Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Morreu Artur Jorge, antigo selecionador nacional e treinador de Benfica e FC Porto

Não foi uma figura propriamente consensual. Teve sucesso no FC Porto (1.º treinador português a ser campeão europeu), mas sem grande reconhecimento, ainda por cima a sua passagem pelo Benfica foi um desastre. No entanto, juntou aos títulos o facto de ter sido o primeiro luso a ganhar impacto a nível internacional, pelo que fez no PSG.

Artur Jorge faleceu esta quinta-feira, aos 78 anos, vítima de doença prolongada. O antigo treinador teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto, tendo sido igualmente selecionador nacional em duas ocasiões. Também treinou o Benfica, a Académica, o Portimonense e o Belenenses. No estrangeiro destacou-se essencialmente no PSG, onde venceu um campeonato e uma Taça de França. Artur Jorge teve igualmente um percurso assinalável como jogador, ao ser o melhor marcador do campeonato português ao serviço do Benfica em duas épocas consecutivas: 1970/71 e 1971/72.

45 Comentários

  • Francisco Goncalves
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 11:31 am

    Pior treinador da história do Benfica e cavalo de tróia do Pinto da Costa.

    • lipe
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 12:04 pm

      Bom comentário, estás de parabéns.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:33 pm

      Pior treinador da História do Benfica a seguir a todos os outros que foram piores do que ele. Concordo.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:36 pm

      Como é que o prior treinador da História do Benfica é um treinador que não ficou em 6º nem em 4º e chegou aos quartos da Liga dos Campeões (não havia oitavos, mas passou a fase de grupos em 1º)? Mais noção e respeito e menos azia e teorias da conspiração da treta, sff.

      • troza
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 2:53 pm

        Não entro na teoria de ser cavalo de troia do Pinto da Costa, mas foi ele que chegou a uma equipa campeã e com talento e decidiu colocar muitos deles a andar. Basta procurar o que o Vítor Paneira disse (encontrei um link de 2002: https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/benfica/detalhe/vitor-paneira-nunca-apertaria-a-mao-a-artur-jorge) para ver porque muita gente o acha um dos piores treinadores de sempre do Benfica.

        Conheço muita gente que o viu como jogador e treinador e não podia com ele por causa do que fez. Não queria dizer mal dele hoje, mas ele (e o Damásio) foram os maiores responsáveis pelo maior jejum da história do Benfica.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 3:54 pm

          Um dos piores não é o pior. Eu não disse que fez um bom trabalho. Sei disso tudo que dizes.

          O Benfica ficou em 4º com um treinador que vinha como campeão europeu, em 6º numa época com esse mesmo treinador, o Mourinho e o Toni, em 4º com o Jesualdo e com prestações vergonhosas na Europa. 94/95 marca o início desse período negro (e nem é bem assim, porque nessa altura o Benfica já estava muito mal economicamente, como se viu em 1993), é verdade, mas dizer que ele foi o pior e, sobretudo, que foi um infiltrado já é só lunático.

        • Mantorras
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 4:00 pm

          “na altura senti que havia uma pessoa que não tinha vindo para construir um Benfica campeão, longe disso, veio nitidamente para destruir um Benfica campeão. Não me arrependo daquilo que disse na altura, porque senti que tinha toda a razão do meu lado. As pessoas agora reconhecem que tinha razão. Faria o mesmo agora e seguramente que não iria apertar a mão ao Artur Jorge.”

          Sinceramente, durante toda a minha infancia sempre culpei esse senhor por ter destruido aquela equipa e ter iniciado uma caminhada deprimente do Benfica.

          Agora que se foi, que descanse em paz.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:42 pm

      pior*

    • Paulo Roberto Falcao
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:57 pm

      Acho graça como pessoas da internet falam de um senhor como Artur Jorge, uma pessoa invulgarmete culta para o padrão do futebol português, um Doutor formado em filologia clássica pela Universidade de Coimbra, decidindo que o dia da sua morte é o dia para mandar merda para cima dele. Diz muito sobre si, e sobre o caminho para o qual caminhamos.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 2:03 pm

        Concordo contigo no que toca ao Artur Jorge, mas calma lá com a ideia de que não se pode criticar alguém doutorado (ele tirou doutoramento?) em filologia na UC e/ou alguém “culto”.

      • Citizen_Erased
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 5:31 pm

        O Carrilho também é extremamente culto, mas passava a mão no lombo da mulher.

        Esta teoria que uma pessoa “culta” não pode ser criticada é similar ao “era tão bom rapaz” quando se entrevista o vizinho de um assassino em série.

        Se é o sítio / momento certo para criticar o Artur Jorge? Claro que não.

        Se não pode ser criticado por ser culto? Era só o que faltava…

  • The Mo
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 11:32 am

    Juntamente com Mourinho e Vilas Boas um dos 3 melhores portugueses de sempre.
    Obrigado Artur Jorge, 1987 nunca será esquecido.

    • Ballack
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 12:32 pm

      Villas Boas é a sério? Artur Jorge também é muito discutível. Mourinho e Carlos Queiroz parecem indiscutivelmente as duas figuras principais em treino de futebol, e que mais longe foram no desporto. Tudo o resto são segundas e terceiras linhas.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 11:35 am

    Não o apanho como jogador, mas claro que foi um jogador mítico do Benfica, o autor do famoso remate de moinho. Dizem que era um grande craque, um dos esteios do Benfica de Jimmy Hagan.

    Como treinador fez um tremendo trabalho nas duas passagens pelo Futebol Clube do Porto, e também fez um bom trabalho em França, no Matra primeiro e no PSG. Teve duas passagens trágicas na sua vida, pelo seu Benfica e na Seleção, fracassando de forma estrepitosa, e isso marcou-o muito.

    Foi o primeiro treinador português a ser campeão europeu, e a vencer uma grande Liga europeia. Não é coisa pouca, elevou o patamar do futebol português, sendo com Carlos Queiroz um dos grandes injustiçados do futebol português, que nunca lhe rendeu a homenagem que sim, ele mereceu ter.

    RIP.

    • Neville Longbottom
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 12:23 pm

      Que injustica é que foi cometida com Carlos Queiroz?

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:15 pm

        Carlos Queiroz ganhou não mas dois titulos Mundiais de sub 20. Nunca mais vencemos depois, e nunca ganhámos antes. Deve ter algum mérito por isso, digo eu que não percebo nada disto.

        Carlos Queiroz nunca foi homenageado pela FPF pelo seu papel no desenvolvimento do futebol português. Por isso é um ressabiado, por se sentir um injustiçado.

        • Stravinsky
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 9:12 pm

          E não te esqueças que ele e o Rei Sol não se dão… o que faz do Carlos Queiroz uma espécie de persona non grata em Portugal

  • Jeco Baleiro
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 11:44 am

    O meus sentimentos a todos aqueles que sentem das mais variadas formas a partida do Artur Jorge.
    *
    Não concordo que tenha falta de reconhecimento por parte dos portistas (corrijam-me se estiver errado): é um dos dois maiores treinadores da história do Porto, a par do Mourinho, talvez os portistas metam o top 3 com o Pedroto (personagem sinistro para mim) mas essa consideração fica para os sócios e adeptos do clube. Simplesmente o Artur Jorge era um gajo fora do status quo do clube: era calmo, pouco dado ao clima de guerrilha, pouco expansivo.
    Teve também grande sucesso no PSG (conquistou o segundo campeonato da história do clube) com a constelação brasileira: Ricardo, Valdo e Raí.
    Peca pela sua passagem pelo Benfica onde foi a imagem dos anos de declínio (longe de ser o único culpado) e por duas passagens sem sucesso pela selecção (o último seleccionador a falhar uma fase final). Foi também seleccionador da Suíça no Euro 96.
    *
    Além de grande artilheiro no Benfica foi também um grande goleador da Académica, algumas épocas acima dos 30 golos, ficando só atrás do Eusébio.
    Se não me engano licenciou-se em Filosofia.
    *
    Tenho a imagem de um homem profundamente educado e com dificuldade em lidar com o circo mediático no futebol. A perda de uma filha à uns anos atrás certamente não ajudou ao seu regresso. Que descanse em paz.

    • Cody Madison
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:25 pm

      Jeco, uma questão: porque dizes que o Pedroto era uma figura sinistra? Pergunta sincera, até porque é a primeira vez que leio alguém a chamar-lhe isso.
      __
      SL ?

      • Stravinsky
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:52 pm

        Também gostava de saber, porque também tenho ideia de ter lido sempre elogios.

        • Veridis Quo
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 3:30 pm

          Daqui a 50 anos também vai haver muito elogios à figura histórica e vencedora que foi o Pinto da Costa e apaga-se o resto. É na mesma onda. O Sérgio e o que ainda se faz pelo Porto vem muito de Pedroto. Era isso mas em esteroides.

          • DNowitzki
            Posted Fevereiro 22, 2024 at 4:13 pm

            Exatamente! O problema é que o pessoal mais jovem conhece bola de História e depois navega ao sabor do vento.
            *
            João Rocha quis contratar a figura sinistra para treinar o Sporting, até ao momento em que falaram de verbas e esta lhe pediu um determinado valor para si, com o qual JR concordou, mais uma determinada quantia. Rocha, intrigado, perguntou-lhe: para quê ou quem é essa verba? A resposta que recebeu deixou-o atónito: para os árbitros. João Rocha disse logo que não e a contratação ficou por ali.

            • Walter Sobchak
              Posted Fevereiro 22, 2024 at 7:53 pm

              Paz à sua alma e palmas pela sua carreira como jogador e treinador. Não esquecer que a sua carreira de jogador ele tem 4 épocas acima de 30 golos outras acima dos 20 , jogou no FC Porto e no Benfica, ainda foi para o estrangeiro iniciar a sua caminha bonita no PSG, primeiro como jogador e campeão treinador ( senão me engano primeiro título da Ligue 1 do PSG) . Como treinador teve um período em que era melhor treinador português, 3 títulos nacionais pelo o FC Porto e quem dá geração da 80 e quem gosta do desporto ganhar uma Champions é bonito e é ele quem começa o glorioso palmarés que o FC Porto tem na Europa. Talvez por ser mais recatado , para quem não saiba era grande coleccionador de arte , fugia ao típico jogador e treinador português, Foi dono da sua personalidade, como todos os treinadores as vezes entra se numa espinal negativa e não se consegue inovar, formar etc….mas acho que é seguro dizer que está no top 10 de treinadores portugueses. viva Artur Jorge!

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 3:39 pm

          Só se for dos portistas. Foi juntamente com o PdC a pessoa que mais contribuiu para a narrativa Porto vs Lisboa, constantemente a espalhar ódio.

          • lipe
            Posted Fevereiro 22, 2024 at 5:04 pm

            A narrativa Porto vs Lisboa não é invenção do PdC/Pedroto e é muito mais importante fora do futebol do que dentro.
            Mas eu não tenho cavalo nessa corrida, o Porto não passa duma Lisboa do Norte.

      • Jeco Baleiro
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 10:04 pm

        Era alguém que não olhava a meios para atingir os fins. Alguém que exaltava aos sentimentos mais baixos, que promovia o divisionismo, que tratava os adversários por “inimigos”.
        Certa vez João Rocha quis contrarar Pedroto para o Sporting. Chegaram a acordo mas Pedroto queria incluir um montante para pagar a árbitros. João Rocha recusou. Isto era Pedroto.

        • Cody Madison
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 10:44 pm

          Obrigado pela informação. Desconhecia.

        • Rosso
          Posted Fevereiro 23, 2024 at 3:01 am

          Mais ainda: por vezes, depois dos jogos fora com os adversários, elogiava a sua prestação em privado, mas no regresso às Antas acusava-os de tudo e mais alguma coisa. Quando alguém lhe perguntou porquê de um discurso tão diferente sobre a mesma situação, ele respondeu que “uma coisa é a verdade, outra é o que a massa adepta tem de ouvir”.

    • Red Scorpius
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 9:31 pm

      Penso que se licenciou em germânicas, em Coimbra, enquanto jogador da Académica.
      Foi um grande goleador na Académica e no Benfica
      Curiosamente, tive sempre alguma dificuldade em “associar” o jogador ao excelente treinador que foi.

  • Valentes Transmontanos
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:19 pm

    Uma lenda do futebol português.

  • Amigos e bola
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 1:40 pm

    Aquele final de Viena é lendária.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 2:00 pm

    Foi o fundador do Sindicato de Jogadores. Numa era em que os atletas eram pouco menos que escravos, e não tinham direitos quase nenhuns, sendo obrigados a estar num clube toda a vida porque o clube o decidia, quando não eram outros que o decidiam, como Salazar com Eusébio. Nem que seja só por isso a sua memória merece respeito.

    • troza
      Posted Fevereiro 22, 2024 at 2:47 pm

      E pronto, no meio de uma homenagem a alguém que faleceu, têm de mentir sobre o Benfica.

      Eusébio não saiu do Benfica por várias razões, mas não o Salazar. Na altura havia a Lei da Opção, em que os clubes podiam manter os jogadores enquanto quisessem. Os jogadores que quisessem sair do clube tinham de ficar uma época sem jogar como federados.

      Depois em 66, quando o Benfica consentiu a saída do Eusébio, esteve tudo acordado com o Inter de Milão. O que falhou? Itália fez um mau mundial em 66 e a culpa recaiu no excesso de estrangeiros no campeonato. Como resposta, os clubes foram proibidos de inscrever jogadores estrangeiros.

      A não ser o que Salazar fosse presidente da federação italiana, a culpa não foi dele.

      Não é por repetirem muitas vezes algo que não é verdadeiro que isso passa a ser verdade.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Fevereiro 22, 2024 at 8:36 pm

        Eusébio era património do Estado, na prespectiva de Salazar. Ele disse-o, mais que uma vez.

        Acho engraçado o branqueamento que o Benfica sempre faz das suas ligações sujas á ditadura. Quer dizer havia uma Lei, era a vida. E depois ainda têm a mania de dizer que eram o clube da esquerda e do povo, quando sempre que vos interessa defendem o regime do 28 de Maio.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Fevereiro 22, 2024 at 10:27 pm

          Único clube onde sempre houve eleições democráticas e cujo hino foi proibido por se chamar “Avante p’lo Benfica”. O clube que ainda hoje em dia é conhecido pelos “encarnados” porque “vermelho” não podia ser. O Liverpool também deve ser conhecido por “incarnadine”…
          _
          Mas calma que a seguir já vem o Paulo ofender quem lhe mostra estar errado, com a sua superioridade moral. De esquerda e/ou do Povo deve ser o clube dos viscondes com 12 apelidos. A final da Taça em 69 foi entre Académica e Sporting, as imagens é que eram a preto e branco e confundem um bocado.
          _
          E quem são esses “vos”? Quem é que aqui defende o 28 de Maio e é benfiquista? Lembro-me de zero pessoas a dizerem isso.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Fevereiro 23, 2024 at 5:38 am

            “Salazar mandou-me chamar e disse-me que eu não podia sair do País, porque era património do Estado! Fui prejudicado nesse momento. Hoje teria uma grande fortuna”

            Sabes quem é que disse isto numa entrevista? O Eusébio. E tenho dito, quem tenta falsear o vosso passado manipolando e mentindo são vocês, desde a data da fundação que tentam mentir. Quem vive em dissonância cognitiva aqui não sou eu.

            O clube dos viscondes com 12 apelidos teve ligações sinistras e sujas ao regime, mas ao contrário da vossa propaganda barata não as esconde nem as dissimula. Eu pelo menos não o faço.

            • Valentes Transmontanos
              Posted Fevereiro 23, 2024 at 11:57 am

              Onde é que eu falei do Eusébio? Consegues citar a parte do meu comentário em que o referi ou vais continuar a responder com alhos a comentários que referiam bugalhos?
              _
              Se és de esquerda como dizes ser, então sabes perfeitamente porque é que o salazar quis manter o Eusébio em Portugal. Dava-lhe jeito ter “o preto” como grande nome nacional em tempos de guerra colonial. Achar que foi para beneficiar o Benfica (que ainda por cima teria feito alguns trocos com a transferência dele) é puro fanatismo e pura deturpação da História.

              • Paulo Roberto Falcao
                Posted Fevereiro 23, 2024 at 2:17 pm

                Eu respondi a um comentário sobre o que o Salazar disse ao Eusébio. Se a instrução primária te servir para alguma coisa lê.

                Quem ofende constantemente os outros clubes, como vocês benfiquistas o fazem, em absoluta negação da realidade do vosso próprio passado, depois não pode ficar admirado que alguém desmonte a vossa propaganda barata.

        • Rosso
          Posted Fevereiro 23, 2024 at 2:55 am

          Por acaso houve um clube a inaugurar o seu estádio num 28 de Maio. não era o Benfica.
          Houve outro cujos presidentes eram também líderes da Legião Portuguesa. Também não era o Benfica.
          No Benfica havia de tudo, incluindo defensores do Estado novo. Mas a política do Benfica sempre se destacou por ser pluralista e democrática.Até teve um presidente anarquista, e durante o Estado novo, vê lá! Branqueamento é isso de tentar fazer do Benfica o “clube do regime”. Aliás, se referes Artur Jorge como um dos fundadores do sindicato de jogadores, mas não te ocorre o clube onde jogava, pois não?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Fevereiro 23, 2024 at 11:54 am

            Claro que não lhe ocorre. Ele é moralmente superior, até admite que o Sporting teve ligações sinistras mas não esconde! Como se alguém dissesse que o Benfica não tinha apoiantes do estado novo. Óbvio que tinha, quem é que não tinha? Mas o Benfica tinha também essas características que apontaste e que mais NENHUM tinha. Presidentes anarquistas, comunistas, hino proibido, mudança de “vermelho” para “encarnado” que ainda hoje perdura.

  • ohomemdabeirabaixa
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 2:12 pm

    Sou benfiquista desde que me conheço. E já com alguma idade (67 anos).
    Artur Jorge é por isso alguém que nas minhas memórias está bem presente.
    Por estranho que pareça o que quero dizer hoje aqui, tem a ver com lembranças da forma de ver e viver o futebol na época em que ele treinou o Porto e foi Campeão Europeu.
    Lembro-me perfeitamente onde vi esse jogo do título (na Guarda) e da forma como festejei vibrantemente.
    Infelizmente tal não pode acontecer agora (os festejos) e isso desagrada-me profundamente como pessoa.
    Obrigado Artur Jorge por aquilo que deste ao futebol português.

  • Rosso
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 8:00 pm

    Ainda há dias pensei o que seria feito dele. Não sabia que estava doente, mas de facto há muito que se tinha afastado da vida pública.

    Uma figura maior do futebol português, diga-se o que se quiser. Campeão nacional e melhor marcador como jogador, primeiro treinador português campeão europeu de clubes e várias vezes campeão nacional, seleccionador nacional (o cargo em que teve menos sucesso), campeão francês pelo PSG muita antes dos fundos infindáveis do Qatar, ainda treinou outras selecções e clubes lá fora. Para além disso, ajudou a fundar o sindicatos de jogadores nos anos, 70. E tinha uma faceta pouco comum nos homens da bola: estudou filologia germânica e tirou o curso de treinador na RDA, ra poliglota, editou poesia e era um amante do jazz e da pintura, com uma colecção de quadros relevante, ao que dizem.

    Ponto menor: a vinda para o Benfica, em que desbaratou primeiro uma equipa campeão e na segunda época o que restava dela, com as aquisições de jogadores mais que duvidosos. O início da longa noite sem títulos. Depois disso nunca voltou a ser o treinador vitorioso que tinha sido (também sofreu uma operação delicada a um tumor no cérebro, se não estou em erro). Ainda teve um curioso regresso à Académica, numa altura em que o clube estava ameaçado de descida, e nos meses em que lá esteve conseguiu a manutenção.

    RIP. Fica obviamente na história do desporto português.

  • Stravinsky
    Posted Fevereiro 22, 2024 at 8:59 pm

    Um senhor! Grande homem.

  • BIGBOSS
    Posted Fevereiro 23, 2024 at 10:41 am

    O que tem o Sá Pinto a dizer sobre esta noticia?

Deixa um comentário