Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não gosto do VAR. Amo o futebol como ele é. Prefiro com erros, é mais empolgante»

Futebol com ou sem VAR? Está a ter três problemas, um é a demora (na América do Sul é um exagero), o outro é que continua a ser na mesma uma questão de interpretação e por último há o perigo dos adeptos, principalmente os que vão ao estádio, se começarem a desligar, pela frustração de andarem a festejar golos que depois são anulados.

O VAR parece que veio para ficar, mas nem todos são fãs. Mohamed Salah numa entrevista à CNN demonstrou que não aprecia esta nova ferramenta. “Eu não gosto, é sempre a minha resposta. Amo o futebol como ele é, com os erros dos árbitros, os erros dos jogadores. É assim que o futebol é mais entusiasmante e que apaixona as pessoas», disse o avançado o Liverpool. «O VAR é demasiado justo. Gostamos do futebol com os erros», acrescentou. Já sobre o impacto do VAR, respondeu: «Mais penáltis para mim».

34 Comentários

  • Sombras
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:17 pm

    O problema do VAR é que está a ser mal aplicado. O VAR devia refutar erros grosseiros, ou coisas objectivas (a bola saiu, ou fora de jogo). Não andar a esmiuçar cada toquezito.

    • LevonAronian
      Posted Agosto 21, 2019 at 5:59 pm

      Isto. Fico especialmente irritado quando o árbitro fica 2 minutos à espera da indicação do VAR, e depois de a receber vai ele mesmo gastar mais 2/3 minutos a ver a imagem até tomar uma decisão.
      Da maneira como está hoje preferia que não houvesse VAR de todo

  • Jordan
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:27 pm

    O VAR não seria necessário caso os árbitros não fossem humanos. Uma vez que o são, é impossível eliminar o erro, e por isso tudo o que traga justiça ao mundo, e ao futebol em particular, é bem vindo.

    Se o Salah perdesse uma final da Champions devido um golo com a mão certamente não teria esta opinião.

  • JPSequeira
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:34 pm

    Eu compreendo sempre a situação das pessoas perderem o interesse por golos serem anulados mas acho que muitos vezes essas mesmas pessoas esquecem-se que há dois lados na mesma moeda. Podemos falar do VAR ter tirado a vitória ao City na Champions mas foi o mesmo VAR que deu a final ao Tottenham, que estes mereciam dado que o golo tinha de facto sido ilegal… Portanto é sempre importante lembrarmo-nos que o VAR não tira só, também dá emoção

    • Pulga
      Posted Agosto 21, 2019 at 5:51 pm

      Lá está, é uma questão de critérios: nesse mesmo jogo um dos golos do Tottenham foi com a mão e o VAR não fez nada e um fora de jogo por cm’s (que ainda me custa a aceitar dado que o toque do Bernardo não é intencional) anulou um golo que ficaria para a história.

      • Mestre Shankly
        Posted Agosto 22, 2019 at 9:49 am

        Mas isso é porque tu querias que o City ganhasse. Se fosses do Tottenham já não te interessava se eram centímetros ou metros, e estavas todo feliz e agradecido ao VAR por ter detectado o fora de jogo. Não podes ao mesmo tempo queixar-te do golo do Tottenham e criticar o VAR por ter anulado um golo ilegal porque “eram só cm’s” e porque o “golo ficaria para a história”. Percebo a frustração, mas põe-te no lugar dos adeptos do Tottenham e pensa lá o que seria seres eliminado por um golo em fora-de-jogo aos 95′.

        O fora-de-jogo não é e nunca será uma questão de critério, isso é uma falácia. Ou está ou não está. O golo ser “para a história” e serem centímetros ou metros não importa, se está, anula-se.

  • Estigarribia
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:44 pm

    Concordo plenamente com Mo Salah.

    Saudações Leoninas

  • Pulga
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:56 pm

    Desde o dia 1 que penso que o VAR devia funcionar como o Hawk-Eye do Ténis, entregando a cada treinador dois VAR’s e quando os mesmos acreditassem que existisse um erro grosseiro entregavam ao 4º árbitro para que a jogada seja analisada.

  • André Dias
    Posted Agosto 21, 2019 at 5:57 pm

    Discordo totalmente. Sou 100% a favor da utilização de ferramentas que aumentem a verdade desportiva. O problema do VAR é a forma como é utilizado. Os critérios não são claros, a velocidade de utilização deixa a desejar e as próprias imagens nem sempre são esclarecedoras (algo incompreensível numa era em que existem telemóveis que já filmam em 4K e numa modalidade desportiva onde se gastam milhões de euros facilmente). Se tudo isto for aprimorado não tenho dúvidas que o VAR se tornará em algo essencial, tal como já é a tecnologia da linha de golo.

    Um último ponto, e não menos importante, é a qualidade dos árbitros que estão no VAR. Atribuir o VAR a árbitros incompetentes é como dar uma máquina fotográfica a um cego, inútil e contraproducente.

  • josediogo
    Posted Agosto 21, 2019 at 6:19 pm

    Se alguém achava que o VAR iria resolver todos os problemas e polémicas, e da melhor forma, estava enganado.
    Naturalmente que existem questões a melhorar, o que será uma questão de tempo até funcionarem na plenitude.
    Vejam-se os foras de jogo por exemplo. Agora existe uma linha, com muito mais exactidão, que indica na perfeição, se está off side ou não.
    Esta ferramenta é má? Preferiam ver programas durante a semana, a discutir o cm atrás, cm à frente?
    O que urge, de melhorar, de forma imediata, é claramente o tempo que se demora a tomar decisões.
    Mal existe o golo (ou jogada polémica) o VAR tem que estar logo em cima e visionar o mais rápido possível, evitando grandes delongas como se têm verificado.

  • J Silver
    Posted Agosto 21, 2019 at 6:36 pm

    Bom… que opinião idiota, peço desculpa. O erro apaixona as pessoas? Ok… a mim afastou-me e muito do futebol nos últimos anos. Eu aceito que a minha equipa perca porque jogou mal, não porque levei com um golo com a mão que no fim do campeonato determinou o campeão.

  • andreacteles
    Posted Agosto 21, 2019 at 6:42 pm

    Discordo.
    O VAR é uma ferramenta que ajuda na verdade desportiva. Se vai colmatar todos os problemas? Não. Se a ferramenta está perfeita? Longe disso, está em vigor apenas há dois anos.
    Como tudo na vida, não podemos ter o melhor dos dois mundos e a introdução do VAR no futebol “retirou” algumas mas trouxe tantas outras.
    Há erros, e erros. Um erro humano por parte do arbitro contra o Liverpool numa final da Champions e certamente o Salah gostaria de ver justiça a ser feita com a utilização de uma ferramenta.
    Lá está, o negrito do VM diz que pode haver frustração por festejar golos que podem ser anulados mas se olharmos para o outro lado da moeda, quando há uma anulação de um golo, há festejos e emoção por parte da outra.
    Isto é o seguinte, quando uma equipa é beneficiada graças à utilização do VAR, vão estar a favor. Quando forem prejudicadas, vão estar contra.
    Concluindo, e como tudo tem muitos “ses”, colocando na balança, o futebol continua a ser um mundo de emoções e mais justo, logo na minha opinião, é completamente obrigatório a introdução deste tipo de ferramentas.

  • Mantorras
    Posted Agosto 21, 2019 at 6:42 pm

    O Var so vai fazer mesmo sentido quando a decisao for rapida (quase imediata), o arbitro NUNCA for ver, actuarem em quase todas as situacoes e nao apenas em 3 ou 4…

  • David Gomes
    Posted Agosto 21, 2019 at 6:55 pm

    Isto é um comentário de alguém que se está a ‘marimbar’ para a verdade desportiva. Não tenho problema com isso, desde que seja coerente com o que afirmou quando a sua equipa for prejudicada pelo VAR.
    Em quase todos os desportos do mundo se tenta arranjar formas (com recursos a tecnologia ou não) que ajudem a que a verdade desportiva prevaleça, só no futebol é que vejo este constante burburinho a querer deixa – lo tal e qual como no séc XX.
    Agora o grande problema do VAR é a palhaçada do tempo que demora. Alguém acredita que são precisos realmente 3 ou 4 minutos para tomar decisões? De resto a ideia de cada treinador ter dois ou três pedidos de VAR não é de todo descabida também.

  • Diogo Palma
    Posted Agosto 21, 2019 at 7:03 pm

    Verdade desportiva acima de tudo.
    E quando farão alguma coisa em relação ao tempo de jogo jogado? Quando acabarão os descontos de tempo a lá carte dados pelos árbitros sem o menor sentido?

    Vejam como a verdade desportiva no ténis, basquetebol, volei, andebol, futsal, hóquei, etc é muito maior do que no futebol.

  • Dca
    Posted Agosto 21, 2019 at 7:12 pm

    O VAR é bom ponto. Há erros escandalosos que têm que ser evitados. Estamos a falar de campeonatos e de finais de Champions.
    Tem é que a demora ser muito mas muito menor. E isso não tem a ver com o sistema VAR mas sim com os árbitros. No Belenenses – Benfica foi um escândalos. E é fácil, ou é ou não é ponto.

    • dependente
      Posted Agosto 21, 2019 at 11:08 pm

      Se se refere ao golo anulado ao Benfica, o CA já veio a terreiro esclarecer que, com a alteração da lei 11 em relação a este tipo de situações, o golo é bem anulado, aliás como alguns antigos árbitros melhor informados, já tinham dito/escrito, enquanto outros, como um dos comentadores do Record, vieram dar a mão à palmatória.

      • Dca
        Posted Agosto 21, 2019 at 11:49 pm

        Falei do tempo da demora, nada mais. Não percebo muito de arbitragem nem ouço nem leio, por isso pouco comento. Só quando é óbvio.

  • Fake Plastic Fans
    Posted Agosto 21, 2019 at 7:20 pm

    Sem VAR! O erro faz parte, desde que não seja sempre para o mesmo lado.

    Num jogo podes marcar um golo e ser mal anulado e no seguinte marcas um golo que devia ser invalidado. As coisas deviam ser assim. O VAR estraga por completo a essência do jogo.

    • J Silver
      Posted Agosto 21, 2019 at 8:13 pm

      Então acreditas no karma e no equilíbrio do universo? Se a essência do jogo é ser impotente perante injustiças… então o jogo está mal.

      • Fake Plastic Fans
        Posted Agosto 21, 2019 at 9:03 pm

        Acho que se os árbitros não forem tendenciosos haverá sempre um equilíbrio, sim.

        Se não acreditas no karma, é porque és muito jovem.

        • Francisco Torgal
          Posted Agosto 21, 2019 at 9:15 pm

          Se não acredita no karma é porque em princípio se baseia em factos e não teorias de que quando fazemos algo de mal também nos é retribuído pelo “universo”. Não quero parecer que estou a ridicularizar nada até porque respeito os princípios em que cada um acredita, mas é muito mais objetivo apoiar iniciativas destas (VAR) do que fiar em karmas.

          Se acreditas no karma então estás a dizer-me que se perderes uma final da Champions com um penalty inventado aos 94min e por consequência não ganhares a Champions estás a dizer-me que o karma vai ajudar em quê para compensar?
          Desculpa que diga, sem ofensa, mas a tua última frase é absurda.

          • zebenfas
            Posted Agosto 21, 2019 at 11:02 pm

            O Benfica ainda está á espera que o Karma lhe devolva a liga Europa que perdeu para o Sevilha com as variadíssimas irregularidades que ocorreram ;)

        • J Silver
          Posted Agosto 21, 2019 at 10:54 pm

          Acreditar não acredito. Tal como não posso afirmar com certezas de que não existe. Posso ter dias em que acho que há “qualquer coisa” mas oriento as minhas acções por aquilo que acho correcto e/ou que me faça sentir bem, sem qualquer expectativa de retorno, seja ele positivo ou negativo. Mas num desporto que move milhões não faz sentido ter mentalidades esotéricas no que diz respeito ao cumprimento das leis do jogo. E não sei qual a relação que fazes dessa crença com a juventude de uma pessoa, visto que já acreditei mais do que hoje, dia em que não sou assim tão jovem.

  • Tiago Silva
    Posted Agosto 21, 2019 at 8:51 pm

    O VAR é bom se for bem utilizado. Nos jogos na Europa não há problemas quase por exemplo. Mas o Salah tem a sua opinião, temos que respeitá-la.

  • riscas
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:10 pm

    Ao início também estava reticente sobre o VAR.
    Agora, depois de o ver em funcionamento, a minha opinião mudou, existe muitas vantagens neste apoio à arbitragem. Mas ainda há um largo caminho a percorrer, e muito a melhorar. Um bom ponto de partida é olhar para o VAR nos desportos americanos. As paragens não podem ser tão prolongadas (temos assistido em Portugal lances em que o VAR demora quase um minuto a tomar uma decisão, e depois o árbitro ainda vai rever as imagens e perde ainda mais tempo, e isso é inconcebível).
    Os adeptos no estádio têm de saber o que se está a passar, e a repetição que fez valer a decisão do árbitro deve ser mostrada quer nos estádios, quer nas transmissões televisivas.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:10 pm

    O VAR e todas as tecnologias que ajudem a regular a verdade desportiva são essenciais.

    Há muito trabalho e muito dinheiro envolvido para que o mesmo possa estar à mercê do erro humano quando o mesmo pode ser evitado.

    Outra questão é se o VAR como está, está a ser bem aplicado…e aí a resposta é não.

    Há muito para regular e para melhorar.
    Até porque o que mais tem existido, são tentativas de desvirtuar o VAR para interesse próprio ou pior ainda quem tem a responsabilidade de o usar ser tão incapaz com 50 monitores à frente, como seria se estivesse em campo…

    E para a burrice, cegueira e incompetência infelizmente não há remédio…

    • J Silver
      Posted Agosto 21, 2019 at 10:58 pm

      Nessa última frase podes acrescentar corrupção. Começo a achar que também não tem remédio

  • Kacal
    Posted Agosto 21, 2019 at 9:21 pm

    Isto tem dois lados da moeda. Por um lado há a paixão pelo futebol, o vibrar e desfrutar, há o lado sentimental da coisa que nos leva a concordar com Salah. No entanto, há o lado racional e lógico que tudo que seja para aumentar a verdade desportiva e diminuir a possibilidade de erros, deve ser implementado e utilizado. Por mais que compreenda o lado do Salah e tenha esse lado, tenho que dar mais atenção ao meu lado racional e ir a favor do VAR. Como já disseram, a maneira como é utilizado é que é um problema, utilizando-o da melhor forma sou a favor.

  • Mestre Shankly
    Posted Agosto 22, 2019 at 9:51 am

    Tem a sua opinião. A seu favor pelo menos é sincero e não critica e acusa os árbitros. Assume que o erro faz parte e há que viver com ele. De resto discordo, já vi muitos lances decisivos salvos pelo VAR, por mim tem que ficar.

  • rmmop
    Posted Agosto 22, 2019 at 9:51 am

    O VAR como principio é bom! Como está a ser utilizado é completamente inútil…o problema da “verdade” desportiva continua bem vivo.

    O protocolo não é bem conhecido, logo a sua aplicação é sempre duvidosa.
    Em lances iguais, a utilização do VAR é diferente…e pq? Pq quem decide a utilização do VAR são os mesmos que utilizam o apito…e aplicam as regras a seu belo prazer…como sempre fizeram.

    2 ex recentes, no B SAD vs SLB:
    No lance da “possível” falta sobre o Rafa dentro da área….pq razão não entreviu o VAR? Não houve a mínima dúvida q não seria falta?
    No fora de jogo (a meu ver bem assinalado) anterior ao golo, o lance gerou dúvidas no VAR e aplicaram a nova “moda” das linhas…e se repararem bem a linha perpendicular ao terreno, no jogador da B SAD está tirada na barriga….a linha do jogador do SLB está tirada no ombro…por aqui se vê q a utilização do VAR é sempre duvidosa…pq depende e quem a usa!

    O tempo perdido pelo VAR é a outra coisa q TEM q ser pensada…não faz sentido nenhum estar 5 (CINCO) minutos à espera de uma decisão…sendo o tempo compensado ou não (neste jogo em particular até nem foi)…e ainda ter a coragem de avisar/informar o público q paga o bilhete, do q se está a passar.

    O futebol com VAR ou sem VAR…é sempre dirigido pelos menos…logo as decisões são sempre as mesmas…
    ro

  • Rambo13
    Posted Agosto 22, 2019 at 11:01 am

    O VAR deveria ser usado, na minha opinião, em apenas 3 ocasiões:
    1 – Verificar se o lance do golo é valido (e falo mesmo do lance do golo, não de golos anulados por supostos fdj que aconteceram 3minutos antes e em que nada influenciam jogadas ou faltas que o árbitro decidiu mandar jogar)
    2 – Penaltis claros, onde não exista “duvida”
    3 – Lances para cartões vermelhos.

    Ponto.

    Concordo com o a nova dinamica que colocaram nos fiscais de linha de “deixarem” seguir a jogada mesmo assumindo que está fdj para verificação do VAR.
    Agora não podemos é, e dando o exemplo do jogo do Benfica, anular um golo onde a interferência do jogador em questão é questionavel e a olho (optica do auxiliar) o jogador tá em jogo.

Deixa um comentário