Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Manchester City conquista Liga dos Campeões; Rodri garantiu Triplete com tiraço; Ederson salvou

Imagem: UEFA

Acabou a malapata! Um dos melhores trabalhos da História já merecia este troféu e finalmente ficará para trás a ideia de que faltava uma Champions sem Messi para Guardiola ser considerado um dos melhores de sempre, ainda por cima fazendo-o numa época em que conquista o Triplete demonstrando ser muito superior à concorrência e deixando ‘corretivos’ a Bayern e Real pelo caminho. Foi também um desfecho justo para Rodri, que está a ser criminalmente desvalorizado, mas foi o jogador mais importante dos Cityzens ao longo do ano. Apesar de tudo, nem foi uma partida brilhante do City, que sentiu muitas dificuldades para contornar a agressividade do Inter (Brozovic e Barella foram monstruosos), mostrou-se intranquilo na defesa e perdeu muito com a lesão de De Bruyne (azar incrível do belga, que já há 2 anos na final com o Chelsea tinha tido a mesma sina), que estava a ser o mais criativo e sem ele desapareceu igualmente a ligação com Haaland (muito apagado). Valeu Ederson, que até tinha feito uma 1.ª parte muito má, mas acabou por ser decisivo com duas defesas de golo, uma delas em cima do fim do jogo e a visão de Akanji, outro que chegou a comprometer, mas teve papel fulcral no lance do golo. Já o Inter contrariou a ideia que ‘eram favas contadas’ e fez uma exibição muito competente, com 11 jogadores a darem tudo sempre nos limites da agressividade, muito organizados e a discutirem o título até ao último segundo. Inzaghi ficará a lamentar as infelicidades de Lukaku, que até entrou bem (garantiu uma linha de passe segura para o jogo direto), mas fica ligado a dois dos lances capitais da equipa pela negativa, ‘defendendo’ um cabeceamento de Dimarco e depois perdendo de forma clamorosa o empate. Destaque ainda para o facto de nenhuma das 3 equipas italianas que chegaram às finais europeias este ano ter logrado vencer.

O Manchester City conquistou a 1.ª Liga dos Campeões da sua história ao bater o Inter na final por 1-0. Rodri resolveu aos 68′ com um grande pontapé, numa partida marcada pelo equilíbrio e intensidade com que se jogou (duelos físicos constantes). Já Ederson foi igualmente decisivo ao negar o golo a Lukaku com uma defesa de instinto quase a fechar o encontro. Quanto ao filme do jogo, os primeiros minutos tiveram os Cityzens por cima (Bernardo ameaçou), mas o Inter reagiu rapidamente e colocou-se mais confortável no jogo. Ainda assim, a primeira grande chance surgiu nos pés de Haaland, que recebeu um grande passe de De Bruyne, mas não conseguiu bater Onana. Instantes depois, De Bruyne lesionou-se e teve de ser substituído, entrando Foden para o seu lugar, e até ao intervalo não houve mais momentos de destaque. Na segunda parte, o primeiro aviso surgiu por parte do Inter, com Lautaro a aproveitar uma paragem cerebral de Akanji para se isolar, mas Ederson resolveu a situação com uma boa mancha. O suíço primeiro comprometeu, mas pouco depois veio a ser decisivo no lance capital do jogo, ao descobrir Bernardo na área, tendo o cruzamento do português encontrado Rodri, que com uma bomba desfez o nulo da partida. Após o golo, os Nerrazurri ficaram imediatamente mais ofensivos e quase empatavam 3 minutos depois, mas Dimarco acertou na trave e depois viu Lukaku meter-se à frente do seu cabeceamento e salvar os Cityzens. O jogo estava a partir-se e Foden teve a oportunidade de ‘matar’ a final, mas o seu remate saiu fraco e à figura de Onana, depois de uma recepção e rotação extraordinárias. Os minutos finais tiveram o Inter a carregar incessantemente e aos 88′ surgiu um dos momentos da partida, com Lukaku a acertar na perna de Ederson quando tinha tudo para fazer o golo. Nos descontos, Barella e Gosens também arricaram, mas Ederson voltou a dizer presente a Champions caiu mesmo para a turma de Guardiola.

XI Man City: Ederson; Akanji, Stones, Rúben Dias, Aké; Rodri; Bernardo Silva, De Bruyne, Gündogan, Grealish; Haaland.
XI Inter: Onana; Darmian, Acerbi, Bastoni; Dumfries, Barella, Brozovic, Çalhanoglu, Dimarco; Dzeko, Lautaro Martínez.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

130 Comentários

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 8:58 pm

    – 3 Champions League
    – 3 Campeonatos Mundo Clubes
    – 3 Supertaças Europeias

    – 5 Campeonatos Inglaterra
    – 3 Campeonatos Espanha
    – 3 Campeonatos Alemanha
    – 2 Taças Inglaterra
    – 2 Taças Espanha
    – 2 Taças Alemanha
    – 4 Taças Liga Inglaterra
    – 2 Supertaças Inglaterra
    – 3 Supertaças Espanha

    Época 2022/2023 a ser a consagração final de Messi e Guardiola, fim de qualquer debate q ainda pudesse existir, o Guardiola é o melhor treinador da sua geração

    • João
      Posted Junho 10, 2023 at 9:03 pm

      Quem é o treinador no ativo com mais titulos? É ele?

      • Kafka
        Posted Junho 10, 2023 at 9:53 pm

        Sim é… E na história do futebol já é o 2° só atrás do Ferguson que acho que tem 48 salvo erro

    • DNowitzki
      Posted Junho 10, 2023 at 9:06 pm

      Falta -lhe a Liga Conferência e a Europa.

    • Gott 247
      Posted Junho 10, 2023 at 9:07 pm

      É o Goat de treinadores

    • pedro15
      Posted Junho 10, 2023 at 9:19 pm

      Excelente treinador, tal como foi um excelente jogador, mas gostava de ver o seu trabalho num clube que não seja gigante como o City, o bayer ou o Barça

      • AndreChaves9
        Posted Junho 10, 2023 at 10:02 pm

        Sim porque os melhores vão trabalhar para os piores. Coisa normalíssima

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 10, 2023 at 10:27 pm

          Não tem necessariamente de ser “para os piores”. Podia ser algo semelhante ao que o Klopp fez no Dortmund e no Liverpool, por exemplo.

          Ser campeão no Bayern qualquer um consegue ser.

        • Miguel Mendes
          Posted Junho 10, 2023 at 11:02 pm

          Claro, um United, PSG, Juve, etc., sao muito fracos.

      • Lopes da Silva
        Posted Junho 10, 2023 at 10:05 pm

        Esse argumento sempre me fez comichão. Mas porque é que o melhor treinador mundo ia treinar abaixo do seu patamar?
        É o mesmo que dizeres ao Djokovic: “ganhas esses Grand Slams ou lá como se chamam mas queria ver se ganhavas o Estoril Open se cá viesses”.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 10, 2023 at 10:27 pm

          Claramente não é a mesma coisa.

        • pedro15
          Posted Junho 10, 2023 at 10:47 pm

          Parece.me que não desvalorizei o seu trabalho, apenas disse que gostava de ver o seu trabalho numa outra equipa. Essa comparação com o estoril open não foi mto feliz!

      • Veridis Quo
        Posted Junho 10, 2023 at 10:10 pm

        Maldini, grande central, mas gostava de o ver jogar no Chievo Verona.

      • Il Codino Divino
        Posted Junho 11, 2023 at 12:40 am

        Não se pede a um chef com estrela Michelin para trabalhar no café central.Tal como não se pede a um ator com um Oscar para fazer novelas. Mas por alguma razão, no futebol, querem ver o Guardiola a treinar o Celta de Vigo, o Messi no Bétis e o Ronaldo no Villarreal.
        Quando o nível desce, como aconteceu com o Mourinho, a qualidade das propostas também descem. Até lá estes desejos não fazem grande sentido.

      • Stravinsky
        Posted Junho 11, 2023 at 3:13 pm

        Adoro esta teoria de que tem de ganhar num clube pequeno porque nós grandes qualquer um consegue.
        Há quem tenha tido um Real Madrid de biliões e não tenha ganho.

        Ah, e também lhe vão exigir a conference league, como se isso fosse um grande prestígio.

    • Stravinsky
      Posted Junho 11, 2023 at 3:11 pm

      Melhor do mundo. Melhor de sempre.
      E nem sequer precisa de ganhar mais título nenhum.
      O que ele fez no futebol é trabalho de autor.
      Há um antes e um depois de Guardiola.
      Não tem rival.

      • troza
        Posted Junho 11, 2023 at 5:11 pm

        Não vou diminuir o Guardiola, até porque sou fã do trabalho dele.

        Mas se há treinador em que há um antes e um depois dele é Rinus Michels. E o Guardiola é um claro após Rinus Michels e o seu futebol total. Só por isso é difícil colocar o Guardiola nessa posição.

  • Francisco Torgal
    Posted Junho 10, 2023 at 8:58 pm

    Depois da borrada que fez no início, Ederson salva o City em 2 ou 3 momentos cruciais. Justo campeão.

    Contente pelo Bernardo, Rúben, Cancelo e Ederson.

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 9:01 pm

    City iguala o Chelsea em troféus, ambos têm 32…Ainda considero o Chelsea um pouco à frente, mas agora é indiscutível q o City passou a ser o 5° maior clube da história do futebol inglês…

    – 1 Liga Campeões
    – 1 Taça Taças

    – 9 Campeonatos Inglaterra
    – 7 Taças Inglaterra
    – 8 Taças Liga Inglaterra
    – 6 Supertaças Inglaterra

  • henry14
    Posted Junho 10, 2023 at 9:02 pm

    Vitória da melhor equipa do mundo treinada pelo melhor treinador do mundo.
    Veio com 2 anos de atraso mas veio. Parabéns aos nossos meninos Bernardo, Rúben e Ederson.

  • João
    Posted Junho 10, 2023 at 9:02 pm

    Rodri e bernardo jogaço!! Ederson milagroso no final mas o Inter foi muito forte também

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 9:05 pm

    Ajax, PSV, Celtic, Barcelona, Bayern, Inter, United e agora junta-se o City como os únicos clubes a terem conquistado o treble

    Guardiola torna-se o único treinador na história a ter ganho 2 trebles, em 2008/2009 pelo Barça e agora em 2022/2023 pelo City

    • Jeco Baleiro
      Posted Junho 10, 2023 at 11:03 pm

      Manchester iguala Munique e Barcelona como cidades com dois trebles, sendo que esta o faz com dois clubes diferentes

  • DNowitzki
    Posted Junho 10, 2023 at 9:05 pm

    Guardiola, quando inventa, é um calhau com olhos.

    Foi uma final enfadonha que só animou após o golo do City, onde tomou parte o ex-defesa esquerdo do Benfica.

    “Feliz”, digamos assim, por Ederson, Ruben e Bernardo. Outro que poderia ter estado naquele estádio hoje é outro calhau com olhos chamado Cancelo.

    O Canja de Galinha foi um buraco, Ederson um monstro, Ruben intransponível, Bernardo aquela formiguinha que defende, segura a bola, queima linhas, etc., Stones fez tudo bem até chegar o momento de dominar uma bola ou fazer um passe, o Grilo foi uma nulidade e o poste norueguês quase não se viu. Globalmente, esperava muitíssimo mais do City.

    Enquanto adepto do Manchester City desde a década de 80 (embora fosse “outro” City), fico contente no sentido do “carpe diem”.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Junho 10, 2023 at 9:06 pm

    Muito inglório para o Inter que fez um grande jogo, tendo perdido numa rara falha. O inter surpreendente, capaz de marcar o City de forma impressionante, e a dispor de muitas ocasiões de golo, sobretudo quando sofrem o golo. Resultado injusto.

    Dito isto obviamente venceu a melhor equipa. Que hoje não foi a melhor equipa. Mas quem elimina Bayern e Real Madrid da forma como o fez merece o título.

    Destaque também para os dois portugueses, Rúben imperial a cortar tudo o que foi possível, Bernardo a ser único a desequilíbrar numa equipa controlada pelo sistema de defesa italiano

  • Christian "Chucho" Benítez
    Posted Junho 10, 2023 at 9:09 pm

    Em 2005, no mesmo Atatürk, o Liverpool vergou o AC Milan de Rui Costa nas grandes penalidades; em 2023, passados 18 anos, o Manchester City de Bernardo Silva e Rúben Dias vergou o Inter de Milão.

    Conclusão: Istambul é um paraíso para as equipas inglesas e um pesadelo para as italianas.

  • Knoxville
    Posted Junho 10, 2023 at 9:09 pm

    Mais um título para o Benfica.

    • Mantorras
      Posted Junho 12, 2023 at 11:58 am

      O Sporting e o unico clube que festeja segundos lugares, bolas de ouro de ex atletas seus e afins. Nao projectes isso em nos, eu sei que esta ai dentro, mas nao projectes pf. Guarda para voces.

  • MuchoG
    Posted Junho 10, 2023 at 9:09 pm

    Não posso negar a qualidade deste City, quão bem construído e treinado é, ficar feliz pelos miúdos do Seixal. Jogadores, equipa técnica e diretor desportivo merecem todo o mérito. Parabéns.

    Mas continua a parecer um bocadinho artificial, é o dinheiro do petróleo a confirmar o seu domínio no futebol europeu. E não vão ficar por aqui, City, PSG, Newcastle, United pode ir pelo mesmo caminho, é triste mas é a realidade. Cada vez mais dificil competir até para outros colossos.

    Ederson, Rúben Dias, Rodri e Bernardo imperiais. O Inter é um digno vencido que voltou a entregar o controlo do jogo mas que é muito organizado defensivamente e até criou mais oportunidades que o City. Podia ter caído para o outro lado.

  • Tiago Peixoto
    Posted Junho 10, 2023 at 9:09 pm

    1,5 mil milhões depois, o Man City lá conseguiu “comprar” a sua Liga dos Campeões.

    Quanto ao jogo, foi muito mais equilibrado do que se esperava. Aliás, até diria que o Inter teve mais oportunidades que o City, sobretudo depois do 1-0. Há que aplaudir a exibição dos Nerazzurri que, tendo em conta a diferença de planteis (o banco do City era titular em quase todas as equipas do mundo, enquanto o do Inter muitos deles nem no Braga jogavam), transcendeu-se quase. Taticamente foram fortíssimos, mas qualidade individual (ou falta dela), fez muito a diferença (o Lukaku acaba por agitar muito o jogo, mas esteve terrível na finalização, tendo também muitas das suas conhecidas receções-trampolim). Não deixa de ser cómico que o melhor jogador com os pés do Inter até seja o seu guarda-redes.

    • Lopes da Silva
      Posted Junho 10, 2023 at 10:10 pm

      Esta malta pensa que os os clubes “históricos” são históricos por natureza e por amor à camisola. Os clubes que hoje consideras históricos já algumas há alguns anos atrás “compraram” a sua história. Nenhuma empresa sobrevive a pagar amendoins aos funcionários. Se o Inter ou o Real hoje são históricos é porque há uns tempos já pagaram mais do que outros clubes. Porque é que o teu raio de acção contra a injecção de dinheiro começa e acaba em 2023?

    • George Orwell
      Posted Junho 10, 2023 at 11:23 pm

      Ahahahahahahahahahahahahahah

    • André Pires
      Posted Junho 11, 2023 at 11:33 am

      O Inter nas eliminatórias com as equipas portuguesas, viu-se que tinha muito melhor banco que FC Porto e Benfica, mas para ti nem jogavam no Braga.
      Medeiros > Mkitharyan
      Abel Ruiz > Lukaku ou Correa
      Sequeira > Gosens
      Tormena > De Vrij ou Skriniar
      Victor Gomez > D’Ambrosio
      O Inter se tivesse ido ao Braga reforçar-se com estes craques, a Champions já não fugia.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Junho 10, 2023 at 9:11 pm

    E no fim ganham os petrodólares. Há 13 anos que o dono do City não via um jogo do clube ao vivo. É muita mística e amor à camisola…

    Feliz pelo Ederson, Rúben Dias e sobretudo pelo melhor jogador português dos últimos largos anos e pelo melhor médio de sempre, Kevin de Bruyne, mas não consigo estar satisfeito.

    • Dca
      Posted Junho 10, 2023 at 9:22 pm

      Ele não tem que ter amor ao City.
      Mas sem duvida que quem gere o clube, tem.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 10, 2023 at 10:29 pm

        Claro que não tem. É assim que se pensa hoje em dia.

        O Vieira também não tinha de ter amor ao SLB. Era apenas um empresário, etc etc etc.

        Eu penso de outra forma.

    • Kafka
      Posted Junho 10, 2023 at 9:23 pm

      O Inter também é um clube de neste caso PetroLiras que era a moeda em Itália na década de 60… a família Moratii despejou dinheiro sem fim no Inter na década de 60 que lhes permitiu ganhar 2 Champions e começarem a construir a sua história nas competições europeias e os Moratii também estavam ligados ao petróleo…

      O actual dono do Inter Zhang Kangyang nascido e criado na China também não me cheira que seja do Inter desde pequenino

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 10, 2023 at 10:31 pm

        Sim, defensor das mulheres sauditas, já sabemos da tua coerência em relação a este assunto.

        E eu nem sequer gosto do Inter. Se isso aconteceu no passado, é pena na mesma.

    • Miguel Jack
      Posted Junho 10, 2023 at 9:23 pm

      melhor médio de sempre….vou guardar este comentário e sempre que estiver em baixo, leio e anima um bocado !!!

      Candidato a melhor comentário de sempre

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 10, 2023 at 10:32 pm

        Obrigado!

        Mas posso corrigir, vá: o melhor médio que vi jogar, sendo que vejo futebol desde o início do século.

    • ktc
      Posted Junho 10, 2023 at 9:28 pm

      Dizer que o de Bruyne é o melhor médio de sempre é rebuscado. É um grande jogador, mas eu vi Xavi, Iniesta, yaya, essien, Zidane, etc , é difícil dizer que ele foi melhor que estes.

      • Veridis Quo
        Posted Junho 10, 2023 at 9:53 pm

        Nem o Essien sabe como é que entrou nessa categoria. Que risada.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 10, 2023 at 10:35 pm

        Epá dos que vi, pra mim, é ele. É sempre rebuscado dizer “x é o melhor” quando há milhões de jogadores de futebol no mundo.

        Não é descabido dizer que o Iniesta é o melhor. Não é descabido dizer que é o Zizou. Já acho descabido colocar aí o Essien (quererias dizer Seedorf, talvez? Também jogou no Milan e no Real, podes estar a confundir) e não acho que Xavi e Yaya tenham sido tão bons como o Kevin de Bruyne. Mas é sempre aceitável.

    • Miguel Mendes
      Posted Junho 10, 2023 at 10:56 pm

      O Cruijff era melhor que o Kevin de Bruyne, tal como o Maradona, o Zidane e o Platini.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 11, 2023 at 10:47 am

        Bom, se considerarmos o Maradona um médio-centro, então sim, não há muito a dizer. Estava a pensar em números 8, boxes-to-boxes, etc.

        E seja como for depois corrigi para “aqueles que vi jogar”. Este século, basicamente.

    • Julio Miguel
      Posted Junho 11, 2023 at 2:46 am

      Estás feliz pelo Ronaldo? Depois da época que teve, ainda tem de levar com os rivais do antigo clube a ganhar a Champions. Acho que não faz muito sentido, mas pronto…

      Já agora, esqueceste-te de dar os parabéns ao Bernardo Silva. Um craque!

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 11, 2023 at 10:46 am

        Quase tiveste piada.

        • Julio Miguel
          Posted Junho 12, 2023 at 10:59 am

          Não era uma piada. Largos anos não são dois. O Bernardo Silva neste momento é claramente o melhor jogador português, e um dos melhores do mundo (não me chocava se ele ganhasse a Bola de Ouro), sendo que só tem claramente esse estatuto desde o ano passado. Há duas épocas atrás tinhas jogadores como o Rúben Dias, o Cancelo, o Bruno Fernandes, a um nível tão, ou mais alto do que o Bernardo. Se recuares mais que isso, lamento informar mas o melhor português nessa altura ainda era o Ronaldo, e não há discussão possível. Estes últimos dois anos do Ronaldo desgastaram (e de que maneira!) a sua imagem, sobretudo por causa da sua personalidade, mas não serve de desculpa para andarmos a inventar que ele não é o nosso melhor jogador há largos anos.

  • Valderrama
    Posted Junho 10, 2023 at 9:12 pm

    Mais merecido pela época do que pelo jogo de hoje.
    Rodri é um Busquets 2.0, melhor em campo hoje.
    Inter merecia pelo menos o prolongamento, Lukaku tem de ir à bruxa.

    • Veridis Quo
      Posted Junho 10, 2023 at 9:15 pm

      O Rodri fez uma primeira parte absolutamente horrível. E a segunda fora golo, não é nada do outro mundo. Até o próprio disse que esteve uma “m****” na flash. E o Pep disse-lhe o mesmo ao intervalo, confessou.

      Ake, Stones, Dias e Bernardo estiveram bem melhores que ele.

  • Veridis Quo
    Posted Junho 10, 2023 at 9:13 pm

    Um dia triste para a fabulosa narrativa de Bola de Ouro para o Lautaro, que já andava a fazer-se ouvir inclusive por aqui. Nem top 30 do mundo é.

    • Dca
      Posted Junho 10, 2023 at 9:21 pm

      Há malta que vive obcecada com jogadores. Nossa.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 10, 2023 at 9:23 pm

      E um dia muito feliz para a narrativa de quem usa o Lautaro como pode expiatório para dizerem que a selecção argentina é horrível e bla bla bla.

      Mas alguém dizia isso a sério? Vocês (fãs do Messi) têm de levar sempre tudo tão a sério? O Messi é o melhor de sempre, já se sabe. E o Lautaro se for o 31º melhor do mundo já é muito bom, tendo em conta que há milhões de jogadores.

      • Veridis Quo
        Posted Junho 10, 2023 at 9:46 pm

        Eu acho o Lautaro um excelente avançado. Não tem absolutamente nada a ver com o Messi, simplesmente acho estranho como se criava outra vez a narrativa dele ser Bola de Ouro se ganhasse a Champions. Como achava quando foi do Jorginho.

        Não sei em que parte do comentário menciono o Messi ou o ponto vem daí ou tem a ver com o Mundial. O user não diz Kafka.

        É somente por achar completamente ridícula essa narrativa. Fosse para o Lautaro, o Alvarez ou outro qualquer jogador que obviamente não está nesse lote e se mete lá porque calhou a estar nas equipas que venceram títulos.

        Se quiseres saber mais, está aí mais opiniões sobre o Lautaro. Que acho um ótimo avançado, mas não de elite. E os que não são de elite não tem que estar nas discussões de Bola de Ouro.

        E não, não acho que o Messi deva ganhar.

        https://blogvisaodemercado.pt/2023/05/24/video-lautaro-martinez-da-taca-de-italia-ao-inter/

        • Valentes Transmontanos
          Posted Junho 10, 2023 at 10:39 pm

          Pronto, peço desculpa. É que já se tornou um habitué malhar no Lautaro para elevar o Messi, como se fosse preciso.

          Sendo assim retiro o que disse e concordo sobre a qualidade do Lautaro.

        • henry14
          Posted Junho 11, 2023 at 12:34 am

          Também achei uma aberração pensarem no Jorginho para bola de ouro. Há com cada uma.
          E acho-o um excelente jogador e hoje é do meu Arsenal. Mas simplesmente não faz sentido.

        • 2DedosDeTesta_
          Posted Junho 11, 2023 at 1:06 pm

          No fundo é isso mesmo. O Lautaro pode ser um bom avançado, sem ser candidato a bola de ouro, e sem ser o pior jogador que ja pisou um relvado de futebol. Pode ser simplesmente um bom avançado não há mal nenhum nisso. E como todos os seres humanos, está sujeito a lesões e a periodos de melhir e pior forma.

  • Duarte Vader
    Posted Junho 10, 2023 at 9:18 pm

    Absolutamente merecido, nem tanto pela final em si (ainda que a tenha ganho com mérito) mas por tudo o que fez antes disso.

    Há uns dias atrás disse que nunca vi um jogador como Messi, e em termos de treinadores aplica-se o mesmo a Guardiola. Mas se no caso do Messi Maradona chegou perto, no de Guardiola não vejo ninguém um patamar próximo. Talvez Ferguson, mas no auge de ambos, a qualidade futebolística das equipas do escocês fica ainda a alguma distância. Falta ao Guardiola ser melhor nas substituições para deixar de lhe poder apontar falhas.

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 9:18 pm

    Primeira vez desde 2011/2012 que um Croata não vence a Champions

    12/13: Mandzukic
    13/14: Modric
    14/15: Rakitic
    15/16: Modric
    16/17: Modric
    17/18: Modric
    18/19: Lovren
    19/20: Perisic
    20/21: Kovacic
    21/22: Modric

  • Tiago Lemos
    Posted Junho 10, 2023 at 9:20 pm

    Época desportiva sensasional. Só falta amanhã o Djoko vencer para, de uma vez por todas, os 3 GOATs ficarem confirmados.

    • henry14
      Posted Junho 11, 2023 at 4:02 am

      IDEMOOOOO NOLE !!
      Não precisa sequer de ganhar amanhã. Toda a gente sabe,apesar de não quererem admitir, que ele já é o melhor.
      22GS (empatado com Nadal);
      Recordista de masters 1000;
      Recordista finals ATP;
      Vencedor nos confrontos diretos vs Nadal e Federer;
      Recorde de semanas no topo do ranking ATP;

      Muito em breve será também o detentor de record de total de títulos independentemente da categoria.

      Só não sei é se é superior a Alcaraz, uma vez que o miúdo é melhor que os Big3 juntos ??.

  • JFN
    Posted Junho 10, 2023 at 9:24 pm

    Que jogo horrível, para mim o homem do jogo e Ederson. Fico feliz pelo Guardiola, finalmente consegue o que lhe faltava desde que saiu do Barcelona.
    Esta vitória quer dizer que o city agora já tem a “mística” que lhe faltou no passado para ganhar ligas dos campeões?

  • cards
    Posted Junho 10, 2023 at 9:33 pm

    Esta final fica marcada pelo fato da artista pop Anitta ser a primeira artista a cantar na abertura de final de champions , da final da libertadorea da america e dos Jogos Olimpicos, falta apenas o intervalo da superbowl para fazwr o grand slam.

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 9:37 pm

    O Alvarez aos 23 anos pode fazer a malinha e ir à vida dele, já ZEROU o palmarés:

    – 1 Campeonato Mundo
    – 1 Copa América
    – 1 Finalíssima Uefa/Conmebol

    – 1 Champions League
    – 1 Copa Libertadores
    – 1 Recopa Sul Americana

    – 1 Campeonato Inglaterra
    – 1 Campeonato Argentina
    – 1 Taça Inglaterra
    – 1 Taça Argentina
    – 1 Supertaça Argentina

  • Tiago Silva
    Posted Junho 10, 2023 at 9:38 pm

    Parabens aos nossos Ruben Dias e Bernardo e claro ao Ederson! Mas hoje o City fez um jogo bastante fraco. Não percebi bem o posicionamento do Stones hoje, mudou um pouco a dinamica o Guardiola hoje, mas sem grandes efeitos na equipa. Mas também não acho que tenha sido por aqui, os jogadores pareceram-me algo nervosos e sem conseguirem lidar com o meio muito povoado pelo Inter. Acho que o Inter merecia mais hoje, mas acabou por vencer a melhor equipa em toda a prova.

    Ruben Dias o MVP para mim, apresar de ter tido algumas dificuldades frente ao Lukaku no final. Rodri e Dimarco num nível muito alto também.

  • Goncalo Silva
    Posted Junho 10, 2023 at 9:39 pm

    Rodri esteve muito bem hoje, mas para mim o MVP foi Rúben Dias. Akanji tem excelentes características mas às vezes tem erros que não lembram a ninguém. No ataque esteve tudo muito desinspirado e com medo de arriscar. Inter com a lição muito bem estudada tentando ao máximo tapar o meio, Dimarco a meu ver foi o melhor dos nerazurri. Mereciam mais pela competência que mostraram hoje a anular muito bem o ataque da melhor equipa do Mundo sem ter de recorrer ao autocarro.

    Parabéns aos novos reis da Europa, foi inteiramente merecido pela campanha que fizeram esta época, e parabéns especiais ao nossos portugueses!!

  • Cossery
    Posted Junho 10, 2023 at 9:39 pm

    Foi preciso o Messi sair da Europa para o Guardiola voltar a levantar a orelhuda!
    É merecido e fico especialmente contente pelos jogadores portugueses e pelo Ederson, vibrei por eles. Mas custa-me sempre ver estes clubes feitos grandes pelo dinheiro injetado a ganharem, que se há-de fazer, é o futebol de hoje e não vai mudar tão cedo.

    • BoaMike
      Posted Junho 10, 2023 at 9:55 pm

      Sempre a mesma conversa.
      O real Madrid, o Barcelona, o man united… Não gastam dinheiro, aliás os clubes oferecem jogadores para esses clubes.

      A única diferença é que esses clubes começaram a gastar 50 anos antes que o City.

      Quase que aposto que nos 100 e poucos anos que o real Madrid tem gastou muito mais dinheiro que nos 100 e poucos anos do city e a única diferença é que num clube foi comprado e o dono gere como quer (city) e outro foi gerido por um ditador e por presidentes que são eleitos.

      • Fireball
        Posted Junho 10, 2023 at 11:12 pm

        Vocês só não entendem porque não querem entender. O problema não é gastar dinheiro. É gastar dinheiro que não se ganhou. O Real Madrid gasta o que gasta porque é dos clubes que mais receitas gera no mundo. O United a mesma coisa. Mesmo o Liverpool para gastar o que gasta agora, teve um trabalho de fundo da FSG para elevar as receitas durante os primeiros 7-8 anos de ownership. Não foi alguém chegou cá, pegou num clube do fundo da tabela, e injetou dinheiro ilimitado. Que fez o Man City para ter este dinheiro? Os donos escolheram o Man City como podiam ter escolhido o Newcastle, o Aston Villa, o Sunderland, ou outro clube qualquer de meio/fundo da tabela. Houve literalmente ZERO mérito desportivo do Man City para ter o dinheiro que tem. Apenas ganhou a lotaria.

  • Nunop
    Posted Junho 10, 2023 at 9:40 pm

    Finalmente!! Quebrou-se o impasse.

    Agora sim posso afirmar que o Manchester City da era Guardiola, é para mim, uma das melhores equipas da história.
    – Primeira vez na história em que uma equipa sénior em Inglaterra conquistou os 4 títulos ingleses (Community Shield, Carabao Cup, FA Cup e Premier League), os “Fourmidables”
    – Uma Premier League com 100 pontos (e outra com 98), sendo que na dos 100 pontos (os “Centurions”), quebraram todo o tipo de recordes da Premier League, incluindo número de pontos, vitórias, vitórias fora, maior diferença para o 2o lugar, maior diferença de golos.
    – Treble de 2022/2023, FA Cup, Premier League e Champions League.
    – Inúmeros outros títulos, nomeadamente duas Premier League, a adicionar às referidas em cima.

    Isto tudo, aliado ao melhor futebol que já vi ser jogado.

    Um excelente projeto desportivo, liderado pelo melhor treinador do mundo (de longe, de muito longe).

    Agora siga a Supertaça Europeia contra o Sevilha!

    • Kafka
      Posted Junho 10, 2023 at 9:50 pm

      Faltou-te ainda aí o recorde de vitórias consecutivas na Premier League, foi também batido por esta equipa do Guardiola, no campeonato dos 100 pontos

      • Nunop
        Posted Junho 10, 2023 at 10:01 pm

        – Vitórias (32)
        – Vitórias fora (16)
        – Pontos (100)
        – Pontos fora (50)
        – Golos marcados (106 golos)
        – Maior diferença de golos (+79)
        – Margem para o 2o classificado (19 pontos)

        Estes são os que encontrei referentes a essa PL dos Centurions, mas tenho um feeling que se fosse pôr todos, não ia sair daqui.

        Banalizaram a Premier League

        • Kafka
          Posted Junho 10, 2023 at 10:22 pm

          O de vitórias consecutivas também foi nesse ano dos 100 pontos, foram 18 seguidas, mas é um recorde partilhado com o Liverpool que em 2019/2020 também ganhou 18 jogos consecutivos

    • Kafka
      Posted Junho 10, 2023 at 10:06 pm

      Acrescenta ainda aí, que também igualaram o recorde de vitórias campeonatos ingleses consecutivos e que estando ainda activo, podem ficar isolados com esse recorde caso voltem a ser campeões nacionais para o ano com o inédito Tetra na história do futebol inglês

      Este 7 anos de Guardiola no City, são sem dúvida um dos melhores trabalhos da história do futebol

  • Kenya24
    Posted Junho 10, 2023 at 9:44 pm

    Falam do city como se falassem do Chelsea,PSG,real Madrid…
    Se formos a ver o onze que jogadores é que vieram como grandes jogadores ? Haaland, grealish.
    Ederson,Ruben dias, Bernardo silva- 2 vieram do Benfica sem nome nenhum, Bernardo silva veio do Mónaco depois de 2 grandes épocas mas não era nenhuma estrela mundial.
    Ake foi dispensado do Chelsea.
    Akanji no Dortmund não prestava.
    Rodri era um bom jogador num atlético que só defendia, evoluiu muito mas no city.
    Gundogan era um bom jogador mas com muitas lesões, não era nenhuma estrela mundial.
    Kdb tinha feito uma boa época na Alemanha mas veio dispensado do Chelsea.
    Grealish foi uma grande transferência e veio com algum cartel, mas não vale o que pagaram por ele.
    O grande obreiro é o Guardiola, gastaram alguns milhões mas poucas super transferências como se fala.

    • Amigos e bola
      Posted Junho 10, 2023 at 9:49 pm

      Que exagero de comentário

    • Apessoa
      Posted Junho 10, 2023 at 10:04 pm

      Mais um comentário absurdo.
      Ora vou só enumerar alguns jogadores que falas:
      Ederson 40M ( Sem nome LOL)
      Ruben Dias 71.6M ( Sem nome LOL)
      Bernardo Silva 50M
      Ake 45.3M (dispensado LOL)
      Akanji 17.5M ( pechincha)
      Stones 55.6M e Laporte 65M e Kyle Walker 52.7M e Mendy 57.5M
      Gundogan 27M
      Rodri 70M ( nao prestava no Atletico LOL)
      KDB 76M
      Grealish 117.5M
      Mahrez 67.8M
      Haaland 60M
      Kalvin Phillips 49M

      E venderam Sterling, Gabriel Jesus, Zivchenko, e ainda tinham o Cancelo e outros. Realmente não eram grandes jogadores antes de vir para o Ctiy. Mais uma boa posta de pescada.

      • Kenya24
        Posted Junho 10, 2023 at 11:09 pm

        Que nome tinham Ederson e Ruben dias na Europa? O valor do Ruben dias foi inflacionado pelo negócio otamendi.
        O rosri nunca disse que era mau, mas não era nenhuma super estrela.
        Ake foi dispensado do Chelsea.
        Que estrelas e que compraram? Contam-se pelos dedos da mão.
        Venderam muito durante estes anos, está longe de ser um projeto que só esbanja dinheiro.
        A sua maior estrela é o Guardiola

        • Apessoa
          Posted Junho 11, 2023 at 10:00 am

          Eu não entendo, juro. O Ederson só foi o 4 GR mais caro de SEMPRE. O Ruben Dias foi o 6 defesa Central (atualmente) mais caro de SEMPRE. Isto não é ter nome? Eram dos jogadores mais cobiçados do mercado. O KDB foi só o MVP da Bundesliga, isto não é ser estrela? Todos o eram. O Rodri obviamente foi na altura uma das contratacoes mais sonantes porque ja era um craque no Atlético, obviamente que cresceram com o Guardiola, ninguem tira o mérito, mas achar que pegou numa cambada de coxos e fez deles top mundial é absurdo. TODOS já eram top. Só na defesa gastou mais de 300M ou mais, mas isto já se passa há 20 anos, com outras equipas inglesas e isto só vai dar cabo dos campeonatos mais perifericos como o nosso, a longo prazo. Também venderam jogadores, obvio, mas o fairplay financeiro não se aplica a estes clubes.
          O Guardiola é o melhor treinador do Mundo, a gostar ou não, é obvio.
          Todos os clubes que gastam como o City, Chelsea, PSG é esbanjar dinheiro. FM da vida real.

          • Kenya24
            Posted Junho 11, 2023 at 2:07 pm

            O Ruben dias era tão bom como Lindelof e vejamos a diferença.
            O central holandês que está no Bayern agora foi muito mais caro, e era muito melhor e vejamos a diferença.
            Kdb era bom jogador e fez muitas assistências mas não é metade do jogador que é hoje, nas mãos de outro treinador se calhar era mais um ( vejamos o Mason mount ).

            • Apessoa
              Posted Junho 11, 2023 at 3:45 pm

              O de Ligt foi dos poucos mais caros que o Ruben Dias, eram os 2 centrais mais cobiçados do mundo, pela idade e qualidade. Achar que os dois ja não eram dois bons centrais, basta ver os clubes que andaram atras deles e a quantia que custaram. Tás a comparar o Mount com o KDB? Lol Volto a dizer, o KDB foi só o MVP da Bundesliga, não era um jogador qualquer, o que é que o Mount ganhou individualmente? Para se ver o que jogava, ele foi o MVP, marcou 10 golos e 21 assistencias, numa equipa que não era favorita ficou em 2 lugar. Era simplesmente um craque. Obvio que cresceu, mas nao se comprou só pela qualidade intrinseca, mas tambem pelo potencial que tinha. Agora dizer que não vieram como grandes jogadores? Que se gastou poucos milhões? Mas o Guardiola ganhou a Champions com o Osasuna? lol. Temos que ser sérios, o City e o Guardiola escolheram simplesmente quem queriam para o plantel, independentemente do dinheiro e nada contra. Tal como os outros clubes ingleses.

    • Joao Duarte
      Posted Junho 10, 2023 at 10:07 pm

      Já venho a dizer isso há muito tempo. Quantos jogadores destes são o melhor do mundo nas suas posições? Poucos. São dos melhores mas muitos foram para o City quando não o eram é Guardiola meteu-os a jogar de uma forma incrível. Aliás, atrevo-me a dizer que este plantel do City com outro treinador não rendia nem perto.

    • Apessoa
      Posted Junho 10, 2023 at 10:07 pm

      Resumindo o meu comentario “gastaram alguns milhoes mas poucas super transferencias” mais de Mil milhões. Lol.

    • Andre1982
      Posted Junho 10, 2023 at 10:21 pm

      Ridículo.

    • Knoxville
      Posted Junho 10, 2023 at 10:54 pm

      Sim era tudo tosco, este City é um coitadinho, ainda por cima conseguiram isto a gastar pouco e em tão pouco tempo… Enfim. Em relação ao Bernardo Silva não era nenhuma estrela mundial no Mónaco e continua sem ser no City. Jogador sem sal, jogador de rotação, que pode fazer parte de qualquer plantel sim mas não é o craque que querem fazer parecer. Tivesse sido formado noutro sítio não tinha metade da atenção.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 11, 2023 at 11:11 am

        Essa última frase fez com que me partisse a rir, uma vez que o jogador com mais marketing da História do futebol saiu de Alcochete e esse tal “jogador de rotação”, se fosse uma pop star, teria há 4 ou 5 anos campanhas da FPF para ser Bola D’Ouro e andaria aí a ser comparado aos melhores. Como não é uma pop star (também podia dizer que é por não ter saído de Alchochete, mas como não como gelados com a testa não o vou fazer), limita-se a receber os parabéns nas redes sociais do Canal 11 e da FPF e siga pra bingo. Entretanto, o melhor treinador do mundo diz de 3 em 3 meses que o “jogador de rotação” é dos melhores jogadores que já viu, mas deve ser para elevar a moral desse mediano jogador.

        • Knoxville
          Posted Junho 11, 2023 at 8:54 pm

          Concordamos em algo pelo menos, Guardiola é o melhor treinador do mundo, para mim é mesmo o melhor de sempre. Mas todo o génio tem a sua “tirada” que se perdoa por terem o sucesso que têm. Ora Pep acabou de dizer que soube melhor uma Taça de Inglaterra do que a Liga dos Campeões. Isto é para ser levado a sério?
          Claro que não, tal como quando eleva o Bernardo Silva a patamares dignos de Iniestas. Mas chegaste lá sozinho e isso é bom, ele faz isso para dar confiança e valorizar o próprio jogador apenas e só.

  • Kafka
    Posted Junho 10, 2023 at 9:46 pm

    City também se junta aos seguintes clubes, como campeão europeu sem derrotas

    – Inter 64
    – Ajax 72
    – Forest 79
    – Liverpool 81 e 84
    – Milan 89 e 94
    – Estrela Vermelha 91
    – Marselha 93
    – United 99 e 2008
    – Barça 2006
    – Bayern 2020

    • Red Punisher
      Posted Junho 10, 2023 at 10:31 pm

      Brilhante análise!
      Para o ano a ver se calha ao Benfica esta priceless!

    • Jeco Baleiro
      Posted Junho 10, 2023 at 11:02 pm

      Não tinha ideia que havia assim tantos campeões europeus invictos, mas a prova ser toda em eliminatórias até ao início da década de 90 contribui para isso.

      Ressalvar esse Bayern de 2020, único campeão europeu da história só com vitórias, num percurso com imensas goleadas.

      • troza
        Posted Junho 11, 2023 at 4:59 pm

        Vamos lá ver… e desculpa mas tens uma lógica no teu comentário que está falso.

        A primeira edição com fases de grupos foi 1991-1992. 36 edições antes disso. Desde aí 32. Tivemos 7 equipas que acabaram sem derrotas até 1991, 7 depois disso. Em menos edições já se igualou o número de equipas que acabaram sem derrotas antes da fase de grupos.

        Portanto… sendo a diferença pequena, não podemos dizer que o formato a eliminar vs fase de grupos contribuiu alguma vez para isso. Quer dizer, quando havia duas fases de grupo não houve nenhuma equipa a ganhar sem derrotas mas a amostra também é pequena.

  • Zanjose
    Posted Junho 10, 2023 at 10:57 pm

    Parabéns, City!

    A segunda foi de vez!! ??

    Quanto ao jogo, bem… foi insosso, sem chama, sem emoção, longe do espetáculo que se esperava, principalmente do lado do City.

    Muito respeito de ambas equipas no primeiro tempo, que pareceram acusar o momento. As equipas criaram muito pouco, para não dizer quase nada, no primeiro tempo, tentando jogar no erro do adversário, o que praticamente não aconteceu, com exceção de alguns lances na segunda parte. A bola quase teve lugar cativo aí no meio campo onde passou mais tempo do que rondar ambas áreas. Quando Inter partia em transição rápida, quase sempre teve mais espaço de circular a bola, estando algumas vezes em vantagem numérica já que alguns jogadores do city demoravam pra baixar.

    A mesma toada manteve-se no segundo tempo, porém, com um pouco de atrevimento dos dois lados. Mas Inter parecia satisfeita com o resultado, chegando a despertar seriamente depois do golo sofrido. A partir daqui, o City relaxou um pouco e Inter passou a acreditar no empate, que não surgiu por milagre (duas ou três defesaças de Ederson e o travessão salvaram o City).

    Pela negativa, Lautaro, Dzeko e Haaland foram bem anulados. Grealish também teve pouco espaço para aparecer.

    Akanji, apesar de muitas vezes ter vencido os duelos com Lautaro, teve erros que custariam a final: distração no passe atrasado feito pelo Bernardo, com o Lautaro a não aproveitar a oferta da melhor maneira; mérito para Ederson que fez a mancha e fechou o ângulo. Escorrega num lance despejado na área, deixando o Dimarco na cara do golo, o qual cabeceia a bola que fortuitamente bate no travessão.

    Também o Ederson quase ofereceu um golo ao Inter, num passe mal feito em que seus colegas se distraíram.

    A defesa do Inter esteve mal no golo sofrido; deixou o Rodri sem qualquer oposição e com todo tempo do mundo para chutar. Os centro-campistas falharam nesse lance.

  • Jeco Baleiro
    Posted Junho 10, 2023 at 10:59 pm

    São indiscutivelmente a melhor equipa da actualidade e tiveram um percurso que confirma isso mesmo, tareias a Bayern e Real. Mas hoje tiveram fortuna, faz parte.
    Inter fez por merecer o prolongamento.

    Pela percurso na prova esta época, justo campeão.

  • Numb
    Posted Junho 10, 2023 at 11:01 pm

    O City completou o desafio “Futebol”. Finalmente, esta equipa merece, o Guardiola merece, nós adeptos de futebol merecemos, Finalmente.

  • Hirok "The Truth"
    Posted Junho 10, 2023 at 11:51 pm

    Desta não esperava, tudo bem que era uma final mas esperava um amasso do City e este CIty entrou com um nervosismo excessivo e um peso enorme em cima das costas, já o Inter um clube com 3 Champions no museu jogou com outro estatuto e taticamente foi perfeito, e acaba por ter as melhores oportunidades para marcar, aqueles dois ultimos lances são para os apanhados.. o Inter merecia no minimo o prolongamento, do City destaque para Rodri, Bernardo e para mim o melhor em campo o Ruben Dias que faz uma exibição monstruosa.. Não concordo com o VM na questão do De Bruyne, estava a ser dos piores em campo, não acertava um único passe, visivelmente condicionado por alguma lesão desde o 1º minuto..
    Parabéns ao City e Guardiola já mereciam um Champions pelo trabalho incrível nestes ultimos anos

  • lipe
    Posted Junho 11, 2023 at 12:10 am

    Goste-se ou não, os esteróides financeiros são a única maneira de clubes historicamente medíocres ascenderem a este nível e por lá ficarem consistentemente.

    E goste-se ou não, quem critica isto tão ferozmente ou não tem noção do que é o futebol há bastante tempo ou não está muito interessado em mais competição.

    Neste século só dois clubes se estrearam a campeões europeus: o Chelsea e o City. Todos os outros vencedores já o tinham sido antes.

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 11, 2023 at 10:32 am

      É a única forma de clubes pequenos crescerem? E que tal trabalharem e crescerem lentamente de forma sustentada e limpa? Então um Ajax desta vida teve de trabalhar para ser o que é, mas um City ou Chelsea querem ganhar a todo o custo em meia dúzia de anos, sem trabalhar para crescerem de forma normal?

      • JJayy "Non Believer"
        Posted Junho 11, 2023 at 12:35 pm

        Só uma questão, O Chelsea cresceu de forma limpa, já andavam a disoutar a champions antes do Abramovich chegar, depois é que as coisas atingiram outro patamar

      • lipe
        Posted Junho 11, 2023 at 1:37 pm

        O que é o “trabalhar para ser o que é”? Os clubes historicamente grandes chegaram lá fruto de sangue, suor e lágrimas? Nunca houve dinheiro à mistura? Era bom.

        O futebol de hoje não é o mesmo dos anos 60 ou 70. Trabalhar muito e ser competente simplesmente não é suficiente para um clube ascender e se sentar à mesa dos grandes de forma consistente. Uma época extraordinária pode acontecer, algo à Leicester, mas sem capital pra manter e ir buscar melhor é impossível sustentar isso.

        No futebol pós Bosman, pós dinheiro das transmissões televisivas e pós enriquecimento da Champions é impossível chegar-se ao nível dos historicamente ricos (Barça, Real, Bayern, etc) sem injeções de capital.

        Não que eu goste disso, mas é o que é.

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 11, 2023 at 3:27 pm

          Também diziam que era impossível o Benfica pagar 30 milhões por alguém ou vender 2 jogadores por 120 milhões. No futebol não há impossíveis, haja capacidade de trabalho.

          • lipe
            Posted Junho 11, 2023 at 7:18 pm

            Não me leves a mal amigo mas deves acreditar no Pai Natal.

            E mais, o City trabalha mal? Pelo contrário, deve ser dos clubes que melhor trabalha à face da terra mas sem dinheiro não vai buscar nem manter os melhores jogadores ou treinadores (acabariam todos na mesma mão cheia de clubes: os que são ricos há décadas).

            O Benfica paga 30 milhões na perspetiva de um dia vender pelo dobro ou triplo. É obrigado a isso. Se tivesse dinheiro não teria que o fazer, manteria os melhores e se calhar podia ser competitivo na Champions.

  • SENSEI
    Posted Junho 11, 2023 at 12:20 am

    Expliquem-me lá a diferença entre dinheiro de um árabe e dinheiro de um chinês, nesta apreciação de “dano ao futebol”?
    Como, e felizmente, já li de alguns utilizadores, a alavancagem desportiva através do dinheiro tem umas boas décadas, não nasceu com Chelsea de Abramovich…

    Apenas penso que o facto de serem donos árabes causa impressão à malta. Há uma palavra para isso, vocês chegam lá…

    • Joga_Bonito
      Posted Junho 11, 2023 at 10:30 am

      Não tem que ver com questões de raça, mas sim com o facto de serem líderes de regimes totalitários que arruínam os direitos humanos. E quando foi o caso do Abramovich falou.se e bem do facto de ele ser um mafioso e ninguém vinha falar de racismo contra os russos.

      A diferença do capital árabe para o capital chinês, russo, americano é que no caso do primeiro trata-se de dinheiro detido por líderes de regimes totalmente abjectos, onde se quer claramente usar o futebol para lavar a imagem. Curiosamente o wokismo que tanto gosta de falar de direitos de gays, mulheres e minorias parece esquecer-se que esses regimes oprimem esses mesmos grupos às claras e ainda tentam lavar a imagem com os petrodólares aplicados ao futebol.

      Já no caso dos segundos, trata-se de capital privado, de indivíduos que na pior da hipótese são mafiosos mas não estão ligados à tentativa de limpar imagem de regimes bárbaros. Quando muito fazem dos clubes postos de lavagem de dinheiro mas é o máximo. Não se trata de branquear o apedrejar de gays, mulheres, cristãos e afins…

      E sempre se criticou a compra desenfreada de clubes por capital privado, pelo motivo de que se defende que os clubes são dos adeptos, agora a questão do capital árabe é completamente diferente do ponto de vista socio-político.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Junho 11, 2023 at 11:05 am

        Pus o like, mas não percebi a parte de o “wokismo” “não falar sobre isto”.

        • Joga_Bonito
          Posted Junho 11, 2023 at 11:25 am

          Falo do wokismo que ao mesmo tempo que defende grupos como os gays, mulheres e minorias adopta por vezes uma postura absurda de acusar de racismo quem constata o facto de que em regimes como o saudita, qatari e afins se atacar esses grupos…O wokismo ou opta por não falar destes países ou vem com o chavão do racismo se alguém criticar estes regimes.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Junho 11, 2023 at 11:06 am

      Ah sim, é mesmo isso: preconceito contra árabes. Não há mesmo mais nenhuma razão.

  • Flavio Trindade
    Posted Junho 11, 2023 at 10:21 am

    E finalmente o City de Guardiola a levantar o caneco, naquela que na minha opinião foi a melhor época do clube de Manchester desde que Guardiola assumiu.

    O bloqueio mental desapareceu. E nunca foi por falta de talento (nisso, sempre tiveram de sobra) mas era mesmo uma questão psicológica.

    Faltava o pedigree que finalmente atingiram e bem podem agradecer ao Arsenal por lhes ter dado o boost que faltava (a recuperação no campeonato foi decisiva no meu entender).

    Contudo, não foi nada fácil e o Inter apareceu num nível competitivo fortíssimo e dificultou de sobremaneira a tarefa.

    Nos nerazurri há dois jogadores que nunca ninguém refere como top nas suas posições mas que eu considero craques de todo o tamanho.

    Bastoni na defesa (não há muitos centrais canhotos, com esta envergadura e esta qualidade) e Barella (que jogo monstruoso do pequeno italiano).

    Do lado do City todos estes títulos são mais relevantes, quando a equipa enquanto colectivo consegue disfarçar a “ausência” das suas duas principais estrelas.

    Haaland vai acabar a época com números monstruosos, mas raramente apareceu nos jogos grandes, e De Bruyne terá feito a pior época dos últimos anos.

    Valeu o trabalho notável do melhor treinador da história e um colectivo fortíssimo que hoje elevou Rodri, o jogador silencioso, a herói e que teve em Rúben Dias o mvp do jogo (para quem discute a sua importância, há um antes e um depois de Rúben Dias nesta época do City.

    Parabéns aos adeptos do City. Esta, foi justíssima.

  • henry14
    Posted Junho 11, 2023 at 12:56 pm

    Agora só falta a Guardiola ganhar a Conference League e a Europa League para poder sonhar com a elite dos treinadores.

  • Slayer666
    Posted Junho 11, 2023 at 12:57 pm

    Pensei que ia ser uma mera formalidade e até acreditava num jogo com resultado desequilibrado, tal é a diferença de qualidade…mas nada disso!
    Mérito do Inter, que conseguiu anular o City e ainda teve 2 grandes oportunidades, uma das quais ainda com 0-0.

    Foi um jogo fraquinho, das piores finais que me lembre em termos de emoção, faltou “sal”!

    Ganhou quem se esperava, no entanto foi muito mais complicado

  • Stravinsky
    Posted Junho 11, 2023 at 3:16 pm

    Já sabem que sou Gunner e como tal não gosto muito do City como instituição (prefiro-os ao Man Utd obviamente). Por isso não fico feliz com esta vitória.
    Mas a verdade é que o City é a melhor máquina de futebol dos últimos 5 anos a nível mundial.

    Guardiola é o melhor treinador e fico muito contente por ele.

  • Kacal
    Posted Junho 11, 2023 at 3:17 pm

    Man City fez um dos jogos mais cinzentos que me lembro de os ver fazer. Haaland ficou no “bolso” de Acerbi. E a lesão de De Bruyne não ajudou nada. Sendo que o Inter foi competente apostando numa pressão alta forte e muita fisicalidade. O golo surgiu num momento crucial porque nem City nem Inter estavam propriamente a ter muitas oportunidades de golo flagrantes, o jogo teve pouco espectaculo na minha opinião. Mas Guardiola pareceu-me mais cauteloso e pragmatico ontem finalmente, fez o que tinha de fazer para garantir a conquista e o City faz história, é assim mesmo. Parabéns ao Inter pela presença na final, fizeram um ótimo torneio.

    Mas o City teve um percurso mais complicado enfrentando Bayern e Real nos quartos e meias respectivamente, enquanto o Inter enfrentou Benfica e Milan nessas eliminatórias. E embora ontem o City não tenha feito um grande jogo, durante o torneio estiveram muito fortes e são a melhor equipa no global, fez-se justiça!

    Muitos Parabéns ao City e seus adeptos, a Guardiola mas sobretudo aos nossos tugas Rúben Dias e Bernardo, muito contente e orgulhoso por eles!

  • El Bandido
    Posted Junho 11, 2023 at 4:03 pm

    Bem, já não se pode dizer que Pep tenha falhado no City, pois atingiu o grande objetivo para o qual tinha sido contratado. Um grande mérito que lhe reconheço é que o City raramente falha uma contratação, gasta muito mas quase sempre com critério, ao contrário dos seus vizinhos. Confesso que é uma equipa que não aprecio, mas o domínio foi simplesmente absoluto, foi indiscutível. Ainda assim, gostava de ver Pep Guardiola pegar numa equipa de um nível um bocadinho mais baixo, sem tanto poderio financeiro para se desafiar ainda mais.

    • henry14
      Posted Junho 11, 2023 at 6:12 pm

      Lá está, não falha muitas contratações porque o treinador é Guardiola. Não tenho grandes dúvidas que se Alexis Sanchez tivesse escolhido o city em vez do United teria uma carreira bem diferente. Isto é só um exemplo. Obviamente Guardiola não é um deus mas irá sempre acertar mais do que errar. Por larga margem.

  • Mantorras
    Posted Junho 12, 2023 at 12:13 pm

    Nao jogou nada e, portanto, ganhou com todo o merito, espirito, personalidade e mistica adquirida.

Deixa um comentário