Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor Onze do Ano

Com o fim da época 2013/2014, é a hora de o Visão de Mercado nomear aquele que para si foi o melhor 11 do Ano a nível Internacional. Como sempre há critérios para respeitar, como a relação entre o sucesso coletivo e a prestação individual ou o peso e influência que os jogadores tiveram nas suas equipas, para que não ocorram injustiças com aqueles que foram de facto os mais capazes.
Na baliza, Courtois levou a melhor sobre a concorrência. Foi o guardião titular da melhor defesa da La Liga, venceu o campeonato e ainda foi finalista da Liga dos Campeões. Para a história vão ficar recordadas exibições monstruosas (principalmente na LC) daquele que é para muitos o guarda-redes mais promissor do Planeta. O quarteto defensivo é um misto entre Real e Atlético, as duas equipas mais em foco esta temporada, Carvajal revelou ser uma aposta certeira e não só superiorizou-se internamente, como foi o lateral direito mais em foco na Europa (com a adaptação de Lahm também não houve muita concorrência nesta posição). Na outra ala, curiosamente está o injustiçado Filipe Luís (não marcará presença no Mundial). O brasileiro deu o click este ano e deixou finalmente o rótulo de lateral competente, para entrar na lista dos de classe mundial. Exponenciou todas as suas qualidades e foi um dos pilares da equipa. No eixo central da defesa, Miranda (lado direito) e Sergio Ramos (lado esquerdo) estiveram um degrau acima de todos os outros. O brasileiro com o seu estilo antigo de pouco inventar, foi competentíssimo nas suas tarefas e acabou por realizar uma época melhor do que o português Pepe. Já Ramos praticamente entregou a tão ansiada Décima ao Real Madrid, tendo esse factor desequilibrado a balança frente a Godin (um dos 3 melhores centrais esta época). Na zona intermediária do terreno estão mais 3 jogadores das equipas de Madrid. Gabi foi o verdadeiro tampão do Atlético e a voz de Simeone dentro de campo. Não só se destacou no panorama defensivo e tático (incrível a sua leitura de jogo), como também contribuiu para os índices ofensivos da equipa, com as suas 12 assistências (Gerrard era outra boa opção, mas o sucesso colectivo desequilibrou a balança). Mais à sua frente estão os dois motores do novo Real Madrid de Ancelotti. Modric finalmente viu-se consagrado como titular absoluto na equipa (não fazia sentido tê-lo constantemente no banco) e mostrou como consegue ser o regulador implacável que costumava ser em Londres (custa deixar o goleador Yaya de fora, mas o croata, apesar de estatisticamente não ter sido tão assombroso, foi decisivo no sucesso do Real). Foi sempre o responsável por pautar o jogo da equipa, pensá-lo e conceber e iniciar algumas das jogadas de criação do momento ofensivo… algo que depois eram continuadas por Di María. O argentino fixou-se como interior e deu finalmente ao meio campo merengue o suplemento que ela precisava, algo que faltava com Isco, Illarramendi ou até Khedira. Foi também o melhor assistente da Europa com 22 passes para golo em 47 jogos. Enquanto que na frente, Bale, Ronaldo e Suárez provaram serem os melhores nas suas posições. O galês deu finalmente o brilho que vinha faltando na extrema quer com Di María, quer com Özil ou Benzema (foram várias vezes utilizados por Mourinho na ala direita) e acabou a época 22 golos e 19 assistências nos seus registos. Notável tendo em conta que não é a principal referência da equipa, pois esse tem vindo a ser… Cristiano Ronaldo. A grande esperança de Portugal para fazer um brilharete em Terras de Vera Cruz, voltou a fazer uma época assombrosa, mesmo tendo perdido alguns jogos por lesão (só participou em 30 encontros para o campeonato). 51 golos e 19 assistências em 47 jogos são números dignos de alguém que tem de ser recordado eternamente. Como avançado da equipa, está curiosamente o alvo nº 1 do vencedor da Champions. Luis Suárez não participou em competições europeias e isso provavelmente poderá ser um fator contra si quando nos aproximarmos da entrega da Bola de Ouro, mas para a Premier League exibiu-se como há muito não se via. O uruguaio marcou 31 golos em 33 jogos (podiam ser mais não fosse Gerrard o responsável pela marcação das grandes penalidades), assistiu os colegas para golo 12 vezes e teve uma preponderância incrível na equipa. Foi o grande obreiro pelo 2º lugar da equipa e cometeu a proeza de vencer a Bota de Ouro (em igualdade com Ronaldo), algo que tendo em conta a capacidade dos 2 Et’s do futebol mundial parecia impensável. Por fim, para comandar esta equipa, ninguém melhor do que Simeone. El Cholo, com um orçamento muito inferior, conquistou o Campeonato Espanhol, foi finalista vencido da mais importante competição de clubes e provou ao Mundo que é possível ter sucesso com menos recursos.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Fábio Teixeira

0 Comentários

  • Alphonso Swoops
    Posted Maio 27, 2014 at 2:24 pm

    como e que o Yaya Toure nao consta neste onze? encosta o Gabi a um canto, mete-o no bolso …
    de resto, concordo, poderei, talvez, ter duvida no Miranda

    • Anónimo
      Posted Maio 27, 2014 at 2:34 pm

      Yaya não joga na posição do Gabi, tão simples quanto isso.
      Saudações
      Crow

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 2:35 pm

      Gabi e Yaya Touré = posições diferentes.

    • LuisSilvaTV
      Posted Maio 27, 2014 at 2:40 pm

      pelo texto retirei a ideia de que em caso de duvida, as performances na liga dos campeões desempatavam, e nesse aspecto obviamente a primazia vai para o atleta do atlético.

    • Anónimo
      Posted Maio 27, 2014 at 2:53 pm

      não é tirar mérito ao yaya, mas esta época o modric foi a peça fundamental no jogo do real era ele que controlava o jogo do meio campo para frente, por isso a meu ver ver esteve melhor que yaya.

      Sócrates

  • Filipe
    Posted Maio 27, 2014 at 2:28 pm

    Muito bom artigo!
    Pela época parece-me uma equipa plenamente adequada! Nos meus votos considerei Yaya em vez de Modric, mas aceito perfeitamente a decisão.
    Tenho de admitir que gosto especialmente da presença de Carvajal, mostrando ao Real que pode e deve olhar para as suas escolas, nem que venda e empreste os jogadores para se tornarem mais maduros e fortes para serem opção!

  • Luke Van Diesel
    Posted Maio 27, 2014 at 2:32 pm

    Na minha opinião, apenas tirava o Sergio Ramos e punha o Kompany. É o capitão e comandante do campeão Inglês City, foi sempre uma parede e um esteio defensivo da equipa. Vejo-o sempre a fazer boas exibições, sempre muito regular e não esquecer que foi ele que selou praticamente o campeonato, ao marcar o 2º golo contra o West Ham.

    • João Lains
      Posted Maio 27, 2014 at 2:36 pm

      O Kompany fartou-se de enterrar esta temporada, seria um crime colocá-lo entre os nomeados, quanto mais no onze do ano. Não foi superior a nenhum dos outros candidatos e nunca podia roubar o lugar ao Ramos já que o belga é o central da direita ao contrário do espanhol que é o parceiro de Pepe à esquerda

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 2:36 pm

      Não acho que o Kompany tenha estado sequer dos 5 melhores centrais do seu lado.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 2:42 pm

      Então secalhar acertei em cheio em todos os jogos que me lembro de ter visto dele, pois não me lembro de nenhum que tenha sido assim tão mau como vocês os dois dizem. Tenho de passar a ver os jogos todinhos dele então =)

    • LuisSilvaTV
      Posted Maio 27, 2014 at 2:43 pm

      Eu concordo que Kompany podia ter lugar nesta equipa, não concordo que se deva singularizar momentos da época para o justificar, pois senão o que fez na área frente ao liverpool, que culminou no 3º golo e colocou o man city na altura quase fora da corrida pelo titulo, poderia agora estar a ser utilizado como " o momento em que o man city perdeu o campeonato" caso o liverpool tivesse sido mais competente.

    • Anónimo
      Posted Maio 27, 2014 at 2:48 pm

      o kompany esta época esteve muito fraco. A meu ver só alterava o miranda por pepe (embora que miranda esteja no top 5 de melhores centrais desta época), uma vez que a dupla pepe e ramos foram magníficos esta época, o real ganhou a liga dos campeões muito a custa de ramos e pepe.

      Sócrates

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 2:49 pm

      Eu também não acho que o Kompany no 11 seja tanto crime. Ele enterrou, como enterrou o Ramos (e acho que foram mais vezes que o Belga). E acho também que o City merecia algum representante no 11.
      Mas sei se 2 pessoas me dizem o contrário, alguma coisa deve tar errada e tenho de aceitar a opinião

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 2:59 pm

      Se fosse um 11 com os melhores jogadores do Mundo, em cada posição, o Kompany tinha que ser considerado, não quer dizer que fosse escolhido, mas era um dos mais sérios candidatos a um lugar no centro da defesa, mas este é o melhor 11 do ano, em termos de rendimento e importância nas suas equipas, portanto o Kompany não merece estar no 11, mas fez uma época aceitável.

    • Johnny W.
      Posted Maio 27, 2014 at 4:53 pm

      Mais rápido poria o Benatia ao Kompany. Mas como a Roma não fez jogos europeus compreende-se a sua ausência.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 5:01 pm

      Aceito. Confesso que podes ser uma análise condicionada devido ao facto de eu ser fã dele, mas se todos me dizem que não merece, é porque não merece.

  • Anónimo
    Posted Maio 27, 2014 at 2:33 pm

    Cade o Yaya?
    De resto está perfeito!

    Natan Fox

  • Octavio
    Posted Maio 27, 2014 at 2:38 pm

    Yaya Touré tem de estar nesse 11.
    E, porque não, Lahm e/ou Robben? Sempre foram 4 títulos e com muita influência em todos eles.

  • Anónimo
    Posted Maio 27, 2014 at 2:49 pm

    Cortouis
    Dani Alves, Ramos, Konscienly, Filipe Luis
    Yaya, Gerrard, Modric
    Cristiano, Suarez, Robben.

    Pedro

    • Luís Suarez
      Posted Maio 27, 2014 at 3:17 pm

      O que?? Dani Alves? Fez a pior época desde que joga no Barça. O Koscielny começou bem a época depois teve uma dúzia de jogo em que ele e o Metrsacker perderam o campeonato ao Arsenal.

      Robben….acho que não vale a pena.

  • André L.
    Posted Maio 27, 2014 at 2:50 pm

    Melhor onze da Europa ou da La Liga? É que parece…apesar de terem estado em destaque este ano, há elementos como Yaya Toure que mereciam outra atenção .

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 27, 2014 at 2:56 pm

      Se calhar o facto de nas finais das competições europeias terem estado 3 equipas espanholas em 4 possíveis pode pesar decisivamente. Foi um ano em grande para o futebol espanhol, que não haja dúvidas acerca disso.

    • Zecarias
      Posted Maio 27, 2014 at 4:33 pm

      E o ano passado a maioria foram elementos do Bayern e Borussia.

      Sabe onde quero chegar ?

    • André L.
      Posted Maio 27, 2014 at 9:56 pm

      Eu sei reconhecer que o futebol espanhol esteve em destaque este ano principalmente a nível das competições europeias, mas também sei ver que houveram jogadores que se apresentaram a grande nível nos campeonatos dos seus países. Este onze, há excepção do Suárez, parece-me mais o Dream Team da Liga dos Campeões(e quanto às escolhas até concordaria), do que propriamente o melhor Onze a nível internacional.

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 27, 2014 at 2:50 pm

    O Sérgio Ramos não pode lá estar apenas pelos últimos jogos da época…E não consigo gostar muito do Carvajal.

  • Anónimo
    Posted Maio 27, 2014 at 2:51 pm

    Diego Costa na minha opinião devia estar no onze, campeão espanhol e finalista da LC, para mim teve muito mais influência que Bale.
    Mário

  • Carapalida
    Posted Maio 27, 2014 at 2:55 pm

    Sergio Ramos deu a Champions ao Real? Então e Godin não deu o campeonato ao Atlético? E o real sofre 38 golos no campeonato, o atletico apenas 26… Incrível como um ou dois jogos na ponta final mudam tanto as opiniões… Até Pepe foi melhor que Ramos!!

    Fora isso substituia Bale por Robben e Modric pelo Yaya

  • Ivan Venâncio
    Posted Maio 27, 2014 at 2:56 pm

    Talvez fizesse a troca entre o Yaya Touré e o Modric, pois o Yaya este ano carregou a equipa às costas… A capacidade física aliada à qualidade técnica fazem dele o melhor 8 do Mundo… Os 20 golos que ele marcou, sendo ele um médio, demonstram bem a qualidade deste jogador…
    O resto deixaria ficar como está, está bem entregue e é sempre difícil escolher apenas 11 :)

  • Kacal l
    Posted Maio 27, 2014 at 2:58 pm

    Excelente post, muito bem escrito, Parabéns! ao Fábio. :-)

    Concordo com o 11, não havia muito mais por onde escolher, está bem escolhido.

    – Na baliza, o Oblak vai constar num 11 destes no futuro, é um grande GR, se tivesse sido titular desde do inicio da época com o rendimento que teve desde que assumiu a titularidade e o Benfica conquistasse a Liga Europa, até seria um candidato a este 11, mas o Courtois foi muito superior à concorrência e merece;
    – Na defesa também podia estar o Juanfran, mas o Carvajal é uma escolha merecida, o Terry também podia ser escolhido para o centro da defesa, assim como o Benatia, mas o Miranda fez uma excelente época e o Ramos foi decisivo na segunda metade de época do Real;
    – O Yaya merecia estar neste 11 e tenho muitas duvidas entre ele e o Modric, mas o Croata é uma boa escolha e não podemos critica-la, não é um "crime" que esteja neste 11, longe disso;
    – Se o Hazard não se tivesse lesionado e perdido fulgor na 2ª metade da época, talvez fosse um sério candidato a entrar no 11, mas joga no lado esquerdo e o CR7 é dono da posição;
    – O Robben também merecia na direita, o próprio Reus, mas o Bale fez uma grande época de estreia em Madrid e foi decisivo.
    – Na frente, o Suárez foi o melhor sem duvida nenhuma.

    Bom trabalho. :-)

  • André P. Santos
    Posted Maio 27, 2014 at 3:03 pm

    Seria interessante saber quem seriam as segundas opcoes, algumas deixaram escapar, como o Toure, mas e os restantes? Ninguem do Bayern, que ate se sagrar campeao parecia intocavel? (obvio que essa quebra em parte contribuiu para nao estar ninguem na lista)
    O quanto se nota nesta escolha a quebra que foi a epoca do Barcelona este ano. Messi, Iniesta e Xavi nem sequer sao mencionados quando antes eram da primeira linha de caras.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 3:17 pm

      Neuer, Lahm, Alaba, Robben e Mandzukic são possibilidades para as segundas opções, a meu ver.

    • Luís Suarez
      Posted Maio 27, 2014 at 3:27 pm

      2ª opções

      GR – Beto
      DD – Juanfran
      DE – F. Coentrão/ Kolarov/ Maxwell/ (não sei mesmo quem por como alternativa)
      DC (drt) – Pepe
      DC (esq) – Garay

      MDF – Verrati
      MC (drt) – Yaya Touré
      MC (esq) – Rakitic

      EXT (drt) – Reus
      EXT (esq) – Koke

      PL – Diego Costa

      estas seriam as segundas opções baseadas em rendimento colectivo e individual.

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 3:35 pm

      Mandzukic não. Ribery sempre que jogou esteve a um nível soberbo.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 3:51 pm

      Fabio Teixeira,

      Mandzukic não? porque? eu não disse que era o favorito a estar num possível 11 de segundas opções, disse que era uma das hipóteses e continuo a achar o mesmo, um PL vive dos golos e o Mandzukic fez 26 golos em 48 jogos, foi o 2º melhor marcador da Bundesliga (só atrás do Lewandowski), portanto parece-me que foi importante na época do Bayern e fez uma boa época, mesmo não encaixando no estilo de jogo da equipa, isso ainda realça mais a sua qualidade, mas são opiniões, esta é a minha.

    • Luís Suarez
      Posted Maio 27, 2014 at 4:52 pm

      Calma Kacal não precisa de se chatear…

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 5:08 pm

      Porque à frente dele estão Diego Costa, Ibrahimovic, Lewandowski e Messi.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 6:17 pm

      Luis Suarez,

      Não estou chateado, pode dar a entender isso porque não se vê sentimentos por um PC, mas a verdade é que não estou, apenas respondi ao Fábio, nada mais.

      Fábio Teixeira,

      Compreendo isso e concordo contigo, mas o André P. Santos falou em jogadores do Bayern que podiam estar num 11 de segundas opções e por isso é que falei no Mandzukic, nada mais.

    • Gusto Lousada
      Posted Maio 27, 2014 at 6:26 pm

      Luis Suares á frente do beto estaria Neur, a lateral esquerdo teria tambem azpilicueta e alaba, a medio defensivo seria gerrard, a extremo esquerdo aceito apesar de achar que hadzard seria um extremo melhor

  • Miguel Veríssimo
    Posted Maio 27, 2014 at 3:15 pm

    Gerrard e Yaya deveriam constar. Lahm talvez também.

  • David
    Posted Maio 27, 2014 at 3:17 pm

    Eu acho uma graça todos falarem deste e daquele jogador, inclusive já li nomes kompany, koscielny…e ninguém tem a coragem de falar em Luisão e Garay, que é só a dupla de centrais da defesa menos batida da Europa…Os antis no seu melhor. Já agora Gabi??? É o que dá só verem um jogo por ano na TV…viram a final e esquecem do resto do ano.

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 27, 2014 at 3:31 pm

      Mas porque é que dizer que o Koscielny ou o Kompany mereciam entrar nesta equipa significa que essas pessoas sejam antis? E sim, o Gabi merece porque foi um dos melhores jogadores da equipa campeã espanhola e finalista da Liga dos Campeões.

    • Super Dragão
      Posted Maio 27, 2014 at 4:05 pm

      Rúben, ele tem razão. São a melhor defesa da Europa e jogam num campeonato extremamente competitivo e com os clubes pequenos a fazerem a vida negra aos grandes com um grande poder ofensivo. Mesmo os que não fazem a vida negra marcam bastantes golos e portanto, Luisão e Garay deviam estar no melhor 11.

    • Eternal
      Posted Maio 27, 2014 at 4:13 pm

      a conversa do anti já enjoa…epá aprendam a ver futebol..o Luisão e o Garay não são maus centrais..aliás acho o luisão superior em marcação jogo aéreo ao garay mas o garay é mais completo..mas comparar qualquer um deles com qualquer um dos centrais envolvidos ( até mesmo o o garay ) , é mesmo de faccioso… aliás a conversa "anti" é mesmo de faccioso é conversa para encher chouriços como andam inchados temos de vos aturar….

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 27, 2014 at 5:12 pm

      Demorava menos de 1 segundo para escolher entre Garay e Sérgio Ramos…

    • Afonso Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 5:18 pm

      São as pessoas que são antis ou é você que é fanático. Luisão e Garay formam uma dupla de centrais muito boa, mas essa conversa de serem a defesa menos batida da Europa é engraçada, se calhar o facto de jogarem num campeonato com 30 jogos e de as equipas pequenas desse campeonato serem incrivelmente inferiores à do Benfica, contribuiu para esse dado estatístico.

    • Rui Mesquita
      Posted Maio 28, 2014 at 1:45 am

      Engraçada é a sua resposta. O Benfica para além de ter sido a defesa menos batida do campeonato, e ter sofrido 0, sim 0 golos na taça da liga, sofre 4 golos da Liga Europa, 3 do Tottenham em que num dos jogos o Luisão faz 2 golos, e sofre 1 da Juventus, não tendo sofrido golos do campeão italiano, motivadissimo para ir à final na sua própria casa. Portanto Luisão, merecia para mim estar neste 11.

    • PeCo
      Posted Maio 28, 2014 at 10:26 am

      Inacreditável. 0 golos na Taça da Liga onde jogaram Jardel e Steven Vitória. Então estes também são candidatos ao melhor 11 da Europeu.
      Metam uma coisa na cabeça: fazer uma boa dupla não significa que esses jogadores sejam os melhores. O Garay, que para mim é o melhor jogador em Portugal, ainda não tem a qualidade dos centrais aqui referidos, ainda que um dia possa vir a ter. O Luisão nem comento.
      O Benfica este ano foi a melhor defesa da Europa, normalmente até é o Porto. Quer dizer que são as melhores equipas? Não, significa apenas e só que não têm concorrência.

  • Tiago
    Posted Maio 27, 2014 at 3:19 pm

    Concordo com todos…Mas na minha opinião,talvez tenham sido usados/escolhidos demasiados jogadores do Real e do Atlético. Não nos podemos/devemos esquecer, por exemplo, das equipas Italianas, tal como de outras equipas Inglesas, ou até mesmo dos dois finalistas da Liga Europa,todas elas com jogadores importantes/influentes para o sucesso das suas equipas. É tudo muito relativo, e para sermos justos, teríamos de escolher 20 ou 30 em vez de, apenas, 11..mas "pegando" num exemplo do texto,o Yaya Touré,com os seus 20 golos e 11 assistências não terá sido mais importante para o Manchester City do que propriamente o Gabi (12 assistências e 3 golos) para o Atlético?? Eu pergunto isto, porque no inicio do texto diz que temos de respeitar a relação entre o sucesso colectivo e a prestação individual e o peso e/ou influência para as suas equipas.

    ;)

  • stanpanan
    Posted Maio 27, 2014 at 3:20 pm

    Bom Post!

    Mas não concordo com o 11… Aqui fala em 11 do ano, penso que serão os melhores atletas do ano todo, a ideia que fica e que e um onze da champions… Do Real estão 6 jogadores, e certo que foi campeão europeu mas ficou em 3º na liga Espanhola…. Acho que, a analisar se o ano todo, teria forçosamente de estarem outros, de Inglaterra aparece um, Suarez, do 2º classificado, o City não coloca ninguem… ninguem se destacou?? Nem o melhor, para mim, médio do ano?? E de Itália ninguém merece?? Da Juve? Pogba, Vidal, Pirlo, Chielini… O que tem mais peso na escolha do onze do ano afinal?? Quem chgou a final da champions?? E que se retirarmos a champions, o ano do Real foi algo fiasco, o que fez S.Ramos tirando os ultimos jogos? E o Carvajal foi o melhor DD do ano?? O Bale, tirando os jogos decisivos o que fez para ser o melhor ala do ano? E o Messi, mesmo com um ano menos conseguido nao estaria la?? Do Bayern tb ninguem aparece…

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 27, 2014 at 3:34 pm

      Normalmente, os melhores jogadores e as melhores equipas são aquelas que chegam mais longe na maior e mais difícil competição em termos europeus. É perfeitamente válido que assim seja.

      E o Real fracassou no campeonato, porque ganhou a Taça do Rei e a Liga dos Campeões.

    • stanpanan
      Posted Maio 27, 2014 at 3:47 pm

      Rúben entendo, mas e uma visão limitativa quando se escolhe o onze do ano, ou os onze melhores jogadores do ano… As tantas serão os jogadores mais decisivos… Pergunto te: Se houvesse um jogador que so tivesse feito os quartos da champions, meias e final, ou seja, se so tivesse feito 5 jogos a epoca toda, mas se fosse decisivo nesses 5 jogos e ajudava a sua equipa ganhar a champions, será que merecia estar no onze do ano??

      Não concordo quando dizes que o Real fracassou na campeonato porque (por consequancia) da vitoria da Taça do Rei e Champions… uma coisa não implica a outra..

    • Rúben Cardoso
      Posted Maio 27, 2014 at 5:40 pm

      Não estava a estabelecer uma relação causa-efeito. Se calhar não coloquei a frase da melhor maneira.

      O que queria dizer é que o Real fracassou, mas em contra-partida, conseguiu ganhar a Taça do Rei e a Champions.

    • Tiago
      Posted Maio 28, 2014 at 6:43 pm

      O que é que o Bale fez? 22 golos e 16 assistências…Não achas suficientemente bom para o primeiro ano? Eu acho que o Messi este ano não podia (NUNCA) estar no melhor 11..e tal como diz o texto, temos de ter em consideração, o que é que determinado jogador fez para o sucesso (seja ele qual for) da sua equipa…e na minha opinião, o Messi não contribuiu em nada. Porque se formos por ai então, mereceria mais o Iniesta.

  • Diogo JR
    Posted Maio 27, 2014 at 3:25 pm

    Pelos votos que tem na parte direita da página, o meu 11 foi muito parecido com este.

    Mudei apenas o Sergio Ramos pelo Thiago Silva, pois foi sempre um central mais seguro durante esta época, Sergio Ramos teve jogos no campeonato espanhol em que esteve irreconhecível…

    Mas também concordo com a presença do Sergio Ramos, pois foi decisivo na campanha do Real Madrid na Liga dos Campeões.

    Excelent post!

  • Julio
    Posted Maio 27, 2014 at 3:34 pm

    Concordo a 100% com o 11 escolhido.
    Sem tirar nem por.

  • João Lains
    Posted Maio 27, 2014 at 3:39 pm

    Estas seriam as minhas escolhas: courtois, carvajal (não acho que tenha estado brilhante mas a concorrência era pouca), pepe, godín, filipe luís, touré, di maría, bale, ronaldo e suárez. Tenho muitas dúvidas na posição de médio defensivo: xabi alonso é muito importante para o Real e a sua ausência na final, pelo menos para mim, foi notória (primeira parte muito mal jogada), gerrard foi adaptado com sucesso a esta posição mas não tanto quanto se diz por aí (liverpool sofre muito no processo defensivo e acho que isso não se pode dissociar da falta de consistência que existe no meio campo. A falta de qualidade dos defesas não é a única resposta para estes tipo de problemas. Os números também ajudam a esconder um pouco esta minha ideia: 14 golos e 16 assistências. No entanto, 11 golos na conversão de grandes penalidades e a esmagadora maioria das assistências foi conseguida na cobrança de cantos e livres laterais) e gabi, que fez uma excelente temporada mas acho que se está a dar demasiado peso à sua exibição na final, lá está, a última imagem é a que fica.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 3:53 pm

      A ausência do Xabi Alonso foi notada, mas sobretudo pela falta de ritmo competitivo do Khedira que teve muitas dificuldades.

    • João Lains
      Posted Maio 27, 2014 at 4:04 pm

      Possivelmente, também tenha passado por aí, mas são jogadores com características completamente diferentes e eu quando disse que a primeira parte foi mal jogada, estava a falar na capacidade do Real para criar jogo e não propriamente nas dificuldades que o Khedira sentiu sem bola porque ainda não tem o mesmo ritmo competitivo.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 4:21 pm

      Sim, claro que têm características diferentes, o Xabi Alonso foi importante na época do Real Madrid e é natural que a sua ausência na final tenha sido notada, é um jogador fundamental, e o Real sentiu dificuldades a criar jogo, concordo, mas a falta de ritmo do Khedira, só veio piorar a situação e o Real esteve mal na 2ª parte, apenas isso.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 27, 2014 at 4:31 pm

      Concordo inteiramente com a escolha da dupla de centrais. Pepe – Godín faz mais sentido do que Ramos – Miranda.

      Um central que é expulso as vezes que Ramos consegue ser (atinge o nível de proeza!) jamais pode constar no melhor 11 do ano.

    • Kacal l
      Posted Maio 27, 2014 at 4:35 pm

      *1ª parte.

    • Kafka I
      Posted Maio 27, 2014 at 7:02 pm

      porquinhodaindia, e só não é expulso mais vezes porque joga num clube grande com a inerente protecção subjacente…porque em condições normais num clube de nível médio, sem exagero era expulso em 50% dos jogos que faz..

  • Joel
    Posted Maio 27, 2014 at 3:42 pm

    Para mim:

    Courtois
    Lahm, Godin, Garay, F.Luis
    Pirlo, Y.Toure, diMaria
    D.Costa, Suarez, Ronaldo

  • Jon Snow
    Posted Maio 27, 2014 at 3:58 pm

    E o garay não? por amor de deus…
    Sergio ramos só se avaliarmos apenas a fase final da época.
    Y. Tore era obrigatório.

    • Eternal
      Posted Maio 27, 2014 at 4:15 pm

      o Garay, pela sua explicação e lógica..só esteve bem na segunda volta…de resto..melhor que garay tens pelo menos uns 15 centrais na europa…

    • Gonçalo Duarte
      Posted Maio 27, 2014 at 4:40 pm

      Entao diz-me la 15 melhores centrais que o garay na europa! Os computadores estao a dar-te cabo dos miolos

    • João Lains
      Posted Maio 27, 2014 at 4:42 pm

      Escusado será dizer que te vou propor que elejas então esses tais 15 centrais melhores que o Garay.

    • Gonçalo Duarte
      Posted Maio 27, 2014 at 4:42 pm

      Entao diz-me la 15 melhores centrais que o garay na europa! Os computadores estao a dar-te cabo dos miolos

    • Diogo Palma
      Posted Maio 27, 2014 at 4:45 pm

      Jon Snow,
      Garay? Acho que crias dizer (escrever) Rojo.

    • Super Dragão
      Posted Maio 27, 2014 at 4:53 pm

      Godin, Miranda, Ramos, Pepe, Piqué, Thiago Silva, Hummels, Subotic, Vidic, Terry, Cahill, Kompany, Marquinhos, Mascherano, Benatia, Agger… Vão 16…

    • Bakila
      Posted Maio 27, 2014 at 5:05 pm

      Ajuda aos 15 melhores : Pepe – S.Ramos – Thiago Silva – Terry – Ivanovic – Kompany – Subotic – Hummels – Miranda – Godin – Varane – Marquinhos – Benatia – Chiellini – B.Alves – Mertesacker – Koscielny – Sakho – Mathieu – Vermaelen – Barzagli – Piqué – David Luiz – Luisão – Mangala.

      Agora é escolher daí 15 melhores …

    • Ricardo Ricard
      Posted Maio 27, 2014 at 5:14 pm

      Só 15? A contar com os reformados e os mortos até são alguns 30 ou mais.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 5:25 pm

      Eu vejo as listas sobre esta época e só consigo rir. Ramos? Piqué? Vidic? Marquinhos? Benatia? Agger? Ivanovic que joga a DD? B.Alves? Chiellini? Mertesacker? Sakho? Mathieu? Vermaelen? Barzagli? Mangala? Viva os clubes grandes. Tudo o que joga fora é melhor realmente

    • João Lains
      Posted Maio 27, 2014 at 5:31 pm

      Super Dragão, mas tu acreditas mesmo naquilo que disseste? Garay fez muito provavelmente a melhor temporada desde que chegou ao Benfica e juntou ao contrário do que aconteceu anteriormente, golos!

      O Agger, Vidic, Subotic, Marquinhos e até mesmo o Hummels ou o Piqué, não percebo o que aí fazem.

      Quer queiram, ou não, Garay esta temporada exibiu-se ao nível de um top 10.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Maio 27, 2014 at 6:35 pm

      Serei o único a achar que o Luisão até esteve melhor que o Garay?

    • Diogo Palma
      Posted Maio 27, 2014 at 6:57 pm

      Quando (ou melhor … se) o Garay jogar a titular numa equipa de top mundial (ex: Real, Barça, Bayern, etc.) é que podemos avaliar se é um jogador para estar no top 10 de centrais ou não.
      Se o Garay é tão bom porquê que não vai para o Barça em vez de ir para o Zenit, Valencia ou ficar no Benfica? Acho que tem perfil para jogar no Barça mas já vai com 28 anos, ainda é novo para central mas com esta idade já devia estar a jogar noutro patamar.

    • Luke Van Diesel
      Posted Maio 27, 2014 at 7:53 pm

      Sinceramente não entendo o menosprezo ao Benfica. É português? Então é fraco. Para quem não sabe, o Benfica está em 5º no ranking da UEFA. Se isso dá títulos europeus? Não, mas concerteza deve demonstrar alguma coisa.
      Concluindo, não entendo como metem um dos centrais da 5ª melhor equipa da Europa pela UEFA atrás de vários que só têm nome.

      LuisRafaelSCP,
      Achei a época dos 2 muito parecida. Um com umas características, outro com outras, complementado-se. Acho sim, que as expetativas no Luisão eram menos do que o Garay (se calhar devido ao seu passado), e fazendo ele a época que fez, acho que lhe deu mais notariedade

  • Logen
    Posted Maio 27, 2014 at 4:02 pm

    Concordo com a publicação ,apesar de achar que Y.Toure merecia estar no onze,Modric apresentou um nivel fantástico ao longo do ano ,mas para mim Y.Touré é mais relevante no City do que o Modric no Real.
    Touré este ano decidiu muitos jogos sozinho ,e nos grandes jogos foi crucial com grande(s) golos/rendimento!
    A escolha seria sempre discutível !

  • Miúdo
    Posted Maio 27, 2014 at 4:11 pm

    Quase que podemos classificar isto como sendo o melhor onze da final da champions (+Suarez). Faz lembrar os prémios atribuídos pela UEFA. Houve muito mais futebol durante a época.
    Abordando apenas um caso em cada um dos sectores do campo, mas deixando o Courtois e o Simeone sossegados, pois concordo plenamente com essas escolhas, aponte apenas que:
    Sergio Ramos é um jogador bastante esforçado e é bom a marcar golos, nada mais. É um defesa central muito fraquinho, sou obrigado a dar muito valor ao Pepe por conseguir jogar ao lado dele.
    Modric fez uma boa época, no entanto, não foi possível ver ninguém melhor que Yaya Touré no meio campo durante toda a época.
    Gareth Bale, ainda não conseguiu chegar ao nível que tinha em Inglaterra, o futebol espanhol não o está permitir, por tanto também me quer parecer que se encontraria facilmente um substituto para ele no melhor onze da época.

    Mas aproveito também para deixar o meu muito obrigado pelo trabalho que o VM tem feito.
    Continuem a dar-nos muito e bom conteúdo para ler e comentar.

  • Gonçalo Mano
    Posted Maio 27, 2014 at 4:14 pm

    Epa,

    Não querendo diminuir a qualidade dos presentes, mas então e o Messi?
    Podemos dizer que foi uma temporada menos conseguida, mas tem que estar presente.

    Quando os standards são colocados a níveis estratosféricos, o esquecimento é mais rápido.

    Sem dúvida, fica no meu 11 trocado com Bale.

    • Fabio M.
      Posted Maio 27, 2014 at 4:36 pm

      a época de Messi não foi menos boa (isso foi apenas estatisticamente), foi mesmo (e estranhamente) fraca. Na maioria dos jogos nada fez a não ser arrastar-se em campo. Não corria, não se desmarcava, raramente conseguia com sucesso um dribble….

      Há que ter o mínimo de exigência. Não se pode meter Messi apenas pelo seu estatuto. Messi nos melhores deste ano seria um atestado de incompetência ao futebol.

    • André P. Santos
      Posted Maio 28, 2014 at 1:14 pm

      Fabio, concordo, no entanto penso que ainda o vamos ver no top 3 para a bola de ouro :)
      Claro que com o mundial e a segunda parte do ano ate o pode justificar….

  • van Basten
    Posted Maio 27, 2014 at 4:20 pm

    Muito bom onze.

    Estatisticamente, do ponto de vista individual, talvez Yaya merecesse uma vaga em detrimento de Modric, mas concordo que, sendo o sucesso colectivo um dos parâmetros, o croata justifica o destaque (e pessoalmente, prefiro muito mais o estilo do médio madrileno do que do marfinense). Pelo mesmo prisma, também considero que Diego Costa merecia um lugar nesta equipa em detrimento de Suárez. Individualmente não esteve tão bem, é certo, mas com os seus golos foi preponderante numa equipa que se sagrou campeã espanhola e que chegou à final da Champions, vs o contributo do uruguaio, fantástico sem dúvida, mas que não teve tradução em títulos.

  • van Basten
    Posted Maio 27, 2014 at 4:21 pm

    Provavelmente, também colocaria Lahm em vez de Gabi, mas aceito perfeitamente a escolha.

  • Mateus
    Posted Maio 27, 2014 at 4:27 pm

    Só tenho uma coisa a dizer em relação ao Sérigo Ramos:

    https://www.youtube.com/watch?v=R-DApko4uBc

    Punha o Lahm a defesa direito.

    Tirava um dos médios e punha o Touré.

    De resto acho que faz sentido.

    Mateus

    • Mateus
      Posted Maio 27, 2014 at 4:40 pm

      Desculpem o vídeo é de 2012

      Mateus

    • Kafka I
      Posted Maio 27, 2014 at 6:56 pm

      E esse video é só uma amostra, o que vale é que depois o Fábio Teixeira diz que eu é que não vejo os jogos do Real Madrid, é o que dá falares de cor Fábio, tu sim antes de falares, devias ver os jogos e não te limitares ao sensacionalismo da Imprensa Espanhola

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 11:08 pm

      Não vi nem vou ver esse vídeo, mas não concordo contigo nas tuas análises ao Ramos. Não me apetece também alongar sobre o tema, mas se quiseres ver uma análise minha ao jogador pesquisa no google por "Visão de Mercado + Fábio Teixeira + Sergio Ramos + Top 5".

  • vsn7647
    Posted Maio 27, 2014 at 4:32 pm

    Concordo com este 11 , mas o meu e o que eu votei seria :
    Cortouis
    Carvajal , Miranda , Godin , Filipe Luis
    Gerrard Modric
    Bale Rakitic CR7
    Suarez

  • Diogo Palma
    Posted Maio 27, 2014 at 4:41 pm

    Este é um tema que suscita muitas duvidas e discussões, para mim os melhores em cada posição foram:

    Guarda-redes: Neuer, Courtois e Diego Lopéz
    Lateral-direito: Lahm, Dani Alves e Carvajal
    Defesa-central: Pepe, Godín e Ramos
    Lateral-esquerdo: Alaba, Marcelo e Luis Filipe
    Médio-defensivo: Yaya Touré, Xabi Alonso e Gabi
    Médio-centro: Modric, Di Maria e Gerrard
    Extremos: Ronaldo, Messi e Bale
    Ponta-de-lança: Suarez, Diego Costa e Lewandowski
    Treindador: Simeone, Anchelotti e Guardiola

    • Anónimo
      Posted Maio 27, 2014 at 5:13 pm

      Messi a extremo? Oh rapaz…

      Guilherme

    • João Lains
      Posted Maio 27, 2014 at 5:13 pm

      Lahm raramente jogou a defesa direito, Dani Alves fez uma temporada muito pobre, Ramos lá por ter sido decisivo, também não me parece assim tão bem posicionado para estar entre os melhores do ano, Filipe Luís e não Luís Filipe, Yaya Touré não é médio defensivo, neste momento, até é mais ofensivo que um 8. Gerrard, esse sim, tem jogado, a médio defensivo, Messi não é extremo e só pode ser considerado para ponta de lança.

    • Diogo Palma
      Posted Maio 27, 2014 at 6:51 pm

      Guilherme,
      Preferias que colocasse o Messi na baliza?

      João Lains,
      O Lahm não tem jogado a lateral direito (não percebo porquê visto que há inúmeros jogadores de qualidade para o meio-campo … o mesmo não se pode dizer para a lateral direita) mas continua a ser o melhor a jogar nessa posição.
      O Dani Alves fez uma má época mas é melhor que o Carvajal (jogador muito limitado tecnicamente e que joga de forma bruta e trapalhona), nenhum lateral direito esteve em grande evidencia este ano.
      O Ramos é muito bom mas admito que à outros jogadores como Miranda que mereciam estar na lista.
      Touré pode jogar em qualquer lado, é um jogador fantástico (só o pos a trinco para poder ter Touré, Modric e Di Maria no mesmo meio-campo).
      Messi pode não ser um extremo ou médio ofensivo mas também não é um ponta-de-lança. Ronaldo, Messi e Suarez formavam o melhor ataque do mundo.

    • Filipe
      Posted Maio 27, 2014 at 8:15 pm

      Diogo Palma mas isto nao é "ai se jogasse lá seria melhor" ou " este pode jogar em qualquer lado", é sim os melhores desta epoca em cada posição, se Lahm nao jogou a DD é absurdo mete-lo no melhor 11 do ano nessa posição, e quem diz lahm diz outros jogadores.

  • Barack Obama
    Posted Maio 27, 2014 at 4:42 pm

    Concordo em parte com este 11, mas o meu seria:

    Cortouis
    Lahm, Pepe, Miranda, Filipe Luís
    Gerard, Touré, Modric
    Bale, Ronaldo, Suarez

  • Marcos Costa
    Posted Maio 27, 2014 at 4:46 pm

    Escolher apenas 11 é complicado mas o Yaya Toure tem de estar no 11.
    Depois há jogadores como Pepe , Messi e Zlatan que também mereciam destaque.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Maio 27, 2014 at 4:47 pm

    Punha o Yaya pelo Modric.

    E trocava a data, para 2013/2014, pois é difícil adivinhar qual o 11 do ano na próxima temporada eheh

  • Afonso Teixeira
    Posted Maio 27, 2014 at 5:08 pm

    A única posição com a qual não concordo é a de defesa central do lado esquerdo, na minha opinião Godín foi muito mais regular que Sergio Ramos e também marcou golos decisivos. Outras lutas renhidas entre : Alaba e Filipe Luís; Modric, Yaya ou Koke; Luis Suárez e Diego Costa.

  • Ruben F.
    Posted Maio 27, 2014 at 5:14 pm

    O meu 11 seria diferente em algumas posições … O GR mantenho mas no centro da defesa teria a dupla do Atlético. À direita, Juanfran e à esquerda concordo com Filipe Luís. No meio-campo, Gerrard, Yaya Touré e Modric e a minha frente de ataque é igual assim como o treinador. Algumas divergências de opinião, mas bom 11 !

  • lPedro
    Posted Maio 27, 2014 at 5:40 pm

    O Carvajal o melhor lateral direito da europa esta época? Quem me dera que o Del Bosque pensa-se assim também, pena ele nem o levar ao Mundial pois gostava de o ver a jogar a titular na Espanha. Ainda tem que ganhar muito calo o Carvajal muito verdinho ainda. Para mim não tem lugar nesta equipa, talvez colocasse o Lahm. Assim como acho que o Yaya Toure tem que estar nesse onze, alguém do meio campo teria que sair para entrar o médio do City, sem dúvida o melhor centro campista da Europa esta época. E o Bale não me parece ter sido assim tão decisivo no Real para entrar no onze. Deve haver outros extremos como o Reus, Robben que brilharam mais esta época.

  • Francisco Couto
    Posted Maio 27, 2014 at 6:05 pm

    Gostaria de saber a vossa opinião sobre o Coleman para figurar neste onze como DD? Parece-me dos melhores laterais da europa e nada atrás de carvajal, apenas talvez de lahm que já não caminha para novo.

    • Fábio Teixeira
      Posted Maio 27, 2014 at 6:20 pm

      Esteve nos 5 melhores do ano, juntamente com Aurier, Carvajal, Ivanovic e Juanfran, mas como o Carvajal ganhou a LC ficou mais fácil a escolha.

    • lPedro
      Posted Maio 27, 2014 at 8:09 pm

      Sim o Coleman fez uma época enorme no Everton, mas ainda não joga num clube top. Vamos ver quando der o salto. se der, porque eles o Baines tem conseguido segurar ano após ano. O Zabaleta por exemplo também fez uma boa época no City. Eu não concordo de todo com o Carvajal ainda o acho muito limitado em alguns aspetos. Está inserido numa equipa que ganhou a champions porque caso contrário nunca estaria nesse onze. Mas ao colocarem o Suarez nesse onze significa que não é o melhor onze da champions logo eu não concordo de todo com o lateral direito pois nunca o Carvajal seria o melhor lateral direito da europa esta época. Ele nem à seleção será convocado. Azpilicueta e Juanfran são os laterais direitos.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 27, 2014 at 7:00 pm

    Muitos têm dito que o Garay (assim como o Enzo imagino eu) se exibiu a um nível tal que poderia figurar neste 11 ideal … ora isto é um absurdo.

    Quando (ou melhor … se) o Garay jogar a titular numa equipa de top mundial (ex: Real, Barça, Bayern, etc.) é que podemos avaliar se é um jogador para estar no top 10 de centrais ou não.
    Se o Garay é tão bom porque é que não vai para o Barça em vez de ir para o Zenit, Valencia ou ficar no Benfica? Acho que tem perfil para jogar no Barça mas já vai com 28 anos, ainda é novo para central mas com esta idade já devia estar a jogar noutro patamar … assim como o Enzo.

  • dtn
    Posted Maio 27, 2014 at 7:41 pm

    Para mim Tiago e Yaya Touré mereciam estar neste 11 mas é discutível….

  • espanhol
    Posted Maio 27, 2014 at 7:54 pm

    Têm de estar yaya touré e zlatan pelo menos

  • Rodolfo Ferreira
    Posted Maio 27, 2014 at 9:04 pm

    Muito bom artigo mas o Yaya sempre !!! é daqueles que não pode haver dúvida qt à sua entrada no 11 do ano. Um monstro !!!!!!

  • Carlos Moreira
    Posted Maio 27, 2014 at 10:00 pm

    Eu nem sei o que dizer quando olho para aquela imagem e só vejo dois clubes mais o Suárez do Liverpool.
    Não sei se é bom, não sei se é mau…é estranho pelo menos

  • Rui Mesquita
    Posted Maio 28, 2014 at 1:57 am

    Cortuois
    Carvalhal Miranda Luisão F.Luis
    Yaya Pirlo Modric
    Bale Suarez Ronaldo

  • Sideshow Bob
    Posted Maio 28, 2014 at 2:30 am

    Um onze do ano sem o Yaya Toure?! Não acho concebível.. e sem o Godin, duas vezes melhor jogador do mês e que marcou o golo que deu o titulo??? Não concordo. De todo. Os restantes são perfeitamente admissíveis, talvez trocasse um ou outro jogador, mas Yaya por vez do Di Maria e Godin por vez do Miranda é básico!

    Um abraço

Deixa um comentário