Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

MLS mudou as regras nas substituições e está a ser um sucesso

Ligas Europeias deviam imitar?

A MLS introduziu uma nova regra nas substituições para evitar as perdas de tempo. Com esta medida os jogadores têm apenas 10 segundos para sair de campo. Caso não o façam o substituto tem de esperar mais um minuto para poder entrar. Sendo que até ao momento não houve nenhuma infração nas 114 substituições que foram realizadas desde que foi introduzida esta regra.

22 Comentários

  • Tiago Silva
    Posted Abril 26, 2024 at 8:51 am

    Excelente ideia! Espero que os campeonatos europeus olhem para isto porque as paragens que se fazem para as substituições são ridiculas, os jogadores começam a sair a coxear ou a sair pelo lado mais longe do campo e isso tem que acabar.

  • Rated R
    Posted Abril 26, 2024 at 9:51 am

    Estes tipos as vezes (e só em algumas coisas) usam a cabeça.
    Boa alternativa, até digo mais se o “substituido demorar mais de 10 segundos a substituição deveria ser barrada 5 ou mais minutos.

  • Pedro Barbosa
    Posted Abril 26, 2024 at 10:08 am

    Cumprimentos. Parece-me uma boa ideia, ajuda mas não resolve por completo o problema identificado: o uso das substituições com o mero intuito de parar o jogo, queimar tempo e quebrar ritmo/momentum. Não foi para isso que o conceito da substituição surgiu, mas é recorrente o seu uso desta forma.
    .
    Na minha opinião o futebol teria que avançar mais rápido para um modelo em que as substituições de jogadores em campo não exigissem paragem do jogo mas meramente o controlo pelo quarto árbitro de jogador que sai – novo jogador entra, com o jogo a decorrer normalmente. Isso colocaria o ónus na equipa que efectua a substiuição, para a fazer da forma mais célere possível.
    .
    E quem sabe, num futuro, liberalizar ainda mais o uso de substituições (mais número de substiuições, mesmo quem sabe substituir jogadores expulsos), já que o jogo moderno explode fisicamente com a maioria dos jogadores antes dos 90 minutos estarem concluídos. Acho que traria sempre mais benefícios para todos os envolvidos, incluindo para o espectáculo e para os adeptos, do que eventuais problemas.

    • VaideMota
      Posted Abril 26, 2024 at 11:14 am

      Bom comentário. Parabéns. Concordo e por vezes penso que até seria benéfico permitir que um jogador substituído pudesse voltar a entrar.

    • Oldasity
      Posted Abril 26, 2024 at 12:07 pm

      Bom comentário. Mas na minha opinião isso de não parar o jogo também poderá interferir com a questão tática. Os treinadores ao ver os adversários a mudar um jogador também podem alterar alguma dinâmica para dar resposta ao adversário e acho que sem paragem isso fica sempre mais complicado.

      Em relação ao número de subs acho que 5 é o ideal. As equipas grandes beneficiam imenso disto e se permitirem ainda mais, as equipas pequenas vão-se tornar ainda mais pequenas porque provavelmente irão perder mais jogos.

    • O Comendador
      Posted Abril 26, 2024 at 12:30 pm

      Completamente de acordo. Perde-se a “substituição para o aplauso”, quando o jogador tem um bom jogo, mas ganha-se todas as outras vezes que se substitui para perder tempo e nalgumas ligas é cultura geral fazer isso.

      SL

  • The Mo
    Posted Abril 26, 2024 at 10:45 am

    O Futebol portugues tem de seguir o exemplo.
    E muitas mais medidas terão de ser tomadas como os guarda redes demorarem no maximo 10 segundos a bater pontapés de baliza, se demorarem mais do que isso levam logo amarelo, lançamentos laterais igual, jogadores tem lesoes e imediatamente, mal o arbitro para o jogo, entra a maca para os retirar do campo e o jogo prossegue, entre outras medidas.
    O tempo util de jogo é o maior cancro do futebol portugues, por isso é que não conseguimos ser competitivos nas competições europeias, por isso é que nenhum estrangeiro gosta de ver jogos mortos da tugalandia.
    O ritmo de jogo é muito baixo, e depois admiram-se da “melhor equipa portuguesa” fazer 4 jogos contra uma equipa de meio da tabela da liga italiana e nao ganhar nenhum, e do segundo classificado levar dois massacres de uma equipa do meio da tabela da liga espanhola.

    • LevonAronian
      Posted Abril 26, 2024 at 12:16 pm

      Na questão dos pontapés de baliza e lançamento ou semelhante, mais do que dar amarelo, eu faria troca de posse de bola como punição. Aos 90+5 levar um amarelo para perder 30 segundos compensa. Transformar um pontapé de baliza num canto já não.

      • The Mo
        Posted Abril 26, 2024 at 1:25 pm

        Os Guarda redes dos pequeninos não perdem tempo so aos 95, perdem tempo desde o primeiro minuto de jogo, se e só se, o resultado lhes for favoravel. Mas la esta, so levam amarelo aos 95, se perderem tempo na primeira parte não levam amarelo.
        Mas essa tambem seria uma excelente medida.

  • Andre Filipe
    Posted Abril 26, 2024 at 11:32 am

    Tendo em conta a quantidade de arbitros que estao hoje em dia num campo de futebol, e tendo tambem em conta o nada que faz o quarto arbitro durante o jogo para alem de levantar a placa, este tipo de medidas relacionadas com contagem de tempo podiam ser implementadas e da responsabilidade do quarto arbitro, deixando o arbitro principal e fiscais de linha focados em accoes mais relevantes do jogo

  • O Comendador
    Posted Abril 26, 2024 at 12:28 pm

    É no mínimo sensato que todo o mundo do futebol adopte esta medida. A MLS foi a primeira liga a ter coragem de a implementar.

    SL

  • Antonio Clismo
    Posted Abril 26, 2024 at 12:31 pm

    Se a MLS conseguir resolver o problema das simulações descaradas que estão a matar o jogo, sou totalmente a favor.
    .
    Para mim, as simulações e dissimulações em tudo o que é lance e contacto, para ganhar a mínima vantagem possível ludibriando os árbitros são um cancro que vai acabar por acabar com o jogo como o conhecemos, é muito mais imperativo do que as perdas de tempo, muito sinceramente.

  • filipe19
    Posted Abril 26, 2024 at 1:03 pm

    Melhor ainda seria introduzir o cronometro parado como no futsal. Sempre que a bola não tiver em jogo o cronometro para e em vez de jogar 2×45 minutos reduzia-se para 2×30 minutos o que no final até ainda seria mais minutos jogados em tempo útil. Mas para isto ainda ninguém está preparado, talvez para o ano 2050 ou assim.

    • Rated R
      Posted Abril 26, 2024 at 2:09 pm

      Não seria viavel pela simples razão que no final da epoca e até antes nenhum atleta teria pernas para tal.
      No futsal fuciona por varias razoes uma delas as subtituiçoes volateis em que n se para o jogo para as trocas (uma de varias razoes).
      Mas na realidade de 30 minutos de jogo jogam se uns 50 minutos reais.
      Para aplicar tal coisa no minimo substituiçoes volteis o que n é real para os tempos de hoje nem para o fut 11.

      • Ricardo10_
        Posted Abril 26, 2024 at 3:43 pm

        Como assim não teriam pernas? O “descanso” continua a ser o mesmo ou muito perto do mesmo. Os jogadores continuam a parar como param agora. Se 30 minutos for muito, jogam 25 ou 20. Aumentem a duração do intervalo em 5 minutos. Testem o que têm a testar, mas acabem com a vergonha actual.

        • Rated R
          Posted Abril 27, 2024 at 8:15 pm

          Acredita que seria mais desgastante em todos os sentidos para os atletas e criaria muitas mais lessoes. Concordo para acabar com esta vergonha atual mas tem que ser bem pensado para n causar mais estragos.

          • filipe19
            Posted Abril 28, 2024 at 9:52 am

            Na realidade o jogo jogado hoje em média é de 55 minutos, em Portugal até ainda é menos porque muitos jogadores passam mais tempo no chão a empatar tempo. Isso com o cronometro parado já não funciona, mas haveria na mesma tempo em que os jogadores estariam no chão ou podiam descansar. As faltas não iam desaparecer obviamente. O Futsal não se pode comparar com o futebol11. O futsal é muito mais exigente, muito mais cansativo porque exige muito mais piques, muito mais força e explosividade. É como jogar constantemente à alta pressão. Um jogador de futebol tem muitas fases do jogo em que pode descansar, no futsal isso é praticamente impossível.
            Seria uma questão de experimentar e ver no que dava. Eu acredito que podia ser uma boa medida de acabar com as substituições desnecessárias nos descontos, de acabar com os guarda-redes a empatar segundos, de acabar com jogadores a simular e a empatar tempo. Curiosamente no futsal não se vê nada disso…ou não tanto como no futebol

    • Ricardo10_
      Posted Abril 26, 2024 at 2:38 pm

      Com tantas alterações da treta, realmente parece gozo, não alterarem aquela que seria a principal e mais óbvia revolução no futebol.

    • JJayy "Non Believer"
      Posted Abril 26, 2024 at 2:54 pm

      Nunca vai acontecer, depois 30 minutos cada parte vai passar a ser curto. E no futsal os jogadores estão sempre a entrar e a sair, como vais resolver isso no futebol 11?

  • Schmeichel
    Posted Abril 26, 2024 at 2:20 pm

    No nosso futebol ia transformar-se um jogo numa procissão de macas para tirar de campo cada jogador prestes a ser substituído na equipa que esteja em vantagem. A não ser que esse minuto se aplique em TODAS as situações.

  • Bayern de Monchique
    Posted Abril 26, 2024 at 3:07 pm

    Parece-me uma boa medida se aplicada em certos países. Em Portugal já estou a imaginar as equipas técnicas a engendrar forma de ‘queimar’ o minuto de penalização. Mas lá está… nada como aplicar a medida, analisar os dados e concluir se foi benéfica ou não.
    _
    Pessoalmente preferia das duas uma: que o árbitro parasse o tempo de jogo aquando da substituição. Sim, continua a existir a substituição para quebra de ritmo mas não para perda de tempo; ou então, como já foi dito, substituição a la Futsal controlada pelo 4.º árbitro sem qualquer paragem do jogo.

Deixa um comentário