Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Não há defesa nem treinador que pare o Messi»; FC Porto emite novo empréstimo obrigacionista; Equipas da I Liga vão jogar fora quando entrarem na Taça; Contador bem acompanhado no Giro

Concorda?
Pep Guardiola avisou que não volta a Barcelona para ser homenageado, mas para ganhar, de maneira a qualificar o Bayern Munique para a final da Champions. “Não estou aqui para receber uma homenagem. Venho fazer o meu trabalho: apurar o Bayern para a final da Liga dos Campeões”, sintetizou o técnico que levou o conjunto catalão a dois títulos de campeão da Europa e do Mundo, duas supertaças europeias e três campeonatos de Espanha. Questionado a falar sobre Messi não hesitou: “Se Messi estiver como acho que vai estar, não há defesa ou treinador que o pare. É impossível. No seu estado normal já não o páras, por muito que defendas. Como se tem apresentado nos últimos 4/5 meses, não há sistema nem treinados que o pare”, vincou o treinador dos bávaros. Acrescentando: “Há que estar próximo dele, tentar que receba menos a bola e têm que haver ajudas, mas mesmo assim ele ainda tem capacidade de sair desses apertos. O que faz Messi e Neymar diferentes dos outros é o seu talento. Quando pensas que vão para a esquerda saem para a direita. Há poucos sistemas defensivos que possam controlar o talento. Cabe-nos fazer o nosso jogo, atacar como é nosso hábito e tentar marcar, pois sem marcar em Camp Nou vai ser mais complicado em Munique.”

Excelente medida (aliás as equipas da I Liga deviam jogar todas as eliminatórias fora quando defrontam emblemas de divisões inferiores… a outra opção, que nos parece menos justa, é aplicar o modelo espanhol com os jogos a duas mãos) – A Taça de Portugal de futebol vai ser alargada para 160 clubes a partir da próxima temporada, com os clubes da I Liga a iniciarem fora de casa a sua participação na prova. De acordo com as alterações ao regulamento da Taça, aprovadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a competição passará a ter mais 25 equipas na próxima temporada, aumentando o número de clubes dos distritais. Outra das alterações é o facto de as equipas da I Liga jogarem fora o respetivo jogo da terceira eliminatória, quando entram em competição, caso sejam sorteados com equipas de divisões inferiores. Assim, na primeira eliminatória vão participar 80 equipas do Campeonato Nacional de Seniores, mais 44 clubes das competições distritais. Os apurados da primeira ronda juntar-se-ão aos conjuntos da II Liga na segunda eliminatória e ao número necessário de equipas repescadas, sendo que os clubes da competição profissional também jogarão fora.

O financiamento dos “grandes” continua a passar por este tipo de empréstimos – A SAD do FC Porto lançou uma nova oferta pública de subscrição, até um máximo de oito milhões de obrigações, que contempla um montante global inicial de 40 milhões de euros e que irá decorrer entre 7 e 21 de Maio. Cada subscrição tem o preço unitário de cinco euros, de acordo com o prospecto enviado pelos dragões à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), sendo que o valor mínimo de subscrição está fixado em 100 euros – correspondente a 20 obrigações. O montante total da operação, inicialmente revelado, ascende a 40 milhões de euros mas poderá ser ainda aumentado por opção da SAD presidida por Pinto da Costa. Esse direito poderá ser exercido, mediante a procura, até 13 de Maio.

Principal favorito (Porte nunca fez nada em 3 semanas, e só sobram Aru e Uran)? –  Alberto Contador vai estar bem rodeado no Giro. A Tinkoff-Saxo, talvez pelos maus resultados de 2015, vai acompanhar o Pistolero com Roman Kreuziger, Michael Rogers, Ivan Basso, Sergio Paulinho, Manuele Boaro, Matteo Tosatto, Christopher Juul-Jensen e Ivan Rovny. Vamos ver é se Kreuziger, Paulinho e Rogers, com este desgate, não vão sofrer no Tour. PS: Está disponível em www.velogames.com, um Fantasy Game do ciclismo, a já habitual liga privada do Visão de Mercado para o Giro 2015. O objetivo é recolher o maior número de pontos com os 9 elementos escolhidos dentro do orçamento. Para tal é necessário antecipar quem terminará nos primeiros lugares na classificação geral, montanha, por pontos e também nas diferentes etapas. Os dados da liga são: League Name: Visão de Mercado;

League Code: 05234515

0 Comentários

  • H Soares
    Posted Maio 5, 2015 at 10:57 pm

    Com muita pena minha o meu Porto caminha para o abismo. Basta analisarmos o valor destes empréstimos para perceber que eles estão a crescer de forma insustentável. Vamos ver onde é que isto vai parar.
    Ainda assim, custa-me a entender, como é que um clube que vender um jogador á relativamente pouco tempo (em Espanha até se falou que o Real já tinha pago parte da transferencia), precisa de um emprestimo deste tipo(juntando a tudo isto a campanha na LC)

    • Nuno R
      Posted Maio 5, 2015 at 11:11 pm

      Há uns dias comentei que o Porto não tinha receitas correntes para cobrir as despesas com o plantel, por isso tinha de recorrer a vendas e empréstimos, e que a massa salarial era insustentável.
      Responderam que eu não sabia nada das contas, e que quem lá estava dentro é que percebia e fazia… venham agora explicar.

    • Kafka I
      Posted Maio 5, 2015 at 11:19 pm

      Este empréstimo obrigacionista de 40 milhões é para pagar o empréstimo obrigacionista que vence agora em Maio de 30 milhões eur…Benfica e Porto têm andado nisto nos últimos anos, em linguagem muito simplista é contrair crédito para pagar crédito…

      Já agora a taxa não é má de toda, 5% é bem bom comparando com um simples depósito a prazo (taxas miseráveis a rondar o zero), quem for Portista e tiver algum para por de parte a 2/3 anos, não é mau investimento

    • João Magalhães
      Posted Maio 5, 2015 at 11:30 pm

      Não sendo nenhum dos que comentou qualquer notícia relacionada com esta forma de financiamento, sou obrigado a concordar com o exposto pelo Nuno.

      Um clube, em face das necessidades financeiras que tem, dispõe de duas diferentes formas de financiamento, conhecidas como correntes ( curto prazo) e não correntes ( longo prazo). Da mesma forma, as despesas podem ser dividas segundo estes dois horizontes temporais. Segundo as boas práticas da gestão financeira, e no cumprimento de determinados rácios exigidos por instituições financeiras – bancos e financiadores -, o clube tem de financiar as despesas correntes através de passivos correntes, o mesmo acontecendo no longo prazo. Daí que estes empréstimos obrigacionistas sejam o veículo mais apropriado para cumprir este rácio, que normalmente se define como (ativo corrente/passivo corrente) e que tem de estar balizado de acordo com determinadas normas.

      Mais, alguns clubes não consideram o valor de venda do passe dos jogadores, como um meio de financiamento, sendo que esse montante é, muitas das vezes, utilizado para abater empréstimos anteriores. Outra condicionante é a estrutura de capitais do clube – capitais próprios vs alheios -, que está também sujeita a condicionantes estruturais onde o clube atua – regulação nacional e comunitária -, e ainda à preferência de quem gere o clube.

    • Pedro sousa
      Posted Maio 6, 2015 at 6:15 am

      Impressionante como nenhum clube se consegue financiar pelas vias normais pois ja se encontram individados até a ponta dos cabelos. Em vez de optarem por modelos sustentáveis, optam sempre pela via mais facil de pedir sempre emprestado na ansia de verem a divida perdoada um dia e voltarem a repetir tudo outra vez

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 9:23 am

      Já toda a gente sabia disto. Coisa mais natural do mundo, não vejo o choque. Concordo com a parte de ser uma bola de neve. Tanto para o SLB como para o FCP. No fim acabam com uma reestruturação da divida e a pagar a 2 ou 3 anos aos credores com uns juros acrescidos. Nada que não se resolva, mas mal. Penso ser também um sinal de que o FCP este ano vai voltar a apostar forte no mercado. Dizem que não, pois eu digo que o FCP vai gastar 40 milhões à vontade, ainda para mais porque vai ficar sem a equipa quase toda. Digo eu, BradleyPitt.

    • H Soares
      Posted Maio 6, 2015 at 9:29 am

      Aquilo que mais me preocupa, é que não vejo no horizonte sinais de mudança.
      Nos ultimos anos o Porto tem recorrido sempre a este mecanismo para garantir financiamento. O problema é que começou a pedir emprestimos obrigacionistas de 15M de euros, hoje em dia já está nos 40 M. Eu pergunto-me dado que as despesas parecem não se querem diminuir, onde é que isto vai parar….

    • Kafka I
      Posted Maio 6, 2015 at 9:38 am

      H Soares

      A resposta é "NÃO vai parar", porque daqui a 3 anos o Porto terá de pedir um empréstimo obrigacionista de 50 milhões para pagar este que vencerá de 40 milhões…e depois terá de pedir um de 60 para pagar o de 50 e assim sucessivamente…

      Estou a falar do Porto cmo podia falar do Benfica, faz exactamente o mesmo

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 10:03 am

      Ainda agora o Sporting pediu um empréstimo obrigacionista de 30M, ao que parece. Estão todos no mesmo barco.

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 10:29 am

      Concordo com tudo que foi dito, mas…
      o emprestimo que o FCP tinha de cobrir em Maio, foi pago com a quase totalidade da venda do Danilo. Há ainda outro em Novembro, o tal que foi "adiado" um ano, também ele de 30M. Não esquecer que o FCP por obrigação terá de adquirir 80% do Brahimi e 70% do Aboubakar (mesmo que os venda com muito lucro, tem sempre de adquirir estas percentagens antes). O patrocínio Warrior já foi quase todo ele pago (e gasto).
      Com isto quero dizer que este empréstimo é para financiar o reforço da equipa, já que nem a vender Jackson + Alex Sandro + tv + Liga dos Campeões conseguiriam reforçar a equipa + pagar o orçamento da época.

      Já que compararam ao Benfica, o Benfica pagou em Novembro o tal empréstimo de 30M,e adquiriu a percentagem dos passes todos a que estava obrigado, com excepção do Ola John (creio que so possuem 50%). Irá entrar dinheiro fresco com o patrocínio "fly emirates" – e não é pouco – acresce o facto de sermos a equipa com melhores resultados operacionais. Daí o Benfica talvez, e repito TALVEZ, não precise deste empréstimo para reforçar o plantel com 30/40M em reforços (a venda de Salvio é inevitável e vamos ver se a do Gaitán não se segue).
      Ou seja: estão os dois mal,mas o FCP continua a esticar a corda já de si no limite, enquanto o Benfica começou esta época a reduzir e quem sabe não continuará – devia mesmo reduzir, mas infelizmente isso vai tirar hipóteses de lutar pelo titulo.

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 10:39 am

      Duvido que o Benfica, sem o empréstimo obrigacionista e sem as vendas de Sálvio e Gaitán, consiga pagar o orçamento e ainda ter dinheiro para reforçar o plantel.

    • Joao Goncalves
      Posted Maio 6, 2015 at 10:42 am

      O que tem que se perceber é que esta é a alternativa encontrada pelos clubes para o fecho da torneira por parte da Banca, assim pedem ao "povo" e ainda dá para o "povo" ganhar uns trocos com isto.

      Como é que fica a vida dos clubes no entretanto? Essa é a grande questão… pode ser que aparecem mais uns BES e Millenniums que façam uma reestruturação da dívida e perdoem umas coisitas…

      Agora num ponto mais a sério… estas necessidades de financiamento para pagar os custos correntes são muito complicados… o Porto vai pagar 6M€ de Juros por este empréstimo e quando fazemos estas contas percebe-se o porquê das necessidades de financiamento estarem sempre a aumentar…

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 10:53 am

      Não sei se será a Fly Emirates. Sei de fonte segura que o Benfica pediu um valor muito maior do que a Fly Emirates considera justo e adequado à realidade do país. Agora resta saber se as negociações chegaram ou chegarão para assinar uma parceria, ou se já nem sequer estão a negociar.

      JD

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 11:02 am

      Renato, eu tambem mas não porque é impossível, mas porque a visão não dá para mais.
      Estes dias fiz um simples exercício que consistiu em separar por posições todos os atletas sob contrato do SLB (não incluí todos da B, apenas os que mais destaque têm). A venda dos excedentários + alguns jogadores do plantel que considero "a mais" mais o Salvio, deu algo como 90M, isto usando com base os que de facto têm mercado, e os valores usados foram os mencionados na imprensa por diversas vezes – a titulo de exemplo Ola John por 10M, onde o Benfica lucrava "apenas" 5M, Djuricic 8M e Cancelo 12M – jogadores como Steven V., Djaló, Artur sairiam a 0, e excedentarios como Lima, Candeias e Bebe por 2M – tentei portanto ser realista, mesmo sabendo que o futebol não é FM e os negócios nem sempre são faceis.

      Ora a estes 90M se tirarmos 15/20M para margens de erro, ficamos com 70/75M. Creio que isto daria para reforçar a equipa e pagar o orçamento.. mas la esta, não há visão nem vontade de reduzir o numero de salários a pagar…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 6, 2015 at 11:38 am

      O Lima é excedentário? Pode ponderar-se a sua saída, mas enfiá-lo no mesmo saco do Bebé e do Candeias…….

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 12:21 pm

      Vamos supor que tens razão e que conseguiriam esse milagre (vender todos os excedentários é de facto um milagre) e tinham 70/75M. O orçamento do Benfica não é, ainda, superior a isso?

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 12:31 pm

      Rui Miguel Ribeiro, tens razão não é excedentário mas creio que devia ser vendido… e o seu passe pouco mais valerá que do Candeias ou Bebe..

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 12:33 pm

      Renato, eu apenas considerei os que têm mercado, portanto não é milagre. É apenas dar atenção a este dossier.
      Quanto ao orçamento so se considerares os milhões em contratações gastos é que chegas a esse valor. E, pasme-se, o do FCP é superior!! Só ano passado tivemos orçamento igual ou superior..

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 12:47 pm

      Que o do FCP foi superior eu sei, e já chegou a ser de 100M. Mas o do Benfica anda lá perto, ou andou.

      Digo que é milagre porque raramente se consegue despachar os excedentários todos e por valores aceitáveis.

      Achas que o Benfica tem no plantel jogadores bons o suficiente para deixar sair Sálvio, mais essa malta toda e ser competitivo ao mesmo tempo?

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 12:57 pm

      Claro que Sálvio é uma perda dificil de suprir, mas creio que a gastar os 40M que época após época se gasta, mas desta vez em 4 ou 5 reais mais valias em vez de 15 "tiros no escuro", poderiamos ser ainda mais competitivos.. Mas como disse, futebol não é FM e nada do que eu gostava de ver acontecer, acontecerá..

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 1:28 pm

      Eu tinha escrito aqui que o Porto seria obrigado a vender outro jogador em Maio. Afinal protelou a venda mas contraiu um empréstimo de 40M, o que vai dar quase ao mesmo, o qual irá custar 2M/ano. Era previsível dado os mais de 90M€ para liquidar, abater ou renegociar até ao final do ano. O facto é que o passivo já atinge quase 300M.

      O empréstimo obrigacionista de 30M€ vence este mês, o maior empréstimo com o Novo Banco (25M€) será liquidado com a venda de Jackson/Danilo.
      Os patrocínios da PT e da Unicer, o prémio da UEFA pela ida aos 1/8 da Champions e a última tranche do Man. City por Mangala/Fernando pagam cerca de 18M€ de dívida. O dinheiro dos direitos televisivos (16M€) segue para o Novo Banco em Setembro, Isto é, a maior parte das receitas já têm destino.

      Como irão arranjar dinheiro para investir is everybody´s guess.

      O problema é que o FC Porto tem vários flops (Reyes, Quintero, Ádrian), alguns emprestados (Casemiro, Tello, Óliver, Campana), jogadores com posição minoritária (Aboubakar, Brahimi) outros que não permitem grandes vendas (Fabiano, Marcano, Maicon, Evandro, Quaresma) e outros que serão obrigatoriamente vendidos (Danilo, Jackson, Alex Sandro, talvez Herrera).

      O investimento de 11M em Ádrian, que terá de ser liquidado, desvalorizou muito.

      Não está fácil arranjar dinheiro para substituir os 5 ou 6 jogadores que constituíram este ano a espinha dorsal da equipa e que irão sair, Jackson. Danilo, Alex, Oliver, Casemiro, Herrera (?), Brahimi(?).

      O Sporting irá fazer o mesmo, um empréstimo obrigacionista de 30M mas com um juro superior (6,25%) que irá custar cerca de 2M/ano o que constitui quase 10% dos proveitos operacionais.
      Parece um acto de desespero mas estão com o olhos postos na tentativa de passar as pré-eliminatórias da Champions que lhes daria mais 12M. É um pouco como jogar na roleta.

      O acordo com os bancos que lhes resolveu o problema financeiro do passivo gigante deixou-os amputados de receitas de investimento que terão de ser encontradas noutros sítios. Pelo que veio a lume, uma parte das receitas das vendas de jogadores assim como prémios europeus irão direitinho para amortizar a dívida bancária que no entanto quase não custa dinheiro (juros muito baixos).

      Quanto ao Benfica continua cada vez melhor, com as receitas da BTV a pingarem 3M/Mês ou mais o que cobre cerca de 2/3 dos custos de pessoal, a maior fatia dos custos operacionais.
      Não significa que não venda um jogador dos dois, Gaitan e Salvio, se surgirem propostas irrecusáveis, mas não os dois ao mesmo tempo. Também há receitas a ir buscar nas vendas de outros jogadores.
      Os investimentos não irão ser superiores aos do ano passado, inferiores a 30M. Aliás, os jogadores já contratados vieram a custo zero ou perto disso.

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 2:13 pm

      Manuel, o Passivo do Porto já vai quase nos 300 milhões, o do Benfica há muito que já passou os 400. E não me venhas com a conversa do património do Benfica, porque o capital próprio do Porto é bem superior ao do Benfica.

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 2:25 pm

      O Porto está falido tecnicamente, o capital próprio é negativo em 3,7M. O do Benfica é positivo. Lê os R&C!
      E o que é que o Benfica tem a ver com os problemas do Porto. Será que os resolve?
      Sempre que se fala nos problemas do Porto vêm com o Benfica. É por andarem sempre a olhar para o lado que estão como estão. Mas estão a olhar para o lado errado porque o Benfica está a passar pelo outro lado.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 2:27 pm

      Boa tarde

      Não costumo comentar mas sou seguidor do blog desde 2013. Antes de mais, sou adepto do Porto :P

      Manuel, uma questão:
      Em 2013 o benfica pediu 2 emprestimos obrigacionistas, um no valor de 45 milhões de euros, o outro 50 milhões. 95 milhões de Abril até Dezembro. Como podes vir agourar os outros clubes, quando o teu fez precisamente o mesmo e nem o mencionas no teu comentário?

      Pedro

    • Nuno R
      Posted Maio 6, 2015 at 2:36 pm

      3M a pingar? E as despesas da BTV? Não contam?

    • Sérgio Nunes
      Posted Maio 6, 2015 at 2:50 pm

      Ó Manuel, não sejas parvo, basta verificares nos R&C do Porto Sad as datas de vencimento dos empréstimos obrigacionistas e dos empréstimos bancários para saber que em princípio haveria nova emissão agora em Maio. Agora são 40 M€ para pagar 30 M€ mais juros de 1,2375 M€, além disso, a taxa de juro da nova emissão é muito mais baixa da emissão que é vencida (8,25% para 5%). Com o excedente desta operação (8,7625 M€) ainda se pode amortizar outras dívidas.

      Relembro também que em 2013, não foi emitido nenhum outro empréstimo obrigacionista, portanto, uma eventual emissão em 2016 ou mesmo ainda este ano (o que é bastante aconselhável, pois os juros estão a baixar) permitirá melhorar significativamente a liquidez.

      Ó Manuel, há dinheiro para investir mas mesmo eu fico na dúvida, investir para quê se se pode receber jogadores emprestados do Real Madrid, Barcelona e Atlético Madrid, afinal Casemiro, Tello e Oliver estão a valorizar muito, logo os clubes certamente estarão muito mais receptivos a emprestar jogadores ao Porto que lhes facilite a valorização.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 2:53 pm

      As despesas não devem ser mais de 1/3 das receitas. O Benfica deve estar a ter lucros de mais ou menos 20M por ano com a BTV. Mas a tendência é subir.

      JD

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 3:05 pm

      Dados tirados do Relatório e Contas do primeiro semestre 2014/2015:

      O activo do FC Porto é de 313.113.059
      O Passivo do FC Porto é de 278.511.230
      O Capital próprio do FC Porto é de 54.601.828

      O activo do Benfica é de 433.956
      O passivo do Benfica é de 429.194
      O Capital próprio do Benfica é de 4.762

      Pensas que andamos todos a dormir.

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 3:14 pm

      O activo do Porto é de 333.113.059. Não comas 20M homem.

    • Nuno R
      Posted Maio 6, 2015 at 3:18 pm

      "As despesas não devem ser"

      Mas não devem ser porquê? Que despesas são? Alguém sabe com detalhe para andar aqui a discutir isso??

      Ponham aqui números:
      – receitas com assinatura (depois de iva pago)
      – receitas com publicidade
      – receitas com cedencia de jogos (presumo que vendam a outras estacoes no estrangeiro)
      – despesas com operadoras
      – despesas com pessoal
      – despesas com custos de adquirir produtos (BPL, etc)
      – despesas com amortização de material, instalações, etc…

      Depois conversamos

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 3:45 pm

      Parece-me que o Benfica no ano passado realizou um grande investimento, que se traduziu em títulos. Quanto ao Porto este ano… Nada a acrescentar. E quando se fala das contas dos clubes, temos de ter em conta os exercícios anteriores. O Benfica já esteve pior. Não é que esteja bem, mas a verdade é que já passamos momentos muito mais complicados. Quanto ao Porto, talvez estejam a ir em direcção a uma situação financeira muito delicada. Isto se não recuperarem no próximo ano. E há que lembrar que o Porto já acabou com a equipa de Basquet, e já se falpu em fechar portas em mais modalidades. São factos que demonstram a saúde financeira do clube. Ninguém está bem, mas há uns que estão menos mal que outros.

      Bruno

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 3:55 pm

      Monster, quem anda a dormir és tu. És ignorante e engoles toda a propaganda que te enfiam na goela.
      O CP é positivo porque colocas aí os mais de 58% dos interesses sem controlo, isto é, a parte do Estádio que ainda não pertence à SAD. OK? Aprende a ler os R&C!
      O CP do Porto é negativo em 3,7M, isto, é falência técnica!

      Nuno, estás ao nível do Monstro em questões de ignorância. Os custos da BTV são deduzidos dos proveitos, os quais são superiores a 3M/mês. Eu disse bem, a BTV pinga mais de 3M/mês. É que nos custos da SAD estão os custos todos de todas as empresas do grupo, incluídos os custos de pessoal e outros da BTV.

      Sérgio, o Porto contraiu um empréstimo de 40M a 5% para pagar outro de 30M a 7%. Os custos serão os mesmos mas o passivo aumenta 10M! OK?

      Mas os problemas não acabam aí, porque o passivo e restantes dividas são muito superiores a isso. O que hoje Fernando Gomes veio dizer não mais é do que atirar areia para os olhos das pessoas. Sem dúvida que diminuem a dívida bancária em 30M mas aumenta por outro lado a dívida remunerada em 40M! O saldo da dívida remunerada aumenta em 10M!
      Isto é, contou meia verdade, com já é hábito no clube!

      Quanto aos emprestados digo-te apenas isto: se a partir de agora o Porto começa a utilizar jogadores emprestados, trabalho temporário, em vez de os comprar está a fechar uma das fontes de proveitosas rentável que teve até agora.
      Porquê? Porque quer manter desesperadamente a distância para o Benfica. Estão a perder a corrida e não irá passar muito tempo até dar-se o colapso.
      Está a utilizar o mesmo tipo de instrumentos que os clubes pequenos usam para se manterem à tona.
      Utilizar o trabalho temporário no futebol será mais uma pedra que irá pesar no "downtrend" em que se encontra o Porto.

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 3:56 pm

      Obrigado pela correcção Renato.

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 3:57 pm

      Fechou o Basket mas não foi por problemas financeiros… Para quando é que estão a esperar acabar com esse mito? Mais modalidades para fechar portas? Que modalidades? Fala-se da boca para fora? E são por problemas financeiros? Aparece com cada artista (leia-se Anónimo) por aqui

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 4:17 pm

      Renato Teixeira,

      Qualquer um sabe pesquisar no google. Portanto, vá confirmar. E sim, foi por motivos financeiros.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 4:21 pm

      Havia uma noticia do DN (e outros jornais também o noticiaram) que afirmava que atletas de Basquet, andebol e hóquei não recebiam há algum tempo, isto na altura em que o Basquet fechou. E não pagavm porquê? Até pode dizer que não foi por motivos financeiros que fecharam a modalidade, mas diga-me então os motivos.

      Bruno

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 4:21 pm

      Bem… quando justificas o teu argumento com o google, estamos conversados

    • Sérgio Nunes
      Posted Maio 6, 2015 at 4:34 pm

      Manuel, corrijo, contraiu um empréstimo de 40 M€ a 5% para pagar um de 30 M€ a 8,25%. São 10 M€ no passivo não corrente, só serão relevantes em 2018, os juros serão de 1 M€ semestrais.

      Com o fair-play financeiro, a grande maioria dos clubes terá que reduzir custos inclusivé clubes europeus bem maiores que o Porto. O Porto tem boas alternativas, podendo comprar, pedir emprestado, comprar percentagens de passe ficando o clube vendedor com outra parte, pagar em prestações e lançar jogadores das camadas jovens sendo que Ruben Neves já é uma certeza.

      Outra coisa, o Porto tem vários jogadores emprestados que podem render alguns milhões, portanto o financiamento com vendas irá continuar e os fundos de investimento irão contornar a proibição tornando-se financiadores.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 4:55 pm

      Renato fico feliz por ainda haver pessoas que pesquisam diretamente na fonte. Aposto que para refutar o que o Bruno disse dirigiu-se imediatamente à Administração da Porto Sad a requisitar informação documentada e inequívoca sobre os factos que levaram ao encerramento da secção de Basket.

      Del Piero

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 5:07 pm

      Ruben Neves uma certeza? Não percebo o hype à volta do miúdo. Não é mau, mas não demonstrou sequer ser melhor que Evandro.

      Bruno

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 5:56 pm

      Bruno, é só começares a ver os jogos dele, e tentares encontrar um jovem da idade dele a jogar ao mais alto nível que demonstre a sua qualidade, regularidade e potencial. Não encontras muitos.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 6:18 pm

      Vi contra o Benfica, e vi alguns jogos este ano. Começou bem, mas foi caindo. Vale pela idade, e espero que evolua. Mas por enquanto, não me parece uma opção viável.

      Bruno

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 6:21 pm

      Manel, que 58% de interesses sem controlo? esses valor não entra no Capital Próprio, para além de todos sabermos o aldrabão que és, queres também fazer dos outros ignorantes.

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 6:34 pm

      O basket profissional do Porto fechou por não terem dinheiro e muitas dívidas.
      Deixo informação para quem está interessado nestas coisas.

      "Todos os jogadores fizeram essa exigência (receber os ordenados) aliás nenhum deles assinou o documento de "não dívidas", pelo que o Porto tem que pagar os ordenados até à próxima semana, senão é executada a garantia bancária que se entrega no inicio da época.
      Dizem as más línguas que se essa garantia bancária fosse executada dava um barrete descomunal, metendo gerentes de bancos ao barulho e tudo.
      Com esta afronta dos jogadores o líder decidiu acabar com a secção.
      (Por causa da afronta e por causa de ter que pagar tudo o que devem do ano passado e não haver dinheiro para um garantia bancária "á séria").

      Pergunta um adepto portista ao Nuno Marçal: "Nuno, o basket vai fechar?" 

Responde o Nuno com um sorrisinho cínico: "Não! Está tudo controlado". 
Ninguém acha estranho que a imprensa não tenha entrevistado nenhum jogador a propósito do suposto fecho do basket?

      A SAD do basket é que foi extinta por não ter dinheiro para pagar as dividas salariais e contratuais.

Vai meter o Caldeira para tentar passar a equipa e técnicos para a agremiação. Os calotes ficariam para a SAD, bem como as penalizações que vão ter pelos incidentes da final. 

Obviamente os jornais estão sob controlo, mas na FPB estão tramados com eles e não vai ser fácil."

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 6:46 pm

      Del Piero, não preciso minimamente de me justificar… Quem não sabe, não usa a ignorância para lançar a pastilha para o tecto a ver se cola

    • Nuno R
      Posted Maio 6, 2015 at 7:45 pm

      Receitas de televisão 16.490 semestral
      dá contas feitas 37M/ano

      Os custos da BTV rondavam em 2014 os 9M/ano (segundo fonte do Benfica)
      A diferença é 26M

      Por mês, falamos de lucro (ilíquido) à volta de 2M. E isto sem ver os números a sério.

      Agora, não ppodes é comparar direitos televisivos vindos da SportTV, sem encargos, e comparar com a receita da BTV, sem colocar em jogos as despesas. Claro que os custos estão englobados nas despesas normais, mas para efeitos de comparação eles têm de ser levados em conta.
      Bem como não é lícito dizer que aa BTV faz pingar 3M, e esconder as despesas noutros itens. É esse tipo de contabilidade criativa que descredibiliza as contas dos clubes.

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 8:26 pm

      Muito bem, Renato Teixeira. Acho que estamos conversados.

      Bruno

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 9:59 pm

      Monster tu és o aldrabão porque não sabes ler o R&C nem queres ver o que lá está escrito!
      A SAD do Porto, neste momento, está tecnicamente falida quando apresenta um CP negativo de 3,7M. A não ser que para ti a definição de falência técnica tenha outro significado.

      Total do CP atribuido à empresa mãe (SAD):…- 3.711.115€
      Interesses sem controlo:………………………..58.312.943€
      Total CP:…………………………………………..54.601.828€

      Interesses sem controlo, como o próprio nome diz, é a parte da euroAntas que NÃO ESTÀ na SAD.
      NÃO PERTENCE Á SAD. Por isso não pode entrar no CP da SAD.

      A SAD está em falência técnica. OK? A SAD (empresa mãe) do Benfica não está.

  • Kacal I
    Posted Maio 5, 2015 at 11:01 pm

    Quanto às afirmações do Guardiola, subscrevo e não tenho mais nada a dizer, parar o Messi não é impossível (acredito que há poucos impossíveis) mas é muito, muito complicado e quase impossível, é realmente um jogador que dá "dores de cabeça" aos defesas contrários.
    A solução de remendo (não há solução que resolva) é pressiona-lo e ser agressivo, além disso é preciso haver dobras e ajudas entre os jogadores e marcações serradas mas pode funcionar como pode não funcionar, quem consegue parar o Messi consegue alguma vantagem mas depois há também Neymar mas não subestime o Suárez que também pode arrasar a defesa do Bayern, eu estou convicto que o Barça vai passar e até tenho um feeling de "banho de bola", é esperar para ver.

    Em relação à TdP, acho que é uma excelente ideia para aumentar a competitividade e imprevisibilidade da competição, além disso os clubes que recebem os "grandes" beneficiam em termos de ganhos na bilheteira e têm mais hipóteses de fazer uma surpresa e passar à fase seguinte, também acho que todas as eliminatórias devim ser assim com os "grandes" a jogar fora e depois apenas a meia-final era a duas mãos, contudo assim já não é mau.

  • Carlos Miguel14
    Posted Maio 5, 2015 at 11:02 pm

    Bora no Fantasy do Giro'15, uma 'preparação' para o Fantasy do Tour15'!

  • Ricardo Ricard
    Posted Maio 5, 2015 at 11:22 pm

    O que Guardiola diz não é totalmente verdade, cada jogo é um jogo e não há impossíveis . É difícil parar Messi? É. É impossível? Logicamente que não.

  • Bruno Vila Verde
    Posted Maio 6, 2015 at 12:02 am

    O Giro, para mim, é a volta mais dura de todas. O clima é sempre uma incógnita e pode estar aí o segredo de uma vitória final. Os favoritos à partida serão Contador, Porte, Aru e Urán, mas com certeza haverá outros que darão imensa luta, e, claro está, as quedas também definem muito do que pode vir a ser a corrida.

  • Guilherme Silva
    Posted Maio 6, 2015 at 12:32 am

    Preocupante. Estamos a fazer o mesmo que o Benfica já fez, e depois teve que vender meia equipa, a pedir empréstimos para pagar empréstimos. Não é assim que se tem sustentabilidade financeira, mas ao que parece enquanto a direcção for a mesma, a estratégia negocial não se irá alterar e será de risco. Depois ver-se-ão as verdadeiras consequências, mas um facto é que este modelo é insustentável.

  • Rodrigo
    Posted Maio 6, 2015 at 12:49 am

    Tambem me parece que, apesar da epoca nao lhe estar a correr propriamente bem, o Contador continua a ser o principal favorito a vitoria final no Giro. E o unico dos candidatos que ja venceu uma Grande Volta, tem uma vasta experiencia em provas de 3 semanas, tem uma equipa de respeito e pertence ao leque dos "4 fantasticos" na alta montanha. Por outro lado, Porte tem vindo a fazer uma grande temporada, tera tambem uma boa equipa em seu redor (Konig, Nieve, Siutsou ou Kiriyenka) e acredito que sera um duro adversario, mas ainda assim falta-lhe uma vitoria destas para subir um patamar e deixar de ser conhecido por ser apenas excelente em provas de 1 semana e um gregario de luxo de Froome.

    Quanto aos restantes, acredito bastante em Pozzovivo para este Giro, sendo que o contra-relogio de muitos km sera uma grande desvantagem para o homem da AG2R. Quem aproveitara isso sera certamente Uran, enquanto que o Van den Broeck tem vindo em subida de forma e podera ambicionar um lugar no top-5. Aru, apos um Giro 2014 estupendo, tentara intrometer-se entre os melhores, mas nao acredito que possa alcançar muito mais do que um lugar no podio.
    Ainda relativamente ao top-10, a revelaçao Zakarin e homens como Niemiec, Danielson, Intxausti, Kruijswijk, Caruso, Pirazzi ou Chaves tambem podem ter boas prestaçoes. O ex vencedor Hesjedal e Carlos Betancur sao algumas das incognitas.

    Ao nivel do sprint, Matthews esta de novo em grande e vencera certamente algumas etapas, Hofland esta em subida de forma e depois Lobato, Mezgec (3º sprinter da Giant, mas de muita qualidade), Nizzolo, Viviani (veremos se sem comboio tem chances), Ferrari, Modolo ou o velhinho Petacchi tambem podem ambicionar vitorias. Veremos tambem como regressara Tom Boonen.

  • realista15
    Posted Maio 6, 2015 at 5:33 am

    Kafka, quanto aos Memphis, já acredita em.mim?

    • JSC
      Posted Maio 6, 2015 at 9:59 am

      Memphis ganhou, mas os Warriors tiveram 23% de 3 pontos algo raríssimo e não foi pela defesa dos Memphis foi porque estavam numa noite fraca, bastava terem 30% (abaixo do normal) e ganhavam. Os Warriors não tem muitas noites destas é preciso 4 numa série para a outra equipa ganhar, o que duvido que aconteça.

    • Kafka I
      Posted Maio 6, 2015 at 9:59 am

      Não vi o jogo (demasiado tarde) e fiquei surpreso com a vitória de Memphis, admito que não estava de todo nas minhas previsões, mas continuo a achar que será um "passeio" para GSW e que até vencem os 2 próximos jogos em casa de Memphis, mas veremos, se assim não for serei o primeiro a vir cá dar-te razão :)

    • realista15
      Posted Maio 6, 2015 at 10:56 am

      JSC tudo bem, mas há alguns dados que é curioso ver, de uma perspectiva que até pode vor na eststisctica: os warriors fizeram 20 turnovers. Não foi só a percentagem de 3 pontos. Destes 20 turnovers, 5 deles foram feitos pelo Klay thompson, que foi muito bem defendido pelo Tony allen. A equipa de Memphis defendeu bem. Forçou os warriors a tomar mas decisões de lançamento e a fazer turnovers. Não é fscil ganhar um jogo perdendo 20 bolas…

    • realista15
      Posted Maio 6, 2015 at 10:57 am

      Ahh, Kafka, estava a brincar consigo claro. Eu acho que golden state vence um fora e perde o outro e isto fica 2-2

    • Anónimo
      Posted Maio 6, 2015 at 10:59 am

      Não foi só estarem numa noite fraca..Memphis é das poucas equipas que consegue abrandar o ritmo de GSW, conseguem por o jogo num ritmo mais mastigado, que não ajuda GSW. Depois Memphis consegue fazer uma rotação interior bastante interessante, e no exterior ontem tiveram disponível o Conley que dá outra qualidade tanto ofensiva como defensiva.

      Este eliminatória vai ser díficil para gsw, memphis consegue sugar a alegria de qualquer equipa..

      José

    • realista15
      Posted Maio 6, 2015 at 11:06 am

      José, é isso mesmo!

    • JSC
      Posted Maio 6, 2015 at 1:30 pm

      O Klay Thompson tem de aproveitar a vantagem física contra o Allen, penetração, stop and pop.

    • Nuno R
      Posted Maio 6, 2015 at 3:30 pm

      A questão é saber se esses números (% de lançamento e turnovers) foram fruto de uma noite má ou resultado da boa defesa de Memphis.
      Eu aposto na segunda…

    • JSC
      Posted Maio 6, 2015 at 5:46 pm

      Eu aposto na primeira.

  • Stanislas Wawrinka
    Posted Maio 6, 2015 at 6:09 am

    Basicamente o porto está a emitir estas obrigações para cobrir as que vencem em maio, acaba por ser um ciclo vicioso que muitas empresas usam, até mesmo os estados, para continuarem a ter dinheiro. O único problema é que enquanto alguns usam capitais próprios para pagar as obrigações que vencem a curto prazo, o porto está a usar 0 uma vez que emitiu obrigações num valor superior ao que tem de reembolsar. Se isto continuar assim há de chegar o dia em que o valor de emissão é tão grande que não vão conseguir arranjar subscritores suficientes e não vão ter dinheiro suficiente para saldar dívidas anteriores…

  • Anónimo
    Posted Maio 6, 2015 at 7:10 am

    A medida da Taça de Portugal não faz muito sentido.
    Há uns anos atrás, e penso que ainda se mantém este sistema mas não tenho a certeza, o income das bilheteiras era dividido pelos 2 clubes, logo se jogas num estádio maior, recebem os 2 mais, portanto financeiramente é muito mais atractivo para os clubes inferiores jogar fora!
    Para além disso a grande maior parte dos campos têm muito más condições, tornando o futebol lá jogado muito pobre, o que não contribui em nada para o espectáculo!
    Finalmente, a TdP é a única possibilidade que muitos jogadores têm de jogar num grande estádio, e penso que qualquer jogador da distrital preferiria ir jogar a Alvalade perante 30 mil pessoas e ter a oportunidade de aí brilhar, portanto mesmo em termos de motivação acho que as equipas inferiores ganhariam mais em jogar fora!
    Assim acho que a regra que se devia implementar é que quando calha no sorteio um jogo entre equipas com 2 ligas de diferença jogar-se-ia sempre em casa da mais forte!
    João

    • druyda
      Posted Maio 7, 2015 at 8:43 am

      Mas desde quando é que o Alvalade ou outro estádio qualquer da 1ªliga mete mais de 50% de lotação contra equipas da 2ª liga/CNS?

  • Rui Magalhaes
    Posted Maio 6, 2015 at 8:05 am

    venha o giro. e com está armada aposto no Contador.

    • Rodrigo
      Posted Maio 6, 2015 at 12:06 pm

      A equipa da Sky tambem nao e propriamente fraquinha. Kiriyenka, Siutsou, Konig ou Nieve. A diferença sera mesmo feita entre os lideres parece-me.

    • Rui Magalhaes
      Posted Maio 6, 2015 at 1:37 pm

      Mas a minha dúvida era saber que ritmo vinha ao Giro, depois de ver a armada deve vir a todo gás e se falhar o Tour terá sempre o Giro como contra argumento.

  • enfim...
    Posted Maio 6, 2015 at 8:44 am

    Sporting também lançou um estando a começar agora com uma taxa de 6.25 superior ao apresentado pelo Porto mas para receber um total de 30 milhões que vai servir para pagar os 20 milhões de um outro empréstimo pedido anteriormente.
    O Benfica quando tiver que pagar o proximo vai emitir outro emprestimo do genero e por aí fora.
    Ciclo vicioso mas com o final dos fundos e crise dos bancos nacionais vai ser cada vez mais necessário

  • tomascapucho
    Posted Maio 6, 2015 at 8:56 am

    O bernat hoje acho que vai sofrer um pouco com o Messi e com o Dani alves

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Maio 6, 2015 at 9:29 am

    A grande chave desta eliminatória está quanto a mim na capacidade do meio campo alemão dar cobertura aos defesas, não os deixando serem apanhados. A única forma de travar Messi é ter alguém a acompanhá-lo, sempre com alguém a sair na dobra. Agora isso também é meio caminho para descompensar a equipa…

    A ver se não nos calha um jogo chato e monótono…

  • Pedro Pinto
    Posted Maio 6, 2015 at 9:48 am

    É engraçado o Guardiola referir que não há treinador e jogador que parem Messi. Lembrei-me, de repente, de José Mourinho e Javier Zanetti.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 6, 2015 at 10:02 am

    Eu sou contra qualquer tipo de limitações nos sorteios, os sorteios em geral deviam ser "livres" (sem "cabeças de série", sem a impossibilidade de defrontar equipas do mesmo país, sem obrigatoriedade de jogar fora, etc) e ponto final … mas as pessoas gostam de complicar o que é simples.

  • FabioM.
    Posted Maio 6, 2015 at 10:19 am

    Num dia sim Messi é impossível parar, a única forma de não fazer estragos é tentar impedir ao maximo que ele receba a bola, se nao conseguirem impedi lo de receber, é fazer falta e rezar a todos os santos para que algo lhe corra mal e falhe o passe, remate ou drible. Se o Bayern conseguir que o seu jogo de posse se sobreponha ao do barça podera ter hipoteses de ter um bom resultado na eliminatória, mas devem passar um mau bocado para anular o trio Messi, Neymar, Suarez.

  • Alexis
    Posted Maio 6, 2015 at 10:43 am

    Isto é o FCP a preparar-se para investir forte na equipa para a próxima época. Danilo,Alex Sandro, Oliver, Casemiro, Jackson vão precisar de substitutos e há emprestimos a pagar. E o FCP de certo não quererá que o SLB consiga o "tri". Ja este ano o investimento foi forte, de forma a tentar aproveitar o desinvestimento do Benfica, mas acabou por correr mal (correu bem na Liga dos Campeões onde conseguiram encaixar uma boa verba). Isto é mais uma manobra de risco por parte desta direcção, o que vai "obrigar" o Benfica a parar o desinvestimento – caso queira lutar novamente pelo titulo. O pior é que tanto um como o outro ja estavam na altura de desinvestir – e drasticamente – mas preferem cavar mais fundo a cova onde se meteram…

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 10:45 am

      Alex Sandro não deve sair e deve renovar.

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 11:03 am

      Agora com este empréstimo até acredito, falta é saber se o jogador está conformado com esta decisão.

    • Gamito
      Posted Maio 6, 2015 at 12:07 pm

      Danilo sai, o Porto tem Ricardo e David Bruno

      Se Alex Sandro sair, o Porto tem José Angel e Quinõnes

      Se Oliver sair, o Porto tem Carlos Eduardo

      Se Casimiro sair, o Porto tem Tiago Rodrigues

      Se Jackson sair, o Porto tem Ghilas, Kleber

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 12:19 pm

      Gamito, nenhum dos que disseste são sequer bons suplentes dos que sairam.

    • Alexis
      Posted Maio 6, 2015 at 12:34 pm

      Gamito que sejam esses os substitutos para as saidas do Porto!! Quem me dera!!

    • tomascapucho
      Posted Maio 6, 2015 at 1:33 pm

      Se o Porto quiser ficar ao nnível do SCP ou pior, sim pode apostar nesses jogadores.

    • Kacal I
      Posted Maio 6, 2015 at 1:46 pm

      Gamito,

      Desses nomes só há três jogadores que podem ser alternativas aos respectivos titulares (Alex Sandro e Aboubakar) no Porto, são José Ángel, Ghilas e Kléber, os restantes nem para suplentes servem.

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 2:05 pm

      O Porto quer queira quer não vai ter de vender mais jogadores para além do Danilo e do Jackson. E agora depois deste empréstimo fechou-se a porta das obrigações, a da banca já está fechada há muito, só lhe resta a venda de activos.

      O Alex vai sair, já se fala na Russia, mas não será o único e penso que o Herrera e/ou o Brahimi também. Os números não mentem e as receitas que restam são para cobrir os elevados custos operacionais que são 10M/mês e outras já têm destino como garantia para outras dívidas. Não nos podemos esquecer que o Porto tem 90M de passivo de curto prazo (45M são dos investimentos de jogadores o ano passado), para além dos bancos, que tem de ser pago este ano.
      Naturalmente que os jogadores que sairem irão ter substitutos mas não acredito que cheguem nem perto da qualidade dos que saem.

    • Renato Teixeira
      Posted Maio 6, 2015 at 2:20 pm

      Eu não daria um chavo pela maioria dos jogadores que foram contratados em meados de 2001, 2002 ou 2003. Os substitutos ninguém sabe quem são ou quem serão ou sequer se serão precisos. Mas obviamente que o desejo do Manuel e de outros é de que sejam bem piores que os lá estão agora.

      Mas eu vi um miúdo chamado Hulk substituir Quaresma e ser apelidado de flop enquanto melhorava. Vi um miúdo chamado Alex Sandro substituir Alvaro Pereira, vi um miudo chamado Moutinho substituir Meireles, vi um miúdo chamado Otamendi, substituir Bruno Alves… Será que ficámos a perder?

      Suposições apenas. Umas atrás das outras…

    • The Monster
      Posted Maio 6, 2015 at 3:15 pm

      Gaimito, a maioria desses jogadores não tem nível para o Porto.
      O substituto de Jackson será Aboubakar, ainda jovem mas de grande qualidade, foi para isso que o Porto o contratou este ano, para preparar a sucessão do Colombiano.
      Depois, acho que o José Angel é um bom lateral, apesar de Alex Sandro ser bem melhor( estamos a falar de um dos melhores laterais esquerdos do mundo), José Angel pode perfeitamente assumir o lugar, aliás, exceptuando o Alex não existe nenhum lateral esquerdo em portugal com a qualidade de José Angel.

    • Joe
      Posted Maio 6, 2015 at 5:05 pm

      Diz o Manuel em 6 de Maio de 2015 que o Porto quer queira quer não vai ter de vender mais jogadores para além do Danilo e do Jackson.

      Dizia o Manuel em 30/5/14:
      “Mais preocupante, na sua óptica, devia ser que o seu clube vai ter de vender obrigatoriamente o Jackson e o Mangala e o dinheiro dessas vendas, 30M, já está marcado para os bancos. Não o preocupa? Olhe que ainda ninguém aqui falou nisso o que me surpreende bastante”

      Enfim…

      Joe

    • Manuel
      Posted Maio 6, 2015 at 10:08 pm

      Joe e não é verdade? O Mangala foi vendido e substituído como garantia do empréstimo pelo Danilo.
      Venderam o Danilo, o Jackson irá ser vendido, agora até um empréstimo obrigacionista de 40M fizeram, que eu não estava à espera, porque o dinheiro das vendas não chega. Até Julho/Agosto não têm mais receitas mas continuam a ter custos de 10M/mês.

      Danilo e Jackson ficaram como garantia do empréstimo de 25M do Novo Banco. Está no R&C.

      Mas não chega. Façam as contas, vejam as dívidas de curto prazo (90M) mais as dívidas aos bancos assim como os contratos de TV e sponsorização já estão "ocupados"! Leiam o R&C.
      E depois ainda têm de investir em jogadores para substituir os que vão sair que eu continuo a dizer serão 5 ou 6.

    • Joe
      Posted Maio 6, 2015 at 11:12 pm

      Não Manuel, não é verdade. Quando a Manuel fez a previsão (em Maio de 2015) estava-se a referir às vendas que o Porto teria obrigatoriamente (palavras suas) que fazer no Verão de 2014. Passado um ano e o Jackson ainda por cá anda.

      Mas quanto às suas previsões estamos todos habituados às suas pérolas.

      Joe

    • Manuel
      Posted Maio 7, 2015 at 2:02 pm

      Não acertei porque não pensei que conseguissem que com uma pequena amortização de 5M o banco prolongasse o empréstimo. Assim como nunca pensei que fizessem "the all in", gastassem 45M em jogadores sem os pagar e com isso aumentar o passivo não remunerado que neste momento está acima dos 100M. Mas é dinheiro que tem de ser pago a curto prazo. As contas podem demorar a chegar, mas chegam.

      Mas é desta vez que Jackson vai, assim como outros jogadores. Ainda agora com o desaguisado havido no treino de ontem no Olival entre Jackson, Quintero com Hernani e Quaresma o risco é grande que estes 4 jogadores saiam.

      Só com um pequena diferença, ficaram financeiramente com menor margem de manobra. Por isso tiveram de fazer o empréstimo obrigacionista de 40M para pagar outro e o passivo em relação ao ano passado aumentou em mais de 65M aproximando-se dos 300M.

    • Joe
      Posted Maio 7, 2015 at 3:53 pm

      Pois Manuel o seu problema é que geralmente pensa mal.

      Este foi apenas mais um caso (entre muitos) em que pensou mal.

      Agora numa coisa o Manuel está certo. As contas podem demorar a chegar mas chegam.

      E quando é altura de pagar é melhor estar a dever 278 milhões do que 430, não é verdade?

      PS É muito curioso que o Manuel quando se fala no aumento do passivo do Benfica vem logo a referir o aumento do activo. Agora curiosamente esqueceu-se de referir que se o passivo do Porto aumentou 65 milhões o activo aumentou 142 milhões (mais do dobro do aumento do passivo).

    • Manuel
      Posted Maio 7, 2015 at 5:28 pm

      Eu não penso mal, eu penso bem. Naturalmente que há muitas maneiras de esfolar um gato e a gestão errática por parte do Porto prova isso mesmo, vão empurrando os problemas com a barriga ano após ano. Este ano fizeram o all-in. Sem sucesso!

      O Jackson ficou porque queriam a todo o custo evitar que o Benfica não fizesse o Bi mas parece que vão chegar ao fim do ano sem atingir os objectivos. No entanto os problemas financeiros que o ano passado já eram graves agora são ainda mais. Apesar de terem superado os proveitos orçamentados para a Europa.

      Agora garanto-lhe uma coisa, para o ano não irão ter a sorte que tiveram com os adversários na Champions. E depois vamos a ver o que fazem nas competições quando vão ficar sem a espinha dorsal da equipa e sem dinheiro para os substituir. Porque é o que irá acontecer no verão, não terão dinheiro para investir outra vez 45M.

      O Porto tem vindo nos últimos 4-5 anos a mostrar que está num downtrend, o que pode ser demonstrável até com números. O forte desinvestimento nas poucas modalidades que restam ano após ano é um sinal disso mesmo.
      Depois diga que eu penso mal.

      Até agora tenho acertado em tudo, se exceptuarmos pequenos pormenores da venda de um ou outro jogador como agora em que substituíram a venda de um jogador pela contração de um empréstimo obrigacionista, o que vai dar ao mesmo e não muda nada. Só prova que eu tenho razão.

      FCPorto is in a pickle! E o downtrend é para continuar. Empurrar os problemas com a barriga nunca foi uma estratégia válida na gestão das empresas. Não ensinam isso nas escolas de gestão. Mas sabe-se ao que leva.

    • Joe
      Posted Maio 7, 2015 at 6:18 pm

      O Manuel acha que até agora tem acertado em tudo.

      Manuel às 15:02 do dia de hoje: “Não acertei porque não pensei que conseguissem que com uma pequena amortização de 5M o banco prolongasse o empréstimo.”

      Só mais uma:

      30/5/14: “My ten cents: o Benfica para o ano estará mais forte. Por todas as razões. Basta refletir um pouco. Irá chegar às meias da Champions.”

      Que grande acerto!

      Joe

      Se quiser mais citações de acertos, diga…..

  • Invictus
    Posted Maio 6, 2015 at 10:58 am

    Vão me desculpar, mas a aposta em R.Neves era para ser feita porque o Lopetegui conhecia o jogador das camadas jovens portuguesas..ñ foi um acaso..ñ foi substituir outro jogador…foi eleito pelo treinador como Graça que agora esta na equipa b.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 6, 2015 at 11:00 am

    Tal com o Diogo Palma, tenho sérias reticências às condicionantes nos sorteios, embora reconheça que algumas são inevitáveis (cabeças-de-série nos Mundiais) e outras inócuas (desfazar os jogos em casa de Benfica e Sporting, por exemplo).
    Na Taça de Portugal acho ridículo que se faça. A Taça tem dois tipos de atractivos para os clubes pequenos e muito pequenos:
    1- Receber os grandes em sua casa e levar atenção e festa para localidades afastadas dos grandes eventos.
    2- Ter a honra e o orgulho de jogar em grandes palcos, o que para muitos ocorre uma vez na vida. Esses sentimentos são comuns a jogadores e a adeptos. Neste segundo caso também se faz a festa e as possibilidades de receita são bem maiores. Não é difícil perceber que 20.000 adeptos na Luz gerem mais receita do que 3.000 em Serpa ou Montalegre.

Deixa um comentário