Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A maldição estendeu-se ao 10

cirfsmxwyaepxlHá muito tempo que o número 7 é apelidado de “amaldiçoado” em Alvalade. Seja por lesões, por mau rendimento ou por problemas disciplinares, a verdade é que os elementos que utilizaram o “número de Ronaldo” na última década não deixaram saudades. De Niculae a Izmailov, passando por Bojinov, Shikabala ou Jeffrén, o desfecho terminou quase sempre com um divórcio litigioso e com um rendimento em campo aquém do esperado. Outros, como Sá Pinto, foram mesmo obrigados a mudar de dorsal para alterarem a sua sorte com a camisola verde e branca. Todavia, nos últimos anos, esse fenómeno curioso parece ter-se estendido à camisola 10. Conhecida pelo número do criativo, o jogador que pensa todo o jogo e que desequilibra no último terço do terreno, foi escolhida por Bryan Ruiz esta época e, até ao momento, não tem proporcionado fortuna. Anteriomente utilizado nas costas de Izmailov ou Fredy Montero, outros elementos que não beneficiaram com a troca, bem como nas do flop Gérson Magrão, seria de prever que as pazes fossem feitas com a opção de um dos activos em maior destaque na última temporada. O costa-riquenho é uma extensão do treinador em campo, não só pela sua experiência e maturidade competitiva, mas igualmente por aquilo que acrescenta (ou acrescentou) no relvado a nível desportivo. Tecnicamente dotado, muito inteligente, com visão de jogo e com uma boa capacidade de passe e de cruzamento, realizou uma época de bom nível, coroada com 13 golos e 14 assistências em todas as competições. No entanto, o seu ano ficou igualmente marcado por dois falhanços clamorosos em partidas consecutivas, diante de V. Guimarães e, sobretudo, Benfica, numa fase decisiva da Liga, tendo os Leões perdido o título para o grande rival da cidade. Muitos não lhe perdoaram e Bryan parece não ter ultrapassado esses maus momentos, denotando uma grande intranquilidade na hora de atirar à baliza nos desafios seguintes. Este problema estendeu-se para a nova temporada, com a agravante de ter igualmente atingido outras valências que eram características no criativo leonino. O príncipe do xadrez de Jorge Jesus é agora uma sombra, sendo esse um dos factores que justificam a menor qualidade de jogo do Sporting e, além disso, que contribuem para a quantidade enorme de passes falhados ao longo de cada encontro e que tornam o futebol dos Verde e Brancos muito incaracterístico e pouco fluído. Jesus recusa-se a sentar Bryan, talvez esperançado que o capitão da selecção da Costa Rica “acorde” a qualquer momento, mas a verdade é que o seu rendimento tem sido praticamente nulo e não existem quaisquer sinais de retoma. A falta de descanso necessário durante o defeso (tem jogado provas internacionais quase consecutivamente), o avançar da idade e a falta de rotinas com muitos dos companheiros que têm actuado no meio-campo e no ataque poderão ser causas justificativas para este apagão, mas parece claro que o melhor Sporting só surgirá quando Bryan Ruiz volte a apresentar o seu melhor nível, até porque, perante a saída de João Mário, é o único elemento do plantel talhado para gerir os tempos de jogo e fazer a diferença ao nível do passe.

Rodrigo Ferreira

33 Comentários

  • The Sporting Fan
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:17 pm

    Entrar com o Bryan Ruiz em campo hoje é entrar com menos 1.
    Aliás, eu arrisco-me a dizer que, se o Sporting ontem entrou com 5 ou 6 jogadores em campo foi muito.

    Ruíz está lento, ZERO desequilibrador, perdeu e inteligência dos movimentos, perdeu tudo.
    Já não bastou ter entregue sozinho um campeonato ao Benfica.

    • Carlos Gomes
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:26 pm

      Ainda me lembro do que escreviam e diziam sobre o Ruiz… Parecia que era o melhor do mundo. Como as coisas mudam rápido no futebol.

      • JoseRibeiro
        Posted Outubro 29, 2016 at 2:52 pm

        Se o rendimento do jogador muda drasticamente, as opiniões também mudam. É básico compreender isto.

        • Carlos Gomes
          Posted Outubro 30, 2016 at 1:54 am

          É de fato há adeptos muito básicos em especial num determinado clube, hoje endeusam um jogador, amanhã já não serve…

    • Nickles
      Posted Outubro 29, 2016 at 3:46 pm

      Entregou sozinho um campeonato?!? Voces conseguem dizer isso sem rirem, e o verdadeiro culpado continua a mandar postas de pescada. Este ano começou mais cedo, e agora voces tao lindos… a 7 pontos.
      Continuem com os olhos fechados, outros agradecem.

      • The Sporting Fan
        Posted Outubro 29, 2016 at 5:11 pm

        É isso.

      • David Gomes
        Posted Outubro 29, 2016 at 5:56 pm

        Nickles queria que o JJ fosse lá chutar a bola? E aqui nem sequer estou a defender o JJ, é apenas uma constatação do óbvio. Já diz Guardiola “O meu trabalho é fazer-vos chegar aos últimos 30 metros. O vosso é meter a bola lá dentro.”

  • João Miguel
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:19 pm

    Deixa me muito triste ver este craque no banco mas vai ter que acontecer. Matheus anda a pedir minutos, ainda hoje fez mais uma boa exibição contra o Olhanense.

    Por falar na equipa B, gostei muito de Mama Balde, tendo algumas lacunas a defender (não é lateral de formação) compensa com velocidade e garra, sendo que ataca bem, cruza bem e hoje fez uma excelente assistência. Empis também fez um bom jogo, a facilidade com que saía a jogar a partir da ala quando pressionada, a inteligência que mete nas suas jogadas…ai Zeegelaar, lesiona-te (sem gravidade obviamente) só para este miudo jogar. Estão aqui as nossas soluções sem duvida para as laterais.

  • Pauleta
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:21 pm

    A maldição tem dois nomes: Jorge Jesus e BdC.

  • chemahatma
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:30 pm

    As pausas internacionais iam ser boas para o Sporting CP se Ruiz, Campbell, Markovic e Dost não fossem convocados pelas suas seleções.

  • Rodrigo A.
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:31 pm

    Bryan Ruiz tem de ir para o banco e parar um par de jogos. Ele todos os Verões tem andado em provas, esteve no Brasil em 2014, na Golden Cup em 2015 , na Copa América em 2016 , além de ser sempre chamado para jogos amigáveis ou de qualificação fazendo muitos minutos e muitas viagens além que nos seus clubes nestes últimos anos fez sempre mais de 30 jogos por época. Tem 31 anos e isto começa a pesar…não tivesse ele uma condição física notável e uma gestão bastante boa do seu corpo e já andava ai todo rebentado cheio de lesões.

    Tem que sair do 11, porque nota-se perfeitamente que não esta ao seu nível e não tem capacidade de fazer 90 minutos em bom nível como outrora já fez.

  • JoseRibeiro
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:38 pm

    Ruiz está uma completa sombra do ano passado. Está MUITO lento, não consegue criar desequilíbrios em drible, não consegue fazer passes em roturas, está uma completa nulidade. E é inacreditável que continue sempre a ter lugar cativo no 11.

    E é bom que JJ olhe para o seu plantel e veja que tem um rapaz na equipa B (Matheus) que neste momento dá muito à equipa que Ruiz, Markovic, Castaignos ou André. Deram-lhe tudo o que quis este ano (até recusaram vender Adrien), deram-lhe bons reforços. Que assuma responsabilidades.

  • Daniel
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:39 pm

    Bom texto Rodrigo, como é habitual.

    Contudo, a solução parece-me mais que óbvia e passa por muito mais que um simples dorsal. Ruiz já não é novo, já no ano passado demorou algum tempo a adquirir ritmo de jogo, e depois quando finalmente o conseguiu começou a espalhar os seus poemas em forma de futebol pelos relvados portugueses… A idade avança, e o Ruiz cada vez mais vai demorar mais a adquirir ritmo.
    Mas a pergunta é: até que ponto o Sporting não estaria melhor com o puto Matheus Pereira? Ruiz está em baixo de forma e parece outro jogador. O miúdo entrou bem e fez alguns grandes jogos como contra o Porto por exemplo, não há que ter medo de apostar nele.
    Quanta à tal maldição, parece-me mais que a maldição está mais alastrada à equipa do Sporting do que o jogador X ou Y, seja como por exemplo nas tiradas do treinador, presidente, cães de fila etc em que o karma celestial pensa “ai é? então tomá lá disto”.
    Veremos como correm os próximos capítulos, eu como benfiquista que sou, acho o Sporting MUITO longe de estar morto e enterrado como alguns querem fazer parecer.

  • Judge_Dredd
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:40 pm

    O Bryan Ruiz tem de jogar como segundo avançado.
    È ai que rende melhor pela sua capacidade de ter bola e finalização.
    Jogar na esquerda aos 31 anos é jogar com um a menos

    • Pedro o Polvo
      Posted Outubro 29, 2016 at 1:59 pm

      Diz isso ao Ryan Giggs…

      • Nuno
        Posted Outubro 29, 2016 at 3:46 pm

        O Ryan Giggs passou para o centro nos últimos anos da carreira precisamente por causa disso.

        • Pedro o Polvo
          Posted Outubro 29, 2016 at 4:49 pm

          Nuno vamos lá acertar essas datas, o que dizes não é mentira, só está desfasado com a realidade uns anitos….
          Quando Giggs tinha 31 anos, corria o ano de 2004. O FCP eliminava o Manchester das competições europeias e ele era extremo. 4 anos depois Giggs com 35 estava a ganhar a Champions e a partir daqui sim, começou a ter um papel mais central.
          Não fui titular na final, nem meia final, mas nos quartos, ainda capitaneou a equipa a partir do lado esquerdo do terreno.
          Em 2008-2009 o próprio Fergunson veio admitir a público que seria altura para Giggs se dedicar mesmo ao jogo interior…
          O que disse foi uma provação, uma brincadeira…Mas ainda assim, vamos esclarecer bem as datas :) o Giggs sempre foi uma flecha! Agora a questão é que durou até aos 40, aí já naturalmente era mais complicado!

      • DR.TF
        Posted Outubro 29, 2016 at 5:22 pm

        A sério que comparaste um dos maiores nomes do Pais de Gales, e uma lenda viva do United ao Bryan? Não dá para comparar, eram e são jogadores muitos diferentes… o Giggs aos 31 anos tinha uma condição fisica incrivel, há pessoas que comentam sem noção…

        • Pedro o Polvo
          Posted Outubro 29, 2016 at 6:08 pm

          DR.TF não percebi se a parte do “sem noção” foi para mim, mas de qualquer forma se leres os comentários percebes que foi uma provação.
          Claro que o Giggs era feito de outra fibra….hoje em dia vejo jogos do Martial e ainda acho que o “velho” galês não lhe ficaria muito atrás ahah!
          Cumprimentos

          • Dr.TF
            Posted Outubro 29, 2016 at 9:41 pm

            Ok nao tinha percebido a provação, e que da maneira como articulaste não deu para perceber, cumps

    • ACT7
      Posted Outubro 29, 2016 at 2:04 pm

      Sim como o Brahimi no Porto, pena é que ambos quando jogaram nessa posição pouco ou nada fizeram.
      Antigamente o nº10 ou segundo avançado, era aquele tipo que andava a passo e sacava uns lances de mágico, hoje em dia não é bem assim, ainda para mais num esquema com o do JJ. Vejamos o exemplo do Guedes, corre que se farta e pouca técnica tem.

      • Judge_Dredd
        Posted Outubro 29, 2016 at 4:02 pm

        A questão é que o Bryan Ruiz a epoca passada ocupava aquela posição e rendia.
        Posso calcular que JJ por ter perdido o João Mario tentou colocar o Bryan para tentar minimizar a perda, a questão é que deixou de ter um desiquilibrador na frente(Sim porque o Bryan a epoca passada fez varios golos e assistencias) e não conseguiu substituir o João Mário.
        Outra decisão incompreensivel é manutenção do Markovic que é um jogador em regressão já algum tempo(mesmo até antes de chegar ao SCP).
        O Bryan não está bem mas o maior problema de SCP neste momento é o JJ que não consegue equilibrar a equipa e insiste continuamente em erros

      • Dr.TF
        Posted Outubro 29, 2016 at 5:35 pm

        Sabes o que é técnica? não existe técnica só no drible e controlo de bola, mas no remate, no passe, etc… ok tipo que correr que se farta é que interessa no futebol… desde que corra. Na realidade todos os jogadores profissionais têm técnica suficiente para jogar futebol ao mais alto nível, mas o mais importante é a técnica e o posicionamento que cada jogador adquire e mostra no sistema de jogo do seu Treinador e Equipa Técnica depedendo de inumeros factores de jogo… o melhor jogador é aquele que consegue conciliar a técnica, posicionamento, passe em prol da equipa e da sua função em campo…

      • JoaoMiguelAlves
        Posted Outubro 29, 2016 at 11:19 pm

        Dizer que o Guedes não tem técnica… isso são palavras de alguém que não percebe um chavo de futebol.

  • Pedro o Polvo
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:46 pm

    O jogador não mudou de um dia para o outro. O momento do SCP é mau e isso não ajuda a quem já está com a confiança mais baixa.
    Ruiz é bom jogador e pode fazer grandes estragos num campeonato como o nosso, como já demonstrou. Simplesmente também não é a estrela que muitos pintam. Tem classe sim, sem dúvida. Mas não esquecer que o SCP é a maior aventura da carreira dele – nunca esteve num clube tão bom e portanto, com tanta exigência.
    O JJ saberá como lidar com a situação, não é drama nenhum.

  • ACT7
    Posted Outubro 29, 2016 at 1:57 pm

    Não sei porquê mas nunca gostei do Ruiz. Achei sempre um jogador muito mole, sem vontade e muito pessimista. Não é capaz de disputar uma bola, não é capaz de fazer uma falta, leva um toque fica caladinho e têm medo de qualquer lateral qus apanha pela frente.
    Mas reconheço que tem boa técnica e bom toqur de bola, mas isso hoje em dia não chega.
    Quanto ao número em si, se mo derem a mim para o ano também é certo que vai dar porcaria, se o derem ao Messi, é capaz de correr bem.

    • #DixOut
      Posted Outubro 29, 2016 at 4:05 pm

      Tudo dito em relação ao Ruiz. Nunca entendi o endeusamento do jogador, tem muita qualidade técnica mas pouquíssima capacidade de desequilibrar e sinceramente nem me parece tão inteligente a jogar como se diz por aí, para além de que não sabe finalizar o que foi evidente em tantos momentos na época passada, como aqueles mencionados pelo VM. Por mim tinha sido despachado no verão (falou-se em 7M vindos das Arábias), agora é esperar ainda encaixar uns trocos para o ano ou pelo menos livrar-mo-nos do salário principesco.

      Talvez seja um líder nos treinos, mas como alguém vê nele um líder em campo (tímido, inseguro, pouco esforçado) nunca perceberei.

    • TheBeastonFire
      Posted Outubro 29, 2016 at 5:00 pm

      Hoje em dia não chega? Tomara muitos. As coisas que enumeraste não fazem falta nenhuma a um futebolista que se preze.

      • David Gomes
        Posted Outubro 29, 2016 at 5:53 pm

        TheBeastonFire, parto do princípio que você nunca jogou um desporto de contacto para dizer uma coisa dessas. O problema do Bryan é exatamente aquele, falta de atitude competitiva. Há-que querer ganhar os lances, pôr o pé rijo à bola sem medos, ter agressividade (no bom sentido). E isto é metade de um jogador de futebol de topo.

  • Branco
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:49 pm

    A pior parte da crise do Sporting è que se chegarem a recuperar Bruno De Carvalho e j.j começam a mandar bocas outra vez! Nunca vão aprender. Ruiz tem que descançar atè janeiro, pode ser que 2017 volte fresco.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Outubro 29, 2016 at 2:51 pm

    Respeito o Post mas não concordo com todo o seu conteúdo. Primeiro, comparar a “maldição” da camisola 7 com um mau momento de forma não faz sentido. Segundo, Jesus não senta Ruiz pelo simples facto de este ser muito importante tacticamente. É verdade que não está bem ao nível da decisão com bola mas em termos defensivos é muito importante, fecha bem, especialmente com a péssima qualidade existente na lateral esquerda… Viu-se aliás a sua importância contra o Rio Ave, jogou Campbell na esquerda que não defende e os resultados foram o que se viu: 2 em 3 golos construídos pelo lado esquerdo do Sporting…

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 29, 2016 at 4:12 pm

    Penso que o problema não está tanto no Bryan. A verdade é que ele está a pedir banco e penso que neste jogo poderia ter descansado para poder preparar-se fisicamente para o Dortmund. O problema do Sporting está no meio-campo e no posicionamento defensivo. Os laterais são fracos a defender (o Zeegelaar é fraco a atacar e a defender), mas se forem bem acompanhados, com processos defensivos bem trabalhados e com uma capacidade de pressão sobre o portador elevada, esse problema não se agrava tanto. O Sporting tem que começar a melhorar as suas exibições para melhorar os seus resultados e para isso terá que haver algumas alterações táticas.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Outubro 30, 2016 at 3:59 pm

    Eu pensava que o 7 no Sporting era “o número do Figo”….

Deixa um comentário