Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Mossoró: Um jogador à parte

Não só no SC Braga, mas na própria Liga.

No campeonato português, mesmo nos grandes, há poucos jogadores com o virtuosismo de Mossoró (talvez só Aimar). Tem criatividade, qualidade técnica, uma finta curta que cria muitos desequilíbrios e uma velocidade fantástica no transporte de bola. Já há muitos anos que na opinião do VM é o elemento com mais qualidade técnica do Braga, mas agora parece estar ainda mais refinado. Não sendo um craque, é sem dúvida, pelas suas características, um elemento invulgar (por haver cada vez menos jogadores com o seu perfil no nosso futebol, aliás no próprio futebol mundial e ser talvez o único jogador acima da média dos minhotos).

Jogador com mais assistências na Liga, apesar da época pouco brilhante do Braga (agora atenuada com a conquista da Taça da Liga) tem realizado boas exibições e vincado a sua importância na turma de Peseiro: claramente a grande estrela da equipa (algo que ficou reforçado depois da lesão de Éder). Infelizmente para ele, esta explosão ou confirmação (há muito que demonstra qualidade, mas talvez nunca com esta regularidade, aliás ainda no princípio da época foi várias vezes suplente), apareceu tarde. Parece evidente que não fosse a lesão gravíssima que sofreu há 2 anos numa partida contra o Benfica e o brasileiro já estaria noutro patamar. Agora, já perto dos 30, será difícil chegar lá. A sua qualidade, alma e espírito gverreiro justificava uma sorte diferente.

42 Comentários

  • Rui
    Posted Abril 16, 2013 at 5:35 pm

    Boa tarde,
    concordo com tudo, Mossoró é, talvez, o melhor elemento do Braga (não só nesta temporada). Merecia outra atenção.

    No entanto, penso que não é o jogador com mais assitencias. Tem 8, em igual número que o Salvio e o James, mas perde comparativamente às 12 de Moutinho.
    Fica o reparo.

    • Visão de Mercado
      Posted Abril 16, 2013 at 6:57 pm

      Antes de fazer reparos, pesquise primeiro:

      Ranking de assistências:
      Mossoró (Sp. Braga) e Moutinho (FC Porto), 11
      James (FC Porto), 8
      Josué (P. Ferreira), Rondón (Nacional) e Salvio (Benfica), 7
      Nildo (Beira Mar), Ukra (Rio Ave) e Vítor (P. Ferreira), 6
      Hugo Viana (Sp. Braga), Gaitán (Benfica), Tiago Rodrigues (V. Guimarães) e Fábio Espinho (Moreirense), 5

      Cumprimentos

    • magicobraga
      Posted Abril 16, 2013 at 8:52 pm

      E é importante dizer que o Mossoro nao marca cantos nem livres, sao todas assistencias de bola corrida enquanto que o Moutinho marca cantos e livres para jogadores como Jackson e Mangala.

  • Rodrigo
    Posted Abril 16, 2013 at 5:40 pm

    Sou um fa incondicional do Mossoro. E muito bom tecnicamente, rapido, virtuoso e finaliza muito bem, caracteristicas que fazem dele o melhor 10 do futebol portugues deste momento (colocando-se James mais na ala e Aimar passando ao lado da epoca).

    Tem 30 anos e talvez ja seja tarde para chegar a um grande clube europeu, mas talvez se tenha perdido aqui um grande jogador, nao menosprezando o Braga, o clube que o fez crescer.

    No inicio desta epoca perdeu espaço no 11 de Peseiro devido a chegada do Ruben Micael, algo que eu nao entendi, ja que o brasileiro tem muito mais talento e capacidade para desiquilibrar do que o portugues. A situçao inverteu-se e com a lesao de Eder e com um Alan que ja nao e o mesmo de a 2 ou 3 anos, Mossoro voltou a pegar na batuta e a assumir a posiçao de estrela da companhia.

    Tenho pena de nao ter ido parar a Alvalade, uma vez que era um jogador que eu apreciava (talvez ainda possa ir esta epoca… Apostava nele ou no Josue), mas nao ha duvidas que esta aqui um enorme talento, mais um do futebol brasileiro.

  • Hugo Silva
    Posted Abril 16, 2013 at 5:47 pm

    Gosto bastante do Mossoró, tem características que me fascinam num jogador de futebol. É um prazer vê-lo jogar…

  • Anónimo
    Posted Abril 16, 2013 at 5:49 pm

    Ainda era uma contratação excelente para o Sporting, por exemplo, embora neste momento isso não pareça um salto na carreira.
    Brincadeiras à parte, e salvo erro com 29 anos, tem lugar em qualquer clube nacional. Está no mais forte daqueles em que é titular indiscutivel, apesar de achar que tirava, pelo menos neste momento, o lugar a Lucho.

    João Malaquias

    • João Vitorino
      Posted Abril 16, 2013 at 6:15 pm

      Concordo, especialmente agora que o Braga ganhou a Taça da Liga, torna-se bastante difícil competir com tal situação…
      Agora a sério, o Mossoró é um jogador com qualidade, acho que se fosse para o Sporting ainda fazia umas 3 épocas a um bom nível.
      Cumprimentos.

  • NFM
    Posted Abril 16, 2013 at 5:50 pm

    devo ressalvar que gosto de mossoro desde os tempos do maritimo e para mim é o melhor jogador do braga juntamente com eder… tecnicamente é soberbo, a forma com segura a bola e cria espaços é deliciosa..

    mas mossoro personifica o tipico jogador brasileiro bom tecnicamente mas um simulador nato, especialista em sacar faltas e cartões, faz sempre um bom teatro e engana o árbitro…
    expulsou castro na taça de portugal com uma simulaçao, na taça da liga (apesar de eu tambem marcar penalty) foi ele que procurou contacto..

    simula e provoca confusao em todos os jogos, alias segundo se diz é por este feitio fora e dentro de campo que ainda esta no braga..

    como jogador é soberbo em termos de atitudes e fitas é dos piores em portugal

    • Sabugo
      Posted Abril 16, 2013 at 8:11 pm

      O jõao Moutinho é mais chorão em campo, nesse capítulo achamos que os jogadores dos outros clubes é que fazem mais simulações.

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:02 pm

      Resumir o Mossoro em simulaçoes e um disparate total. Alem disso, existem diversos talentos por esse Mundo fora, desde Aimar, a Busquets ou Drogba que tambem fazem teatro, mas que sao admirados na mesma, pelo que nao percebi este comentario.

    • Nuno
      Posted Abril 16, 2013 at 11:07 pm

      Gostei da fita que fez quando levou a pantufada do Abdoulaye. Que, já agora, muitas vezes foi expulso na Académica por entradas "simuladas" como aquela.

  • Ricardo Ricard
    Posted Abril 16, 2013 at 5:51 pm

    Sinceramente acho que é daquele tipo de jogadores que apenas são bons em equipas pequenas ou médias.

    • magicobraga
      Posted Abril 16, 2013 at 6:54 pm

      Lá esta a mentalidade portuguesa, quando é que um jogador com esta capacidade para desiquilibrar é so para equipas "medias" ou "pequenas"? O que é que isso significa? As equipas "grandes" nao precisam que jogadores que desiquilibrem?
      Ou simplesmente so estas a querer desvalorizar o Mossoro e ate o Braga?

    • Sabugo
      Posted Abril 16, 2013 at 8:15 pm

      É verdade que nem sempre os jogadores que brilham em equipas "médias" conseguem fazer o mesmo em equipas "grandes" mas também é preciso que a equipa grande ajude esses jogadores. Há equipas grandes que simplesmente não conseguem tirar partido do real valor do jogador e só os fazem parecer piores do que são.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 16, 2013 at 9:00 pm

      Já cá faltava a vitimização,esta gente ofende-se por tudo e por nada…Dou-lhe outro exemplo do Braga…Hugo Viana!

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:03 pm

      Discordo totalmente. O Mossoro tem uma excelente qualidade tecnica e uma grande visao de jogo que lhe permite descobrir espaços entre as defesas mais fechadas, pelo que e util a qualquer equipa grande em Portugal. E verdade que prefere jogar com espaço, fruto da sua velocidade, mas nao acho que seja um jogador de equipa pequena ou media.

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 16, 2013 at 9:18 pm

      Rodrigo…pronto,é a sua opinião…assim como eu dei a minha,não tem nada de mal,são opiniões…A questão é que esta gente vê ódio em tudo…quero lá saber do Braga ou do Mossoro…

    • barinho
      Posted Abril 16, 2013 at 9:42 pm

      Ricardo Ricard e a culpa é do Braga que eles rendam cá e depois não rendam quando vão para os grandes?!Se calhar é mérito do Braga não?Acho um piadão quando dizem "ah e tal só rende em clubes como o Braga" e depois vão lá fora gastar milhões por supostos craques que depois não fazem metade,mas esses é que são bons…

      Olha o Lima também só era bom no Braga…

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:43 pm

      Sim, e verdade. Por vezes ha pessoas que nao argumentam da melhor maneira, mas espero que nao se esteja a referir a mim. Apenas discordo do seu ponto de vista, mas ate gostava de saber os seus argumentos para dizer que e jogador de equipa pequena/media. Acha que nao se afirmaria num Sporting ou FC Porto, por exemplo?

    • Ricardo Ricard
      Posted Abril 16, 2013 at 10:44 pm

      Esta gente é demais…Mas eu disse alguma vez que o Braga tinha culpa de alguma coisa?! Alguma vez disse que isto só acontece com jogadores do Braga? Alguma vez disse que todos os jogadores do Braga são assim?! Eu nem sequer disse que o Mossoro é um jogador assim,apenas disse que me parece que seja…só indo é que se pode ter a certeza…Falar com alguns "comentadores" daqui é na maioria das vezes uma coisa impossível,muitas vezes parece uma conversa de malucos!!

      E o Braga não é uma equipa mediana?! Convençam-se que é preciso títulos para serem considerados uma equipa grande,quando o Braga ganhar 3/4 campeonatos nacionais pode ser que já se aceite serem considerados grandes,até lá apenas Benfica,Porto e Sporting o são…mas parece que é uma ofensa dizer isto.
      Depois vem falar do Lima…jogador que quando o Benfica o comprou eu fiquei felicíssimo…

      Rodrigo…O Mossoro vai fazer 30 anos,são demasiados anos em equipas medianas…O Mossoro se for para um grande poderá sentir uma diferença enorme,a pressão de 30 ou 40 mil adeptos, de não puder falhar tanto como falha,de desaparecer tantas vezes dos jogos como o faz no Braga,de não se sentir uma estrela na equipa porque o é no Braga…e sinceramente ia tirar o lugar a quem no Porto ou no Benfica? Não seria nenhum crime estar no banco de alguma destas equipas,mas não seria preferível ficar no Braga,jogar e fazer bons jogos? Sem contar com a parte monetária claro…

      Logicamente isto não se aplica a todos os jogadores…portanto é apenas a minha opinião sobre este em concreto…

    • barinho
      Posted Abril 17, 2013 at 12:17 am

      Adoro essa de que o clube só é grande se ganhar títulos?São os títulos que ganham jogos?São os títulos que determinam se uma equipa é mais ou menos forte?Epá então o City à beira do Liverpool deve ser uma trampa,só tem 3 campeonatos contra 18,nunca ganhou Champions nem Uefas.O Aguero,Toure,etc no Liverpool não deviam render nadinha…

      O Mossoró desde que está no Braga jogou duas vezes na Champions,foi a uma final da LE,foi vice campeão.Se isto não é jogar ao mais alto nível.Ninguém está a comparar o palmarés do Braga aos dos 3 grandes,mas neste momento jogar no Braga não é assim tão diferente de jogar neles e a diferença é bem menor do que há uns anos atrás.

      Mas que ele fique cá até ao fim da carreira,é o que eu desejo.

  • Diogo
    Posted Abril 16, 2013 at 5:55 pm

    Concordo com a perspectiva do post. Com o futebol que está a apresentar se tivesse 23 ou 24 anos era o jogador mais cobiçado do futebol português. Assim já não passa deste nível.

    Mas quanto a mim, se ignorarmos a idade e velocidade, não deve nada ao James Rodriguez por exemplo. E o colombiano tem muito mais fama.

  • Zapata
    Posted Abril 16, 2013 at 6:43 pm

    É um bom jogador, sim. Mas espero nunca o ver no Benfica. Aliás, nem tem qualquer sentido.

    • Sabugo
      Posted Abril 16, 2013 at 8:07 pm

      Não percebo porquê, até porque Mossoró foi uma contratação no tempo de JJ e foi até à altura dessa época a contratação mais cara do SCB.

      Com a provável saída de Aimar seria um bom concorrente para Djuricic.

    • Zapata
      Posted Abril 16, 2013 at 9:52 pm

      Talvez porque não quero pessoas da laia dele no meu clube. E o substituto de Djuricic está contratado. Quer dizer, também pode jogar nas alas, mas prefiro vê-lo no meio.

    • barinho
      Posted Abril 17, 2013 at 12:09 am

      Pessoas da laia dele porquê?Ah espera foi ter festejado efusivamente contra o benfica?Esqueci-me que isso é pecado.Ou ás tantas foi ter ele ter deixado o Carlos Martins partir-lhe a perna.

  • magicobraga
    Posted Abril 16, 2013 at 6:50 pm

    Concordo com tudo menos com a parte de ser o unico jogador do Braga acima da media quando temos Eder, Custodio, Viana e so nao digo Alan porque nao esta no seu melhor o problema destes é que sao bastantes desvalorizados pela maior parte dos adeptos em portugal e nao faço ideia porquê.

  • PORTOCAMPEÃO
    Posted Abril 16, 2013 at 7:13 pm

    Mossoró é um grande tecnicista e pode decidir jogos com o futebol que apresenta.
    Não caminha para novo, é verdade, mas tem uma boa condição física e isso atenua um pouco o factor "idade".

    Encaixa no perfil de "desequilibrador" que falta no FC Porto, mas acho que acabará por assinar pelo Sporting (ou manter-se no Minho).

  • Anónimo
    Posted Abril 16, 2013 at 7:19 pm

    É um típico desiquilibrador. Ideal para lançar a partir do banco de suplentes. Mas nenhum jogador de especial, simplesmente um desbloqueador de jogo.

    Ass: José Gonçalves

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:07 pm

      Um tipico desiquilibrador que desbloqueia jogo, mas que nao e nada de especial? Quantas equipas em Portugal gostariam de ter esse tal "desbloqueador de jogo"? Tomara equipas como FC Porto e Sporting terem um elemento destes para dar velocidade ao meio-campo e descobrir linhas de passe (no FC Porto Lucho ja nao o consegue fazer, enquanto que em Alvalade a intermitencia entre Adrien, Andre Martins e Labyad nao tem permitido que nenhum se afirme de forma consistente nessa posiçao).

  • Jesus
    Posted Abril 16, 2013 at 7:51 pm

    Faz-me lembrar o Matias desequilibrador,muita técnica e uma grande criatividade mas também irregular,o Mossóro parece-me um pouco mais rápido.

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:07 pm

      Nao acho o Mossoro irregular, bem pelo contrario e os seus numeros em Braga nas ultimas epocas falam por si.

  • Carlos Pinto
    Posted Abril 16, 2013 at 8:09 pm

    penso que é um grande jogador e acredito que poderia ser util ao slb ou ao fcp… mas no banco, jogar de finta curta, mas por vezes algo irregular

  • Gui
    Posted Abril 16, 2013 at 8:15 pm

    Só não concordo com a parte de ser o "único elemento acima da média no Braga". É uma afirmação forte e fora da realidade. Éder, Viana, Custódio, Micael e Alan (pelo menos!) estão acima da média nas suas posições nesta liga (não esquecer o significado de média).

    De resto, de acordo. Ninguém pára o Mossoró, YA YA Ó!

    • Rodrigo
      Posted Abril 16, 2013 at 9:08 pm

      Micael nao e acima da media.

    • Nuno Sá
      Posted Abril 18, 2013 at 11:17 am

      E ainda Leandro Salino…ele é que tem estado com algumas lesões que o tem impedido de atingir o pico de forma, com que apareceu no fim da última época, antes de lesionar contra o Feirense.

  • Oliveira
    Posted Abril 16, 2013 at 8:39 pm

    Grande jogador, mas não o suficiente para dar o salto para um grande. Além da irregularidade, mesmo qdo está a ser o melhor jogador em campo, tende a não acertar na baliza qdo necessário e quando não é perdoável esses erros, muito menos numa equipa grande que os adeptos não perdoam os jogadores pelo mínimo deslize.

  • Nuno
    Posted Abril 16, 2013 at 11:05 pm

    O Mossoro é um bom jogador, mas nunca lhe reconheci rendimento continuado de modo a que pudesse dar o salto para um emblema em que a pressão fosse maior.
    Quanto ao facto de ser "chorão" ou "mergulhador", decerto que essa percepção seria alterada quando mudasse de cor. Afinal, para os portistas, o Moutinho era um chorão no Sporting e agora é uma vítima constante da brutalidade adversária (e vice-versa para os sportinguistas).

  • Rui Bastos
    Posted Abril 17, 2013 at 10:48 am

    O Mossoro é realmente muito bom jogador. O seu estilo é bastante semelhante ao de Iniesta, bola colada ao pé, finta curta, boa visão de jogo e inteligência acima da média. Iniesta é um mágico, ao nivel dos melhores do mundo e o o Mossoro (não sendo tão mágico como Iniesta, porque actualmente dificilmente alguém o é) é realmente o melhor jogador do Braga e o mais influente a par do Hugo Viana. Era o único jogador do Braga que tinha capacidades para integrar qualquer um dos "2" grandes actualmente.

  • Bruno
    Posted Abril 18, 2013 at 2:01 am

    Sim, não temos muito jogadores com este virtuosismo, no mundo, e muito menos na nossa Liga. Aimar, Mossoró, e antes Matías, são dos poucos. Curiosamente são todos irregulas e estão constantemente com problemas físicos. Pudera, o virtuosismo paga-se caro..
    Acrescentaria Izmailov à lista, apesar de pecar na falta de velocidade.

    SL!

Deixa um comentário