Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Meio-campo feito num 8

A posição 8 do Benfica é uma das que tem vindo a dar mais dores de cabeça a Jorge Jesus. Se nos últimos anos a opção na Luz recaiu sobre Gabriel, hoje são Pizzi e Taarabt os nomes que disputam o lugar, ficando o brasileiro agora numa posição mais recuada do terreno, o que deixa Julian Weigl no banco.

Jesus sempre foi fã de um verdadeiro médio de ligação, o chamado box-to-box, como foram os casos de Enzo no Benfica, Adrien no Sporting e Gerson no Flamengo. A escolha no primeiro jogo da época frente ao PAOK foi Taarabt, um jogador que carrega a equipa, tal e qual como Jesus gosta. O problema é que no processo defensivo a intensidade nem se compara à destes três.

Por falar em intensidade, a de Pizzi já não é a mesma. O internacional português, que fez esta posição na última época da primeira passagem de Jesus no Benfica, nunca foi reconhecido pela sua velocidade, mas a reação à perda da bola era antes muito mais forte, um aspeto muito importante para o treinador naquela posição.

Taarabt e Pizzi são sim jogadores muito mais fortes tecnicamente que os outros exemplos, capazes de decidir um jogo apenas com uma arrancada fantástica ou um passe de morte. Aproximam-se mais do que era Aimar na primeira época de JJ, um clássico 10, podendo render muito mais no atual esquema do treinador atrás do avançado ou até mesmo nas alas.

São sem dúvida alguma jogadores de créditos firmados, mas o Benfica procurou muito um central, um médio e um avançado no verão, desejos esses que não conseguiu dar a Jesus. Para a posição de médio o nome mais desejado era o de Gerson, que o técnico bem conhece do Flamengo. Veremos se o mercado de inverno traz novidades ao centro do terreno benfiquista ou se é preciso esperar pelo Verão.

Visão do Leitor: Nuno Mendes

73 Comentários

  • DNowitzki
    Posted Novembro 9, 2020 at 8:45 pm

    Pois, Gerson, embora precisasse também de se adaptar à intensidade do futebol europeu, mas a forma como o rapaz, entre outras coisas, cobre a bola é fenomenal. Além disso, é multifunções. Com os atuais médios e defesas, jogar com um meio campo a dois é um suicídio absoluto. A forma como o Boavista e o Braga, enquanto teve forças, não deram espaço a Valdoschmidt, Rafa, Darwin ou Everton foi demonstrativa. E Carvalhal nem teve de se esforçar muito: bastou atuar, defensivamente, numa espécie de 5-4-1 e… voilá!

    Era uma questão de despachar Pizzi, Cervi, Vinicius (como foi) e mais 4 ou 5 peças do mobiliário e poder-se-ia ter trazido o brasileiro… ou então ser competente e ter ultrapassado o fabuloso Paok… e o carrasco do Porto há um ano.

    • Fim da oligarquia
      Posted Novembro 10, 2020 at 11:32 pm

      O Gerson já cá jogou. Aliás na Fiorentina tinha feito uma época bem interessante já no meio.
      Mas contratá-lo á Roma por dez para os clubes ricos como o Benfica não é nada de especial, é melhor esperar que valha de trinta para cima para ir tentar buscá-lo.

  • Pedro Almeida
    Posted Novembro 9, 2020 at 8:52 pm

    Impressionante que desde a saída de Renato que não foi comprado um 8 em condições para a posição. Já lá vão 4 anos se não estou em erro.
    Na primeira época Fejsa e Guedes( na primeira metade da época) disfarçaram as debilidades de Pizzi no momento defensivo.
    Na época a seguir tivemos de alterar para um 4-3-3 porque Guedes já tinha ido embora e com ele o equilíbrio do meio campo( a segunda metade da época nesse ano foi muito pior do que a primeira metade mas foi valendo Jonas).
    Na época de Lage era o 4-3-3 com RV, depois passou a duplo pivot de desenrasque com Gabriel e Samaris que equilibrou mais ou menos a equipa valendo-se depois da criatividade de Félix e Rafa para fazer a diferença. Mas era um meio campo fraco como se veio a confirmar na última época.
    E para esta com milhões investidos não foram capazes de arranjar uma solução.
    Passado tantos anos e é outra vez arroz.

  • Chico
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:22 pm

    Gabriel para mim é um 6, mas para além de ser um jogador com várias limitações, embora seja muito forte em certos aspetos do jogo, não é jogador de meio-campo a 2. Acho que num miolo a 3 com um médio certinho de ajustes com alguma capacidade criativa mas que compense a pressão alta do Gabi (estilo Ruben Amorim) e alguém que transporte a bola e fure (estilo Enzo) poderia ser uma excelente opção. A questão é que esses dois perfis de 8 não existem.

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:23 pm

      Paulo Bernardo.

      • Chico
        Posted Novembro 9, 2020 at 11:36 pm

        Nope, não está preparado. Nem na B se destaca particularmente. Se fosse Pablo Bernardez ou Paul Bernardieu cerravas a boca.

    • Pedro Almeida
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:24 pm

      Ele simplesmente não tem é qualidade para ser titular. É um bom suplente como o Samaris o é.
      Já não estamos habituados a ter um meio campo decente e contentamo-nos com jogadores medianos comparado com o nível que já tivemos.

    • KCL
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:58 pm

      Sugestão de meio campo a 3:
      TINO a medio defensivo, gabi medio esquerdo, gedson medio direito.
      Adel tem que jogar porque com bola é o mais forte, por isso podia voltar a jogar a extremo como antigamente, visto que no 1v1 é bom ( e podia rodar com gedson a medio direito, visto que tino e gabriel equilibravam defensivamente)
      Cumps

      • Chico
        Posted Novembro 9, 2020 at 11:37 pm

        Meio-campo medíocre. Florentino poderia ser titular sim, não fez sentido dispensar. Taarabt não tem velocidade para ser extremo num 4-3-3 neste momento da carreira.

        • KCL
          Posted Novembro 10, 2020 at 12:56 pm

          E Pizzi tem? Ao menos Adel trabalha mais e dá-se ao jogo. Além disso tinhas muito mais poder físico no meio campo e não ias sofrer tantos golos. Gedson tem transporte de bola, Gabriel ajuda mais defensivamente e pode complementar com o passe longo.

  • Bruno Cunha
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:22 pm

    Não se percebe de facto o porque de Jesus não ter insistido na contratação de um número 8. Desde cedo insistiu na ideia de 2 avançados e 2 centrais (necessários de facto) mas na posição mais importante do seu modelo decidiu que os médios do Benfica serviam.

    O mal dos médios do Benfica não é falta de qualidade mas sim o facto de nenhum ser completo. Se Weigl, Taarabt são craques com a bola no pé, sem ela são de nível baixo. Gabriel é uma locomotiva de recuperação de bolas mas assim que a bola lhe chega aos pés, qualquer benfiquista pede para que ele passe a bola para o lado o mais rápido possível. Falta equilíbrio!

    Jesus teve no Benfica muitos anos tendo Ramires,Witsel e Enzo. 3 craques que são exatamente o que se pede naquela posição (sim ramires jogava pela direita mas era ele que equilibrava a equipa) e o seu pior ano é obviamente o que decide que Aimar e Carlos Martins eram suficientes para jogar no meio, resultando num ano de muitas humilhações.

    A juntar a isto o empréstimo de Florentino também não fez sentido e já que não joga no Mónaco deveria se tentar o regresso já em Janeiro, assim como de Gedson (apesar de achar que não é a solução)

  • Kacal
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:23 pm

    Quando é que o Benfica teve mais sucesso e regularidade? Foi com Witsel, Enzo e Renato Sanches no meio-campo. Claramente um #8 é fundamental no meio-campo do Benfica jogando com 2 médios. Embora um #6 seja igualmente importante e ter Javi Garcia, Matic e Fejsa também fazia diferença. Acho que o Benfica precisa do #8 como prioridade!

    Sinceramente a minha convicção é que Weigl não vai dar em nada num meio-campo a 2 mas JJ fez de Matic um MDF de topo, acredito que possa fazer do alemão igual mas ter um #8 de qualidade que o complemente e ajude será essencial. Matic tinha Enzo, por exemplo. Claramente Gerson será o reforço ideal e aí acredito que uma dupla com Weigl possa ser viável e resultar. Ou então apostar num mais à javi com o regresso de Florentino e apostar em Gabriel ou Taarabt a #8.

    • GabCel
      Posted Novembro 10, 2020 at 1:35 am

      eu só acho incrível como é que um treinador, pago a peso de ouro, que veio para ser o salvador, desbarata 100M€, empacotou o segundo objectivo mais importante e vai a caminho que destruir o principal da época. E ainda conseguem achar que é preciso contratar mais alguém?

      O Boçal, mestre da táctica, que faça o que pediram ao Rui Vitória e ao Lage: que invente jogadores a partir do que tem em casa. até porque em Janeiro devem ir 2 ou 3 dos melhores jogadores.

      Um bronco nunca passará de um bronco, por muitas operações de charme, que faça lá no Brasil a bater em mortos.

      • Kacal
        Posted Novembro 10, 2020 at 2:28 pm

        Qual é a tua solução, despedir JJ? Não será precipitado? Além do valor que devem ter de lhe pagar? Não o despedindo, a solução é reforçar o plantel nas suas lacunas com jogadores de alto calibre e/ou potencial, simples. Aí o JJ já poderá por em prática o que sabe.

        • Fim da oligarquia
          Posted Novembro 10, 2020 at 11:26 pm

          Mas reforçar como ?O Benfica vem de duas épocas em que investiu mais de 150 milhões de euros e continua a exigir-se jogadores á mesma medida que muitos dos que vem vindo falham ou não aportam tudo o que se espera. Não há um poço sem fundo e a partir de agora não há jogadores da formação para vender por 120 milhões. O Benfica foi das equipas que mais investiu na Europa em plena pandemia, agora é altura de se exigir um trabalho de qualidade do treinador que mesmo que não a faça a melhor equipa de sempre que já treinou porque também não acho possível, pelo menos que não pareça um catado com a linha defensiva constantemente desalinhada e com os dois médios constantemente desagrupados com um buraco naquela zona.
          Quantos dos jogadores que já cá estavam, evoluíram até agora para um nível bom ?E aliás que jogadores de alto calibre seriam esses. Jogadores como o Gilberto que quis levar para o Flamengo e que a omissa direção do Benfica lhe permitiu que trouxesse para cá ou jogadores como o Semedo que com ele no fim no Sporting já nem era titular e que agora parece a última bolacha do pacote ou ainda internacionais como o Everton que em vez de evoluírem, ao chegarem transformam-se num marreta .
          È preciso primeiro ver algum produto do trabalho para depois poder reivindicar alguma coisa. Por exemplo referiste o Enzo que nem sequer jogava ali e ele já com o mercado fechado teve que refazer a dupla de médios e conseguiu ser produtivo. Para além disso não é possível contratar o Gerson que não acredito que sairá por menos de trinta e o Gerson joga na segunda pior defesa do Brasileirão o que demonstra que se meteres um jogador bom num colectivo com um processo fraco este não ficará forte só por isso até porque ele melhoria até mais a parte ofensiva.

          • Kacal
            Posted Novembro 11, 2020 at 9:22 pm

            Everton, Waldschmidt e Darwin Nuñez têm demonstrado ser contratações de qualidade e mais-valias. O Benfica precisa de investir com esse critério nas posições com lacunas, simples.

            Trazer Gilberto à baila quando todos vimos que não seria esse tipo de reforço, nem vale a pena comentar.

            O problema do Benfica foi investir 20 milhões num Weigl que nem encaixava no sistema de jogo nem na forma de jogar. Assim como num Pedrinho que nem sequer veio logo e sim 6 meses depois e nem sequer veio para ser indiscutível. Esse dinheiro já não dava para contratar Gerson e um lateral direito? Penso que sim. E o dinheiro do Otamendi? Não era preferível vender Rúben Dias só por 50 milhões e investir 15-20 em Lucas Veríssimo e outro central? A questão não é o dinheiro gasto esta época onde acho que apenas Otamendi (e aí todos sabemos que foi como parte do negócio do Rúben Dias para o City) e Gilberto os outros foram todos reforços de qualidade e mais-valias, a meu ver. O problema foi outros negócios ruinosos quando podiam investir nas posições necessitadas.

            E o Gerson pode sim ser contratado mas nunca mas nunca em Janeiro, como é óbvio referi-me ao Verão no caso dele e penso ter sido bem esclarecedor nesse sentido.

            Por fim, JJ TEM QUE e DEVE fazer mais não fica livre de responsabilidades, mas também há certas posições que precisam de investimento há algum tempo já e não foram devidamente colmatadas, é uma conjugação de tudo. Mas sim, Gedson Fernandes é um dos nomes que JJ deve tentar trazer de volta e potenciar seja a lateral direito ou médio. Concordo que os jogadores com boa dinâmica colectiva e bem trabalhados e com a moral em alta parecem ainda melhores e o Benfica está longe de convencer colectivamente e JJ tem que apresentar mais e melhorar, mas não invalida que certas posições precisem de reforço sério e como o JJ dificilmente sairá do Benfica já ou brevemente, é preciso ir ao mercado, simples.

  • Kafka
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:27 pm

    “por falar em intensidade a de Pizzi já não é a mesma”

    Big mistake…. NUNCA foi, jogador sem intensidade nenhuma, sem bola então é simplesmente patético

    Tem 31 anos e continua com menos força que uma mulher para bater na bola, não corre e mesmo das poucas vezes que tenta correr é super lento, para não falar que e é medíocre fisicamente

    A prova que é um péssimo profissional é que ele sempre teve estas debilidades a nível físico e nunca se deu ao trabalho de as melhorar

    • golias
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:03 pm

      Isso não é verdade. Ele fartou-se trabalhar o nível físico para não perder o seu lugar no 11… oh wait…

    • Mantorras
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:24 am

      O Pizzi corria para festejar golos, eventualmente ele quererá dizer que agora já nem isso, já só corre para festejar títulos… deve ser por isso que anda fora de forma porque tem festejado pouco.

    • Xefe
      Posted Novembro 10, 2020 at 4:47 pm

      Na segunda época com RV (quando ele jogou a 8), foi o jogador com maior média (7 jogos) de km percorridos (11,3km) na Champions. E no campeonato foi dos jogadores que teve mais recuperações de bola. Ele rebentou fisicamente depois das 1ªs épocas de RV.

  • Rui Pedro
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:35 pm

    Isto era fácil, weigl e Gabriel no meio, com Gabriel mais avançado e weigl entre os centrais. Taarabt na direita a fazer se Gaitan ou de João Mário. Walschmidt a descer entre linhas e rafa na esquerda a fazer incursões ah Salvio. Isto podia ser fácil. O taarabt não é médio o piZzi ainda menos. Temos 3 jogadores, Samaris weigl e Gabriel. O Gabriel ainda por cima é ótimo a pressionar no meio campo adversário, podíamos asfixiar completamente qualquer equipa do nosso campeonato.

    • Mantorras
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:27 am

      Tambem penso que Adel podia jogar a direita, mas continuas com 2 medios que nao farao um grande meio campo. Resolve uma coisa mas sera fraquito noutras… Gabriel e Weigl juntos nao vai ser solucao, mas por agora era de tentar.

  • Paulo_Leixonense
    Posted Novembro 9, 2020 at 9:47 pm

    Gabriel nunca é Médio Defensivo, devia ser ele a jogar a 8 e ter alguém que jogasse a 6, como o Samaris, por exemplo, algo que resultou em cheio com Lage.
    Weigl poderá jogar também a 6 ou 8, embora acho que não tem perfil para jogar a 6 em alguns jogos que é necessário “cabedal”.

    Acho que no fundo também falta ao Benfica alguma agressividade leal sem bola, tanto no meio campo, como na defesa.

    • Mantorras
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:28 am

      Se Gabriel nao e medio defensivo entao pode voltar para o Leganes porque nao chega nem po banco.

  • Nazgul
    Posted Novembro 9, 2020 at 10:03 pm

    Quem devia ser titular foi emprestado Florentino + tarabat ou nos jogos mais complicados Gaby + Tino!

    O weigl será só um dos maiores flops de sempre, mas não só no Benfica porque com aquela intensidade, mansinho e sem construir jogo nem no Braga!

    Mas pior que o miolo é os centrais e o Gilberto dos 9 golos que sofremos 4/5 tem culpa directa!

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:26 pm

      Deu nas vistas no Dortmund porque tinha outros a fazerem o trabalho sujo para que ele pudesse brilhar. Enganou bem muita gente. Foi uma compra impulsiva da parte do Benfica, que apenas quis agradar aos adeptos que pediam contratações (isto mostra bem a falta de rumo do clube… não existe um plano)..

      Weigl é o novo Imbula… Agora vão ter de pagar uma comissão de alguns milhões ao Mendes para o conseguir vender pelo mesmo valor do que o compraram…

    • Antonio Clismo
      Posted Novembro 9, 2020 at 10:37 pm

      Aliás o Benfica teve a possibilidade de ter Renato Sanches por 18 milhões de euros e rejeitou… Preferiram depois dar 20 pelo Weigl e mais outros 20 pelo Pedrinho…

    • Mantorras
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:29 am

      E o Gabriel e tao bom que vai acabar a carreira tendo como ponto alto meia duzia de jogos no Leganes.

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 9, 2020 at 10:22 pm

    Ideal era se o Benfica não deixasse nenhum jogador ir ás seleções e assim ficava com 2 semanas para treinar procedimentos básicos… Pelo menos o Gilberto, Grimaldo, Cervi, Diogo Gonçalves, Nuno Tavares, Weigl, Pizzi, Gabriel, Chiquinho irão estar disponíveis para treinar…

    Já jogadores como Otamendi, Vertonghen, Waldschmidt, Darwin, Everton, Taarabt, etc vão chegar completamente carregados e não vão ter muito tempo para preparar o ciclo diabólico de jogos até Fevereiro…

  • Antonio Clismo
    Posted Novembro 9, 2020 at 10:30 pm

    Darwin ”o novo menino bonito da propaganda” Nuñez – 601 minutos na Liga, 1 golo
    Seferovic ” o pior avançado de sempre” – 217 minutos na Liga, 6 golos.

    Mas a culpa é do Ferro.

    • BENFICA36
      Posted Novembro 9, 2020 at 11:50 pm

      Está a brincar não está?? Pagam-lhe para escrever isso ?

      É que se não lhe pagam , é grave e precisa de uns óculos, já comparou o que Darwin dá a equipa do que Seferovic dá a equipa ???

      Darwin com 21 anos é 15 vezes mais jogador que Seferovic e não é por 2 golos ao Braga ( equipa que o Seferovic já conhece e muito) que é melhor que o Darwin.

    • Filipe22
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:32 am

      Vá, agora mete aí também as assistências. E já agora a importância de cada um para a equipa.

    • Vegeta
      Posted Novembro 11, 2020 at 8:01 am

      Bom é o Hugo Almeida.
      Só não percebo uma coisa, se és da fortíssima Académica porque que estás sempre preocupado com o Benfica ?

  • Ezio
    Posted Novembro 9, 2020 at 11:36 pm

    Este é o principal problema do Benfica ao longo destes anos, apenas houve nestes últimos anos um jogador a sério nessa posição, o Renato Sanches, a partir de aí tem sido uma miséria, apenas mascarada com a dupla Samaris-Gabriel que foi a que funcionou melhor nos últimos anos. De resto jogar com o Pizzi aí é suicídio, quer dizer jogue ele no meio campo ou na ala é entrar com um jogador a menos principalmente nos jogos em casa que não sejam contra equipas banais, para mim é o pior jogador do Benfica e o que mais tem contribuído para um estagnar de qualidade da equipa, a quantidade de bolas que perde é absolutamente absurda, porque ou cai ou fica a olhar depois de perder a bola.
    Quanto ao Taraabt pode desenrascar num ou noutro jogo ou até mesmo como opção de banco, de resto a melhor posição seria numa al, onde tem técnica e capacidade de desequilíbrio para causar mossa.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Novembro 11, 2020 at 2:34 pm

      O pizzi marcou 30 golos na época passada e fez uma carrada de assitências e consegue ser o pior. Cómico!

  • Flavio Trindade
    Posted Novembro 10, 2020 at 1:24 am

    Esse problema estaria resolvido se Lage se chamasse Jesus, e se tivesse vindo Bruno Guimarães em vez de Weigl.

    Assim, o problema vai persistir.

    O Benfica depois do rombo da não passagem à Champions, não terá capacidade de investimento para reajustar o miolo em Janeiro, talvez regresse Gedson cujo empréstimo foi outro erro, talvez haja a possibilidade de arranjar algum outro empréstimo simpático até porque se existir investimento, o mesmo deve ser canalizado para as laterais, principalmente para a direita cujas opções roçam o vergonhoso.

    • Jota Neves
      Posted Novembro 10, 2020 at 9:27 pm

      O Acompanho os jogos do Lyon e o Bruno Guimarães está a mostrar muitas dificuldades em adaptar-se ao futebol do campenonato francês. Tem sido suplente utilizado na maioria dos jogos e está longe de ser um titular indiscutível no Lyon.

  • Oldasity
    Posted Novembro 10, 2020 at 8:31 am

    Acho que o Benfica deveria apostar noutro sistema para colmatar a falta de um meio campo mais intenso. Um 4-3-3 ou 4-2-3-1 iria beneficiar a equipa. Jogando com Gabriel/Samaris, Weigl/Samaris e Taarabt. Waldschmit/Rafa na direita, Everton na esquerda e Darwin no meio.

    No entanto JJ só conhece um sistema e só saber trabalhar esse mesmo sistema.

  • pdomingues
    Posted Novembro 10, 2020 at 8:40 am

    O 8 do Benfica chega em Janeiro e Chama-se Gedson Fernandes.

    • Nazgul
      Posted Novembro 10, 2020 at 9:38 am

      Eu adaptaria a lateral direito pois acho que tem algumas características para a posição, poderia vir a ser um lateral útil para nos!

    • Tiago Silva
      Posted Novembro 10, 2020 at 10:31 am

      Para mim era Gedson e mais um, até porque o Gedson poderia fazer alguns jogos como lateral direito. Se não houver dinheiro que vão buscar o Filipe Soares ao Moreirense que é um excelente box-to-box e é um dos nossos, para além de já estar adaptado ao campeonato português.

    • Chico
      Posted Novembro 10, 2020 at 6:39 pm

      Gedson seria um buraco. Tem zero cultura tática.

      • pdomingues
        Posted Novembro 11, 2020 at 9:48 am

        Ainda maior que o que existe agora? Lol
        Pelo menos tem pernas para pressionar e correr atras dos buracos que deixa.

  • pdomingues
    Posted Novembro 10, 2020 at 8:40 am

    Complementando o meu ultimo comentário, ou então o Lateral direito, ahahah

  • AndreChaves9
    Posted Novembro 10, 2020 at 9:27 am

    Simplesmente não pode ser o Pizzi

    • pdomingues
      Posted Novembro 11, 2020 at 9:52 am

      As birras com o Pizzi chega a irritar. Não sou particular Fã do Homem, mas as melhores jogas do Benfica nos últimos anos é quando ele está em forma.

  • golias
    Posted Novembro 10, 2020 at 9:39 am

    Como já referi anteriormente, penso que neste momento a melhor dupla para o meio campo será Samaris e Weigl, com o alemão a jogar mais a 8. O Benfica perde criatividade no meio-campo, mas que pode ser compensada por Luca a jogar a 10 ou 9.5.

  • Zerobola
    Posted Novembro 10, 2020 at 9:56 am

    Jj tem um defeito é arrogante maior prova disso é ter achado que com pizzi e tarabat conseguia construir um 442 nenhum deles tem intensidade pra 8 que em qualquer equipa de jj é apenas o jogador mais importante sempre que teve sucesso teve 8 de grande intensidade e quando não teve tinha um João Mário ou um ramirez a direita como alguem que vive tanto o futebol não vê isso. Agora tbm podem me dizer ele pediu um 8 e foi a direção que nao quis dar e nem me falem de Gerson porque isso toda a gente sabia que era impossível basta ver o valor que o Flamengo já tinha pago a Roma. Mas niguem nesta comunicação social faz essa pergunta alguem tem de vir tomar responsablidade sobre a construção desde plantel. Outro erro crasso sabendo que jj joga com defesa subida vamos buscar defesas centrais lentos. Mas temos um dos mais rápidos da Europa no plantel mas como não foi pedido por jj não é opção pra ele teimoso e arrogante. Espero que ele se mantenha na luta até janeiro e corrigir o que está mal.

  • Mantorras
    Posted Novembro 10, 2020 at 10:38 am

    Na pre epoca fartei me de dizer que iamos chorar por um #8. Para quem acha que o Gabriel serve para o Benfica, e que pode ate ser 8, saiba que vai acabar a carreira sempre a descer daqui para a frente. Weigl nao e medio de 442, mas fazem do homem culpado de tudo quando e de longe o melhor com bola, mas nao e jogador para jogar com 2 medios, esquecam isso. Samaris e bom suplente por fazer varias posicoes, mas nao e para titular muitos jogos. Pizzi e Adel nao servem a 8, talvez na direita o Adel consiga, gostava que experimentassem, mas parece que nunca sera jogador de mais que 50m por jogo.

    Qualquer dupla com os que existem nao chega para o Benfica, sera sempre fraca. Ha quanto nao compramos um 8? E laterais? E centrais? Fomos buscar agora 2 a custo zero… enfim…

    • Mantorras
      Posted Novembro 10, 2020 at 3:17 pm

      Importante mesmo e meter o Janela empregado novamente, agora comenta na Btv. Tristes.

    • Jota Neves
      Posted Novembro 10, 2020 at 5:50 pm

      Só para lembrar os mais esquecidos:

      2ª Volta da Época 2019/2019: 17 jogos, 16 vitórias e 1 empate;
      Treinador: Bruno Lage
      Sistema táctico: 4-4-2
      Dupla de meio campo (na maioria dos jogos): Samaris e Gabriel (Gedson a entrar do banco).
      Nem um nem o outro são um 6 puros, nem um 8 tipo box-to-box.

      • Mantorras
        Posted Novembro 11, 2020 at 12:02 pm

        Sim, mas continua a ter um meio campo fraco. Gabriel e Samaris nao sao os medios de um Benfica forte, na minha opiniao, nem nunca vai ser. Muito do que aconteceu ai foi embalo e todos sabemos que o futebol tem muito do momento psicologico… de jogar sem pressao, com tudo perdido, uma especie de renascer e ver no que da.

        O Benfica se jogasse assim na champions teria grandes dificuldades. Nem Gabriel, nem Samaris, para mim que nao sou ninguem, tem qualidade suficiente para serem titulares no Benfica… agora, de momento? De momento qualquer combinacao que permita nao ser um passador seria positiva.

        • Jota Neves
          Posted Novembro 11, 2020 at 12:38 pm

          Só quiz sustentar com factos a opinião que a ideia que precisamos de um meio campo com um seis e com um oito é errada. O atual treinador do Liverpool explica isso muito bem e demonstra-o, em vários jogos, a jogar sem um seis e sem um oito. Klopp é contra os modelos de jogo rigidos. Diz que a equipa tem que se capaz de se moldar ao jogo e às suas circunstancias e que um sistema rigido, como Jesus tanto gosta, não o permite.

          • Mantorras
            Posted Novembro 11, 2020 at 2:03 pm

            Obviamente que nao discordo disso, mas nem sequer acho que JJ discorde. Ja jogou com 6 fixo, um ala equilibrador e um 10, ja jogou uma dupla hibrida (Matic e Enzo) e dois alas mais abertos, alias o seu trabalho mais recente assentava numa dupla de hibridos e nao num meio rigido de 6 + 8. Em todos esses casos tens que partir de um principio base de formacao da equipa, em que a rigidez existe para aprimurar as funcoes de cada um, mas se os jogadores forem capazes de compreender o jogo e forem completos o suficiente para fazer ambas as coisas (defender e atacar, com qualidade), entao depois das rotinas e encaixe estar alcancado, JJ da liberdade aos jogadores para serem mais e mais hibridos.

            Quanto aos factos, eu entendo o que eles suportam, so queria completar que, sem contexto, os factos valem pouco. As coisas acontecem por algum motivo, nao acontecem apenas. Mantenho que, para mim, esse meio campo e fraco e sera problema apos ser uma solucao que pode resultar inicialmente… e para o ano estaremos a discutir o mesmo. O 433 de RV no Benfica tambem resultou no inicio, mas assim que as equipas perceberam e bloqueavam o Benfica sem dificuldade. O proprio Benfica de Lage que chegou ao titulo, acabou a epoca bastante facil de anular, o que salvou foi criatividade/eficacia dos homens da frente. Vale o que vale.

            Se vires a entrevista do Klopp no final do jogo com o Arsenal, que ficou 3-1, ele comeca por ficar algo indignado com o que antes tinha ouvido o Roy Keane dizer, pois o Keane apelidou a exibicao defensiva do Liverpool de “sloppy performance”, porque tinha consentido varias oportunidades na cara do GR, que o Arsenal desperdicou. Klopp nao gostou muito e rejeitou tudo, disse que foram corajosos e tiveram muito bem,que e muito dificil nao conceder chances assim com o Arsenal que tem gente muito rapida como Auba e Laca. Ok, nao deixa de ser tudo verdade, mas ter sido corajoso nao significa que correu muitos riscos, ou invalida alguma coisa do que disse o Keane? Nao, apenas reforca que na realidade, ele observou correctamente. Eu estava a ver o jogo, e vi o mesmo que o Keane viu, a unica diferenca foi que as oportunidades nao foram capitalizadas, e ao mesmo tempo, o Liverpool capitalizou as dele. So que bastava o Arsenal ter marcado cada vez que la ia, um pouco como fez o Braga, sendo eficaz no aproveitamente do erro (execucao do plano!), e o Liverpool ser ineficaz (quantos golos teve o Darwin anulados por cm? Tudo conta) e tudo seria diferente. Os medios do Arsenal conseguiram maneatar o meio campo do Liverpool e ficar de frente para o jogo com o Liverpool com a linha muito subida, a bola entrou facil nas costas e o Arsenal teve varias oportunidades. Posto isto o Liverpool de Klopp levou 7 do Villa… Isto nao tem directamente a ver com o teu ponto, do meio campo mais ou menos rigido, e so uma observacao.

            O Benfica ha muito tempo que nao tem laterais de qualidade e medios completos. Sem isso, podem fazer a dupla que quiserem, ou jogam com 3 medios ou serao sempre uma equipa que apos uns joguitos sera maneatada, depois pode correr bem ou correr mal, faz parte do jogo, mas quando correr mal e tiverem num dia menos eficaz e o adversarios mais eficaz, vai perder e empatar. E se jogar com equipas mais fortes nem tem chance. E a minha opiniao.

            • Jota Neves
              Posted Novembro 11, 2020 at 3:11 pm

              Muita coisa com que concordo e algumas que não tanto. Mas para isso precisava de uma resposta muito longa e estou sem tempo e não é o momento para isso. Fica para outro post.
              Só quero acrescentar duas coisas. Primeira, obviamente os factos devem ser contextualizados, mas não concordo que estivessem a jogar sem pressão na 2ª volta da época 2018/19, tinham o Porto a dois pontos, desde a 22º jornada, e não podiam perder pontos e quase sempre a jogar depois do Porto. Segunda, o modelo de jogo do Klopp comporta riscos, como todos e ele também comete erros de avaliação e também subestima alguns adversários, mas isso acontece muito poucas vezes como se pode ver pelos resultados.

  • Andrezinho14
    Posted Novembro 10, 2020 at 10:46 am

    O título mais correto seria “Meio campo sem 8”.
    A frase “Aproximam-se mais do que era Aimar” tem muito de verdade naquilo que é um problema de plantel como toda a gente facilmente reforça. Mas eu, para além de me juntar ao lema “falta um 6 como Javi”, refiro que na 1ª época havia ainda Ramires. Um falso 8/Médio direito, na 2ª época foi Amorim + Carlos Martins e na 3ª/4ª foi Enzo + Witsel + Urreta + Amorim e em todos estes anos havia um ala direito bastante ofensivo, Maxi. Depois saiu Aimar e aquele 4-4-2 “Losango” desapareceu passando a jogar com um 8 claro e 2 extremos.

    Portanto o problema não será só da posição 6 nem só da 8 mas sim do conjunto de opções. A solução mais fácil passa pelo conjunto 6+8 novos (estilo Florentino + Gedson sendo que apesar de gostar de ambos, não creio estarem preparados para serem titulares absolutos).
    A opção jogar com Taarabt/Pizzi, no meu ver, implica sempre a existência de um 6 + 8/Médio direito + DD ofensivo. O que levaria a 3 contratações. Algo mais complicado ainda.

    • Kacal
      Posted Novembro 10, 2020 at 2:26 pm

      O “Javi” seria Florentino. E o “Ramires” poderia ser Gedson até. Não têm a mesma capacidade actual, mas têm boas características e têm o potencial, são portugueses e da formação, bem trabalhados e JJ é bom nisso quando lhe apetece apostar num jovem, poderia dar-se bem!

      • Andrezinho14
        Posted Novembro 10, 2020 at 5:44 pm

        Claramente que sim e seria a solução que mais me agrada e possivelmente à maioria dos Benfiquistas. Mas não creio que seja a solução para elevar já a equipa. Tal como dizes potencial e bem trabalhados. Um plano para virem em Janeiro, trabalharem este ano e no próximo começarem a render

        • Kacal
          Posted Novembro 10, 2020 at 9:11 pm

          Sim, nisso concordo virem em Janeiro e terem 6 meses para ser trabalhados e assumirem a titularidade na próxima época. A partir de Janeiro eu apostaria em Weigl e Gabriel a #6 e #8, respectivamente.

    • Jota Neves
      Posted Novembro 10, 2020 at 4:35 pm

      Estou parcialmente de acordo. A questão de um meio campo com um 6 e um 8 é uma falsa questão. Porq
      Há muitas equipas que jogam com um meio campo a dois (num 4-4-2) em que ambos os médios sabem defender e sabem construir com igual qualidade.
      Porque é que o JJ não adapta o modelo de jogo aos jogadores que tem?

      • Andrezinho14
        Posted Novembro 10, 2020 at 6:15 pm

        Uma questão de cultura tática dos jogadores e trabalho que é necessário para que jogadores ofensivos preencham espaços corretamente. Pizzi no 2º golo encontra-se desposicionado numa pressão parva. O mesmo acontece vulgarmente com Taarabt.

        O “pedido” por jogadores com essas características advém destes erros e não propriamente do que Taarabt/Pizzi possam acrescentar em momento ofensivo (com resultados bem mais favoráveis a Taarabt)

  • Paulo Ribeiro
    Posted Novembro 10, 2020 at 12:09 pm

    Pior do que não ter contratado nenhum 8 é jogar lá com o Pizzi, ainda para mais em jogos de grau de dificuldade mais elevado como contra o Braga… sou portista, não me queixo, mas até a mim me faz uma certa impressão

  • BellaGuttman
    Posted Novembro 10, 2020 at 2:47 pm

    Gostava de ver a equipa novamente com um médio interior numa das alas, como quando jogamos com o Ramires ou por exemplo o João Mário com o JJ no Sporting. Neste momento acho que seria a solução para dar equilibrio no meio campo, mas isso iria implicar sentar no banco um dos extremos (Rafa, Everton..).
    Já agora gostava de ver o Taarabt nessa posição..

  • Jota Neves
    Posted Novembro 10, 2020 at 4:31 pm

    Para quê um 6 e um 8? É inevitável ter um 6 e um 8 no meio campo para jogar bem?
    A resposta é NÂO. Não é.
    O Liverpool, a melhor equipa do mundo joga, frequentemente, sem um seis e sem um oito, e prova que essa é a melhor solução em muitos jogos.
    Ainda este fim de semana, contra o Manchester City, Klopp jogou em 4-4-2, com Henderson e Wijnaldum no meio campo, com Jota e Mané a fechar nas alas. Nenhum dos jogadores é um seis ou um oito puros, ambos defendem e transportam jogo. Esse sistema dá ao Liverpool mais versatilidade, maior flexibilidade de soluções para sair a jogar e contruir a partir de trás e muito mais equilibrio e capacidade defensiva. Para Klopp não há uma só solução, há soluções e ele ajusta o modelo de jogo em função dos jogadores disponíveis, da estratégia e do adversário. E é essa capacidade que faz dele um dos melhores treinadores do mundo.
    A verdadeira questão deveria ser: porque é que Jorge Jesus não é capaz de adaptar o modelo de jogo às características dos jogadores que tem?

  • Xefe
    Posted Novembro 10, 2020 at 5:02 pm

    Podia-se muito bem jogar num 4x3x3 moderno com dois “8.5”
    Weigl
    Chiquinho
    Taarabt
    Luca
    Everton
    Darwin

    ou num 4x2x3x1 Com Gabriel/Samaris a 8 e Pizzi a 10.

    O meio campo ficava mais forte, o Everton ficava um pouco mais solto, e resolvia-se o problema na ala direita onde tem jogado o medíocre do Rafa.

    Mas isto é pedir muito a um treinador limitado, que mesmo gastando 80M em reforços não conseguiu construir um plantel que funcione com o seu maravilhoso 4x1x5 que só funciona contra equipas muito mais fracas.

  • Brummpereira
    Posted Novembro 11, 2020 at 1:32 am

    Vlacho
    André Almeida
    Vertoghen
    Otamendi
    Grimaldo
    Samaris (6)
    Weigl (8)
    Taarabt (Ala interior direita)
    Cebolinha
    Waldshmit
    Darwin

  • Vegeta
    Posted Novembro 11, 2020 at 8:06 am

    Além dos centrais serem super lentos, e dos laterais que estão a jogar neste momento serem fracos,
    este é outro dos maiores problemas no Benfica.
    E não é só na posição 8, é na posição 8 e na posição 6.
    Pode ser que assim percebam que o Benfica não tem super plantel nenhum.
    Quando a dupla do Sporting, João Palhinha e João Mário era titularissima no Benfica, algo vai muito mal.
    Contínuo a achar que o melhor era ter mantido o Tino e jogar com duplo pivot, com Tino e Weigl dando mais liberdade aos 4 da frente e mais segurança defensiva devido a falta de pernas da nossa defesa.

  • zambras7
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:17 pm

    O Benfica com desgaste inerente á sobrecarga dos jogos europeus e internacionais n tem conseguido criar a consistência necessária em alguns setores , a dupla de centrais q veio da premier league cmo titulares mas hj n presta ou è velha para muitos só tem um par de jogos juntos aliando isso a uma fraco lado direito a equipa do Benfica n è capz de carburar e isso pode nos custar imenso , continuo muito espantado com a falta d ambição no mercado por laterais consistentes o Benfica à mais de 20 anos q foi quando comecei a prestar atenção ao futebol nunca apostou na defesa como o Porto por exemplo , os nossos laterais nunca são certezas e para uma equipa que diz que quer ser europeia não têm noção do que diz ,temos o Almeida q para nível interno cumpre Grimaldo q è muito frágil e débil a defender o Benfica n consegue ser capaz d ser coeso a defender , Gonçalo da me alguma esperança mas vai levar tempo , Gilberto é mais uma compra esquisita , não está ali nada naquele jogador é burro a defender, quer sempre dar mais um toque ,n é intenso nem focado no jogo , não entendo a dispensa do Tomás em detrimento deste jogador , relativamente ao meio campo , Gabriel, taraabt ,Samaris e Weigl são muito parecidos nenhum é um 6 como o Florentino nem 8 como um Witsel para mim são jogadores q servem para equilibrar e funcionariam num 433 mas sempre cm um médio d distruicao e um mais criador , Pizzi esta época tenho q dar alguma folga pq está a vista q a 8 n tem dimensão física e nas alas também não Pizzi pode perfeitamente ser uma alternativa ao alemão atrás do ponta aí penso q pode ainda dar muito e livra s d tarefas defensivas sobretudo cm equipas inferiores em q o Pizzi é uma estrela nesses jogos , Benfica a meu ver precisa de um destruidor de jogo q saiba sair a jogar n sei s todibo teria essa capacidade n tendo , pq n tentar William ou kondogbia uma besta no meio campo , defesa trazer Rúben ou Veríssimo para a lateral direita não estou familiarizado cm as promessas mas tentar adaptar o Gedson n seria mal tem as características q lh valeriam um super lateral n é mau cm os pés e tem juventude e tempo para ficar efectivo na posição assim como seguiria um 8 competente pq ainda é muito jovem , espero que gedson e florentino voltem.

  • zambras7
    Posted Novembro 12, 2020 at 1:23 pm

    Um 11 possível para o Benfica
    Vlado
    Gedson ota/verissmVerthogan
    Grimaldo

    Florentino/kondogbia taraabt

    Rafa Everton
    waldsmith Darwin’s
    Jogos de peso era tirar o alemão e apostar em tino ou kondogbia a 6 taraabt e Gabriel ou Weigl estes últimos funcionariam como auxílio tanto ao ataque como a defesa e teríamos uma equipa mais possante no campo físico , forte nas alas e um miolo com capacidade d combate e muito passe para abastecer o ataque

Deixa um comentário