Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor 11 de 2015 a nível nacional

Num ano marcado pelo bicampeoanto do Benfica, pelo regresso do Sporting  aos títulos, interrompendo assim um jejum que durava desde 2008, pela boa campanha do FC Porto na Liga dos Campeões, por uma série de bons trabalhos ao nível dos clubes com menores ambições e por um defeso escaldante, marcado por uma série de trocas e transferências inesperadas, o Visão de Mercado apresenta aquele que foi o melhor 11 de 2015, conjugando aqueles que obtiveram um melhor rendimento nas respectivas posições:

Guarda-redes: Júlio César (Benfica) – Na baliza, o melhor guardião da Liga em termos absolutos e que foi determinante na conquista do título encarnado. Apesar dos 36 anos, o brasileiro continua com reflexos apuradíssimos e com uma agilidade invejável, sendo de destacar as enormes defesas que faz quase em todos os jogos. No presente campeonato tem tido momentos menos bons, mas responde quase sempre com uma grande estirada logo de seguida, sendo que a expressão “guarda-redes que dá pontos” encaixa-lhe perfeitamente. 
Lateral Direito: Maxi Pereira (Benfica/FC Porto) – À direita da defesa, um uruguaio que cometeu a proeza de trocar o clube campeão em Maio pelo maior rival das últimas décadas. Em Portugal desde 2007, Maxi conhece como poucos o nosso campeonato e denota uma regularidade assinalável, tão impressionante como a sua entrega ao jogo. Autor de 10 assistências e 3 golos em 2015, este titular da selecção celeste continua a assumir um grande protagonismo no clube que actualmente representa, tal como já acontecia ao serviço das águias.
Central Lado Direito: Paulo Oliveira (Sporting) – No eixo defensivo, um elemento que tem marcado a sua carreira pela estabilidade e pelo crescimento sustentado. Mal amado pelas lacunas técnicas que possui, é muito competente no capítulo puramente defensivo, estando cada vez mais preciso na antecipação e no desarme. Foi igualmente importante na final da Taça de Portugal e, quando muitos o apontavam como possível descartável por parte de Jorge Jesus, a verdade é que o antigo central do V.Guimarães tem sido indiscutível na defesa leonina. Todavia, importa referenciar Luisão, peça nuclear do Benfica na conquista do título, naquela que foi provavelmente a sua melhor temporada em Portugal. Ainda assim, a irregularidade e a lesão na presente temporada retiram algum brilho ao ano do brasileiro.
Central Lado Esquerdo: Jardel (Benfica) – Ao lado do famalicense, o melhor defesa do Benfica em 2015. Tido como “patinho feio” do plantel há algum tempo atrás, o brasileiro fixou-se no centro da defesa após a saída de Garay e desde aí tem actuado a um nível muito elevado. Fortíssimo nos duelos, no jogo aéreo defensivo e ofensivo (4 golos marcados, sendo um deles – o de Alvalade – absolutamente crucial no título) e rápido, o antigo central do Olhanense parece melhor do que nunca aos 29 anos.
Lateral Esquerdo: Alex Sandro (FC Porto) – A fechar o quarteto defensivo, o melhor lateral esquerdo que esteve em Portugal neste século, algo que o ajuda a entrar neste 11, apesar de só ter cumprido 5 meses do ano em solo luso. Defensivamente é praticamente perfeito e no apoio ao ataque é igualmente competente, sendo que o impacto que teve quando comparado com os concorrentes internos (Layún esteve apenas 4 meses e teve poucos adversários de alto nível no caminho, Jefferson e Djavan foram irregulares, Eliseu nem sempre acrescentou o que se pedia, sobretudo nesta segunda metade) foi superior.
Médio Defensivo: Danilo Pereira (Marítimo/FC Porto) – Despoletou uma luta directa entre leões e dragões no último defeso, sendo o único português indiscutível no 11 de Lopetegui. No Marítimo já se evidenciava como um dos melhores 6 da Liga, sendo particularmente impressionante a sua capacidade de ocupação do espaço, poder físico e velocidade, tendo também evoluído bastante ao nível do passe, mas na Invicta ganhou outra dimensão (é um titular da Selecção nesta fase) e tem apresentado um rendimento bastante satisfatório. Por outro lado, Samaris vinha sendo o melhor médio defensivo da Liga, mas perdeu protagonismo na nova época.
Médio Centro: André André (V.Guimarães/FC Porto) – No miolo do terreno, uma unidade que foi pedra basilar na boa temporada do V.Guimarães e que assumiu um protagonismo pouco expectável no Dragão durante certa altura, tendo mesmo merecido uma atenção especial por parte de Fernando Santos. Autor de 11 golos por equipas portugueses no respectivo ano civil (com destaque para o tento diante do Benfica), o filho de uma antiga glória dos portistas teve o melhor ano da sua carreira, superando assim a fraca concorrência nesta posição.
Extremo Direito: Marega (Marítimo) – Na faixa direita, o único jogador sem qualquer tipo de ligação a um grande do nosso futebol. Foi diversas vezes associado a Benfica e, sobretudo, Sporting no defeso, mas permaneceu na Madeira e, tirando alguns episódios menos felizes a nível disciplinar, tem sido a unidade mais desequilibradora dos maritimistas neste período. Em 2015, soma 11 golos e 8 assistências no total, números que esmagam a concorrência, principalmente devido à novela Carrillo e à lesão de Salvio, que seriam os principais candidatos ao lugar.
Extremo Esquerdo: Gaitán (Benfica) – Do lado esquerdo, o elemento mais desequilibrador e com mais qualidade técnica do nosso campeonato. 5 golos e 15 assistências são os números de Nico em 2015, o que demonstra a sua grande qualidade de último passe. É talvez o elemento que melhor cruza em Portugal, sendo também forte nas bolas paradas e dotado de uma capacidade de aceleração e habilidade brutais. É anunciada a sua saída ano após ano, mas por cá continua a espalhar magia e neste posto não há concorrência interna que lhe resista.
2º Avançado: Jonas (Benfica) – No apoio ao ponta de lança, o jogador mais concretizador do futebol português em 2015. 36 golos e 16 assistências ajudam a explicar a preponderância do brasileiro no Benfica, sendo o melhor marcador da actual Liga até ao momento. Dotado de uma grande qualidade técnica, habilidade, poder no jogo aéreo e uma frieza extraordinária na finalização, Jonas acaba por ser o abono de família das águias, correspondendo praticamente sempre com golos, mesmo quando as exibições não são tão auspiciosas. 
Ponta de Lança: Slimani (Sporting) – Na frente de ataque, o goleador de serviço dos leões. A sua entrega sempre foi enorme, mas com Jesus o argelino ganhou outra dimensão, sendo cada vez mais indiscutível para o treinador dos verde e brancos. Possui algumas lacunas técnicas evidentes e nem sempre toma a melhor decisão, mas a sua eficácia (19 golos), sobretudo nos jogos grandes, combatividade e capacidade de pressão sobre os adversários causam muita mossa e tornam-no assim no melhor avançado centro da Liga, superando nomes como Jackson Martínez, Aboubakar, Suk ou Hassan. 
Rodrigo Ferreira

0 Comentários

  • Rui Sousa
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:39 pm

    Tendo em conta que é o ano de 2015 civil, teria colocado o jackson no lugar do slimani, embora reconheça que o lugar também não lhe fica mal entregue. De resto penso que está tudo bem entregue (não vi assim tanto jogos do marítimo para saber o que vale o marega, por isso não posso opinar).
    Cumps

    • Filipe
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:15 pm

      Por o jackson por causa de meio ano tambem me parece mal quando o slimani fez o ano inteiro.

    • RREB
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:52 pm

      Filipe consideraram o Alex Sandro, a verdade é que considero que a diferença de qualidade do Jakson para o Slimani é similar à de Alex Sandro para os restantes logo concordo com o Rui Sousa.

    • Rui Magalhaes
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:14 pm

      Então, o Alex Sandro não fez meio ano? Então é superior aos concorrentes tal como Jackson é superior aos concorrentes.

  • CRF
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:48 pm

    Provavelmente escolheria um guarda-redes, médio defensivo, extremo direito e ponta de lança diferentes.

    • Monstro Sagrado
      Posted Dezembro 26, 2015 at 12:56 pm

      GR é a posição menos discutível…

    • Ricardo miguel
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:32 pm

      Pelo que defendeu na época passada, sim, é indiscutível mas actualmente não é de maneira nenhuma o kg em melhor forma. Esse mora em Alvalade.
      Aliás acho até que o jc regrediu ligeiramente, e atribuo-lhe culpas directas em alguns golos nos jogos com o Sporting: o do teo e no do slimani depois de defender para a frente o remate do adrien

    • Rui Magalhaes
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:17 pm

      Ricardo miguel, meh. Rui Patrício é bom guarda-redes mas estas a dizer o Júlio Cesar por estar em má forma avaliado o único jogo que esteve mais intranquilo que foi o único. Portanto essa de morar em Alvalade só pode ser o Júlio César que tem a sua casa lá.

      E depois culpa-lo dos golos sofridos contra o Sporting também é de rir quando a defesa do Benfica toda esteve uma nodoa.

    • Ricardo miguel
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:52 pm

      Nesses dois que refiro acho mesmo que a culpa foi do Julio César porque em ambos defende a bola para a frente. Aliás acho quee tem sido um gesto frequente até com outras equipas. Se não me engano fe-lo ibclusivamente no último jogo do Benfica para o campeonato, em vez de defender o remate com força para canto, defendeu para o interior da área.
      Eu não estou a avaliar a sua forma por um jogo, acho mesmo que está em fase descendente (como é normal aliás dado a sua idade). Neste momento acho o rui patrício superior e muito mais eficiente. Claro que comete um ou outro erro mas todos os jogos garante pontos com defesas monumentais. Mas o jc é um belíssimo gk, bem superior ao casillas. São opiniões mas tentei ser o mais objectivo possível, referindo exclusivamente ao que tenho visto epoca

  • Monstro Sagrado
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:54 pm

    Concordo com a maior parte mas convém dizer q Luisao não estar é um pouco escandaloso, ainda mais quando no lugar dele está o Paulo que nem sequer é o melhor central do Sporting.

    O Luisao não tem estado tão bem nesta segunda metade, em grande parte porque passou de ter um
    dos melhores treinadores do mundo em organização defensiva para ter um imbecil no seu lugar, mas na outra esteve excelente. Se o Alex só jogou meio ano e está na lista o Luisao só pela segunda metade do último campeonato devia estar.

    Pelo mesmo critério colocaria o Oliver (melhor médio do campeonato passado), Jackson (10x mais jogador q o Sli q tem dificuldades técnicas brutais para este nível) e o William q é superior em tudo ao Danilo mesmo não estando tão bem ultimamente.

    N percebo tb o q faz o Marega como ala direito, já q sp q vi joga a ponta de lança… Aí de facto é complicado escolher um jogador pois Salvio só jogou meio ano, Carrillo idem e Alan só este ano voltou ao 11. Entre estes 3 qq um se aceitaria.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:11 pm

      O William é melhor que o Danilo mas o critério é "melhor em 2015". O mesmo se aplica ao Paulo Oliveira (Ewerton é superior mas não em 2015).

      Depois dizes que o Jackson é 10x mais jogador que o Sli (aceita-se apesar de exagerado) e coloca-lo no 11 mas o Salvio já não colocas porque so jogou meio ano.

    • Jorge Macedo
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:41 pm

      Rui Virória ainda não mostrou tudo o que tem a mostrar. Jesus não é nenhum Ás na organização defensiva na minha opinião, e sim na capacidade de treino de jogadas e entrosamento dos jogadores no ataque. Rui Vitória sabe por o meio campo a render, e não o fez até agora porque foi contratado para substituir o "deus" Jorge Jesus, e ia parecer mal desmontar o seu sagrado 4-4-2 mal chegasse lá, além disso em termos de número de opções o plantel do benfica está construído para 4-4-2 e não 4-3-3 ou 4-2-3-1 como o Rui Vitória está mais habituado. Com Rui vitória mais cedo o benfica não tinha desperdiçado metade dos jogadores. É a minha opinião, e sou portista.
      Ainda assim concordo que Luisão devia estar no 11 e em geral concordo com tudo o resto que disseste. De facto escolherem um critério para o defesa esquerdo e não o seguirem para o PL e para o MC não faz muito sentido…
      Jorge M.

    • Daniel Martins
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:10 pm

      Jorge Macedo, isto de ser um "ás" é bastante subjectivo e aceito a sua opinião, mas fiquei curioso: se o JJ não é um "ás na organização defensiva", então quem é? É que na minha modesta opinião, a organização defensiva é aquilo que JJ melhor trabalha, e fá-lo com uma qualidade de nível mundial. Já não consigo aceitar é que diga que Rui Vitória sabe pôr o meio-campo a render, e a história do 4-4-2 e do 4-3-3 é uma história que por mais que seja repetida nunca será verdade.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:16 pm

      Não conhece o Dyego Souza

    • Rui Magalhaes
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:19 pm

      Jorge Macedo, para de dizer barbaridade antes do JJ chegar ao Benfica já se utilizava o 4-4-2 óbvio que de maneiras totalmente diferentes e durante as epocas que esteve lá mudou sempre ou um meio campo com Javi e Aimar (10 puro) é igual a um meio campo Matic e Enzo?

    • PadreMarceloRossi
      Posted Dezembro 26, 2015 at 4:02 pm

      O Rui Vitória é o melhor treinador em Portugal.

      JJ é do mais overrated que existe especialmente a montar a defesa, as defesas dele sofrem montes de golos com bolas colocadas nas costas, basta ver a temporada passada do Benfica onde me recordo de nenhum golo sofrido nessas circunstâncias (provavelmente até houve uns poucos mas nem me lembro. Nesta temporada já se sofreram vários, e a culpa é de JJ pois os processos que criou não duraram muito tempo com outro treinador).
      JJ é incapaz de colocar a sua equipa a jogar como um bloco, sempre com mais jogadores no setor por onde anda a bola a fim de a recuperar e ter mais chance de ganhar bolas divididas.
      As equipas de JJ também são incapazes na primeira fase de construção, perdendo muitas bolas que originam contra-ataques perigosos (qualquer semelhança desta frase com o Benfica atual deve-se em exclusivamente a JJ e a sua incapacidade em deixar processos rotinados que durem até 6 meses com outro treinador).
      JJ nunca conseguiu incutir jogo interior ao Benfica. Havia uma notória dificuldade em progredir pelo centro do terreno, os jogadores muitas vezes ficavam nas posições, estáticos, à espera de receberem a bola, ao invés de fazerem movimentos para criar espaços ou desmontar a defesa adversária, vivendo assim o Benfica de jogadas individuais ou cruzamentos para a área adversária (qualquer semelhança desta frase com o Benfica atual deve-se totalmente e exclusivamente a JJ, e a sua incapacidade em deixar processos rotinados que durem até 12 meses com outro treinador).

      JJ meu deus, que treinador fraco! Rui Vitória sempre!

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 26, 2015 at 9:04 pm

      Falta de jogo interior, Sr Padre? Gaitán, Enzo Pérez, Jonas .. Isto para não falar nos movimentos interiores que os laterais por vezes faziam.

    • Frango lino
      Posted Dezembro 27, 2015 at 1:45 am

      Lá vem a mesma história do Danilo ser superior ao William, nem de perto nem de longe é superior, se fosse comigo nem no Sporting calçava.

  • fabio
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:55 pm

    Suk e hassan e nem uma referencia ao lima? Quanto a mim, seria ele a escolha para PL

  • PedroL
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:58 pm

    Não punha Slimani à frente de Jackson mas de resto estou de acordo.

  • Rodrigo Cruz
    Posted Dezembro 26, 2015 at 12:58 pm

    Só não concordo com o Julio César, para mim era o Rui Patricio que durante um ano inteiro tem pouquissimas falhas e salvou o Sporting inumeras vezes, além de ser melhor nas saídas e nos cruzamentos.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:12 pm

      Eu não acreditei que o JC viesse para Portugal fazer a diferença mas ele teima em provar-me o contrário.

      SL

    • Rodrigo Cruz
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:03 pm

      Não acho que pelo menos esta época JC tenham vindo a fazer a diferença, só se for pela negativa…

    • Rui Magalhaes
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:21 pm

      E o JC não salvou inúmeras vezes o Benfica. Óbvio que não, Rui Patrício é um deus…

    • PadreMarceloRossi
      Posted Dezembro 26, 2015 at 4:03 pm

      Como e memória é curta. JC é o melhor em Portugal.

    • Rodrigo Cruz
      Posted Dezembro 26, 2015 at 7:17 pm

      Se calhar já foi, mas com toda a certeza que não o é neste momento e acho que isso é bastante claro. O que é que o JC neste momento tem feito de valor ? Facilita em imensos golos e não dá segurança nenhuma á equipa

    • Frango lino
      Posted Dezembro 27, 2015 at 1:47 am

      Rui Patrício? Cá penso que vocês adeptos do Sporting , não vêm os jogos do Rui Patrício que os dos Benfica já percebi que não vêm de certeza…

  • Anónimo
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:04 pm

    Não nos podemos esquecer que Jackson foi o melhor marcador do último campeonato.

    Diogo

    • Filipe
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:17 pm

      E deste? Vai em que lugar? Ainda nao o vi na liga portuguesa este ano

    • Anónimo
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:26 pm

      Não vai tens razão, só acho que Jackson merece mais o lugar do que Slimani neste 11. Slimani é um avançado matador que aprecio, mas Jackson fez mais, deu muito mais à equipa para além dos golos. Na minha opinião merecia o lugar.

      Diogo

    • César Torres
      Posted Dezembro 26, 2015 at 1:31 pm

      Mas os golos do Jackson não ajudaram em nada o Porto, no final de tudo ganhamos 0. Acho que o Slimani merece o lugar.

    • Rui
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:18 pm

      Factos – Golos no ano civil de 2015 para a Liga Portuguesa:

      Lima 14
      Slimani 14
      Jackson 10

      Escusado será dizer qual deves apresentou um maior rendimento, dado o menor número de jogos realizados…

    • Anónimo
      Posted Dezembro 26, 2015 at 5:49 pm

      e pelo menos 2 deles no Dragão (Lima)

      Samuel

  • Gonçalo Duarte
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:07 pm

    Rui Patrício,João Mário,Lima também podiam estar no 11,de resto concordo,Danilo para mim é o 3º melhor 6 da Liga atrás de Samaris e William,mas foi sem dúvida o mais regular e mereceu esta distinção

  • Anónimo
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:22 pm

    Marega a extremo direito? Ele não é ponta de lança?

    Paulo Martins

  • Bernardo
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:32 pm

    Em relação ao GR, Rui Patrício esteve a um nível altíssimo durante todo o ano, ao nível do JC, sendo que até esteve melhor nesta nova temporada.
    Na defesa, realmente a única dúvida é o defesa esquerdo. Eu optaria por escolher um jogador que esteve cá todo o ano civil e provavelmente escolheria o djavan pela sua regularidade. Jefferson esta época tem sido um desastre e Eliseu é o que já se sabe.
    No meio campo, Danilo é merecedor devido ao fraco ano do william e à diminuição de rendimento do samaris.
    Na posição 8, acho que Adrien merecia também estar na equipa, mas percebo a escolha do André x2 pela preponderância inesperada que tem tido no porto. Pizzi também poderia merecer um destaque mas não tanto quanto os dois já referidos.
    A extremo direito não posso concordar com marega pois não consigo apreciar a sua maneira de jogar. Carrillo devia ser o escolhido mas pelo mesmo critério acima escolhido não o vou considerar. Na minha perspectiva, João Mário podia ser escolhido pela sua recente adaptação.
    O resto da equipa está de acordo com as minhas escolhas, faltando apenas mencionar alguns jogadores que merecem ser destacados, como vukcevic, alan, hassan, ewerton, brahimi, aboubakar, etc etc

    • Rui Magalhaes
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:23 pm

      Pois, mas a liga portuguesa não é só os 3 grandes e o semi-grande.

    • Fernando Alvega
      Posted Dezembro 26, 2015 at 6:40 pm

      Por isso mesmo a lateral esquerdo colocava o Afonso Figueiredo do Boavista e,no que diz respeito às alas, o Gaitán derivava para a esquerda e, na direita, colocava lá o Rafa do Braga.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:35 pm

    Luisão no lugar de P.Oliveira, Rúben Neves no lugar de Danilo, Salvio no lugar de Marega, Jackson no lugar de Slimani.

    Assim sim, corrigido.

    Ass: Carlos Dias

  • nico admin
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:36 pm

    Só uma nota, o Alex Sandro não foi o melhor LE a actuar em Portugal, neste século…

  • Hugo Nunes
    Posted Dezembro 26, 2015 at 1:52 pm

    William e carrilho para mim deviam de estar neste 11! admito o valor dado ao andre andre ao inves de Adrien…. de resto pareçe-me bem…..

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:03 pm

      André André, caso não saiba fez uma época com mais de uma dezena de golos no campeonato e fe muitas assistências pelo VSC, foi graças ao seu desempenho que o VSC conseguiu um lugar para as fases precoces da Liga Europa.
      André André, é ainda hoje lembrado em Guimarães já que o VSC nunca mais encontrou um real sucessor.

      Merece inteiramente a nomeação para este 11, ele para mim é indiscutível.

    • Rabensandratana I
      Posted Dezembro 26, 2015 at 2:08 pm

      Concordo com as escolhas do melhor 11 de 2015, talvez o Jackson pudesse estar presente mas compreendo a escolha do Slimani, que a meu ver é o melhor ponta de lança a jogar em Portugal,
      já que considero tanto o Jonas como o prof. Abu avançados puros.
      Slimani tem um jogo de cabeça fortíssimo, pressiona muito bem os adversários e é fortíssimo fisicamente, não o considero tosco nenhum porque consegue fazer golos que só estão à disposição dos melhores.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 26, 2015 at 2:16 pm

    Oliveira? Não entendi essa posição, então faz algum sentido um jogador que dá erros atrás de erros, é batido em velocidade constantemente, despeja sempre na frente, estar na posição de melhor central? O nosso campeonato vai mesmo pelas ruas da amargura, quem viu couto, costa, andrade, carvalho, garay etc

    Pedro L.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 26, 2015 at 6:03 pm

      Esse comentário não pode ser dirigido ao Paulo Oliveira de certeza.

      Fernando C.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 26, 2015 at 6:42 pm

      Claro que o Paulo Oliveira não tem nível de Carvalho ou Couto mas não concordo com algumas dessas críticas. Ele é fortíssimo em duas coisas: posicionamento e desarme (aqui é exímio, excelente mesmo). O forte posicionamento permite-lhe mascarar o facto de ele não ser um foguete.

      É de evitar que seja ele a iniciar a transição ofensiva, nisso concordo.

    • Bernardo
      Posted Dezembro 27, 2015 at 12:29 pm

      É o Luisao que é bom de bola agora…. Aliás, é o Luisao que nunca é batido em velocidade! Realmente, Paulo Oliveira para quê?

  • cards
    Posted Dezembro 26, 2015 at 2:18 pm

    O meu melhor 11: Júlio César, Nélson Semedo, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Pizzi, Gaitán, Sálvio, Lima e Jonas.

    Agora sem preferência clubística
    Júlio César, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Alex Sandro, Danilo, Samaris, Gaitán, Sálvio, Jonas, Jackson.

    • Filipe
      Posted Dezembro 26, 2015 at 3:25 pm

      Realmente nao ha preferencia clubistica nenhuma ai, alias o salvio fez um excelente ano, so que quase nao jogou! Realmente de clubite esse comentario tem 0.

    • cards
      Posted Dezembro 26, 2015 at 3:45 pm

      Filipe, Sálvio jogou de janeiro a maio.

    • Rui Caeiro
      Posted Dezembro 26, 2015 at 4:11 pm

      o carrillo jogou mais e continua a ser melhor, assim como a brahimi

    • Bhc
      Posted Dezembro 26, 2015 at 6:13 pm

      Melhores que salvio? Boa piada…

    • cards
      Posted Dezembro 26, 2015 at 8:44 pm

      Brahimi desde que está em Portugal só jogou a grande nível desde agosto de 2014 a novembro de 2014. Em 2015 houve jogou que meteu dó a jogar.
      Carrillo em 2015 melhorou primeiro fazia um bom jogo em 10 neste ano passou a fazer 3 bons jogos em 10.

  • ntorion
    Posted Dezembro 26, 2015 at 2:48 pm

    Se a votação é para o ano de 2015 inteiro, jogadores que só cá estiveram 6 meses ou estiveram o mesmo tempo lesionados não contam, pelo simples facto que um jogador que esteve muito bem numa parte da época e na outra parte menos já não é eleito, então n se pode eleger alguém que só demonstrou algo por 6 meses… Por isso: JC, maxi, Luisão, Jardel, Jefferson, William, Adrien, Gaitan, braihimi, Jonas e slimani.

    • Bernardo
      Posted Dezembro 27, 2015 at 12:31 pm

      Eu sou sportinguista e adoro o sor william, mas ele este ano não merece estar no 11, apesar de ser quem lá devia estar. Danilo merece a posição no melhor 11 do ano

  • Mister JóJó
    Posted Dezembro 26, 2015 at 4:27 pm

    Melhores (ou não) jogadores do século em Portugal, nos 3 grandes, que tenham feito alguns jogos:

    GR- Roberto (sem comentários)
    DD- Luis Filipe (jogador a marcar o 1o golo no Alvalade XXI)
    DC- Edcarlos (um jogador incompreendido por todos)
    DC- Mauricio (autêntico Ricardo Carvalho 2.0, mas que cultura tática)
    DE- Emerson (entre este e o Grimi estava difícil escolher)
    MD- Fernando Aguiar (queria ver o JJ a berrar com este)
    MC- Herrera (que resistência sobrenatural)
    MO- André Martins (que clone do Maradona, em altura)
    AE- Yannick Djaló (não sei como ainda não lançou um single com o Canuco Zumbi)
    PL- Saleiro (estava para meter o Keirrison mas era menos mau)
    AD- Wilson Eduardo (autêntico Garrincha Português, menos no drible, e outras coisas)

    Uma brincadeira para relembrar alguns dos "flops" que por cá passaram. Pena não haver espaço para mais uns quantos.

    • Jose Vilela
      Posted Dezembro 26, 2015 at 5:39 pm

      O Herrera estar no meio desses jogadores so pode ser mesmo brincadeira, quando existem dezenas piores que ele.

      Podia colocar por exemplo valeri, Leo Lima, Leandro do Bonfim existem tantos pior que o Herrera que era só escolher

    • Mister JóJó
      Posted Dezembro 26, 2015 at 6:02 pm

      Mas o Herrera custou rios de dinheiro, e sim, isto era e é uma brincadeira.

    • cards
      Posted Dezembro 26, 2015 at 8:45 pm

      Pior que Herrera Ádrian Lopez.

    • Frango lino
      Posted Dezembro 27, 2015 at 1:57 am

      Entre Emerson e Bruno Cortéz era dificil escolher, mas o Emerson jogou muito mais e era um zero em tudo, defender, atacar, passe e desmarque, drible….era bom era a passar para trás e ganhar livres….para mim ele e o Roberto, estão em primeiro no que diz respeito ao primeiro lugar do flop, nunca consegui como dois jogadores conseguiram influenciar tão negativamente os resultados das suas equipas sucessivamente. Dizem que o Mestre da tática é "muitaaa bom", é tão bom que conseguiu jogar com estes dois barretes um ano inteiro a titulares (quase), e outras…..

      P.S.Uma menção honrosa ao Edcarlos que ainda lembro-me daquele golo que falhou mesmo na linha de baliza, conseguiu mandar a bola para a barra….

  • Anónimo
    Posted Dezembro 28, 2015 at 1:00 pm

    Em vez de Jonas colocava Jackson e acho que o Julio Cesar não merece estar ai… E William é superior a Danilo em quase todos os aspectos.

Deixa um comentário