Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Marítimo ameaçar impugnar o campeonato caso não possa jogar na Madeira

Legítimo? A verdade é que se percebeu desde cedo que o Marítimo é o clube, talvez pelo perigo de poder descer de divisão, que menos quer o regresso do campeonato.

O Marítimo ameaça avançar com um pedido de impugnação do campeonato caso não tenha permissão para disputar os jogos que restam na condição de visitado no Estádio dos Barreiros, no Funchal. “Sabe-se que pode haver essa possibilidade. Se for por essa via [jogar no continente], nós vamos avançar com uma reclamação de impugnação do campeonato. Temos todas as condições, aqui na Madeira não há grandes casos [de covid-19], está tudo controlado, se tivermos que deslocar-nos para o continente, com os jogadores presos num hotel. Desvirtua totalmente o campeonato e a verdade desportiva”, afiançou Briguel, dirigente do clube, à RTP.

47 Comentários

  • Sednem Semog
    Posted Maio 14, 2020 at 11:50 pm

    Completamente legítimo. Isto de uns jogarem em casa na condição de visitados e outros em campo emprestado não tem pés nem cabeça.
    Além disso, Marítimo e o Santa Clara terem de vir para o continente ficar confinados num hotel durante 2 meses, sem poderem ver família é injusto em relação às restantes equipas.

    A quarentena obrigatória na Madeira deverá terminar no fim do mês e o estádio do Marítimo é de nível 1, pelo que não vejo o porquê de não poder jogar nos Barreiros os 5 jogos que faltam como visitado.

    • Hirok "The Truth"
      Posted Maio 15, 2020 at 12:02 am

      O Braga vai fazer o mesmo por iniciativa própria.. o Maritimo está a tentar safar-se a descida de divisão, mas não tem força para impedir que o campeonato se jogue, concordo que é injusto a situação dos estádios, mas se virem bem, não há publico, portanto jogar em casa/fora é indiferente.. a unica diferença é a dimensão do relvado em que no dos grandes é maior, de resto..
      Os jogadores vão ser bastante controlados, com equipas médicas 24/24 portanto serão os mais protegidos de toda a população que trabalha em empresas e etc..

      • Sednem Semog
        Posted Maio 15, 2020 at 12:36 am

        Os jogos não vão ter adeptos mas como é óbvio qualquer equipa sente-se mais cómoda a jogar no seu estádio pois é a sua casa, o seu relvado e onde treina. Em Portugal temos jogos praticamente sem adeptos e o fator casa mantém-se. Em Portugal temos jogos onde o apoio à equipa visitante é maior e, mesmo assim, a equipa visitada ganha o jogo.

        Se todas as equipas ficassem confinadas num hotel e se todos os jogos fossem disputados em campo neutro, então a injustiça poderia ser minimizada, ainda que a verdade desportiva esteja sempre em causa.

      • ESC
        Posted Maio 15, 2020 at 1:00 am

        Não é igual só por não ter adeptos. Há um certo “feeling” que se envolve nos jogadores num estádio no qual estão habituados a jogar, há o fator das viagens, o fator de estarem longe de casa e no caso do Marítimo até o clima difere.

      • Joao Duarte
        Posted Maio 15, 2020 at 11:33 am

        Quem vos ouvir falar até parece que o Marítimo está em zona de descida ou com a corda na garganta. O Marítimo tem mais 8 pontos que o Portimonense, há a possibilidade real de descer mas o mais provável é não descer.

    • Chico
      Posted Maio 15, 2020 at 12:03 am

      Exatamente, os jogadores do Marítimo e Santa Clara ficam afastados da família no continente durante 2 meses ou mais e os outros não? É muito injusto, mas é uma situação muito complicada de gerir. A solução alternativa seria implicar uma monstruosidade de viagens de avião, incomportáveis para esta altura.

    • Mantorras
      Posted Maio 15, 2020 at 3:52 am

      Concordo. Entrar pelo seu tunel da outra moral.

  • TBL
    Posted Maio 14, 2020 at 11:51 pm

    Efetivamente parece haver pouca justiça nesta solução híbrida em que alguns jogam os jogos em casa nos seus próprios estádios e outros não. E, se em alguns casos no continente, a justificação prende-se com as condições dos estádios, aqui parece-me prender com a questão geográfica, o que teoricamente torna a situação ainda mais injusta.

    Até ao final do campeonato vai ser quase impossível agradar a todos…

  • E o que temos
    Posted Maio 14, 2020 at 11:58 pm

    É uma decisão sensata e justa da parte deles.

  • thiago97
    Posted Maio 15, 2020 at 12:01 am

    Então o presidente da Santa Clara não viu nenhum problema em vir para a Cidade do Futebol. E este senhor quer a força toda que sejam feitas viagens todas as semanas , em que o risco é grande , em vez de se situar num sítio do continente? É injusto até pode ser mas infelizmente isto é uma situação que nunca aconteceu portanto nenhuma decisão vai agradar a gregos nem troianos. Só que eu concordo com o Negrito , ele tem medo da descida de divisão.

  • Garras1910
    Posted Maio 15, 2020 at 12:53 am

    Marítimo é quem menos quer que o campeonato regresse porquê? Temos mais 8 pontos que o penúltimo classificado. E sim, estávamos a passar uma fase menos positiva mas isso não significa que o clube, presidente e adeptos não queiram o regresso da liga. Medo de uma hipotética descida de divisão? Obviamente, mas queremos jogar para lutar pelos nossos objetivos e é no relvado que o faremos, ao contrário do caso do Feirense, por exemplo, que estando apenas a 8 pontos do primeiro classificado com 30 pontos em disputa, não teve a oportunidade de lutar dentro do campo.
    O clube nunca se mostrou relutante em voltar a jogar. Simplesmente defendeu que o seu moderno e recente estádio de nível 1, que custou uma fortuna aos cofres verde-rubros, devia ser considerado como viável para receber jogos. É tudo uma questão de “discriminação” geográfica, com mais um episódio de distanciamento entre ilhas e território continental.
    Em relação às viagens de avião, só seriam 5 viagens para a Madeira, por parte das equipas visitantes, sendo que pelo menos duas dessas equipas já se mostraram disponíveis para jogar nos Barreiros. O resto seria o Marítimo a pagar as viagens.

    • Goncalo Silva
      Posted Maio 15, 2020 at 9:38 am

      Acho que não se trata tanto do próprio estádio, mas sim dos riscos que a entrada de jogadores vindos do continente pode ter na ilha da Madeira. A Madeira está muito bem em termos de casos e talvez não queiram arriscar uma propagação na ilha por causa do futebol.
      Eu não concordo com isso, mas a verdade é que viagens de avião são sempre mais caras e está-se a arriscar um pouco a segurança da ilha sem necessidade. A meu ver o risco é mínimo mas acho que é mais por aí do que outra coisa.

  • Nazgul
    Posted Maio 15, 2020 at 1:06 am

    Por mim desciam de divisão, desde o início que não tem vontade de jogar e que estão com medo de descer. Pode ser que se o governo da madeira deixar de financiar comecem a jogar porque todos temos de fazer sacrifícios e ser um pouco flexíveis e este senhor só mete entraves!
    Eu se fosse jogador preferia jogar fora 2 meses do que ir para lay-off ou o clube arriscar uma falência!

    • Joao Duarte
      Posted Maio 15, 2020 at 8:25 am

      Para ti as coisas são sempre fáceis de resolver. Eles têm legitimidade para o fazer e a verdade é que o mais justo é jogarem em casa.

    • CSM1910
      Posted Maio 15, 2020 at 11:55 am

      Tu falas mas é da boca pra fora. O Marítimo quer jogar, mas quer jogar no seu Estádio. Eu não gosto do Presidente do meu Clube, nem posso ver à frente essa pessoa. Mas neste caso estou de acordo com ele e espero bem que vá até onde der para jogarmos em casa. Mas o que é isto de haver Clubes que vão jogar no seu Estádio e outros não? E quanto ao Governo Regional, típico Cubano que fala da boca pra fora e percebe 0 do que diz.

      • Nazgul
        Posted Maio 15, 2020 at 1:54 pm

        Percebem vocês mais que os outros que nem me conheces … nem queria que o nacional subisse porque sabe que vai ter de dividir o € com eles!

        Quantos clubes já anunciaram que vão jogar fora? Não sabem ser como as outras pessoas e serem flexíveis por 2 meses ? São ridículos e acham-se mais que os outros! Já se viu perfeitamente te quais são os objectivos dos clubes que não querem jogar não sejam hipocritas e não tenham pena de quem não merece!

        • CSM1910
          Posted Maio 15, 2020 at 4:45 pm

          Mas qual dividir o dinheiro com eles? O dinheiro é basicamente o mesmo, o do nacional aumenta, o do Marítimo fica quase na mesma, desce ligeiramente. O dinheiro do Governo Regional é um apoio no que diz respeito às viagens, vocês têm uma ideia que o dinheiro dá pra ornamentar os Clubes das Ilhas, mas é exatamente pra combater a desvantagem da insularidade. A Madeira tem 0 casos, porque raio é que os jogadores têm que ir 2 meses pra os centros da Epidemia no País?

        • CSM1910
          Posted Maio 15, 2020 at 4:46 pm

          Tem 0 casos nos últimos dias***

        • Sednem Semog
          Posted Maio 15, 2020 at 7:46 pm

          Se todos os clubes ficassem confinados num hotel e se os jogos fossem todos em campo neutro, o Marítimo ia logo para o continente.

  • NotoriousFCP
    Posted Maio 15, 2020 at 1:57 am

    O Marítimo tem toda a razão em queixar-se. Deviam haver mais Marítimos, isso de jogar em casas emprestadas… haverá justiça aqui? Bom… é provável que seja um caso a resolver durante as próximas duas semanas. Ainda bem que é só o Marítimo… Mas são palavras sensatas e não descabidas.

  • Romulo
    Posted Maio 15, 2020 at 8:29 am

    Podem impugnar à vontade, mas ficaria surpreendido se lhes fosse dada razão.
    Obviamente que não é uma situação ideal, mas no atual contexto, não há soluções ideias. Dizem nos comentários que mesmo sem público o fator casa pode influenciar… duvido muito e na verdade ninguém sabe, pois será a primeira vez que isto acontece. Em todo o caso, esse seria argumento para qualquer outro clube que se visse privado de jogar em casa poderia invocar. Cabe na cabeça de alguém? Claro que não.

    Repito, não há soluções ideias, mas esta é uma solução que se percebe e aceita perfeitamente no atual contexto. O que ninguém compreenderia era que neste contexto tivessemos um número considerável de pessoas de ou para a Madeira e Açores todas as semanas por causa do campeonato.

    O resto do campeonato vai ser muito estranho, com jogos à porta fechada e na sequência de uma inesperada pausa de vários meses. Mas é o que temos, já é melhor que nada, os clubes precisam disto para não agravar ainda mais a sua débil situação financeira e fica mesmo muito mal ao Marítimo tentar aproveitar-se da situação para fugir à (mais que certa ainda antes da chegada da Covid) descida de divisão.

  • Estigarribia
    Posted Maio 15, 2020 at 9:23 am

    Eu gosto de futebol, e se não houvesse COVID-19 gostava que o futebol regressasse, mas já estou tão cansado e saturado desta polémica toda. Ou é o Marítimo que não quer jogar, ou é a redução de 10 para 6 estádios; agora é o Benfica que não quer jogar com o Rio Ave no Dragão e veta também Alvalade e Braga. Estou farto desta polémica toda sobre o regresso do futebol. Cancele-se a época, não haja campeão e atribua-se aos actuais lugares europeus (Champions e Liga Europa) e descidas.

    Saudações Leoninas

  • Francisco Ramos
    Posted Maio 15, 2020 at 10:14 am

    Foi o Porto que pediu para ele dizer isto! Ahahah

    Agora a sério, está no seu direito visto que o Estádio dos Barreiros é de nível 1. Contudo, estamos numa situação excepcional e acho que todos os clubes fazerem esta viagem para a Madeira em tudo é contraproducente com as regras da DGS. Também já li num jornal desportivo que o Benfica não quer jogar no Dragão enquanto visitante de clubes como o Rio Ave e que o Porto não deve fazer o mesmo com que use o Estádio da Luz. Isto vai levantar um favorecimento dos grandes em relação aos restantes. Mas até Junho ainda vai correr muita tinta.

    Obviamente, é factual que cada um está apenas a olhar para o seu umbigo e não será fácil conciliar os interesses de todos. Vou estar de cadeirinha a ver o que vai acontecer!

    • Estigarribia
      Posted Maio 15, 2020 at 10:44 am

      Francisco,

      Para ser sincero, e como digo mais em baixo, eu já estou cansado desta polémica do eventual regresso do futebol. Todas as notícias que dizem respeito sobre o regresso do futebol começam a ser cada vez mais repetitivas e quer-me parecer que, caso haja mesmo futebol, acho que poucas pessoas irão ver mesmo pela televisão, tal foi a carrada de polémica que isto trouxe à baila, manchando a verdade desportiva.

      Eu sabia que polémica haveria sempre, mas se não há condições para regressar (eu já nem confio nos números da DGS, nem ninguém sabe se há condições), cancele-se a época, atribuiu-se as presenças europeias às equipas que estão nessa zona e atribuem-se as descidas. Como eu disse anteriormente, eu já estou cansado e saturado de tanta polémica sobre este assunto do regresso do futebol em Portugal.

      Saudações Leoninas

      • Francisco Ramos
        Posted Maio 15, 2020 at 11:01 am

        Estigarribia,

        Foi o que falámos anteriormente. Cada um vai puxar a brasa à sua sardinha utilizando os recursos que vir mais apropriados para o caso, sem nunca se preocupar na solução que agrade à maioria dos clubes. O Porto quer acabar já, o Benfica não. O Rio Ave quer acabar já, o Guimarães não. O Marítimo quer acabar já, o Portimonense não. Mas depois mesmo aqueles que não querem acabar, também colocam as suas imposições. O Benfica acha que não deve fazer jogos de visitante no Estádio do Dragão, Pedreira ou Alvalade (vai jogar onde quando for fora?). O Santa Clara vai partilhar instalações com o Belenenses e sabe mais quem. Uns não se importam com o isolamento, outros querem as famílias perto.

        Aconteça o que acontecer, está mais que visto que o final do campeonato vai carecer de verdade desportiva por uma série de razões. Vale a pena acabá-lo? Já nem falo em colocar em causa a saúde de cada interveniente (jogador, equipa técnica, jornalista, árbitro, federação, etc), mas pelo de que vai valer estes 10 jogos?

        Eu fazia como na Holanda, tal como tu, e acabasse a história.

        Saudações desPortistas.

        • Estigarribia
          Posted Maio 15, 2020 at 11:30 am

          Lá está, Francisco, isto já nem tem tanto a ver com o COVID-19, que tem ainda algum impacto, mas já é mais pela ausência de verdade desportiva no que resta do campeonato português.

          A analogia que vou usar não é a mais indicada mas é a melhor que encontro: fazer o resto campeonato nesta condições é como passar um GTA com recurso a códigos: passas o jogo, mas não é a mesma coisa do passares sem códigos. Aqui é quase igual: jogar nesta condições não será a mesma coisa para a verdade desportiva que em condições pré-COVID-19.

          Saudações Leoninas

          • Francisco Ramos
            Posted Maio 15, 2020 at 12:27 pm

            Vamos esperar de cadeirinha os próximos episódios. Ainda vai haver tantos que eu tenho mais curiosidade que quando era para ver os do Dragon Ball!

            • Estigarribia
              Posted Maio 15, 2020 at 2:17 pm

              Somos dois. Estão para vir mais episódios. Isto ainda é melhor que Game of Thrones, Ficheiros Secretos ou See.

              Saudações Leoninas

  • Tiago Silva
    Posted Maio 15, 2020 at 10:22 am

    Isto poderia resolver-se: ninguém jogava no seu estádio! Escolhiam 3 ou 4 estádios que tenham condições para receber os jogos e faziam-se os jogos aí. Assim já ninguém se queixa.

    • AndreChaves9
      Posted Maio 16, 2020 at 10:17 am

      Ou simplesmente jogavam todos nos seus estádios.

      • Tiago Silva
        Posted Maio 16, 2020 at 10:48 am

        Isso seria o ideal se todos os estádios tivessem condições para receberem os jogos. Mas não sendo possível, o mais justo seria ninguém jogar no seu estádio.

  • DiogoC
    Posted Maio 15, 2020 at 10:27 am

    Apesar de reconhecer alguma razão ao Marítimo acho tudo isto uma pouca vergonha.
    Nem numa altura de pandemia os dirigentes conseguem se unir para salvar a saude financeira dos clubes.
    O mesmo clube que jogou com o estoril em Faro agora não quer jogar com o Rio Ave no Porto mas já aceita jogar “fora” com o Marítimo na Luz.
    Nomeiem uma comissão que decide o melhor e que todos aceitam. Não vai haver uma solução 100% justa mas há que decidir pela menos injusta que respeita as exigencias da DGS

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 15, 2020 at 12:00 pm

      Onde é que foi buscar isso de o Benfica querer jogar com o Marítimo na Luz?
      Em relação a Faro, não foi o 1º, nem será porventura o último a jogar nessas condições.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 15, 2020 at 12:09 pm

    Pelo que sei, quem viaja para a Madeira tem 14 dias de quarentena compulsiva, o motivo poderá ser porque tal é incompatível com a realização atempada dos jogos.
    Em relação ao Santa Clara, foi eles que decidiram vir para Portugal continental, portanto não foram forçados.

    • CSM1910
      Posted Maio 15, 2020 at 1:25 pm

      Sim, mas a quarentena obrigatória a quem chega à Madeira acaba no final deste mês, e visto que o Campeonato começa dia 4 de Junho, é possível. Para além que mesmo que seja prolongando a quarentena obrigatória, o Governo Regional decretou que há excepções para casos a nível profissional e tudo isso. Mas em princípio a quarentena deverá mesmo acabar no final deste mês.

      • Rui Miguel Ribeiro
        Posted Maio 15, 2020 at 3:03 pm

        Bom, isso são excelente notícias. Assim sendo, não vejo porque o Marítimo não possa jogar em casa. De qualquer forma, tanto quanto sei, o Estádio dos Barreiros não foi, até à data, desqualificado.
        Dentro do razoável, deve tentar-se que o máximo de estádios possíveis sejam utilizados.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 15, 2020 at 12:10 pm

    Ah, e ainda decorre a avaliação dos estádios, portanto também será prematuro estar a avançar com exigências, queixa ou ameaças.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 15, 2020 at 1:00 pm

    Impugnar o campeonato parece abusivo, mas reconheço que o Maritimo tem alguma razão na argumentação.

    O estadio da Madeira é um dos melhores e mais recentes estádios da liga, tem todas as condições e de facto a Madeira tem dos índices mais baixos de infecção do país o que faz com que seja um local bem seguro para jogar.

    Há toda uma questão logística para ultrapassar, das viagens, mas também me parece muito injusto obrigar o Marítimo e o Santa Clara a terem que passar 1 mês e tal no Continente.

    Pode e deve ver-se esta questão com o máximo possível de equidade.

  • fmadu8
    Posted Maio 15, 2020 at 2:33 pm

    Isto em nada tem haver com o quer jogar em casa ou não.
    O presidente do marítimo foi o primeiro a dizer que queria acabar o campeonato.

    Vejamos estes dois pontos:

    Ponto 1 – o marítimo é talvez o único clube que se acabasse agora não tinha problemas financeiros, pois apesar da não entrada de fundos provenientes das tvs, publico e publicidade, entram sempre fundos do governo da Madeira, não esquecer que o marítimo é interesse público na Madeira onde irá sempre entrar dinheiro sempre que for preciso.

    Ponto 2- o marítimo encontrar-se na 15 posição do campeonato português, bem sei que tem 8 pontos acima da linha de água mas no futebol nunca se sabe bem! de repente o portimonense começa a ganhar jogos e passa a ser um ai jesus, por isso mais vale jogar pelo seguro e acabar já isto.
    Pois ainda acaba mal para os
    lados do marítimo ainda por cima em ano de subida do nacional….

    • Sednem Semog
      Posted Maio 15, 2020 at 7:51 pm

      Comentário infeliz, seguindo a onda de muitas outras pessoas, aqui e noutros espaços de opinião.
      Ponto 1: Os apoios do governo têm como objetivo minimizar os custos da insularidade, ou acha que a logística toda de ir ao continente (pelo menos 17 vezes) é de borla? Sem falar no facto do jogador português pedir muito mais para se juntar ao clube madeirense por ser de uma ilha.
      Ponto 2: apenas queremos verdade desportiva e que seja igual para todos. Depois, no campo, logo vemos. Mas o Marítimo de repente também começar a ganhar os jogos todos e ir subindo na classificação. Os “ses” no futebol não existem.

  • Joga_Bonito
    Posted Maio 15, 2020 at 3:13 pm

    Isto está bonito. Agora vai ser isto sistematicamente. Tudo culpa de quem anulou sem respeito nenhum pelos profissionais competições inteiras mas agora quer acabar a I Liga à força toda. O problema disto foi a Liga ter dados sinais encorajando a noção de que não se ganahva em campo. Ate anulou modalidades como o futsal, o futebol feminino e o futebol amador. Agora é que interessa jogar?
    Eu sou a favor do retorno da Liga mas há que reconhecer toda a hipocrisia que rodeia este processo desde o início. Ou se estabelecia um princípio claro desde o início ou perde-se moral para decidir seja o que for. Agora, claro uns querem jogar outros não. E de certa forma estão no seu direito, porque hão-de ser obrigados a jogar se não lhe interessa quando a outros se negou o fruto do seu trabalho após um ano inteiro de esforço?
    Proença, ganha vergonha na cara e demite-te!

  • andresilvac
    Posted Maio 15, 2020 at 4:56 pm

    Sejamos francos e honestos jogar nas ilhas nesta situação é muito complicado evitar contactos com pessoas exteriores ao clube nos aviões aeroportos hotéis etc… Fazer isto 1 ou 2 vezes é como diz o outro agora todas as jornadas é complicado a solução era fretar um avião exclusivo para as equipas mas mesmo assim seria partilhado por outras equipas ou pessoas arriscando a saúde dos jogadores e passageiros… Dito isto a única solução razoável (a outra era acabar já com o campeonato) seria alojar as equipas no continente até o campeonato acabar como forma de reduzir a logística… Agora nem o Marítimo tem culpa de ser da ilha nem do Covid mas os outros também não não se trata de não ter condições no estádio e que os autocarros das equipas ainda não andam no oceano para irem para lá por meios exclusivos do clube como recomenda a DGS as viagens devem ser restringidas ao mínimo indispensável com condições de segurança e higiene mínima… Agora não é possível reduzir 1/3 a capacidade de um avião é um caso bicudo em que ninguém vai sair com razão e

Deixa um comentário