Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Sporting empresta Jonathan e confirma que tem de pagar 12 ME à Doyen

Não justificou os 2,6 Milhões de euros da aquisição (uma das mais caras no reinado BdC), e com a contratação de Zeegelaar ia perder ainda mais cotação. A curiosidade agora é perceber por onde passa o futuro de Rossel, Cissé, Sacko, Labyad, Viola (é pretendido pelo Estudiantes), Dramé, Diogo Salomão, André Martins ou Carlos Mané, elementos que não parecem estar nos planos de Jesus.
As partes ainda não oficializam, mas hoje o jogador já falou como jogador dos “xeneizes” à imprensa argentina. Como se esperava, o Sporting emprestou Jonathan Silva até final da época ao Boca Juniors. O clube argentino assegura os salários do lateral esquerdo, de 21 anos, e fica com direito a receber uma compensação monetária dos leões caso estes vendam o ex-Estudiantes. Jonathan reconheceu à TyCSports que ir para o Boca é um passo importante para conseguir marcar presença nos Jogos Olímpicos, acrescentando que não há diferenças entre as condições dadas pelo clube comandado por Arruabarrena e os emblemas europeus.

Noutro âmbito, e através de um comunicado à CMVM, o Sporting confirmou que vai ter de pagar 12 milhões de euros à Doyen na sequência da decisão do TAS. Comunicado:
«Nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248º, nº1 al. a) do Código dos Valores Mobiliários, o Conselho de Administração da Sporting Clube de Portugal – Futebol, SAD (Sporting SAD), vem informar o mercado que:
1. No âmbito da acção a correr junto do Tribunal Arbitral do Desporto de Lausanne com relação aos contratos denominados “Economic Rights Participation Agreement” (ERPA) celebrados entre a Sociedade e a Doyen Sports Investment Limited, com referência aos jogadores Marcos Rojo e Zakaria Labyad, a Sociedade foi notificada na presente data da sentença proferida por aquele tribunal o qual decidiu pela validade dos referidos ERPA, tendo condenado a Sporting SAD no pagamento de € 12.013.990,00, acrescido dos concomitantes juros.
2. Ademais é conferido à Doyen, em caso de futura venda do atleta Marcos Rojo pelo Manchester United acima de € 23.000.000,00, o direito a receber 75% do montante que a Sporting SAD venha a receber, que corresponde a 20% da mais valia acima do identificado valor.
3. A Sporting SAD não se conforma com a sentença pelo que, tendo em vista a defesa dos seus legítimos interesses, se encontra a avaliar os mecanismos legais e processuais ao seu dispor.

0 Comentários

  • Gonçalo
    Posted Dezembro 21, 2015 at 5:55 pm

    Alguém sabe se o Sporting ainda vai ter de pagar ao Bojinov, Somague e à empresa de limpezas? É quando todos os processos estiverem resolvidos, nem se vender a equipa toda o Bruno de Carvalho consegue equilibrar as contas.

    Mas só se deixa enganar quem quer.

    E continuo a achar graça ao discurso da idoneidade quando depois o Bruno de Carvalho anda a fazer negócios obscuros com o Mosquito.

    • gps
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:41 pm

      Sabe o que são "alhos" e "bogalhos" ? Cada caso é um caso. Até fala da empresa de limpeza quando se trata de dívida penhorada (em que o Sporting tem que pagar ao Estado e não ao fornecedor)

    • Manuel
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:30 pm

      Penso que as dívidas a fornecedores terão de ser obrigatoriamente pagas, são dividas como todas as outras.

      As coisas não parecem estar a correr bem e pelo andar da carruagem… hoje veio a noticia que contrataram um ex-funcionário do Benfica que era responsável do hóquei em patins, mas que no Benfica a função já estava esvaziada de poderes.
      Eu não discuto a opção de contratarem acho estranho é que a pessoa no Benfica ganhava 1500€/mês e foi para o Sporting ganhar 5000€/mês. Gente fina e milionária é outra coisa.

      Eu já disse que o Sporting anda a patinar em gelo muito fino e não é atirando areia para os olhos das pessoas nem com acções demagógicas que se gere um clube.

      O Sporting está a tomar o mesmo caminho do Porto, olha demasiado para o lado, quer acompanhar o passo de quem é maior e mais rápido, exagerando o seu tamanho e a sua condição, apenas com uma grande diferença, existe ainda uma grande diferença de capacidade financeira entre o Sporting e o Porto, apesar dos perdões de dívidas e de juros que os credores fizeram ao Sporting.

      Uma coisa é certa, terão de fazer algumas vendas valentes em Janeiro não só para tapar os buracos que todos sabemos, como as necessidades de tesouraria futuras que aumentaram exponencialmente este ano sem acompanhamento dos concomitantes proveitos operacionais.

      PS: Gostava de saber quais são as opções jurídicas anunciadas que restam ao Sporting no caso Rojo. Pelo que sei está fechado sem apelo nem agravo.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:13 pm

      O Sporting era bem gerido era no tempo da alta finança. Aí sim era gestão de rigor, e negócios em que os superiores interesses do clube eram defendidos.
      As dívidas a fornecedores terão de ser pagas, isto caso o fornecedor tenha cumprido. Se o Sporting alegar que a senhora da limpeza não despejava os cinzeiros, não há que pagar o serviço.

      Há a possibilidade de recorrer ao Tribunal Federal da Suíça, que pode nem aceitar o recurso, mas tem capacidade de sobrepor a decisão do TAS.

      Já agora, esses valores do salário do Trindade… estão publicados onde?

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:40 pm

      Pedro "Manuel " Guerra, ainda bem que o Sporting perdeu, assim podemos sempre constatar que mesmo com duas derrotas complicadas e a perda de um processo no TAS o meu clube continua a ser o tema favorito de alguns adeptos de outros Clubes. Boas Festas para si e um abraço ao Sousa Martins.

    • cards
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:45 pm

      José Trindade significa que dificilmente Sénica vai para o Sporting. Nesse aspecto Nino Lopes pode dormir descansado.
      O meu maior receio no trindade é que ele faça no Sporting uma equipa feminina e alicie jogadoras do Bemfoca que é neste momento, de longe,a melhor europeia e está invicta em Portugal há 3 épocas.
      Desde a última época trindade praticamente só estava na parte feminina do hóquei.
      Trindade é sportinguista está agora no seu clube.
      Agora pagar 5 mil euros mensais, sim é verdade, é muito dinheiro ele não vale isso no Benfica recebia cerca de 1600 euros.

    • Nuno R
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:20 pm

      Ele éalguma coisa ao Pedro Trindade?

  • João
    Posted Dezembro 21, 2015 at 5:57 pm

    Se não tivessem investido em flops como o Jonathan, Cissé, Gauld, Sacko, Heldon, Slavchev, já dava para pagar à Doyen, segurar o Carrillo e comprar um lateral direito de jeito.

    • Francisco A.
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:03 pm

      Flop's qualquer um corre o risco de comprar. Agora, a "chique-espertice" do Presidente do sporting acabou por não compensar, é a vida…

      "Doyen a quem doer" o sporting terá que pagar o valor que a Doyen devia ter recebido.

    • Afonso Silva
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:04 pm

      Gauld ainda justificará o valor investido, ainda tem 20 anos… Ninguém pode ser considerado flop aos 20 anos!

    • Francisco
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:06 pm

      Jonathan e Gauld são tudo menos flops, para há quem prefira os mediocres Jefferson e Adrien. Agora Cissé e Sacko são horriveis. Heldon é bom para pequenos, tipo Hernani que era do Vitoria, já do Slavchev toda a gente esperava mais.

    • David
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:13 pm

      Comparar o Heldon ao Hernani é querer tirar valor ao último. Está no Olympiakos e já marcou vários golos. O outro joga emprestado ao Rio Ave e até agora não tem provado ser uma mais valia para o plantel do Sporting.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:22 pm

      David

      Hernani está a jogar tão bem que já vai voltar para casa o Olympiakos insiste em devolver pois um jogador daquele calibre merece melhor.

      Heldon tem sido só uma das figuras do Rio Ave esta época contribuindo com várias assitencias.

      Pedro R

    • Gilberto Rosário
      Posted Dezembro 21, 2015 at 8:07 pm

      Dava? Somando tudo..comissões esticadinhas.. não se passa os 8M

  • Alexandre Junior
    Posted Dezembro 21, 2015 at 5:58 pm

    A não esquecer que o BdC já contava com esta decisão e já tinha alertado para o que ia acontecer (basta ver aquela célebre edição do Prolongamento com o Pedro Guerra, que eles falaram disto).

    Agora, em princípio o Sporting não paga (ou paga, nem sei bem), e vai recorrer a um tribunal superior. Posso estar a dizer baboseiras, mas foi esta a ideia com que fiquei, e alguém mais esclarecido na situação poderá clarificar. Não é, de todo, o final desta história…

    • Gonçalo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:00 pm

      Ou seja o BdC já sabia que estava a enganar os sportinguistas, dizendo que o Sporting não tinha nada de pagar à Doyen quando no fundo sabia que era mentira. É isso que está a dizer?

    • Green
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:07 pm

      Tem havido algumas inverdades em relação ao caso Rojo…. onde é que o Sporting saiu prejudicado por ter ido ao TAS?

      – teve de indemnizar de acordo como estava previsto no contrato, logo não foi aumentado o valor que o Sporting teria sempre de pagar à Doyen (com apenas o acrescento de juros, mas uma vez que estes são inferiores aos juros de emprestimo, o Sporting acaba por não sair prejudicado).

      – a não inclusão no valor a indemnizar a Doyen do empréstimo do Nani (avaliado em 5M€).

    • Emm Porl
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:17 pm

      Se já contava com isto, não é lá muito inteligente enquanto gestor… é que os juros vão acumulando e acumulando!

      Emanuel

    • Ricardo S
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:39 pm

      Tem de pagar juros…

    • Diogo Martins
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:01 pm

      Exactamente @Green. O Sporting poupou, pelo menos, os 4M do negócio Nani. Valeu a pena!

    • bpstp
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:04 pm

      Resta saber quanto o Sporting vai pagar de juros…e duvido que seja pouca coisa, pois o Doyen sempre pode alegar que se vou privado de investir os tais 12M.

    • Manuel
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:32 pm

      O problema não são apenas os juros, mas também os custos do processo que não devem ter sido nada pequenos e que serão superiores.

    • PedroL
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:34 pm

      Agora vale a pena desrespeitar a lei num caso mais grave apenas para se poupar a multa do caso mais ligeiro, olha que esta sinceramente.

      Se fosse sportinguista nunca defenderia essa atitude para o meu clube.

    • Diogo Martins
      Posted Dezembro 21, 2015 at 7:35 pm

      Os juros devem estar, nesta fase, pouco acima dos 500.000 €, cfr. o pedido da Doyen no seu Statement of Claim.

    • Jaime Colaco
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:30 pm

      Queres ver que finalista foi uma grande jogada do Sporting. Ainda há quem queira tirar coisas positivas deste processo p elogia bdc, haja paciencia

    • cards
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:47 pm

      tudo ficará em 13 milhões e 700 mil euros.

    • Philo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 2:07 pm

      Jaime Colaco, mas há coisas positivas neste processo! Só que não pensa bem é que não as vê. Independentemente do que tenha sido decidido agora (ou ainda venha a acontecer), o Sporting teve dinheiro quando precisava mais dele.

  • Pedro Fernandes
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:05 pm

    Espero que não haja quem leve a mal mas o Sporting vai ter de pagar, Doyen a quem doer…

  • Kafka I
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:07 pm

    Qualquer Ser Humano que viva num Estado de Direito Democrático e tenha mais de 3/4 anos de idade (vá pronto mais de 7 ou 8 anos de idade)…sabe que rasgar contratos só porque é giro rasgar papel, vai sofrer consequências por isso e que mais cedo ou mais tarde vai ter de pagar a factura…

    Este caso quase nem era preciso a Doyen ter advogados, bastava terem lá alguém em tribunal alguém que soubesse ler e escrever para defender a Doyen e a Doyen tinha sempre o caso ganho…só mesmo um garoto para rasgar contratos assim…

    • Francisco
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:02 pm

      Os contratos não foram rasgados, foram resolvidos (ou dissolvidos, como quiseres) havendo lugar à devolução das quantias investidas.

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:54 pm

      Kafka, tenho-te visto muito activo nos comentários a este tema (desculpa o "tutear" como dizem os espanhóis) dando exemplos que eu entendo, sou sportinguista mas creio não ser parvo, mas que me parecem imparciais. Explico porquê, suponhamos que eu compro uma bicicleta para o meu filho a crédito, que eu cumpro escrupulosamente mas que ainda está em vigor, há um contrato implícito, e suponhamos também que o meu filho não tem qualquer jeito e que coloco a bicicleta á venda no OLX, aparece o dono da loja de bicicletas dizendo que apenas posso vender pelo valor que este entende, que apenas o posso fazer a pessoas loiras de olhos azuis, que vivam no Distrito de Viseu é que se comprometam a andar 19 Km diários com a bicicleta. É um exemplo parvo? É! Pelo exemplo e pelas exigências em causa. Ou seja, é muito fácil vermos num processo tão complexo apenas o lado que aparentemente defende o "nosso" lado. Vamos deixar andar a coisa e já veremos. Para já perdemos 1-0 ao intervalo, perde BdC e perde o Sporting, por outro, falta 2a parte, prolongamento (que não o programa do Manuel) e quem sabe pênaltis. Abraço. Boas Festas para ti e família

    • Nickles
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:10 pm

      Octavio Alvarez

      Mas onde está a complexidade de que um contrato é para ser cumprido. Seria giro os jogadores rasgarem os seus contratos e assinarem por outros clubes quando bem entendem-se…
      Nem sei como há pessoas que defendem isto.

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:23 pm

      Octavio,desculpe intrometer-me, mas vou-lhe dar um exemplo muito mais logico: imagine que você quer comprar uma casa, mas não tem o valor total da mesma, tem apenas 25% do valor desta. Pede os outros 75% ao banco para poder adquirir a propriedade.
      Em 2 anos, não efectua mais nenhum pagamento, mas surge um comprador que decide pagar 5x mais pela casa do que aquilo que lhe custou.
      Você vende a casa (imagine entao que a casa custou 100 mil – voce deu 25 mil,e o banco 75 mil – mas vende por 500 mil). Esta a querer dizer que apenas tem a obrigação de dar 75 mil ao banco e ficar com os restantes 425 mil? É isso que acha correcto? É assim tão dificil de entender de que lado está a razão? Estará o senhor tão cego que não vê a jogada que o seu presidente tentou? Daqui a nada o senhor diz que de facto o Marco Silva mereceu ser despedido por justa causa por não usar o fato oficial do clube…

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:29 pm

      Ou não me expliquei bem ou você não percebeu bem. Os contratos são para cumprir sempre e quando ambas as partes cumprem as exigências do mesmo. A grande dúvida que tenho, e agradeço que não me seja passado nenhum atestado de estupidez, é se o rasgar teve motivos suficientemente fortes ou não. É público que existiram intromissões improváveis do fundo na gestão do Clube. Por outro lado, por muito Vale e Azevedo que seja Bruno de Carvalho, não creio que tenha tomado esta e outras atitudes de ânimo leve, fê-lo seguramente com base em pareceres jurídicos defendidos pela equipa de advogados do Sporting que podem, concordo, ser mais ou menos competentes.

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:45 pm

      Aconteceu o que esperava, coloquei uma questão a alguém pragmático e suficientemente imparcial e vejo-'me bombardeado por "parciais" convictos , sim Alexis, frequento o site e leio muitos comentários seus. Mas respondo utilizando o seu exemplo, primeiro nunca ouvi falar de pagamentos não efectuados pelo Sporting, segundo, e se o mesmo Banco me quisesse impedir de vender por 500 e apenas permitisse a venda por 750? E se o mesmo Banco me obrigasse a ter essa mais valia a render numa conta sua durante um prazo com que eu não concordasse? Estava esse Banco a cumprir a sua parte ou a imiscuir-se em algo fora do clausurado do contrato. Por último, não defendi o "rasgar" , defendo que devemos esperar se os argumentos apresentamos para o fazer serão suficientemente fortes ou não. Não pode é criticar alguém por aparentemente não distinguir a razão , quando você mesmo não se dá ao trabalho de ler a totalidade dos comentários antes de os criticar.

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:48 pm

      Octávio,mas que intromissões? Sendo detentores de 75% do passe do jogador e tendo a possibilidade de o vender, como o mais provavel seria nunca mais ter a oportunidade de o rentabilizar como naquele ano, fez pressão para o vender. Agora dizer que foi publico, foi publico por quem? Pelo seu presidente? Aquele que dizia que o Benfica pagou o dobro ou triplo pelo Cervi?
      É que de facto ele tornou algumas coisas publicas… pena que poucas se revelaram verdade…

    • Carlos Almeida
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:09 pm

      Eu não sei quem tem razão porque não sei os factos todos, mas parece que neste momento está a Doyen com a razão. Mas, Kafka, deixe-me dizer-lhe uma coisa. Respeito muito os seus comentários, mas por vezes parece-me que lhe passa um pouco ao lado. É que isto pode ou pode não ser rasgar contratos. Se de facto a Doyen fez as pressões que fez, pôs as condicionantes que dizem que pôs não estando estipuladas no contracto, então sim, o Sporting tem razão. Se BdC está só a ser palerma, então como sportinguista espero que assuma o erro e que o Sporting pague o que deve. Mas nem eu nem ninguém que comente aqui sabe ao certo. Nem o TAS, que se soubesse tinha decidido mais rapidamente. Cumprimentos e boas festas.

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:18 pm

      É difícil acreditar em BdC? É! É mais fácil acreditar em LFV? Não me parece… Recorda-se dos 300 mil sócios? Porque é que o que diz um lado tem mais verdade que o que diz o outro? Está a comparar o incomparável porque continua a ser imparcial. E continua sem ler que eu apenas peço tempo para analisar os argumentos de cada lado. Eu hoje mesmo assisti á condenação de um armador porque os seus pescadores não foram obrigados a andar de coletes salva vidas, sabe que a Lei não obriga á sua utilização? De justiça estamos conversados. PS – Votei José Couceiro nas últimas eleições do meu clube, estou perfeitamente á vontade.

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:18 pm

      Então mas para além dos 25% iniciais, o sporting fez mais algum pagamento? Tentou recomprar alguma percentagem do passe? Não!
      Agora pense o contrario. Você detém 75% do passe do atleta. Este valorizou graças ao Mundial (e não pelas prestações deste pelo clube) – logo, seria a unica hipotese de realizar um negocio daquela dimensão. Surge um colosso com vontade de dar, quer ao jogador, quer aos donos do passe uma quantia exorbitante, já para não falar do prestígio de representar tal clube. Você como agente, não vai querer que ele saia? E se o clube onde o jogador se encontra não quer vender, você aceita e cala? Ou vai aconselhar o jogador a negociar primeiro com o clube? E em caso de intransigência, não vai aconselhar o jogador a mostrar o desagrado?
      E não venha com as pressões e tretas que o seu presidente quis fazer passar para o publico, porque se de facto houvessem provas que a Doyen quis jogar sujo, o Sporting ganhava o caso…

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:32 pm

      Octávio, haja algo em que estamos de acordo: LFV não tem ponta de credibilidade…

    • Octávio Alvarez
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:52 pm

      Alexis, vou terminar o meu caso, tal como você já terminou o seu no comentário das 23:18 dizendo em jeito de conclusão "você como agente não quer que…". É isso mesmo, a Doyen enquanto fundo de investimento não tem que querer, tem, tal como o Sporting, direitos e deveres contratuais que têm que ser respeitamos, não tem que impor, pressionar, escolher… Repito, não tem que querer. Afinal, você defende que a Doyen tinha direito a fazer algo não contratualizado, em resumo, defende o indefensável.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:56 pm

      Desculpa alexis mas vens criticar alguém e usas o exemplo mais errado de sempre a não ser que estejas a falar de um banco Islãmico
      Se compras uma casa de 4M e só tens 1M e se alguém te quiser comprar a casa por 10M tu vendes e pagas o valor do empréstimo ao banco e ficas cm o resto . Agora se tiveres uma empresa e alguém comprar 75% de uma ativo dessa mesma empresa caso ele seja vendido apenas ficarás com o montante correspondente a percentagem do ativo que possuía. E quem conhece o mundo dos negócios sabe perfeitamente que se só tens 25% de um ativo e caso a outra parte possua os 75% tu nem pias e a maioria é que decide se vende ou não. O sporting fez uma coisa absurda até me admiro não ter criado uma conta de provisões porque era mais que 50% provável que fosse pagar esta divida
      Francisco Neves

      l

    • Alexis
      Posted Dezembro 22, 2015 at 12:20 am

      Octávio, mas claro que a Doyen, como parte interessada aconselhou o jogador. Ha algo de ilegal nisso? Não, porque sendo fundo de investimento ou não, são agenciadores do atleta e como tal parte activa na gestão da carreira deste. Ético? Não nem eu nunca o afirmei.. ilegal? O tribunal diz que não nem o Sporting conseguiu provar o contrário.

      Francisco Neves, não fale do que não sabe. Se só compra 25% do imóvel, ficando os outros 75% na posse de outra entidade, na hora da venda, você só recebe 25% desse valor e essa outra entidade 75%… se duvida, veja como funciona o mercado imobiliário aqui na Inglaterra onde é possivel comprar parcelas do imóvel (e não me quero alongar muito na explicação visto que provavelmente o senhor nem sabia que tal era possivel).

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 3:00 am

      Desculpa de novo alexis mas mais uma vez tas usar argumentos errôneos o que falas e de um programa do governo inglês chamado affordable home ownership schemes nem sequer é para toda a gente (rendimentos condicionados teres algum tipo de handicap pessoas de idade etc etc etc) o que senhor não sabe é que aí na Inglaterra como o senhor diz já eu estive várias vezes assistindo a negócios vários dos quais do setor imobiliário. Antes de rebater algum argumento certifique se que a informação está totalmente correta e nao me quero alongar muito em mais explicações
      Abraço e bom natal
      Francisco neves

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 4:34 am

      Além de que o exemplo que deu foi deu pedir um empréstimo ao banco ou como fala 75% do valor da casa. Não existem bancos a comprar percentagens e as pessoas o restante. Senão imagine se o que seria dos bancos comerciais sem os empréstimos de habitação nem os bancos de investimento vai investir em % do valor de um imóve pois inúmeras burocracias impediriam o banco de vender o seu percentual mas se o alexis quiser pede a um amigo que compre parte da casa e aí sim depois quando a vender paga lhe sobre o valor de venda. Inúmera sobranceria no seu comentário . Se nós consideramos inteligentes temos que o ser não é apenas fazer parecer. Falsos argumentos para sustentar o seu ponto de vista. Acha que o alexis devia se dedicar a política e não ao futebol e sobretudo não ao mercado financeiro por amor de Deus (just kidding como dizem na sua Inglaterra) abraços espero resposta
      Francisco neves

    • Alexis
      Posted Dezembro 22, 2015 at 7:22 am

      Francisco peço desculpa, mas so agora li que de facto falei em pedir os outros 75% ao banco para adquirir os 100% da propriedade. De facto, o qie queria dizer (e tal como no passe do Rojo) é você adquirir apenas 25% da propriedade ficando os outros 75% na posse da imobiliaria (neste caso seria a Doyen) – assim ja faz mais sentido.

      Quanto ao esquema em si, não é so para os que têm handicap ou pessoas de idade, mas também para key workers (nhs, policia, professores, etc) e para first time buyers.
      Retracto-me de ter respondido como respondi, explicando agora o que queria dizer.
      Como vê, o argumento que usei estava certo, estava era mal explicado da minha parte.
      Mais uma vez peço desculpa.
      Abraço e bom natal também para si.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 1:01 pm

      Não precisa pedir desculpa que não me senti ofendido e na boa meu! Só acho que devemos ser mais humildes na argumentação para não parecer sobranceria como fizeste cmg fizeste Tbm com o Otávio . Não há necessidade
      Abraços
      Francisco neves

  • João Carlos
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:12 pm

    Vamos lá fazer contas para ver se percebi:

    20M da transferência-4M(spartak)-12(doyen)-3(valor devolvido à doyen pelo investimento inicial)-2(investimento feito pelo Sporting em 2012)=-1M

    Não contando os salários auferidos pelo rojo, o Sporting obteve 1M de prejuízo com a transferência de 20M, além do rendimento desportivo (apenas obtido no ultimo ano) e do Nani.

    Belo negócio, mas vamos esperar para ver como se faz o recurso, porque o bosman também perdeu nos tribunais desportivos numa primeira instância.

    Acredito que não vai ficar assim, e quando possível é livrar-nos dos 2 cancros que lá ficaram (labyad e viola) o mais depressa possível, se não houver nenhuma cláusula que diga que tem que se compensar o fundo em 20 milhoes se os vendermos por 500 euros

    • Marco Silva
      Posted Dezembro 21, 2015 at 8:04 pm

      apesar das tuas contas estarem erradas em 2 pontos, o resultado acaba por ser sem lucro para o SCP

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:18 pm

    Empréstimo natural, dada a pouca utilização do jogador e à contratação de Zeegelaar. Ainda assim, existe potencial no Jonathan e acredito que poderá regressar para discutir um lugar na pré-época, até porque não era a primeira vez que o Jesus emprestava um jogador e o reintegrava na época seguinte.

    Em relação ao caso Doyen, era expectável uma decisão destas, o próprio presidente já o tinha afirmado levemente há uns tempos, mas não deixa de ser um revés. Ainda assim, acredito que existiria uma quantia de parte para esta eventualidade, pelo que a normalidade do clube manter-se-á, sendo que é bastante provável que o BdC recorra aos tribunais civis. Duvido que tenham legitimidade material para discutir este assunto, mas é uma opção ao dispor e que o próprio já afirmara anteriormente como possibilidade.

  • Ruben
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:18 pm

    Rojo custou 4M. Sporting meteu 1M, doyen 3M.

  • Zé Maria
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:19 pm

    O Sporting terá de pagar o capital em dívida para com a Doyen mais algum tipo de indemnização? É uma dúvida que tenho. Se não estou em erro foi a Doyen que avançou para tribunal certo? Isso tem algum efeito?
    Obrigado desde já.
    SL

    • Anónimo
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:28 pm

      Boas Zé Maria . A doyen pode pedir uma indemnização ao sporting que pode ter valores altos se conseguirem provar que o dinheiro que o sporting não deu poderia ter sido utilizado de forma rentável num investimento ou qualquer tipo de depósito rentável . Ou seja se a doyen conseguir mostrar que esses 12M caso sendo pagos na data em questão seriam investidos ou rentabilizados pode pedir sim uma indemnização o que não é assim tão descabido se formos a pensar corretamente. E além dos valores dos juros o valor tem que ser corrigido pela inflação
      Espero ter podido responder a tua duvida
      Francisco Neves

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 22, 2015 at 8:50 am

      Obrigado Francisco Neves, de facto faz todo o sentido. Eu já esperava algo do género, vamos agora ver o que vai acontecer.
      Cumprimentos,

  • - Stalley -
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:25 pm

    Dois temas já debatidos aqui anteriormente.
    Penso que seja um bom emprestimo, este do Jonathan o jogador vai jogar mais do que jogava no Sporting, que aproveite esta oportunidade para evoluir e valorizar-se.

    • John Days
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:45 pm

      Penso que o ideal para o Jonathan seria um empréstimo a um clube de um campeonato europeu, onde o futebol é mais pensado e onde, julgo, o Jonathan poderia desenvolver melhor as suas capacidades, sendo o futebol europeu mais intenso, também.
      Óbvio que este empréstimo deve-se à pouca utilização do jogador e se não ficou na europa foi porque nenhum clube o quereria como titular, o que, assim sendo, faz sentido ter ido para o Boca, esperemos que tenha tempo de jogo e possa,no final da época, regressar noutro patamar competitivo.
      Bom Natal e Bom Ano Novo.
      SL

  • Sérgio
    Posted Dezembro 21, 2015 at 6:35 pm

    Já se afigurava difícil a renovação de Carrillo mas assim com este rombo penso mesmo que será impossível.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 21, 2015 at 6:50 pm

      Sempre foi impossível. Mesmo com 50000000000 milhões de euros só para o ordenado dele. O Carrillo não renova!

  • Nuno
    Posted Dezembro 21, 2015 at 7:18 pm

    So mais uma coisa para a achega do BdC.

    "Aquele pavilhao ali esta pago!!"

    sporting vs Benfica taça de Portugal

    Speaker "vamos la ver nos ecras o valor que falta para a missão pavilhao….. 2milhoes de euros"

    Coerência.

  • Alexis
    Posted Dezembro 21, 2015 at 8:22 pm

    12 milhões mais juros?! Está encontrado o Flop do Ano!! Bruno de Carvalho consegue dar mais prejuízo ao Sporting aue Imbula ao Porto e Taraabt e Carcela ao Benfica!!

    E os processos ainda agora começaram a "cair" – segue o do Bojinov, o Slavchev, Somague…
    Com "sorte" ainda perde o do Benfica, mais o do JJ (já não acredito nestas derrotas, mas que seria motivo de regozijo, lá isso seria..)
    William Carvalho,Slimani, Mané, Adrien não chegam para pagar o "bolo todo".. Mas la está, não fazem falta! Há o Matheus, o Gelson, o Gauld, o Labyad, o Viola, o Sacko e etc…

    O que vale é que o patrocinio das camisolas, as receitas de tv e as receitas europeias cobrem tudo…

    • Miguel'zinho
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:04 pm

      Os juros devem ser uns valores estratosfericos, nem imagino…. Enfim..

    • Fernando Nascimento
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:44 pm

      Não cobre isso tudo mas o salão de festas da luz aos olhos dos sócios já cobrou muito mais

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:09 pm

      Qual salão? Onde ganharam uma vez.. repito UMA VEZ em 8 anos? Hahaha a vossa bazofia não tem fim? Somos bi-campeões! Temos 34 titulos nacionais… ja que se deu ao trabalho de responder de forma pobrezinha, responda-me a isto: quantas vezes chegaram às meias-finais da liga dos campeões / taça dos campeões europeus?
      Quantos titulos nacionais têm? E não, não perguntei por titulos da pesca à rede nem de tiro à pistola de pressão aos javalis voadores.. falo de futebol…

    • John Days
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:00 pm

      A comichão que o Sporting lhe provoca é tanta que até perde a noção dos disparates que diz.
      Aconselho-o a ir ao Museu Mundo Sporting ou o de Leiria, um chega, aí vai ver o que é um clube grande.
      Só para constar, todos os títulos que o Sporting tem nos seus museus foram ganhos com mérito e total justiça. Até podia ser de campeonato de malha, que o Sporting ganha, chama-se ECLETISMO.
      Olhe que em muitas dessas modalidades o Benfica também está inserido e não ganha.

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:37 pm

      Engraçado que em 99% dessas conquistas, nem você as conhecia, nem ninguém as foi festejar para a rua.
      Mais: apresente-me uma pessoa que se tornou sportinguista porque dominavam a taça nacional de orientação, ou do tiro aos pombos.
      Outra: na contagem oficial de "titulos" encontram-se contabilizados 3os e 4os lugares em taekwondo e desportos que tais.
      Mas continue na ilusão que só o Barcelona tem mais titulos que o Sporting que para toda a gente o Sporting não passa do 3o clube a nivel nacional – e para contrariar isso ainda precisarão de muitos aninhos…

    • John Days
      Posted Dezembro 22, 2015 at 12:51 am

      Em primeiro lugar, não são os títulos que me movem, sou do Sporting por influência do meu pai, que me transmitiu a paixão pelo clube como o meu avô lhe fez a ele.
      Não há critério para 'escolher' clube, cada um escolhe o seu, agora, não é pelo Sporting ganhar mais ou menos títulos que vou mudar de clube, nasci ligado ao Sporting e assim vou morrer, tudo aquilo que o Sporting ganhar servirá para me satisfazer, óbvio que quero ganhar títulos e em todas as modalidades,um clube com a dimensão e grandiosidade do Sporting tem de ganhar títulos, passámos por uma fase complicada a nível de presidências e espero que estejamos numa que durará muitos e bons anos, e só isso é que espero vitórias e conquistas, mas a minha paixão pelo clube não está dependente de títulos, mas a verdade é que já festejei muitos, de futebol não tantos, tantos quantos deveriam ter sido.
      Nessa contagem não aparecem essas classificações de que fala como títulos mas sim como participações, ou não se pode fazer referência às mesmas?
      Voltando ao assunto da escolha de clube, não julgo ninguém,nem tenho de julgar, mas penso que deveria ser por influência de familiares ou pela zona onde vivem ou nasceram.
      A massa adepta do Sporting é das mais fiéis do mundo, por isto também se vê a grandeza do clube.
      Para terminar, estamos a falar de factos, o Sporting é o segundo clube com mais títulos do mundo no conjunto de todas as modalidades e não, não é o 3• nacional, diz isso apenas pelo passado recente e pela forma dos últimos anos dos três grandes, na qual o Sporting foi o que esteve pior, foi uma fase, acabou.
      Não precisamos de contrariar nada, o Sporting é um dos melhores clubes do mundo, um dos clubes com mais adeptos e sócios, não precisa de contrariar muito menos de se comparar com ninguém, tem apenas de fazer o seu trabalho que é ganhar títulos e conquistar vitórias.
      Bom Natal e Bom Ano Novo.
      SL!

    • Alexis
      Posted Dezembro 22, 2015 at 7:32 am

      John Days, vá ver a contagem feita pelo vosso clube de titulos e veja se não encontra lá os tais 3os e 4os lugares em modalidades sem qualquer tipo de expressão.
      Quanto ao ser sportinguista por influencia familiar, nada contra, até porque todos escolhemos o clube inicialmente por essa via. Mas de certo que o seu pai e seu avô tornaram-se adeptos do clube por via do futebol e não por outras modalidades (ainda aceito que modalidades profissionais ou com alguma expressão no país tenham contribuído, mas nunca por aquelas que nem sequer mais de metade dos adeptos sabe que o clube financia).
      Quanto a ser um clube grande, é sim.. o 3o grande de Portugal. Mas não diga que é por causa do passado recente – a menos que por passado recente se refira aos ultimos 40 anos.
      O Sporting de facto está uns bons furos atras de FCPorto e SLBenfica em tudo – seja em poderio financeiro, expressão da marca, valias financeiras e titulos das maiores modalidades do país.
      Se acha que o Sporting é mesmo o maior do país, está no seu direito. Mas ser o maior do país, quando na modalidade rainha são o que são (e no fundo aquela que realmente o faz vibrar), então digo-lhe já que está a anos-luz doa outros dois.
      Boas Festas.

    • Zé Maria
      Posted Dezembro 22, 2015 at 8:48 am

      Se eu souber que nos próximos 100 anos o Sporting não ganha 1 único título, desce de divisão até à última de todas e desaparece por completo do panorama desportivo, eu passava a ser ainda mais sportinguista do que sou hoje. Aliás, isso é impossível, porque ninguém (nem mesmo eu) consegue ser mais sportinguista do que eu sou agora, mas se fosse possível, eu garanto que era.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 10:26 am

      pois grande truque… por isso agora faz truques com qwanzas… entretanto a marca Sporting vale cada vez menos…

      Rui Carvalho

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 11:46 am

      Salão de Festas da Luz?!??!?!?!?!?!?!?!?!!??!
      Venho aqui apenas apelar à noção, só isso.

      Muito bem, vamos lá fazer a analise de todos os Benfica vs sporting realizados na Luz.
      Total: 145 jogos
      Vitórias do Benfica 81
      Empates 32
      Derrotas do Benfica 32
      Resultados que não a vitóra do Benfica 64

      Liga: 82 jogos
      Vitórias do Benfica 45
      Empates 22
      Derrotas do Benfica 15
      Resultados que não a vitóra do Benfica 37

      Taça de Portugal: 12 jogos
      Vitórias do Benfica 7
      Empates 2
      Derrotas do Benfica 3
      Resultados que não a vitóra do Benfica 5

      Supertaça: 2 jogos
      Vitórias do Benfica 1
      Empates 0
      Derrotas do Benfica 1
      Resultados que não a vitóra do Benfica 1

      Taça da Liga: 1 jogos
      Vitórias do Benfica 1
      Empates 0
      Derrotas do Benfica 0
      Resultados que não a vitóra do Benfica 0

      Campeonato de Lisboa: 45 jogos
      Vitórias do Benfica 25
      Empates 7
      Derrotas do Benfica 13
      Resultados que não a vitóra do Benfica 20

      Campeonato de Portugal: 2 jogos
      Vitórias do Benfica 1
      Empates 1
      Derrotas do Benfica 0
      Resultados que não a vitóra do Benfica 1

      Taça FPF: 1 jogos
      Vitórias do Benfica 1
      Empates 0
      Derrotas do Benfica 0
      Resultados que não a vitóra do Benfica 1

      Golos marcados nestes jogos
      Benfica 289 vs sporting 189

      Percentagem de vitórias
      Benfica 56% vs sporting 22%

      Últimos 10 jogos
      Benfica 20 vs sporting 8
      Benfica 8 vitórias vs sporting 1 vitória

      Últimos 20 jogos
      Benfica 34 vs sporting 25
      Benfica 10 vitórias vs sporting 5

      Não há uma única competição em que o Benfica tenha menos vitórias que empates+derrotas contra o sporting em casa, a diferença de golos é de 100, CEM por extenso e tudo como nos cheques.

      Salão de Festas da Luz, o que eu me ri…

      DM

    • John Days
      Posted Dezembro 22, 2015 at 2:02 pm

      Sporting não é o 3• grande, muito menos pelo passado recente, o momento de forma das equipas é que dita certas comparações por parte de adeptos.
      Imaginemos que o Sporting nos próximos 10 anos ganha 7 campeonatos e o Porto ganha 3, daqui a dez anos, quem acha que seria considerado o 3• grande?
      Ora nestes ultimos anos, o Sporting , tendo sido prejudicado ou não, ganhou nos ultimos 10 anos, 0 campeonatos, o Benfica ganhou 4 e o Porto 6, o mais fácil é dizer que o Sporting é o 3• grande, porque assim o momento de forma e passado recente diz.
      Vá procurar onde quiser os títulos do Sporting, vá aos dois museus, se tiver dúvidas, o Sporting é um dos melhores clubes do mundo , e daqui por 10 anos, será novamente reconhecido como tal, isto porque (espero eu) o seu passado recente e momento de forma o ditará.

    • Alexis
      Posted Dezembro 22, 2015 at 2:35 pm

      John Days, se o Sporting nos proximos 10 anos ganhar 7 titulos, fica com quantos no total? E o Porto com mais 3 com quantos fica? Ou seja… continuarão a ser apenas o 3o em Portugal…
      Ja nem falo de estatuto Europeu, que esse nem vê-lo…
      Mas continuem na ilusão…

    • John Days
      Posted Dezembro 22, 2015 at 2:59 pm

      Mas acha que apenas títulos de futebol importa?
      É o que mais importa, mas há muito mais.
      Estatuo europeu, é momentâneo, o Nottingham era um gigante com duas ligas do campeões, tanto se ganha como se perde.
      Acha que o benfica tem 200 títulos e o Sporting 10? É uma fase, digo-lhe o Sporting ficaria com 25 , o Porto 28 julgo eu e o benfica 34, não são assim tantos a mais, como nós já tivemos mais, vocês teem agora também, na ilusão vivem os benfiquistas a toda a hora, nem medem os disparates que dizem.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 3:54 pm

      John Days, tiveram mais campeonatos que nós durante 4 anos, durante a década de 50 e diferença máxima de 2 títulos…

      A diferença não é muita, é de 16 títulos, coisa pouca portanto.
      Diferença grande há entre o sporting e o boavista/belenenses, diferença essa de 17 títulos.
      Concluindo, como um campeonato faz toda a diferença…
      O mais engraçado é falar em ilusões no final do comentário, vamos lá falar de factos e não de ilusões, o Benfica ganhou o seu 18º campeonato em 70/71, já tinha nascido senhor John Days?
      Se sim calculo que já tenha filhos, os seus filhos já alguma vez viram o sporting ser campeão?
      Ilusões, portanto, como a ilusão que vocês têm na qual assemelham ao Benfica em títulos e prestigio?

      DM

    • cards
      Posted Dezembro 22, 2015 at 4:11 pm

      Alguma vez na próxima décado o Sporting vence 7 campeonato e o Porto 3?
      O Benfica vence no mínino 5 e o Sporting e porto dividem os outros 5.
      Mais facilmente vence o Belenenses a champions do que o Sporting vence 7 campeonatos numa década.

  • Jonas
    Posted Dezembro 21, 2015 at 8:27 pm

    Nao sei se e cedo demais para gritar CRISE! mas para os lados de Alvalade as coisas estao negras, os negocios escuros vao-se descobrindo, as dividas nao desaparecem so porque sim, os activos mais interessantes como William, Mane e Carrillo estao em desvalorizacao acentuada, nao ha quem queira associar a sua marca ao nome do clube, enfim a estrategia de BdC nao esta a funcionar.

    Feliz Natal a todos!

    Jonas

    • Ace-XXI
      Posted Dezembro 21, 2015 at 8:37 pm

      Já outros mesmo em 3 lugar e só com derrotas contra rivais vão passar o natal felizes e contentes.

    • Miguel'zinho
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:07 pm

      Susbcrevo inteiramente Ace-XXI, para benfiquistas e portistas esta derrota do Sporting vale tanto como um título conquistado por eles e ainda tem coragem em falar em negocios escuros quando eles são os campeões nesses campos.

    • Rui Carvalho
      Posted Dezembro 21, 2015 at 9:16 pm

      importante mesmo e pensar que temos muitos mais Natais feizes para passar,o nosso horizonte é luzidio ao inves do caminho negro e tormentoso que se avizinha para os nossos "vizinhos"!!

    • cards
      Posted Dezembro 21, 2015 at 10:05 pm

      Ace-XXI, os outros de quem falas são os bicampeões nacionais.

    • Dave Snow
      Posted Dezembro 22, 2015 at 11:16 am

      Ace-XXI o campeonato ainda nem vai a meio, ainda muita coisa pode mudar. Tal como no ano passado, por esta altura com 9 pontos de avanço e com possibilidade de aumentar para 12, o ex-treinador do Benfica conseguiu vencer o campeonato apenas na penúltima jornada graças ao empate do adversário directo.

  • AfonsoHenriques
    Posted Dezembro 21, 2015 at 9:07 pm

    Bem eu passo a explicar. O Sporting desde o primeiro momento que sabia que em primeira instancia (Depois veremos o resto) poderia perder. No entanto e como após dois anos terriveis de prejuízos na ordem dos 90M€, teria para continuar nas provas da UEFA conseguir resultados líquidos bastante positivos, optou por esta estratégia.
    E assim foi após 2 anos de resultados positivos as contas dos últimos 3 já não excedem o prejuizo máximo permitido pela UEFA ou seja os 30M€ em anos consecutivos.
    Ora este ano o Sporting fruto dos lucros dos 2 anos anteriores até pode ter prejuízo, o que sucederá é que provavelmente no final da época irão ser alienados alguns activos, e a coisa até nem ficará muito desequilibrada.
    Agora mesmo que tenha de pagar, e por muito que critiquem, foi uma opção estratégica, que a meu ver ate já deu algum retorno correspondente a cerca de 7,5M€ (montante que o Sporting já arrecadou das competições da UEFA e que provavelmente sem esta situação não tinha conseguido porque não cumpria o Fair Play financeiro)

    • Alexis
      Posted Dezembro 21, 2015 at 11:28 pm

      Afonso, sou benfiquista mas de facto faz todo o sentido.
      Ao menos reconhece que foi um "truque" para contornar o fair play financeiro. Aí reconheço esperteza do BdC, caso tivesse sido essa a inrenção.
      Mas também não se esqueça do ditado "à primeira cai toda a gente, à segunda só quem é burro" e não esqueça que é o nome da instituição que fica manchado, quer com grupos de investimento, quer com agentes – e já agora com todos os atletas representados – e verdade seja dita, já começam a ser muitas as portas a fechar… ou seja no imediato até resulta, mas a medio e longo prazo, pode ter as portas fechadas…

    • Philo
      Posted Dezembro 22, 2015 at 2:12 pm

      Alexis, mas a situação herdada dos verdadeiros Vale e Azevedos do Sporting, isto é a linhagem de Roquettes e Godinho Lopes (pior presidente da história do Sporting), pode ter obrigado a medidas extraordinárias, pois a alternativa era muito pior.

    • Luaty Beirão
      Posted Dezembro 22, 2015 at 8:09 pm

      Depois admiram-se de não ter patrocínios nem investidores credíveis, tendo de socorrer-se de dinheiro manchado de sangue como dos diamantes e do petróleo de Angola, associando-se a criminosos que exploram o povo angolano como Sobrinho e Mosquito.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 21, 2015 at 10:10 pm

    Só pra dizer que o desfecho foi o que eu sempre disse. Analisei a situação juridicamente e cheguei á conclusão que toda a gente séria via que era a única hipotese! Temos pena.. agora paguem, que é o que as pessoas com honra fazem. Com maior ou menor dificuldade, com maior ou menor tempo, pagam e cumprem. Digo eu, BradleyPitt

  • bpstp
    Posted Dezembro 21, 2015 at 10:29 pm

    Engraçado disto tudo é ver que há sportinguistas que acham que BdC ainda vai dar volta a situação.

  • .
    Posted Dezembro 22, 2015 at 8:52 am

    O BdC vai pagar os juros do seu bolso? E os advogados? E os custos do processo?

    Ppereira

Deixa um comentário