Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Melhor treinador de 2017-18 em Portugal?

A época futebolística em Portugal está a terminar, e chegou a hora de fazer um balanço de tantos meses de intensa competição. Assim pedimos aos nossos leitores que votem no melhor treinador:

Melhor treinador da Liga 2017-18?

Jorge Jesus (Sporting)
Pepa (Tondela)
Sérgio Conceição (FC Porto)
Abel (SC Braga)
Miguel Cardoso (Rio Ave)
Created with PollMaker

VM
Author: VM

59 Comentários

  • DavidDop
    Posted Maio 3, 2018 at 10:00 am

    O melhor treinador do campeonato, é aquele que é campeão, ou não sendo, está na luta mas com armas bastante inferiores. Estive na dúvida entre o Abel e o Sérgio, mas o meu voto vai para o Sérgio Conceição, a forma como quis ir vencer o campeonato à luz deu-lhe o meu voto, mas mais importante, o campeonato.
    Em Segundo Abel, terceiro Pepa.

  • ACT7
    Posted Maio 3, 2018 at 10:05 am

    Sérgio Conceição, pelo campeonato, recuperou os emprestados e foi quase sempre superior em todos os jogos.
    Poucas acreditavam que o Sérgio chegasse ao final como campeão e muitos dos rivais até esperava um descontrolo emocional por parte do treinador do Porto.
    Abel também fez um excelente trabalho no Braga, limpou quase todas as equipas excepto Benfica e Porto.
    O Pepa também fez um trabalho tranquilo no Tondela e ainda foi a tempo de ganhar no estádio da Luz.
    Miguel Cardoso também foi uma boa surpresa no nosso campeonato.
    Quanto ao JJ ainda está dependente do resultado deste fim de semana, sendo que já ganhou uma taça e têm outra encaminhada.

  • Pipo
    Posted Maio 3, 2018 at 10:10 am

    Aqui não há dúvidas:

    1º Sérgio Conceição
    2º Abel
    3º Miguel Cardoso

    • PFerreira
      Posted Maio 3, 2018 at 10:46 am

      Concordo nos 2 primeiros, em relação ao 3º colocava o Luís Castro, com menos recursos do que o Rio Ave, com os vários pontos retirados, alguns deles contra o meu FCPorto , estar a 6 pontos do Rio Ave é mérito, mesmo que muitos até gostem do Rio Ave, mas em alguns jogos tem que ser mais pragmáticos, por esse motivo acho que se o Miguel Cardoso atingir outros patamares irá correr mal, mas o tempo o dirá.

  • fabinho18
    Posted Maio 3, 2018 at 10:11 am

    Sinceramente nesta questão hesito entre Sérgio Conceição e Abel.
    O Sérgio fez um excelente trabalho este ano pegando nos “restos “ e fez uma boa equipa
    O Abel absolutamente notável o trabalho que está a fazer no Braga.
    Por mim em último lugar o Rui Vitória, ele como treinador é coerente, tira sempre o melhor jogador da equipa rafa contra o Porto e zivkovic contra o tondela, ou seja, ele é coerente mas não este tipo de coerência que quero no meu clube.

  • MM
    Posted Maio 3, 2018 at 10:18 am

    Tem de ser o Abel.
    É mais fácil ser campeao pelo Porto, mesmo sem reforços, do que estar a lutar pelo 2o lugar pelo Braga a 2 jornadas do fim, com recorde de vitórias e golos, com grande qualidade de jogo (talvez a melhor em portugal) e com um discurso honesto e construtivo.

    • PFerreira
      Posted Maio 3, 2018 at 10:42 am

      Concordo que o Abel tenha mérito pelo que o SCBraga esteja a fazer este ano, mas dizer que tem um discurso honesto e construtivo não estou de acordo, até porque a meu ver é das falhas principais que o Abel tem… sempre a acusar a pressão quando perde, atacando o sistema (árbitros, adversários e modelo de futebol Português) e não esquecer a falta de memória que teve antes de enfrentar o Sérgio Conceição, primeiro diz que foi um exemplo, depois dizer que não o conhece e no final do jogo dizer que considera uma das boas pessoas que conheceu no futebol.
      Mas é claro que o Abel está a começar e aonde ele estiver será sempre uma injecção de moral para qualquer clube para ganhar ao SportingCP…
      O tempo dirá se pode atingir outros patamares ou irá ser um treinador de rotatividade nos clubes da 1ª liga.

  • JoaoMiguel96
    Posted Maio 3, 2018 at 10:23 am

    Abel, Sérgio Conceição e Pepa.

    Abel elevou brutalmente o nível do Braga, especialmente no que toca à pontuação e regularidade no campeonato. Banalizou as equipas para baixo do top 4, foi bastante competitivo contra o top 4 e mostrou o melhor futebol da liga.
    Excelente dentro e fora do campo.

    Sérgio Conceição vai ser campeão com um plantel que, supostamente, era o pior dos três. Potenciou elementos como Marega, Herrera, Sérgio Oliveira, Telles e Ricardo. Nos momentos cruciais não falhou e vai acabar com a seca do Porto.

    Pepa fez uma temporada brilhante no Tondela. Bom futebol, manutenção facilmente garantida e dificuldades criadas aos grandes, especialmente ao Benfica, na Luz. Qualidade para vôos mais altos.

  • Joao X
    Posted Maio 3, 2018 at 10:37 am

    Sérgio, seguido de Abel.

  • NunoLFC
    Posted Maio 3, 2018 at 10:38 am

    Ou Abel ou Sérgio Conceição. Votei no Sérgio porque se o Porto é campeão, a ele o deve.

  • Luke
    Posted Maio 3, 2018 at 10:44 am

    1-Abel
    2-Sérgio Conceição (aqui tive dúvidas, porque SC também merecia o 1º lugar)
    3-Pepa

    Jorge Jesus estar nas opções não me faz sentido nenhum, visto que pode acabar em 4º (e se houvesse justiça era isso que aconteceria) com o melhor plantel do Sporting das últimas décadas, o que é absolutamente vergonhoso (quase tão vergonhoso como o futebol que apresentou durante 80% da época)

  • SuperEsteves
    Posted Maio 3, 2018 at 10:51 am

    Acho que aqui nao ha duvida. Ja o referi diversas vezes: Sergio e um motivador e gestor de grupos incrivel ( muito na linha de Mourinho quando comecou). Obviamente tem muitas areas para evoluir, mas tem um futuro gigante (muito na linha de Simeone).

    Sergio
    Abel
    Pepa (Se o Silas tinha feito a epoca toda, podia estar aqui).

    Em ultimo RV, pelas piores conferencias de imprensa do seculo.

    SL

  • Greenman
    Posted Maio 3, 2018 at 10:53 am

    Para mim não há qualquer tipo de dúvida: Abel! Sempre fez um grande trabalho como treinador, já desde os tempos em que comandava os juniores do Sporting. E o que dizer desta segunda volta do Braga? Impressionante!
    Em 2º lugar SC, por ter sabido aproveitar todos os recursos que tem da melhor forma.
    Em 3º, Pepa, pelo facto de ter dado a tranquilidade da permanência do Tondela na 1ª liga a algumas jornadas do fim.

  • Diogo23
    Posted Maio 3, 2018 at 10:58 am

    Pelo campeonato que o Porto fez penso que o Sérgio merece o prémio.
    Não teve reforços, aproveitou investimentos efetuados pelo clube no passado, e tornou o grupo bastante unido e fechado, o que se revelou na garra que colocavam em campo.

    No entanto, o meu voto foi para o Abel. Está a fazer um trabalho excelente no Braga. Uma segunda volta incrível, a jogar um futebol positivo, dominando os adversários dentro das 4 linhas. E não é normal o Braga estar praticamente com os mesmos golos do Porto e Benfica no final do campeonato. Mostra bem o trabalho desenvolvido.

    Quanto ao que me interessava mais, o JJ, penso que podia e devia ter efetuado um trabalho melhor no Sporting. Teve um investimento elevado e soluções que lhe permitiam abordar alguns jogos de outro modo, com muitos jogos ganhos no final do encontro sem que a equipa tenha mostrado ideias de desequilibrar o adversário. Certo que teve jogadores novos no plantel este ano, mas o mestre da táctica tinha que ter feito mais.

    Miguel Cardoso a jogar um futebol positivo, mas não consegue por a equipa a jogar de outro modo quando precisa. Agarrado muito ao seu esquema, que quando contrariado pouco ou nada conseguia fazer e alterar. Penso que tem boas características para ser um bom treinador do nosso campeonato e quem sabe lá fora, mas terá que melhorar a sua abordagem a determinados jogos no meu entendimento.

    Quanto ao Pepa, uma palavra de mérito pelo campeonato tranquilo que a equipa acabou por fazer. Um plantel com algumas limitações, mas que o Pepa conseguiu conduzir a uma permanecia tranquila e tem que se dado mérito pelo seu trabalho.

  • grato
    Posted Maio 3, 2018 at 11:09 am

    Eu ainda não votei.
    E se por ironia do destino (não é facil) o fcp perdia os 2 jogos que faltam e o slb os ganhasse? Alguns que votaram no Sérgio provavelmente arrependiam-se, que era o meu caso! No entanto se isso acontecesse nunca votaria no Vitória!

  • Richrad
    Posted Maio 3, 2018 at 11:30 am

    Peca por não estar presente na votação o Jorge Simão.
    Não é fácil regressar depoius de uma gigante queda… que o diga Paulo Fonseca, e a verdade é que o plantel do Boavista a meu ver tem muitas lacunas e par com Moreirense são as equipas mais fracas deste campeonato no que toca a qualidade individual.
    Mas… curioso foi por aí que sairiam os frutos de Jorge Simão. Conseguiu transformar a equipa numa equipa pragmática e o registo em casa fala por si. Ao mesmo tempo colocou o Boavista a dar mais que bola para a frente, algo que era palavra de ordem do antigo treinador.
    À semelhança de Miguel Cardoso e do seu Rio Ave, pecou a inexplicável inconsistência fora de portas. Talvez a teimosia de querer manter a mesma filosofia de jogo e a tranquilidade pontual prejudicaram os resultados como visitante.
    Talvez um Vítoria de Guimarães não seja um salto tão difícil para a continuidade do seu trabalho… e que continue a ter como fontes, bons senhores do futebol como aprendises de Sarri.
    Saudações desportivas

  • Gravensilla
    Posted Maio 3, 2018 at 11:38 am

    SC. Venceu. Conseguiu fazer omeletes sem ovos ou com ovos que muitos consideravam podres.
    Acima de tudo conseguiu tbm trazer para si toda a pressão e proteger os jogadores mostrando contudo uma mão forte internamente. Casillas que o diga. Foi casmurrice que podia sair cara mas foi tb mostrar quem lidera o grupo. Treinador a Porto. Podemos gostar ou não mas foi assim que muitas vezes funcionou o Porto no passado e este ano mais uma vez tb.

    Quanto aos restantes, gosto do Miguel Cardoso, pena tb ser casmurro no seu estilo de jogo, mas tb é um estilo que demora a mecanizar portanto dou o benefício da dúvida se teria tempo para planos b ou nao.
    Pepa esteve bem e mostrou que sabe montar equipas consoante os adversários que tem pela frente, o contrário do Miguel quase.
    Jesus, passava o dia a escrever. Gosto e odeio consoante os dias.
    Abel, não em matem, mas nao consigo gostar. O Braga esteve bem mas o plantel tb era bom. E o discurso faz-me lembrar o seu provável mentor Paulo Bento… Desculpem mas faz. Principalmente no inicio da época. Agora parece que todos esqueceram por causa dos resultados, mas o Abel no inicio da época e pq as coisas estavam a correr mal, tinha um discurso horrível e não considero que o tenha mudado muito… Mas tem os resultados…

    • Empaler
      Posted Maio 3, 2018 at 11:51 am

      Omeletes sem ovos.. Que ovos faltaram a SC? Entra um dos melhores laterais em frança, troca um PL por outro melhor e ainda faltam ovos?
      Então a SC faltam ovos e ao Abel, que até emprestados do porto tem, tem um super plantel.. de rir…
      Que dizer o RV quando lhe limparam a defesa? Nem ovos nem cascas

      • Gravensilla
        Posted Maio 3, 2018 at 1:47 pm

        Ora bem. Chegas a casa. Queres jantar. Abres o frigorífico e podes cozinhar com as coisas que tens. Outros encomendam a comida que querem. Outros vão ao supermercado comprar. Quem tem mais trabalho?
        Certamente se desse a hipotese ao SC ele teria contratado alguns jogadores mas nem essa hipotese teve.
        O Marega nao servia. a dupla de centrais vinha de um ano lastimoso, o Herrera nunca mais era vendido. O Sergio era para fazer numero. O Octavio devia ser emprestado de novo. E assim, assim, assim.
        Sempre achei o 11 do Porto forte mas em caso de lesões, pouco ou nada havia. O SC fez um grande trabalho ao adaptar e nivelar a equipa e os resultados foram bem positivos.

        Que dizer do RV? Se queria ovos que os pedisse. O clube não estava sob a alçada do Uefa. Senão que cozinhasse como o SC cozinhou…
        Quanto ao Abel, disse plantel bom. Bom o suficiente para nao ter problemas contra 15 equipas. E critiquei a comunicação dele apenas pq nao gosto, apenas isso.

        • Empaler
          Posted Maio 3, 2018 at 2:05 pm

          Se queria ovos que os pedisse? Mas sabes lá tu se não os pediu? O que sabes é que perdeu mais de metade da defesa e um goleador e o SC perdeu um suplente de meio campo e um avançado q tinha perdido a titularidade no final da epoca. O SC cozinhou porque tinha, mas o Abel foi aute cuisaine para ingredientes de 2ª

  • Mantorras
    Posted Maio 3, 2018 at 11:51 am

    Conceicao, sem duvida.

  • Estigarribia
    Posted Maio 3, 2018 at 11:59 am

    O Melhor Treinador do Campeonato, na época de 2017/2018, é o Sérgio Conceição. O Sérgio, devido às limitações financeiras do FC Porto, pegou nos jogadores que tinha na equipa e em alguns que eram patinhos feios e eram ostracizados no clube (Marega, Aboubakar, Herrera ou Sérgio Oliveira, por exemplo) e construiu uma equipa sólida, coesa e assente num estilo de jogo mais físico e com menos jogo de filigrana, como acontece com os rivais Sporting e Benfica.
    Em segundo lugar coloco o Abel Ferreira, porque transformou a equipa do SC Braga numa equipa quase imbatível frente aos mais pequenos da Liga NOS e foi sempre muito competitivo nos jogos com os três grandes, tendo até vencido o Sporting com todo o mérito. E, além disso, o Abel Ferreira apresentou um discurso, ao longo de toda a época, honesto e construtivo em contraponto com o discurso incendiário dos treinadores dos três grandes (naquele fase crítica em Alvalade, Jorge Jesus melhorou o discurso e aproximou-se da comunicação de Abel).
    Por fim, em terceiro lugar, coloco Pepa. Incrível a época que o Tondela está a realizar na Liga NOS, conseguindo assegurar a manutenção muito cedo e assim permitiu ao treinador gerir a equipa como quis. E ainda conseguiu por a cereja no topo do bolo: vencendo no Estádio da Luz e vergando o tetracampeão nacional a uma derrota surpreendente.
    Menções Honrosas: Jorge Jesus (Sporting CP), Miguel Cardoso (Rio Ave), Silas (Belenenses) e Jorge Simão (Boavista).

    Saudações Leoninas

    • PFerreira
      Posted Maio 3, 2018 at 12:29 pm

      Eu concordo que o SC foi o melhor treinador desta época em Portugal, e penso que o jogo contra o Feirense em que tudo podia ter corrido mal para o SC pelo modo de ser e conseguir ser profissional é de louvar, penso que aí foi a decepção para muitos adeptos que achavam que ele ia andar à porrada com todos… por tudo o que dizes acima e mais este aspecto não há possibilidade para qualquer outro.
      Nas menções honrosas é que não concordo, JJ pelo plantel, investimento nunca deveria se equacionar, apesar que foi um grande profissional em relação às questões do BdC.
      A meu ver falta é o Luís Castro que fez um grande campeonato, lamentável são arbitragens como as do último fim de semana.

      • Estigarribia
        Posted Maio 3, 2018 at 12:46 pm

        Eu coloquei o Jorge Jesus nas menções honrosas pelo facto de ele ter conseguido manter a equipa focada e unidas nos objetivos a conquistar, depois do episódio de paranoia do Bruno de Carvalho. Soube manter a calma e ficar do lado dos jogadores (outra coisa não seria de esperar).
        Mas claro que pelo investimento feito tinha de ser CAMPEÃO, mas como eu já disse o Sérgio Conceição e o FC Porto são uns justíssimos CAMPEÕES.

        Saudações Leoninas

    • RocketMan
      Posted Maio 3, 2018 at 2:59 pm

      concordo..nao escreveria melhor..

  • Sancho
    Posted Maio 3, 2018 at 12:14 pm

    Sérgio Conceição seria o mais óbvio porque ganhou. No entanto acho que o prémio de melhor treinador deve contemplar o que fez o melhor trabalho face às expectativas.
    O Porto seria sempre um óbvio candidato e, embora o SC seja um dos principais responsáveis pelo título, não foi um passeio no parque por culpa própria (derrotas inadmissíveis contra Paços e Belém). Além de decisões polémicas (Casillas e Oliver), viu-se muito dependente do Marega e se não fosse o golo aos ’90 na Luz, não sei se o Porto seria campeão.
    Para mim aquele que mais surpreendeu e que fez um trabalho irrepreensível foi o Abel: excelentes exibições, boa capacidade de rotação do plantel, e neste momento ainda luta por um 2º lugar.
    De destacar ainda o excelente trabalho do Pepa no Tondela.
    1º Abel
    2º Sérgio Conceição
    3º Pepa

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Maio 3, 2018 at 12:18 pm

    A época ainda não acabou, e muito pode acontecer. Mesmo assim, atendendo ao momento actual, diria Jorge Jesus. Mas a uma distância pequena de Conceição. Escolho Jesus pelo facto de estar neste momento em 2° com o Benfica e por ter vencido a Taça da Liga e estar no Jamor. Nas competições europeias o saldo também foi positivo, uma vez que o clube lutou sempre até ao fim contra clubes de maior nomeada/capacidade/qualidade.
    Escolho também Jesus por ter feito tudo isto numa época de profunda revolução no plantel. Não é fácil construir uma equipa nestas condições. Só na defesa entraram Salin, Piccini, Ristovski, André Pinto, Mathieu, Coentrão e Lumor. Há que dar mérito, também, por ter feito evoluir o italiano a um nível nunca antes visto e por ter relançado a carreira do “caxineiro”.

    Conceição também esteve a um nível bastante interessante. Não concordo quando tendem a desvalorizar os emprestados. Só o foram por opções que nada têm que ver com a vontade de Sérgio. Além disso, se analisarmos bem, praticamente todos os que estiveram a rodar tiveram prestações de imensa qualidade. Bem fez o Porto em não os ter vendido – não vender jogadores com mercado é, também, um investimento. Sérgio teve, porém, uma vantagem em relação a Jesus: praticamente todo o plantel do Porto já conhecia a casa. E isso, acreditem, é importante no plano mental: os jogadores não se sentem em território desconhecido.

  • DiogoC
    Posted Maio 3, 2018 at 12:35 pm

    Apesar de não gostar dele votei Abel.
    Fez o melhor campeonato de sempre do braga e por larga margem (em termos de pontos).

    Sérgio conceição também poderia ser considerado mas olhando para o plantel que tem à sua disposição:
    Um dos melhores gurda redes da história do futebol
    3 muito bons centrais
    4 ótimos laterais (ainda a contar com layun)
    um ótimo trinco (aqui faltava uma bom suplente)
    Vários bons médios centro (Herrera, Oliver)
    Bons extremos (corona, brahimi, Marega e até o próprio hernani)
    Bons avançados (Soares, Aboubakar, Otávio)
    Soube tirar partido dos jogadores mas o plantel era muito bom. Vs o ano passado perdeu 2 jogadores que não eram titulares (Ruben Neves e André Silva) e reforçou-se com Ricardo, Aboubakar, Marega, Hernani e Sérgio Oliveira

    • Kacal
      Posted Maio 3, 2018 at 1:48 pm

      Marega bom extremo? No máximo é um bom avançado e se é o que é também é graças ao treinador. No inicio da época ninguém diria que era um bom avançado, quanto mais um bom extremo.

      O próprio Herrera nunca rendeu no Porto o que rendeu com Sérgio Conceição.

      • OMotoqueiroGuti
        Posted Maio 3, 2018 at 1:54 pm

        “No início da época ninguém diria que era um bom avançado”? Então mas e a época que fez no Vitória? Não tinha sido um bom indicador?

        • Kacal
          Posted Maio 3, 2018 at 3:32 pm

          Bom avançado para o Vitória não é necessariamente bom avançado para o Porto, com todo o respeito. E não vamos fingir que não havia muito desprezo e duvida sobre o Marega. O Sérgio Conceição potenciou como ninguém a um nível de candidato ao titulo, o que é diferente do Vitória.

          • OMotoqueiroGuti
            Posted Maio 3, 2018 at 4:24 pm

            Ok, então posso depreender que Raphinha e Marcelo não são (em teoria) aquisições seguras para o meu Sporting.

            • Kacal
              Posted Maio 3, 2018 at 4:46 pm

              A meu ver, não. Tanto podem dar frutos como ser “flops”, o Rúben Ribeiro que o diga. Embora o Raphinha tenha um potencial e uns recursos superiores a Rúben Ribeiro e Marega, além de ser mais jovem.

              Mas isto vale da opinião de cada um, claro.

      • Estigarribia
        Posted Maio 3, 2018 at 2:06 pm

        Kacal, concordo com o que dizes. Até porque o Marega nunca foi um daqueles prodígios com técnica e drible, mas, sim, jogador raçudo, imponente ao nível da envergadura física, o que o torna num “monstro”, e uma capacidade de ser quase imparável no um para um. E o Sérgio Conceição percebeu isso, coisa que Lopetegui, Peseiro e Nuno Espírito Santo não perceberam, e utilizou as habilidades do Marega para favorecer o seu tipo de jogo.
        Ainda assim, apesar de ter marcado carradas golos em Portugal, faltou ao Marega marcar dois ou três golos na Champions para ajudá-lo ser ainda mais valorizado. Se o FC Porto receber, por exemplo, uma proposta de 25 milhões de euros pelo maliano acho que não deveria pensar em recusar, mas, sim, pensar sobre uma hipotética venda.

        Saudações Leoninas

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 3, 2018 at 2:21 pm

          Conceição teve também a sorte de receber um Marega vindo de um Guimarães, e em grande forma.
          Não estou com isso a desvalorizar Conceição. Estou a valorizar o trabalho do staff de Pedro Martins. Na minha opinião, transformou o jogador.

          • Estigarribia
            Posted Maio 3, 2018 at 3:11 pm

            Sim, o Pedro Martins também teve “culpa” de ter ajudado no crescimento futebolístico do Marega, mas isso não invalida que o Sérgio Conceição tenha potenciado ainda mais o avançado maliano.

            P.S.: Salvo erro, o Moussa Marega também foi treinado pelo Pedro Martins quando passou pelo Marítimo.

            Saudações Leoninas

          • Kacal
            Posted Maio 3, 2018 at 3:34 pm

            Concordo tanto consigo como com o Estigarribia, mas o Sérgio Conceição colocou-o a render num patamar de um candidato ao titulo. Já no Marítimo o Marega tinha dado cartas, mas no Porto ainda não até o Sérgio Conceição pegar nele. Não vamos fingir que não foi apelidado de “cepo” e tudo mais na primeira passagem no Porto.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Maio 3, 2018 at 5:02 pm

              Pois foi. Mas é sempre assim quando os jogadores não vingam à primeira. Os adeptos não têm paciência, nem percebem que há jogadores que precisam de tempo.

              • Kacal
                Posted Maio 3, 2018 at 7:05 pm

                Mas a realidade é que no futebol de Lopetegui e NES também não vingaria, daí o mérito que dou ao Sérgio Conceição.Mas subscrevona parte dos adeptos que falaste.

  • Manchester Is Red
    Posted Maio 3, 2018 at 12:48 pm

    O Rui Vitória é bi-campeão, farta-se de ganhar Taças internas, teve uma excelente prestação na Champions em 2015/2016 (uma das melhores de uma equipa portuguesa nos últimos anos) e isto tudo com o plantel a ser sabotado ano após ano.

    O Jesus chega à 3ª época de Leão ao peito, ganhou 0 campeonatos, 1 SuperTaça, 1 Taça da Liga e é finalista na Taça de Portugal. Na Europa nunca passou da fase de grupos da Liga de Campeões e não foi além dos Quartos na Liga Europa. A isto tudo, acresce que foi o treinador que mais investiu este ano, tendo sempre ao seu dispor (com excepção do ano passado) planteis muito equilibrados.

    Eu nem gosto do Rui Vitória, mas com tudo isto acho incrível que o Jesus apareça sempre à frente do treinador do Benfica ano após ano…

    O Benfica com o plantel todo abandalhado este ano, foi muito mais regular no campeonato do que o Sporting que com todo o investimento realizado andou a jogar mal e porcamente jornada após jornada, chegando ao final do campeonato a disputar o 2º lugar por obra de Deus Nosso Senhor e do “Holy” VAR.

    Ainda assim chegamos a Maio e o Jesus ainda é colocado num pedestal, como se fosse a última coca-cola do deserto…

    Vá se lá saber.

    • josediogo
      Posted Maio 3, 2018 at 1:03 pm

      Esses dados são relativos às duas épocas anteriores. Esta votação é para a PRESENTE época.
      Rui Vitória este ano: Eliminado precocemente na Taça da Liga, Taça de Portugal, Champions (6 jogos e 6 derrotas) e o campeonato só não o perde mais cedo porque tem um Jonas e não por ser regular.
      JJ este ano: Venceu Taça da Liga, Finalista na Taça de Portugal, 3º lugar no grupo da Champions com Juventus e Barça à frente, tendo caido de pé perante o Atlético de Madrid nos quartos da Liga Europa. Campeonato em situações análogas com RV.
      Parece justo JJ estar entre os candidatos e RV não.
      Este é um prémio relativo a esta época, e não relativo aos ultimos 3 anos.

      • Manchester Is Red
        Posted Maio 3, 2018 at 1:51 pm

        Referia-me ao facto do Jesus já ter tido épocas semelhantes a esta do RV e ser sistematicamente considerado melhor que o seu homólogo. O RV teve uma época semelhante às muitas de Jesus e é ignorado por completo.

  • AngeloGJ
    Posted Maio 3, 2018 at 12:58 pm

    Sergio Conceicao foi sem sobra de duvidas o melhor treinador da epoca, quer seja campeao quer nao seja, CONTRARIOU todas as odds, conseguiu cumprir aquilo que prometeu, “Que vinha para ensinar e nao ser ensinado” e “E venceria o titulo”, formou uma equipa competitiva com jogadores na sua maioria medianos e que outrora seriam banco ou reservas no FCP, conseguiu unir e dar confianca a um grupo e clube que estava desmotivado, e resumindo fez muito com pouco, quanto aos outros 2, dizem que Abel fez uma grande epoca com o Braga e tal MAS ele fez apenas o expectavel, o Braga tem o melhor plantel de sempre, o maior orcamento de sempre, os seus rivais directos (Maritimo e Vitoria de Guimaraes) estao em fase de transicoes logo nao deram luta e o desempenho europeu foi “a Braga” nao surpreende ninguem, surpresa seria se o Braga fize-se menos do que esta a fazer, dito isto nao vejo motivo para estarem a fazer do tagarela Abel aquilo que ele nao é (vamos esperar mais um ano e vier como sera a proxima epoca), por isso para segundo lugar voto no Pepa, bom treinador, mais uma vez conseguiu fazer muito com pouco, meteu uma equipa fraca a competir de igual para igual com os seus adversarios directos e mostra capacidade para fazer muito mais (se repetir a epoca que fez este ano com o Tondela, daqui a 2 anos pode almejar treinar um Rio Ave, Guimaraes ou Maritimo), e para terceiro voto no Daniel Ramos, porque conseguiu aquilo que quase nenhum treinador consegue, que é depois de levar um clube a Europa na epoca a seguir continuar a manter o clube competitivo e na luta pela Europa, olhemos para a historia e veremos que Arouca, Estoril, Guimaraes, Pacos de Ferreira, todos esses clubes quando fizeram grandes epocas e foram para a Europa na epoca a seguir nao conseguiram continuar competitivos, e o Maritimo com Daniel Ramos consegui, mesmo perdendo os melhores jogadores para o Braga, por isso o meu top3 é:

    1-Sergio Conceicao
    2- Pepa
    3- Daniel Ramos

    Top 3 dos piores treinadores:
    1 – Pedro Emanuel (conseguiu deixar o Estoril na situacao em que esta)
    2 – Jorge Jesus (apenas voto nele porque o Sporting investiu muito esta epoca e partia talvez a frente de todas as outras equipas e tinha “obrigacao” de fazer mais”
    3 – Pedro Martins (Um autentico fiasco, apesar do 4 lugar da epoca passada, o Vitoria de Pedro Martins ja a epoca passada era equipa limitida e que se contentava com pouco, esta epoca perdeu os melhores jogadores e Pedro Martins nao consegui gerir uma equipa nem torna-la competitiva por isso merece esta distancao honrosa).

  • El Pibe
    Posted Maio 3, 2018 at 1:04 pm

    O Spalleti da Vila! Miguel Cardoso.
    P.S. O que é que JJ anda a fazer nesta lista?

    • OMotoqueiroGuti
      Posted Maio 3, 2018 at 2:11 pm

      Nada. Jesus fez um ano miserável. Tanto interna como externamente. Ainda por cima numa época em que se gastou imenso (60, dizem) a remodelar o plantel.
      Curiosamente, ou talvez não, só o que se gastou em Aboubakar (11), Marega (3.8), Reyes (7), Oliver (20), Corona (10) e Boly (6.5) já quase dava para pagar isso…
      Ah, e não nos podemos esquecer das cláusulas obrigatórias de Waris e Osório (8.5 no total, segundo a imprensa…)

      • El Pibe
        Posted Maio 3, 2018 at 3:16 pm

        Para mim as contas são muito mais simples, JJ tem como objectivo ser campeão, e falha o seu objectivo há 3 anos seguidos, nunca poderia ser o melhor treinador em nenhum dos 3 anos.
        Podes dizer que ganhou a taça da liga e pode ganhar a taça, mas não é esse o objectivo principal, logo é fracasso e incompativel com os louros para melhor treinador da rua.
        Quanto a esses preços de passes não percebi a intenção.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 3, 2018 at 4:22 pm

          Portanto… não ganhou o objectivo principal, logo é fracasso… Ainda bem que no Sporting já não se pensa assim. Era por teorias dessas que nenhum treinador aquecia o banco. Resultado: em 30 anos -> dois campeonatos. Fantástico.
          A análise das épocas não se pode resumir ao campeonato.
          A intenção dos preços dos passes? Muito simples: não estão sempre a desvalorizar o trabalho de Jesus pelo que se gastou este ano? Sim. Pois eu só quis mostrar que o Porto, futuro campeão, tem um plantel formado por jogadores que custaram, no conjunto, bem mais. E nem estão incluídos Herrera, Brahimi, Felipe, Telles…

          • El Pibe
            Posted Maio 3, 2018 at 6:08 pm

            Para ganhar o prémio de melhor treinador é claro que é um fracasso, nem ele nem RV deviam estar na lista sequer.
            Agora se o Sporting deve manter JJ ou não isso não tem nada a ver com o melhor treinador do ano. Por mim, que sou Benfiquista e já não gostava dele antes de atravessar a rua pode ficar muitos e bons anos!
            Agora os preços dos passes: Qualquer um dos 3 grandes tem condições para ganhar o campeonato, o resto são desculpas. O Benfica este ano, podia ter ganho mesmo com a razia que levou, só precisava ter jogado à bola, coisa que só fizeram a espaços este ano.

            • OMotoqueiroGuti
              Posted Maio 3, 2018 at 8:09 pm

              A pergunta é “melhor treinador do ano 17/18”. Logo: tem em conta outras competições. Caso contrário, a pergunta teria sido “quem foi o melhor do campeonato”. Todos os grandes têm condições? Sim, mas uns têm mais que outros. Uns perderam bons jogadores, sem substitutos à altura; outros tiveram uma revolução no plantel. O Sérgio… herdou um conjunto bem interessante. Ao user “Cpt Obvious” dei o exemplo da lateral direita. A si, falarei da lateral esquerda.
              Porto: começa a época com Layun (óptimas épocas em Portugal, e qualidade já demonstrada em termos de polivalência) e Telles (jogador em crescendo na sua carreira).
              Já o Sporting… Coentrão (dado como quase-acabado) e Jonathan Silva (cujas limitações se conhecem).
              Acha que há, também aqui, comparação? E ainda dizem que Jesus não sabe potenciar jogadores!
              O Porto começou bem mais apetrechado…

      • Cpt Obvious
        Posted Maio 3, 2018 at 4:22 pm

        As compras do Marega, Reyes e Corona foram este ano? Não percebo essas contas.
        E eu a achar que o Porto recebeu para emprestar o Boly este ano, afinal percebi agora que não só foi emprestado como ainda tivémos que pagar, grande negócio!
        Além disso o Oliver foi 100% pago este ano?
        As clausulas do Waris e do Osório já foram accionadas e eu não sabia? Não me lembro de ter visto em lado nenhum a dizer que estas eram obrigatórias.
        Interessante.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 3, 2018 at 4:40 pm

          Não foram este ano, mas só as coloquei para mostrar que estamos a falar de jogadores que representaram um investimento de relevo e que, ao contrário do que se quer passar, Sérgio Conceição tinha boa matéria à sua disposição, vinda de épocas anteriores. Ou seja: se se quer falar do investimento do Sporting, terá forçosamente de também ser referido que o futuro campeão deste ano se baseou em jogadores que custaram mais do que o investimento feito pelo Sporting.
          Não: os dois clubes não partiram de “bases” iguais: o Sporting investiu porque de outra forma não se aproximaria, por exemplo, do Porto.
          É notícia de hoje, num diário desportivo, que são obrigatórias. Como não li nenhum desmentido… parto do princípio de que é verdade.

        • OMotoqueiroGuti
          Posted Maio 3, 2018 at 4:55 pm

          Em relação ao Boly… confesso que foi uma provocação. Sei bem que não está este ano no Porto… mas custou ao clube do dragão praticamente um Piccini, um Ristovski e um Mathieu. Aliás, em termos de cotação e qualidade demonstradas, os dois laterais do Sporting estavam a milhas dos do Porto. Um não tinha tido sucesso em Itália, estando agora, aos 25 anos, na Croácia. Outro… os adeptos do Betis ficaram felizes com a sua saída. Até por aqui se vê que havia uma diferença considerável entre as duas equipas.

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 3, 2018 at 2:31 pm

    Votei Abel, o treinador que eu disse que seria o primeiro a ser despedido.

    Excelente trabalho.

    De seguida colocaria S, Conceição e Pepa.

  • Kacal
    Posted Maio 3, 2018 at 3:03 pm

    Sérgio Conceição. Votei nele porquê deverá ser o campeão e nós não o somos desde 2013. O plantel parece tão bom porquê ele o fez tão bom. Nem sempre gostei do discurso e da postura dele, mas no geral esteve bem nesse aspecto e depois fez um excelente trabalho nos restantes aspectos. Foi capaz de voltar a unir o grupo em si, unir os adeptos à equipa e voltar a trazer aquela mística que faltava, trouxe nova alma e competitividade ao clube. Voltamos a ser Porto! E foi capaz de utilizar os recursos que teve e potenciar certos jogadores, adaptar-se ao estilo desses mesmos jogadores e criaram uma equipa forte em prol deles. Foi também capaz de ultrapassar os obstáculos que foram aparecendo com as lesões e tudo mais. Jogadores como Telles, Herrera e Marega evoluíram imenso com ele e fizeram uma excelente época. Em suma e no geral, foi o melhor treinador da época e o título só confirmará isso mesmo.

    Menção honrosa para Abel e Pepa, fizeram também excelentes trabalhos nos respectivos clubes e completariam o meu top3. Jorge Jesus não fez nada de extraordinário e pedia-se mais. Já o Miguel Cardoso merece pelas suas ideias arrojadas e coragem, fez uma boa época mas não acho que se tenha transcendido.

  • Turiacus
    Posted Maio 3, 2018 at 3:42 pm

    Votei no Sérgio Conceição por tudo aquilo que já foi mencionado aqui no blog. Conseguiu tornar a equipa do Porto numa equipa muito competitiva mesmo com jogadores que ninguém dava por ela (Sérgio Oliveira e Marega) e recuperou-os de forma notável. Praticamente todos os jogadores evoluíram muito com ele e mesmo na ausência de jogadores importantes, conseguiu sempre arranjar boas soluções. Ainda não é campeão claro mas está bastante perto de o ser e provavelmente vai ser já na próxima jornada.
    Também aceito o Abel pelo campeonato fantástico que fez conseguindo estar a lutar pelo pódio a 2 jornadas do final e tendo praticado um futebol muito atrativo, conseguindo estar com mais golos que o Sporting e com um número próximo do Benfica e do Porto. De elogiar também o ótimo discurso que tem tido.
    Para finalizar o top 3 incluia o Pepa por conseguir uma época super tranquila quando todos colocavam o Tondela como um dos principais candidatos à descida.
    Não consigo é perceber a inclusão do Jorge Jesus para melhor treinador do campeonato, o Sporting não teve um futebol propriamente atrativo e ainda não garantiu sequer o 2º lugar. É verdade que ganhou uma taça da liga e está apurado para o Jamor mas é suposto eleger o melhor treinador do campeonato por isso não me parece que as outras competições devam influenciar na luta por este prémio.

  • Estivela
    Posted Maio 3, 2018 at 4:16 pm

    Engraçado ver aqui a onde de comentários que não gosta do discurso de Abel. Não é incendiário, fala praticamente de futebol, aspectos técnicos e tácticos. Claro que como ser humano errou às vezes a mandar bocas que não deveria. Para mim tem um discurso fantástico, onde se calhar o único problema é que se repete algumas vezes. Se calhar é mesmo para entrar de qualquer maneira nos ouvidos que ele se repete.
    Quanto ao plantel ser dos melhores, é dos melhores porque Abel o fez assim. Um conjunto de emprestados, jogadores que poucos conheciam e outros recambiamos de clubes teoricamente maiores, criou uma equipa fantástica.

  • Manolas
    Posted Maio 3, 2018 at 5:23 pm

    Não percebo esta adoração pelo Abel.
    O Braga este ano é eliminado da Taça de Liga num grupo onde o apurado é o Vitória de Setúbal, e onde, na minha opinião, tinha a obrigação de passar à próxima fase, que mais não fosse pelo facto da final four ser em Braga.
    É eliminado da Taça de Portugal em Vila do Conde, e portanto faz uma Taça de Portugal bastante abaixo do que homens como Paulo Fonseca e Sergio Conceição fizeram. Nos últimos 4 anos o Braga foi à final 2 vezes, e conquistou uma. Portanto até aqui, dois objectivos claramente falhados por Abel.
    Faz uma Liga Europa normal para o Braga na minha opinião. Passa com 10 pontos, apenas mais dois que o terceiro, num grupo onde havia boas equipas mas não havia nenhum papão. Pelo menos os 9 pontos em casa o Braga tinha a obrigação de os fazer, era favorito.
    Acaba por levar um K.O do Marselha no primeiro jogo da primeira ronda a eliminar, e fazem com que o franceses venham passear a Braga, onde o Braga ganha apenas por 1-0. Relembro que o Marselha na fase de grupos da Liga Europa faz apenas 8 pontos apesar da campanha que está a fazer, onde, verdade seja dita, se já tivesse apanhado um Atletico de Madrid, Arsenal, ou até Sporting, tinha sido mandado para casa.
    Por fim sobre o campeonato onde realmente está a fazer uma excelente campanha, mas que, se formos analisar a frio, tem, tal como muitos outros, feito 80% da caminhada em 4º lugar, roubando apenas o 3º lugar em situações pontuais.
    Não vejo de facto a época fora de série do Abel.
    Juntando a isto algumas conferências de imprensa recheadas de falsas modéstias por um lado, e falsos pretensiosismos por outro, defesas da honra rídiculas algumas vezes, ataques alinhados com o seu presidente, sendo completamente a voz do dono, e muitas vezes, clichés atrás de clichés, que fazem com que pareça ser um grande pensador do futebol, não me parece ser o treinador que muita gente pinta.
    Parece-me que tinha plantel para mais muito sinceramente.
    Dito isto, prémio de melhor treinador para o Sérgio, segundo lugar o Pepa, e terceiro o JJ se ganhar a Taça de Portugal (afinal fica com 2 dos 3 troféus que se jogaram este ano, aceitando que a Supertaça é relativa ao ano anterior).
    Caso o JJ não ganhe, Miguel Cardoso para o último lugar do pódio, com menções honrosas para o Vitor Oliveira, e a época sempre segura que fez, e para o Daniel Ramos, que volta a estar na luta, com um plantel inferior aos rivais como o Chaves, Guimarães, etc …

    É a minha opinião!

    Abraço!

    • Nandinho Antunes
      Posted Maio 3, 2018 at 6:07 pm

      Para se perceber a adoração pelo Abel, é preciso, primeiro que tudo, ver alguns jogos de futebol e não apenas analisar resultados – não que os seus sejam maus: época com 100 golos marcados; possibilidade de atingir os 80 pontos; equipa com mais pontos na Liga a partir da sétima jornada (ex-aequo com o Porto). O que fez Paulo Fonseca, por exemplo, tão especial em Braga, por comparação com o seu antecessor, Sérgio Conceição, foi a mudança radical nos processos de jogos. Presentemente, a equipa do Braga, que venceu 10 dos seus últimos 11 jogos (goleando inclusive na maior parte desses jogos), é uma máquina bem oleada, que joga de olhos fechados e não precisa de “sofrer” para dominar e marcar golos em campos onde os grandes tremeram.

      Se perder 3-0 em Marselha é melhor ou pior do que perder 5-0 em casa com o Liverpool, ou 5-0 em Basileia, é algo que não merece a pena discutir.

      A Taça da Liga é o único amargo de boca. Na Taça, era impossível fazer melhor com a arbitragem em Vila de Conde. Como disse, para comentar também é preciso ver o que se passa nos jogos..

Deixa um comentário