setembro 11, 2018 at 3:00 pm

    Tudo a dar o Benfica como campeão.
    Sinceramente este Benfica ainda não me convenceu, é uma equipa que vive muito das individualidades, e de certa forma começou bem a época porque essas individualidades estão num grande momento como Pizzi, Salvio entre outros, no entanto a nível colectivo o Porto é muito mais forte.
    Dentro de duas semanas teremos mais um clássico e veremos se este Benfica justifica o hype que tem.
    Duvido muito que consigam ganhar ao Porto.

    • Ventola28
      Posted Setembro 11, 2018 at 3:44 pm

      The Mo eles baseiam-se na qualidade dos planteis, e nisso o Benfica tem um plantel bem mais forte que o dos seus rivais!
      Mas nem sempre o melhor plantel ganha!
      Sou benfiquista e espero que ganhe o Benfica como é obvio, qualidade no plantel tem e muita, mas a nivel de treinador, é muito fraco! O Benfica se nao for campeao sera devido ao fraco treinador que tem!

    • Miguel Mendes
      Posted Setembro 11, 2018 at 5:26 pm

      Dizes isso há anos e só no ano passado tiveste razão.

      • The Mo
        Posted Setembro 11, 2018 at 6:40 pm

        Só o ano passado é que tive razão?
        Tu tens 5 anos?
        Eu tenho 27 e em mais de metade da minha vida o Porto foi campeão, já vi o Porto ganhar tudo o que havia para ganhar, já vi o Porto ser campeão, BI, tri, tetra, penta, campeão da Europa, campeão do mundo, e tudo mais.
        Nenhum benfiquista, me dá lições de o que é ganhar títulos.

        • Miguel Carvalho
          Posted Setembro 12, 2018 at 9:10 pm

          Ainda bem que o futebol não existe há 27 anos… Pois acho que qualquer benfiquista te pode dar lição visto ter mais títulos, ou será que só as pessoas de 60 anos te podem?

  • R1906
    Posted Setembro 11, 2018 at 3:37 pm

    Estranho ter existido votos para o Sporting para o 1º lugar e para o Porto não tendo em conta a situação.
    O Porto está a sofrer nestas votações o arranque de campeonato onde demonstrou não ser uma equipa muito segura a defender/aguentar vantagens.
    O mau mercado do Porto é a hipóteses de o Sporting tentar ir a Champions League.

  • CarlosFCP
    Posted Setembro 11, 2018 at 3:41 pm

    Acredito no Porto campeão mas aquela lateral direita com o maxi não pode continuar, é o nosso ponto fraco e isso tem de ser corrigido.

  • da Silva
    Posted Setembro 11, 2018 at 4:11 pm

    Boas
    Embora também seja da opinião de que o Benfica será o campeão, antevejo uma luta renhida a 4, pelo menos até ao último terço do campeonato, onde algum dos candidatos poderá acusar o excesso de jogos.
    O Benfica está mais forte, mas apresenta praticamente a mesma equipa que há um ano ficou em 2º na última jornada. O Porto perdeu alguns jogadores, mas até prova em contrário, saiu-se muito bem no mercado de transferências. O Sporting com toda a celeuma que se viveu, baixou um pouco as expectativas mas de forma enganos, pois parece-me mais apetrechado inclusive. O Braga esta época poderá almejar algo mais, depende de como se portar diante dos 3 usuais candidatos (refiro-me mais a Benfica e Porto, já que tem obtido bons resultados contra o Sporting).
    Deixo a ressalva para algumas equipas que são claramente candidatas à Europa: Vitória SC, Marítimo e Rio Ave, a meu ver, por esta ordem de favoritismo. Boavista e Belenenses poderão ser uma surpresa mas terão de optimizar os jogos em casa e o Moreirense tem tudo para fazer a sua melhor época no escalão principal.
    Quanto à luta da permanência, prevejo uma disputa cerrada, com os jogos entre os clubes envolvidos a revelarem-se decisivos, poderá ser um élan para a Liga, nas últimas jornadas.
    Assim sendo, prevejo:

    Campeão: Benfica
    2º: Porto
    3º: Braga
    4º : Sporting
    5º: Vitória SC
    6º: Marítimo
    Despromoção: Santa Clara, Nacional e Portimonense
    MVP: Pizzi (se mantiver o nível) / Gédson (Creio que o impacto na equipa principal ainda será maior)
    Melhor Marcador: Jonas (se voltar em tempo útil e vir debelada a lesão)
    Desilusão: Marega / Dost e B.Fernandes / Ferreyra (se continuar a ser opção de recurso)
    Melhor reforço: Odysseas
    Revelação: J.Félix
    Promovidos: Paços de Ferreira, Estoril e o já assente Gil Vicente

    Nota apenas para o “plus” que considero serem as mais valias conseguidas por alguns clubes com atletas de qualidade e até reputação e o “minus” a contínua lama que assola o futebol nacional e o papel desprezível da maior parte dos programas e personagens de painel que vulgarizam e em nada discutem o jogo.

    Bem-haja

  • JC31
    Posted Setembro 11, 2018 at 4:18 pm

    Campeão: FCPorto
    2º Lugar: Benfica
    3º Lugar: Sporting
    4º Lugar: Vitória SC
    5º Lugar: SC Braga
    6º Lugar: Marítimo
    Despromoção: Santa Clara, Aves e Nacional
    MVP: Pizzi
    Melhor Marcador: Bas Dost
    Desilusão: Facundo Ferreyra
    Melhor contratação: Éder Militão

  • MiguelF
    Posted Setembro 11, 2018 at 4:29 pm

    Espero que os palpites do VM continuem a não ser fortes e que o FC Porto consiga conquistar o Bi.

    De qualquer forma acho que o Benfica parte à frente dos rivais pelas contratações que fizeram e pela profundidade de plantel que apresentam, tendo mesmo 2 ou 3 soluções para cada posição.

    O Benfica deste ano, ao contrário do ano passado, reforçou-se mesmo muito bem. A começar pelo Guarda-Redes, pois o Vlachodimos é (de longe) muito superior ao Varela.

    Ferreyra, Castillo, Gabriel, Alfa Semedo, Conti, Lema, Corchia, Ebuehi… Soluções não faltam às quais se acrescentam Gedson e João Félix que têm tudo para serem o presente e futuro do Benfica.

    Depois há ainda Pizzi que está numa excelente forma, então em comparação à época passada nem parece o mesmo. Krovinovic parece também estar perto do regresso e qualidade não lhe falta.

    Fora a zona da Lateral Direita onde André Almeida é dono do lugar e onde os reforços estão lesionados não vejo grandes problemas. Isto sem tirar mérito ao Almeida pois é um jogador que cumpre bem o seu papel mas a verdade é que não o considero acima da média.

    A outra grande questão acho que é mesmo o Jonas. Se existe avançado que vence campeonatos é o Brasileiro e, dada as lesões e idade (e se calhar vontade de sair para ganhar mais), não sei até que ponto será utilizado por Rui Vitoria.

    No que diz respeito ao FC Porto saíram jogadores muito importantes, nomeadamente na defesa, mas acabaram por chegar outros que poderão ser muito importantes no presente e futuro.

    O jogador que tive mais pena de ver sair foi mesmo o Diogo Dalot pois acho que seria o dono e senhor da Lateral Direita do FC Porto. Espero sinceramente que o Sérgio Conceição aposte no Eder Militão à direita e que deixe o Maxi quieto que já não tem pernas para acompanhar os adversários.

    Nas entradas a SAD andou a dormir durante bastante tempo, fora as entradas ridículas (como Janko), mas acabaram por chegar jogadores que podem ser uma mais valia.

    Militão, Mbemba, Jorge e Bazoer foram para mim as melhores contratações. João Pedro espero que se adapte rapidamente para poder ser opção daqui a um tempo.

    Adorei ver o Danilo de regresso e com ele o FC Porto fica sempre mais perto da vitoria e espero que o Sérgio Oliveira vá para o banco que está a precisar. Espero ainda que o Diogo Leite continue a ter oportunidades pois acho que o miúdo tem muito futuro.

    Marega é bom que se concentre no FC Porto e que dê o máximo pois é uma peça chave nesta equipa. Que dê o tudo por tudo que no final da época irá conseguir sair para o campeonato que tanto quer (Inglês!?).

    A grande questão do FC Porto prende-se com a profundidade do plantel, que na minha opinião (ao contrário dos rivais), deixa muito a desejar. O caso mais gritante é mesmo nos extremos onde para 2 posições existem apenas 3 jogadores – Brahimi, Corona e Hernani.

    Faltou claramente a contratação de pelo menos mais 1 extremo, de preferência direito pois para mim tanto Brahimi como Corona rendem mais à esquerda.

    Falando ainda no Soares só desejo que regresse rapidamente pois para mim é o melhor Ponta de Lança que o FC Porto tem. O Aboubakar até pode ter mais técnica mas em termos de finalização, movimentação, jogo aéreo e desgaste dos adversários o Tiquinho mete-o a um canto. Mas pronto, é apenas a minha opinião.

    Gostaria de ver um XI com: Casillas, Militão, Felipe, Leite, Telles, Danilo, Herrera, Corona, Brahimi, Marega e Soares.

    No que diz respeito ao Sporting acho que a verdadeira palavra para definir o que Sousa Cintra deu aos leões é MILAGRE.

    Com as incidências do final da época passada ninguém diria que o Sporting estaria com um plantel tão equilibrado no início desta época. O regresso de Bruno Fernandes e Bas Dost são extraordinários para o clube leonino pois são dois jogadores que fazem diferença no nosso campeonato.

    O regresso de Nani foi uma excelente notícia para o Sporting pois é um jogador que conhece bem o clube e pode fazer a diferença na Liga Portuguesa.

    Raphinha sempre foi um jogador que apreciei e tem estado em grande forma. Pode ser muito importante durante a época.

    Há ainda outros nomes que chegaram como Diaby, Gudelj, Sturaro, Bruno Gaspar ou Marcelo que podem ser muito úteis.

    Depois há que ter atenção ao jovem Jovane Cabral que, na minha opinião, tem muito talento. Nos últimos 2 jogos tem sido extremamente importante.

    Os problemas do Sporting, na minha opinião, prendem-se com o treinador – José Peseiro – que para mim não tem qualidade para treinar um grande…e com o lateral esquerdo. Jefferson está muito longe da qualidade de à uns anos e Coentrão tinha sido a adição ideal ao plantel.

    Por fim muita atenção ao Braga e Guimarães que têm planteis muito equilibrados, com bons jogadores e treinadores. Irão estar sempre à espreita do TOP 3, com Braga à cabeça, e deslizes de um dos 3 grandes pode ser meio caminho para lá chegarem.

    Um desejo de um excelente campeonato e Saudações Desportistas.

  • Daniel Alves
    Posted Setembro 11, 2018 at 4:37 pm

    Campeão: Benfica
    2º lugar: Porto
    3º lugar: Sporting
    4º lugar: Braga
    5º lugar: Marítimo
    6º lugar: Guimarães
    Despromoção: Nacional, Vit. Setúbal, Aves
    MVP: Pizzi
    Melhor Marcador: Ferreyra
    Desilusão: Bruno Fernandes
    Melhor reforço: Vlachodimos

  • ACT7
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:10 pm

    Concordo com as escolhas do VM, embora seja muito complicado, até porque os 3 principais candidatos e agora o Braga, dificilmente perdem pontos contra as restantes equipas. Pelo que basta 1 ou 2 escorregadelas contra equipas mais modestas e o comboio está perdido.
    O plantel do Benfica é sem dúvida o melhor, mas não houve assim tantas mudanças quando comparado com o ano passado, a partir do banco aí sim as coisas estão bem melhores.
    Vejo algum desprezo pelo Porto, mas o que é certo é que os dragões contam com quase a mesma equipa, aquela que ano passado passou a ferro qualquer um, o estilo de jogo dos dragões é muito difícil de contrariar até porque no físico e na raça estão acima de todos.
    O Sporting, é uma incógnita fruto daquilo que se passou ano passado. Curioso que muitos colocam os leões à frente do Porto, quando para mim o Sporting até jogou pior estas 4 jornadas que o Porto.
    O Braga pode surpreender, ano passado tirando o início de época e os jogos contra os 3 grandes, fez uma época à grande, onde limpou tudo facilmente.

    MVP: acredito que o Pizzi faça outra grande época, sem bola não me convence, mas com bola faz a diferença com a sua visão de jogo, chegada à área e até na construção desde trás.
    Marcador: com o Jonas lesionado e a indefinição no ataque do Benfica, o Marega e o Bas Dost partem na frente, gostava que o Bas Dost ganhasse esse prémio, pela pessoa que parece ser e por aquilo que lhe fizeram no passado.
    Desilusão: Também aposto no Ferreyra.
    Contratação: Aposto no Militão.
    Descida: Nacional e Aves são os maiores candidatos, depois tenho dúvidas no Portimonense ou Moreirense.

  • Mantorras
    Posted Setembro 11, 2018 at 5:59 pm

    1 Benfica
    2 Porto
    3 Braga
    4 Sporting
    5 Vitoria SC
    6 Maritimo
    Despromocao: Moreirense, Navional e Aves.
    MVP: Salvio
    Melhor Marcador: Jonas
    Reforco: Odysseas
    Desilusao Ferreyra

    Fingers crossed.

  • Deusebio
    Posted Setembro 11, 2018 at 7:06 pm

    Parece-me demasiado cedo para vaticinios, mas também penso que neste momento quem se mostra mais forte é mesmo o Benfica, pela qualidade na quantidade do plantel. No entanto penso que este vai ser um campeonato disputado até ao fim e entre quatro equipas ao invés das habituais três. O Braga até pode beneficiar, fisicamente, da eliminação precoce das provas europeias, pois parece-me ser o que tem o plantel mais curto dos quatro. Mas a procissão ainda vai no adro, como se costuma dizer…

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 12, 2018 at 1:41 am

    O meu prognóstico é igual nas 6 primeiras posições, em relação à descida nem sei pois o nível entre a 6/7 equipa nacional e a pior nos últimos dois anos sensivelmente são relativamente próximos (nunca arriscaria que Paços e Estoril descessem por exemplo). Santa Clara e Nacional, pese embora o factor casa que pode ser importante, são fortes candidatos à descida, Aves tem um plantel interessante mas não gosto do José Mota. Moreirense e Vitória de Setúbal podem entrar nesta discussão, noutro patamar Tondela ou Belenenses idém aspas. Quanto a Portimonense (que apesar do péssimo arranque, acabou por “manter” os craques Nakajima e Paulinho e ainda juntar um Jackson que a 50% seria um reforço excelente) e Chaves parecem-me possuir outro tipo de armas, mas nunca se sabe.

    Como benfiquista já achava que o plantel do ano passado poderia perfeitamente ganhar o campeonato (e estivemos perto disso, naquele jogo da Luz – onde não merecemos perder – com um pouco mais de felicidade acredito que embalássemos para o penta). Esta temporada o único elemento com alguma relevância que perdemos foi um suplente (Jimenez) e melhoramos substancialmente vários sectores (ao nível de onze e profundidade), sendo importante relembrar que houve vários erros na época passada que foram corrigidos durante a própria temporada (Luisão, processo defensivo, distância entre sectores …). Acredito que o principal rival será o Porto, com uma base idêntica à do ano passado e com o melhor timoteiro da liga. O Sporting até pode ter mais soluções que o ano passado (se bem que acho exagero a cotação que atribuem a alguns jogadores), mas no que toca ao onze ficou pior em 4/5 posições e com um treinador vários degraus abaixo de Jorge Jesus, pelo que se conquistar o título será absolutamente surpreendente para mim. O Braga tem um plantel de valia idêntica e se repetir a 2ª volta da época passada (onde creio que foi a terceira melhor equipa, muito próxima das duas primeiras) pode intrometer-se no pódio, sendo que o mais certo será mesmo a 4ª posição. Não tão certo atribuo o 5º lugar ao Vitória – a nível individual será minimamente consensual essa qualificação, mas com tanto elemento novo e um Marítimo que junta a uma boa consistência, o factor casa e elementos desequilibradores como Joel, Danny e Correa pode perfeitamente lutar pela Europa.

    • Eagle1991
      Posted Setembro 13, 2018 at 12:14 pm

      Brahimi para mim nunca será o MVP porque tem de ser consistente coisa que o Argelino nunca foi. É artista e decide jogos mas não é menos verdade que há jogos em que se eclipsa.

  • Tiago Martins
    Posted Setembro 12, 2018 at 1:48 am

    A MVP coloco Brahimi. É o melhor jogador do Porto e o elemento que, como “adepto rival” mais temo e que acredito poder desbloquear várias partidas. A atribuição a Pizzi parece-me igualmente fundamentada pois neste sistema de jogo poderá ainda ter mais liberdade para pautar o jogo ofensivo encarnado e, tal como a VM já referiu, tem tremenda facilidade em assistir ou marcar mesmo em jogos menos conseguidos. Melhor marcador Bas Dost (face à forma de jogar do Sporting e à menor utilização e influência de Jonas), desilusão Facundo Ferreyra (vinha extremamente bem cotado, mas face ao paupérrimo arranque já viu Seferovic – com mérito – tirar-lhe o lugar e ainda sobra Jonas – melhor jogador dos últimos anos da liga – e Castillo – que no pouco que jogou mostrou capacidades para fazer mossa na liga). Espero que ainda tenha oportunidades nas taças e afins para ver se ganha entrosamento e confiança, se não, não estranharia que saísse já em Janeiro. Melhor reforço, pelo upgrade de qualidade e pelo que tem demonstrado face ao que custou, Odysseas.

Deixa um comentário