Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Mais um avançado? Prefiro ter só dois, é uma decisão minha, não culpem a direção. Acho que três jogadores para uma posição não funciona»

Dois são suficientes? Jorge Jesus e Conceição pensam de maneira diferente, tendo 3-4 opções por posição.

Rúben Amorim vincou, depois da vitória frente ao Belenenses SAD, que não pretende mais avançados, por considerar que para a harmonia do grupo dois elementos por posição é suficiente. «Já tivemos três avançados quando estava cá o Pedro Marques e três semanas bastaram-me para ver o que queria. O Pedro Marques ia ser o terceiro a lutar por um lugar e eu sei o que isso faz a um jogador. Podemos estar daqui a duas semanas a dizer que os dois avançados se lesionarem e não temos ninguém, mas isso não posso controlar. O que posso controlar é que sei que esta equipa vive muito de todos saberem que amanhã podem ser titulares e para poderem ser titulares não pode haver mais de dois jogadores por posição. É uma decisão minha, não culpem a direção. Acho que três jogadores para uma posição não funciona. Quando vier a Liga dos Campeões, posso arrepender-me, mas é uma decisão minha e que a assumo por completo», afirmou o treinador do Sporting.

33 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Agosto 22, 2021 at 9:20 am

    Entendo o que o Rúben disse. Numa táctica de 3-4-3, em que só joga um avançado, não faz sentido ter 4 avançados, por exemplo, para um lugar. Portanto, entendo perfeitamente o que o Rúben quis dizer e como Sportinguista Paulinho e TT terão todo o meu apoio.

    Saudações Leoninas

    • Gonssalo
      Posted Agosto 22, 2021 at 11:20 am

      Também entendo perfeitamente, e este grupo já provou e muito que só temos é de apoiar.

      É normal nós adeptos querermos reforços sonantes, esta equipa com mais um central, avançado e extremo ficava excelente, mas temos de aceitar e apoiar.
      O Paulinho só precisa é de confiança, nota.se mesmo, e agora com público ainda vai sentir mais pressão, mas ele tem estao muito bem em tudo menos finalização.

      No entanto ter só estes 2 é muito arriscado, mas a verdade é que não há dinheiro, e até por isso se compreende o que o Amorim diz.
      Vamos ver a sorte também continua a acompanhar-nos por enquanto, e se aliviarmos a folha salarial pode ser que saquemos uma truta mesmo no fecho do mercado!

  • Pormenor Tatico
    Posted Agosto 22, 2021 at 9:45 am

    É talvez o meu grande ponto de discórdia em relação ao Rúben, não, não chega.

    Como não chega ter 5 centrais ou 4 médios numa época longa e exigente, independentemente de ter mais jogos ou não, tem que haver alternativas de forma a sermos competitivos e não nos ressentirmos de eventuais “problemas”.

    Paulinho e TT é muito curto, basta uma lesão e ficamos sem opções, não temos ninguém na formação para substituir, jogar com Jovane, Pote ou Coates é uma brincadeira, no despespero no máximo, não algo rotineiro.

    Se os 2 fossem craques de nível mundial, não são, nenhum dos 2 ainda deu garantias, o 1º lembra-me Postiga, tão trapalhão a finalizar, o 2º ainda está verde, comparar com os rivais, depois queixem-se que ficamos 20 anos sem ganhar uma Liga.

    Centrais falta 1 para o lado direito, para o Inácio ir para a esquerda, Neto e Matheus não dão segurança nenhuma.

    Médios devíamos ter mais 1, 4 acho pouco, Tabata e Pote ali são adaptações e nas alas claramente precisamos de 1/2 abre-latas, é a única posição em que temos quantidade certa(5), mas nenhum que desequilibre em espaços curtos!!!

    Agora está tudo bem, quando começar Champions e tal, o desgaste começa a fazer-se sentir, mais lesões e vai-se ver que o banco é curto, só na baliza e laterais estamos bem servidos.

    Só entrará alguém de sair outro, já não acredito em mais buys.

    Desculpa Rúben, mas não consigo partilhar uma visão que prejudica o Sporting, impossível correr bem.

  • cdiogo77
    Posted Agosto 22, 2021 at 9:45 am

    Apesar de nos ter dado o campeonato e de ser um enorme treinador, não tenho de concordar sempre com ele. E neste momento não podia estar menos de acordo. Não poder ter mais um avançado por constrangimentos financeiros ainda entendia, agora por opçao, não. Não temos alternativa porque TT não é um avançado centro (confesso que ainda nem percebi bem onde renderá mais) e não temos um avançado caso haja necessidade de um jogo mais direto (e não me venham com a opçao Coates). Mas tudo bem, por não concordar, não quer dizer que não confie…mas a época é muito longa e acho muito curto.

  • DQuinta
    Posted Agosto 22, 2021 at 9:56 am

    A vida é feita de riscos. É arriscado e o treinador está ciente disso. Posto isto, vamos ver. Espero que RA tenha razão.
    SL

  • Miguel Lopes
    Posted Agosto 22, 2021 at 10:20 am

    Rúben a ser Rúben, sem papas na língua e a dizer claramente que se não tem 3 PL, é porque não quer. Deixou emprestar o Pedro Marques, não quer o Luiz e o Sporar e que se tiver de apostar na equipa B, vai apostar.
    Não podemos dizer que a direção não estava disposta dar-lhe outro PL.

  • DICAS
    Posted Agosto 22, 2021 at 10:33 am

    Pois pois o problema está que nenhum dos dois que o Amorim tem, é grande coisa a finalizar.

    O Paulinho cheira me que vai ser daqueles que mentalmente vai abaixo daqui a uns jogos, e o Amorim (por não ter mais alternativas credíveis) vão ter de manter ló lá.

    Não estou a ver o Paulinho a fazer mais que o Sporar …

    • Filipe Ferreira
      Posted Agosto 22, 2021 at 11:29 am

      O Paulinho tem 151 jogos de primeira liga, não tem 15. Está mais do que habituado a alturas em que parece que a bola não entra e a alturas em que tudo o que toca vira ouro.
      O Paulinho oferece muito mais do que golos a esta equipa.

      • Napoleon
        Posted Agosto 22, 2021 at 11:59 am

        E tem 44 golos marcados apenas. Números muito abaixo do esperado para um jogador titular no Braga e agora no Sporting

      • DICAS
        Posted Agosto 22, 2021 at 12:53 pm

        Tem esses jogos todos mas não no Sporting clube Portugal.

        A diferença é que a pressão no Sporting não tem NADA a ver com a pressão nos clubes anteriores.

        Daqui a dois jogos sem marcar, o Paulinho vai começar a levar com pressão em capas de jornais ( o Record já deve estar a espumar-se para mandar a notícia “Paulinho em seca total”), pressão dos adeptos e dos comentadores de bancada das televisões …

        Essa é a diferença. O Paulinho não me parece ser dos que desliga disso até porque é muito ativo nas redes sociais e aí a pressao ainda pode ser mais agressiva.

        Genuinamente estou com medo que quebre, mas vamos esperar que não.

      • disturbed17
        Posted Agosto 22, 2021 at 2:17 pm

        Até pode nem marcar nenhum, felizmente o Sporting não vive dos golos do ponta de lança mas sim do trabalho dele e de toda equipa. Ter um finalizador apenas para jogar aqueles minutos finais em jogos complicados? Já ficou mostrado quer mais vale o Coates..

  • disturbed17
    Posted Agosto 22, 2021 at 10:37 am

    Faz sentido, se o normal é ter 2 jogadores por posição porque há de ser diferente na posição de ponta de lança?
    E em casos extremos no esquema de Amorim pede muito bem encaixar lá outros jogadores, Jovane ou Pote à cabeça.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:00 am

    Acho que o Amorim irá ter uma opinião diferente quando começar a apertar, avançado é uma posição que permite oferecer muitos minutos e manter na mesma o grupo coeso. Até concordo com o Amorim, é preferível trabalhar-se com grupos pequenos, fortalece a união da equipa e dá a ideia à equipa de que todos contam e remam para o mesmo lado. Mas para a posição de avançado acho sempre positivo ter-se 3 opções caso se jogue apenas com 1, porque se alguém se lesiona, não há uma alternativa no banco para mexer com os jogos e caso se queira colocar mais elementos na área e ter mais finalizadores deixa poucas opções ao treinador, ainda para mais quando o TT também joga noutras posições.

    • Filipe Ferreira
      Posted Agosto 22, 2021 at 11:31 am

      O facto de o TT jogar noutras posições não é um fator contra, até é melhor. Em qualquer momento pode passar da ala para o centro sem serem necessárias grandes alterações de sistema. O Jovane e o Pote também podem fazer a posição.

  • Joao X
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:20 am

    Aqui discordo totalmente com RA.
    Veja-se o que acham JJ e SC…
    Para ser campeão, Paulinho não chega, TT nem se fala pois devia ser a 3a opção.. enfim.
    RA prefere assim, assim será. Mas creio que não vai chegar para lutar pelo 2o lugar.

  • Napoleon
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:24 am

    Pode ter essa ideia, o problema é ser uma ideia errada. Não estamos a falar de um Halland e um Benzema como opções, estamos a falar de um Paulinho e de um TT. Paulinho consegue ser pior que o Seferovic e falhar mais golos que o suíço. Foi um pedido expresso do Amorim, foi bastante caro e por isso vai ter de ser ele sempre a jogar. E a juntar a isso deve estar com a parte mental em cacos e com o andar da carruagem, poderá ficar pior.
    Há ainda que juntar os maior número de jogos que o Sporting terá este ano, onde o cansaço será maior e enquanto no ano passado aos 80/85 conseguiam ir para cima dos adversários, este ano as pernas já podem doer mais e falhanços como os do Paulinho podem custar pontos importantes.

  • Filipe Ferreira
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:26 am

    Eu concordo com o Rúben. Se ter três avançados implica um deles na grande maioria das vezes nem ser convocado e fazer com que se desleixe nos treinos, não vale a pena. Temos dois avançados que dão garantias, temos outros jogadores capazes de fazer a posição em caso de necessidade, como o Jovane, o Pote. Esta polivalência é um trunfo no Sporting, isso e a capacidade de fazer todos os jogadores sentirem-se importantes e capazes de serem titulares na próxima partida. O jogo com a B-Sad foi prova disso. Se o Nuno Santos a titular não espanta assim tanto, quem esperava o Neto? E fez um belo jogo.
    O Paulinho não marcou, é verdade, felizmente não sofremos por isso, noutro dia estará mais afinado e marcará. Mas e o que deu à equipa? Fartou-se de receber bolas de costas e largar num dos médios para atacarmos a profundidade.

    Como diz o Rúben, dois jogadores por posição e um miúdo na equipa B. Temos Skoglund, Chermiti e Paulo Agostinho. É ver que durante a temporada quem vai mostrar mais, e melhor, trabalho que justifique uma chamada à equipa principal.

    • Estigarribia
      Posted Agosto 22, 2021 at 11:52 am

      Filipe,

      Finalmente um comentário com bom senso… Concordo contigo.
      Infelizmente já vejo malta a fazer disto um drama como se o Paulinho e o TT não fossem capazes de dar conta do recado. É pena também o Rúben não contar com o Luiz Phellype, porque acho que poderia encaixar no 3-4-3 dele (já na época passada eu defendia essa ideia com convicção ehehe).

      Por fim, desses três nomes que referiste da nossa equipa B, já ouvi falar muito bem desse Skoglund… É um jogador na linha de quem? De um Haaland?

      Saudações Leoninas

    • ricardojrdg
      Posted Agosto 22, 2021 at 4:44 pm

      Concordo a 100%.

  • Alex03
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:30 am

    Erro crasso. Numa época longa ir com 2 PLs e nenhum goleador.

  • Frickelz
    Posted Agosto 22, 2021 at 11:42 am

    O melhor avançado do Sporting até nem é nenhum desses 2, é o Pote. A facilidade com que marca golos é surreal.
    Quanto às declarações do Rúben, no ano passado até resultou só ter só esses dois avançados mas o Sporting também jogou a maior parte da época sem jogos a meio da semana. Este ano com Champions vai ser diferente, óbvio que haverá maior desgaste, por isso acho arriscado só ter 2.

  • JM888
    Posted Agosto 22, 2021 at 12:04 pm

    Creio que Amorim vai aprender da pior maneira. É um erro estratégico básico.

    2 jogadores por posição? E os centrais?

    2 jogadores por posição, Palhinha, Matheus N, Bragança e Ugarte chegam para duas posições? 4 extremos chegam? 2 PLs chegam? Voltamos a deixar uma competição de fora? Equipa B? Mas há assim tanta qualidade lá?

    Discordo de Amorim, porém se é para acreditar é nele e agora. O ano passado tinha tudo para correr mal e correu bem. O Rubén e a sua equipa podem fazer tudo. Estar de acordo não significa que não acredite. Que ganhe tudo sempre o Sporting!!!!

    • disturbed17
      Posted Agosto 22, 2021 at 2:12 pm

      O Sporting não tem capacidade financeira para ter um plantel de 26/27 jogadores.
      2 jogadores por posição e em casos extremos há jogadores polivalentes, e ainda 2 ou 3 jovens na formação/B em último caso.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Agosto 22, 2021 at 12:08 pm

    Como não está habituado a jogar de 3 em 3 dias acha isto.. quando começar a apertar em Janeiro já lá tem outro avançado mas com 4meses de atraso..

    • Pipi Romagnoli
      Posted Agosto 22, 2021 at 12:46 pm

      Se o próprio mestre da táctica com um plantel milionário não conseguiu fazer a época passada a jogar de 3 em 3 dias, não podemos pedir isso ao Amorim que é sem dúvida alguma inferior ao Deus do futebol.
      Aliás com Jesus no Sporting gastavamos menos do que agora, e ganhámos muito mais, nem sequer existe dúvida. Sl

    • disturbed17
      Posted Agosto 22, 2021 at 2:10 pm

      Qual a diferença entre o desgaste de 2 pontas de lança, sendo que só joga 1, ou por exemplo de 2 laterais direitos?

  • Pao com Presunto
    Posted Agosto 22, 2021 at 12:34 pm

    Continuo a achar, como disse no post anterior de pós-jogo, que é uma questão financeira.

    Desta forma, sacode pressão da direcção, valoriza os jogadores (como de resto é seu apanágio em cada conferência de imprensa), e passa uma mensagem de um SCP forte, em vez do habitual “desesperado” por vender. Creio que há várias sondagens por alguns jogadores, é preciso o SCP manter os pés na terra para saber o que valem alguns deles, e ter a coragem de negociar devidamente sem amputar o projecto.

  • BrunoAlves16
    Posted Agosto 22, 2021 at 12:38 pm

    Não concordo mas aceito (que remédio!).
    Assumiu a sua posição, nada a dizer, só nos resta apoiar

  • Goncalo Silva
    Posted Agosto 22, 2021 at 1:03 pm

    Eu por acaso discordo de RA neste aspeto. Acho que para a posição de ponta de lança se deve ter sempre 3 opções (ou 2 mais um jogador da B que estivesse mesmo na calha para a equipa principal. Aliás, ainda digo melhor: o ideal é ter 3 avançados, onde um deles possa jogar noutras posições (neste caso a extremo), o que é o caso de TT. Para as 3 posições da frente o ideal é haverem 7 opções: 4 extremos e 3 pontas (onde 1 possa jogar a extremo). Na posição de defesa acho que deve haver 6 opções (onde 2 possam jogar na ala ou a médio, 5 médios (onde 1 possa jogar a defesa e outro mais à frente), 4 alas e 3 guarda-redes (onde o terceiro deve ser uma voz no balneário).

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 22, 2021 at 1:04 pm

    Não concordo, acho que só ter duas opções é pouco. Contudo acho que o RA quer por um lado evitar uma guerra de galos na posição. Os PL vivem de golos e não os marcam se não jogarem muitos minutos. Se trouxesse mais 2 PL teria muitos a reclamar minutos porque sentiriam que se terminassem a liga com menos de 15 golos é um fracasso para um PL. Por outro lado, o Sporting não abunda em dinheiro e quererá orientar esse dinheiro para outra posição mais prioritária. RA vai espremer o que tem dos dois PL.

  • NoSense
    Posted Agosto 22, 2021 at 2:12 pm

    Na minha opinião há 0 risco por parte do Amorim e ele sabe o que diz… No ano que venceu o campeonato (falo de há cerca de 12 meses atrás) o avançado era o jovane, logo já são 3 (TT, Paulinho e Jovane). O da equipa B será o quarto. Para extremos tem TT, Jovane, Nuno Santos, Pote, Tábata, Vinagre e ainda pode ir buscar O Joelson… O ataque não tem falta de soluções e com isto não precisa não convocar todas as semanas um ponta de lança nem de o rodar pelas equipas da peladinha…

  • Abbas
    Posted Agosto 22, 2021 at 5:27 pm

    Eu acho que o Amorim tem lógica no geral, mas não no concreto. Na posição de avançado é importante ter sempre um opção no banco para lançar. Caso se lesione o Paulinho, o Sporting deixa de ter um 9 no banco.

  • Pyros
    Posted Agosto 23, 2021 at 10:55 am

    Tem dois por posição mas cada jogador faz mais do que uma posição. E percebo que o RA prefira ficar com os que tem do que ter de vender para poder comprar um avançado, por muita falta de veia goleadora que os dois tenham.

Deixa um comentário