
Baile. Massacre. Domínio. Lição. Superioridade. O que lhe quiserem chamar. Quando muitos anteviam um duelo taco a taco, com o perigo a rondar as duas balizas, e incerteza no resultado, o City tratou de desmistificar a ideia de haver sequer algum equilíbrio entre as duas equipas e aniquilou completamente o maior vencedor da Liga dos Campeões. Em alturas do jogo chegou até a ser confrangedor ver a falta de resposta do Real, que nos primeiros 20 minutos somou apenas uns 20 passes e deu graças a Courtois não estar já a perder por 3 na altura. A equipa de Pep, assente no 3-2-4-1 habitual, encostou os merengues à sua área e foi amealhando oportunidade atrás de oportunidade, com um futebol vistoso, associativo e dinâmico que foi deixando o adversário sem saber como defender. No segundo tempo, houve essencialmente mais controlo dos citizens, que acabaram por jogar com o desespero e falta de ideias do jogo ofensivo dos espanhóis para matar o encontro e a eliminatória. Em traços individuais, mesmo com De Bruyne e Haaland em dia não (fartaram-se de acumular más decisões, inclusive o norueguês falhou 3 golos cantados), Bernardo acabou por se assumir como o grande herói da partida, marcando os dois primeiros golos, mas houve também muito Grealish (fortíssimo na bola), Gündoğan (sempre com as ruturas na área a levarem perigo) e Walker (anulou Vini Jr.), sendo que Rodri e Stones tiveram prestações absolutamente incríveis, enchendo o campo com e sem o esférico. Do lado blanco, Courtois brilhou, anulando o golo como pôde, mas o resto da equipa foi simplesmente pobre. Benzema, Rodrygo e Vinícius foram presa fácil, o meio-campo não teve andamento e na defesa causou estranheza a ausência de Rüdiger do 11 inicial, com Militão e Alaba a terem prestações abaixo do que valem e Camavinga a estar complemente perdido em campo. No entanto, no fim, tudo se resume à genialidade de Pep Guardiola, que fez o que melhor sabe e incutiu a sua equipa a assumir o jogo, a ter uma pressão e recuperação em terrenos avançados como nenhuma equipa a nível mundial (Akanji, por exemplo, subiu várias vezes para fechar Carvajal na saída do Real) e apresentou um futebol champagne com bola.
O Man City apurou-se pela 2.ª vez, nos últimos 3 anos, para a final da Liga dos Campeões ao derrotar o Real Madrid, por 4-0. Os Cityzens superaram em grande escala os merengues, dando um verdadeiro amasso na 1.ª parte, onde somaram chances até para marcar mais golos, e nem sequer permitiram ao Real aspirar a uma possível reviravolta. Bernardo Silva foi a figura da partida ao bisar no 1.º tempo, tendo Militão, na própria baliza, ampliado e Álvarez confirmado o triunfo inglês já nos descontos. Quanto ao jogo, foram precisos 20 minutos para o Real Madrid ter a 1.ª sequência com posse, depois de uma entrada fulgurante do Man City, que teve em Haaland (travado por duas defesas incríveis de Courtois) e Rodri boas oportunidades logo a abrir. Pouco depois, fez-se justiça, com Bernardo Silva a aproveitar um passe a rasgar de De Bruyne para enganar Courtois e fazer o 1.º golo da noite. Após o 1-0, o ritmo serenou um pouco e os espanhóis procuraram reagir, tendo Kroos ameaçado o empate com uma bomba à trave numa das poucas incursões ofensivas, mas o City respondeu de imediato e chegou ao 2-0, novamente com Bernardo em foco, aproveitando um ressalto para cabecear para o fundo das redes. O português ainda ameaçou o hat-trick, mas o intervalo veio uma postura mais controladora da equipa de Guardiola, que foi fechando as portas da sua baliza (só Alaba, num livre, ameaçou). Apesar disso, as oportunidades continuaram a surgir a favor dos ingleses, com Haaland a perder o 3.º duelo frente a Courtois e logo a seguir Militão a desviar para a própria baliza, depois de um desvio de Akanji após livre de De Bruyne. O 3-0 matou as esperanças do conjunto espanhol, que viu Benzema aparecer pela 1.ª vez aos 83’, mas Ederson respondeu à altura. Nos últimos instantes, Álvarez e Foden, que tinham acabado de entrar, combinaram para o 4-0, da autoria do argentino.
XI Manchester City: Ederson; Walker, Rúben Dias, Akanji; Stones, Rodri, Gündogan, De Bruyne; Bernardo, Grealish, Haaland.
XI Real Madrid: Courtois; Carvajal, Militão, Alaba, Camavinga; Kroos, Valverde, Modric; Vinícius Jr., Rodrygo, Benzema.


116 Comentários
João
Isto é a melhor equipa do Mundo. Ia-me espantar muito se o Inter ganhasse. Sei que é só um jogo , dou 80-20 para a Final
Filipe22
Concordo, duvido que a odd do City na final seja superior a 1.50
João
Ia mais para 1.90 e Inter perto de 4
Filipe22
A de hoje contra o Real não passou dos 1.60, por isso acho mesmo impossível chegar a essas odds ?
João
Para a final costumam aumentar os valores. Alguem que me relembre no dia do jogo ahah. O meu palpite é city 1.90 inter 3.90
Bruno Cunha
Não havia nada mais à City que perder esta final com o Inter, depois de um percurso eximio.
Tiago Abreu
Ia ser caricato o Inter vencer, ainda havia adeptos benfiquistas e portistas a dizer “ah podíamos ter ganho a Champions este ano” ?
DNowitzki
Até parece que o Porto não jogou muito mais que o Inter e o Benfica não teve duas arbitragens claramente desfavoráveis, para ser simpático.
Kafka
Uma das melhores exibições que vi um clube fazer, foi uma exibição simplesmente perfeita que vulgarizou uma super equipa como o Real… Felizmente não se fez notar o dia de descanso a mais como eu temia
Agora falta muito pouco para o City se juntar ao Barça, Bayern, Ajax, PSV, Celtic, United e Inter com um triplete, vá lá não falhem agora, o mais difícil foi feito hoje
El Bandido
Pensar que havia quem dissesse que o Real era favorito… Como as odds estavam, se fores coerente, deves ter rebentado as poupanças todas, que a odd do real passar era 3.5
Kafka
Ya é isso, porque para ti a palavra favorito significa 100% de certeza que algo vai acontecer, e então embora vender a casa para apostar ??tu assim não duras 1 dia q seja nas apostas
Sabes que favorito pode ser um 51-49 como pode ser um 80-20…ambos significam o mesmo
Paulo Roberto Falcao
Não é o meu clube, mas em 2003 o Futebol Clube do Porto não venceu um Triplete? Campeonato, Taça e UEFA, a competição europeia que jogava?
Kafka
Correcto venceu, mas assim há mais equipas com tripletes…
O triplete que me referia era ao “Master” de todos os tripletes, que é vencer o campeonato, principal taça do País e a competição europeia mais importante de todas
Mas sim nisso tens razão, tb foi um triplete… E em 2010/2011 tb voltaram a ganhar campeonato, taça e Taça Uefa salvo erro
Miguel Mendes
Taça uefa não é champions.
Citizen_Erased
Se não me engano apenas se considera a Champions para essa estatística.
lipe
É um triplete “dos pobres”. Repetiram-no em 2011 e em 2004 estiveram perto de fazer o triplete “a sério”.
El Pipito
Kafka, 2023: “O City não joga muito melhor coisa nenhuma”
Ele que gosta tanto de gozar com a malta quando tem razão e adora estas disputas para ver quem tem razão, fica aqui com um miminho.
Kafka
É um jogo que define isso? Vamos ignorar tudo o que foi dito do City durante a época toda onde tudo foi posto em causa e se dizia q o City jogava mal e que o Haaland tinha posto a equipa a jogaram pior?
El Pipito
Na final da Taça, quase quase a ser campeões, na final da Liga dos Campeões e tudo isto a jogar o melhor futebol que se vê no mundo e tu achas mesmo que o Real joga mais que o City? Como os outros diziam que o City jogava mal por causa do Haaland, tu dás favoritismo ao Real Madrid? A tua opinião é o que os outros dizem?
Kafka
Quem é que disse que o Real jogava melhor que o City?
Mais uma vez a mentires, aprende a ler
Miguel Mendes
Mas quem jogava melhor não era o nápoles?
batalha34
A unica coisa que merece gozo aqui é só quem ainda leva o Kafka a serio em 2023
El Pipito
Levar a sério? Por me meter com ele?
DNowitzki
Foi um amasso! Pena que aquele rapaz português suplente do City jogue tão poucos minutos.
Gott 247
Parece que o descanso fez mal ao Real Madrid
Merecida vitória
Uma observação pessoal não ataquem o Kafka que só teve uma opinião diferente sobre o descanso, onde ele referiu que os jogadores do city não descansaram tanto como os blancos.
Tiago Silva
Que jogatana do City, o Real Madrid parecia um Leeds com todo o respeito. Recital com e sem bola, coordenaram os ritmos de jogo a seu belo prazer e sem grande oposição. Pareceu fácil e seria um grande escândalo se não vencerem a Champions, pelo menos a jogar assim. Courtois até evitou uma goleada maior.
Grande jogo de toda a equipa, desde Akanji, Rodri, Stones, Gundogan, Bernardo… jogatanas de todos eles. O City é a melhor equipa do Mundo, disso não há quaisquer duvidas!
Ibagaza
Este City dos últimos 4-6 meses é mais uma obra prima do Guardiola. Jogar com um central, a adaptação do Stones no meio-campo, os perfis de Walker e Akanji na base da equipa… improvável, no mínimo. Depois o que o Bernardo está a jogar na se explica. Pequeno genial, os golos hoje foram apenas detalhes no recital que deu.
Esperava mais do Real, completamente sem ideias para contrariar o que aconteceu.
O Ronaldo já teve treinos de abdominais mais longos que o prime do Benzema.
Citizen_Erased
Ontem alguém aqui dizia que o Milan poderia virar porque desta vez iam contar com um “futuro top 5 mundial”.
Hoje já vi (não aqui) comentários a dizer que o Bernardo não joga nada na selecção porque só faz rodinhas e que só joga assim no city porque é jogador de um esquema só.
Pena que ele nao marca ou assiste 20 golos por jogo. Mas para quem gosta de futebol à antiga (sem excel), é um regalo.
El Bandido
Fantástica exibição do City, e talvez a maior demonstração de força que já vi numa meia final da liga dos campeões. Quão City seria perder esta final para o Inter? Era hilariante…
Tiago Abreu
Não viste então a do Bayern x Barcelona onde lhes deu 7 no conjunto das eliminatórias com o Henyckes. Já não estava o Guardiola mas o ainda era o Barça de Xavi, Iniesta e Messi..
Foi talvez o maior amasso numa meia final que me lembro.
Rosso
Concordo, o fim de uma aura de invencibilidade daquele Barcelona. Mas por acaso já vi aqui quem contestasse, dizendo que tinha sido “um roubo”.
ACT7
Sempre pensei que o Real ia dar uma réplica melhor. Não entendo como o Rudiger não é titular. Valeu pelo Courtois que tentou adiar ao máximo o que já se estava a adivinhar desde o 1º minuto. Ainda assim aquele remato do Kroos podia ter animado o jogo.
Quanto ao City, surreal o que o Guardiola faz, todos os anos se reinventa e dentro da sua filosofia consegue adaptar sempre a equipa e trazer coisas novas.
Quem diria que um 11 com Walker, Rúben, Akanji, Stones e Rodrigo a equipa se tornava ainda mais ofensiva. Haaland desperdiçou, mas também apanhou pela frente um dos melhores do mundo com 2/3 defesas impossíveis.
Grande jogo do Bernardo, foi decisivo com golos o que não é normal.
GabCel
ter o Rudiger e optar pelo Militão é mais que suficiente suficiente para merecer levar 4
BusInTown
A mim parece-me é que deveriam ter optado por colocar o Camavinga no banco e jogar com Alaba a lateral ficando Rudiger e Militão no centro.
Assim se fosse preciso ter Camavinga e Tchouaméni no meio, estariam os dois frescos para mudar o jogo. Ancelotti acabou por fazer isso mesmo mas com um Camavinga que já tinha andado a correr atrás dos jogadores do City o jogo todo.
Kafka
Bernardo a provar mais uma vez que é o melhor jogador português e que é peça chave deste City
Onde anda o user que dizia q o Bernardo não era aposta do Guardiola, quando o Bernardo é dos jogadores com mais minutos e hoje mais uma vez demonstrou a sua importância vital nesta equipa
El Pipito
Hoje como estou numa de embirrar contigo. E quando o Coach dizia que o Courtois era um fenómeno e melhor do mundo e tu gozavas com ele?
AndreChaves9
Não digas essas coisas. Ainda há uns dias o Kafka dizia que o city não jogava nada muito melhor que o Real… Deixa lá isso.
Kafka
Vamos ignorar o que era dito aqui entre Setembro e Abril por causa do jogo de hoje?
Veridis Quo
Saudades de quando o Ter Stegen era o “patego”, também.
Kafka
Mantenho o que disse na altura, as exibições dele nessa altura aprovaram isso mesmo
Tu já foste analfabeto quando nasceste e agora sabes ler e escrever, ambas as afirmações estão certas, não é por alguém dizer que eras analfabeto com 2 anos de idade que essa pessoa estava errada por tu hoje em dia saberes ler e escrever
Veridis Quo
Só um cego não via que o “patego” era um dos melhores GR jovens do mundo e, mais cedo ou mais tarde, ia ser esse o seu nível sempre. “Patego”, se calhar era quem batia nele a toda a hora e o queria fora do clube.
Kafka
O mesmo patego que se fartou de alertar para tudo o que de mal o Bartomeu estava a fazer e tu e todos a dizerem que eu estava errado
Kafka
Convinha era não mentires, porque eu nunca disse que o Courtois não era top Mundial… Mais uma vez és apanhado a mentir, não aprendes mesmo
El Pipito
A palavra top mundial introduziste tu agora na conversa. Está a ser um dia complicado para ti. É factual que gozaste com alguém que disse que o Courtois era top 1.
Kafka
É factual que estás a mentir, porque eu nunca gozei por dizerem q o Courtois era de topo, algo que eu sempre também afirmei
Daniel Castanheira
Mais do mesmo portanto
Kafka
Ah e já agora, como é que estamos quanto a tu dizeres que o Bartomeu e a estrutura do Barça era super profissional e muito superior à do Real Madrid e ao Florentin Perez e que quem dizia o contrário segundo tu era só para defender o Messi?
Como é que estamos quanto a essa tua afirmação? ?
Miguel Mendes
Não é o rafael leão?
Kafka
O Rafael Leão ainda tem de comer mta sopinha para chegar ao nível do Bernardo
Veridis Quo
Guardiola não tem par.
Velho do Restelo
Nas últimas semanas li tanto por aqui que o Bernardo não tem nível para o City, porque lhe falta explosão.
Bom vê-lo a brilhar.
Veridis Quo
Como é que se diz que Bernardo não tem nível para o City quando anda a fazer mais de 40 jogos por ano no City desde 2017?
JJayy "Non Believer"
Pessoal que não percebe e só se foca nas estatisticas. Dizem que só passa a bola lol
Wey
Comentarios de quem nao ve o City jogar.
Do 11 de hoje quem sao considerados os jogadores explosivos ? o Walker amarrado la atras ?
Rui Conceicao
Que jogão do city! O real “simplesmente” não teve andamento. Pela primeira vez estou a torcer pela vitória do man city na final, porque pela primeira vez parece que este city de Guardiola tem uma equipa completissima em todos os aspetos, momentos do jogo etc. Penso que têm equipa/futebol para combater qualquer estilo de jogo, inclusive o do Inter.
Nunop
A malta esquece-se, mas o jogo do ano passado em Manchester, na primeira mão, foi um amasso semelhante a este mas com uma exibição muito pior da defesa do City. O Foden e o Mahrez falharam 4 golos cantados.
Hoje correu tudo bem, e acho que este resultado (4-0 não digo, mas uma vitória clara), espelha mais a diferença que existe entre as equipas, que o 1-1, na minha opinião. O Real Madrid tem jogadores muito bons, mas não vejo uma equipa muito bem trabalhada, vejo sim uma equipa que faz valer ao máximo a sua qualidade individual e sobretudo a sua aura nesta competição. No ano passado o Real Madrid foi bastante inferior em literalmente todas as eliminatórias…e passou todas. Ajuda e muito ter o melhor guarda-redes do mundo, que hoje evitou que fossem 7. Já para o City, faltam vencer três jogos para fazer o triplete mas um dos títulos, já não falha (Premier League).
Vi sobretudo, e gostei, uma mudança de mentalidade esta época por parte da equipa e do clube. Se até esta época a posição tinha sido SEMPRE, queremos ir longe na Champions, crescer na competição, nunca querendo assumir favoritismo…esta época o discurso público foi, desde o início, queremos ganhar a Champions, é o troféu que falta, temos de ganhar a Champions. Viu-se em entrevistas do Guardiola, Haaland, Laporte, etc.
Ainda falta um jogo (e bem difícil), mas gostei que pela primeira vez assumissem que era o objetivo da época.
Alexandre Frota
O Real só tem que se sentir orgulhoso, depois deste amasso, 4-0 foi um excelente resultado. Se fossem 8 ou 9 não havia qualquer surpresa
Mantorras
Talvez se o Courtois se lesionasse… porque o gajo… enfim… faz-me falar mal!
offtopicguy93
O ano passado tinha sido mais ou menos isto, mas o city apenas tinha feito 1 golo ate aos 80 e a segunda mão foi no barbaneu… hoje com mais eficácia e no etihad fez se justiça e história! Feliz pelo Bernardo e pelo ruben, merecem! Mas quem merece mais é o melhor treinador de todos os tempos
Wey
Como era esperado e justica feita um ano depois ! Depois da eliminatoria do ano passado e a forma como o City falhou golos atras de golos nos 2 jogos seria muito azar ou bruxedo o Real ultrapassar esta maquina de futebol que e’ o City 2x.
Ao Bernardo so peco que fique em Manchester e esqueca Barcelona. Tem mais chances de ganhar 1 ou 2 champions com o City que com o Barca.
Para o dono da verdade/razao, notou-se o quanto o City nao joga melhor que o Real coisa nenhuma. E’ capaz de continuar a ter razao, pois pareceu-me um Getafe que tinha entrado em campo.
Bruno Cunha
13 passes em 15 minutos. Só equipas de Guardiola fazem isto.
Mantorras
Era estrategia do Real. A camisola e a personalidade sao tao pesadas que desgastam muito se tiveres muito a bola, so podes usar aos poucos.
Paulo Roberto Falcao
Nada a dizer, foram melhores, muito melhores. O Real precisava deste resultado para renovar a sua envelhecida equipa. Tudo certo.
Para mim são os campeões europeus, vão varrer o Inter. Disse-o antes do jogo, não sou oportunista nisto.
Kafka
Concordo com o 1° parágrafo, acredito que o Real neste Verão possa vir a rebentar com o mercado e contratar 3 ou 4 trutas para substituir os mais velhos, se bem que diga-se o Real já tem dos melhores jovens do Mundo para os próximos 10 anos, portanto tb não precisa de grande coisa
Mas Bellingham parece bem encaminhado e devem ir buscar um ponta de lança para substituir o Benzema
Paulo Roberto Falcao
Bom dia mas muitos trintões em fim de carreira, Kroos e Modric os principais, mas também Carvajal e até Benzema. Tudo tem um tempo e o deles chegou, apesar de terem sido jogadores extraordinários, dos melhores da história do clube, e o seu destino vai ser o mesmo do Cristiano e do Ramos, simplesmente já não dão o nível. É a lei da vida, da biologia diria, e do futebol, se não fores o Roberto Martinez vês isso…
Fireball
Sim, mas o Real por muito que me custe admitir, tem sabido jogar muito bem no mercado. Deixou de comprar galáticos às três pancadas e preparou a renovação. Camavinga e Tchouaméni foram contratados para serem trabalhados para substituir o trio de meio campo. Juntando Bellingham têm meio campo para 10 anos. É uma questão de mostrarem o potencial que têm e serem bem treinados. Mesmo se aplica a Vinicius e Rodrygo que foram no fundo comprados e trabalhados para substituir Cristiano e Bale nos próximos 10 anos.
Kacal
O Real já tem Tchouaméni, Camavinga e Valverde no meio-campo. Já tem Rodrygo e Vini Jr nas alas. Poderá chegar Bellingham. Mas a não ser que contratem Mbappé não vejo quem poderão contratar ao nível de Benzema mas mais novo. Mesmo a defesa conta com Militão, Rudiger, Alaba e Mendy que não são velhos nenhuns.
Além de Bellingham acredito que invistam nas laterais mas nada mais e a equipa não estará velha. Podem sim trazer 2-3 elementos para reforçar o banco também.
Paulo Roberto Falcao
O Modric, o Kroos têm que se reformar, e o Carvajal tem que ir para o banco. O Benzema tem que sair, já não dá o nível, um pouco como o Cristiano Ronaldo. É a vida, foi um grande jogador, mas a idade não perdoa, e sim um avançado com 36 anos é velho para o posto, no futebol altamente atlético de hoje.
Nomes? Do mesmo perfil tens o Harry Kane e o Lautaro. O Sadio Mané deve sair de Munique no verão, e é um avançado com outro tipo de jogo, mas que poderia ser uma aposta interessante de mercado. Em Espanha insistem muito no nome do Ramos do Benfica, mas pessoalmente não acredito, acho-o verde para isso.
Alguma coisa tem de ser feita. O Dream Team do Cruyff como equipa foi tetra campeão, foi a primeira equipa campeã da Europa com o Barça, uma formação lendária. Foram à final da Champions com o Milan e apanharam quatro. Em dois anos a equipa mudou quase toda. Porquê? Porque há jogos que são um sinal vermelho de um sintoma mais grave, e aquilo que se passou ontem mostra que o Real estava a preparar uma transição doce, mas não vai ser possível, simplesmente porque a equipa não tem nível competitivo para estas coboiadas europeias.
Kacal
Não discordo do que dizes, mas uma revolução costuma indicar que haverá muitas mexidas na equipa mas falaste de Kroos e Modric quando nesse caso há Tchouameni e Camavinga para apostar, não é a mesma coisa claro mas não há muitos jovens por aí com mais potencial que eles e já têm sido aposta estando a ser preparado para assumir. Há ainda Valverde. Fala-se no Bellingham mas um jogador não é uma revolução.
Depois concordo que Benzema tem que começar a ser substituído mas neste momento não trocava pelo Lautaro, nunca na vida. E o Kane talvez mas já tem 30 anos não é nenhum jovem.
Acho um exagero o que disseste dele, na próxima época Benzema tem que jogar ainda, ele não foi Bola de Ouro com uma época fantástica há 3 ou 4 anos, foi há pouco!
Carvajal concordo.
Mas lá está onde eu discordo é da revolução pelo menos na próxima época porque mudar uns 2 jogadores do XI não é revolução. Tchouameni e Camavinga já lá estão e caso assumam a titularidade não é uma revolução porque Ancelotti já o foi fazendo. Estão a ser preparados.
Não acredito que além de um lateral direito e Bellingham entre mais alguém diretamente no XI vindo de fora, refiro-me a reforços. No máximo mais um jogador em alguma posição mas seriam 3, longe de ser uma revolução que acho não ser necessária neste momento, mas são opiniões. Compreendo a tua opinião mas não para este Verão. Acho que uns ajustes de uns 2 reforços para o XI mais uns 2-3 para o banco será suficiente.
Anacleto
Alguém dizer outro nome que não Guardiola como melhor treinador do mundo é muito difícil de perceber. 3 centrais de origem em campo, um praticamente a defesa esquerdo e o outro claramente a médio; De Bruyne num dia não; Haaland a falhar 3 golos claros e a terminar em branco; extremos teoricamente não muito fortes no 1v1… E destrói completamente a melhor equipa da história da competição. Foram 4, podiam ter sido uns 6 ou 7 não tivessem um monstro na baliza.
Quanto ao Real, não me surpreende assim tanto. A equipa nunca foi famosa por jogar um bom futebol mas sim pelo pragmatismo e até por alguma aura estranha que tinham… no Bernabéu. Esta ser das raras vezes onde não têm uma segunda mão em casa foi, quanto a mim, um fator decisivo.
Conhecendo o clube e a forma como a imprensa vai andar em cima deles, vamos ter um Verão agitado, acredito. Exibições como esta de Benzema (horrível) costumam fazer soar alarmes por ali. Vamos ver.
Vamos matar o borrego, Pep!
Dca
É isso mesmo. Não sabem jogar com o facto de não terem a segunda mão em casa. Acredito que mesmo isso tenha sido também decisivo!
Mantorras
Quanto ao Real:
Exibicao ao nivel da do ano passado. Imagino que os adeptos ferrenhos do Real que por aqui passam estejam euforicos, porque o resultado fugiu, mas a exibicao foi igual ao ano passado, e fartaram-se de a glorificar aqui, portanto, metam la um sorriso na cara e abram na mesma o champagne.
Na volta foi porque o City agora ja os conhece, e aquela cena de nao ter bola nem rematar, mas sempre a transbordar personalidade e estofo, ja nao surpreendeu. Deve ter sido isso. Parece que o estofo e personalidade nao chegaram, e apesar de meia duzia de milagres com a assinatura do unico jogador do Real que assustou… o Courtois, desta vez nao houve voodoo, nao chegou ao ponto do sobrenatural, e naturalmente, foram varridos com 4 secos.
Ja o City:
Comprou uns kilitos de personalidade na wish, deve ter gasto balurdios (falta ver ai o fairplay nestes tratamentos) num tratamento inovador para a injectar nos atletas, mas a verdade e que resultou. Voltou a nao jogar nada, de acordo com os comentarios do ano passado, mas a camisola ganhou o jogo sozinha desta vez. Se calhar foi pelo Real ter jogado de preto.
Haaland falhou um poker escandaloso e so em oportunidades clamorosas dava para levar a coisa ao double digit, mas Sao Courtois manteve a coisa no limiar da humilhacao. Ainda por cima, foi aquele manco sobrevalorizado que beneficia do contexto para conseguir fazer dois passes, aquele que so passa pa tras, nao faz nadinha, nao marca golos e desaparece nos momentos importantes, sim, esse que ja tinha marcado na meia final do ano anterior… Bernardo Silva, a bisar e a entalar os superliga-dependentes. Totalmente sorte.
Resumindo, o melhor futebol do mundo varreu o estofo e a personalidade com 4 secos.
Wey
Nem mais. O Real e’ o mesmo do ano passado, levaram outra vez um banho de bola e nao houve foi falhancos inacreditaveis por parte do City e uns contentores de estrelinha por parte do Real.
GabCel
Lindo
Manel Ferreira
Eu concordo que há muita treta nisso do “personalidade e estofo não se compram” e que as pessoas tendem a adaptar as suas crenças ao que está a acontecer no momento, esquecendo todas as outras vezes em que isso não acontece. De facto, o Real mostrou bastante estofo no ano passado ao virar 3 eliminatórias (contra 3 colossos europeus) a caminho de uma final. Que ia ser sempre assim? Claro que não.
Mas também não concordo com a ideia de que o Real fez “exatamente o mesmo” este ano que no ano passado, em que marcaram 3 golos neste estádio (e 6 na eliminatória). Três não é o mesmo que zero, pois não? Ninguém marca 3 golos “sem querer”, por vodoo ou sorte, ou sem fazer nada por isso. Se tivessem feito o mesmo que no ano passado, o City tinha resolvido logo a eliminatória na primeira mão.
Há muito exagero das duas partes. Tanto dos ultra-românticos que vêem qualidades sobre-humanas dependendo da data da primeira Champions do clube, como do pessoal que acha que a justiça está toda na posse de bola, número de ataques e no xG e que uma equipa que controle estes factores não pode sofrer golos sem isso ser uma enorme injustiça. O futebol não funciona assim, não é patinagem artística com um júri a mostrar pontuação em função da beleza da jogada. Tem de haver sempre aqui um meio-termo.
Em relação à final, uma conquista do Inter seria a maior surpresa deste século numa final, como é óbvio.
Mantorras
Eu ja sei que o Real tem camisola, escudo, estofo, personalidade e historia. Isso nao e futebol, e nao ganha jogos, mas pode ajudar a meter pressao naqueles, a moralizar a equipa, ou a levantar o estadio para empurrar a equipa porque estes “acreditam mais”.
Venceram com alguma sorte era o minimo (porque repito, foi nivel sobrenatural aquilo). Oh pah pronto! Ta feito. Aceito perfeitamente. Agora, dizer que sao melhores, jogaram melhor e tal, que so tolinhos podem pensar que uns tais de City podem eliminar o poderoso Real e tal…
Ate o Kroos, como Guardiola referiu, disse que deviam ter levado 10 em Manchester, o ano passado. Isto, quer dizer “tivemos sorte”.
Dominados 88min, marcam nos unicos 2 remates e depois num penalty e viram para 3-1 em 7min. Fica tudo histerico com o estofo e a personalidade, mas o que custa e as pessoas nao admitirem coisas que entram pelos olhos dentro, so quererem ganhar um raio duma discussao e mandar a ultima boca.
Este ano foi o City que melhorou defensivamente? (diria que sim) Ou foi Benzema e Vini que nao apareceram? (tambem diria que sim). Claro que dizer “foi igual” e um exagera, mas a grande diferenca foi a falta de inspiracao do Benzema.
Levaram 4, podiam ter sido 8 so com as oportunidades clamorosas do Haaland. Aquela em que tenta fintar o GR e perde angulo, em vez de picar a bola, as duas cabecadas dentro da pequena area, que sao defendidas, mas que na verdade, sao um falhanco patetico, e o outro de pe direito, que nao aproveita o passe magistral do Gundo. Mas houve mais de outros… fiquemos pelas do Haaland.
Entao os ultras do Real que andavam aqui o ano passado? Morreram todos?
Quem, como escreveste acima, argumenta, concordando ou nao, mas ve ambos os lados e, naturalmente, tem uma opiniao ou preferencia, tem sempre o meu respeito.
Quem, independentemente do quao evidente e o argumento, prefere dar cambalhotas e usa o hate e fanboyism para conduzir a sua vida, nem por isso. Se, alem disso, ainda se esticam quando a mijeira descomunal os salva, entao merecem, sim, ser relembrados. Nunca devemos esquecer essa malta. “Eles andem ai”.
Flavio Trindade
City brutalmente superior na segunda mão merecendo passar com toda a justiça.
Guardiola corre o risco de ter a época mais saborosa da sua carreira ganhando a UCL a eliminar os dois maiores colossos do futebol mundial, e a vencer a Premier depois de ter estado toda uma época atrás do Arsenal, o que é revelador não só da qualidade do seu trabalho, da qualidade dos seus jogadores mas também de uma resiliência e força mental assinaláveis.
Mas…
O Inter tem o que o City não tem.
História e estatuto e isso o dinheiro não compra.
Por muito que me custe por ter simpatia com o Milan, cheguei a ler que o Inter era quase o Casa Pia… E a pensar assim o City levará um banho de realidade.
Contudo, o City é tremendamente favorito.
Tem o melhor treinador do mundo, um grupo de jogadores notável e todo o elan da época que estão a fazer.
Podem até golear, mas desprezar os nerazzuri será erro crasso.
Uma palavra por fim para Bernardo Silva.
Não é à toa que Guardiola diz o que diz dele.
Mas cheguei a ler aqui que Bernardo era banal porque não desiquilibrava…
Quem pensa assim percebe zero de futebol!
Como diria o Salvador Sobral acerca do festival da canção, music is not fireworks.
E Bernardo é muito mais que fintas, fogo de artifício e estatísticas.
Pelo que marca, pelo que assiste, pelos equilíbrios em organização ofensiva, pelas movimentações, por ser dos primeiros a desiquilibrar a transição ofensiva adversária, pelo que corre e trabalha, mas acima de tudo por pôr os interesses da equipa acima dos seus, Bernardo é só dos jogadores mais desiquilibrantes do futebol mundial.
Kacal
Concordo que dizer que Bernardo é banal é de quem não percebe de futebol e é um crime. Mas tu colocas o Bernardo num patamar de Bola de Ouro? Achas que está ao nível de um CR7, Messi, Neymar e outros no seu prime?
Flavio Trindade
Kacal, a resposta é simples.
Não.
Não pelo valor do jogador mas porque não ligo absolutamente nenhum à Bola de Ouro que na realidade nunca avaliou o melhor jogador, mas sim as melhores estatísticas e raramente nestes prémios aparecem jogadores completos, mas sim os artistas da bola, por norma definidores no momento ofensivo.
Correndo o risco de ser divisivo, Cristiano Ronaldo no seu prime era um jogador com um absurdo aproveitamento em golos, finalizador absolutamente temível, mas se calhar se dirigisse uma equipa de topo, preferia ter outro Bola de Ouro na equipa, também português, chamado Luís Figo.
Isto porque Figo era um jogador total e contribuia em todas as fases do jogo e são esses os jogadores que qualquer treinador deseja ter.
Os Figos, os Bernardos, os De Bruyne os Modric, os Iniestas.
Deve ser incrível orientar o Messi, o Cristiano, o Ronaldinho, porque são facilitadores, são geniais no seu jogo, mas essa genialidade só aparece se existirem esses jogádores totais que fazem tudo e carregam a equipa às costas para as estrelas poderem brilhar.
Portanto difícilmente Bernardo será bola de ouro tendo coabitado com Messi e Ronaldo e agora com Haaland e Mbappe(o futuro), mas Guardiola, o melhor do mundo não abre mão dele. E eu também não.
Fun fact: Bernardo jogou ou joga com Ronaldo, Mbappe e Haaland…e contribuiu ativamente para os seus recordes.
Kacal
Concordo com o teu comentário, Flávio. Mas também é verdade que Guardiola não abre mão de outros jogadores no City, não apenas Bernardo. Acho que ele é craque, mas não é um génio como outros foram. Mas sim é importante ter jogadores como ele numa equipa e potencia o colectivo, sem duvida.
Dando outro prisma do que disseste, eu se calhar se tivesse uma equipa iria querer antes um Messi ou CR7 prime porque talvez arranjasse outro jogador que desempenhasse bem a função de Bernardo porque lá está jogadores como Bernardo são poucos mas há alguns, como Messi e CR7 é de x em x tempo.
Rosso
Já percebi aquela frase que aqui há uns meses circulou, afirmando que “London is Blue”: era uma gralha geográfica. Queria dizer, na realidade, Manchester is blue.
Está vingada a eliminatória do ano passado, e com que requinte. Não há nada que se possa objectar ao triunfo e À exibição do city hoje.
Tudo o que não for a vitória dos mancunians na final será uma enorme surpresa, mas Guardiola por vezes lembra-se de inventar. Que não o faça agora, para que Bernardo dê a sua missão por cumprida em Manchester e regresse mais cedo ao Benfica.
Neville Longbottom
O contrato do Bernardo expira em 2025. O que te leva a achar que o City vai abdicar dele?
Rosso
Leva-me a frustração de ele praticamente nunca ter jogador no Benfica apesar de falar constantemente no clube, ou seja, “o sonho comanda a vida”. Mas ao nível a que está, admito perfeitamente que ele continue por fora para lá de 2025 e não o censuro.
Kafka
Partindo do pressuposto que o City vai vencer o campeonato, esta Champions é muito importante em caso de vitória para pôr o City a discutir com o Chelsea quem é o 4° maior clube inglês da história
City ficaria com 9 Campeonatos e 1 Champions
Chelsea ficaria com 6 campeonatos e 2 Champions
Entre Taças Inglaterra e Taças Liga tb estão muito parecidos se bem q o Chelsea tem mais Supertaças Europeias e Taças Uefas que talvez desempate a favor do Chelsea, mas uma eventual Champions coloca o City cada vez mais perto do Chelsea e do 4° lugar…. E o Arsenal senão arrepia caminho, nos próximos 10 anos pode perder o 3° lugar como maior clube inglês da história, principalmente se o Guardiola ficar mais 5 ou 6 anos no City
lipe
Vinha já a correr dizer que o 4º maior clube ingês da história é o Everton mas depois apercebi-me que já estamos em 2023 e desde o último campeonato ganho por eles o City e o Chelsea varreram a Premier League várias vezes..
Kafka
Já não consigo pôr o Everton à frente de City e Chelsea, pese terem 9 campeonatos, a nível europeu não têm relevo, nunca foram sequer a 1 final da Champions e apenas ganharam 1 Taça das Taças (tal como o City), mas o City apesar disso não contar como titulos, já tem 2 finais de Champions, para não falar que tem mais Taças Inglaterra e Taças Liga que o Everton
Para mim o Everton já foi ultrapassado por City e Chelsea
lipe
Sem dúvida. Também podias ter referido o Aston Villa que também já foi campeão europeu.
Jeco Baleiro
Ou o Forrest mas no caso destes é mesmo um epifenómeno, único clube do mundo que tem mais títulos europeus do que nacionais. Daí não entrar nestas contas.
Jeco Baleiro
*único clube da Europa
Neville Longbottom
E do mundo também.
ForsenCD
Não estava à espera de tão boa exibição do Bernardo Silva sinceramente.
Está a ter o pico de forma no momento certo, o mesmo se aplica a Rubén Dias que estava todo roto no mundial.
GabCel
Provavelmente preparam o pico de forma de acordo com os objectivos colectivos da equipa que lhes paga o ordenado, ao contrario de outros, que preparam os picos de forma de acordo com os objectivos individuais.
Além disso o Ruben estava a recuperar de uma lesão e não foi o mesmo durante metade da época.
Kacal
Eu defendo que a sorte pode ganhar uma ou outra vez, mas que a qualidade e a competência de forma consistente irão ganhar mais vezes. O City joga melhor que os outros, não desiste de jogar bem e continuar o seu caminho sem criar ansiedade mesmo quando as coisas não estão a correr bem e portanto o City assim conseguiu ultrapassar o Arsenal que vacilou e assim está na final da Champions porque foi muito superior aos outros. E acho que desta vai mesmo conquistar a sua 1ª Champions porque não vejo o Inter a ter qualquer hipótese, a final até pode desmentir-me e admitirei o meu erro, mas o meu prognóstico é que vamos ver outro “passeio” na final a favor do City. E será merecido. O melhor treinador do Mundo, um dos melhores plantéis do Mundo que ficou 200% mais forte com a entrada de Haaland e um colectivo que jogam muito melhor que os outros. Isto chama-se trabalho e qualidade! E muito contente por ser o nosso Bernardo a decidir!
Kafka
Julian Alvarez ou Lautaro Martinez vão-se juntar a Sepp Maier, Paul Breitner, Hans-Georg Schwarzenbeck, Franz Beckenbauer, Gerd Müller, Uli Hoeness (todos em 1974), Karembeu (em 1998), Roberto Carlos (2002) e Varane em 2018, como jogadores a serem campeões europeus e Mundiais na mesma época
Não deixa de ser curioso que existam apenas 9 jogadores (e a partir de 10 Junho 10 jogadores) em toda a história, pensava que havia mais
filipe19
E o Sami Khedira em 2014?
Kafka
Eu vi isto no site da Uefa, não falaram lá no Kedhira, mas é bem visto, sendo assim são 10 jogadores… Lautaro ou Alvarez serão o 11°
Jeco Baleiro
Se pensarmos bem não será assim tão estranho porque o Mundial só se joga de 4 em 4 anos e a Taça dos Campeões só começou na época 1955/56, 26 anos após o primeiro Mundial. E depois tens que no futebol dessa era não havia a mobilidade de jogadores que há hoje, as selecções sul americanas por exemplo não tinham praticamente jogadores a jogar na Europa. Outro factor é que o naipe de vencedores da TCCE era mais heterogéneo (por exemplo o Steaua de Bucareste em 1986).
Assim o primeiro ano em que isso poderia ter acontecido era em 1958:
1958 e 1962 – Brasil campeão mundial (não tinha jogadores a jogar na Europa);
1966 – Inglaterra campeã Mundial, Real Madrid campeão europeu, sem ingleses na equipa;
1970 – Brasil campeão mundial (não tinha jogadores a jogar na Europa);
1974 – Alemanha campeã Mundial com vários jogadores do Bayern campeão europeu (como citaste);
1978 – Argentina campeã Mundial (apenas um jogador actuava na Europa, Kempes no Valência. Campeão europeu foi o Liverpool);
1982 – Itália campeã Mundial, Aston Villa campeão europeu (sem italianos);
1986 – Argentina campeã Mundial (apenas 5 jogadores actuavam na Europa, nenhum no Steaua campeão europeu);
1990 – Alemanha campeã Mundial, Milan campeão europeu (não tinha jogadores alemães);
1994 – Brasil campeão mundial, Milan campeão europeu (não tinha jogadores brasileiros);
1998 – França/Real Madrid (Karembeu)
2002 – Brasil/Real Madrid (Roberto Carlos);
2006 – Itália/Barcelona (sem italianos)
2010 – Espanha/Inter (sem espanhóis)
2014 – Alemanha/Real Madrid (Kedhira);
2018 – França/Real Madrid (Varane)
2022 – Argentina/Real Madrid. Se formos precisos o ano é 2022 e o campeão europeu foi o Real Madrid sem Argentinos.
Kafka
Sim, boa explicação, tks
BAFANA BAFANA
Jupp Kapellmann em 1974 não foi utilizado no mundial mas ganhou também a champions e mundial nesse ano
Kafka
Haaland hoje teve mal, mas só depende dele ganhar a próxima Bola Ouro, “só” precisa de vencer United e Inter e a Bola Ouro não lhe vai fugir
Pipo
A bola de ouro está reservada desde Dezembro.
João
Esteve mal em quê ? O Courtois tirou-lhe uma série de golos feitos.
Escluis
Esta equipe do city foi criada para bater o Real. Com varios defesas a jogarem como laterias ou medios, mas prontos para possivel contra ataque do vini. E o walker em cima do vini faça chuva faça sol. O city atè nao usou mahrez ou foden que sao laterais mais desequilibradores para usar extremos que na verdade sao medios. E funcionou, mesmo quando o real teve mais posse no inicio da 2a parte, havia sempre uma perninha do city a estragar a jogada. O Pep è muito inteligente. Na 1a mao do ano passado meteram tantos e levaram tantos, este ano decidiu que chega
Escluis
Nota: O Ancelotti vai se arrepender de não ter colocado o Rudiger no 11 inicial.
SilvadasAguas
Que noite linda
Francisco Ramos
Eu sou fã dos pontos, pelo que aí vai:
Fireball
Essa “adaptação” do Alaba dizendo que não dá profundidade é um bocado estranha dado que ele era lateral de raiz. Dito isto, bastante estranho para mim que tendo Alaba se prefira manter Camavinga na lateral adaptado para meter o Rudiger no banco. Só o melhor central do plantel a uma distância considerável. Militão é só triste. Erros crassos de posicionamento, cortes falhados, falhas de marcação, e um auto-golo para concluir a noite de sonho.
Francisco Ramos
Eu escrevi adaptação entre aspas porque ele é lateral de raiz mas quantos jogos fez nessa posição nos últimos anos?
(dados transfermarkt)
Ou seja, há muito tempo que ele não é na ascensão da palavra um lateral na sua plenitude. É um defesa que pela sua qualidade tática e com bola foi adaptado com relativo sucesso a central.
Sobre Rudiger e Militão penso que não tenha visto os jogos todos do Real esta época para dizer que Rudiger é o melhor central a uma distância considerável (será pelo último jogo com o City) e Militão um triste. A época passada provavelmente foi a sua melhor mas quem está nessa forma esta época, por curiosidade?
prfj9
Incrivél esta dinâmica da equipa de Guardiola, é claro que tem um super plantel, mas quantos já não tiveram ?
Nunca tinha visto esta tactica, que dinamica incrivel
1 gr q sabe jogar com os pes
3 centrais (em que 2 sao tambem laterais, akanji e walker)
2 trincos (em que 1 tambem central, stones)
2 extremos/medio ala (que sao tambem medios, grealish e silva)
2 medios centro (que tambem sao medios ofensivos/extremos, bruyne e gundogan)
1 ponta de lança super completo
Que jogão do city!
Este final de epoca, tem sido dominador
Zanjose
PONTOS A DESTACAR:
Após o duelo da 1ª Mão, que não teve chama nem entusiasmo, disputado no Santiago Bernabéu em que os Citizens foram superiores no cômputo geral, com mais posse, domínio territorial e oportunidades, o duelo de ontem (quarta-feira, 17/05/23), que teve lugar no Etihad Stadium, não teve grande história já que o City literalmente despachou e humilhou os Merengues. O jogo foi praticamente de sentido único. Ainda assim, ficam aqui alguns detalhes a destacar:
1. Tal como na 1ª mão, o City entrou mandão e não deu hipótese alguma ao Real. Foi absolutamente superior, avassalador, intenso, dando um autêntico recital aos Merengues, com uma primeira parte a roçar à perfeição. Os primeiros 30 minutos foram de um futebol estrondoso e espetacular. Literalmente o City atropelou, massacrou e sufocou a equipa de Madrid, fazendo-a parecer uma equipa muitíssimo inferior. Durante esse período, o City foi um rolo compressor encostando os Merengues às cordas, os quais não conseguiam respirar diante da superioridade da armada Azul Celeste. Procurou-se pelo Real na primeira parte! E o resultado da primeira parte só pecou por escasso graças às defesas monumentais e impossíveis de São Courtois que provou, mais uma vez, que está num patamar muito acima doutros keepers.
2. Esta segunda mão mostrou-se bastante desequilibrada, mérito do City, que tem no banco o melhor treinador do mundo. A forma como o City banalizou o Real nos primeiros 30 minutos é um verdadeiro hino ao futebol, uma amostra do que é ser melhor equipa do mundo. O desnível entre as duas equipas não está na qualidade dos jogadores de ambas equipas, mas na filosofia de jogo de cada treinador. O Real foi taticamente engolido pelo City e ofensivamente praticamente não existiu. Enquanto o Ancelotti insistiu no esquema tático 4-3-3, entrando com a mesma estratégia do jogo anterior, que não teve êxito no Etihad, Guardiola, como já é do seu apanágio, surpreendeu ao adotar o esquema 3-2-4-1, que possibilitou ofuscar os setores produtivos do Real, anulando completamente o jogo interior e dificultando maioritariamente os ataques pelos corredores da equipa de Madrid.
A equipa de Manchester povoou e alugou o meio-campo do Real, particularmente na primeira parte, ganhando todas as segundas bolas, exercendo uma pressão alta logo na fase de construção dos Blancos, circulando a bola ao seu bel-prazer diante da passividade dos Merengues que não apresentaram qualquer argumento para contrariar a superioridade do adversário. Como fruto dessa pressão, o Real começou a cometer erros atrás de erros, sem manobras para sair da pressão sofrida, vendo-se obrigado a ter que mandar balões para frente, mas nem com isso o City abrandou o seu caudal ofensivo.
3. Os duelos pessoais repetiram-se: o Bernardo Silva, desta vez, saiu por cima do duelo com Camavinga, com um contributo fenomenal durante o jogo, passando o Camavinga várias vezes, sendo mesmo o herói do jogo. Courtois, por sua vez, foi superior ao Haaland, com três defesas monumentais envolvendo o El Matador Citizen. Ademais, Walker secou Vini. Desta vez não houve espaço para o brazuca correr e driblar a seu jeito. Já o duelo envolvendo Grealish e Carvajal foi ela por ela, sem muitas picardias como na primeira mão. Em suma, toda equipa do City esteve a um nível soberbo, com a exceção de Haaland, que foi muito perdulário nas oportunidades de que dispôs.
4. O City, nesta eliminatória com Real, e também com Bayern, não só não deixou os créditos em mãos alheias, como também provou que tem estofo e estaleca de ombrear contra os crónicos tubarões europeus e sair por cima da contenda. Não basta apenas ter dinheiro, é preciso ter um projeto bem definido que espelhe a ambição desportiva que o clube almeja alcançar. Neste quesito, o City não fica atrás doutros clubes, pois tem um projeto sólido que visa estabelecer uma hegemonia internamente (feito que já foi alcançado) e consolidar-se no palco europeu (já há créditos firmados, faltando apenas a cereja no topo do bolo). Realmente, o City é, aos dias de hoje, de longe, a melhor equipa de futebol no planeta terra e arredores!
O futebol agradece!!! ????
Knox_oTal
Que grande espectáculo dos citizens e Guardiola!
E De Bruyne e Haaland dão uma verticalidade ao jogo de posse do tiki taka que o torna ainda mais interessante de seguir, vamos ver como acaba a época mas esta equipa e versão do City esta época não ficará muito atrás da melhor versão culé do Pep! Esta equipa tem uma dinâmica colectiva muito singular com um modelo muito imprevisível para os adversários, quer em organização/transição defensiva ou ofensiva com uma liberdade posicional e, mesmo tempo, um rigor táctico que me pergunto como tal foi possível.
A resposta, no entanto, até é simples… TODOS trabalham em prol do colectivo! Há claramente dois jogadores mais perfilados para serem as estrelas da equipa, Haaland com os golos e a potência que dá à equipa e De Bruyne por que joga MUITO, faz TUDO e de forma EXCELENTE. Ainda assim, ambos se sacrificam pela equipa, e é evidente que há uma enorme coesão no grupo sem tempo para birras (terá sido importante a saída de Cancelo, para a equipa e para ele, pois não estava bem animicamente e isso poderia ferir o grupo).
No fim, a vitória do City acaba por ser tanto espectacular como natural! Gosto do City porque têm jogadores dos quais gosto bastante, gosto de ver onde é que Guardiola irá inovar ainda mais e tenho algum apreço por um novo rico com um projecto desportivo efectivo (que começou muito antes de Pep aterrar em Manchester)… e ver o culminar (quase vá, falta o mais importante) dessa construção é catita. Não gosto tanto de outras questões que afligem tanto o City, como os Chelseas, PSG’s e Newcastles desta vida, como a proveniência do dinheiro, o fair-play financeiro de fachada, etc… mas não consigo pôr esse ónus nos jogadores ou treinadores quando estes estão claramente focados na parte desportiva (também não recebem uns tostões é verdade, mas ao menos fazem valer o investimento e o bilhete) e sedentos de ter a glória onde importa mais… lá dentro das quatro linhas!
Saudações desportivas
Knox_oTal
Agora claro uma palavra para o Bernardo! Ele que é, para mim desde 2018/19 mais coisa menos coisa, o melhor jogador português da actualidade! Fez um jogão, e até seria fácil dizer isto pelos golos, mas para mim os golos foram um extra. Pelo menos, trazem a visibilidade e o reconhecimento que tarda em ter, a começar em Portugal de todos os sítios!
Obviamente estas questões são muito subjectivas, as pessoas valorizam, e bem, coisas diferentes e podem ter opiniões diferentes! Logo percebo quem sempre pôs o Cristiano no topo (obviamente tem e terá um carreira/legado imensamente superior ao Bernardo), e agora utiliza a mesma retórica para Leão!!! No entanto, para mim, quando estou a ver um jogo os jogadores que me prendem a TV são jogadores como o Bernardo ou o De Bruyne já agora (muito injusto como irá provavelmente acabar a carreira sem uma Bola de Ouro), jogadores de futebol na mais pura da sua essência (e que maravilha as suas inúmeras combinações em jogo), que jogam e muito mas sempre em prol do colectivo e os seus objetivos!!! Para resumir melhor, se for para ver highlights de uma estrela prefiro ver os do Leão, mas se for para efectivamente ver um jogo de futebol mil vezes um jogo onde esteja o Bernardo!
Sou extremamente parcial quanto ao “pequeno genial” (que grande herdeiro Senhor Chalana!!!), pois parece-me ver o futebol de forma similar à minha, nomeadamente da visão que tem do Benfica e do ele deveria representar, é português da formação fa Luz e, claro, é um CRAQUE! E quando apareceu em grande no Mónaco, ainda fantasiei uma conquista da Bola de Ouro, mas rapidamente tanto eu como ele aliás, percebemos que isso seria muito difícil.
Posto isto, de forma progressiva o Bernardo transformou-se num craque operário, numa extensão do treinador em campo (aliás desde os seus 19 anos foi sempre imprescindível para todos os treinadores que teve, tirando um fulano). E sinceramente, prefiro o ver nesta versão, numa das melhores equipas de sempre como peça chave (acho extremamente piada aos inúmeros argumentos criativos e cambalhotas à retagarda desde há anos que se utiliza para o desvalorizar)!!! Que deixe os highlights e falatório de prêmios individuais para o Leão e para o Félix…
Agora espero que o seu trabalho seja coroado com a Orelhuda, tal como o do Pep, do De Bruyne, do Éderson, do Rúben, do Haaland (e pensar no que se disse até Dezembro), do Walker (cadê o Vini?!?), do Grealish (conseguir sacudir a pressão de uma 1a época discreta com o nível que está a apresentar agora é de craque com personalidade), do Foden e do Álvarez (não jogam sempre, mas quando o fazem os minutinhos contam todos)… enfim merecem!
Mas cuidado com o Inter, muito cuidado, até porque têm muita qualidade individual, experiência e estarão na posição que mais gostam (a pressão estará quase toda do lado citizen).
Para seguir e concluir…
Saudações desportivas
Knox_oTal
Ah e que grande jogo, mais um, de Rodri!!! É fácil para os artistas se exprimem quando sabem que o espanhol não os deixará ficar mal! Que época inacreditável, falasse muito de Casemiro mas o espanhol será, para mim pelo menos, o melhor médio defensivo actualmente (desde há 2/3 anos diria até).
E médio defensivo é só mesmo a etiqueta, porque ele dá muito mais que cobertura defensiva e recuperação de bola… Craque, mais um!!!
Saudações desportivas
FCPSTYLE
Sem tirar mérito ao City obviamente e atualmente a melhor equipa do mundo, o Ancellotti é fraco que até dói, sempre disse isso, uma equipa como o Real Madrid, vencedor de 14 Ligas dos Campeões é inadmissível jogar assim, parecia uma equipa do terceiro escalão, vergonhoso!!!
Que jogo do City e acredito que o Inter será presa fácil.
Vitória justa que podia ser ainda mais dilatada.
Rosso
Convém lembrar que Ancellotti contribuiu para parte dessas taças – além de que é o único técnico campeão nos cinco principais campeonatos europeus. Um pouco longe de ser “fraco que dói”.
FCPSTYLE
Viva, respeito a tua opinião. Mas ser campeão no Bayern e PSG é um feito histórico efetivamente!!!
O Real Madrid tem obrigação de jogar igual para igual!!!