Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o centro da defesa dos dragões:
Jorge Costa – 1992/93 até 2005/06 – 383 jogos (25 golos)
Aloísio – 1990/91 até 2000/01 – 474 jogos (18 golos)
Fernando Couto – 1987/88 e 1990/91 até 1993/94 – 156 jogos (12 golos)
Jorge Andrade – 2000/01 até 2001/02 – 84 jogos (4 golos)
Militão – 2018/19 – 47 jogos (5 golos)
Ricardo Carvalho – 1998/99 e 2001/02 até 2003/04 – 119 jogos (4 golos)
Pepe – 2004/05 até 2006/07 e 2018/19 até ? – 137 jogos (11 golos)
Bruno Alves – 2005/06 até 2009/10 – 174 jogos (17 golos)
Mangala – 2011/12 até 2013/14 – 96 jogos (13 golos)
Otamendi – 2010/11 até 2013/14 – 125 jogos (10 golos)
Felipe – 2016/17 até 2018/19 – 142 jogos (11 golos)
Marcano – 2014/15 até 2017/18 e 2019/20 – 193 jogos (20 golos)
Rolando – 2008/09 até 2012/13 – 175 jogos (17 golos)


87 Comentários
André Dias
Enquanto o Benfica teve 10 nomeados para esta posição, o Porto apresenta 13. Incrível a quantidade de centrais de qualidade que passaram pelos Dragões.
O meu voto foi para Aloísio sem grandes dúvidas.
Chico
Diga-se que no caso do Benfica ficaram nomes escandalosos por nomear: Aldair, Marchena e principalmente Gamarra.
Visão de Mercado
Nenhum desses preenchia os requisitos. O Aldair saiu do Benfica há mais de 28 anos e os outros dois não fizeram 25 jogos.
Chico
Peço desculpa, não tinha reparado no critério dos jogos e não tinha pensado nesse pormenor do Aldair. No entanto, acho que fazia sentido incluir o Gamarra. Para muitos benfiquistas que o viram jogar, é recorrente dizerem que é o melhor central que viram no clube.
Alex M
Tanta qualidade, mas nem pensei duas vezes… Ricardo Carvalho
Chico
Ricardo Carvalho. Só há duas respostas possíveis: Aloísio e Ricardo Carvalho. Vi apenas o segundo e tenho de votar nele.
Talvez o melhor jogador do Porto campeão europeu de 2004, claramente o melhor central português da era moderna. Não atingiu exatamente o auge no Porto. Talvez os seus melhores anos tenham sido na fase inicial no Chelsea, mas era incrível. Um dos meus centrais favoritos, low profile, moderno, sabia sair a jogar e cortava a bola sempre sem fazer falta. O Aloísio tem números impressionantes e é um ícone do Porto, mas nunca o vi jogar. Ao contrário de Ricardo Gomes ou Mozer, jogou pouco na seleção brasileira e nunca o vi a ser mencionado entre os melhores na posição como já vi com Gomes ou Carvalho, mas pode ser a minha ignorância por conhecer menos da história do Porto do que da do Benfica.
The Mo
O melhor era Deco, que foi o melhor do mundo em 2004 apesar de não ter ganho a Bola de Ouro.
Chico
Um era defesa e outro médio criativo. Muito difícil comparar, acho que estavam mais ou menos no mesmo patamar, mas o criativo vai sempre ser levado mais em conta para esses troféus individuais. O Deco era um craque, mas acho que era um bocado exagerado ter-lhe dado a Bola de Ouro. Achei o mesmo na altura quando deram ao Modric.
AndreChaves9
Foi o melhor do Porto. Mas nunca atingiu o nível do melhor do mundo desse ano.
Chico
Foi o Shevchenko, mas para mim era o Henry. Invencível na Premier League com 24 golos e 23 assistências apenas na liga. A melhor época da carreira de um dos melhores avançados que já vi.
AndreChaves9
E Ronaldinho Fifa
Chico
O Ronaldinho tornou-se melhor que todos os outros na época seguinte
Filipe Ribeiro
Mas o prémio foi criado para distinguir o jogador que mais se destacou na temporada europeia, nunca foi o ser o melhor jogador em termos de qualidade.
O Deco foi o maior destaque do campeão nacional, europeu e titular da selecção vice campeã europeia,merecia bem mais que o Shevchenko.
Mantorras
Nao seria escandaloso ele ter vencido, de todo, mas jogando ele em Portugal fica muito complicado. Perde logo grande parte do reconhecimento que e dado a jogadores de outras ligas.
E o que temos
R. carvalho
Kacal
Não vi Aloisio nem Fernando Couto, depois vi pouco de Jorge Costa e Jorge Andrade já o fim das carreiras. Dentro dos que vi, felizmente é uma lista grande porque tivemos grandes centrais ao longo do tempo, estive na duvida entre Pepe e Ricardo Carvalho. Como tenho votado por qualidade e empatia, ambos são de enorme qualidade, de elite e tenho muita empatia por ambos, mas prefiro o estilo de Pepe. Um central agressivo (não apreciei quando a usou excessivamente, mas sim quando a usou de forma limpa), veloz, imponente, forte no jogo aéreo e com uma garra e atitude competitiva sempre no máximo o que por vezes até o levava a exceder-se. E depois no seu melhor era impenetrável muito complicado de bater e limpava tudo. Dos campeonatos que tenho mais memória de ver quando era mais novo foi o 2006/2007 onde ele despontou e adorava o Pepe, a dupla com Bruno Alves foi muito boa e depois foi titular no maior clube do Mundo e na selecção. Teve uma das melhores prestações num Euro que vi um central fazer em 2016 onde esteve intratável e parecia omnipresente a cortar tudo até rebentar, fantástico.
Ricardo Carvalho era mais elegante, mais baixo, menos veloz, mas capaz na antecipação e no posicionamento com classe com a bola e foi igualmente grande, fez parte do melhor Porto que vi e das melhores selecções que vi no Euro 2004, é complicado escolher, mas prefiro o estilo de Pepe e tive mais empatia por ele um pouquinho, um jogador com muita alma em campo.
Chico
Tens a certeza de que viste o Carvalho no auge? Ele não era nada lento, antes pelo contrário. Como já outros users diferentes disseram, o Carvalho estava num patamar muito superior ao do Pepe. O Pepe ganhou-lhe pela longevidade e por ter tido a sorte de estar no auge numa equipa com maior projeção mediática, mas era um jogador muito inferior. Mas não fiques chateado, admito a componente emocional, claro. Quando chegar o extremo esquerdo do Benfica, escolherei sempre Simão, apesar do Di Maria se ter tornado um jogador superior.
Kacal
Sim, vi o Ricardo Carvalho no auge e foi um centralão, não digo o contrário nem nego. Não fico chateado, é a tua opinião e aceito e respeito claro. Estou sempre disposto a ouvir outras opiniões e debater dentro do que acho aceitável e não disseste nada de mal.
Atenção que eu não referi que o Ricardo Carvalho era lento, disse sim “menos veloz” em relação ao Pepe, na minha opinião. O que não faz dele lento, pelo contrário. Depois votei por empatia também como referi, tenho mais por Pepe um pouco porque acompanhei-o mais. Depois são dois centrais diferentes em estilo e eu prefiro o do Pepe, são gostos. E respeito que escolhas o Simão, no Benfica acho que foi mais importante que o Di María mas lá está, não acho que tenha sido melhor jogador no geral e votarás nele, a empatia e componente emocional conta e aqui contou. Depois o Pepe não teve a sorte, provou no Porto e deu o salto com mérito, depois teve mérito na sua afirmação no Real. A longevidade conquista-se com trabalho também.
Kacal
Ah e de qualquer forma é indiferente a escolha, vamos eleger outro central para cada equipa e o Ricardo Carvalho será o meu próximo eleito portanto vai dar ao mesmo. No fim estará no meu “XI”. Uma dupla Pepe – Ricardo Carvalho com ambos no auge seria fortíssima!
SCP1906
Eu gostava muito mais de ver jogar Ricardo Carvalho do que Pepe e concordo que o Ricardo Carvalho era superior mas não estava num patamar muito superior ao Pepe. Nem ele nem nenhum central que eu tenha visto jogar porque o melhor Pepe esteve no patamar dos melhores do mundo, nenhum central era-lhe muito superior. E isto vem de alguém que nunca gostou particularmente de Pepe mas gostos pessoais não fazem dele pior jogador.
Kacal
Sim, Ricardo Carvalho pode ter sido melhor mas MUITO melhor realmente não acho. Pepe foi dos melhores do Mundo, tal como Carvalho. Ambos jogaram em grandes clubes e conquistar muita coisa, têm estilos diferentes de centrais mas lá está, são gostos.
Miguel Lopes
Kacal, Aloísio tinha muita classe, Fernando Couto era imperial, muito forte fisicamente, Jorge Costa era um verdadeiro capitão que empurrava a equipa para a frente, Jorge Andrade era bom, mas nunca gostei muito dele, tinha boa imprensa. Ricardo Carvalho impressionou-me logo quando foi emprestado pelo Porto ao Leça e eu dizia aos meus amigos que o Sporting devia ir buscar este jogador, que grande jogador e de que já naquela altura mostrava classe (ainda andou um tempo perdido sem ser aposta). Do Pepe, ainda não perdoou os dirigentes do Sporting da altura não terem ficado com ele, via-se que ele ia ser um extraordinário jogador no tempo em que esteve à experiência no Sporting, mas o Marítimo abriu muito a boca. Se não me engano, ele era mais médio defensivo quando foi treinar ao Sporting, mas via-se que tinha qualidades fantásticas para central.
Para mim, PEPE, sem dúvida.
Kacal
Acredito no que dizes, Miguel Lopes. Acrescento apenas que diziam que o Jorge Andrade era monstro e seria dos melhores do Mundo caso não tivesse tido lesões, mas não sei. De resto, subscrevo. O Sporting cometeu um erro com Pepe, mas acontece em todos os clubes, nós também tivemos o Thiago Silva no Porto e não ficou, são momentos diferentes, faz parte.
hferreira
Tanta qualidade, mas acho que o Ricardo Carvalho, apesar de nao ter chegado ao carisma e historial do Jorge Costa, Aloisio, ou Fernando Couto, acho que foi mesmo um dos melhores centrais no periodo que ele esteve ativo, e o mesmo nao se pode dizer dos historicos.
No resto, dificil, grande qualidade com Pepe, Felipe, Marcano, Bruno Alves, dasse. Como Sportinguista, quero ver mais uma vez o que vai aparecer, mas sei que a diferença de qualidade vai ser muita, e nota-se que na defesa principalmente o Sporting fica muito atras dos rivais no ultimos 28 anos…
Joga_Bonito
Ricardo Carvalho! Dominava todos os parâmetros e era um senhor dentro e fora do campo!
Estigarribia
Joga_Bonito,
Isto. Também votei no Ricardo Carvalho. Um jogador que sabia jogar com a bola controlada no pé e, tal como disseste, era um senhor dentro e fora do campo. Aliás, eu tive uma camisola de Portugal do Ricardo Carvalho, mesmo não sendo oficial, mas já não sei onde anda. Era o meu central preferido na Selecção Nacional.
Saudações Leoninas
Joga_Bonito
Sempre o achei muito subvalorizado lá fora, então quando me falam em Sérgios Ramos e afins e penso num jogador com esta classe…Se tivesse ido para o Real após sair do Porto, tinha o futebol ganho muito com isso, penso que teria tido mais reconhecimento e por outro lado talvez não tivéssemos que levar tanto tempo com o produto de marketing que é o Sérgio Cacete Ramos .
Valderrama
Totalmente de acordo, a qualidade do Ricardo Carvalho sempre foi muito desvalorizada lá fora. Mesmo na comparação com o Terry, o português ficava sempre por baixo o que não fazia qualquer sentido
SCP1906
Era bom se o pessoal conseguisse separar gostos pessoais da qualidade dos jogadores: Sérgio Ramos é um central fantástico e foi o melhor do mundo durante grande parte da última década, independentemente de gostarem dele ou não, não é um “produto de marketing”.
Joga_Bonito
Para mim é. Só lhe vejo qualidade top na impulsão aérea e na saída de bola e mesmo aí não batia o Ricardo Carvalho. No resto vejo-lhe muitos erros, que são é protegidos pela imprensa espanhola, por conta do nacionalismo bacoco.
Eu sei separar os gostos, tanto que não tenho problemas em eleger o Coentrão como um dos melhores DE que o Benfica teve nas últimas décadas, mesmo sendo um porco. O Pepe também é porco e nem por isso deixo de lhe reconhecer a imensa qualidade que tem. Pura e simplesmente nunca vi nada de especial no Sérgio Ramos. Teve sim sorte de apanhar uma super Espanha que lhe deu títulos e depois a felicidade de marcar uns golos importantes de cabeça pelo Real mas fosse outro que tivesse uma imprensa a escrutinar os seus erros há já muito que tinha ido à vida. São apenas opiniões. Eu detesto o Neymar como pessoa e contudo adoro vê-lo em capo, a questão não é essa.
SCP1906
Para si é mas isso é porque não consegue separar os gostos. Sérgio Ramos ser um central fantástico devia ser indiscutível. Teve a “sorte” de ser uma das principais referências de uma Espanha que foi uma das melhores selecções da história e um Real que ganhou 4 Champions em 5 anos. Note-se que não estou a tentar argumentar que Sérgio Ramos é melhor ou pior que Ricardo Carvalho, só a tentar mostrar-lhe que está desvalorizar extremamente o espanhol.
Muska
Ricardo Carvalho
Fields
Ricardo Carvalho terá sido o melhor. Para a segunda posição é que vai ser mais difícil entre Aloísio, Pepe e Fernando Couto. Jorge Costa era um ícone e um líder, foi extremamente importante na melhor fase da história do clube, mas em termos de qualidade como futebolista penso que fica aquém dos referidos.
Francisco Parrinha Guerreiro
Não votar no Ricardo Carvalho devia dar pena de prisão. E não votar no Ricardo Carvalho e depois votar em alguém que não o Jorge Andrade devia dar execução sumária, pública, o corpo enterrado em vala comum e esse terreno ser bombardeado com napalm.
SCP1906
Porque é que Jorge Andrade está tão claramente à frente de Aloísio, Jorge Costa e Fernando Couto ou Pepe?
AndrePires
“A minha opinião é a única que merece ser considerada, desprezo e desrespeito totalmente a opinião dos outros”, foi o que eu li nesse comentário.
Francisco Parrinha Guerreiro
Peço desculpa, amigo. Esqueço-me que hoje em dia é preciso meter bonequinhos ou escrever “eheheh”, “ihihih”, “uhuhuh” para vocês perceberem aquilo que se escreve. Claramente a minha hipérbole não foi suficiente para o meu amigo entender que eu estava a dar a minha opinião de uma forma jocosa. Já agora, antes que se ofenda, “forma jocosa” significa de forma divertida, brincalhona, ao contrário de “forma trocista”, que seria de forma gozona.
Pronto, vou então reformular, para si: Ricardo Carvalho foi o melhor central do Porto nos últimos 28 anos, de longe, e logo a seguir, também de longe para os restantes, foi o Jorge Andrade (repare como eu não escrevi “em minha opinião”, como erradamente se costuma escrever, porque, sendo eu a escrever, não preciso de dizer que é a minha opinião, evitando assim uma desnecessária redundância). Satisfeito? Já compreendeu?
Givanildo Vieira de Sousa
Marcano, Rolando e Mangala estão claramente a mais na lista.
Kacal
Mangala e Marcano até concordo, mesmo assim talvez só o espanhol. Rolando foi um central de qualidade que evoluiu mais do que pensei que fosse evoluir e foi titularíssimo no Porto de AVB que conquistou tudo e foi uma das melhores equipas e épocas da história do clube. Fez boas épocas e bons jogos.
O Mangala também teve bons momentos e saiu por um valor recorde por central. Prometia ter uma carreira bem melhor. Aceito que estejam na lista pelo menos.
Chico
O Rolando está como o Jardel para o Benfica. Eram razoáveis na melhor das hipóteses, mas foram titulares em fases de muito sucesso coletivo. Mangala era um monstro no nosso campeonato, mas já se sabe que físico não chega fora e foi flop a partir daí. Marcano concordo em absoluto que está a mais.
Givanildo Vieira de Sousa
Nunca achei Mangala algo de especial, nem no nosso campeonato. Era um central razoável. Marcano também não gosto nada.
Tiago Silva
Não vi Aloisio e Fernando Couto jogar e não me lembro bem do Jorge Andrade, mas o Ricardo Carvalho era outro nível, o melhor central que já vi no nosso campeonato. Mas o Porto tem tantos outros nomes que merecem estar num XI destes como Pepe, Bruno Alves, Militão, Otamendi. Talvez a minha dupla fosse Pepe e Ricardo Carvalho. Portanto a defesa seria Vitor Baia, Danilo, Pepe, Ricardo Carvalho e Alex Sandro.
Rodrigues17
A dupla Alosio e Ricardo Carvalho! Marcano o que faz ali?
RicardoFaria
Dos que vi, tenho que escolher Ricardo Carvalho!
Olhando para algumas das opções, dá para perceber que passaram grandes defesas centrais pelo meu Porto.
Se tivesse que escolher um 2o central, seria o Pepe.
Saudações DesPortistas!
Filipe Ribeiro
Aloísio, jogador de classe mundial durante anos e anos, depois uma menção ao Geraldão que era superior a quase todos dessa lista.
The Mo
O Porto sempre teve jogadores brasileiros exímios na bola parada.
Para além do Geraldão, Celso, Branco, Doriva, Hulk, e agora o Telles, isto assim de cabeça.
Mas houve épocas em que coincidiram Celso e Geraldão, e mais tarde Geraldão e Branco, na altura as bolas paradas do Porto eram um problema para os adversários.
Filipe Ribeiro
Faltou o José Carlos, outro que eram autênticos mísseis.
DICAS
Por aqui passou o sucesso do Porto.
Incrível a quantidade de centrais top que o Porto teve !
A seguir vem o meu clube Sporting e veremos mais uma vez que a diferença de qualidade é descomunal
Knox_oTal
Mais uma lista de nomes fortes, e sempre tive especial apreço pelos centrais do FCP, que sempre primaram pela qualidade, liderança e… personalidade vincada vamos dizer assim. Enquanto rival é certo que alguns me enervaram sobremaneira nalguns momentos, mas sempre admirei a escola de centrais do FCP (que agora menosprezam infelizmente para depois repescarem jogadores que saíram um ano antes a custo zero!). Jorge Costa, Pepe, Jorge Andrade, Bruno Alves, Couto (mesmo que não o tenha visto no Porto), tudo excelentes jogadores. Mesmo Aloísio, de quem vi apenas o final de carreira, notava-se que era de um nível superior e é uma instituição dentro do clube (só não tem mais caps pelo Brasil devido à enorme concorrência da altura).
Dos mais recentes, Otamendi foi o que mais apreciei até por se diferenciar do perfil procurado pelo clube normalmente. Tivesse ele outra capacidade de foco e consistência e teria muito maior estatuto hoje em dia, pois tem tudo o resto (mesmo a baixa altura consegue compensar quando em boa forma)! Dos restantes, Manga, Felipe e Marcano não me dizem grande coisa, sendo que os dois últimos tiveram sobretudo maior destaque devido à falta de concorrência de qualidade e porque não se deram verdadeiras hipóteses aos miúdos do Olival até agora. Já Militão, embora perceba quem o ponha nos píncaros, mas sinceramente vejo sobretudo um imenso potencial mas ainda muito a provar… logo acho extremamente precoce e quase insultuoso para outros centrais com outro tipo de lastro de azul e branco o brasileiro fazer parte desta lista. Por exemplo, se fosse a Pedro Emanuel ficava algo ressabiado… o contexto influencia muito!!! Nunca foi à selecção porque na altura tinha uma concorrência feroz nas Quinas, hoje em dia era crónico convocado e titular indiscutível do FCP.
Posto isto e para terminar, a minha escolha seria obviamente Ricardo Carvalho!!! Não só o melhor do FCP nos últimos 28 anos, como de sempre na minha opinião. Uns dos melhores de sempre no nosso campeonato, top-5 pelo menos (o ranking dependerá dos gostos) e, sem patriotismo bacocos, um dos melhores centrais do séc. XXI! Não me ocorrem muitos melhores que ele, equiparáveis alguns, melhores difícil!
Saudações Desportistas
SCP1906
Pedro Emanuel era um central seguro mas Militão é de outro nível, comparação muito estranha.
Rev7
Não acho. O Pedro Emanuel foi sempre desvalorizado. Fez parte do melhor Boavista da história e mesmo aí o Litos chega à selecção e o Pedro não. Quando Pedro é que saía a jogar e tinha compensar os laterais-esquerdos do Boavista que eram sempre bastante ofensivos. Não foi só o título, esteve em todos os grandes momentos do clube: Campeão da Taça, vice-campeonato em 98, primeira Champions, titulo nacional, vice-campeonato e segunda participação na Champions (anulou um Mickael Owen em grande forma) de grande sucesso. Esteve em todas e era titular quase sempre. Sai para o Porto e torna-se campeão Europeu, só não consegue ser titular porque o Jorge Costa era o capitão e outro era Carvalho.
Mas o Pedro Emanuel tinha grandes caracteristicas que fizeram dele um sucesso. Era rápido, certinho, dominava o jogo aéreo, forte na marcação e com capacidade de sair a jogar e passe longo (bastante importante na forma de sair a jogar do Boavista). Mas nem no Bessa teve apreciação que merecia.
O Militão só tem mais capacidade com a bola nos pés.
Knox_oTal
Concordo plenamente!
Meu nome é Toni Sylva
Como rival não gostei nada de nenhum, mas em termos de futebol diria que o Fernando Couto e o Ricardo Carvalho levam o prémio. Não considero o Militão pelo pouco tempo no clube. Dos outros, os melhores tinham sobretudo garra e lado… físico, digamos assim.
Chico
Como benfiquista e adepto de futebol bonito, é muito difícil gostar de Couto, Pepe, Felipe, Mangala e especialmente Jorge Costa e Bruno Alves. É a escola deles. Agora, o mesmo não se aplica ao Carvalho, que era de uma classe brutal.
Aurinegro
Incrivel esta lista. Talvez a melhor das votações feitas até agora. Ainda mais incrivel não haver quase contestação do melhor (e merecido, na minha opinião). Por aqui passou muito do sucesso do FCPorto desde que vejo futebol.
Hugorr
Um leque de jogadores fenomenal, mas não há hesitação possível – Ricardo Carvalho.
Jogador estupendo.
Cumprimentos
Pulga
O Ricardo Carvalho é o melhor defesa Português de sempre, e top15 Mundial.
BioSpot
Surreal este lista do centrais do FCP. E por aqui passa o grosso do sucesso que teve nas ultimas três décadas.
Tendo visto jogar todos eles, Ricardo Carvalho está acima de qualquer um. Pode não possuir a altura ou estrutura em relação a outros, mas a nível técnico, não há comparação. Um senhor jogador.
Marcos
Vítor Baía, João Pinto, Ricardo Carvalho, Pepe, Alex Sandro até agora
chuta dai
Ricardo Carvalho e Jorge Andrade.
CarlosFCP
Uma dupla de manteiga no CM 01/02
Jay-Jay Okocha
Ricardo Carvalho óbvio, foi o melhor central na melhor era do FCP.
Turiacus
Há muito central de qualidade nesta votação mas a decisão é muito fácil: Ricardo Carvalho!
Para mim é o melhor central português que vi jogar e o melhor que vi cá em Portugal.
Um dos meus jogadores favoritos de sempre da posição e um dos meus ídolos (juntamente com Maldini) quando era miúdo porque jogava precisamente a central.
HeberPrincipe
A qualidade de centrais que o Porto teve… Incrível
Flavio Trindade
A escola de centrais do Porto sempre foi diferenciada.
Mas a fazer uma dupla seria Ricardo Carvalho e Fernando Couto.
Carvalho é fácil. Foi o melhor central português que vi jogar. E Couto porque tinha ferramentas físicas incríveis para a posição naquela altura.
Mas jogadores como Jorge Costa pela liderança, Pepe pela assertividade e Jorge Andrade pela classe não são de desprezar.
Fabiens
Ricardo Carvalho. Um dos melhores e mais completos centrais do mundo nos últimos anos, daqueles que me lembro de ver jogar.
Xyeh
Pelo lado emocional é complicado votar porque Aloísio, Jorge Costa, Ricardo Carvalho e Jorge Andrade são os 4 centrais do Porto que mais gostei, votei no Ricardo Carvalho porque tinha tanta classe que jogava de fato e gravata. Para dupla votaria no Jorge Andrade, infelizmente teve uma carreira mais curta devido às lesões mas era um jogador de uma técnica muito elevada, para mim seria a melhor dupla de centrais portugueses que já tivemos.
kiterioVFC
Tanta, mas tanta qualidade. Mas o Ricardo Carvalho é sem dúvida o melhor! Um dos melhores centrais de sempre no futebol. Depois coloco um senhor do futebol, Aloísio! Um craque.
Fantantonio
Ricardo Carvalho porque é dos melhores do século não só cá, como lá fora. A seguir será Aloísio, mas há muitíssima qualidade aqui, dá para perceber em parte porque é que Thiago Silva só passou pela B.
Parib
Vitor Baia; João Pinto, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Alex Telles …
CarlosFCP
O Telles não é melhor que o Nuno valente
Valderrama
Deixo só uma nota relativamente à incrível qualidade do Porto neste sector e também à forma como esta decaiu nos últimos anos (desta lista Marcano já só tem menos jogos pelo clube do que Aloísio e Jorge Costa)
Artur Trindade
O clube com melhor lote de centrais, e meritoriamente muitos deles formados localmente.
Pelo mesmo motivo que elegi Mozer, escolho Fernando Couto, embora perceba que Pepe é o maior de todos. Três super-atletas, insuperáveis em velocidade.
Ricardo carvalho é um jogador de culto para muitos, embora seja o melhor de sempre dos estilistas, prefiro outro perfil físico.
Aloísio (Luisão do Porto) e Jorge Costa foram pilares, mas Geraldão era fantástico.
Otamendi e Filipe tão desmerecidos por cá, com excelente resposta lá fora. O próprio Militão tem um potencial incrível.
Miguel Mendes
O Otamendi no city não enterrou muito?
Pedro Almeida
Nas primeiras épocas era o melhor central da equipa mas já teve o seu pico.
Daniel Alves
Ricardo Carvalho, apesar de muitos adeptos do Porto terem de certeza mais saudades de Fernando Couto, Bruno Alves ou Jorge Costa.
SCP1906
Lista fantástica, muita qualidade! Não me lembro de ver jogar Aloísio, Fernando Couto só me lembro de o ver no Euro 2004, de Jorge Andrade só tenho memórias no pós-Porto (no Depor e na selecção) e de Jorge Costa só me lembro da fase final da carreira. Sendo assim, votei Ricardo Carvalho e vou votar Pepe para 2º central mas acredito que se fosse uns anos mais velho e tivesse acompanhado a carreira de Aloísio escolhia-o em vez de Pepe.
Mantorras
Eu sei que isto talvez nao faca muito sentido, mas para mim o melhor foi Aloisio. Desculpa Ricardo! Adoro o Ricardo Carvalho, mas havia algo no Aloisio que sempre me fascinou.
MM
Que.qualidade! Incrivel! Voto em 5: aloisio, jorge costa, fernando couto, pepe e r carvalho. A escolher 1 é o ricardo carvalho, pelo estilo limpo e classe que tinha. Dos melhores de sempre!
The Mo
Não votei em ninguém, prefiro nem votar.
É tanta a qualidade e o simbolismo que representa a maioria que prefiro nem votar.
Af2711
Não vi Fernando Couto e Aloísio.
Para mim Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Pepe nesta ordem.
CarlosFCP
A qualidade foi tanta que estou surpreendido por o Ricardo carvalho ter tantos votos
Votei Bruno Alves
PL7
Respeito sempre a opinião de cada um, mas neste caso custa-me a perceber :) Eu estava a ver os nomes de cima para baixo, cheguei ao Ricardo Carvalho e parei. Era só para confirmar que não se tinham esquecido dele…o que seria um esquecimento destes!!!! O melhor do Porto, o melhor Português e o melhor que jogou em Portugal. Não me vou alongar relativamente a avaliações mundiais, porque corria o risco de o colocar em top 10 e estar a esquecer-me de muito craque do passado.
Para mim também é óbvio que não ganhou a mistica de outros, mas porque com aquela qualidade seria impossível manter-se por cá muito mais tempo, ou então andava tudo a dormir, o que não foi o caso obviamente.
Eu vi todos eles jogar, todos bons, alguns muitos bons e, pelo que escrevi acima, um excecional e de nível para ficar na história do futebol.
Melhor dupla que vi jogar: Jorge Andrade x R. Carvalho
Hirok "The Truth"
A escolha mais fácil apesar da qualidade incrível de todos..
Sou do Benfica mas o melhor central que vi no futebol português foi e será sempre o Ricardo Carvalho..
E quando chegarmos aos médios irei dizer o mesmo de Deco..
Rev7
Para mim o Carvalho é o melhor central português de sempre e um dos melhores centrais que já vi jogar. A qualidade é imensa, Couto e Jorge Costa (Aquele euro 2000), Aloísio também era grande centralão.
Francisco Ramos
Antes de analisar a lista, vemos 13 nomes no Porto contra 11 no Sporting e 10 no Benfica. Isso mostra a qualidade que sempre tivemos em defesas centrais, sejam eles formados no clube ou recrutados, e o dinheiro que ao longo das épocas eles foram gerando.
Sobre os nomes, não me lembro de ver jogar Fernando Couto no Porto, pelo que não posso opinar. Sobre a lista, parece-me claro que existem dois patamares de qualidade, sendo que Militão, Filipe, Marcano, Rolando, Otamendi, Mangala e Bruno Alves estão num nível inferior aos restantes. Não que não tenham tenham qualidade, não que não tenham feito épocas de grande nível, não que não tenham sido capitães (uns mais discretos, outros mais exuberantes), não que não tenham sentido o clube como poucos, mas em termos globais considero-os abaixo dos restantes.
Sobra Jorge Costa, Aloísio, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Pepe.
Olhando para as suas carreiras globais, Pepe e Ricardo Carvalho atingiram níveis de excelência, mesmo com perfis completamente diferentes (até fariam uma dupla de sonho), durante muitas épocas consecutivas, seja no Real Madrid ou no Chelsea, tendo contribuído para os seus clubes terem palmarés invejáveis, e o Porto foi a sua rampa de lançamento para que isso acontecesse, demonstrando já uma qualidade assinalável mas apenas em 3 épocas (este é o meu primeiro ponto de distinção). Jorge Andrade demonstrou exactamente o mesmo no Porto, em termos de excelência nas suas exibições, mas uma série de lesões travaram todo o seu potencial além fronteiras, tendo cumprido no Deportivo La Coruña mas nunca atingindo o que lhe agoiravam. Jorge Costa, “O bicho”, foi o herdeiro da camisola 2, um dos melhores capitães (basta ouvir uma história de Mourinho sobre um intervalo), passou a mística, a crença e a vontade de “Ser Porto” durante 14 épocas, liderou aquela defesa, contribuí para alguns dos nossos melhores resultados (penta, liga europa, liga dos campeões, etc) mas em termos de qualidade técnica não estava ao nível dos demais. E sobra…
Aloísio. O jogador estrangeiro com mais jogos no Porto (fui consultar e leva 100 jogos a mais que o 2º Classificado, Hélton). Um capitão sem braçadeira. Um exemplo dentro e fora das 4 linhas. Um reforço vindo do Barcelona que ajuda a conquistar 7 títulos, 6 taças e 11 supertaças. Um central que tinha um poder antecipação e posicionamento ímpares para a altura, não recorrendo muitas vezes à falta. Como li um dia, era uma muralha de classe, calma, capacidade técnica e táctica. Aprendeu com os melhores (apanhou a fase final de João Pinto no clube, por exemplo) e soube acrescentar todos esses pontos no seu jogo. Mesmo a nível aéreo, não sendo muito alto, era raro um avançado lhe ganhar este tipo de lances na altura. Por isso só podia ser para ele o meu voto.
heldersoares
Claramente o clube com mais abundância de qualidade nesta posição para escolher de tal forma que é o que tem mais jogadores a votação
Centrais que foram uns dos melhores do mundo nas respetivas posições ou mesmo os melhores.
Sendo alguns não tão reconhecidos como mereciam como é exemplo Bruno Alves reconhecido pelos portistas, mas que pelo seu ADN à Porto incomoda muita gente e depois por certas opções como o Zenit tal como Hulk a não ter tanto reconhecimento internacional mas dos melhores do mundo aquando o seu auge. Antes de assinar pelo Zenit teve o Barcelona a perna mas por razões financeiras entre clubes falhou o negócio isto confirmado pelo proprio e aí sim teria tido o reconhecimento que merecia. Ainda o ano passado teve quase tudo certo com a Juventus que o via como uma opção de recurso mas que garantia a qualidade no imediato mesmo aos 38 anos e continua a ser dos melhores em Italia.
Otamendi também um pouco desvalorizado mas em Espanha foi de longe o melhor central do campeonato, assim como em Inglaterra onde há 2 epocas foi claramente o melhor central em inglaterra, o que faz dele claramente um dos melhores do mundo.
Destaco ainda Marcano que sendo claramente inferior a nomes desta lista mas inteiramente justa a sua nomeação, melhor central em Portugal há 2 epocas atrás em que foi fulcral na conquista do titulo assim como este ano o melhor central em Portugal, não sendo exuberante e não dando muito nas vistas pelo seu low profile é um central muito fiavel e que sem dar muito nas vistas vai limpando a defesa toda.
Já agora que bom Felipe estar a ter o seu reconhecimento em Espanha merecido grande central