Vamos nomear os melhores do Sporting nos últimos 28 anos, deixando a responsabilidade da eleição aos nossos leitores. Ficam as hipóteses para treinador:
Bobby Robson – 1992/93 até 1993/94 – 59 jogos (34 vitórias)
Mirko Jozic – 1998/99 – 37 jogos (17 vitórias)
Augusto Inácio – 1999/2000 até 2000/01 – 58 jogos (36 vitórias) – 1 Campeonato
László Bölöni – 2001/02 até 2002/03 – 90 jogos (53 vitórias) – 1 Campeonato, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça
José Peseiro – 2004/05 até 2005/06 e 2018/19 – 77 jogos (43 vitórias)
Paulo Bento – 2005/06 até 2009/10 – 194 jogos (117 vitórias) – 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças
Marco Silva – 2014/15 – 53 jogos (31 vitórias) – 1 Taça de Portugal
Jorge Jesus – 2015/16 até 2017/18 – 154 jogos (98 vitórias) – 1 Taça da Liga e 1 Supertaça
Marcel Keizer – 2018/19 até 2019/20 – 42 jogos (25 vitórias) – 1 Taça de Portugal e 1 Taça da Liga


124 Comentários
Kacal
Votei no László Boloni. Num clube que viveu vários momentos negros e muita instabilidade, que não conquista um campeonato há quase 20 anos e teve sempre plantéis inferiores aos rivais nas décadas mais recentes, para mim uma conquista de campeonato tem muito peso e Boloni fez o que mais nenhum fez nos últimos tempos valentes portanto levou o meu voto.
Ricard0
Se for pelo feito mais dificil talvez tenha sido o Augusto Inácio porque foi ele que quebrou o jejum de campeonatos do Sporting, que senão me engano foi o maior número de anos sem ganhar um campeonato (entretanto já foi igualado por este novo jejum desde 01/02).
Pela qualidade entre os 2 sim o Boloni é melhor, e por isso é que também votei nele. Não é qualquer um que ganha campeonatos no Sporting nos últimos 30 anos e por isso a minha escolha seria sempre Boloni.
Kacal
Ambos conquistam o campeonato, mas Boloni ainda conquistou mais 2 troféus. E lá está, para mim além disso é melhor treinador também. Mas se fosse apenas por treinador melhor, votaria JJ.
Marco Pinto
Melhor treinador em quê?
Kacal
Em termos técnico-tácticos, claro. Seria de quê?
Marco Pinto
Tua opinião, mas respeito.
Teve o mérito de aproveitar a dupla Jardel/J. Pinto em excelente forma com um plantel forte já construído em anos anteriores, sem dúvida.
Quando não teve esta dupla, foi o que foi…
Para além disso conseguiu virar o plantel contra ele, saindo o A. Cruz e o P. Babb por exemplo, em consequência disso mesmo.
A 2ª época foi sofrível em consequência disso, e das sua invenções tácticas, como já referi um caso aqui nos comentários…
Depois do Sporting teve um trabalho interessante no Rennes e pouco mais… o que demonstra a sua qualidade.
Kacal
Também aceito e respeito a tua, obviamente. Mas e o Augusto Inácio é melhor em quê?
Marco Pinto
Respeito, mas discordo completamente.
Isto porque não deixou nada a nível táctico, pelo contrário.
Giuseppe F
Nesse ano a equipa do Sporting era declaradamente a mais forte.
Boloni tem mérito, mas não era um grande treinador.
Kacal
Factos são 1 campeonato, 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça. Em termos de títulos foi o melhor, a meu ver. Ainda potenciou alguns jogadores. Podia não ser um treinador fantástico, mas quantos desta lista são, 2-3? NO SPORTING, acho que o Boloni foi o melhor pelo que fez.
Giuseppe F
Temos opiniões diferentes. Também é um facto que o Maxwell é melhor que o Alaba?
Kacal
É cada comparação que parece para embirrar Giuseppe F, por favor. Vamos comparar currículos de jogadores com treinadores? Por exemplo um treinador é UM, só existe um treinador, no plantel existem 25-26 ou mais jogadores e por vezes uns conquistam títulos jogando 1 minuto, já aconteceu. Não dá para comparar currículos de treinador com jogador. Sobre a pergunta, temos opiniões diferentes sim, mas eu não disse que era um facto o Boloni ser o melhor treinador, mas sim um facto ter o melhor currículo no Sporting. São coisas diferentes. E o Maxwell ser melhor que o Alaba tendo em conta a sua qualidade, os clubes que representou e o que conquistou não é descabido, a meu ver. É discutível, mas não descabido, longe disso.
Ricard0
Sim o Sporting em 16/17 também tinha, ao início da época, a suposta melhor equipa do campeonato, e depois foi o que se viu.
Uma grande treinador não precisa necessariamente de ser um crânio, há outras vertentes tão ou mais importantes.
Kacal
Ora nem mais, Ricard0.
Joga_Bonito
Boloni
HeberPrincipe
Boloni, sem dúvidas
E o que temos
Boloni, inacio, PB, Robson, Peseiro, Marco Silva, JJ, Keizer nesta ordem
Filipe Ferreira
Porquê?
E o que temos
Boloni e inacio pelos campeonatos que conseguiram, PB pelas belas prestações que teve com varios 2 lugar e taças (na altura foi muito desvalorizado pelos seus adeptos), robson é discutivel mas gostei do futebol praticado, Peseiro conseguiu uma final europeia o que no sporting é uma miragem no entanto reconheço que é um pé frio e os restantes ordenei por titulos conquistados e tendo em conta os planteis que tiveram (para mim MS fez bem mais com menos que JJ)
Filipe Ferreira
Seguindo essa ideia, porque é que Keizer não está à frente de JJ e Marco Silva? Marco Silva tinha muito melhor plantel que Keizer, e conseguiu uma taça de portugal sem saber ler nem escrever. Keizer sem pré-época, numa equipa com as circunstâncias que toda a gente conhece, ganhou 2 títulos, também com o seu quê de sorte
E o que temos
Por essa mesma razão, keizer era fé no BF e sabe deus, MS ao menos ainda se via algum futebol
Filipe Ferreira
Algum futebol? Eu pessoalmente não vi nada mais do que chutão na frente e cruzamentos. Melhor resumo do que foi a época de Marco Silva é a final da taça. Dois golos que começam com dois pontapés para a frente nos últimos minutos do jogo.
E o que temos
A minha ideia é que se via algum futebol mas posso estar enganado e tu sendo sportinguista (?) saberás melhor que eu como eram os jogos da altura
Muska
Jorge Jesus
OMotoqueiroGuti
Votei Boloni. Fez uma primeira época muito boa, na qual venceu tudo … mas a segunda… fraquinha. As ausências de Jardel e de João Pinto fizeram mossa.
O sua não continuidade foi ridícula mas bem representativa da falta de visão que existia no Sporting.
Marco Pinto
Desculpa, mas nem devia ter chegado ao fim da 2ª época.
Lembro um jogo em Alvalade com o Porto de Mourinho em que joga só com o Paulo Bento no meio campo… ficou 0-1, talvez a melhor exibição do Tiago na Baliza do Sporting, senão teria sido um resultado histórico.
Giuseppe F
Lembro-me tão bem desse jogo…infelizmente.
hferreira
Por isso é que nunca temos consistencia… uma epoca ma e treinador tem de ir embora? Quem diria se no ano seguinte nao teria remodelado equipa, novos jovens, e ganho de novo… com essa mentalidade nao ha quem dure nunca…
Marco Pinto
Um dos problema era a mensagem que passava cá para fora.
Um dos casos foi dizer que os jogadores do Benfica eram melhores, antes de um Derbi…
Tacticamente não se aproveitou nadinha, aliás só estragou….
OMotoqueiroGuti
Os plantéis do Sporting eram muito desequilibrados. Demasiados pesos pesados e isso cria problemas.
Sabes quem eram os dois laterais esquerdos? Rui Jorge e Dimas… os habituais rivais da seleção! Cabe na cabeça de alguém isto? São dois galos para um só poleiro. Mas havia mais…
Era muito nítido que Boloni não tinha poder no que diz respeito às aquisições. Fez o que pode… com erros, claro.
Mas merecia, pelo menos, uma terceira época.
OMotoqueiroGuti
Exacto. Uma época óptima = grande Boloni. Uma época fraca = vai-te embora ó romeno…
Péssimo péssimo… Ao menos, e por uma questão de lógica, ficaria mais um ano ou dois para mostrar que o(s) título (s) não tinha(m) caído dos céus…
OMotoqueiroGuti
Segunda época foi de muita instabilidade. Casos Jardel e João Pinto à cabeça.
Obviamente que nem tudo corre bem, mas depois de uma época onde se ganha tudo… Acho que é péssimo despedir o treinador quando ele não teve nenhuma atitude incorrecta. Assim não há projecto que resista.
Filipe Ferreira
Jorge Jesus, claramente
Manchester Is Red
Boloni, fácil.
Marco Pinto
Fácil?
Desculpa, lembras-te das 2 épocas em que esteve no Sporting?
Manchester Is Red
Foi o mais bem sucedido de todos eles, apesar de se poder alegar que teve a “sorte” de ter Jardel e JVP. Na época seguinte viu-se privado dos melhores jogadores e não conseguiu manter o nível… O mesmo que aconteceu ao Jorge Jesus no Benfica, tendo perdido 3 campeonatos seguidos depois da 1ª vitória.
O Jorge Jesus é brilhante e tudo o mais, mas também chegou a ter uma equipa muito boa e em 3 anos ganhou 1 Taça da Liga e Supertaça, no Sporting.
O Paulo Bento, se calhar, teve tanto ou mais impacto em termos práticos do que o Jorge Jesus e com equipas miseráveis.
Giuseppe F
Foi, como é óbvio, o Jorge Jesus.
Marco Pinto
Boloni nunca será a miha escolha.
Foi campeão, muito à custa da dupla Jardel e João Pinto.
Quando não teve a dupla ao melhor nível, mostou as sua debilidades na gestão do plantel e leitura de jogo.
Tinha um plantel muito bom, na altura estava ao nivel do Porto e era superior ao do Benfica.
No ano seguinte a sua gestão do plantel foi deplorável, sacudindo sempre a água do capote.
Gostei muito do Jardim e Marco Silva, fez omeletes sem ovos.
Inácio terá sempre o meu apreço, aí sim o plantel era bem inferior ao do Porto e foi campeão.
Pelo futebol apresentado no 1o ano e pela consistência que a equipa tinha, mesmo quando jogava mal escolho Jorge Jesus mesmo coma sua personalidade única.
Joao Silvino
Se vais dar créditos por fazer omelettes sem ovos, o vencedor do omelette award tem que ser Paulo Bento :)
AndreChaves9
Jorge Jesus.
Joao Silvino
Descartando o Jozic, que nunca conheci… Acho que Robson foi o melhor treinador de todos, apesar de não o ter sido no SCP.
Mas relativamente ao trabalho no SCP, sem dúvida Boloni! Estive inclinado para o Inácio mas a maneira como a equipa se foi abaixo logo a seguir ao ano do titulo (o mesmo se poderia dizer do Boloni, eu sei…) e os insucessos nas vezes que regressou nao me deixam dar-lhe esse voto. Para alem disso o Boloni fez a dobradinha! Teve a sorte de ter tido talvez o ultimo excelente plantel do SCP mas isso não lhe tira o merito (Robson falhou com MUITO melhor)!
Lourenco Vaz
nâo percebo como é que há tantos users a dizerem que é o JJ “CLARAMENTE” ou “como é óbvio”, talvez tenha sido o melhor, mas Lazlo e Robson fizeram bons trabalhos, Peseiro ainda foi á final da taça uefa, Inácio, ganhou o campeonato, Paulo Bento ganhou duas taças e duas supertaças seguidas e ainda teve a uma nesga de ser campeão. O Jesus fez um bom trabalho no Sporting, mas longe de ser um trabalho espectacular assim como os outros estão longe de terem feito um mau trabalho.
Giuseppe F
A pergunta era o melhor no Sporting. Jesus está a milhas dos outros. Daí para mim ser óbvio Estou a falar do trabalho do treinador, não me interessa se ganhou muito ou pouco, para mim isso conta zero, até porque não foram dadas as mesmas condições a todos.
Percebo a opção pelo Paulo Bento, para mim é o 3º depois do Jesus (primeiro) e do Inácio (segundo).
Finalizando, para mim Jesus está muito à frente dos outros em temos daquilo que um treinador deve ser.
Il Codino Divino
Claro, na mesma linha de “não me interessa se um avançado marca golos” ou “não me interessa se o guarda-redes dá dez frangos por época”. O que importa é participar. É por isso que o Sporting está como está.
O Jesus fez um bom primeiro ano no Sporting. Ponto.
Ricard0
Exato. Aleluia que encontro alguém que pensa da mesma maneira que eu!!! É suposto eu festejar um 2º lugar? É suposto eu festejar uma derrota em Madrid? É suposto eu festejar jogar bom futebol para depois se ganhar bola?
Giuseppe F
É suposto não misturares “festejar” com “melhor treinador”. Isso é que é suposto.
Ricard0
Eu festejo o que um treinador dá ao clube.
No fundo o que o JJ nos deu para festejar foi uma supertaça, uma taça da liga e dezenas de vitórias morais. Em 3 anos. 3 anos em que gastamos e investimos como gente grande.
Giuseppe F
Não vale a pena. Eu festejo o que o Bölöni me deu. O Jesus não me deu nada, logo não festejei. Não entendo o que é que isso tem a haver com a qualidade dos treinadores.
Ricard0
Não tem nada haver, deixa estar. Um treinador que tenha feito um bom trabalho no clube (e por isso foi um bom treinador no clube, quero lá saber o que fez fora do clube) dá o que festejar aos adeptos, ainda para mais tratando-se de um grande.
Se ainda assim não consegues perceber a relação entre uma coisa e a outra, então não te consigo ajudar mais.
Giuseppe F
Tu é que não entendes que apesar do Jesus não ter ganho nada, a minha opinião é que foi o melhor. Porque usamos critérios diferentes. E simples.
Giuseppe F
“Ponto”, do género “Eu é que sei”?
É exatamente nessa linha.
BrunoAlves16
Boloni. Dos ultimos 28 anos claramente aquele que teve mais sucesso. Ja agora aponto que o meu segundo na lista seria Leonardo Jardim, que não está neste lote. Sei que é necessário fazer uma selecção que obedece a algum critério, e que o Sporting teve demasiados treinadores neste período, mas acho que deveria estar nos nomeados no lugar de Jozic por exemplo, ambos fizeram só uma época mas a de Jardim foi mais conseguida, mais vitorias, melhor classificação, Jardim não teve europa mas Jozic caiu logo na primeira eliminatória da taça UEFA (vs Bolonha) e na taça também foi eliminado á primeira (pelo Gil Vicente, salvo erro na altura estava na II liga).
Rodrigo Ferreira
Paulo Bento claro.
Gosto muito do JJ, mas não faz sentido ser tão votado.
Blocparty
Não sei qual foi o melhor (talvez Paulo Bento ou Boloni), mas sei quem não o foi de certeza, Jorge Jesus.
AndreChaves9
Basicamente pouco ou nada sabes tá visto.
Ricard0
É? Então o que é que o Jesus fez no Sporting para ser sequer o melhor treinador dos últimos 28 anos? A mim pouco me interessa o que é que ele fez no Benfica ou no Flamengo. Interessa-me o que ele mostrou no Sporting. Que foi pouquíssimo.
Boas exibições na Champions. E resultados? Isso deu-nos o quê?
Uma excelente época 15/16 em que ficámos a 2 pontos do título. E isso deu-nos o quê? Na duas épocas a seguir voltámos a ficar em 3º, o lugar onde costumávamos ficar habitualmente com treinadores que nunca estiveram no top10 dos mais bem pagos do mundo e que não gastaram nem metade do que o JJ gastou.
Taças? Duas e uma delas só teve direito a jogá-la porque o Marco Silva tinha ganho a taça de Portugal no ano anterior.
É muito engraçado uma pessoa vir comentar e dar a sua opinião e depois aparecerem entendidos a dizerem que as pessoas não percebem nada de futebol.
O Augusto Inácio e o Boloni vão ser sempre bastante valorizados pelos Sportinguistas (que tu não és, por comentários teus que vi, e por isso nunca vais entender) por terem ganho os últimos 2 campeonatos do Sporting, algo raríssimo nos últimos 30 anos. Principalmente o Boloni porque no tempo em que cá esteve (menos tempo que o JJ) ganhou todos os títulos nacionais que haviam.
O Paulo Bento ganhou 4 taças e com plantéis bastante mais fracos que os do JJ.
E o Marco Silva, que nem sou particular apreciador, com uma defesa banal, conseguiu ganhar o 2º troféu com mais prestígio em Portugal, e em 1 época apenas. Coisa que o JJ não conseguiu.
E sabes uma coisa? Todos estes treinadores têm a agravante que nunca receberam nem de perto nem de longe o que o JJ recebia, nem tiveram tanto dinheiro para gastar como teve o JJ, como já disse.
E antes que venhas falar da maneira de jogar, digo-te já que não vale a pena. Prefiro ser campeão a jogar como o Porto joga do que ficar em 2º como o Sporting jogava em 15/16.
AndreChaves9
É só perceberem que o Sporting só foi tratado e teve comportamento de grande com JJ. Fez o melhor campeonato de sempre do clube mas felizmente para mim e infelizmente para os sportinguistas não foi suficiente.
Fantantonio
Nope, isso é completamente falacioso e até falso dependendo a que era se estiver a comparar, se for só esse o argumento. Tal como o Ricard0 disse, Boloni e Inácio conseguiram algo que JJ não conseguiu e Paulo Bento discutiu campeonatos até ao fim, sendo que o Sporting foi quase crónico 2º lugar com ele ao leme e com planteis consideravelmente mais fracos do que o JJ que não ganhou mais do que o PB.
O JJ não é o melhor treinador do Sporting nos últimos 28 anos. Até do ponto de vista exibicional, não era melhor do que o de Bobby Robson ou do Peseiro de 2004/05, por isso, JJ não deveria ganhar esta votação.
Escolher JJ por gosto pessoal, nada contra, mas objetivamente falando, não o foi.
Ricard0
Foi tratado e teve comportamento de grande com JJ porque foi com ele que o Sporting voltou a gastar como um grande (para além do salário que lhe deram), tal como já disse. E só lhe deram essa hipótese de gastar tanto dinheiro pelo que ele tinha feito no Benfica.
Fez o melhor campeonato de sempre do clube. Sim. E? Queres que eu festeje termos feito 86 pontos, mesmo que tenhamos ficado em 2º e nas duas épocas seguintes no lugar habitual?
Engraçado que os benfiquistas (e portistas) são os primeiros a gozar com o Sporting por causa das vitórias morais e agora para justificar o porquê do JJ ter sido o melhor treinador do Sporting, usam.. vitórias morais.
Jay-Jay Okocha
Cheio de argumentos andré
Liedshow
Do que eu vi, claro que tem de ser JJ. De longe a equipa da sua primeira época foi extraordinária e a melhor que vi jogar. No campeonato (recorde de pontos, vitórias incontestáveis na Luz e no Dragão), futebol fenomenal e jogadores no topo das suas capacidades. Pena aquela série de empates que antecedeu o derby de Alvalade que acabou por estragar o sonho do título mas deu imenso gozo ver essa equipa jogar. Peca por não ter conquistado mais títulos mas ainda hoje me arrependo de o querer fora do clube, depois de na ultima temporada ter tido decisões um bocado controversas e ridículas.
SL
Ricard0
E o resto? Ele não fez só 1 época. Foram 3. 1 em 2º lugar e 2 em 3º.
Acrescentando a isso, o facto de ter estado no top10 dos mais bem pagos do mundo e ter gasto imenso dinheiro em jogadores (maioria já não jovens), é muito dificil perceber como é que é possível o JJ ser o melhor da lista.
Cada um tem direito à sua opinião claro e respeito, mas acho que há muita gente que se esquece o quão más foram as 2 épocas a seguir a 15/16, tendo em conta tudo o que se gastou. O Keizer em 1 ano ganhou tanto como o JJ em 3, e não gastou nem metade nem recebia nem metade. É verdade que fazíamos boas exibições na Champions mas isso deu-nos o quê, em concreto?
Giuseppe F
Quando se avalia um treinador exclusivamente pelos títulos que conquistou o dinheiro que ganhou , dá sempre azo a este tipo de interpretações. A minha visão é totalmente diferente, presumo que a dele também.
Uma vez que as pessoas utilizam critérios diferentes para avaliar treinadores, acho que posso responder por ele.
Mas já agora dou uma achega. O Keizer não deu ao Sporting 80 milhões de euros em joagdores potenciados como o Jesus deu.
JoaoMiguel96
Se virmos por esse prisma, o Raphinha saiu por 21 e a brutal valorização do Bruno foi por culpa dele, logo,…
Ricard0
Sim temos interpretações diferentes. Para mim não interessa a qualidade intrínseca de cada um. Interessa-me é a qualidade que mostraram no Sporting.
E a partir do momento que temos treinadores campeões (coisa rara) na lista, ou treinadores que gastaram muito menos que o JJ e ganharam quase tanto ou tanto como ele, para mim não faz sentido votar no JJ. Mas respeito quem vota como é óbvio.
Não deu? O Bruno Fernandes fez a melhor época com o Keizer. O Raphinha também foi vendido pelo que fez treinador pelo Keizer. Logo aí já estão para aí 60M ou assim. Em apenas 1 época. O JJ esteve cá 3.
E atenção que concordo que o JJ potenciou alguns jogadores de uma excelente maneira. Mas essa visão de ver as coisas não me parece a mais correta, com o exemplo do Keizer a prová-lo.
Giuseppe F
Vamos mesmo acreditar que foi o Keizer que potenciou o Bruno? O Bruno já tinha uma grande época antes. Com quem? Ah já sei…esse mesmo.
Ricard0
Porque foi. O Bruno tinha feito uma grande época com o JJ mas com o Keizer fez uma melhor ainda, a qual é sustentada pelos números.
Em 17/18: 56J 16G20A
Em 18/19: 53J 32G18A
É uma diferença brutal em termos de números. E para além disso, quem vê o BF de 17/18 e o de 18/19 sabe perfeitamente qual escolhia. Eu pelo menos sei.
O BF tinha feito uma grande época, mas não foi o suficiente para atrair grandes equipas. Prova disso é que enquanto era um jogador livre falava-se mais do Benfica do que propriamente de gigantes europeus.
Com o Keizer, o Bruno atingiu números brutais para um médio e qualidade de jogo como ninguém tinha em Portugal, e isso deve-se muito ao Keizer, quer tenhas gostado do tempo em que cá esteve ou não.
Eu também te posso dizer que o Slimani tinha feito uma época bastante interessante com o Marco Silva. Mas obviamente que foi o JJ que o potenciou, porque a época com ele foi muito melhor e tornou-o muito mais jogador.
Giuseppe F
O Keizer mal sabia em que cidade vivia quanto mais potenciar alguma coisa. Eu não uso o Excel para justificar o que quer que seja. Para mim é demasiado óbvio que Jesus potenciou Slimani e Bruno Fernandes. O Ronaldo também tem melhores números no Real que no United, mas não foi o Ancelotti ou o Mourinho que o potenciou ou foi?
Sempre que me vêm com Excel para justificar o que quer que seja, termino a discussão porque partimos de premissas diferentes e, portanto, estaremos sempre em desacordo.
Já percebi o teu ponto. Obrigado pelos esclarecimentos.
Ricard0
Oh amigo, não querendo ser indelicado, mas das duas uma, ou não sabes ler/interpretar ou então só lês o que te dá jeito.
Eu disse que o Bruno fez uma época melhor e que isso é sustentado pelos números. Em momento algum disse que o Bruno teve uma época melhor apenas e só porque fez mais golos. Não disse isso.
E mais à frente ainda disse “O Bruno atingiu números brutais para um médio e QUALIDADE DE JOGO
Ricard0
* (continuação, enviei o outro comentário sem querer)
“atingiu números brutais e QUALIDADE DE JOGO como ninguém em Portugal”. Por isso, antes de vires com essa de sugerir que vejo jogos pelo Excel, tenta interpretar o que as pessoas escrevem.
Sobre o Keizer, acho que nem digo nada, só essa 1º frase tua diz tudo o que há para dizer sobre a tua opinião sobre o Keizer/JJ e por isso nem vou alimentar isso. Até porque é uma falta de respeito para com o próprio Keizer. A brincar a brincar deu-te tantas taças em 1 época como o JJ em 3.
Sobre o Ronaldo, agora que já te expliquei o que tinha escrito, percebes que a comparação não faz sentido nenhum. Usei os numeros como uma ajuda, não como único motivo. Até porque o Ferguson esteve mais que 1 época com o Ronaldo, que eu saiba, portanto nem aí dá para comparar. Mas eu já percebi, eu é que te agradeço pelos teus esclarecimentos mas isto realmente não vai levar a lado nenhum até porque já chegamos ao ponto de gozar com o Keizer.
Cumprimentos
T. Pinto13
Paulo Bento
masterDC
Votei no Boloni. O Bobby Robson tinha tudo para ganhar esta votação, mas infelizmente não conseguiu ser campeão e depois foi afastado de forma ridícula do clube, o Porto agradeceu.
Quanto ao JJ a sua 1.ª época foi fantástica, o Sporting jogava muito, mas por culpa própria (treinador e presidente) não conseguimos ser campeões. As épocas seguintes foram um desastre, em 3 épocas ganhar apenas uma Supertaça e uma Taça da Liga, com um salário gigantesco e plantéis à sua disposição é insuficiente.
Por último destacar Paulo Bento, que com pouco fez o que pôde. Teve de recorrer à formação e foram muitos jovens jogadores que com ele aparecem e tiveram oportunidades de mostrar o seu valor. Tivémos uma oportunidade de sermos campeões lutando até ao fim com o Porto, passou a fase de grupos da Champions (apesar depois de termos sido humilhados pelo Bayern) e ganhou 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças.
O Peseiro nem vale a pena comentar.
Giuseppe F
O Benfica fez 88 pontos…”Culpa própria”.
Kacal
3 empates em Alvalade, 2 deles contra Tondela e Paços de Ferreira. Não é culpa própria?
Estigarribia
Kacal,
Em Alvalade foi com o Rio Ave (0-0), Tondela (1-1) e o Paços de Ferreira (1-1) e fora de casa foi em Guimarães (0-0).
Saudações Leoninas
Giuseppe F
Não.
masterDC
Sim, para mim desperdiçar 8 pontos de vantagem é culpa própria.
Giuseppe F
O Jesus nunca teve 8 pontos de vantagem a treinar o Sporting.
Ricard0
Culpa própria mesmo. Ou já te esqueceste que o Jesus passou a época inteira a tentar fazer jogos psicológicos com o Rui Vitória em vez de estar caladinho e focar-se no Sporting? São coisas dessas que destabilizam a equipa e dão mais força e motivação ao rival, que foi o que aconteceu.
Até porque o que o Jesus fez nos 2 anos seguintes foi penoso para o dinheiro que gastou e o salário que tinha. Por isso, até se pode dizer que o JJ nas 3 épocas que cá esteve não foi campeão por culpa própria, porque tinha mais que plantel para isso. Relembrar que em 3 anos ficámos 2 vezes em 3º, com um treinador que na altura estava no top10 dos mais bem pagos e que gastou balúrdios. Foi rídiculo.
Giuseppe F
Não tinha plantel. O Sporting gastava dinheiro, mas nunca deu 20 milhões por um suplente como o Benfica deu, por exemplo. Ou o Porto por um flop como o Imbula.
O Sporting sempre teve pior equipa que o Porto no Benfica.
Ricard0
É a tua opinião. Nem sempre gastar mais dinheiro significa ter um plantel melhor. As coisas nem sempre resultam como viste com o RdT ou com o Imbula.
Para mim, o plantel de 16/17 era suficiente para ser campeão. Ainda para mais quando tínhamos um treinador no top10 dos mais bem pagos do mundo. Um treinador para receber isso tem de ter alguma coisa especial, tem de conseguir fazer coisas que outros treinadores que recebem 1M por ano não conseguem fazer.
Se não fosse para ser campeão, ao menos que se desse luta a sério. O plantel de 16/17 não era para acabar 12 pontos atrás do 1º. Assim como o plantel de 17/18 não era para ficar a 10 pontos do 1º e fora da Champions.
Giuseppe F
Na minha opinião era para ficar a essa distância. Ou mais.
Ricard0
É uma opinião.
E passado 3 anos e depois de ser ter visto como correu, fica mais fácil achar isso.
Mas basta ir ver os posts do VM nessa altura e imensa gente dava o campeonato como ganho pelo Sporting, porque o plantel era melhor que os dos rivais, em Agosto. E porque o Sporting tinha vindo de uma excelente época 15/16.
Depois foi o que foi.
Giuseppe F
Oh pá sim, mas eu não sou “imensa gente”. Sempre defendi que era insuficiente, mas que o próprio Jesus acreditasse que não.
Antonio Clismo
O melhor foi o Jorge Jesus, mas o Paulo Bento foi de longe o que fez mais com menos.
Chico
Ia discordar e falar em Moutinho, Liedson, Izmaylov e Veloso, mas fui rever os planteis do Paulo Bento e eram horrendos! Olhando em retrospetiva, foi um grande trabalho. Mesmo com enorme instabilidade ao nível de técnicos, o Benfica teve nesse período sempre planteis mais equilibrados que o Sporting e ficou sempre atrás.
MEGAJOKER
Votei no Bobby Robson. Na sua primeira época tivemos muitos empates pela inexperiência do meio campo, que não sabia gerir o jogo. Só o Balakov tinha experiência. Na segunda época, com as aquisições do Paulo Sousa (mais de 100 jogos pelo Benfica) e Pacheco (mais de 200), subiu-se o nível, até pelo acumular de experiência dos jovens como o Figo, mas o despedimento do Bobby Robson estragou tudo. Keiser não devia entrar na lista, se deixamos de fora Carlos Queiroz e Leonardo Jardim. Este último, Augusto Inácio e PB fizeram muito com pouco. Boloni parece-me treinador de projetos e não era essa a realidade da altura, apesar do sucesso nessa época. JJ tem uma primeira época espectacular, mas as seguintes deixaram muito a desejar. Esta seria a minha escolha.
JoaoMiguel96
Dos que vi, Paulo Bento.
Cada vez mais dou valor ao trabalho que fez, especialmente estando a ver jogos do seu Sporting nas repetições da SportTV.
Teve planteis fracos e mesmo assim fez alguma frente a Benfica e Porto, ganhou Taças de Portugal e Supertaças. Sacou muitos miúdos da formação e contribuiu bastante para estabilidade do clube.
Gostei de JJ e do seu futebol no 1° ano, mas fora isso não foi nada de mais. Keizer a mesma coisa e tanto Jardim como Marco Silva também não tiveram grandes planteis, mas cumpriram minimamente o pedido.
Estigarribia
João,
Keizer merece, pelo menos, uma menção honrosa, até pelo facto de, apesar do futebol não ter sido bonito e ter muito Bruno Fernandes, ter ganho 1 Taça da Liga e 1 Taça de Portugal numa época em que muitos não acreditavam em qualquer título para os nossos lados no pós-ataque a Alcochete.
Saudações Leoninas
Estigarribia
Laszlo Bölöni é a minha escolha. Foi o nosso último treinador campeão.
Menções Honrosas para Paulo Bento, que com pouco fez muito e aquele campeonato de 2006-2007 devia ter sido nosso se um determinado jogador do Paços não marcasse com a mão, e para Marcel Keizer, que no pós-ataque a Alcochete venceu uma Taça da Liga e uma Taça de Portugal, mesmo não jogando bem.
Saudações Leoninas
Estigarribia
[decom_attached_image_1589182465451]
AndreChaves9
Desculpa a sério… Mas essa equipa é tão fraca para um onze com 28 anos que eu não consigo mesmo evitar comentar.
Estigarribia
André,
Cada um tem a sua opinião. E eu, como Sportinguista, tenho algum apreço por jogadores como Insúa, Rogério, Polga, Miguel Veloso e Adrien Silva (especialmente estes) que, não sendo super craques, sempre respeitaram a camisola verde e branca e sempre honraram o símbolo do Sporting. Tendo em conta que não és do Sporting, talvez não percebas, mas para mim esta equipa diz-me muito.
Saudações Leoninas
hferreira
Acho que aqui o Estigarribia demonstra os jogadores que mais lhe disseram, tem direito a esta opiniao… tambem concordo que nao acho que seja uma equipa que ganhasse campeonatos, mas compreendo as escolhas e conexao emocional…
deus_Ex_machina
Votei Boloni pelas conquistas, mas é de relembrar que a caminhada dele muito se deveu à dupla Jardel+JVP. Recordo-me perfeitamente que antes do Jardel chegar as coisas já andavam meias tremidas… Acho piada a quem diz JJ ‘claramente’ pelo seu valor como treinador e descarta Bobby Robson por completo :)
Tiago Silva
Eu escolheria o Boloni, foi o último treinador a pôr o Sporting campeão e ainda teve outras conquistas. Sendo assim, fica assim a minha equipa: Patrício, João Pereira, Polga, Mathieu, Acuña, William, Moutinho, Bruno Fernandes, Figo, Nani e Mario Jardel, com o Boloni a treinador.
OMotoqueiroGuti
Bela equipa.
Leonidas
Por acaso foi muito complicado escolher em quem votar.
JJ foi o que pôs o Sporting a jogar melhor neste século, mas desiludiu muito na 2 e 3 época com planteis de luxo para a nossa realidade.
Boloni e Inácio são os campeões, mas em ambos os casos as épocas pós – campeonato correram muito mal (fica um pouco a impressão que foram um pouco levados ao colo pelos planteis).
Keizer fez uns jogos interessantes no início, mas depois a qualidade de jogo era para lá de sofrível e ganha as taças sem ler nem escrever.
Marco Silva acaba por fazer um trabalho q.b, mas não acho mesmo que tenha sido extraordinário (o campeonato foi muito fraquinho).
Peseiro teve tudo para ser uma lenda, mas falhou nos momentos decisivos e nunca conseguiu recuperar.
Robson, obviamente não vi treinar, mas sei muito bem a qualidade que ele tinha e o plantel de luxo que tinha à disposição. Não tivesse sido despedido em 1 lugar e talvez não tivéssemos desperdiçado aqueles planteis como fizemos.
O meu voto acaba por ir para Paulo Bento, que tinha planteis muito muito fracos e agora sim é possível perceber os milagres que fez (levar com uma dupla de centrais Tonel – Polga é castigo).
Vizela23
Tonel e Polga castigo ??
Um campeão do mundo e outro q esteve sempre cogitado para o Real Madrid… está certo.
Leonidas
Eu sempre tive a impressão que eram centrais super-banais, e as repetições dos jogos que andam a dar na SportTV têm servido para confirmar isso.
Giuseppe F
Isto é ignorância da minha parte, mas uma vez que o único campeão do mundo aí é o Polga, o que era cogitado pelo Real Madrid só podia ser…o Tonel?!
Vizela23
Erro meu… estava a condundir o tonel com o beto .
E o que temos
Pergunta séria para os sportinguistas e adeptos em geral. O tonel era inferior ao beto? Nunca percebi a associação do ultimo ao real
Fantantonio
O Tonel era melhor no jogo aéreo, em tudo o resto era pior. O Beto lia bem o jogo e não era nada mau com os pés, mas não era propriamente um centralão.
André Dias
Paulo Bento conseguiu manter o SCP competitivo com poucos recursos e fez uma aposta na formação bastante positiva. Lançou ou fez crescer Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho ou Nani, que se tornaram bastante importantes tanto para o SCP como para a selecção nacional. Nani até protagonizou aquela que viria a ser maior venda do SCP durante vários anos.
Nas 4 épocas que esteve em Alvalade conseguiu sempre o 2º lugar. E para quem desvalorizar esse feito, relembro que nas épocas seguintes o SCP acabou em 4º, 3º, 4º e 6º lugares. Em 06/07 ficou apenas a 1 ponto do campeão FCP e ainda conquistou duas Taças de Portugal.
Podia perfeitamente ter votado em Boloni pelo campeonato conquistado ou em Jorge Jesus pela fantástica época em 15/16 mas o meu voto vai para alguém que, não sendo necessariamente o melhor, foi o que mais me impressionou.
OMotoqueiroGuti
Poucos recursos… Mais ou menos…
Se tiveres curiosidade e vires os plantéis vais perceber que tinham bastantes jogadores com provas dadas. Chegaste a ter no banco dois goleadores do Brasileirão como o Deivid e o Alecsandro. Já nem falo no Bueno que também era internacional uruguaio.
Tinhas no banco um internacional português, Luís Loureiro, e hoje tens Doumbia.
Rogério, internacional brasileiro, Polga, Tonel, Caneira, Romagnoli, Carlos Martins…
Liedson e Derlei não são superiores a Luiz Phellype e Sporar? … Eu cá acho que sim…
Enfim, os plantéis na minha opinião eram bons.
Mas não estou a tirar mérito ao Paulo Bento.
Falando só em 06/07 …
Baliza tinhas Ricardo, Tiago e Rui Patrício.
Na defesa contavas com Polga, Tonel, Caneira, Carriço, Abel e Tello (neste esquema de Amorim iria jogar muito, creio). Era um sector com boas soluções. Não era top óbvio mas os jogadores eram na maioria dos casos bastante experientes e com provas dadas.
No meio campo Carlos Martins, Veloso, Custódio, Romagnoli, João Alves, Carlos Paredes, Moutinho… muita qualidade, criatividade e experiência qb.
No ataque, Deivid, Nani, Alecsandro, Douala, Liedson, Bueno, Djaló…
Sinceramente, e tendo em conta os vários plantéis do Sporting na época Bento, acho que eram interessantes. Não eram uma míseria. E ele teve mérito, claro mas… abusou demasiado do losango. Parecia não ter mais nada pensado.
Giuseppe F
O problema é que o Porto era claramente de outro nível e o Benfica também tinha melhor equipa (eram era incompetentes na altura).
SL
André Dias
Não acho que esses jogadores fossem assim tão bons. Vários deles eram jovens inexperientes e outros cometiam demasiados erros e eram bastante criticados pelos próprios adeptos.
Agora é fácil olhar para os nomes que se reconhecem e achar que os plantéis tinham qualidade mas lembro-me de na altura ser unânime que o SCP não tinha equipas propriamente acima da média. E esse factor até é o que mais valoriza jogadores como Liedson ou Moutinho que não estavam propriamente bem acompanhados e conseguiam fazer a diferença.
Comparando com o plantel de Quique Flores em 08/09, por exemplo, é uma diferença de qualidade gritante. O espanhol tinha no plantel jogadores como Quim, Luisao, David Luiz, Leo, Maxi Pereira, Aimar, Di Maria, Reyes, Cardozo ou Nuno Gomes. No entanto, Paulo Bento conseguiu ficar 7 pontos à sua frente.
Estigarribia
André,
No plantel do Quique Flores ainda tinhas David Suazo e o Hassan Yebda (o argelino não era mau jogador).
Saudações Leoninas
OMotoqueiroGuti
Os miúdos mais inexperientes tinham, também, uma maturidade acima da média. Moutinho à cabeça. Veloso, apesar de tudo, tinha um pé esquerdo e uma leitura de jogo absurdos para a idade. E em todos os sectores tinhas experiência para equilibrar isso. Eram plantéis interessantes.
Quique? Acho que houve muito demérito dele. Nitidamente não conhecia o futebol português.. lembro-me do Benfica a jogar excessivamente para a velocidade de Suazo tipo equipa de contra ataque.
Depois há algumas coisas a acrescentar. Muitos falam “xi que miséria o Had”…
Amigos… O Had tinha 1.89. sabem o que isso significa? Que nitidamente não era “lateral” para um esquema losango. Ainda para mais quando o Sporting raramente jogava com um “avançado/extremo” canhoto. O melhor jogo dele foi contra o United. Ok, teve a infelicidade de marcar um auto-golo mas defensivamente lutou muito. Um pouco à imagem do lateral Emerson do Benfica… cujo melhor jogo foi contra um Chelsea… a defesa central, creio.
Neste esquema de Amorim, a jogar a central esquerdo, Had justificaria. Como defesa que tenha de subir já não.
E depois há um pormenor: losango exige que os dois lá na frente também tenham capacidade para se mexerem bem às vezes como extremos interiores vá. E muitos avançados não tinham essas características. Mesmo assim, a táctica raramente mudava.
Cheguei a ver em Alvalade o Sporting a jogar em losango com o central Caneira (pé direito) a lateral esquerdo. Menos uma ameaça para os adversários…
Foi um bom treinador mas também cometeu alguns erros bem questionáveis.
André Dias
Concordo que Quique teve demérito mas isso não anula o mérito de Paulo Bento.
E concordo que o português também cometeu os seus erros. Sempre foi teimoso tanto em termos tácticos como na forma como lidava com os jogadores. Quando punha alguém de parte era definitivo e isso custava-lhe um bom jogador. Mas também foi a sua estreia como treinador principal, os erros são naturais do processo de aprendizagem. No final o balanço foi bastante positivo.
OMotoqueiroGuti
Concordo: o balanço foi positivo.
Mas gosto mais do Peseiro. Mais inteligente a montar equipas. São opiniões ?
Rodrigo Ferreira
Sim porque o Had fez uma grande carreira depois… Também é fácil falar que o Veloso tinha maturidade, mas é preciso dizer que o Bento o mete a titular logo na 2.ª jornada vindo do Olivais e Moscavide. A isso tudo tens de juntar as vezes que venceu os rivais, conquistou troféus e conseguiu incomodar na Champions.
OMotoqueiroGuti
Não sei em que contexto continuou a sua carreira. O que sei é o seguinte: para a sua altura tinha uma velocidade interessante e fez um jogo bom contra o United.
Tendo em conta isto, acho que num esquema de 3 centrais poderia ter dado resultado. É só especulação. Mas olha… até agora o Rosier não fez muito melhor.
OMotoqueiroGuti
Meteu o Veloso a jogar porque este era, de longe, o melhor médio “defensivo” a construir e porque, de facto, estamos a falar de um jovem muito promissor. Eu não ponho em causa os méritos do Paulo Bento, mas acho que teve à sua disposição bons plantéis. Suficiente para ser campeão? Não. Mas bons plantéis. Além disso… O Benfica não estava pujante nessa altura. Se estivesse… a história seria outra. Tudo depende dos contextos.
Estigarribia
Motoqueiro,
Nesse plantel de 2006-2007 tenho duas correcções a fazer-te: Deivid e Douala saíram no início da época, salvo erro logo após a 1ª Jornada, e o Daniel Carriço penso que só integrou a equipa principal em 2008-2009.
Saudações Leoninas
OMotoqueiroGuti
Obrigado.
Só para teres uma noção: Deivid, em termos de qualidade, deve zero a Sporar e Luiz Phellype. E Douala… Camacho e Jovane estão ainda a léguas do que ele fez no Sporting. Com Peseiro fez jogos monstruosos.
Saudações Leoninas.
Estigarribia
Sim, eu vi o Deivid e o Douala a jogarem de leão ao peito. Aliás, o brasileiro ainda passou pelo Bordéus. Agora só não me lembro se foi antes ou depois do Sporting.
Á pouco falaste no Marian Had, mas ainda há outro jogador que foi ainda mais flop: Celsinho. Chegou rotulado de novo Ronaldinho e não mostrou rigorosamente nada.
Saudações Leoninas
OMotoqueiroGuti
Bordéus foi antes.
Had jogava num esquema que não o favorecia. É como meter o Ruben Dias a lateral direito. Óbvio que o Had não é tão bom, mas é apenas um exemplo para perceberes o porquê de às vezes as coisas não correrem bem.
Celsinho tinha imenso talento. Mas não deu. Faz parte.
hferreira
E com Boloni ao leme, fica assim esta equipa.
Apesar de que nos tempos de hoje, Jesus mostrou ter sido o que melhor aproveitamento de vitorias teve, mas faltou o titulo de campeao para conseguir destacar-se.
Turiacus
Paulo Bento!
Richrad
Quero salientar o erro da VM na colocação dos candidatos.
Onde está Franky Vercauteren? eheh
Brincadeiras à parte e para não bater mais no mesmo ceguinho, que é o Sporting claro está, penso que o melhor treinador será Paulo Bento.
Poderia colocar os aspetos que consideram desequilibrar a balança a favor do Sr.Tranquilidade mas acho que é unânime considerar-lo como o melhor.
OMotoqueiroGuti
Vou aproveitar e fazer um onze. Não é o da minha vida mas, usando o esquema de Amorim, teria imensa curiosidade em ver como funcionaria.
Esquema: 3-4-3
#Gr: Schmeichel -> não preciso dizer porquê.
#Central esquerdo -> Mathieu. Óptimo jogador, bom pé esquerdo, forte mas bolas paradas, velocidade, posicionamento.
#Central “central” -> Beto. Bom pé direito, capacidade para sair a jogar e nada lento. Acho que passou ao lado de uma melhor carreira também por culpa da instabilidade do Sporting.
#Central Direito -> Caneira. Jogador muito trabalhador. Relativamente baixo para central (1.77) mas por isso mesmo mais ágil do que o é habitual. Muito competente. Foi, no Bordéus, dos melhores da liga.
#Ala esquerdo -> Acuña. Bom jogador. Muito lutador, fortíssimo a segurar a bola, bom no um para um… Pena não estar de corpo e alma no Sporting. Motivado, é do que melhor que passou por cá. Não tenho dúvidas.
#Ala direito -> João Pereira. Super determinado, combativo, com óptima condição física e sem medo do confronto. Mostrava sempre os dentes. Forte a subir e super comprometido. Fazem falta jogadores assim.
#Médio centro -> Luís Vidigal. Hehe… Super atlético, super empenhado, sem medo do choque. Um óptimo profissional. Limitado tecnicamente mas daqueles com quem a equipa poderia sempre contar para uns carrinhos valentes.
#Médio centro -> Bruno Fernandes. Não preciso dizer muito. Capacidade de luta, visão de jogo acima da média, capacidade para organizar e finalizar… um craque.
#”Avançado” Esquerdo -> Pedro Barbosa. Um talento do outro nível. Quaresma disse tudo: “foi o jogador que mais me impressionou”.
#”Avançado” direito -> Dani ( o playboy). Outro grande talento. Pé esquerdo de excepção. Não precisava de dribles extontiantes para ser eficiente. Classe, tanto no relvado como nas discotecas. Gostaria de ver como jogaria nesta posição. Com as subidas de João Pereira poderia ir para dentro facilmente. Sei que são jogadores diferentes, e de posições diferentes, mas… quanto a mim… era, na mesma idade, consideravelmente superior ao Trincão. São opiniões.
#Avançado centro -> Sá Pinto. Creio que este esquema necessita de um 9.5 ou, por outras palavras, um avançado que também saiba servir os colegas. Sá Pinto, bom de bola e combativo a pressionar os centrais, faria boa figura.
Este seria um onze a experimentar. Teria muitos portugueses, conhecedores da realidade Sporting. Alguns, como sabemos, referências de balneário.
Enfim… um dia destes faço isto no Fm…
kiterioVFC
Voto no Boloni.