Vamos nomear o melhor XI do FC Porto nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para o lado esquerdo da defesa dos dragões:
Nuno Valente – 2002/2003 até 2005/2006 – 85 jogos e 1 golo
Álvaro Pereira – 2009/2010 até 2011/2012 – 119 jogos e 3 golos
Alex Telles – 2016/2017 até ? – 183 jogos e 21 golos
Esquerdinha – 1998/1999 até 2000/2001 – 87 jogos e 9 golos
Alex Sandro – 2011/2012 até 2015/2016 – 137 jogos e 3 golos
Fernando Mendes – 1996/1997 até 1998/1999 – 90 jogos e 7 golos


82 Comentários
The Mo
Alex Sandro.
Chico
Só vi a partir do Nuno Valente, mas Alex Sandro de muito, muito longe. Nem há discussão possível. Dos restantes, prefiro o Alvaro Pereira, mas era um jogador de um patamar bem abaixo do Alex.
Marcio Ricardo
Só eu que estou a achar difícil ?
Parece bem equilibrado..
RicardoFaria
Lembro-me vagamente do Esquerdinha e dos que acompanhei acabei por escolher o Alex Sandro, no entanto, foi uma escolha bastante difícil porque todos os outros que acompanhei eram muito bons.
Saudações DesPortistas!
Filipe Ribeiro
Alex Sandro por kilómetros.
Joga_Bonito
Álvaro Pereira. E não concordo com a desvalorização que se faz ao Nuno Valente, era bem regular. Já agora é curioso estar aí o Esquerdinha, chegou a ter momentos de grande nível no Porto mas constou-se que era um dos que, junto com Rubens Junior (o outro defesa-esquerdo do Porto na época) ia para a night em dias proibidos. Mas creio que foi o Rubens Junior que foi acusado de organizar saídas nocturnas com vários jogadores, inclusive Deco, que na altura era uma promessa, via-se que podia ser grande mas ainda não tinha explodido.
Esquerdinha saiu e nunca mais ouvi falar dele, terá sido um dos queimados naquele Porto pós-penta, onde o Sporting ganhou 2 ligas e o Boavista uma. Foi só cabeças a rolar.
Ryovanni
O Esquerdinha, infelizmente, já não está entre nós.
Estigarribia
Ryovanni,
Eu também vi essa notícia do falecimento do Esquerdinha, mas não me lembro de que é que faleceu.
Saudações Leoninas
Ryovanni
Penso que foi um enfarte, durante uma bolada com os amigos.
Joga_Bonito
Não sabia, paz á sua alma. Desapareceu de palcos maiores após a saída do Porto, nunca mais ouvi falar dele. Lamento a sua morte.
Hugo
Concordo que o Alex Sandro foi muito bom, mas acho que se desvaloriza muito o presente. Nunca chegou, nem de perto nem de longe, aos números (quantidade de golos e assistências) e impacto no jogo do Alex Telles
Filipe Ribeiro
Nunca marcou a quantidade de penaltis para tal.
Xyeh
Não esquecer que o Alex Telles tem mais de 50 assistências para golo no Porto em equipas muito inferiores.
Filipe Ribeiro
Sim, mais fracas mas com um estilo de jogo que benefícia esses números, futebol directo, cruzamentos para dois mecos.
O Porto do Alex Sandro tinha outra qualidade, não lhe exigiam apartir dos 35 metros manda bola para o molhe ver se dá em alguma coisa.
Podem preferir o homem à vontade, agora os números têm que se observar à luz do contexto.
Se não ligarem aos números acho que ninguém consegue achar o Telles superior, mas cada um com a sua opinião.
Valderrama
Nem de cantos para as assistências
Tiago Silva
Não vi o Fernando Mendes nem o Esquerdinha, o meu voto vai para o Alex Sandro, mas é muito equilibrado, tanto o Nuno Valente, como o Alvaro Pereira e o Alex Telles têm/tinham muita qualidade quando estavam no Porto.
Fabio Rodrigues
Que qualidade absurda o Porto tem tido nestes últimos 30 anos nesta posição!
O Alex Sandro foi para mim o melhor de todos, o mais completo, o mais forte no seu todo (defensiva/ofensivamente).
Mas o meu voto foi para o Alex Telles! Por tudo o que representa para o clube e para os adeptos. Pela sua raça, pela sua entrega, pela sua vontade, pelo seu espírito de liderança ed claro pela sua enorme qualidade! É o verdadeiro capitão desta equipa! Não é quem usa a braçadeira, mas todos sabem quem é o líder desta equipa!
Lá está…não nasceu em Portugal, não é portista desde berço, mas sente o clube muito mais do que muitos que o são!
É, a par do Corona, o único jogador com capacidade para jogar num clube de topo!
The Mo
O Telles de facto tem esse extra de para além de ser muito bom, tem prazer de jogar no clube.
E já que falaste de ele não ser portista de berço, ele já disse várias vezes que muito antes de vir para o Porto já admirava o clube e que gostava de jogar cá.
Explorador do Submundo
Aqui não escolho ninguém porque implica escolher apenas 2 centrais e não há na minha cabeça ”melhor equipa” do Porto sem um de entre Bicho, Aloisio e Ricardo Carvalho portanto o lateral esquerdo é o que cai, tendo também em conta que do lado direito está o melhor de lateral sempre do futebol Português, ou seja, na baliza Baía, linha defensiva com João Pinto, Ricardo Carvalho, Aloísio, Jorge Costa.
The Mo
A linha defensiva do melhor 11 do Porto que está no museu é basicamente essa, com Branco em vez de Jorge Costa.
masterDC
Votei no Alex Sandro e não consigo entender a desvalorização do Álvaro Pereira que para mim foi o 2.º melhor desta lista e está muito abaixo na votação em relação ao Alex Telles.
O Patrão
Porque se calhar vota tudo no Alex Telles ou, como tu, no Alex Sandro?
André Dias
Estive bastante indeciso mas votei em Alex Telles.
Alex Telles não é tão consistente ou defensivamente tão sólido como Alex Sandro. Também não tem o melhor palmarés. Contudo, sem deixar de ser competente na defesa tem números impressionantes para um lateral e tem sido um dos jogadores mais decisivos da equipa. Alex Sandro era um excelente lateral, facilmente o melhor DE que passou por Portugal este século, mas jogava numa equipa superior e não teve tanta influência directa nos resultados como Telles tem tido.
Miguel Mendes
Tem esses números graças aos penáltis.
André Dias
As 52 assistências foram de penalti também?
O Patrão
Perfeito André.
Valderrama
Não mas por exemplo está época apenas uma não foi de canto
André Dias
Para cobrar bolas paradas é preciso ter qualidade. Quem me dera que o Pizzi batesse cantos à Telles.
E o que temos
Tomara eu que o Benfica tivesse alguem que soubesse fazer assistências de canto.
Miguel Almeida 23
Tudo bem que ganhar títulos é o mais importante, mas acho que além de não ser essa a questão todos concordaríamos que não por causa do Alex Telles que o atual Porto não ganha títulos.
Aceito de bom grado colocarem o Alex Sandro (tremendo jogador) á frente do Alex Telles, por uma mera questão de gosto futebolistico. Porque em relação a ser o melhor nas épocas em que passou pelo Porto, não há comparação com Alex Telles.
Álvaro Pereira tem á volta de 120 jogos oficias pelo o Porto em 3 épocas, e não me lembro de golos, sabendo também que não primava por muitas assistências por época.
Alex Sandro, poucos mais jogos dos tais 120 tem, e não me lembro de uma mão cheia de golos, arriscava muito ofensivamente e dai saiam algumas assistências, mas nenhum número extraórdinario.
Alex Telles tem quase 4 épocas concluídas, leva mais de 180 jogos pelo Porto ( muito espremido, é certo ), mas já tem mais 20 golos pelo clube, e assistências eventualmente tem mais que os dois antecessores juntos. Posto isto, Alex Telles em épocas no clube foi infimamente superior aos outros dois.
Saudações
T. Pinto13
Não querendo por a qualidade do Telles em causa pois adoro o jogador mas o facto de marcar pénaltis também ajuda nos golos.
Filipe Ferreira
Tendo a discordar com a maioria, o Alex Sandro de agora é muito bom, mas quando esteve no FCP o Danilo era bastante superior na minha opinião, o Alex Sando nem se destacava muito, lembro-me de alguns jogos contra o Sporting em que o Carrillo dava cabo dele. Posto isto, o meu voto vai para o Alex Telles, por achar que o que apresentou no FCP é superior ao que o Alex Sandro apresentou e porque Telles tem umas estatisticas absurdas a seu favor
Chico
Sempre achei o Sandro muito superior ao Danilo, que tinha debilidades técnicas. Não tinha era tanta imprensa.
Francisco Parrinha Guerreiro
Uns com tanto e outros com tão pouco. eheheh
Turiacus
Ui, esta é sem dúvida muito complicada! Ainda demorei um bom pedaço até decidir e atribuir o meu voto mas acabei por votar no Alex Sandro. Acho que é o melhor e o mais completo destes 6.
Mas qualquer um dos outros (excluindo o Fernando Mendes que não vi jogar) têm imensa qualidade e demonstra que o Porto tem estado realmente bem servido nesta posição nos últimos anos.
Estigarribia
Alex Sandro. Fácil.
Saudações Leoninas
Analista Especialista
Alex Sandro de longe. Alex Telles e Álvaro Pereira a seguir.
Knox_oTal
Dos laterais esquerdos que vi jogar em Portugal, Alex Sandro está lá em cima no ranking. Que craque, mesmo que no FCP ainda tinha arestas por limar mas sempre o preferi ao Danilo por exemplo (é menos vistoso no estilo mas muito mais fiável e completo). Por razões óbvias, sou benfiquista, o meu lateral canhoto favorito que vi jogar por cá é um senhor de seu nome Leo! Tinha uma enorme qualidade e era um exemplo dentro e fora do relvado, razão pela qual Fábio Coentrão “caiu” bastante na minha consideração, o que obviamente vale o que vale. Infelizmente o Fábio tinha um talento imenso, mas o resto não acompanhava, nomeadamente no que toca ao profissionalismo.
Nota honrosas para Alex Telles, que acho superior a Grimaldo (trocava já se quisessem eheheh), Nuno Valente (prova que o talento não é tudo, admiro jogadores assim) e Sílvio (teve azar na sua carreira, mas tinha condições para fazer muito melhor na carreira, especialmente no Benfica).
Saudações Desportivas
AngeloGJ
Sinceramente acho que o melhor foi o Alvaro Pereira, dava MUITO OFENSIVAMENTE (acrescentava muito no momento com bola e era sempre um homem que punha em sentido as defesas contrarias, quer com Rodriguez(Cebola) quer com Varela(mais com este) fizeram uma ala esquerda de impor respeito em Portugal e tambem la fora) e defensivamente era muito forte tambem, em termos daquilo que um lateral deve dar a equipa Alvaro Pereira dava tudo isso e ainda mais, mas o Alex Sandro foi um lateral mais moderno, menos entusiasmante ofensiva e defensivamente, mas tinha uma classe diferente talvez mais bem preprado para jogar num tubarao do que o Alvaro, depois destes 2 diria que Nuno Valente e Alex Telles para mim estao empatados, Nuno Valente era o jogador mais desvalorizado da defesa do FCP mas fazia um trabalho em campo muito importante, equilibarava o seu lado, estava sempre preparado para dar apoios, era um lateral solido, Alex Telles para mim destes 4 é o mais fraco, os numeros sinceramente nao me dizem nada, o contexto atual é muito mais fraco, e esses numeros devem ser pelo menos 85% conseguidos no campeonato portugues, nao vejo no Telles um grande lateral, é bom a atacar(a cruzar) mas deixa muito a desejar defensivamente, consegue compensar ser fraco defensivamente com a sua resistencia ( o ponto forte) e capacidade de trabalho, é um grande idolo no FCP de hoje mas ja vi pelo menos 3 laterais esquerdos melhor do que ele no dragao, Nuno Valente, Alvaro Pereira e Alex Sandro, nao posso dizer que um jogador é bom porque mostra-se satisfeito por jogar no FCP qualidade e compromisso com a equipa nao devem interferir na avaliacao a qualidade de um jogador mas isso ja é frequente no FCP…
Natan Fox
Grande Esquerdinha!!! Considerado o melhor lateral esquerdo da historia do meu clube, o Vitoria.
Foi vendido em 1999 para o Porto e pelo que vejo, tambem deixou suas marca no maior clube de Portugal. Faleceu em 2018, com somente 48 anos, devido a um infarto fulminante. :/
El Pipito
Deixou as suas marcas no quê???
Natan Fox
QUantos laterais passaram pelo Porto nos ultimos 30 anos?
Agora me diz se um cara fica marcado entre os 6 melhores, não é ter deixado uma marca?
El Pipito
Estava-me a referir a teres dito que o Porto era o maior de Portugal e não à qualidade do jogador.
Filipe Ribeiro
“maior clube de Portugal”
Olha me outro, vocês têm que explicar isso ao mundo, como um clube com menos adeptos e títulos consegue ser maior que outro.
Natan Fox
Bem, para o mundo é o Porto, talvez pra Portugal seja o Benfica.
Filipe Ribeiro
O Brasil é o mundo é isso?
Tiago Peixoto
Amigo Natan, aqui em Portugal isso é quase proibido dizer-se, vêm logo os 6 milhões dizer que tem mais adeptos (apesar de em títulos internacionais ser 7 contra 2). Mas pronto, todos sabemos que lá fora a opinião não é a mesma que em Portugal (felizmente).
Miguel Mendes
Ai não é? O AC Milan tem muitos mais títulos internacionais e champions que a Juventus e é maior desde quando? Só contam os títulos internacionais desde quando?
BiBota
Ahahah, a habitual necessidade (urgência, até) que lhes digam que são o maior clube português. Depois somos nós que temos um complexo de inferioridade.
Filipe Ribeiro
Não é complexo nenhum, porque se tivesses atento, fiz exactamente o mesmo para quando disseram o mesmo sobre o Barcelona.
Volto a repetir as vezes que for preciso, até podem achar o Louletano o melhor de Portugal ou o Lugo o melhor de Espanha, não podem é dizer que um clube é maior quando não o é.
Depois quando começam estas conversas usam os dados que dá jeito à narrativa, do verdadeiro MAIOR não precisa de espaço temporais que convêm nem os títulos que apetece, é um todo, esse todo são sempre esmagados.
Joga_Bonito
O Maior é o Benfica.
Alvaromoreira
Pessoal hoje em dia não entende que cada um tem a sua opinião.
Quanto á discussão em si depende da forma de ver. O Porto é muito superior nacional e internacionalmente nos últimos 25/30 anos. Mas em geral o Benfica tem mais títulos, a maioria conseguidos numa época já esquecida/remota. Isso faz muita diferença para pessoas que não conheçam tão bem o futebol português.O números de adeptos explica se por o Benfica ser um clube central e o Porto regional.
Esta discussão do maior existe em todo o lado. É aqui, em Inglaterra com united e Liverpool, em Espanha, com real e barça, etc.
Natan Fox
Exatamente!!!
Depende do contexto de quem tá julgando. Eu não sou português, aprendi a ver os clubes portugueses atraves das competições europeias, e nessas competições vi o Porto vencer uma Champions, uma UEFA, alem de varios outros grandes resultados. Sem falar que vi o Porto vencer titulos portugueses as pencas e fora os grandes craques brasileiros que jogaram lá. É isso!
Filipe Ribeiro
Está explicado então, eu vi o Chelsea a ganhar mais Premier Leagues e jogadores portugueses lá a ter sucesso, portanto, o Chelsea é maior que o Liverpool, já percebi a lógica.
Filipe Ribeiro
Não!!!
Melhor é uma opinião, maior são factos, como algo pode ser maior se é menor em popularidade, títulos, importância social etc??
Acharem o Porto melhor que o Benfica ou o Barcelona melhor que o Real, tudo bem, o melhor é subjectivo o que para uns é melhor para outros não, agora maior é bem diferente.
E um clube não se mede por o espaço de tempo que se quer, é a sua história.
El Pipito
Isto!
Filipe Ribeiro
Maioria conseguidos numa época mais remota?
Eu a pensar que o Benfica tinha sido tetra nesta década, parece que não afinal.
El Pipito
“Nos primeiros vinte e cinco campeonatos nacionais (entre 1934 e 1959, ou seja o período mais relevante do Salazarismo), a lista de vencedores é encabeçada pelo Sporting com 10 títulos, seguindo-se o Benfica com 9, o F.C.Porto com 5 e o Belenenses com 1. O Benfica tinha portanto vencido 36 % dos campeonatos – em 2008 tem 42%…”
“Nos vinte anos a seguir à revolução o clube da Luz, não parecendo sentir nada o fim da ditadura, venceu 10 campeonatos, 7 taças, e foi a 3 finais europeias. No mesmo período o F.C.Porto conquistou 8 campeonatos, 5 taças e foi a 2 finais europeias.”
“Numa época já esquecida/remota”
A crise do Benfica, deveu-se às gestões ruinosas internas do clube e quem aproveitou foi o FC Porto liderado por PdC.
Podia também falar que o Benfica é um clube que perdeu 8 finais europeias e mais outras coisas. Mas afinal, o Benfica só ganhava por culpa do Salazar…
Natan Fox
Entendo o que quer dizer. Faz sentido!
The Mo
Eu parto-me a rir com esse argumento típico de benfiquista.
O benfica no período x ganhou campeonatos x, taças x e foi a finais europeias… é ver as coisas da maneira como lhes dá jeito.
Nesse período a que te referes o Porto ganhou 3 títulos internacionais, o Benfica ganhou zero.
Qualquer adepto do mundo, seja ele adepto do Porto, Real Madrid, Flamengo ou São Paulo, fala dos campeonatos que ganhou e dos títulos internacionais que ganhou, não fala das finais a que foi nem das vezes que ficou em segundo no campeonato, ninguém quer saber de finais, o que importa são os títulos, porque a história faz-se de vencedores e o segundo normalmente é o primeiro dos últimos.
Filipe Ribeiro
Eu também me parto a rir com os adeptos do Porto terem mais duas taças UEFA e terem taças Toyota acham ser melhor que recordista em ligas, recordista em taças, ter o dobro de adeptos etc etc.
The Mo
Mas de uma coisa podes ter a certeza, até ao final da minha vida, e eu ainda sou jovem, o Porto irá ganhar muitos campeonatos e taças, quem sabe se um dia não irá passar o slb, já esteve mais longe, já esteve mais perto, o que eu duvido muito é que algum clube português venha a ganhar um título internacional que seja, quanto mais 7.
Percebes agora porque é que eu dou muito mais valor a títulos internacionais?
É que campeonatos o Porto tem muitos, pode não ser o recordista mas tem muitos, já título internacionais só tem 7.
Filipe Ribeiro
Pode ser que sim pode ser que não,agora eu em todo o meu tempo de vida o Benfica foi sempre maior que o Porto e continuará a ser.
Tiago Peixoto
Vê lá, este clube pequenino com metade dos adeptos tem mais do dobro dos títulos internacionais e quase o mesmo número de títulos nacionais (então em tempos pós-ditadura é uma vantagem brutal). Imagine-se se o Porto também tivesse “6 milhões” de adeptos, o número de títulos que já tinha…
Filipe Ribeiro
Menos 9 campeonatos e é quase a mesma coisa de facto.
Tempo pôs ditadura vai lá ver se a diferença é tão grande como vocês pensam ser.
Essas dos milhões até dá para rir filho, eu sei é que quando o Benfica é campeão o país pára, é as tvs a dares as celebrações durante horas, de norte a sul, festa no Canadá, Estados Unidos, etc festa do Porto 15 minutos, 2 gajos num tasco no Luxemburgo e depois tens que mudar para o Porto canal para ver a festa nos Aliados e na Alameda, depois querem se comparar ao Benfica.
Miguel Mendes
O AC Milan tem mais títulos internacionais e bem mais champions que a Juventus. É maior do que ela desde quando? E desde quando ele disse que o Porto era um clube pequenino?
El Pipito
Como o Filipe Ribeiro referiu, a única coisa a mais que o Porto tem são as taças Uefa e as taça “Toyota”. Ninguém referiu os segundos lugares de campeonatos, referi finais europeias, porque na história também ficam grandes campanhas europeias. Quem não se vai lembrar do que o Ajax fez na época passada?
Invejo o Porto de as vezes que lá foi, venceu. O Benfica se tivesse feito o mesmo estava no patamar dos Liverpool’s e Milan’s.
Quanto, ao meu argumento de que te partes a rir. Ainda hoje fui atacado com uma referência ao “Benfica só ganhou no tempo dos dinossauros” outra bastante comum é “Benfica só ganhou por culpa do Salazar”. Quando isso é um disco riscado que a malta do norte incutiu nas pessoas que não é verdade. Devem ter saudades de jogar finais do Jamor nas antas ;)
PSG
da mesma forma que muitos tem saudades de jogar finais no jamor com a PIDE a prender meia equipa do belém antes de entrar em campo
Miguel Caçote
Quem não se vai lembrar do que fez o Ajax? Daqui a 10 anos arrisco-me a dizer que ninguém se vai lembrar, tirando talvez adeptos do Ajax. Quem raio é que se vai lembrar que o Ajax chegou às meias da Champions daqui a 10 ou 15 anos? Se ainda fosse uma final ainda dizia que eras capaz de ter razão.
Já agora, teve uma certa piada essa referência ao período mais relevante do Salazarismo como se os anos 60 não fossem relevantes ou fossem menos relevantes. Aliás nem sei no que te baseias para aferir essa relevância, em bom rigor. Foi pelo sobressalto com Humberto Delgado em 59 que o regime perdeu essa relevância?
El Pipito
Ah e erro meu. O Porto também é o maior das Supertaças!
SCP1906
Sou sportinguista mas é inegável que o maior clube de Portugal é o Benfica. É o que tem mais campeonatos e mais taças de Portugal e é de longe o que tem mais adeptos. Além disso para mim as 5 finais de Champions que o Benfica perdeu têm mais valor do que ganhar 1 Taça Uefa e 1 Liga Europa mas essa parte admito que é discutível.
Fabio Mendes
Obrigado SCP1906.
Um comentário imparcial e lúcido visto de quem vê as coisas do lado rival ao Benfica e Porto.
Tiago Peixoto
Diria muito discutível até, mas de perder finais percebem os Sportinguistas.
Kacal
Votei no Alex Sandro. Não vi Esquerdinha nem Fernando Mendes a jogar portanto votei no Alex entre os outros. Felizmente tivemos DE de enorme qualidade e temos um hoje em dia no Telles, o que dificulta a escolha mas é positivo. O Alex é um lateral muito consistente e completo, é o melhor para mim.
SCP1906
Não vi jogar Fernando Mendes e Esquerdinha mas o resto é tudo gente de muita qualidade. Qualquer um deles facilmente ganhava a votação do Sporting. Mas o melhor dos quatro que vi jogar é claramente Alex Sandro.
Espessol
O meu voto foi para o Alex Telles. Vi todos a jogar excepto o Fernando Mendes e na minha opinião apenas dois são susceptíveis de discussão, ele e o Alex Sandro. O Esquerdinha, que é o que tenho menos memórias,era um jogador ofensivamente ativo e exuberante, o que era algo invulgar naquela altura, mas defensivamente e taticamente possuia algumas lacunas, ou seja, muito à imagem do Alvaro Pereira, se bem que este taticamente era mais evoluido e possuia uma cota parte de ” raça portista” no seu jogo o que entusiasmava a Nação. O Nuno Valente, era um lateral hiper competente e inteligente, aquele tipo de jogador que uma pessoa diz que nem se vê em campo, normalmente atribuido ao 8 da equipa, mas no entanto defendia, atacava, tapava, estabilizava com faltas cirúrgicas, etc, no entanto, a sua falta de técnica “apurada” atrapalhava por vezes.
Relativamente ao ónus da questão, os Alex’s estão uns patamares acima nesta luta.
O Alex Sandro não era efectivamente o jogador em que se tornou, quando vestia de azul e branco, porém, muitos tiveram o prazer de ver um jogador que possuia claramente um poderio fisico e uma elegância acima da média, especialmente tendo em conta a sua idade. Tecnicamente e tacticamente evoluído, era um bom defesa, e apesar dos seus números nao serem fantásticos, o seu pulmão e passe eram importantes para o ataque fabulástico do Porto da sua altura. Muito completo, tal como seu homónimo, apesar de menos entusiasmante.
Não concordo com o estereotipo que o Telles è um mau defesa, é rápido, tem uma boa ressistencia, marca e desarma bem, e é muito raçudo. As pesssoas, normalmente, durante o debate deste pormenor, esquecem-se de qual é a importância ofensiva deste jogador nas ultimas épocas Portistas, e isso obviamente tem as suas repercussões ao nivel da estabilidade da equipa. E não falo dos golos, mas sim das assistencias e sobretudo da importancia; também por falta de recursos ofensivos que assumissem ou contribuissem para este capitulo, o que p.e o Sandro nunca teve ; que ele tem nas dinamicas da iniciativa e eficácia ofensiva da equipa.
Por fim, e na realidade o que eu julgo ser o fator mais importante para distinguir os dois, é que o Telles é efetivamente um jogador à Porto, nota-se que dentro de campo tem uma raça e garra inabaláveis,sua e dá tudo pela camisola jogo atras de jogo, epoca atras de epoca, sem sequer ter tido alguma vez um suplente que lhe pudesse eventualmente complicar a vida , e que puxa constantemente pelos companheiros nas 4 linhas e possivelmente terá a mesma reacção e comportamento no balneário.
Valderrama
A importância dada ao Telles no momento ofensivo é extraordinariamente exagerada, é um jogador que usa e abusa do cruzamento e tem claras lacunas no jogo interior. Tem números extraordinários não por ter grande participação no jogo ofensivo colectivo mas porque assume (e bem) as bolas paradas mas é bem menos importante na dinâmica ofensiva do Porto que por exemplo o Grimaldo na do Benfica
Kacal
Acabo por concordar Valderrama, não tem muitas soluções ofensivas. Lucra um pouco com a conjuntura actual do estilo de jogo e dependência das individualidades. Tem qualidade na marcação de lances de bola parada e fisicamente é incansável, daí que suba e baixe no terreno constantemente, é bom no cruzamento e recorre muitas vezes a tal. É um lateral de qualidade, mas realmente defensivamente não é superior a nenhum dos desta lista daqueles que vi pelo menos e tanto ofensivamente como tecnicamente não tem o requinte de alguns deles. Tem menos recursos ofensivos, não lhe tira mérito mas para ser o melhor lateral não acho.
Valderrama
Também é essa a minha visão Kacal. Cumprimentos
Francisco Ramos
O meu voto foi para Alex Sandro.
Foi dos defesas mais completos que já passaram no clube. Defensivamente era fortíssimo e na saída para o ataque era um óptimo complemento. Apesar de não saber jogar muito por dentro, em termos de largura dava bastante profundidade, permitindo que o extremo jogasse muitas vezes quer como 10 (James Rodrigues) quer como interior em termos de movimentos (Varela).
No top 3, incluía Álvaro Pereira e Alex Teles. O primeiro foi um professor de Alex Sandro mas é claro que aluno superou o professor, apesar de ter sido um jogador fantástico no clube. Teles tem todo o carinho dos adeptos da maneira como vive o clube (parece que está cá desde sempre) mas apesar de descompensar o seu lado pela profundidade que dá (também pode ser de ter tantos jogos), ofensivamente os seus números apesar de muito bons (quer em profundidade onde se farta de centrar ou nos movimentos interiores de apoio à tabela) estão desnivelados por bater todas as bolas paradas e penaltis existentes,.
A seguir a este Nuno Valente beneficia do 11 das épocas de 2003 e 2004 onde seria mais defesa que lateral e onde o colectivo é que brilhava (apesar de ter sido um grande defesa), Esquerdinha apenas existia na fase ofensiva e Fernando Mendes nunca gostei.
CarlosFCP
Os 6 meses do cissokho em 2009 foi o melhor que vi num defesa esquerdo no Porto
BioSpot
Alex Sandro por tudo.
Se fosse por uma questão de gosto, votaria Esquerdinha.
Acho ate agora a votação mais equilibrada.