Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não contrato jogadores africanos; são baratos e fortes, mas o futebol também precisa de inteligência»; FC Porto B empata, Benfica goleia

Ignorando a questão do racismo, a sua perspectiva sobre a CAN até tem algum fundamento (e tanto Marco Silva como Lopetegui vão sofrer com isso). 
Willy Sagnol, treinador do Bordéus, está a ser duramente criticado em França por ter dito que não ia contratar jogadores africanos. “A vantagem de contratar um jogador africano é que não é caro, está preparado para o combate e, geralmente, é muito forte em campo. Mas o futebol não é apenas isso, também precisa de jogadores com técnica, inteligência e disciplina”, defendeu o antigo lateral direito em declarações ao jornal Sud Ouest. Sagnol disse ainda preferir “jogadores nórdicos”, visto que estes têm “uma boa mentalidade”, e deixou uma garantia: “Enquanto eu for treinador do Bordéus, é seguro que contrataremos menos jogadores africanos. Não tenho vontade de orientar 12 jogadores que, de dois em dois anos, desaparecem durante dois meses”, referiu o técnico, aludindo à CAN, que se realiza no início do ano.

Encarnados assumiram a liderança da II Liga – O Benfica B até chegou ao intervalo a perder por 1-0, mas na 2.ª parte cilindrou o Olhanense com 5 golos sem resposta. Hélder Costa fez um hattrick, Rui Fonte e Ruben Pinto também marcaram; Já o FC Porto B, com Reyes, Otávio, Ricardo e Kelvin no 11 inicial, não foi além de um empate a 1 frente ao Tondela. Ivo Rodrigues inaugurou o marcador, e Deyvison fez o empate na 2.ª parte, num jogo que marcou o regresso de André Silva à competição (o jovem avançado há 2 meses que não jogava); Nas outras partidas da 14.ª jornada da II Liga, o Oriental empatou a 1 com o Viseu, enquanto que o Vitória B (3-0 ao Chaves), Covilhã (1-0 ao Atlético), União da Madeira (2-0 ao Marítimo B) e Beira-Mar (3-0 ao Trofense) venceram os seus jogos.

101 Comentários

  • mario pacheco
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:36 pm

    sagnol está a falar dos jogadores formados em africa, que nao tem tanta qualidade na formaçao como na europa, na europa ensina se outro tipo de coisas

  • Kafka I
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:38 pm

    Concordo com o VM neste assunto, e não entrando no campo delicado da questão do racismo, mas analisando apenas a questão de forma objectiva, contratar um jogador Africano tem sempre o handicap de se saber que caso a sua Selecção se apure para o Can não se poderá contar com ele durante pelo menos mês e meio, ora isto de certa forma é um inconveniente e portanto de forma objectiva se uma qualquer equipa europeia tiver na dúvida entre 2 jogadores exactamente do mesmo nível, mas um for Africano e outro Europeu/Americano/Asiático/Oceania, de forma racional deverá contratar o jogador Europeu/Americano/Asiático/Oceania porque sabe que esse estará sempre disponível entre Agosto e Maio que é a duração da época…

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:40 pm

    Não se pode falar nada sobre Africanos que somos logo acusados de racismo, na minha opinião Sagnol tem toda a razão no que diz é um facto que os africanos são em média bastante bons fisicamente e também é um facto que os jogadores nordicos são em média mais inteligentes a jogar que os africanos. É dificil qualquer treinador dizer isto pois ja sabem que vão ser acusados de racismo mas acho que qualquer treinador tem noção disto. Dito isto cada jogador tem caracteristicas diferentes que trazem diferentes vantagens e no meu caso até posso dizer que actualmente o meu jogador favorito é Yaya Toure e que adoro a maneira como utiliza o seu poderoso físico.

    José Gaio

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:41 am

      Quantos nordicos estão em destaque e quantos africanos?
      Depois veremos que são mais inteligentes.
      Os nordicos são disciplinados, eu diria até que parece animais de estimação, enquanto os africanos são diamantes brutos e as vezes rebeldes demais.

      Natan Fox

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:21 pm

      Natan

      Vou responder à tua questão, com algo objectivo, os resultados das Selecções, e aí as Selecções Nórdicas ganham de goleada às Selecções Africana, pois tiveram bem mais sucesso que qualquer Selecção Africana, durante a história…até já houve Selecções Nórdicas numa final de Mundial, e em meias finais etc…ao contrário das Selecções Africanas que o máximo que conseguiram foi uma ida aos 4ºs de final em toda a história do Mundial senão estou em erro

    • Jonas
      Posted Novembro 6, 2014 at 4:14 pm

      Só para reforçar mas, também, para dizer que há ou houve selecções africanas muito fortes:

      – Dinamarca Campeã Europeia de 1992
      – Suécia – 3º lugar no Mundial de 1994

      – Gana e Nigéria como vencedores de Jogos Olímpicos
      – Camarões (1990), Gana (2010) e Nigéria (1994) com prestações de grande nível (4ºs final, creio)

  • nuno leão
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:41 pm

    O Futebol precisa de inteligência, verdade, a começar nos treinadores. A realidade não é que o jogador africano seja burro. Simplesmente, ele começa a aprender fundamentos básicos do jogo colectivo muito mais tarde que os seus colegas europeus. Conheço muito bom jogador que se chega à Europa 3 ou 4 anos mais cedo iam ser casos muito sérios, mas que assim já só explodem mais tarde. Há ainda uma questão que não foi abordada e que é relevante: a falsificação de idades. E não é um mito. Um actual jogador da II Liga disse-me que quando veio para Portugal foi-lhe proposto fazer um desconto de dois nos no passaporte, que ele recusou porque já tinha frequentado dois anos na Universidade que não queria perder.

  • Anónimo
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:46 pm

    Yaya Toure, Brahimi são exemplos de jogadores que se estão a rir neste momento desta declaração, Drogba e Etoo estão a fazer uma retrospectiva das suas carreiras e não conseguem parar de rir, só para descrever alguns exemplos.

    Quanto à questão CAN é preferível para os clubes poderem contar com jogadores deste talento mesmo que el desapareça para a CAN do que não poder contar com estes jogadores de todo.

    Sayien

    • Alberto Antunes
      Posted Novembro 5, 2014 at 11:52 pm

      Sim porque o Brahimi é um posso de inteligência e a França é um país africano.

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2014 at 11:56 pm

      Qualquer um dos 4 jogadores referidos não são jogadores que se distingam pela sua inteligencia a jogar, 3 deles foram os enormes jogadores que foram precisamente pela sua grande capacidade fisica como refere Sagnol. É um facto que em jogadores africanos existe uma maior probabilidade de existir uma falta de disciplina muitas vezes devido ao facto do meio onde cresceram e não diretamente ligado à inteligencia. De qualquer maneira adoro os 4 jogadores referidos e não tou a dizer que sejam alguns burros que de facto não são.

      José Gaio

    • Kafka I
      Posted Novembro 5, 2014 at 11:57 pm

      O Brahimi nesta conversa? o Homem nasceu na cidade de Paris e toda a vida viveu em Paris, não percebo o que ele faz nesta conversa sobre Africanos

    • João Lains
      Posted Novembro 5, 2014 at 11:57 pm

      E eu, neste momento, estou-me a rir de ti. O Sagnol lidera o Bordéus e ocupa neste momento o 4º lugar da Ligue 1. É a sua primeira temporada como treinador principal num clube ao mais alto nível. O Brahimi nasceu em França e fez toda a sua formação em clubes franceses chegando ao PSG com apenas 14 anos de idade. O Touré saiu de uma das melhores academias do futebol africano, o ASEC Mimosas com apenas 18 anos. Drogba mudou-se para França com apenas 5 anos e o Eto'o chegou ao Real Madrid com 16 anos.

      Fizeste uma bela figura de parvo….

    • Anónimo
      Posted Novembro 5, 2014 at 11:58 pm

      Tem toda a razão nasceu em França, quanto a ser inteligente deve andar distraído nas sua exibições, maneira como assiste e marca golos, descobre os melhores espaços para furar ou para passar a bola.

      Quanto aos outros jogadores não comentou, e isso também diz tudo do que veio aqui "provar".

      Sayien

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:00 am

      E se eu disser que o jogador brasileiro é indisciplinado tacticamente? É verdade?
      Mas o Fernando ri-se,,,

    • David
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:01 am

      Alberto, eu não ia comentar mas vi-me "obrigado" poço de inteligência é com Ç e o brahimi é argelino.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:05 am

      João Lains pelo que li aqui no VM ele disse que não ia contratar jogadores africanos, e não jogadores a Africa, que eu saiba tirando o Brahimi que já fiz mea culpa todos os outros sao africanos.
      Se calhar quem faz figuras de parvo és tu…

      Sayien

    • Kacal I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:08 am

      O Yaya Touré não é inteligente?? só se for em em termos de cultura pois em termos futebolísticas/desportivos é um jogador bastante inteligente, a meu ver.

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:09 am

      David

      O Brahimi não é Argelino, é Francês, nasceu na cidade de Paris e TODA a vida viveu em Paris, logo é um cidadão Francês de pleno direito…o que ele fez foi uma vez que os Pais eram Argelinos, decidiu ficar também com bilhete identidade Argelino, agora ele de Argelino apenas tem o BI, porque de resto é um cidadão Francês nascido e criado na França, que estudou a cultura Francesa na escola, etc etc etc…

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:09 am

      José Gaio são opiniões, os três que realmente nasceram em Africa para mim cada um na sua posição e maneira de jogar eram jogadores bastante inteligentes e bastante evoluídos tecnicamente, Drogba e Etoo com Mourinho então demontraram uma inteligencia do jogo muito grande, a parte tecnica mostraram-na sempre, e Yaya Toure ainda no fim de semana passado comprovou aquilo que eu disse na sua exibição.
      Mas são opinioes e eu respeito a sua. :)

      Sayien

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:13 am

      Mas espera.. o Zidane não era africano? Não nasceu na Argelia? Isso fica aonde mesmo?

      Joel

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:16 am

      Joel

      Que disparate que acabaste de dizer…o Zidane nasceu na Argélia? mas a cidade de Marselha pertence a Argélia? o Zidane nasceu em Marselha e toda a vida viveu em Marselha…

    • David
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:29 am

      Kafka, a questão do meio onde o Brahimi cresceu não "interessa" quando abordamos a questão da CAN. Não me referia à cultura futebolística do rapaz, somente à sua disponibilidade para disputar um campeonato de nações entre os meses de janeiro e fevereiro.

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:34 am

      Fica ao lado de Marselha, Joel

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:36 am

      Joel, o Zidane nasceu junto a Marselha, eu sei que é simples escrever sem saber ou confirmar, mas…..
      Tiago Pires

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:38 am

      Ah ok ok David, não tinha percebido desse prisma

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:43 am

      Claro que em todo o lado à exceções como o toure (apesar que a expulsao dele hoje foi ridicula nao parecia muito inteligente) mas por norma é verdade o que ele disse

      Miguel Santos

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:41 am

      Estão a dizer que o Olympique Marselha não joga no campeonato argelino?! Enfim é só mais um tiro certeiro de Joel, é o que dá falar sem ter o mínimo de noção do que se diz.

      Quanto ao comentador sayen que diz que os outros se devem estar a rir, talvez seja melhor ir ver o palmarés de Willy Sagnol enquanto jogador para confirmar quem é que se ri no meio desta história. E os motivos por ele apontados são perfeitamente aceitáveis não vejo ponta de racismo nesta situação aliás duvido muito que sendo Sagnol parte integrante da selecção francesa durante oito anos seja de algum modo racista.

      Ricardo

    • Michael Santos
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:11 am

      Tbm nasci em Paris e vivi lá até aos 14 mas sou português!

    • Posted Novembro 6, 2014 at 4:43 am

      Kafka,

      Explica lá essa de "nasceu em Paris e viveu lá toda a vida PORTANTO é cidadão francês de pleno direito" que não percebi muito bem. Eu acho que este pessoal anda muito confundido sobre o que significa ter nacionalidade e ser cidadão de pleno direito…

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:05 am

      O Drogba cresceu em França… O Etoo foi p Espanha ainda adolescente… Talvez o Toure seja a excepção q confirma a regra, mas ate ser o q é hoje ainda passou e cresceu pela Grécia e França.

      NSanto

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:01 am

      Tem que se meter as declarações do Sagnol e a ira que provocou, dentro duma situação que se vive em França há anos, com alguns paladinos da extrema-direita como o jornalista Eric Zemour e que em Setembro último, publicou também um livro com 600 mil vendas actuais e que acusa entre outras coisas, que a crise é da falta dos estrangeiros, especialmente negros e árabes.

      Nesta discussão, ressurgiu também as ordens dadas de "boca fechada" no interior da FFF há meses atrás, para que nas escolas de futebol, fosse reduzido ao mínimo a inscrição de jogadores de origem estrangeira.

      Se o Sagnol é racista ou não, só aqueles que lidam com ele diariamente é que podem saber, mas a comparação que fez entre os jogadores africanos e os da Europa do Norte, foi-lhe fatal e daí a polémica enorme que levantou, acompanhado com o pedido para que a FFF o demitisse.

      O mais estranho, é que o seu clube (Bordéus) o apoiou e os dirigentes da FFF e da LFFP, nada disseram até à data. A conivência é total, neste deslize inconcebível do Sagnol, que devia saber como ninguém, quanto trouxeram aos clubes franceses e â selecção francesa, jogadores de origem africana como Thuram, Mekelelé, Karembeu, Henry, etc.etc.

      Serpa

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:32 am

      Não há nada para explicar, senão percebes informa-te…o Brahimi é um cidadão Francês de pleno direito e tem todos os direitos que qualquer cidadão Francês tem, apenas como os Pais dele têm nacionalidade Argelina, optou também por ter BI Argelino, mas apesar disso não deixa de ser Francês…da mesma forma que o Zidane é um cidadão Francês de pleno direito, apenas com a diferença que ele não optou por ter BI Argelino também, ficando apenas com BI Francês

      Qual é mesmo a tua dúvida? tu é que andas confundido, não sou eu…

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:35 am

      O que é que interessa onde cresceram? Eles são de facto jogadores africanos, perguntem ao Drogba se ele é Frances ou Europeu e verão o que vos responde, o mesmo perguntem ao Etoo se ele é Espanhol, eles são jogadores Africanos, e o Sagnol disse que não queria comprar jogadores Africanos, provavelmente queria ter dito que não queria comprar jogadores em Africa mas não teve a inteligência para escolher as palavras.

      Sayien

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:48 am

      Michael Santos,

      És Português porque quiseste, mas também podias ser Francês, e ter todos os direitos que o cidadão Francês tem…foi uma opção que tiveste, agora não invalida que só não és Francês porque não queres…se tivesses continuado a viver em França e optado pela cidadania Francesa hoje em dia podia perfeitamente votar, etc …

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:53 am

      Já agora o Tomás Podstawski não é cidadão Português de pleno direito? pois é…secalhar quem esta confuso és tu…

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:00 am

      Sayen

      Isso depois já depende de cada pessoa e daquilo que sente…porque se perguntares ao Desailly, ao Evra e ao Vieira eles respondem-te que se sentem Franceses, não dizem que são Africanos…isso depois já vai de pessoa para pessoa, portanto por cada exemplo que tu deres, eu consigo dar-te o oposto…

    • Rúben Cardoso
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:09 am

      Pleno direito é qualquer cidadão que tenha a devida nacionalidade. Simples. Não há cá fitas métricas para medir quem é mais ou menos cidadão.

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:29 pm

      Exactamente Rúben Cardoso

    • João Carvalho
      Posted Novembro 6, 2014 at 5:07 pm

      O Benfica jogou com o Mónaco para a Youth League e na equipa do Mónaco o único branco era o guarda redes. Eu contei-os. Eram 9-10 jogadores de campo de cor. Toda a gente sabe que o Mónaco é um pais sub-sahariano. Eu percebo a FFF mas sou totalmente anti-racista.

  • Rodrigo
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:50 pm

    Declaraçao sem o minimo de cabimento.

  • Kacal I
    Posted Novembro 5, 2014 at 11:58 pm

    Não vou falar em racismo pois não sei em que contexto o Sagnol falou, mas ele tem toda a razão, se nos focarmos apenas em jogadores formados em África e que chegam já com 22 ou mais anos á Europa são jogadores altos e fortes fisicamente, mas pouco inteligentes (em campo) e limitados tecnicamente, mas há excepções como é óbvio e depois há também o problema da CAN em que podem ficar 1 mês e meio ou assim de fora dos seus clubes e indisponíveis para os treinadores, portanto compreendo o que ele está a dizer e concordo, mas também há jogadores africanos de grande qualidade e completos, como é óbvio.

  • Claudio
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:03 am

    Tambem nao percebo isso da CAN, as outras competiçoes jogam-se sempre em junho/julho, mas a CAN tem que ser com os campeonatos a decorrer.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:08 am

    Vi o meu Benfica B e na 2ª parte… Que jogo.Guedes abriu o livro. o Helder tambem. O Nelson Semedo, que grande surpresa, muito bom jogador. Joao Nunes um patrao na defesa.Rui Fonte mais um golo ( Como e possivel falarem do Bjorn Mars para o BEnfica estando no Atletico estando o melhor marcador da 2ªliga em casa, com a vantagem de ja a conhecer.). Que remate do Guedes no 1º golo do Benfica

    Nuno

  • Sergio
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:09 am

    Estive a ver o Porto B, é incrível como o Kelvin continua a definir mal 99% das jogadas, ele nunca vai dar jogador, já o Ivo continua mostrar que pode estar lá um jogador de grande futuro. E ainda o retorno do André Silva que pensei que nunca mais iria ver a jogar pelo Porto, espero que isto queira dizer que vais haver renovação de contrato.

  • Pedro Barata
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:27 am

    Saindo de questões tão delicadas e importantes como o racismo, que não são o foco deste blog…O mais importante no futebol é a cabeça. Seja pela mentalidade seja pela tomada de decisão. Saber o que fazer em cada momento e como o fazer. Agora, não caíamos em estereótipos: se pode ser verdade que muitos jogadores africanos, por carências de formação, não são tão fortes no conhecimento do jogo, não são, nem de perto nem de longe, todos. Há muitas boas academias em África e os jogadores cada vez mais novos viajam para a Europa. E outros há que, não tendo esse conhecimento, são de tal forma portentos físicos que "vale a pena" que os treinadores "percam" tempo com eles, para maximizar essas condições anormais para jogar.

    O que é, sem dúvida, verdade, é o tema da CAN. Prejudica muito saber que um certo jogador, numa altura muito importante da temporada, irá estar ausente quase dois meses.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:33 am

    Que ignorante este Sagnol. Alguns aspectos a considerar monsieur:

    -O actual melhor marcador da champions league é negro.
    -O melhor jogador do campeonato português é negro e lidera a lista de melhores marcadores.
    -O Pelé é negro.
    -A sua França quando ganhou o campeonato do mundo tinha negros no plantel.
    -Todas as grandes equipas do mundo têm negros no plantel.

    Contra o racismo. Devia ser irradiado do futebol e pagar uma multa por dizer tamanhas barbaridades.

    João Real

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:45 am

      – "O actual melhor marcador da Champions league é negro:" e que eu saiba é Brasileiro
      – "O melhor jogador do campeonato Português é negro e lidera a lista de melhores marcadores": não acho de todo que o Talisca seja o melhor jogador do campeonato, mas independentemente disso, ele é Brasileiro
      – "O Pelé é negro": e é Brasileiro
      -"A sua França quando ganhou o campeonato do Mundo tinha negros no plantel": e todos eles eram Franceses de naturalidade pois nasceram todos em território Francês, com excepção do Vieira e Desailly que foram viver para a França ainda em crianças

      Resumidamente acho que não percebeste o teor do post que falava de jogadores Africanos, é que TODOS os exemplos que deste em nenhum coincidiu com jogadores Africanos, a não ser o último caso, mas o exemplo que deste é demasiado geral para ser individualizado…

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:45 am

      Mas ele nao falou de negros, ele falou de africanos completamente diferente

      Miguel Santos

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:53 am

      Não lhe vou chamar ignorante como o senhor fez com Sagnol, mas acho que deveria perceber uma coisa. Sagnol apenas diz que os jogadores africanos não são tão dotados de inteligência futebolística, não é nada contra os negros nem contra os negros que jogam futebol. E já agora, a referência ao Talisca não tem cabimento algum, pois este é brasileiro.

      Cumprimentos,

      Gonçalo S.

    • Ricardo Ricard
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:55 am

      Ignorância é não perceber o que o homem disse e pensar que o comentário dele é apenas pela cor da pele dos jogadores.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:09 am

      Negro nao quer dizer o mesmo que africano.

      Artur matias

    • SwissMan
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:13 am

      Luiz Adriano é brasileiro, Talisca é brasileiro, Pelé é brasileiro e que eu saiba o Brasil encontrase na america do sul e nao na africa.

      O Sagnol nao falou em negros como tu dizes mas em jogadores que sao comprados na africa..

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:47 am

      João também sou contra o racismo. Mas para a próxima experimenta ler a notícia antes de começares com a retórica. É que em lado nenhum vês o Sagnol a criticar os jogadores negros. E o Sagnol sabe bem que a França tinha muitos negros no plantel. Afinal de contas ele jogou com todos eles!

      Ricardo

    • scp_fan
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:12 am

      Que ignorante… mas não o Sagnol

      O Sagnol falou de jogadores Africanos e não de Negros!! Slimani é negro? Não, mas é Africano. Jackson Martínez é negro? Sim, mas não é africano.

      – O melhor marcadar da Champions League é negro, mas não é africano.
      – O melhor jogador do campeonato português (lool) é negro e lidera a lista de melhores marcadores, primeiro está a milhas gigantes de ser o melhor jogador do nosso campeonato (nem no top20 está), segundo, também não é africano.
      – O Pelé é negro, é… Mas é Brasileiro, ou seja da América do Sul… Que não é em África.
      – A França de Sagna tinha alguns negros verdade. Mas algum era Africano? Podiam ter descendências, mas que eu conheça, nenhum nasceu em África.
      – Todas as grandes equipas têm negros no plantel. A menos que o Barcelona não seja uma grande equipa… Ou que o Real seja um clube médio… Não vejo negros nestes plantéis… Ah, mas espera… Falava-se de Africanos!

      Contra os comentários ridículos e infundamentados. Alguém devia ser banido desta caixa de comentários…

    • Bruno
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:14 am

      O melhor marcador da champions é brasileiro!
      O Melhor marcador do campeonato Portugués é brasileiro!
      O Pelé é brasileiro!
      Grande parte do plantel da França campeã do mundo era de origem africana, mas a sua infancia tinha sido passada em França!

      O sagnol falou de Africanos, não de "negros" :)

      Isto não é questão de racismo… Nunca se pode falar de negros que vêm sempre os falsos moralistas! A verdade é que o jogador Negro com a CAN, prejudica em muito a sua equipa! Veremos como se comporta o Porto e o Sporting sem Brahimi, Slimani, etc… :)

    • Kacal I
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:20 am

      Eu também sou contra o racismo e concordo que deve ser irradiado do futebol, nem mais, mas neste caso não percebeste o sentido desta afirmação do Sagnol…

    • PedroCastela
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:22 am

      Desculpe, mas o seu comentário é que é totalmente descabido e roça a ignorância.

      Onde leu a palavra negro que usa tantas vezes? Negro??!

      Mas qual racismo, qual carapuça!
      O treinador não quer Africanos, devido à CAN. É uma opção tão aceitável como qualquer outra.
      Se ele prefere nórdicos, que são igualmente fortes fisicamente, mas mais evoluídos técnica e tácticamente (fruto de começarem a aprender mais cedo), qual é o mal?

      Se ele dissesse que não queria jogadores muçulmanos por causa de ficarem mais frágeis durante o Ramadão, nem jogadores Asiáticos porque comem muito arroz com peixe cru e são demasiado elásticos, qual era o problema?

      Enfim.. Detesto esta mentalidade que critica as diferenças. As diferenças entre raças, culturas e religiões existem, mas isso não tem de ser mau, porque no fundo somos todos iguais. Todos merecemos respeito.

      Para mim, o seu post foi mais racista do que as declarações do Sagnol.

      Cumprimentos l

    • Posted Novembro 6, 2014 at 4:51 am

      Mas quem é que falou em negro ou em amarelo? O que o Sagnol disse é a mais pura das verdades e toda a gente diz o mesmo e há anos que isso se diz e se sabe. Os jogadores africanos não têm o mínimo de disciplina, de inteligência futebolística, de agilidade mental para interpretar o jogo. Isto é tão óbvio que nem sequer percebo onde está o choque ou o problema, sinceramente! É claro que vais arranjar um ou dois exemplos de jogadores formados em África e que são inteligentes (eu só me lembro do Yaya)… Digas o que disseres, o sagnol tem razão.

      Diz-me lá um 10 africano, por exemplo. Um Totti, Verón, Riquelme, Ou central tipo Beckenbauer, Costacurta, Baresi…

      Pois…

    • Ruben Ribeiro
      Posted Novembro 6, 2014 at 7:37 am

      Tanto argumento e falou na maioria de jogadores da América do Sul e não de África como Sagnol se referiu …

    • Diogo Palma
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:04 am

      Mas onde é que ele criticou os negros em geral?
      Ele falou em jogadores africanos que na maioria dos casos são muito fortes fisicamente mas pecam em termos de disciplina e cultura táctica … isto para mim não é racismo, é um facto.
      E o facto de jogarem na CAN é outro aspeto contra porque vão abandonar os seus clubes a meio da época durante várias semanas.

      Tu falaste no em 3 brasileiros (Pelé, Talisca e Luiz Adriano) … penso o Brasil faz parte da América do Sul e não de Àfrica, talvez esteja enganado.

      O jogadores negros que representam a França são na sua maioria pessoas que já nasceram em territorio frances ou foram para lá em crianças por isso a sua forma foi feita em clubes franceses logo têm mais cultura tactica que os jovens formados em Africa.

      Para próxima vez lê o texto com atenção antes de dizeres barbaridades … João Real.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 8:36 am

      Comentario tao descabido…
      Ele disse alguma coisa contra os negros? Tenho a certeza que ele se lembra de ir a final do Mundial ao lado de colossos como Makelele e Vieira.
      Apenas induziu, e bem, que o jogador africano, generalizando por CONTINENTE e nao por raca, tem uma formacao de menor qualidade comparativamente com outros locais de formacao.

      Antonio

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:07 am

      Há que ter uma certa atencao aos comentarios. Para comecar nem todos os africanos são negros, nem todos os negros sao africanos. Vais à Africa do Sul e tens la muitos brancos africanos. Vais a qualquer sitio do mundo e tens la muitos negros que ja nem raizes de africa têm. O Sagnol apenas se refere aos africanos e o que ele disse nao foge muito a verdade apeswr de o ter dito de uma forma demasiado brusca. No geral os jogadores provenientes de africa tem mais fisico que cabeca. Isto é uma questao cultural… La eles nao tem as mesmas condicoes para crescer intelectualmente, e isto nao e so no futebol. Quanto ao melhor marcador do campeonato portugues é negro,���� sim, mas nao e africano.
      Quanto a CAN, isso e um assunto ja muito batido, mas como minguem faz nada pa resolver assim vai continuar, sendo q sao os africanos quem perde mais com isso.

      Flu Fly Flu

    • MightyThor
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:32 am

      O Sagnol diz "africanos", não diz "negros". Estás a extrapolar para levar isto para uma discussão racial que não é o que interessa aqui. Além de que metade dos exemplos que dás não são africanos, são brasileiros. Podem ter raízes africanas (óbvio, vista a côr da pele) mas não têm o mesmo envolvente nem a mesma cultura, logo não faz muito sentido.

      O Slimani, por exemplo, sendo africano, não é negro…

      Aliás, o Slimani é um bom jogador para exemplicar o que diz o Sagnol:

      – É um jogador africano que faz toda a sua formação em África e que sai tarde de África rumo a um campeonato europeu
      -Creio que ninguém pode negar que, quando chegou ao Sporting, não apresentava as mínimas noções tácticas necessárias para ser o avançado titular de uma equipa grande de Portugal. No entanto, apresentava características físicas e de combatividade ideais para o ser
      – Foi trabalhado, lapidado se quisermos, pelo treinador de forma a evoluir no sentido do que tem que ser um avançado no futebol europeu, potenciando as características próprias que já trazia e melhorando coisas como a pressão (não é importante correr muito, é importante correr bem), o domínio de bola, o passe e o jogo de costas para a baliza
      – Devido à participação da Argélia na CAN de 2015, vai deixar o seu clube (que é quem lhe paga o salário todos os meses, não esqueçamos isso) durante pelo menos 1 mês sem um dos avançados – ainda por cima o titular – do plantel, isto nos meses fulcrais da época em que normalmente se começam a decidir os títulos em disputa. Além disso, provavelmente isso obrigará o clube a dispender uma verba extra no mercado de Inverno para contratar mais um avançado.

      Creio que ninguém discutirá que Slimani, se tivesse feito a sua formação como futebolista na Europa, seria hoje melhor jogador que o que é actualmente uma vez que teria chegado ao nível que tem hoje alguns anos antes.

      Creio que ninguém discutirá que o clube de Slimani preferia, hoje, que Slimani não fosse africano (independentemente da côr da pele) simplesmente para que não participasse na CAN. Isto não é racismo, é racionalidade.

      Nem vou entrar na discussão dos jogadores de ascendência africana que estiveram toda a vida na Europa (nascidos inclusivamente na Europa), jogaram nas selecções jovens dos países de adopção dos seus pais e que, na transição para as selecções AA, optam por jogar na selecção da sua ascendência (seja pelo motivo que for, normalmente por verem que não vão ter possibilidades de chegar à selecção do país onde fizeram toda a sua vida). Casos como o Brahimi…

      Enfim, creio que não se deve confundir isto com racismo. Sagnol, quando fala em inteligência, não chama burro ao jogador africano, opina que um jogador formado em África sofre de um desconhecimento geral acerca de noções básicas do jogo e de disciplina táctica fundamentais no futebol de alta competição, a chamada "inteligência de jogo". E creio que todos podemos concordar com isto sem sermos apelidados de racistas.

    • João Carvalho
      Posted Novembro 6, 2014 at 5:12 pm

      Assino por baixo o comentário do Pedro Castela.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Novembro 6, 2014 at 12:33 am

    Yaya Touré metia like… se tivesse inteligência para usar o facebook.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 1:31 am

    Aproveitando este tema, gostaria de fazer uma pergunta ao qual eu nao consigo responder a mim mesmo. Ha alguem que me saiba dizer algum jogador africano que foi ou é verdadeiramente bom na posiçao de Nº10?

    The Saiyan

    • Strings
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:53 am

      Assim de repente, Hadji e Okocha.

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:04 am

      O Okocha é do ponto de vista técnico um dos melhores jogadores de sempre, ele fazia coisas inimagináveis com uma bola…agora não era de todo um 10 muito cerebral…por exemplo numa comparação com o Zidane, o Zidane a nível de inteligência de jogo era imensamente superior…

      O Okocha era acima de tudo bom pela técnica que tinha..

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:04 am

      Abedi Pelé,pai dos irmãos Ayew.

      Renato

    • MightyThor
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:26 am

      Abedi Pele, talvez o melhor jogador africano do pré-Drogba…

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:35 am

      Maior cego é aquele que não quer ver. Mundial 66, qual era o monstro sagrado e africano por sinal, que ostentava a camisola 10 na seleção portuguesa ? Não, não era o africano Eusébio, era o africano Coluna, que por acaso, a primeira vez que calçou umas chuteiras foi aos 15 anos.. Mas pronto.. Se não conhece sequer os africanos famosíssimos cá da casa, como pode ter a pretensão conhecer o resto ??? São só ares de superioridade baseados em.. nada !!! Ah pois é …

      A. Monteiro

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:40 pm

      O Abedi Pelé era um jogador simplesmente fantástico, era dos meus jogadores favoritos na altura do grande Marselha campeão Europeu, no entanto ele não era um 10 puro, era mais extremo, era aí que ele jogava a maior parte das vezes, do lado direito no apoio ao Voeler…

    • João Lains
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:46 pm

      Vocês continuam sem atingir o cerne da questão. Sugiro que dêem uma espreitadela nos meus comentários e no do Nuno Ranito.

  • van Basten
    Posted Novembro 6, 2014 at 1:40 am

    Independentemente da forma como se pegue nestas palavras, parece-me inegável que são declarações pouco sensatas, até porque não é muito claro o que Sagnol quis dizer.

    Jean-Louis Triaud, presidente do clube, tentando 'colocar água na fervura', disse que "os jogadores africanos chegam a França ainda muito jovens. Obviamente que eles trabalham no duro fisicamente mas têm deficiências a nível de inteligência táctica. [Sagnol] não estava a falar do QI desses jogadores, mas de inteligência de jogo." Isto também não me diz muito, sinceramente. Não é por um jogador africano chegar a França com 5, 6, 7 ou mesmo 10, 12 ou 14 anos que se vai deixar de apostar nele por mostrar falta de inteligência táctica se o jogador em questão mostrar talento, até porque a inteligência e disciplina tácticas são dos parâmetros mais trabalhados nos escalões de formação, independentemente das origens do jogador.

    Depois há a questão da CAN, e aí o cenário pode ser interpretado de forma diferente. Percebo a ideia, mas de qualquer forma, duvido muito que os adeptos do Porto preferissem não ter Brahimi, os do PSG não ter Aurier ou os do Marselha não ter Ayew só porque ficam sem eles durante a CAN.

    Para mim, foram declarações infelizes.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:15 pm

      Pois é exactamente isso que acho!

      Até percebo o que ele quis dizer mas claro que foram declarações insensatas até porque de outra forma não tinham causado o ruído que causaram. As declarações do presidente não conhecia mas se realmente forem essas então é ainda pior. Se um jogador africano chega muito jovem a França então tem tanto tempo de ser trabalhado como os outros, logo as palavras do seu treinador fazem ainda menos sentido.

      Martins

  • João Lains
    Posted Novembro 6, 2014 at 1:45 am

    Cada vez fico mais desiludido com a opinião generalizada dos leitores da Visão de Mercado. Nem sequer me interessa se os jogadores abandonam os seus clubes durante um mês e meio, porque esse nem devia ser o principal foco nesta questão. não percebo como é que pode haver tanta gente a desconsiderar a opinião do Sagnol, que para mim já é um dado adquirido há imenso tempo.

    Na minha opinião, e já tive oportunidade de tocar neste assunto duas ou três vezes neste blogue durante a antevisão ao Mundial, os jogadores africanos estão divididos em duas categorias: os da África Branca, que engloba o Egipto e os países do Magrebe (Argélia, Marrocos e Tunísia); e os da África Negra.

    Os jogadores da África Negra caracterizam-se pela sua força física, agressividade, velocidade mas tendem a ser jogadores pouco disciplinados do ponto de vista táctico, com pouca capacidade para pensar o jogo e são pouco inteligentes, algo que salta à vista na forma impetuosa com que alguns abordam bolas divididas ou se pensarmos nos erros infantis que muitos defesas cometem. Quem não se lembra da selecção dos Camarões durante o Mundial? Um meio-campo muito musculado mas sem um pingo de criatividade! Os únicos desequilíbrios surgiam pelos pés do Choupo-Moting que actuava num dos corredores. E o Binya? Acreditam que aquelas entradas eram por má vontade?

    Mais convencidos, não? Afinal o Sagnol não disse nenhum disparate.

    Já os jogadores da África Branca são, regra geral, muito evoluídos do ponto de vista técnico (Aboutrika, Darragi, Msakni, Hosny, Shikabala, etc) e táctico comparativamente com os da África Negra. Só isso ajuda a explicar o domínio da selecção do Egipto em edições consecutivas da CAN ou das equipas do norte de África durante os últimos 30 anos na Liga dos Campeões Africanos e lembro-me assim à cabeça do Ah-Ahly, do Zamalek, do Tunis, do Casablanca que esteve no último Mundial de Clubes, onde até foi finalista e era a equipa convidada, imaginem! A quantidade de treinadores europeus que chegam a estes países por força da proximidade que os outros não têm com a Europa também ajuda.

    Nos jogadores que mencionei, também poderiam estar Zidane, Brahimi ou Feghouli, porque na verdade apesar de terem nascido e crescido em França são na sua essência africanos, muçulmanos, etc mas levam vantagem sobre os restantes porque têm toda uma formação no futebol francês e adquirem os princípios do jogo enquanto um desporto colectivo mais cedo. Eu vi leitores que reconheciam qualidades técnicas ao Shikabala mas que ao mesmo tempo diziam que ele não definia bem os lances, era individualista, é essa formação que falta a muitos jogadores africanos, sobretudo na África Negra.

    Esperam que tenham compreendido o meu ponto de vista, porque pegar numa ou outra excepção como o Yaya Touré, não vale nada. Já agora, o ASEC Mimosas é uma das melhores academias do futebol africano.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:30 am

      Apesar de me ter chamado práticamente parvo no meu comentário lá de cima, o João Lains tem de pensar numa coisa, se o Willy Sagnol tivesse tido o cuidado de explicar as coisas da forma como você explicou, nem sequer haveria esta discução, bastava ele ter dito que não queria contratar jogadores a Africa e dar as razões que deu e ninguém levaria a mal, outra coisa foi ele ter dito que não queria contratar jogadores Africanos e ai abre o caminho para várias interpretações, porque mesmo que os jogadores saiam de Africa aos 5 anos isso não deixa de fazer deles Africanos principalmente quando estes mesmo com dupla nacionalidade optam por jogar pela Selecção dos países onde nasceram, o mesmo se pode dizer dos jogadores que nasceram fora do pais como foi o caso de Brahimi (facto qual eu desconhecia) que mesmo nascendo em França tem nacionalidade Africana e se lhe perguntarem ele irá sempre dizer que é Argelino independentemente de onde nasceu, isso não faz o mesmo ser Africano? Nas Palavras de Willy Sagnol não podemos ler que ele apenas disse que não iria comprar jogador africanos, em vez de ter dito que não iria comprar jogadores a Africa? Já percebe o meu ponto de vista?

      Sayien

    • Pedro Barata
      Posted Novembro 6, 2014 at 10:37 am

      Subscrevo. Mas se reparares quando há um jogadora da África Negra que junta às condições físicas capacidade técnica e conhecimento do jogo (Yaya), destaca-se imenso, pois une o melhor de dois mundos. Daí que gente como o Norton de Matos, especialista no futebol africano, esteja sempre a dizer que quando se der o conhecimento do jogo, a capacidade de tomar decisões, aos jogadores da África Negra, um dos seus países será campeão do mundo.

    • Invictus
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:46 am

      Ja Mourinho pouco tempo dizia que o continente menos explorado a nivel de futebol era o Africano, e era la que se devia explorar e exportar jogadores.

      Rogger Milla jogou ate aos 40 e tal anos, era dos Camaroes.

      Outros jogadores de Africa Negra com Q.I futebolistico é o Costa Marfinense Aurier, dos melhores laterais direitos a nivel mundial.

      Se quiser abrir o livro lembro.me de Weah (melhor jogador do mundo) ou mais atras Ayew pai de Jordan Ayew e de Ayew.

      Isto so para dizer que ñ olhar para o continente africano é uma vergonha, existem jogadores tão bom ou melhores que os europeus ou america do sul. Ñ é por estarem 1 mes e meio fora de 2 em 2 anos.

      Sagnol calado é um poeta, França campea do mundo com muitos jogadores negros de raça eou africana, pais africanos, genes africanos, thuram,zidane,p.vieira,trezeguet(argentino)….etc etc.

    • Invictus
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:48 am

      Podia abrir o Livro e dizer que o melhor jogador que eu vi jogar chama.se Madjer e é africano

    • João Lains
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:08 pm

      Mas isso só acontece porque no início da década de 90, um antigo internacional francês – Jean Marc Guillou – fundou a primeira academia de futebol na cidade de Abidjan e introduziu novos métodos de treino, com foco nos aspectos técnicos e tácticos e que passavam por coisas tão simples como obrigar os jogadores a jogarem descalços e sem caneleiras para que desenvolvessem o seu toque de bola.

      Para quem não sabe, Abidjan é a maior cidade da Costa do Marfim e a sua capital económica, mas também era a sede do ASEC Mimosas, um dos clubes mais fortes do país – conquistou 17 dos seus 24 títulos entre 1990 e 2010, depois de um jejum de 10 anos durante a década de 80.

      Em 1998, quando o Mimosas conquistou a Liga dos Campeões Africanos, o plantel era muito envelhecido e alguns jogadores manifestaram o interesse em abandonar o clube. Então o Guillou promoveu os jovens da formação à equipa principal e estes deram uma excelente resposta ao conquistarem a Supertaça Africana no ano seguinte, numa equipa onde jogavam Copa, Kolo Touré, Zokora, Siaka Tiéné ou Aruna Dindane. E foi quando o Guillou foi nomeado treinador do Beveren da Bélgica que se abriu uma porta do futebol europeu para todos estes talentos, e para os outros que mais tarde se deram a conhecerem como Boka, Eboué, Romaric, Gervinho e o Yaya Touré.

      Por isso, é que o ASEC Mimosas é uma excepção e foi aqui que cresceu a geração de ouro do futebol costa-marfinense, porque o estereótipo do jogador africano corresponde às características que o Sagnol descreveu.

    • Sousa
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:09 pm

      Não sou assíduo comentador deste espaço mas sempre que posso dou uma vista de olhos pelos comentários. De certa forma é uma maneira de tentar perceber a opinião generalizada dos leitores e amantes de futebol com um nível de conhecimento superior (parto do principio que a maior parte, senão todos os leitores do Blog não são os mesmos que comentam notícias na Abola online).
      É com alguma desilusão que constato que os comentadores por defeito preferem "ver" teorias de conspiração antes de reflectir sobre os temas e dar a sua opinião fundamentada. Basta ler a, na minha opinião, excelente interpretação de João Lains e em contraponto comentários como "Yaya poria like se tivesse inteligência para mexer no Facebook".
      Podem sempre dizer que se só leio e não comento não tenho moral para criticar que assiduamente dá a sua opinião, e talvez tenham razão… Mas desta vez não resisti.

    • João Lains
      Posted Novembro 6, 2014 at 9:11 pm

      Obrigado Sousa, é essa reflexão que faltou à grande maioria das pessoas.

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 2:43 am

    Slimani não é propriamente um avançado pouco inteligente, antes pelo contrário, muito de seu senso de posicionamento advém de uma inteligência diferenciada. E ele só saiu do futebol africano a um ano.

  • Hugo Silva
    Posted Novembro 6, 2014 at 2:45 am

    ahah o que me ri agora… tipo este sagnol jogou numa seleçao francesa recheada de africanos tipo patrick vieira makelele henry karambeu etc etc e diz uma parvoice dessas ahahaha

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:27 am

      Aconselho lições de geografia, rapidamente.

    • Invictus
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:32 pm

      Queres ver que os jogadores que referiu ñ têm genes africanos? os pais são europeus e tudo…

      É preciso é ñ confundir os genes dos jogadores com a sua nacionalidade…podem ter passaporte frances mas olhando para eles e geneticamente falando são Africanos.

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:39 pm

      o Karembeu nasceu na Caledonia… pacifico sul… não sei ao certo as suas raízes…
      Por essa ordem de ideias os americanos são todos africanos ou europeus… os genes vêm de lá…

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:46 pm

      Invictus,

      Pela tua lógica, então a Humanidade é toda Africana, porque foi lá que apareceram os primeiros primatas, então sendo assim afinal somos todos Africanos…ou então como o Nuno R disse e bem, nso Estados Unidos são todos Europeus/Africanos ou Asiáticos é isso?

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 9:23 am

    Sagnol oh sim, é um poço de inteligência.. Basicamente diz que não contratava o próximo Eusébio !!!! Felizmente que não somos todos racistas e temos inteligência para saber que uma equipa faz-se num equilíbrio de jogadores de diferentes características. Ridículo, mas mesmo ridículo, é excluir jogadores de todo um continente, baseado em apreciações generalistas tão científicas como um calhau ! OH Eusébio, se fossem todos como o Sagnol, nunca tinhas saído de Moçambique… E o Coluna, o Madger, o Matateu, o Okocha, o Kanú, Abedi Pelé, o Kalusha Bwalya, o Amunike, o Yekini, o Weah e outros tantos.. enfim.. Vê-se com cada um.. Para mim não passa de racismo disfarçado de estupidez..

    A. Monteiro

    • MightyThor
      Posted Novembro 6, 2014 at 11:47 am

      Eusébio é um mau exemplo porque não conta como jogador africano…

      Eusébio era, à data, Português. Portanto, europeu. Não corria riscos de ser convocado para CAN, até porque jogou muito jovem pela selecção A de Portugal, não havendo o risco de optar por uma hipotética nacionalidade de ascendência.

      Já exemplos como o Amunike ou o Yekini são bons exemplos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:04 pm

      Eusébio é um bom exemplo, porque HOJE, um clone do Eusébio não seria português, seria Moçambicano ! Mas Sagnol não o contratava. Se calhar um clone do Pringle tinha mais chances, sei lá..

      A. Monteiro

  • Rúben Cardoso
    Posted Novembro 6, 2014 at 10:44 am

    Sem entrar no campo do racismo, porque não é essa a minha intenção, é um facto que desde cedo, logo nos escalões de formação, muitas vezes se privilegia a força e a "cavalice" de jogadores mais fortes fisicamente (em especial, jogadores com raízes africanas), em detrimento de jogadores com mais inteligência, técnica, mesmo sendo mais frágeis fisicamente. Não digo que aconteça sempre assim (por exemplo, Bruma não é um jogador "burro", de todo), mas por vezes prejudica a evolução de alguns jogadores. Basta olhar, por exemplo, para as últimas equipas de juvenis/juniores do Sporting, ou mesmo para o que acontece na equipa B, em que se prefere apostar em muitas ocasiões num Riquicho, Fokobo e Enoh, do que num Esgaio, Palhinha ou Iuri.

    E como o João Lains disse e bem, um exemplo claríssimo disso foi a selecção dos Camarões. Aquele meio-campo de "partir pedra", em vez de apostar na posse, num jogo mais cerebral, mais inteligente, custou uma vergonhosa amostra de futebol no Mundial.

  • Nuno R
    Posted Novembro 6, 2014 at 11:23 am

    Tanto disparate que se lê…
    pelos comentários presumo que o Sagnol não venha comprar o William ou o Mane… e muito menos o Cavaleiro (ou sequer o Varela)
    Sem ter a certeza do que disse (só temos acesso à tradução) ele parece referir-se a "escola", e não a nacionalidades ou cor de pele. O jogador africano é por norma indisciplinado tacticamente (basta ver os mundiais), e tem dificuldades em refrear os ânimos. Isto nota-se mais na dita "africa negra", já que os magrebinos eram por norma mais fortes no aspecto táctico, e menos exuberantes no aspecto físico, daí que até há pouco tempo, Marrocos, Egipto, Argelia e Tunisia fossem equipas de topo. Mas nota-se alguma evolução nesse aspecto, talvez devido às Academias que têm proliferado ou ao trabalho de treinadores europeus.

    Claro que jogadores inteligentes ou burros há em todas as formas e cores, a generalização é o que é.

    • João Lains
      Posted Novembro 6, 2014 at 12:24 pm

      Aleluia! Aleluia! Aleluia!

      Espero que, pelo menos a ti, te consigam levar mais a sério, porque a minha tentativa de explicar o que tu aqui resumiste, foi infrutífera. As pessoas insistem em misturar os jogadores magrebinos com os da África Negra, aos quais o Sagnol se estaria a referir. A África Negra só nos oferece jogadores rápidos (extremos, avançados) e fortes (defesas e médios de combate) porque não existem médios capazes de "armar" jogo. Yaya Touré é a única excepção porque beneficiou dos ensinamentos de um treinador europeu como eu expliquei mais acima.

      Quem quiser realmente interessado em discutir futebol, pensa da mesma forma que nós. Os restantes perdem-se em assuntos como o racismo, ou na questão da CAN, que nem é o que merece o maior reparo nesta declarações.

      Cumprimentos.

    • Anónimo
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:11 pm

      "o jogador africano por norma é mais indisciplinado" – como se isso fosse uma característica imutável. Hoje já existe mais formação e obviamente isso irá mudar.

      Lembro-me de Espanha por exemplo, que na altura do Futre e do Maradona, aquilo era paulada a torto e a direito !!! Até ao pescoço era tudo bola !!

      Quantas lesões sofriam os artistas com esta selvajaria ???
      E nessa altura a Espanha já tinha formação à décadas e décadas..

      Àfrica só começou a formação a sério recentemente.

      Mas pelos vistos os espanhóis podem demorar décadas a evoluir, mas os africanos tem de ser rapidinho, rapidinho.. Sejamos coerentes..

      A. Monteiro

    • Kafka I
      Posted Novembro 6, 2014 at 1:15 pm

      Nuno R e João,

      Subscrevo os vossos comentários

    • Nuno R
      Posted Novembro 6, 2014 at 2:41 pm

      "indisciplinado TACTICAMENTE"
      Onde raio isso tem a ver com dar paulada?
      Pelo menos leiam antes de responder.

      E na altura do Futre e do maradona era pau em todo o lado, não só em Espanha. O futebol não era para meninas como é hoje ;)

  • Anónimo
    Posted Novembro 6, 2014 at 4:01 pm

    E por acaso a formação de um jogador, não engloba todos os aspectos do jogo ?

    Aspectos técnicos, tácticos, físicos, ritmo de jogo, disciplina, auto controle, gestão de grupo,concentração, etc etc.. ?

    Acho que é mais disto que Sagnol pretendia falar, do que propriamente posições no campo, certo ?

    A. Monteiro

  • Guilherme Silva
    Posted Novembro 6, 2014 at 5:40 pm

    Incrível como qualquer crítica que se faça ao povo africano actualmente seja interpretada como racismo. Mas o Sagnol não tem razão? A verdade é que o jogador que faz a formação em África e chega "tarde"à Europa, tem mesmo grandes deficiências tácticas (o melhor exemplo disso que até já foi dado aqui é o Slimani, que chegou como um jogador muito cru, foi trabalhado e agora está muito melhor).

    Será que se eu disser que a maioria dos laterais direitos também não sabem defender é interpretado como xenofobia ou racismo? E estou a dizer alguma mentira?

  • Mário Marques
    Posted Novembro 6, 2014 at 7:28 pm

    Epá as pessoas aqui às vezes parece que não sabem interpertar um texto… O que o Sagnol disse qualquer coisa do género " Não contrato jogadores africanos, oriundos e naturais de África, quer sejam Negros da Guiné quer sejam Brancos da África do Sul"

    Cmps

    Mário Marques

Deixa um comentário