Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da Liga NOS

Justo? O do Visão de Mercado foi algo diferente.

Marchesín (FC Porto); Ricardo Esgaio (Braga), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Benfica) e Alex Telles (FC Porto); Pedro Gonçalves (Famalicão), Otávio (FC Porto) e Pizzi (Benfica); Taremi (Rio Ave), Corona (FC Porto) e Paulinho (Braga) formam o melhor XI da I Liga NOS 2019-20, para a Liga Portugal.

28 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:03 pm

    É um bom XI. Penso que a discussão do lateral-direito seria entre Ricardo Esgaio e Tecatito Coroba, que para mim foram os melhores na sua posição. Contudo, apesar de até gostar do XI, até estava á espera de ver Uros Racic a fazer parte dele.

    Saudações Leoninas

  • Nazgul
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:07 pm

    Então o melhor marcador da liga fica atrás de 2 avançados que nem no top3 dos marcadores ficaram?

    Ody
    Corona Dias Marcano Telles
    Pizzi pota Tarabat rafa
    Taremi Vinicius

    Foi um campeonato muito fraquinho em todos os aspectos não só do Porto e Benfica, mas no geral tanto que esta época fica marcada pelo Aves que acabou o Setúbal que está lá perto e assim os outros 16 nem precisavam jogar para ficar na 1 divisão!

    Viva o tugao!

  • OMotoqueiroGuti
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:11 pm

    Os jogadores são bons, mas esse onze parece-me algo desequilibrado.
    Tendo em conta a pontuação da frase, suponho que a equipa jogaria num 4-3-3.
    Claro que há dinâmicas mas custa-me ver um meio campo tão suave. Falta um jogador que equilibre.
    No ataque falta também alguém que jogue com o pé esquerdo. Claro que Telles sobe muito bem, mas depois ver Gonçalves, Pizzi e Otávio a compensar… Não sei.

    Teria curiosidade em ver, por exemplo, Edwards, Taremi e Fábio Martins na frente.
    No meio campo, Palhinha, Gonçalves e Pizzi.
    Corona a lateral direito.
    Também gosto, entre outros, do Racic.

  • Chico
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:19 pm

    A desvalorização da época do Vinícius é absurda.

  • Tiago Peixoto
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:20 pm

    Aceita-se. O Marche começou muito bem, mas comprometeu na 2.ª metade da época. Talvez o Vlachodimos merecesse o lugar. O Pepe para mim foi o 3.º melhor central do Porto, por isso não merece um lugar (o Marcano ou o Mbemba podiam perfeitamente estar no XI). O Pizzi teve números brutais, como tal é difícil dizer que não merece o lugar, mas foi muito fraco nos jogos grandes e nos momentos decisivos também foi um a menos. Já o facto do Vinicius ter ficado de fora para estar o Taremi e o Paulinho, aceito. Marcaram o mesmo número de golos (o Paulinho só teve menos 1 golo, vá) e dos 3, o brasileiro é claramente o que podia ter feito muito melhor, por isso compreendo que não esteja no XI.

    • Tiago Peixoto
      Posted Agosto 28, 2020 at 8:31 pm

      Ah e o Otávio. É uma escolha “polémica”, uma vez que é um jogador “chato” que não agrada nada aos adversários e até a muitos portistas, mas eu gosto muito dele e achei uma peça fulcral no título do Porto. Aceito à vontade que discordem, mas não acho que esteja a mais.

    • Chico
      Posted Agosto 28, 2020 at 8:42 pm

      Sem dúvida, o Vinícius era o que podia ter feito muito melhor, porque se tivesse tido os minutos dos outros tinha feito 30 golos. Como é que isso o prejudica e não beneficia? O Vinícius foi de longe o melhor avançado em Portugal.

      • Tiago Peixoto
        Posted Agosto 28, 2020 at 9:31 pm

        Sabes perfeitamente que não foi dessa forma que disse que ele podia ter feito muito melhor. Se for para ser rigoroso matematicamente, se ele tivesse os mesmo minutos que o Paulinho ou o Taremi, marcaria 23 golos, não 30 (mas números são números, nada garante que marcaria mais ou menos). Como sabes, falei a nível exibicional, um jogador com o seu talento, podia e devia ter feito melhor. É muito melhor jogador que o Paulinho ou o Taremi, mas não se destacou mais que eles esta época e isso é um grande ponto negativo em seu favor.

  • Kacal
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:23 pm

    Marchesín por ter vencido o titulo acaba por ser justo, não acho que nenhum GR se tenha destacado muito mais que ele embora eu até escolhesse Vlachodimos que para mim esteve melhor, mas pelo titulo aceita-se. Na lateral direita até colocaria Corona abrindo espaço a entrar mais um elemento no meio-campo ou ataque. O resto da equipa é aceitável, embora o Aderlan Santos pudesse estar fez uma boa época no Rio Ave e o Carlos Vinicius em vez do Paulinho também.

    O meu XI seria: Vlachodimos; Corona, Rúben Dias, Mbemba (para mim esteve acima de Pepe e foi importante no titulo e merece esse reconhecimento) e Telles; Sérgio Oliveira (outro que merece mais reconhecimento), Pote, Pizzi e Ricardo Horta; Taremi e Carlos Vinicius.

  • MM
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:24 pm

    Esgaio nem no braga convence quanto mais estar no 11 da epoca. De rir.
    De resto aceito tudo, mas acho que deveria haver lugar para o palhinha, que foi o melhor 6 do campeonato

  • Estigarribia
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:47 pm

    Já agora, o meu XI seria este (algumas posições são discutíveis): Vlachodimos, Tecatito Corona (aceita-se quem ponha o Ricardo Esgaio), Rúben Dias, Pepe, Alex Telles; Racic, Pedro Gonçalves, Ricardo Horta, Otávio; Paulinho (aceita-se quem ponha o Mehdi Taremi) e Carlos Vinícius.

    Saudações Leoninas

  • E o que temos
    Posted Agosto 28, 2020 at 8:52 pm

    O marchesin tem no contrato uma clausula em que é eleito automaticamente melhor GR em portugal

  • Sombras
    Posted Agosto 28, 2020 at 9:07 pm

    O melhor marcador do campeonato não entra num onze com 2 pontas de lança? Isto é de dementes, só pode.

    • Sporting1906
      Posted Agosto 29, 2020 at 12:29 pm

      Dos pontas-de-lança no 11 um marcou tantos golos como “o melhor marcador” e o outro marcou menos um golo por isso se calhar não é assim tão escandaloso.

      • Sombras
        Posted Agosto 29, 2020 at 2:57 pm

        Em metade dos minutos e não marcando penaltis. Sim, é escandaloso.

        • Sporting1906
          Posted Agosto 31, 2020 at 11:01 pm

          Não, não é escandaloso. Primeiro porque o comentário do Sombras só diz que é de dementes o melhor marcador não estar no 11 sem falar em minutos jogados e segundo porque o facto de o Vinícius não ser titular indiscutível não funciona como um ponto a favor dele.

  • Daniel Alves
    Posted Agosto 28, 2020 at 9:11 pm

    Vlachodimos; Corona, Ruben Dias, Mbemba, Telles; Pizzi, Pote, Gustavo Assunção; Taremi, Vinicius, R. Horta.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 28, 2020 at 9:19 pm

    Curiosamente nenhum dos 11 convence.

    No caso do 11 da Liga, é quase ridículo a situação dos centrais.

    Pepe nem sequer foi o melhor do Porto, e Rúben Dias ao contrário do que muita gente defende, teve uma época horrível (para sorte dele os erros do colega de lado foram mais evidentes…mas os de Rúben Dias se calhar até custaram mais pontos).

    Os melhores centrais foram Mbemba que esteve a um nível muito alto em regularidade e Nehuen Perez.

    Na baliza a escolha do VM é bem mais consensual. Vlachodimos foi o garante defensivo do Benfica toda a época enquanto Marchesin custou alguns pontos ao Porto.

    Na esquerda a escolha é indiscutível. Alex Telles foi por larga margem o melhor lateral da liga e porventura até terá sido o mvp do campeonato.

    Na direita não concordo com nenhuma das escolhas.
    Esgaio teve uma época abaixo do habitual e Corona teve uma época incrível mas não é um lateral…foi adaptado várias vezes em jogos em que o Porto precisava de maior poder ofensivo, mas daí a ser lateral…
    Nessa posição escolheria outro adaptado, mas que jogou como lateral a época praticamente toda, sendo porventura o melhor jogador da sua equipa, Nanu.

    No meio campo, poderia escolher Palhinha como 6 (porque na realidade foi o melhor 6 da Liga), mas optaria por um miolo com Pedro Gonçalves que foi instrumental na manobra do Fama, e Pizzi pelos números apresentados, apesar de não ser consensual.
    Nas alas, aí sim a escolha é lógica.

    Corona de um lado, Ricardo Horta do outro. Ninguém fez melhor.

    Na frente 3 galos para dois poleiros. Mas ainda assim, e apesar da grande temporada de Taremi, não posso deixar de reparar que o iraniano tem um número bem inflacionado devido aos penalties convertidos.

    E nesse aspecto, Vinicius e Paulinho foram bem maus eficazes.

    Ou seja:

    Vlachodimos;
    Nanu, Mbemba, Nehuen Perez, Alex Telles;
    Corona, Pedro Gonçalves, Palhinha, Ricardo Horta;
    Vinicius, Paulinho

    • Kacal
      Posted Agosto 28, 2020 at 9:50 pm

      Penaltis faz parte do jogo, além disso o Paulinho jogou numa equipa melhor que Taremi e estamos a falar da época de estreia do iraniano cá e isso deve ser valorizado!

      Sobre o lateral direito o Corona na Liga jogou 14x a lateral direito e 13x a extremo/médio ala direito. Depois jogou 5x a médio esquerdo, isto segundo o transfermarkt. Logo penso que pode ser considerado lateral direito. Nos primeiros 7 jogos que disputou na Liga foi lateral direito em 6 deles. Eu acho que pode ser considerado lateral direito, sendo que o Nanu para mim é limitado e o seu ponto forte é a velocidade mas não o vejo a jogar num patamar muito mais elevado, Corona foi e é melhor que ele mesmo a lateral direito. Para mim jogadores como Pizzi ou Fábio Martins fizeram épocas superiores a Nanu e prefiro colocá-lo a eles que o Nanu.

      De resto, concordo com o XI e confesso que me esqueci do Palhinha no meu, bem visto!

      • Flavio Trindade
        Posted Agosto 29, 2020 at 12:06 am

        Percebo Kacal, a observação prende-se mais com o pormenor ou pormaior como quiseres, que não existiu nenhum lateral direito com uma época acima da média.

        Haveria Sacko mas tal como Esgaio não teve uma época superlativa, ou até João Aurélio, mas na realidade para os laterais direitos foi uma época bem cinzenta.

        • Kacal
          Posted Agosto 29, 2020 at 3:56 pm

          Sim, nisso estamos de acordo Flávio, realmente o Corona durante metade da Liga não jogou a lateral direito e não houve nenhum de raíz que se destacasse propriamente, penso que foi a posição mais aquém este ano, subscrevo.

  • coach407
    Posted Agosto 28, 2020 at 9:54 pm

    Vlachodimos, Corona, Pepe, Mbemba, Alex Telles, Sérgio Oliveira, Pote, Pizzi, Otávio, Paulinho e Taremi.

    Tirava portanto o Marchesín, Esgaio e Rúben Dias e colocava Vlachodimos, Mbemba e Sérgio Oliveira que para mim foram, respetivamente, o melhor guarda-redes, central e médio do campeonato. No caso do Vlachodimos era óbvio, mas também acho que Mbemba e Sérgio Oliveira estiveram num patamar superior (e até com alguma margem) ao Pepe e ao Pote, respetivamente, que fizeram boas épocas, mas não achei que tivessem estado no mesmo patamar. O Sérgio Oliveira fez uma época incrível, sentou o Danilo e encheu o campo nos jogos decisivos sendo um monstro tanto a defender como a atacar e merecendo completamente a chamada à seleção. Melhor médio do campeonato em 2019/20 e até poderia ser candidato a jogador mais importante do FC Porto nesta época, apesar de Corona e Alex Telles serem os que normalmente são mais mencionados, mas coloco num patamar de importância na equipa semelhante tanto ao Sérgio Oliveira como ao Otávio que para mim foram excecionais. Corona e Alex Telles também foram, mas a época do Telles , na minha opinião, é sobrevalorizada pelos golos que marcou. Ainda assim, vamos a ver e marcou apenas 3 golos que não foram de penálti. Sem penáltis, nem sequer é o defesa do FC Porto com mais golos (Marcano marcou 5 em bastantes menos jogos), Coates também marcou 4 e também não é o lateral com mais golos desta Liga NOS (André Almeida marcou 4).

    De resto, Vinícius foi o melhor marcador do campeonato e vejo esse argumento a ser muito batido, mas convém recordar que Taremi marcou exatamente o mesmo número de golos e o Paulinho marcou apenas menos 1, ambos em equipas muito inferiores ao Benfica portanto os 18 golos do Vinícius não o colocam à frente deles, tal como não colocaram o brasileiro à frente do Seferovic na hora de escolher o titular. Recordo que o suíço foi titular em 14 jogos enquanto que o Vinícius foi titular em 19 jogos. O brasileiro teve momentos de topo e marcou muitos golos para os minutos que jogou, mas no final da época vemos que nem sequer foi, no global, um indiscutível. Jogou praticamente tanto como o Seferovic.

    Tendo dois avançados que fizeram a época do Taremi e do Paulinho e marcaram tantos ou quase tantos golos como ele em equipas que, muito graças a eles, conseguiram os melhores resultados possíveis.

    O Rio Ave estava num mini campeonato contra Famalicão e V. Guimarães na luta pelo top 5 e Liga Europa e foi o grande vencedor, muito graças ao Taremi.

    O SC Braga partiu para um mini campeonato contra o Sporting na luta pelo 3° lugar e foi o grande vencedor. Grande parte da diferença esteve no rendimento do Paulinho ter sido extraordinariamente superior ao rendimento do Sporar e ao do Luiz Phellype. Ambos fizeram 6 golos em 16 jogos. É verdade que jogou praticamente o dobro que ambos (29 jogos), mas marcou praticamente o triplo que ambos (17 golos) numa época em que teve 5 treinadores distintos.

    Fora os já referidos, valorizo o trio de centrais do FC Porto. Deixo o Marcano de fora, mas até foi ele o 3° melhor para mim, o que diz muito do rendimento do centrais do FC Porto.

    Falta apenas mencionar o Pizzi que obviamente era impossível não aparecer neste 11 depois do seu impacto brutal no último terço do campo.

    • coach407
      Posted Agosto 28, 2020 at 10:25 pm

      Correção ao 11: retiro o Pote e coloco o Ricardo Horta. Otávio passa a fazer dupla com o Sérgio Oliveira, Pizzi na direita e Ricardo Horta na esquerda.

      O Pote foi excecional, mas no final do dia Sérgio Oliveira e Otávio não só foram melhores como mais decisivos, sendo que o Ricardo Horta merece mais que ele até pela importância também para o sucesso coletivo, época absolutamente excecional, foi o melhor jogador deste campeonato fora do top 2, acima tanto do Pote como do Paulinho ou Taremi. Acho o 3° lugar do Braga muito mais impressionante que o 6° do Famalicão que considero apenas uma época normal, mal subiram apontei logo como um dos favoritos à Europa, fizeram equipa para isso, tinham equipa para isso e não conseguiram. Não é mau, mas não está ao nível do pódio do Braga.

      O Pote é o meu 12° jogador, leva a menção honrosa e é o único que acho que merece o meu destaque suplementar porque foi o único que me deixou na dúvida, ao contrário de Marchesín, Esgaio, Rúben Dias, Marcano, Racic ou Carlos Vinícius que foram outros nomes referidos por outros users e que para mim não entram por uma diferença considerável. Só o Pote não entra pela margem mínima.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 28, 2020 at 10:00 pm

    Vlachodimos, Corona, Rúben Dias, Mbemba, Telles, Sérgio Oliveira, Pedro Gonçalves, Pizzi, Ricardo Horta, Paulinho e Vinicius.

  • Joga_Bonito
    Posted Agosto 28, 2020 at 10:44 pm

    Vlacho merecia estar à frente de Marchesin, apesar de os achar GR muito parecidos no estilo. E se isto é em 4-3-3, diga-se que Adel Taraabt jogou bem mais futebol que Pizzi que fora os números (de penaltie e a encostar) nada acrescenta a atacar ou a defender. Taraabt merecia bem mais estar aí, mesmo tendo jogado a 8 do que Pizzi que é aí colocado penso como 3º médio e nada produz. Mas bem se vê como anda o futebol hoje, devido aos números tem de estar aí, porque parece chato tirar um gajo que marca 30 broas, o problema é que tirando os penalties e golos à mamão nada tem para acrescentar nas equipas. Taraabt fez uma primeira volta espectacular e fica-me atrás de Pizzi…
    Vinicius devia estar aí também, mas entende-se que Taremi esteja aí, mas creio que pelo sistema jogaria mais fletido numa das alas, um pouco como um 2A/falso extremo.

    • Sporting1906
      Posted Agosto 29, 2020 at 12:31 pm

      Os números de Pizzi são demasiado espectaculares para um médio para poderem ser ignorados, deixem-se de ser haters do rapaz!

  • BENFICA36
    Posted Agosto 29, 2020 at 9:33 am

    Vlachodimos

    Corona
    Marcano
    Rúben Dias
    Telles

    Pizzi
    Pote
    Gustavo Assunção
    Ricardo Horta

    Taremi
    Vinícius

    Fransérgio, Paulinho, Luis Diaz e Racic podiam estar neste 11 .

Deixa um comentário