Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Liga Europa: Barcelona frente ao Man Utd

Prognósticos? Pelo menos um dos três principais favoritos vai cair já, mas este sorteio perspetiva muitas surpresas. Mesmo assim a Juventus não se pode queixar.

O sorteio do playoff de acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa ditou um duelo entre o Barcelona e Man Utd. Já a AS Roma, de Mourinho, terá pela frente o RB Salzburg, destaque ainda para o Leverkusen-Mónaco e Sevilla-PSV.

Os jogos do playoff da Liga Europa:
Barcelona-Manchester United
Juventus-Nantes
SPORTING-Midtjylland
Shakhtar-Rennes
Ajax-Union Berlim
Bayer Leverkusen-Monaco
Sevilha-PSV
Salzburgo-Roma

60 Comentários

  • BENFICA36
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:30 pm

    Têm mais do que obrigação de passar.

    Barcelona vs Juventus
    Sporting vs Rennes
    Ajax vs Leverkusen
    PSV vs Roma

    Barcelona vs Ajax
    Sporting vs PSV

    Barcelona vs Sporting

    Isto sou eu a ser otimista.

    • Nunop
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:37 pm

      Isto não é a competição final, ha mais 8 equipas em competição que não estão neste sorteio do play-off

    • Tiago Abreu
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:38 pm

      Era muito bonito isso, se não houvesse mais oito equipas a aparecer nos verdadeiros 8 de final…
      Incluindo Arsenal, Real Sociedad ou Bétis…
      Sendo que Freiburg e Fenerbahçe do Jesus também não são adversários fáceis e há os mais acessíveis Feyenoord, Ferencvaros e RU Saint-Gilloise… Que mesmo assim , são complicados.

    • GODfrusci
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:39 pm

      Calma
      Isto são apenas os play-offs entre repescados da Champions e 2o lugares da liga Europa.

      Ainda faltam as 8 equipas que ganharam os respectivos grupos na próxima fase (oitavos)

    • GrammarPolice
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:40 pm

      Esqueceste-te dos vencedores dos grupos, na próxima eliminatória entram nas contas, Arsenal, Fenerbaçe, Betis, St. Gilloise, Real Sociedad, Feyenoord, Freiburg e Ferencváros :)

    • Manel Ferreira
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:42 pm

      Atenção que isto não são os oitavos de final, mas sim o playoff, que não conta com as equipas que venceram os grupos. Depois nos oitavos entram Arsenal, Bétis, Real Sociedad, Fenerbahce, Saint-Gilloise, Feyenoord, Freiburg e Ferencvaros (tantos Fs!).

    • Luke
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:45 pm

      E as outras 8 equipas que já estão à espera nos oitavos, não contam?

    • Yeti Cool Brother
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:46 pm

      Esse cenário é impossível, só estás a contar com as equipas que desceram da Champions e as que ficaram em segundo nos grupos na liga europa. Faltam as equipas que passaram em primeiro e não disputam este playoff.

    • Carlos A Serpente
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:47 pm

      Era o senhor paio. Mas isto é o playoff de acesso aos oitavos, a seguir apanha se os 1os dos grupos

    • Mighty Thor
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:47 pm

      Esquesceste-te que há mais equipas, faltam todas as equipas que já estavam na Liga Europa…

      Este sorteio é para um playoff, daqui avançam 8 equipas para emparelhar com as que já estavam na Liga Europa, que são as que passaram em 1º na fase de grupos.

    • Sporting1906
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:49 pm

      E as outras equipas que passaram os grupos da liga europa em primeiro lugar?

      • BENFICA36
        Posted Novembro 7, 2022 at 4:04 pm

        Erro meu , agradeço a retificação de todos os utilizadores deste blog .

        Sendo assim tudo isto fica sem efeito mas gostava que o Sporting fosse à final . Sem hipocrisia nem ironia , acho que o Sporting têm todas as condições para ir longe na prova .

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 7, 2022 at 4:25 pm

      O Sporting não tem obrigações de nada.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:33 pm

    Surreal o azar do Barcelona, está de volta a sua galinha preta de sempre. Já no anterior sorteio tinha sido igual, a ver se o Xavi consegue a “proeza” de vencer o seu primeiro jogo na Liga Europa…

    • Tiago Abreu
      Posted Novembro 7, 2022 at 12:37 pm

      O Barcelona com o Xavi venceu o Galatasaray (1-2, ou seja, fora) nos oitavos e Nápoles nos 16avos (2-4) o ano passado…
      Não venceu é nenhum jogo em casa. Pois acabou arrumado pelo Frankfurt por perder 2-3 depois de empatar 1-1 lá… Apesar que tiveram a perder 0-3 até aos 91 minutos.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Novembro 7, 2022 at 1:02 pm

        Certíssimo, eu sabia que era qualquer coisa desse género…

        O Xavi é um treinador tão mau quanto foi bom jogador…

        • Tiago Abreu
          Posted Novembro 7, 2022 at 3:02 pm

          É preciso ter calma…
          O Barcelona joga muito bom futebol e é mérito do Xavi (é, se nao estou em erro a defesa menos batida da Europa nos principais campeonatos).
          Ano passado fez 6 jogos na LE, empatou 3, perdeu 1 e ganhou 2… Sendo que a motivação não era a mesma de equipas como Gala ou Frankfurt. O pessoal agora quer resultados para ontem, mas assim é impossível.

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:33 pm

    Grandes jogos…
    Incrível que a próxima fase tem equipas teoricamente inferiores às que se vai defrontar agora (Ferencvaros, Feyenoord e RU Saint-Gilloise à cabeça)
    Barcelona e United estou curioso de qual vai arrumar, sendo que qualquer um deles irá ser uma pressão enorme.

  • AngeloGJ
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:35 pm

    Passsam a proxima fase:
    Barcelona
    Juventus
    Sporting
    Rennes
    Ajax
    Leverkusen
    Sevilla
    Roma

  • Ragnar Lothbrok
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:39 pm

    O benfica36 não faz ideia como funciona a liga europa

  • Manel Ferreira
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:40 pm

    Bem, isto hoje tem sido só golpes descomunais na conversa da treta das bolas quentes e bolas frias (já nem vou ao “UEFA quer lixar clubes portugueses nos sorteios”, a essa então já podemos mesmo fazer o funeral).
    Mas o que é que interessa? Para o ano, lá voltam com esta conversa, as pessoas estão viciadas em conspirações.

    Quanto aos jogos: Sporting com toda a obrigação de passar. Juventus-Nantes a reeditar as meias-finais da Champions de 95-96. Rennes a calhar com o 3º mais acessível da Champions, continuo a achar que podem ser a surpresa desta LE, tipo chegar às meias. Clubes holandeses a terem adversários complicados, se bem que este ano o Sevilla não convence, mas, lá está, em Fevereiro as coisas podem estar diferentes.

  • Daniel Alves
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:40 pm

    Barça x United, uff! Quem perder vai ficar sempre mal, mas este jogo parece ser mais importante para o United neste momento. O Barça ainda tem a luta pelo título, o Manchester nem isso.

    Barcelona
    Juventus
    Sporting
    Rennes
    Ajax
    Leverkusen
    PSV
    Roma

  • Valentes Transmontanos
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:43 pm

    Claramente ao nível da Conferência, como dizem alguns para quem estar aqui ou na LE é igual.

    • lipe
      Posted Novembro 7, 2022 at 2:03 pm

      Rir a bom rir, para não chorar.

    • Jeco Baleiro
      Posted Novembro 7, 2022 at 2:52 pm

      Não há comparação possível sequer. O nível da Liga Europa é muito superior ao da Conference, diria até que está mais próximo da Champions do que a Conference da Liga Europa

      • Valentes Transmontanos
        Posted Novembro 7, 2022 at 5:02 pm

        Exacto. Isto era para as pessoas que dizem que o Braga não perdia nada em estar na LE porque o nível é quase o mesmo da Conference e por isso mais valia ir somar muitos pontos para esta última. Como se fosse negativo ficar numa LE que é cada vez mais uma Champions 2.0 (excepto monetariamente), sobretudo passando em 1º e ir directo para os oitavos como cabeça-de-série.

    • Manel Ferreira
      Posted Novembro 7, 2022 at 6:07 pm

      Eu não acho que o nível da LE e da Conference seja o mesmo, claro que não é. Mas sou dos que acham que, para muitas equipas, jogar a LE e a Conference é quase a mesma coisa, sobretudo para equipas que sintam que têm poucas hipóteses de vencer a LE e possam ver na Conference a possibilidade de um troféu europeu. Ou acham que uma equipa eliminada nos oitavos da LE no ano passado sentiu que fez melhor época europeia do que a Roma? Ou houve assim tratamento tão diferente à Roma e ao Frankfurt na época passada?
      Para essas equipas não há de facto muitos problemas em serem despromovidos para a Conference. Isto porque, sim, a diferença entre LC e LE continua a ser enorme em praticamente tudo.

      Continuo a achar que este novo “organograma” da UEFA promove demasiado o fracasso com as constantes descidas de divisão. E digo mais: no ano passado, até foi um bocado pena o PSV não ter ganho a Conference, já que as pessoas iam ver o ridículo que era um clube cair das prés da LC para a LE, cair dos grupos da LE para a Conference e depois conquistar essa competição. Acredito que a UEFA sairia ridicularizada com isso (do género “como é possível um clube falhar o ano todo e no fim ser recompensado com uma taça europeia??) e faria alguma coisa em relação a isso. Como acho que vão ter que fazer.

      • lipe
        Posted Novembro 7, 2022 at 6:55 pm

        Manel, o Frankfurt por ter vencido a Liga Europa foi jogar uma supertaça europeia frente ao Real Madrid enquanto a Roma nem para os camarotes foi convidada (digo eu, não sei ahah).

      • Neville Longbottom
        Posted Novembro 7, 2022 at 10:11 pm

        Percebo o que dizes mas isto não é novo. Aliás, quando a Champions era em duas fases de grupos já o terceiro classificado da primeira fase de grupos seguia para a Taça UEFA.

  • Knox_oTal
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:48 pm

    Wow… esta Liga Europa promete!!! Gosto ver outros pontos de interesse além da Champions no futebol europeu… competição valorizada = maior possibilidade de haver melhor futebol e espectáculo.

    Percebo o argumento de injustiça face aos clubes que descem da UCL, mas este play-off sempre torna as coisas mais equitativas e dificulta o acesso, sendo assim o prémio de se ter falhado na Champions é mais agri-doce vá.

    Quanto a previsões para este play-off, fico a torcer pelos tugas de Manchester (não gosto nada do “projecto” do Barça actual e se esta época for um fiasco pode ser que aprendam a lição de vez); depois Ajax fica sempre bem em qualquer competição; Juve, sobretudo com o regresso gradual de Chiesa, também deve passar; Mourinho e os seus romanos não vão ter a tarefa facilitada mas espero que passem; Sevilla é sempre um nome de peso na Liga Europa, mas parecem-me algo perdidos neste momento, o PSV terá uma boa oportunidade para continuar em prova; e entre Shakhtar/Rennes ou Bayer/Monaco, é-me algo indiferente pois gosto de todos os clubes e todos têm jogadores interessantes a seguir (mas pelo lado emotivo seria sempre porreiro ver o ucranianos a passar e ver até onde Mudryk os pode levar).

    Quanto ao Sporting, penso que é um sorteio excelente para a equipa recuperar confiança e ultrapassar o “trauma” da fase de grupos atípica que terminou de forma muito amarga. Mas em Alvalade mora uma equipa muito melhor, com um treinador que, a meu ver, continua focado e com um discurso sincero e natural. Algo que nem sempre é apreciado em Portugal (os “frontais” e os com o discurso do EU têm mais seguidores aparentemente), se calhar estavam todos à espera que quando corresse mal ele começasse a disparatar nas conferências… eu tenho visto/ouvido coerência, o que não impede de constatar erros de abordagem e estratégia. No entanto, mais porreiro que ver momentos de graça é ver a desgraça alheia… cheirou a sangue a muita gente, até de verde e branco, onde o instinto e mentalidade pede imediatamente “terra queimada”. Mas para já tanto equipa como treinador parecem ter capacidade de “dar a volta ao texto”, espero que sim… fico a torcer por eles (interna e internacionalmente).

    Saudações Desportivas

    • Manel Ferreira
      Posted Novembro 7, 2022 at 1:01 pm

      Eu não sou contra os clubes descerem da Champions para a LE. Sou contra é apanharem só os segundos classificados, ou seja, falham na sua competição e ainda apanham clubes que nem sequer foram os melhores na competição inferior a essa. Premiar mais o fracasso que isto é impossível.
      Idem para o pessoal que cai da LE para a Conference. Os clubes que caem das competição deviam era jogar entre si, com os segundos classificados dos grupos também a jogar entre si.

      • Knox_oTal
        Posted Novembro 7, 2022 at 2:07 pm

        Não discordo, seria talvez mais justo assim. No entanto, este playoff sempre é melhor que os clubes ficarem em terceiro na Champions e terem acesso directo à fase eliminatória da Liga Europa.

        Ainda assim, há espaço para melhorar… mas no geral estas três competições são interessantes, cada uma à sua maneira e com o seu propósito (se bem que realmente valeria a pena rever os pontos atribuídos em cada competição).

        Saudações Desportivas

        • Boneco21
          Posted Novembro 7, 2022 at 3:44 pm

          Estás a pensar mal, amigo. Um clube que cai da Champions, para vencer a LE tem de fazer exatamente o mesmo número de jogos que fazia antes. A diferença agora é que os primeiros classificados da LE deixaram de jogar os 16-avos, e apuram-se diretamente para os oitavos, mas os clubes da Champions entram na mesma eliminatória que sempre entraram antes, não há propriamente uma seleção.

          • Knox_oTal
            Posted Novembro 7, 2022 at 4:35 pm

            O que disse não tem nada haver com o número de jogos e não, não entram nada na mesma eliminatória. Entram num playoff, para depois sim competirem com os vencedores dos grupos nos oitavos de final da Liga Europa. É um detalhe, mas é diferente! E não falei em lado nenhum de selecção de qualquer tipo… apenas disse que é uma mudança positiva, em relação ao passado em que entravam directamente.

      • Tiago Abreu
        Posted Novembro 7, 2022 at 4:27 pm

        Mas não é premiar…
        Pois vêm de uma competição superior…
        É “castigar” os 2ºs classificados da LE na realidade para haver mais competição nos grupos (se bem se lembram os grupos da LE eram sempre enfadonhos até porque eram demasiados e havia sempre um bombo, e este método veio trazer mais competição).

    • Boneco21
      Posted Novembro 7, 2022 at 1:34 pm

      Ajax fica bem é em casa o mais rápido possível para ver se Portugal fica à frente dos Países Baixos e consegue manter o 6º lugar do ranking! A torcer pelo Union e pelo Sevilha.

      • Knox_oTal
        Posted Novembro 7, 2022 at 2:09 pm

        São perspectivas… eu acho é que a FPF e a Liga de Clubes deveriam era olhar para dentro e reflectir como se pode tornar o nosso futebol mais competitivo.

        Saudações Desportivas

        • ngal
          Posted Novembro 7, 2022 at 3:11 pm

          A solução para tornar o futebol mais atrativo em Portugal está à vista de todos, basta banir esta cultura da faltinha com os árbitros sempre a parar o jogo é aumentar o tempo útil de jogo e com isso a intensidade

        • Boneco21
          Posted Novembro 7, 2022 at 3:41 pm

          Não me parecem coisas mutuamente exclusivas…

          • Knox_oTal
            Posted Novembro 7, 2022 at 4:46 pm

            Não disse o contrário… simplesmente para mim é uma questão de perspectiva e mentalidade. Prefiro ter foco no nosso futebol e nos seus (in)sucessos… o que fazem nos outros países, nós não temos controlo, por aqui gosto de acreditar que ainda podemos mudar alguma coisa.

            E gosto sobretudo de bom futebol, logo a continuidade do Ajax aumenta a probabilidade de haver futebol de qualidade, ou pelo menos de ataque! É mais por aí a minha forma de pensar… além disso, prefiro adversários fortes e que nos “ameacem” (como estão a fazer) para nos obrigarem a reflectir nos vários aspectos do nosso futebol, quebrando um pouco o status quo.

    • Neville Longbottom
      Posted Novembro 7, 2022 at 4:14 pm

      Nunca é bom quando um adepto do Benfica torce pelo sucesso do Sporting internamente.

      Para mim é irrelevante o sucesso do Benfica ou do Porto.

      Quando dão este tipo de palmadinhas nas costas é sinal que não somos ameaça. E isso deve ser motivo de reflexão.

      Em todo o caso, desejo sorte ao Benfica internacionalmente. Internamente, já que o Sporting não pode ser o campeão, é-me igual se é o Benfica, o Boavista ou o Salgueiros.

      • Knox_oTal
        Posted Novembro 7, 2022 at 4:56 pm

        Vale o que vale, mas da minha parte é genuíno! Gosto do Sporting, identifico-me com muitas coisas do clube, ou melhor da sua história e tradição. Clubite bacocas não me assistem, percebo e aprecio uma boa rivalidade, mas isso não me impede de ter simpatia por outro clube português (outro grande clube aliás). Tal como tenho pelo clubes grandes do Minho, pelo respeito que tenho pela história do Boavista, do VFC, da Académica, do Belenenses!

        Quanto à situação hipotética de ter que “escolher” um vencedor da Liga sem ser o Benfica (e já fui bem mais ferrenho), também não faço questão especial por ninguém. Apenas que seja um vencedor justo e que jogue bom futebol, se for o Sporting fico contente por alguns jogadores que merecem e pelo seu treinador, que apesar de todos os defeitos, foi uma lufada de ar fresco no nosso futebol.

        Internacionalmente, isso para mim nem é questão! Na Europa, também “não fico em casa”.

        Saudações Desportivas

        • FVRicardo
          Posted Novembro 7, 2022 at 6:18 pm

          Identifico-me muito com este comentário. Sendo Sportinguista, sócio com gamebox há 15 anos, vou várias vezes com amigos assistir a jogos do Benfica na Luz e vice-versa.

          Já cheguei a sofrer em jogos internacionais de Porto, Benfica e Braga… Tanto como se fosse o Sporting em campo.

          • w0bbly
            Posted Novembro 7, 2022 at 9:43 pm

            Sou da Académica desde que me conheço e além de ver os jogos do meu clube vou bastantes vezes a Luz, Alvalade, Dragão ou outros estádio quaisquer só pelo prazer de ver a bola. Acho que isso sim é saudavel.

          • Neville Longbottom
            Posted Novembro 7, 2022 at 10:05 pm

            Claro.

            Concordo também.

        • Neville Longbottom
          Posted Novembro 7, 2022 at 10:09 pm

          Óbvio.

          Aliás eu costumo dizer que não só nao odeio o Benfica como acho piada ao clube. Mas infelizmente o seu sucesso interno significa por inerência o insucesso do meu já que (acredito eu) lutamos pelos mesmos objetivos.

          Da última vez que foram campeões eu até estava na rua em Lisboa (sou do Porto) e estava 100% tranquilo. Como estarei este ano.

          SL

  • Kafka
    Posted Novembro 7, 2022 at 12:48 pm

    Em 2011 estavam a jogar a final da Champions entre si … Em 2022 estão na 2ª divisão europeia

    • Dca
      Posted Novembro 7, 2022 at 1:08 pm

      Ia precisamente comentar isso. Lembro-me tão bem das duas finais. Agora, uma delas vai já ficar pelo caminho. Incrivel.

    • Jeco Baleiro
      Posted Novembro 7, 2022 at 2:49 pm

      E já jogaram três finais europeias entre si (Champions em 2009 e 2011 e Taça das Taças em 1991). Sinal dos tempos, mas este play off está com um nível altíssimo.

  • Af2711
    Posted Novembro 7, 2022 at 1:44 pm

    Sporting deve passar sem sustos. Em Barcelona-Man Utd, para mim o Barcelona tem outro nível e num dia sim ganha.

  • LANDERS
    Posted Novembro 7, 2022 at 2:09 pm

    A juventus vai perder
    Leram aqui primeiro

  • Tiago Abreu
    Posted Novembro 7, 2022 at 3:05 pm

    É engraçado que para apontar o erro ao benfica36 (e eu inclusive o fiz) aparece um monte de gente, para tentar fazer um comentário construtivo com a sua opinião (futurologia e otimismo vá) tal como o Benfica36 tentou fazer, quase não vi…

    • Manel Ferreira
      Posted Novembro 7, 2022 at 5:49 pm

      Mas como é que fazer futurologia é “construtivo”? Futurologia é apenas isso, tentar prever o futuro, muitas vezes com mais desejo do que com argumentos. Não há grande coisa para retirar disso.
      E não me parece que as pessoas tenham apontado o erro para gozar, mas apenas para ele, e outros, ficarem a saber que não é assim. Acho estranho como é que alguém se esquece que, pelo menos, o Arsenal ainda está na competição, mas OK, não vem mal ao mundo por isso.

  • Xtremox
    Posted Novembro 7, 2022 at 3:51 pm

    O meu palpite:
    Barcelona
    Juventus
    Midtjylland
    Rennes
    Union Berlim
    Monaco
    PSV
    Salzburg

  • Antonio
    Posted Novembro 7, 2022 at 4:01 pm

    Nos oitavos, as equipas que passem o playoff vão emparelhar só com os 1º classificados dos grupos da LE, ou também podem calhar umas contra as outras?

  • Tiago Silva
    Posted Novembro 7, 2022 at 8:10 pm

    Vou falar do sorteio da Roma. O Salzburgo é um adversário ao alcance, mas é um bom desafio e um adversário de respeito, que joga um bom futebol com pressão alta e de alta intensidade. Normalmente estes adversários costumam ser do gosto de Mourinho onde poderá jogar mais na expectativa e trabalhar a equipa para sair no contra-golpe, acredito que seja um bom jogo de futebol acima de tudo de 2 estilos bastante diferentes.

Deixa um comentário