![]() |
| Hazard |
Em 2 jogos o Liverpool passou do 1º para o 5º lugar. Frente a City e Chelsea os Reds foram visivelmente prejudicados pela arbitragem (lances demasiado óbvios que nunca iriam penalizar uma equipa com outro estatuto); a falta de banco contra o conjunto de Mou – Rodgers teve de estrear um menino de 19 anos – também não ajudou.
Chelsea 2-1 Liverpool (Hazard 17′ e Eto’o 34′; Skrtel 4′) – Os Reds entraram praticamente a ganhar, golo de Skrtel na sequência de uma bola parada, mas uma excelente 1ª parte do conjunto de Mou, com Hazard e Willian (talvez o melhor em campo) em evidência, permitiu a reviravolta no marcador (Mignolet ficou mal na fotografia no 2-1). No 2º tempo, o encontro foi mais equilibrado, Cech e Mignolet efectuaram boas intervenções, mas o anti-jogo do Chelsea, as decisões de Webb (Suárez é completamente desrespeitado na Premier League, incrível como as faltas e agressões que é alvo passam impunes), e o desgaste do Liverpool (Rodgers perdeu Allen e Sakho por lesão e, num jogo desta importância, teve de estrear o jovem de 19 anos Brad Smith, o que demonstra bem a falta de soluções às ordens do inglês), ditaram o resultado final. Destaques: Hazard a espaços (principalmente na 1ª parte) a demonstrar que tem tudo o que é necessário para estar entre os 5 melhores do Mundo; Willian a jogar assim tem de estar no Mundial (está a juntar à sua técnica uma intensidade notável); Mourinho aproveitou o trabalho de Benitez e colocou David Luiz a trinco, mas o brasileiro esteve manifestamente mal (quase sempre fora de posição e a ter de recorrer excessivamente às faltas para parar os adversários); este Chelsea do “Happy One” é o que menos respeita a essência do futebol inglês, incrível como na 2ª parte tudo foi utilizado para fazer o relógio correr sem se jogar futebol (simular lesões, perder tempo nos lançamentos laterais, etc, algo que não é habitual na liga inglesa, mas que faz parte e até pode conduzir o conjunto londrino ao título); Quanto ao Liverpool, faltaram 3/4 soluções (Gerrard e Sturridge estão lesionados) para responder ao desgaste da partida frente ao City no Boxing Day (se as lesões continuarem os Reds tem de investir em Janeiro). A utilização de Agger a lateral esquerdo não resultou, Coutinho e Sterling a espaços conseguiram desequilibrar mas a equipa teve pouca energia para dar a volta aos acontecimentos. Nota final para Mignolet, que fez duas intervenções de alto nível mas que à semelhança do último jogo voltou a errar no golo decisivo.
Chelsea 2-1 Liverpool (Hazard 17′ e Eto’o 34′; Skrtel 4′) – Os Reds entraram praticamente a ganhar, golo de Skrtel na sequência de uma bola parada, mas uma excelente 1ª parte do conjunto de Mou, com Hazard e Willian (talvez o melhor em campo) em evidência, permitiu a reviravolta no marcador (Mignolet ficou mal na fotografia no 2-1). No 2º tempo, o encontro foi mais equilibrado, Cech e Mignolet efectuaram boas intervenções, mas o anti-jogo do Chelsea, as decisões de Webb (Suárez é completamente desrespeitado na Premier League, incrível como as faltas e agressões que é alvo passam impunes), e o desgaste do Liverpool (Rodgers perdeu Allen e Sakho por lesão e, num jogo desta importância, teve de estrear o jovem de 19 anos Brad Smith, o que demonstra bem a falta de soluções às ordens do inglês), ditaram o resultado final. Destaques: Hazard a espaços (principalmente na 1ª parte) a demonstrar que tem tudo o que é necessário para estar entre os 5 melhores do Mundo; Willian a jogar assim tem de estar no Mundial (está a juntar à sua técnica uma intensidade notável); Mourinho aproveitou o trabalho de Benitez e colocou David Luiz a trinco, mas o brasileiro esteve manifestamente mal (quase sempre fora de posição e a ter de recorrer excessivamente às faltas para parar os adversários); este Chelsea do “Happy One” é o que menos respeita a essência do futebol inglês, incrível como na 2ª parte tudo foi utilizado para fazer o relógio correr sem se jogar futebol (simular lesões, perder tempo nos lançamentos laterais, etc, algo que não é habitual na liga inglesa, mas que faz parte e até pode conduzir o conjunto londrino ao título); Quanto ao Liverpool, faltaram 3/4 soluções (Gerrard e Sturridge estão lesionados) para responder ao desgaste da partida frente ao City no Boxing Day (se as lesões continuarem os Reds tem de investir em Janeiro). A utilização de Agger a lateral esquerdo não resultou, Coutinho e Sterling a espaços conseguiram desequilibrar mas a equipa teve pouca energia para dar a volta aos acontecimentos. Nota final para Mignolet, que fez duas intervenções de alto nível mas que à semelhança do último jogo voltou a errar no golo decisivo.
Outros resultados: Tottenham-Stoke City, 3-0 (Soldado 37′, Dembelé 65′ e Lennon 69′); Everton-Southampton, 2-1 (Coleman 9′ e Lukaku 74; Ramirez 71′); Newcastle-Arsenal, 0-1 (Giroud 65′) – O Tottenham regressou às vitórias e juntou-se ao Man Utd no 6º lugar (curiosamente defrontam-se na próxima jornada); o Everton superou o Southampton e subiu ao 4º lugar (excelente golo de Lukaku depois de Ramirez com um tiro fora da área ter feito o empate); mas o principal destaque é mesmo o Arsenal. Os Gunners (sem Ozil e Ramsey) bateram fora o Newcastle (equipa que vinha de uma série de bons resultados) e passam o ano no 1º lugar (e o mês de Janeiro até tem jogos, pelo menos na teoria, acessíveis).



65 Comentários
Fábio Teixeira
Hazard, Oscar e Willian cada vez mais são jogadores à maneira de Mourinho. Tremenda evolução que eles têm tido!
João Lains
Desde o primeiro momento se percebeu que o Oscar seria um dos favoritos de Mourinho neste regresso ao Chelsea. Tem aquilo que um treinador mais gosta de ver, vontade e nunca se inibe de sujar os calcoes para recuperar a posse de bola. Ainda esta quinta feira contra o Swansea esteve discreto mas terminou a partida com o maior numero de desarmes conseguidos nas duas equipas. O Willian esta em subida de forma de ha umass semanas para ca apesar de uma exibicao muito pouco conseguida com o Arsenal. O Hazard nunca conseguira marcar tantos golos como o Ronaldo mas tem qualidade para catapultar os seus registos goleadores. Nao é alto mas é robusto, aguenta bem o choque, é muito esforçado, tem um remate forte e consegue ultrapassar qualquer um que surja a sua frente. Todas as condicoes para continuar a marcar golos, para ja e o melhor marcador da equipa.
Jeremy
Sim principalmente no aspecto defensivo, nota-se a preocupação constante de os extremos fecharem nas laterais….
Mas continuo a achar que Mata é superior tanto ao Oscar como ao Willian, se bem que não é por muito.
Kafka
O Mata não é superior ao Oscar nem William, principalmente pela falta de intensidade de jogo, em especial face ao Oscar a diferença é grande em intensidade de jogo…o Oscar nesse capitulo dá-lhe 15-0, e numa equipa de Mourinho, quem não tem intensidade de jogo, fica em casa a jogar playstation, e muito bem
Jeremy
São muito equivalentes esses 3, o único que é consideravelmente melhor é o Hazard…
Mas o Mata também este ano está a jogar menos porque viu logo que o Mourinho não ia á bola com ele, foi nos últimos 2 anos o melhor jogador do Chelsea…
kiko
mais um colinho para mourinho. nada de novo. Citado do Liverpool. Novamente espoliado.
Anónimo
Parece que faltas sobre o Suárez dentro da área não podem ser marcadas. Vergonha.
José Diogo
Anónimo
o Suarez em dois jogos sofre 4 penaltis não assinalados… depois querem que ele seja um exemplo de desportivismo e que não tenha atitudes anormais. quanto ao jogo, só vi a segunda parte e o Liverpool bem quis, mas nunca mostrou argumentos para conseguir algo mais. o miúdo que entrou, Smith, (não será mau de certeza, senão não teria tido esta oportunidade) mas esteve francamente infeliz.
Dragão 86
Kafka
Agora sim, depois de jogarem todos contra todos as coisas acabam por estar mais ou menos certas, com os 2 principais candidatos (Chelsea e City) juntos na frente, e a grande surpresa Arsenal, que acho no entanto que vai acabar por ceder como o Liverpool já está a ceder como era previsivel…
Quanto ao jogo em si, vitória esperada e merecida do Chelsea, principalmente pelo que fez na primeira parte onde asfixiou o Liverpool não os deixando sequer sair a jogar…
Relativamente à 2ª volta, como acho que o Arsenal vai acabar por ceder mais cedo ou mais tarde, a luta será a 2 entre CHelsea e City, com o CHelsea pelo menos na teoria a ter um calendário melhor, pois o City, dos 9 jogos que tem fora, 7 serão contra os 10 primeiros classificados
João Lains
O liverpool nao cedeu, apenas nao tem os mesmos argumentos dos dois principais candidatos ao titulo, que jogaram nos seus campos onde de resto ainda nao sofreram qualquer derrota. O desfecho destas duas jornadas acabou por ser o mais expectavel como fizeste questao de dizer mas o liverpool deu uma boa imagem de si, podia ter amealhado alguns pontos e com algum investimento cirurgico no mercado de inverno tem todas as condicoes para terminar entre os quatro primeiros. O liverpool esta de volta a sua realidade.
Jeremy
Sim, porque estes últimos 2 jogos foram só decididos pelas duas equipas, a 3ª não teve nenhuma influência…
Os árbitros acabam por ser decisivos em campeonatos tão equilibrados como está o Inglês este ano, e nesses casos pode perfeitamente acontecer não ganhar a melhor equipa por factores externos.
Pena o Mourinho não falar nestas situações, por muito menos esteve meia hora numa conferência de imprensa a repetir o 'porquê', e depois tem a lata de dizer que os outros choram…
Kafka
Jeremy, não acredito sinceramente que em Inglaterra haja algo do que aconteceu em Portugal (com o apito dourado que beneficiou claramente um clube durante anos e anos), ou como em Itália (com o Calciocaos onde a Juve e Milan foram claramente beneficiados em detrimento do Inter), como tal acho que no fim das contas andará ela por ela entre benefícios e prejuízos, como tal não vou entrar sequer por essas teorias da conspiração arbitrais no que concerne ao campeonato Inglês…se no Português não entro e tinha tudo para entrar pois sou do Benfica e levei com mais de 20 anos de apito dourado em cima, portanto muito menos no Inglês vou entrar..
Logo a questão é simples, o Liverpool pode ter sido prejudicado nos 2 ultimos jogos, mas também já foi beneficiado e no fim do campeonato andará ela por ela, e o vencedor do campeonato Inglês será a equipa que demonstrar ser a melhor dentro de campo, e não a que beneficia de um qualquer "golden whistle" à Inglesa
Jeremy
Eu não disse que era algo intencional, mas sim erros humanos involuntários que acabam por condicionar os jogos e consequentemente campeonatos…Certamente em Inglaterra os Pintos da Costa e Luciano Moggi não existem.
Agora o futebol é a modalidade que conheço em que os erros arbitrais influenciam resultados e muitas vezes até marcam a história, é algo devido á natureza do jogo. Por exemplo o ano passado na final da Champions se Dante tivesse sido expulso como deveria será que o Bayern teria ganho? É algo que marcou a história de 2 clubes e do futebol em si, tal como a mão de deus, ou o golo da Inglaterra em 66.
Kafka
Sim nisso concordo contigo, principalmente em competições a eliminar os erros dos árbitros podem decidir quem passa ou não…
PS: Já agora só acrescentar que o caso de 66 foi muito mais grave que apenas o golo da Inglaterra, houve claramente o conjunto de influências que deu o titulo à Inglaterra, desde a vergonha que foi o Inglaterra-Argentina dos 4ºs de final, a nova vergonha que foi o Portugal-Inglaterra onde só faltou matarem o Eusébio já que ninguém era expulso, para não falar na alteração do jogo, pois pelas regras tinha de ter sido em Liverpool (onde Portugal estava sediado) e não em Londres o que obrigou Portugal a uma viagem em cima da hora com o respectivo cansaço…etc…etc.. foi talvez o Mundial mais vergonhoso da história, onde aí sim claramente não venceu a melhor equipa, mas sim a equipa que a FIFA quis que ganhasse..
Jeremy
Kafka, tem razão no que diz de 66, principalmente o caso da sede…
Mas também deve saber como Portugal parou o Pelé…
CRF
sinceramente acho que o Liverpool perdeu bem. Na 1ª parte para além do golo caido do céu não me lembro de mais nenhum remate. Na 2ª parte teve ligeiro ascendente mas acabou por haver oportunidades para os dois lados.
Em termos de arbitragem o Howard Webb já nos habituou a cenas de cegueira, no entanto Suarez tem muita culpa, o homem é incapaz de se manter em pé numa dividida, e na área mal sente o contacto cai e esbraceja que nem uma bailarina de patinagem artistica. Acho que é muito por ai que os lances acabam por perder credibilidade, pois enquanto telespetador consigo ver a falta mas depois vejo a facilidade com que ele foi ao chão e o teatro que mete no meio e desvalorizo o lance. Se tentasse não cair tão facilmente o apito soava mais vezes..
Destaque para a excelente 1ª parte do Chelsea, e o grande jogo de Hazard e Oscar.
MM
inacreditável a falta de respeito por parte da arbitragem inglesa ao liverpool e ridiculo o tratamento dado pelos árbitros ao luis suárez. é preciso o quê para ser marcado um penalti sobre o uruguaio?hoje dentro da área leva uma cotovelada do terry e é agredido sem bola pelo eto'o. mais ridiculo é o árbitro estar à frente dos dois lances, com total visibilidade e não marcar nada. já não bastavam os castigos ridiculamente longos dados ao uruguaio, quando comparados com outros na liga inglesa e agora isto. contra o city foi o que foi, hoje aconteceu o mesmo. assim fica complicado para o liverpool lutar pelo título, mesmo tendo um plantel curto, principalmente no meio campo,fica claramente a ideia que com arbitragens justas não tinham perdido estes dois jogos. espero que se reforcem com 2 ou 3 jogadores de qualidade em janeiro para lutarem pelo titulo…isto se as arbitragens deixarem e se suarez aceitar ficar num campeonato onde é claramente "odiado" pelos árbitros…
Fábio Teixeira
Também não exageres. Cotovelada do Terry e agressão do Eto'o?
MM
não?tão o que chamas a um pontapé num adversário numa jogada em que a bola nem está perto deles?e um cotovelo na cara não é uma cotovelada?então o que é?
a do terry não é agressão mas era claramente falta, agora a do eto'o é uma agressão (numa agressão o agredido não tem que ficar a sangrar ou com uma perna partida), porque não tem qualquer intenção nem possibilidade de chegar à bola.
Fábio Teixeira
Não é agressão, na minha opinião. É falta sim senhor, mas aquilo não é nenhum pontapé. Quanto à alegada "cotovelada", o Terry está a tentar enquadrar-se para ganhar posição. Não revi o episódio, mas creio que ele nem tem a noção de onde está o Suárez, está concentrado na trajetória da bola. Não é preciso dramatizares.
Kacal l
Um Bom Jogo de futebol, intenso, bem disputado e grande ritmo, vitória justa do Chelsea, teve mais oportunidades e fez uma excelente primeira parte, na segunda recuaram no terreno e deixaram o Liverpool jogar mais, mas, os Reds foram incapazes de criar perigo, o Chelsea foi fortíssimo tacticamente e muito seguros defensivamente (como é habitual), dominantes na posse de bola, uma equipa muito bem organizada.
Já o Liverpool não fez uma Boa exibição, não conseguiu desequilibrar, o meio-campo não funcionou bem, a defesa esteve insegura em alguns momentos, o Mignolet fez algumas boas defesas, mas, sofreu um frango no 2º golo, o Suárez esteve muito marcado, não conseguiu fazer a diferença, foram prejudicados pela arbitragem, mas, isso não desculpa tudo, hoje estiveram muito apáticos, uma exibição cinzenta.
Em geral, o Chelsea mereceu, foi superior e ganhou os 3 pontos, importantes.
Octavio
Mourinho hoje não falará da arbitragem. Oscar, Cahil não deviam ter acabado o jogo e ainda existem 2 penaltys sobre Suarez.
Aliás, o uruguaio tem de sair de Inglaterra pois perdeu todo o respeito que alguma vez tiveram com ele. Um jogador deste nível não merece (nenhum merece, aliás) estar sujeito a agressões e entradas maldosas de forma constante e sempre ignorado pelo árbitro.
Liverpool com plantel limitado e com enorme falta de respeito por parte do futebol inglês.
André Sousa
Nem acho que seja tanto pelo estatuto… Acho que estes penaltis recentes que ficaram de maneira escandalosa por marcar foram sobretudo por ter sido sempre Suarez a sofrer a falta. Os árbitros cada vez mais acham que cada vez que ele cai é teatro.
Rabensandratana
Detesto o Liverpool, fiquei contente pela vitória do Chelsea, mas verdade seja dita o Howard Webb beneficiou e muito os azuis de Londres, mas uma vez o Zé Mourinho vai piar baixinho, nem vai abrir o bico!!!
Assim é complicado o Liverpool fazer frente aos grandes de Inglaterra.
diogoribeiro
Por acaso ele abriu o bico na entrevista que lhe fizeram 5 minutos depois do jogo acabar.
Miguel Lopes
Um jogo muito bom de início mas que depois acabou por ficar nitidamente manchado pela arbitragem e pelo tratamento que o Suárez levou o jogo todo por parte dos defesas. Ainda assim, certamente que este resultado satisfará bastante Mourinho e infelizmente leva o Liverpool a cair para o 5º lugar antes da passagem de ano. :/
A título de curiosidade deixei de ter direito a gostar e comentar nas publicações do Visão de Mercado no Facebook, sendo que nunca coloquei qualquer conteúdo impróprio ou publicitário nas mesmas. Seria possível voltarem a dar permissões para tal?
Obrigado.
Miguel.
Rui Santos
O Suarez está a pagar pelos erros cometidos por ele próprio. Sempre fui um jogador muito "sul-americano", ou seja, reclamar muito, fingir muito,etc. Ganhou a fama e agora os árbitros não marcam.
No entanto, neste momento é o jogador em melhor no forma no mundo, com um jogador assim, mais o regresso de Gerrard e Sturridge, cuidado com este Liverpool, pois não tem muitas deslocações complicadas.
Mas mesmo assim, se tudo correr dentro do previsto será o Chelsea campeão (a não ser que o City atine nos jogos fora de portas).
Jeremy
Sim o banco do Liverpool não é tão bom como o do Chelsea ou City, mas tb não é tão mau como neste jogo pareceu…
É que faltaram Moses (como é emprestado pelo Chelsea não pode jogar), Gerard e Sturridge são 2 dos 3 melhores e estão lesionados.
João Lemos
Cada vez que vejo o Liverpool este ano só me lembro do Sporting….é que as semelhanças são mais que muitas, no bom e no mau, mas tal como em Portugal há 2 clubes que têm que ficar nos 2 primeiros lugares senão cai o carmo e a trindade, em Inglaterra há 3 (Vão ver como o United sem jogar nadinha vai à CL) e um 4º (Arsenal) que joga muito, por isso, não há nada a fazer para os Reds por melhor que joguem e por mais que tentem surpreender….não vai dar
Euclides!
Com o Liverpool passa-se o mesmo que o Sporting, é um histórico mas não tem estatuto na Liga e por isso mesmo na hora de decidir os árbitros prejudicam em detrimento das equipas com maiores credenciais, hoje aos 2 minutos o Etoo deveria ter visto logo um amarelo alaranjado pela aquela entrada de pitons ao joelho do adversário…
creio que tal como foi mencionado na transmissão de Tv, o Liverpool acaba por pagar a factura de ter 3 jogos de intensidade máxima num curto espaço de tempo, não havendo um banco a altura e com as lesões de alguns jogadores cede, mas ainda assim lutou bastante e podia perfeitamente nem ter perdido quer com o Chelsea quer com o City…
o facto de estar em 5º lugar nesta altura, não significa absolutamente nada, assim como o Manchester united estar em 7 ou 8º também pouco significa porque ainda há muitas jornadas para disputar, esta é uma das prémier leagues mais competitivas que me recordo, com jogos grandes praticamente em todas as jornadas e por isso esta ao rubro, com 6/7 equipas que podem chegar ao titulo…
Mas quem acha que o Liverpool poderá esta em queda pode tirar dai o cavalinho da chuva, porque assim que chegarem as eliminatórias da liga Europa, Champions e taças internas, irão novamente ter grande vantagem para os adversários por terem mais tempo para preparar os jogos, e além disso há também o factor casa, porque nesta primeira volta tal como mencionou Norton Matos, o Liverpool jogou praticamente fora todos os jogos complicados, além disso podem ainda reforçar-se em Janeiro atendendo a sua grande época…
Já o Chelsea mostra cada vez mais ter uma grande consistência de jogo, não sei porque dizem que o Chelsea tem um futebol feio, creio que é uma equipa que mostra muita qualidade de jogo a espaços, as combinações e desmultiplicações tácticas são de grande espectacularidade, aquele trio ofensivo merecia um ponta-de-lança de outro nível e se calhar com um avançado mais potente e presente seria muito mais demolidor, mas como todas as equipas de Mourinho o Chelsea é um candidato, embora este campeonato seja tão competitivo em que certamente irá perder jogos e pontos inesperados tal como todos os outros
O melhor plantel claramente em termos de soluções é o Manchester City, veremos é se a equipa se mantém a este nível porque está claramente a subir de forma, creio que a eliminatória com o Barcelona irá ser a chave, quer se o City passar ou da forma de como for eliminado, porque a nível psicológico tem muita influência o estado de espírito colectivo.
Uma palavra também para o Arsenal, Everton e Newcastle, equipas que este ano estão bem melhores, o Everton que andou tantos anos em 8/9 perdeu o treinador para o United, e agora é o United que anda por essas classificações… (irónico…)
depois há ainda para ver como reage o Tottenham, porque creio que tem plantel que chegue e sobre para lutar pelo acesso a Champions, vai ser seguramente emotivo, a par da Liga Alemã é o campeonato mais forte, mas claramente o melhor do mundo neste momento pela competitividade.
João Lains
Concordo em absoluto com tudo o que foi dito mas vi me na obrigaçao de vir em defesa do Moyes. Sem retirar merito ao Roberto Martinez que e um excelente treinador e que ate fiz questao de sugerir para o Napoles, ele tem a sua disposicao o mais vasto e forte plantel do Everton no novo milenio e o Moyes sem ter jogadores com esta qualidade colocou o Everton nas competicoes europeias por diversas vezes e ate ao surgimento dos investimentos milionarios do City eram a quinta equipa mais forte do campeonato ingles.
MosqueteiroSLB
…e que nao viessem dizer que o sporting e um coitadinho que e sempre prejudicado pelas arbitragens…
Kafka
Até num jogo que não tem NADA a ver com Portugal, os adeptos do Sporting conseguem vir fazer-se de coitadinhos e chorar que há uma cabala a nível Mundial contra eles…nunca vi tanta choradeira junta, são piores que os putos mimados…
LuisRafaelSCP
Quando se fica muitos anos sem ganhar, e ainda por cima em lugares que não correspondem à grandeza do clube, perde-se algum "respeito" e "estatuto", que não se recupera de uma época para a outra. Não é só em Inglaterra que isso acontece…
Quanto ao Liverpool, é um pouco como o Arsenal, vai lutando com o que tem, mas que em termos de opções e em caso de lesões (que têm acontecido em grande número aos Reds) é normal que passem por algumas dificuldades visto que não gastaram o mesmo dinheiro dos rivais, nem têm o mesmo número de opções!
Não vi este jogo, mas contra o City foi um resultado extremamente injusto.
Fábio Teixeira
Vi a segunda parte do jogo do Arsenal e até que foi agradável de ser ver. Do lado dos Gunners sem dúvida que o mais esclarecido foi o Cazorla. Do lado dos Magpies gostei de ver o Debuchy (melhor em campo) e o Sissoko. Pela negativa, destaco o Ben Arfa. Pode ser muito bom jogador, mas com aquele egoísmo não vai a lado nenhum.
LuisRafaelSCP
Já agora, a reputação que Suarez ganhou em Inglaterra, faz com que qualquer toque dele seja falta para cartão amarelo… faltas sobre ele, são só assinaladas aquelas quase em que lhe partem a perna!
Retirando a parte do exagero, é quase isto!
Anónimo
É por isso que o Mourinho é o, ou um dos, melhor do mundo, podem-lhe acusar de tudo (anti-jogo, futebol pouco atrativo) mas que ganha, ganha.
Suarez apenas está a pagar todos os escândalos dentro do relvado que provocou. Até pode ser injusto mas cada um deve medir as consequências dos seus atos.
Jordan
Jeremy
Sim porque desde 2010 anos é títulos que não acabam….
Até parece que o Chelsea está em 1º com larga vantagem, e que com o plantel que tem não é obrigatório ganhar a um Liverpool sem Gerard e Sturridge, pena foi que não tenha sido de forma limpa…
Anónimo
Um treinador não se faz em 3 anos…
E Jeremy já que te sentiste tão ofendido, desde 2010 todos os treinadores tiveram pelo menos um ano mau em termos de títulos. O Mourinho apenas a época passada não ganhou nenhum título, mas esqueces-te que foi a meias-finais de Champions em que perdeu só nos penalties.
Jordan
Kafka
Jordan, rectificação, o Mourinho o ano passado apesar de ter vencido um titulo menor, conseguiu na mesma vencer um titulo, ou seja, a Supertaça Espanha
Desde que assumiu o comando do Porto e fez uma época completa, venceu SEMPRE pelo menos 1 título por época, o que deve ser caso único no Mundo
2002/2003 – Campeonato Portugal, Taça Portugal e Taça Uefa
2003/2004 – Campeonato Portugal, Supertaça Portugal, Liga Campeões
2004/2005 – Campeonato Inglaterra, Taça Liga
2005/2006 – Campeonato Inglaterra, Supertaça Inglaterra
2006/2007 – Taça Inglaterra, Supertaça Inglaterra
2007/2008 – Despedido em Setembro, logo não dava para ter vencido algum titulo
2008/2009 – Campeonato Itália, Supertaça Itália
2009/2010 – Campeonato Itália, Taça Itália, Liga Campeões
2010/2011 – Taça Espanha
2011/2012 – Campeonato Espanha
2012/2013 – Supertaça Espanha
Portanto vai em 10 épocas consecutivas a vencer sempre pelo menos 1 título por ano, ou muito me engano ou é recorde Mundial
kiko
2007/08 não ganhou nada. O ser despedido não conta. Que enviesamento é esse?
record mundial são os titulos do guardiola
Jeremy
Não; Kiko ele foi despedido por estar a fazer grande época…
Por essa ordem de ideias Villas Boas também esteve sempre bem, no Porto ganhou tudo, no Tottenham bateu o record de pontos e nas duas outras épocas foi despedido, logo não vale. Aliás o mérito da Champions do Chelsea deve ser dele.
Jeremy
É caso para dizer que em condições normais o Chelsea não será campeão, logo é esperar pelas condições anormais…
Já contra o Arsenal tinha ficado um penalty claro sobre o Walcot por marcar, hoje foi o que se viu… Se isto se tivesse passado com o Barça nos seus tempos de Real tinhamos choradeira para 2 meses.
diogoribeiro
É impressionante o tempo que um benfiquista consegue guardar a azia.
Já foi há 10 anos, esqueça isso.
kiko
mas qual benfiquismo? sou portista e o post do user acima está 100% certo. Chelsea tem sido beneficiado e não joga nada. Não será campeão.
Jeremy
Sim claro, não se pode criticar Mourinho é crime lesa pátria…
Mas diga lá que mentira é que eu disse? O Chelsea não foi ajudado? Não era penalty sobre Walcot? Mourinho não se queixa de tudo quando perde? Até do calendário já se queixou, veja lá…
É um grande treinador, mas saber perder não faz parte das suas qualidades.
Jeremy
Acho o Rodgers um excelente treinador mas ás vezes tem decisões incompreensíveis, primeiro foi a tática dos 3 centrais que não se enquadrava em nada, hoje foi a decisão de adaptar o Agger a DE quando tinha o Cisoko no banco…
Mas Mourinho também não fez melhor a adaptar David Luiz quando tinha Mikel, que tem vindo a jogar bem a trinco.
Fábio Teixeira
É compreensível a aposta em Agger a lateral esquerdo, visto que o Cissokho esteve francamente mal contra o City. Aliás, durante o jogo resolvi um exercício mental que colocou sem sombra de dúvidas o Alex Sandro um patamar acima tanto do Cissokho como do Álvaro Pereira.
Quanto ao Mikel, não tem intensidade de jogo assinalável, pelo que nestes grandes jogos tem se ter todo o cuidado (embora também ache que David Luiz não é jogador para jogar ali).
Jeremy
Sim é verdade o Alex Sandro é bem superior, até ao Coentrão (sou benfiquista), para mim o melhor que vi em Portugal.
O Mikel tem pouca intensidade mas compensa em qualidade com bola e inteligência, já o David Luiz não pode jogar ali.
João Lains
O Rodgers só adoptou o esquema de três centrais nos jogos em que o Coutinho esteve ausente por lesão. Não foi a primeira vez que o Agger foi utilizado a defesa esquerdo e não esteve assim tão mal até porque o Cissokho teve uma exibição bastante infeliz com o Manchester City.
Jeremy
Eu só acho que por o Agger num espaço em que á partida vai estar o William é um erro, por muito mal que tenha estado o Cissokho. É que é muito difícil a um jogador tão alto e habituado a jogar no meio parar um driblador de excelência como o William.
João Lains
O Cissokho também está de regresso de uma lesão creio não estar nas melhore condições físicas. O Agger não consegue dar profundidade pelo corredor mas sente-se confortável com a bola nos pés, era frequente até vê-lo ser associado com regularidade ao Barcelona. É uma pena que não esteja ao nível da época passada (a única em que esteve realmente livre de lesões), que o colocava claramente entre os 20 melhores centrais do mundo. A aposta em Sakho, essencialmente pelo dinheiro que envolveu, deve encurtar o prazo de Agger em Anfield.
diogoribeiro
Conhecem a história do Pedro e do Lobo? É o que está a acontecer com o Suarez.
Mystical
O Jose Mourinho diz que o Arsenal é uma equipa ´´ABORRECIDA ´´ este Chelsea é uma tristeza de ver jogar o Mourinho com o Arsenal já tinha feito anti-jogo e agora também, houve partes em que o Liverpool chegou a ter quase 80-20 em posse de bola, mal marcou um golo toca a defender espectáculo ZERO
diogoribeiro
Não sei onde leu isso mas foi completamente fora do contexto.
O que Mourinho disse era que se os adeptos do Arsenal estavam a chamar ao Chelsea aborrecido deviam olhar para eles mesmos, pois no jogo com o Chelsea não criaram quase nenhumas oportunidades de golo e creio que só acertaram 1 vez na baliza, a jogar em casa!
Quanto à sua segunda afirmação… pffff. Quantas oportunidades criou o Liverpool? E o Chelsea? Quem criou mais espetáculo?
kiko
Chelsea joga um futebol miserável.
Gabriel
Será que o Mourinho vai criticar a arbitragem? Ou só faz aqueles filmes enormes espalhafatosos, em que dispara para todo o lado, quando lhe convém? E ainda por cima a equipa joga mal, sem grande interesse, e recorre a "truques" anti-jogo para garantir pontos.
João Lains
Libertem-se desse ódio, não creio que foi à custa do anti-jogo que o Chelsea venceu o jogo. O Liverpool não esteve tão bem como tem estado mais recentemente, condicionado ou não pela estratégia da equipa da casa que se colocou em vantagem e foi pragmática, à imagem do Mourinho. Ele cumpriu com a parte dele, pedem-lhe resultados e para já tem cumprido. O Chelsea está num bom caminho para ser campeão, não é a equipa mais forte nem a que joga melhor, mas por influência e mais uma vez chamo o Mourinho para aqui, sabe como ganhar aos seus adversários. E só não o conseguiu fazer fora do seu estádio, e uma vez que o calendário na segunda volta é mais acessível com a grande parte das equipas do topo da tabela a deslocarem-se até Stamford Bridge (Arsenal, Tottenham, Man United, Everton ou Newcastle) há razões para acreditar num desempenho ainda melhor! Além disso como a Premier League nunca esteve tão competitiva este ano, nem deverá ser preciso ultrapassar a marca dos 85 pontos.
Jeremy
João, não percebes que esse ódio de que falas não existe? Essa do ódio é sempre a desculpa para quando alguém diz algo de negativo do Ronaldo ou Mourinho, não se pode criticar os símbolos nacionais que cai o Carmo e a trindade…
O pessoal só fala assim de Mourinho pois ele deve ser o treinador mais arrogante e ao mesmo tempo choramingas da história…
Já no Porto se queixava com aquela frase do 'em condições normais seremos campeões e em condições anormais também' isto numa altura em que é público que Pinto da Costa tinha os árbitros que queria e a fazer o que ele queria…
No Chelsea, eram as outras equipas que punham autocarros, frase curiosa vindo do treinador que chegou á final da Champions com um Air Bus em Camp Nou…
No Real queixou-se de tudo, era o Villar que mandava nos árbitros, o Guardiola que deveria ter vergonha das Champions que ganhou (sem se lembrar do golo anulado ao Scholes ou da expulsão do Andrade), até do calendário se queixou…
Quando o Wenger reclama, com razão, um penalty que ficou por marcar é um choramingas….
Para além disso as suas equipas normalmente jogam um futebol desinteressante, pelo menos desde 2005, logo é normal não lhe fazermos uma estátua.
Depois lembra-te que o teu ídolo desejou a morte de um jogador em campo, logo não me parece que seja exemplo para ninguém.
João Lains
Será sempre exemplo pelas competências que tem e por aquilo que já conquistou. Essa frase no Porto de queixumes não teve nada, bem pelo contrário, uma coragem que falta a muita gente. É claro que chegou à final da Champions com um autocarro em Camp Nou, depois de ver um jogador da sua equipa ser expulso numa fase muito precoce da partida, aí desculpa mas não há como criticar a postura da sua equipa até porque havia uma vantagem para conservar. A primeira temporada no Real também teve toda a legitimidade para falar porque o Barcelona foi claramente beneficiado até nas provas europeias. As declarações do Wenger não se resumiram ao penalty que ficou por assinalar e só teve a resposta que mereceu vinda do Mourinho, depois de dizer que o seu Arsenal deveria ter ganho o jogo quando na verdade nada conseguiu fazer para justificar outro desfecho. Sou um defensor incondicional do Mourinho, embora também reprove algumas das suas atitudes e declarações, mas como me cinjo ao futebol no campo, desvalorizo os problemas extra porque o que o Mourinho diz tem sempre uma segunda intenção, cabe a nós desvendá-la e perceber porque o faz. Para a história ficam os resultados, os números, os nomes dos vencedores e o do melhor treinador de sempre também ficará.
Jeremy
O Inter não estava com o autocarro antes do Motta ser expulso? Tens que ver o jogo outra vez (isto se conseguires).
A tática do autocarro já vinha preparada, eu sei que resultou, mas o que eu queria dizer é que tudo serve para Mourinho se queixar quando perde…
Isso é tudo muito bonito, mas se todas as equipas jogassem assim o futebol perdia a piada…
Achas então bonito dizer que o Guardiola (de quem teria sido em tempo amigo ou pelo menos é público que tinham boa relação) deveria ter vergonha das suas Champions? O Porto foi beneficiado em 2004 também e nunca ninguém disse isso dele… Tal como o Real foi muito beneficiado no ano em que foram campeões….
O Mourinho vai ficar na história, tal como o Herrera ficou ou o Brazil de 94 com 3 trincos, mas quando se falar dele além dos títulos irá ser lembrado o mau futebol da maior parte das suas equipas….
E não só os vencedores ficam na história, a Hungria de 54 é mais conhecida que a holanda que ganhou o mundial, o mesmo serve para a Holanda de 74 e o Brasil de 82. Isto para dizer que Guardiola vai ficar num nível acima de Mourinho no olimpo do futebol pois em princípio irá tanto ou mais do que ele e a jogar sempre um futebol de excelência…
Faltam muitos anos de carreira a ambos para podermos ter a certeza disto, mas duvido que Mourinho seja reconhecido como o melhor de sempre, pois esses lugares estão reservados para alguém que mudou o futebol a sério como o Cruyff, o Guardiola ou o Michels.
Quanto ás atitudes, para tudo há um limite… Essa do Rui Jorge é demais.
João Lains
Mas como é que querias que o Inter jogasse em Camp Nou perante a melhor equipa do mundo? A própria regra dos golos fora, que eu sou manifestamente contra, propicia isso nas provas europeias.
Podíamos continuar a defender os nossos pontos de vista, mas eu sou fã do Mourinho. Nem se trata de te dar razão, simplesmente acho que muitas das críticas têm sido injustas quando ele está a realizar um trabalho manifestamente bom com o Chelsea colocando a equipa numa boa rampa de lançamento para o título inglês, o calendário mais acessível na segunda metade da temporada pode ser determinante neste aspecto. Eu fico contente pelo seu sucesso e os adeptos do Chelsea também até porque fiquei surpreendido quando muitos deles ficaram agradados com própria exibição da equipa no campo do Arsenal e por aqui o que se viu foi uma chuva de críticas.
João Lains
O Rodgers só adoptou o esquema de três centrais na ausência do Coutinho por lesão. O melhor Mikel que vi, jogava numa fase mais adiantada na selecção da Nigéria durante a Taça das Confederações. Fiquei bastante impressionado na altura, mas continuo a dizer que não tem intensidade para ser titular numa equipa como o Chelsea.
João Lains
Campeonato: O Liverpool termina a primeira volta na quinta posição. Talvez não seja uma posição que faça jus ao quão boa tem sido a época e à maneira como tem jogado. Estas duas últimas jornadas tiveram o desfecho mais expectável embora a massa adepta possa estar confiante especialmente pela exibição que a equipa conseguiu no Etihad Stadium onde por norma o Manchester City tem atropelado os seus adversários. As exibições em Anfield Road têm sido bastante convincentes. A segunda volta tem tudo para correr melhor já que o Liverpool vai receber todas estas equipas: Chelsea, Manchester City, Tottenham, Everton, Arsenal, Newcastle e Manchester United, ou seja todas as equipas envolvidas na luta pelo título e lugares europeus. O balanço fora de casa com elas foi este: 1V 2E 4D = 5 pontos em 21 possíveis.
Treinador: Muito mérito para a forma como o Liverpool tem jogado vai para o seu treinador. A direcção teve paciência com ele porque a temporada de estreia não foi tão boa quanto isso, mas parece que finalmente tem conseguido implementar as suas ideias.
Aspirações: o campeonato daqui para a frente é imprevisível, a concorrência feroz mas tudo o que não seja um lugar entre os quatro primeiros pode ser encarado com uma ligeiro descontentamento.
Plantel: à partida um elenco com 23 jogadores seria suficiente para disputar as provas nacionais, mas algumas lesões e outros erros de casting demonstraram que o plantel é curto e para atingir objectivos no final da época será preciso investir no mercado de inverno. Apesar das lamentações, muitas culpas podem ser atribuídas ao Brendan Rodgers. Entre Tiago Ilori, Moses, Aspas, Cissokho e Luis Alberto estão investidos 27 milhões de euros e apenas contabilizados 1400 minutos (o mesmo tempo de utilização do Skrtel, por exemplo) na Premier League. O impacto dos três atacantes mencionados foi nulo (à excepção do jogo de estreia para o Moses) e por isso está comprovado que não são alternativas credíveis e mesmo desnecessárias para o caso do Ilori.
Soluções: um lateral direito, uma lateral esquerdo, um médio defensivo, um médio centro, um ala e uma alternativa low-cost para o ponta-de-lança. Montoya termina contrato no final da temporada com o Barcelona e o Johnson tem estado francamente mal, irreconhecível para dizer a verdade. José Enrique está lesionado e Cissokho também sofreu alguns problemas físicos. Bertrand se recebesse confiança e tivesse direito a mais oportunidades não tenho dúvidas que tinha capacidade para roubar o lugar ao Cole no Chelsea. Não traria muitos custos e tem muito por onde evoluir dando garantias a curto prazo. Ricardo Rodríguez seria uma jogada ainda mais inteligente e a melhor solução para um problema que se arrasta desde a saída do Riise. Cabaye seria como que um sonho molhado para qualquer adepto mas Rakitic seria uma opção bastante válida, excelente temporada no Sevilha. Não acredito que o Porto se desfaça do Fernando a meio da temporada mesmo correndo o risco que não irá realizar nenhum encaixe com ele. Portanto, M'Vila parece-me uma excelente opção, com potencial para estar entre elite. A transferência para a Rússia foi apenas um erro. Perante o fraco contributo de Moses, Luis Alberto ou Aspas, a contratação de um ala exige-se. Salah é um jogador entusiasmante, de baixo custo mas com um tremendo potencial. Yarmolenko é muito caro e tem demasiada bagagem para ser suplente enquanto o Pedro não está tão fora do Barcelona quanto se pensa. Suárez não tem por norma ser afectado por problemas físicos mas se acontecer? Provavelmente Sturridge será deslocado para o centro do ataque onde já provou ser capaz de lidar com o desafio. O empréstimo de Guidetti não faria mal nenhum já que Mitroglou acabou de estender contrato com o Olympiakos.
Fábio Teixeira
Excelente comentário João.