Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Médio português é o jogador «mais completo» do Wolverhampton para Jiménez

Concorda?

Raúl Jiménez participou numa rubrica da Sky Sports e quando questionado sobre o jogador mais completo do Wolverhamtpon, nomeou João Moutinho. “É o jogador mais completo, com mais técnica e mais experiência. É o meu parceiro quando estamos a aquecer com a bola e tentamos dificultar o trabalho um do outro”, disse o ex-Benfica.

33 Comentários

  • André Dias
    Posted Abril 10, 2020 at 10:42 am

    Concordo plenamente. Já disse diversas vezes que o acho subvalorizado, principalmente na selecção.
    É um excelente médio e tem sido um dos melhores desta edição da PL.

    E apesar de já ter 33 anos, jogou mais de 3700′ esta época. Até neste aspecto não é devidamente valorizado. Numa altura em que se fala tanto na capacidade física de Ronaldo ou Bruno Alves, ignora-se completamente Moutinho que tem muito mais minutos a jogar num campeonato mais intenso e fisicamente exigente.

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 10, 2020 at 10:46 am

    O Wolverhampton tornou-se num ecossistema perfeito para jovens portugueses evoluírem e subirem o nível. Jogadores experientes como João Moutinho são muito importantes para um projecto deste tipo porque além de terem muita qualidade ainda podem passar toda a sua experiência e conhecimento.

    Por exemplo, jovens jogadores como o Vinagre, Ruben Neves ou Pedro Neto têm evoluído muito nos últimos tempos (Rúben Neves já era bom, mas está cada vez mais consistente).

    Não era mal pensado o Wolves (ou o Jorge Mendes) tentarem colocar mais 3 ou 4 jovens a começar na equipa de reservas e aos poucos irem sendo integrados na equipa principal (a médio prazo).

    As minhas recomendações seriam:
    Guarda-Redes: Diogo Sousa, 21 anos, Sporting/ Ricardo Silva, 20 anos, FC Porto
    Defesa: Costinha, 19 anos, Rio Ave
    Médio: André Almeida, 20 anos, Vit. Guimarães
    Avançado: Chiquinho, 19 anos, Estoril

    • Richrad
      Posted Abril 10, 2020 at 3:11 pm

      Diogo Sousa e Ricardo Silva são péssimos.
      Apontar esses atletas em detrimento de nomes como Virgina ou Costa é não conhecer bem a qualidade dessa geração.

      • Antonio Clismo
        Posted Abril 10, 2020 at 3:36 pm

        Virgínia ou Costa são caros demais para o Wolves neste momento.
        Apenas dei nomes baratos que acho que num contexto de alto-rendimento e de superação podem dar casos sérios. (Como o Rui Silva, Domingos Duarte, etc que em Portugal ninguém dava nada por eles e lá fora num contexto de exigência começaram a evoluir muito).

        Daniel Figueira do Estoril também pode chegar longe. Mas merece jogar em niveis superiores à Segunda Liga, obviamente. Senão nunca passará disso.

    • SCP1906
      Posted Abril 11, 2020 at 12:07 am

      Queixa-se das equipas portugueses apostarem em estrangeiros em vez de portugueses mas quer que o Wolves contrate ainda mais portugueses, que coerência!

      • Antonio Clismo
        Posted Abril 11, 2020 at 10:28 am

        Sou coerente na medida em que sou um defensor do qualidade do futebolista português que apesar de não possuírem as mesmas armas a nível de marketing dos espanhóis, holandeses ou mesmo belgas, acredito que com as mesmas condições os portugueses podem chegar mais longe até.

        • SCP1906
          Posted Abril 11, 2020 at 1:13 pm

          Não sou fã de patriotismos da treta, há jogadores portugueses de qualidade tal como há espanhóis, holandeses ou belgas mas não faz sentido dizer que as equipas portuguesas deviam apostar maioritariamente em portugueses e que as equipas estrangeiras também deviam apostar em jogadores portugueses.

  • Tiago Silva
    Posted Abril 10, 2020 at 12:02 pm

    Concordo, o Moutinho é um jogador fantástico que faz tudo bem. Muito desvalorizado.

    • CarlosFCP
      Posted Abril 10, 2020 at 12:30 pm

      Depois do Porto ele é que foi para clubes que não representavam a sua qualidade

      • P. Pereira
        Posted Abril 10, 2020 at 1:59 pm

        O Mónaco na época em que o Moutinho saiu tinha acabado de subir, era um bom projeto (com muito €€) e montou um bom plantel tanto que foi buscar Moutinho, James, Falcão, Ricardo Carvalho, Martial (com 17 anos), Abidal… Ficam em 2º a 9 pts do PSG que já tinha uma boa equipa, meias-finais da taça (o Porto ficou em 3º no campeonato).
        2014/2015: 3º lugar e quartos-de-final da Champions
        2015/2016: 3º lugar (igualdade com o 2º – Lyon) e eliminados no play-off da Champions/eliminados na fase de grupos da Liga Europa
        2016/2017: 1º lugar (com +8 pts que o PSG) e meias-finais da Champions
        2017/2018: 2º lugar e eliminado na fase de grupos (grupo do Porto e goleado nos dois jogos).
        Tendo em conta isto não acho que o Moutinho estivesse numa equipa com uma qualidade (no geral) inferior à sua qualidade.
        Cumprimentos.

        • Explorador do Submundo
          Posted Abril 11, 2020 at 3:37 pm

          No entanto o Mónaco é aquele clube chocho, não em termos desportivos, mas como clube em geral…Um sonho para se viver mas pouco icónico, não muito forte em massa adepta e a que tem é algo desligada do clube. Isto dentro de um campeonato não muito seguido em Portugal(acredito que as big 4 e naturalmente o campeonato Português sejam mais seguidos). É natural que haja um pouco de apatia pela sua estadia no Mónaco mesmo com o sucesso que teve lá.

          Acho que se o Wolves continua boas campanhas internas e chega longe numa Liga Europa(como parecia nesta época) o Moutinho ia ser mais lembrado por fazer parte deste Wolves.

  • Khal Drogo
    Posted Abril 10, 2020 at 12:14 pm

    Completamente subvalorizado, pelo menos cá em Portugal.

  • Kacal
    Posted Abril 10, 2020 at 1:59 pm

    Não concordo que seja o mais completo porque em termos de golo tem pouco, é um jogador que marca e assiste pouco. Não tem muita chegada à área contrária e tenta pouco o remate, acho que foi sempre a sua maior lacuna e teria tido muito mais reconhecimento caso não fosse assim, mas não deixa de ser um médio com muitas qualidades e que continua a alto nível. É dos meus preferidos porque marca-me pelo que fez no meu Porto e na selecção.

    • André Dias
      Posted Abril 10, 2020 at 2:31 pm

      Não concordo.

      Se é competente em todas as componentes do jogo (física, técnica e mental) é um médio completo.

      Não tem chegada à área e tenta pouco o remate porque não é essa a sua função. No Wolves é Rúben Neves quem faz esse papel. Mesmo assim, esta época na PL tem 7 assistências. KDB é o único médio com mais. E repito, não é isso que é pedido a Moutinho.

      Tem 57 golos e 142 assistências na carreira (segundo o transfermarkt). São óptimos números para alguém que ocupa zonas mais recuadas do meio campo e principalmente para um médio responsável por equilibrar o jogo e construir desde trás.

      • Kacal
        Posted Abril 10, 2020 at 3:57 pm

        Aceito e respeito o teu argumento, mas discordo também. Jiménez fala no jogador mais completo, para mim completo tem que ser um que faça tudo, incluindo rematar, marcar e assistir com frequência, até mesmo driblar e progredir com bola em velocidade.

        Há que analisar os números a fundo, tem 57 golos por exemplo em 16 anos de carreira! Mas quantos golos tem nas últimas 3 épocas? Tem apenas 3, 1 por época e nos Wolves marcou 2 golos em 90 jogos nas últimas 2 épocas. Não é pouco? Não é a sua função? Pode não ser, mas aqui o Jiménez não disse que o Moutinho era o melhor médio da equipa ou que era o melhor na sua função, disse que era o jogador mais completo e aí eu discordo. E depois Moutinho nem sempre jogou tão recuado na carreira. Mas é indiferente, desde que jogou no Mónaco e no Wolves houve 2 épocas em que fez 5 golos numa e 4 na outra, mas nas outras 5 épocas fez apenas 1 golo em cada uma delas, é pouco. Sendo que também não é um médio de grandes dribles e correrias com bola, é um excelente médio na sua função e está a alto nível com quase 34 anos o que é de louvar no seu estilo, mas daí a ser o jogador mais completo do Wolves, discordo, só isso.

        • André Dias
          Posted Abril 10, 2020 at 5:23 pm

          Acho que a análise deve ser contextualizada com a posição e função de cada jogador.

          Para o desempenho das suas funções Moutinho tem tudo, logo é completo. Se lhes pedires para fazer o mesmo que um médio ofensivo obviamente vai ter lacunas.

          Ronaldo também é completo mas não vamos afirmar o contrário porque ele não faz cortes suficientes, certo? Não é esse o seu papel.

          • Kacal
            Posted Abril 10, 2020 at 5:28 pm

            Concordo totalmente contigo no que disseste antes e agora, mas volto a repetir que o Jiménez não refere que Moutinho é o mais completo na sua função ou posição no Wolves, refere no geral dizendo que é o jogador mais completo do Wolves, é diferente.

            Vejo jogadores no Wolves que marcam mais, assistem mais, sabem driblar e progredir com bola em velocidade, correm, lutam e ajudam a defender, logo acho-os mais completos, pelo menos 2-3 têm. Mas isto não invalida nada do que disseste e concordo com o que disseste.

            KdB, por exemplo, é sim o mais completo do City e da Premier talvez.

            • André Dias
              Posted Abril 10, 2020 at 5:40 pm

              Plenamente de acordo em relação a KDB.

              Só por curiosidade, que jogadores do Wolves consideras mais completos?

              • Kacal
                Posted Abril 10, 2020 at 6:40 pm

                Jota, por exemplo. Marca e assiste com frequência, é totalmente decisivo, corre, luta, pressiona, ajuda a defender, sabe driblar e correr com ela em progressão, tem muita “pilha”, até é veloz. Acho mais completo, se é melhor é outra conversa. O próprio Rúben Neves tem mais aspectos bons que o Moutinho, mesmo que nos pontos fortes Moutinho seja mais forte, mas acho-o mais completo. Talvez só estes dois, mas é a minha opinião, claro.

                • André Dias
                  Posted Abril 10, 2020 at 7:12 pm

                  Boas escolhas, principalmente Neves.

                  Eu incluíria o próprio Jiménez. Podia ser melhor num ou outro atributo mas no geral é bastante completo.

                  A Traoré falta-lhe a parte mental porque física e tecnicamente é um monstro.

                  • Kacal
                    Posted Abril 10, 2020 at 7:36 pm

                    Obrigado André!

                    De resto, concordo. Jiménez pode ser incluído mas também não ia escolher a si próprio, não esperava que o fizesse eheh.

                    E sobre o Traoré, realmente tem sido mais consistente e se continuar assim e melhorar a parte mental, pode ser um caso sério, ainda vai a tempo, mas adoro a sua explosão no 1×1, dá gosto.

                    Acho Moutinho completo até, mas vejo 2-3 nomes mais completos que ele no Wolves, o que não significa que sejam melhores, claro.

      • Valderrama
        Posted Abril 10, 2020 at 5:00 pm

        Concordo, sempre vi o Moutinho mais como um equilibrador do que um desequilibrador

        • Kacal
          Posted Abril 10, 2020 at 5:08 pm

          Sim, mas que é mais um equilibrador que um desequilibrador não há duvidas e concordo com ambos, agora daí a ser o mais completo que foi o que disse o Jiménez, discordo.

          • Valderrama
            Posted Abril 10, 2020 at 8:51 pm

            Por acaso não sou um grande fã do Moutinho mas lá por não ser um jogador exuberante não deixa de ser um grande jogador e sim, muito completo. Estamos a falar de um jogador que é o terceiro mais internacional de sempre por Portugal, a caminho de se tornar o segundo. Um jogador que assumiu a titularidade num clube grande com 17 anos e nunca mais parou fazendo sempre uma enorme quantidade de jogos por época em todos os clubes por onde passou e com raras lesões ou quebras de forma. Um jogador que chega a uma liga nova já com alguma idade e é eleito o melhor jogador da temporada pelos adeptos numa das melhores épocas da história do clube. Um jogador que tem sido falado para o melhor da história do clube.

            Em relação a ser completo acho que te estás a focar demasiado na componente ofensiva. O Moutinho é um oito mais seis do que dez, ao contrário por exemplo do KdB. Não é muito rematador, é certo mas isso é suficiente para fazer dele um jogador menos completo? O Guarin era mais completo do que o Moutinho quando coincidiram no Porto na época do AVB? A tomada de decisão, a capacidade de gerir os tempos de jogo, o número de perdas de bola, a inteligência táctica, o posicionamento tudo isso também são características importantes para um jogador ser completo ou não.

            Actualmente na sua equipa o Moutinho é o jogador com mais passes, mais toques na bola, mais desarmes, o terceiro com mais bloqueios e mais intercepções, estando apenas a uma assistência do Adama Traoré que é o jogador com mais assistências. Assim, mesmo esquecendo que os jogadores devem ser avaliados tendo em conta a posição que ocupam no terreno (como o André Dias disse, e bem) parece-me de facto o jogador mais completo do clube.

            • Kacal
              Posted Abril 10, 2020 at 11:30 pm

              Sim, é completo mas na posição que ocupa. No geral discordo que seja o mais completo. Acho Rúben Neves e Jota jogadores mais completos.

              O KdB, por exemplo, tem a componente ofensiva, tem a componente física, tacticamente evoluído e mesmo defensivamente tem se adaptado bem naquela posição. É um faz tudo. Equilibra e desequilibra, tem números muito bons também. Há médios que equilibram uma equipa mas conseguem ser mais decisivos no último terço.

              Respondendo à pergunta, para mim o Guarin era mais completo que o Moutinho sim, mas são opiniões. O Moutinho na sua posição e função é muito bom e completo no que faz, mas ser completo e melhor são coisas diferentes. Se um jogador for bom em todos os aspectos, enquanto um é apenas razoável em uns mas excelente noutros, considero mais completo aquele que é bom em todos. Para mim Guarín era bom em todos os aspectos, Moutinho era excelente alguns mas não era o mais completo. Aqui falou-se em completo, não o melhor na posição e função.

              Tudo isto não invalida que tenhas razão e eu concorde com a maioria do teu comentário e do que disseste, mas cada um tem a sua forma de definir completo e no meu ver vejo Rúben Neves e Jota mais completos, pelo menos.

              • Valderrama
                Posted Abril 11, 2020 at 12:17 pm

                Pois, de facto são opiniões. É curioso que eu nem acho o Moutinho excelente em quase nada, mas é bom ou muito bom em quase todos os aspectos do jogo, enquanto que acho o Guarin excelente em duas ou três características mas muito débil em outras, essencialmente tácticas e mentais.

                Tentando fazer um exercício com os tempos do Championship Manager vejo o Guarin superior ao Moutinho em três ou quatro características físicas, na potência do remate e pouco mais. Vejo o Moutinho com muitas notas a rondar o 15, sem 18 para cima mas também com poucos ou nenhuns 10 para baixo e o Guarin com alguns 18 ou 19 mas também com um ou outro 8 e 9.

                Desculpa a insistência no tema mas achei interessante e valorizo a tua opinião.

                • Kacal
                  Posted Abril 11, 2020 at 2:13 pm

                  Foi um exemplo claro, mas também não acho o Moutinho exímio em nenhum aspecto, mas muito bom em alguns e razoável noutros, concordo. O Guarín antes de AVB concordo contigo, mas o Guarín com AVB e nos primeiros tempos de Inter foi um ótimo jogador. Além de que tinha no remate uma qualidade a mais que Moutinho, por exemplo. Mas nenhum deles é o meu exemplo de jogador completo, sinceramente. Como disse, acho Rúben Neves e Jota os mais completos do Wolves.

                  Sim, mas o Championship Manager nem sempre representa a realidade, por vezes há jogadores que ainda não despontaram e têm valores baixos, mas que noutros anos do jogo já apresentam uma melhoria significativa de todos os valores, depende muito da afirmação na vida real de cada um. Noutro ano o Guarín poderia ter valores melhores, até porque Moutinho despontou muito cedo e no Porto fez uma época melhor que Guarín.

                  E não tens que pedir desculpa, ora essa. Estou sempre disposto a debater e expor os meus argumentos e “discutir”, é realmente interessante e também valorizo a tua opinião, na boa!

      • SCP1906
        Posted Abril 11, 2020 at 1:16 pm

        142 assistências é um numero muito bom mas 57 golos na carreira é um número muito baixo, nem chega a uma média de 4 golos por época. Acho que Moutinho é um jogador bastante completo mas claramente falta-lhe golo e isto já é uma opinião que tenho desde o tempo em que ele era o capitão do Sporting e um dos meus jogadores preferidos.

        • Kacal
          Posted Abril 11, 2020 at 2:16 pm

          É realmente muito baixo, talvez seja o factor para não ser mais valorizado numa altura em que o golo vale muito e isto é já há muitos anos porque quando brilhou no Porto já CR7 e Messi tinham valorizado imenso o golo. Ele não é nenhum Xavi ou Iniesta que mesmo sem muito golo tinham uma qualidade fantástica e sendo assim e sem golo é normal que não tenha sido tão valorizado, embora ache que devia ter sido.

          E nas últimas 7 épocas só fez 1 golo por época em 5 delas, é realmente escasso.

          • SCP1906
            Posted Abril 11, 2020 at 3:58 pm

            Exacto. E acrescento que Xavi e Iniesta não tinham muito golo mas mesmo assim marcaram bem mais golos do que Moutinho. Seja como for é injusto tentar comparar Moutinho com Xavi ou Iniesta, claro que ele sai a perder mas não deixa de ter tido uma excelente carreira.

  • Richrad
    Posted Abril 10, 2020 at 3:09 pm

    Lembro-me perfeitamente que poderia ter ingressado na Premier League á muitos anos atrás e ainda numa fase de desenvolvimento como jogador. No mercado de verão, o danoso Bettencourt rejeitou uma proposta de aprox. 20M feita pelo Everton. 6 meses depois lá foi a “maça” podre para o rival do norte.
    Continuo a considerar que o João foi o “menos” culpado daquela transferência. E o resultado está á vista.
    Cresceu ainda mais no FC Porto e pensei que quando de lá saisse fosse para a porta grande da Premier League. Ironicamente surpreendeu-me com o mítico negócio envolvendo-o e o James para o Principado do Mónaco. Mas mais uma vez, cresceu ainda mais, com Jardim ao leme era Moutinho e mais 10.
    Sinceramente já não esperava que depois de ultrapassar a casa dos 30, pudesse então entrar na Premier League, mas mais uma vez surpreendeu-me: o João é um craque, é um craque. Foi dado como morto na seleção e agora… é intocável nas convocatórias, como o é na equipa do Wolves semana após semana, com a intensidade conhecida da Premier League, com todas as competições envolventes, o João só demonstra época após época o exemplo de profissional que é.
    João não, Moutinho. O craque Moutinho, o miúdo com a braçadeira de um clube e que fazia questão com tenra idade transportar qualidade.

  • Af2711
    Posted Abril 10, 2020 at 9:40 pm

    O Moutinho tem uma boa carreira, mas poderia ter chegado mais longe.

  • Explorador do Submundo
    Posted Abril 11, 2020 at 3:44 pm

    Da geração que tanto prometia e que apareceu ali do inicio/metade dos anos 2000, Moutinho teve a 2º melhor carreira, ultrapassado apenas pelo Ronaldo, Manuel Fernandes,Hugo Viana,Quaresma, Marcio Sousa ou Postig(estrela da selecção sub 17 onde Moutinho era suplente…), o próprio companheiro de equipa Veloso, tudo jogadores que prometiam bem mais, acabaram por ficar para trás. Curiosamente foi dos poucos que aparecer cedo no futebol Português e simplesmente a deixar-se estar, sem impulsos para sair demasiado cedo, a carreira de um futebolista que aparece aos 18 ainda é longa, se bem gerida, e Moutinho é exemplo disso 15º época consecutiva no futebol de alto nível com média de 40 e tal jogos e sempre Mundiais e Europeus á mistura.

Deixa um comentário