Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não se esperava muito deste Sporting, e se há exigência até se deve ao trabalho de Cintra, mas Peseiro tem de apresentar mais do que isto

Ao cabo de sete jornadas, o Sporting ocupa um modesto 5.º lugar no campeonato, a quatro pontos da liderança. É certo que estamos perante uma época completamente atípica para os lados de Alvalade, depois do que aconteceu em Alcochete, que resultou na debandada de várias figuras importantes e num processo eleitoral que impediu a devida preparação de 2018-19, mas o trabalho de Sousa Cintra, principalmente pelo seu discurso e maneira como recuperou Bruno Fernandes, Bas Dost e Battaglia, veio dar uma nova vida a um leão que parecia condenado a lutar pelo 4.º ou 5.º lugar, sendo que essa ambição até deixou a dúvida em torno do que o clube leonino pode alcançar. O que é certo é que se essa chama inicial ainda contagiou nas últimas semanas, com a continuidade de um futebol pouco convincente, a mesma parece estar a esvaziar-se.

José Peseiro pediu tempo numa fase inicial e esse tempo foi-lhe concedido, com a massa adepta a manter o apoio mesmo quando o futebol era bastante pobre. Os resultados foram aparecendo e isso também ajudou a mascarar as deficiências de um modelo de jogo que, ao fim de alguns meses de trabalho, ainda não se percebeu qual é. O plantel está longe de ter a qualidade dos últimos três anos, mas há condições para fazer melhor. Se na Europa a situação parece controlada, os resultados no campeonato são preocupantes, mesmo estando a prova ainda numa fase inicial. É certo que os Verde e Brancos já se deslocaram à Luz e a Braga, mas ser dominado no campo do último classificado à entrada para a sétima jornada, por mais jogadores de qualidade que o Portimonense tenha na frente (Nakajima até terá mais técnica que a maioria dos atacantes dos Leões), é inadmissível e a derrota surge na sequência de uma série de exibições paupérrimas fora de portas. Se Alvalade tem servido de fortaleza, o desempenho longe de casa tem sido manifestamente insuficiente (apenas um triunfo em quatro desafios). Nesse sentido, a contestação subiu de tom e José Peseiro começa a ser fortemente questionado. O técnico de 58 anos nunca foi um nome consensual logo à partida, mas o leque de opções era curto na altura e, como tal, percebeu-se a escolha de Sousa Cintra, que optou por um técnico com conhecimento do campeonato, que já tinha passado pelo clube (na altura fortemente elogiado pelo futebol praticado pela sua equipa, mesmo que o final de época tenha sido inglório) e que teria a sensibilidade para perceber a difícil situação pelo qual este passaria depois do episódio de Alcochete e da saída de Bruno de Carvalho. Além disso, o Sporting não tinha muito para oferecer a um treinador e não poderia prometer um contrato longo, pelo que a única alternativa teria sido alguém da mesma igualha ou um elemento já pertencente aos quadros como Inácio, Luís Martins ou Tiago Fernandes. Peseiro prometeu trabalho e pediu paciência, mas nesta fase já era expectável outro tipo de Sporting. Nota-se uma equipa pouco trabalhada, demasiado dependente de lances individuais ou fortuitos e que perdeu valências em relação ao consulado de Jorge Jesus, nomeadamente a capacidade nas bolas paradas ou o futebol curto e apoiado no meio-campo ofensivo. Há maior largura, mas há menos cabeça e muito menor organização, com os blocos quase sempre distantes, uma pressão descoordenada e muita dificuldade na circulação de bola, sobretudo no corredor central. As limitações de Battaglia não ajudam, mas quando há Gudelj, Bruno Fernandes e Nani pede-se mais, assim como na saída de bola, dado que a primeira fase de construção se resume a iniciar as jogadas pelos laterais, quase sempre sem apoios, ou a chutões dos centrais para (imagine-se!) Montero, que tem sido a escolha para substituir Bas Dost (Diaby, apesar de caro, ainda pouco se viu e a ausência de outro avançado terá sido a principal falha de Sousa Cintra) ou para a busca da profundidade de Raphinha ou Jovane. Assim, Frederico Varandas, que tem estado preocupado com processos anteriores à sua chegada ao clube, tem agora o primeiro verdadeiro dilema do seu mandato: manter ou afastar José Peseiro. Parece quase unânime que os Leões não lutarão pelo título, mas falhar a Liga dos Campeões será novamente um rude golpe (o fosso para Benfica e FC Porto aumentaria e há ainda um SC Braga a consolidar-se) e Varandas tocou bastante nesse ponto na campanha eleitoral. Nesse sentido, é preciso melhorar bastante e não é líquido que José Peseiro seja o timoneiro certo para dar a volta ao texto, sendo que agora até existe uma paragem competitiva favorável à mudança. Em contrapartida, despedir um treinador no início de Outubro é sempre discutível e terá o ónus de colocar peso nas costas de alguém que não preparou a temporada. Existem treinadores disponíveis, curiosamente alguns até apontados ao Sporting anteriormente, mas não é certo que algum deles entre e melhore o rendimento da equipa nestas circunstâncias. Também por isso Varandas estará hesitante e o mais certo é dar mais algum tempo a Peseiro, um treinador ainda assim a prazo, sabendo que com isso poderá estar a hipotecar a época, a temporada futura e, consequentemente, o futuro do seu mandato.

Rodrigo Ferreira

74 Comentários

  • JoaoMiguel96
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:04 pm

    Aqui estará a primeira grande decisão de Varandas: despedir ou não Peseiro se as coisas continuarem más?

    Pessoalmente, dei o tempo e o benefício da dúvida a Peseiro. A conjetura assim o pedia e, como tal, eu e muitos outros sportinguistas demo-las. O problema aqui (e muito bem ilustrado no texto do Rodrigo) é a falta de qualidade. Por esta altura já se esperava bem mais. A qualidade individual está lá, o potencial coletivo também existe e as soluções, apesar de não serem brilhantes, são razoáveis e chegam para mais. Já só falta a qualidade do treinador e, aqui, se Peseiro averbar mais 1 ou 2 mais resultados na Liga, bem que pode fazer as malas (na minha opinião). A exigência, apesar de tudo, tem que ser máxima e pede-se um treinador que consiga cumprir bem.

    Quanto a esse treinador, a questão já è outra. Há Paulo Sousa no mercado, poderá haver Jardim (que não tarda deve ser despedido do Mónaco) e Miguel Cardoso (também não lhe acho a maior das piadas, mas melhor que Peseiro deverá fazer).

    Quanto ao plantel e equipa, as coisas são diferentes. Primeiro que tudo, acho que o esquema a utilizar teria que se um 4-3-3 com Batta a trinco e a não assumir tarefas de construção. Este 4-2-3-1 tem sido uma mixórdia de maus posicionamentos e de falta de entendimento entre o duplo pivot. Depois, há Bruno Fernandes que não rende a 10 declarado.

    Claro que tudo isto são meras suposições. A única verdade aqui, será o futuro na corda bamba de Peseiro e a falta de qualidade enquanto equipa. Não espero grandes melhorias, de todo.

    • Estigarribia
      Posted Outubro 8, 2018 at 10:11 pm

      Joao, tal como tu também dei o benefício da dúvida a Peseiro, mas penso que está na hora de sair. O futebol tem sido pobre, os nossos melhores jogadores (Bruno Fernandes, Gudelj, Nani, por exemplo) não estão a render nada, se bem que ver a bola passar por cima não é fácil, e quer-me parecer que os jogadores já não estão com o treinador.

      Paulo Sousa poderia ser uma aposta interessante, mas o Leonardo Jardim também era perfeito já que conhece o clube e desta vez tem um presidente que lhe dá estabilidade ao clube (ao contrário do outro sujeito). Em relação ao Miguel Cardoso não sei o que é que o pessoal vê nele, mas sempre é melhor que o Peseiro.

      José Peseiro ainda vive muito daquilo que fez em 2004/2005, na época em que quase ganhámos o campeonato (perdido na Luz com golo de Luisão) e a final da Taça UEFA onde perdemos com uma CSKA de Moscovo que tinha uma bela equipa (Akinfeev, irmãos Berezutskiy, Vagner Love, Daniel Carvalho, Ivica Olic, etc) – essa final ainda me está atravessada.

      Saudações Leoninas

  • Estigarribia
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:05 pm

    Excelente texto, Rodrigo. José Peseiro sabe que está a prazo e, por isso, acho que deveria ser ele próprio a pôr o lugar à disposição, antes que as coisas se comecem a complicar. Agradeço ao Peseiro ter vindo este tempo orientar a equipa, mas nota-se que os jogadores não estão com o treinador, tal como os adeptos já não estão com Peseiro.

    Ao mesmo tempo percebo o dilema de Frederico Varandas que, como disseste e bem, está dividido em duas opções: manter ou afastar José Peseiro. Frederico Varandas tem em mãos a decisão mais importante do seu primeiro mandato e, por mim, Peseiro saía já da equipa.

    Leonardo Jardim está em vias de ser demitido do Mónaco devido aos maus resultados e Paulo Sousa está sem clube, desde que saiu do Tianjin Quanjian, portanto seriam sempre dois nomes para orientar o Sporting e para colocarem o emblema de Alvalade a praticar um futebol atrativo num futuro próximo (já para não dizer que Leonardo Jardim é Sportinguista). Aliás, se o Sporting estivesse bem a nível financeiro, acho que o próprio Arsène Wenger poderia ser uma escolha interessante para orientar o Sporting, já que é um treinador experiente a nível do futebol europeu e para quem o futebol já não tem segredos.

    Saudações Leoninas

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 8, 2018 at 10:23 pm

      Acha que o Jardim estará disponível para voltar para Portugal e que o Sporting terá $$$ para lhe pagar? Ele deve ter bom mercado no exterior, apesar da má época corrente.

    • GMC
      Posted Outubro 9, 2018 at 12:58 pm

      Gostava muito que viesse qualquer um deles, mas como o Rui disse, não me parece que o Sporting tenha € para lhes pagar…

  • mcthespecialone
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:13 pm

    Nota-se o dedo do treinador pelo piores motivos, ou seja,não se vê um pingo de futebol.

    Experimentem um exercício. Vão ver os highlights do nossos últimos jogos e notem quantos dos nossos lances de perigo são bolas paradas.

    Uma equipa absolutamente inofensiva em bola corrida que coloca poucos elementos na área adversária e que insiste na construção do pontapé para a frente. Quando chega ao último terço, resolvem cruzar lá pra cima para o Montero e para o Jovane que são fortissimos no jogo aéreo (lol). Mas isto também faz parte do treino. Aposto que não treinam mais do que isto. Se treinassem mais rotinas de cruzamentos atrasados para a marca de penalti se calhar, havia mais oportunidades criadas.

    Ontem, criámos maior perigo quando os centrais subiam seja nas bolas paradas seja nos últimos minutos em desespero porque passámos a contar com maior presença na área.

    Além disto, temos o nosso maior craque a um nível mediocre. Quando tem um centimetro de espaço só quer é rematar em vez de tomar decisões mais em prol da jogada coletiva.

    Aquele trio de meio-campo está a ter um rendimento patético. Sinceramente, neste momento, apostava em Petrovic-Wendel-Bruno Fernandes nos jogos mais fáceis. Nos jogos mais puxados, tirava o Wendel e colocava o Gudelj.

    PS: Volto a dizer Coates é que devia ser capitão. Ontem, deu uma verdadeira prova do seu humanismo ao salvar literalmente o Salin. Mostra que defende os companheiros como poucos. Bruno Fernandes neste momento está mais preocupado com o seu próprio abaixamento de forma do que com os outros.

  • masterDC
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:19 pm

    Ninguém espera que o Sporting seja campeão esta época, mas o que eu esperava era que apresentassem melhor futebol, têm qualidade para fazer muito melhor.
    Aqui está a primeira grande decisão do Varandas que será despedir o Peseiro e encontrar uma melhor solução. Gostava que essa solução passassse por Jardim (o ciclo no Mónaco deve estar a chegar ao fim) ou Paulo Sousa por exemplo.

    • João Lains
      Posted Outubro 8, 2018 at 10:37 pm

      E porque é que Jardim estaria disposto a dar um passo atrás na carreira? O Paulo Sousa ainda percebo, uma vez que a sua experiência na China não correu muito bem, e esta opção por si só, o possa ter afastado um pouco dos grandes campeonatos.

      • Bio
        Posted Outubro 8, 2018 at 11:05 pm

        Concordo quanto ao Leonardo Jardim. E mesmo o Paulo Sousa tenho as minhas dúvidas que queira treinar em Portugal, especialmente numa equipa em que as probabilidades de sucesso são muito baixas…

      • masterDC
        Posted Outubro 8, 2018 at 11:25 pm

        João Lains falei no Jardim caso fosse despedido, já conhece o clube e quem sabe se conseguisse um bom desempenho voltava a despertar interesse de outros clubes, mas neste caso falei mais como um desejo porque sei que seria um passo atrás na carreira mas também poderia ser um passo a trás para no futuro dar 2 à frente.

      • J Silver
        Posted Outubro 9, 2018 at 11:08 am

        Tal como o Paulo Fonseca regressou ao Paços depois do insucesso no Porto. Não me parece assim tão descabido

    • Ze Maria
      Posted Outubro 8, 2018 at 11:46 pm

      Temos 3/4 paralíticos no 11. Jogadores com dificuldades em calçar no Aves.

      Assim não dá.

  • Tiago Silva
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:39 pm

    Desde sempre que se viu que o Peseiro não era o treinador certo para o Sporting, mas era o que havia disponível de acordo com a situação em que o clube estava. Devem tentar treinador jovem, quem sabe o Miguel Cardoso e não exigir muito da equipa, tem que se construir com calma integrando jovens.

    • Pedro Leal
      Posted Outubro 8, 2018 at 10:54 pm

      Penso que o Miguel Cardoso não seria a melhor opção para assumir um clube como o Sporting a meio da época. Talvez o Paulo Sousa seja uma opção realista e melhor. Já o Leonardo Jardim não sei se quer passar do Mónaco para um clube como o Sporting onde iria ter pouco tempo para trabalhar a equipa da sua forma.

  • Berto
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:41 pm

    Até ao momento nenhum dos 3 grandes está a jogar futebol que se veja. Mas o Sporting tem o azar de ter piores resultados que Benfica e Porto.

    • João Ramos
      Posted Outubro 8, 2018 at 11:01 pm

      O problema é que o Porto e Benfica apesar de não estarem a jogar futebol que se “veja”, é bem mais positivo do que o do Sporting. A organização ofensiva é um deserto de ideias. Isto não pode ser só bola em profundidade no Montero (ainda por cima!). Tem de se construir muito mais, para não falar na transição defensiva. Muito má reação à perda da bola e até parece que não têm critério nenhum a pressionar. E isto não pode ser só desculpa do ataque na academia…

    • Bio
      Posted Outubro 8, 2018 at 11:03 pm

      Se há coisa que o Sporting não se pode queixar é da sorte. Na verdade, até merecia ter menos pontos dos que tem.
      Quanto à qualidade de jogo, comparar o Sporting com o Benfica é de quem não vê os jogos, porque nada têm a ver uma com a outra. O Benfica jogou mal com o Chaves e com o Porto, mas de resto dominou por completo os seus jogos.

      • Gil Rodrigues
        Posted Outubro 9, 2018 at 12:34 am

        exacto… nenhum dos 3 está a jogar bem mas, mesmo assim, o Benfica tem mostrado muito mais que o chutão para a frente e fé no …. (inserir Marega ou Montero conforme a preferência). Para além de, quando as coisas correrem mal, o Benfica tem muito mais armas que os adversários.

      • LionKing
        Posted Outubro 9, 2018 at 11:01 am

        O Benfica tem jogado mal na sua maioria dos jogos nao r so porque domina os seus jogos que nao deixa de jogar mal.

    • ACT7
      Posted Outubro 8, 2018 at 11:26 pm

      Comparar o futebol do Benfica ao do Porto e Sporting é para rir não?
      O Benfica onde teve jogos fracos este ano foi com o Bayern (perdeu justamente), em Chaves (empatou justamente – ainda assim falhou o 2-0 e ainda levou um golo aos 94 em 10 vs 11) e teve a 2ª parte (mais uma vez com 10) contra o AEK.
      De resto foi sempre superior aos adversários, incluindo Porto e Sporting (onde os leões empataram sem saber ler nem escrever – e podiam ter ganho).
      Agora o Sporting não se pode queixar de azar, ainda não fez um jogo de jeito.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 8, 2018 at 11:47 pm

      Mas qual azar?

      O Sporting apanha agora o Porto e o Benfica pela frente e é massacrado (como foi na Luz).

    • Tiago Martins
      Posted Outubro 9, 2018 at 12:24 am

      O Benfica tem jogado o triplo do Sporting, a liga não começou com a ida dos encarnados a Chaves. Sporting tem o azar?? Não podes ver jogos…

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Outubro 9, 2018 at 1:21 am

      Tem o azar de ter piores resultados? Porque será? Chame-lhe azar, chame.

    • Fernando neves _36
      Posted Outubro 9, 2018 at 8:49 am

      Berto na Luz só não perderam porque tiveram a maior sorte do mundo.

    • hortalica
      Posted Outubro 9, 2018 at 10:41 am

      o Sporting tem o azar de ter piores resultados? eu sou sportinguista e consigo ver que, o que o Sporting mais tem tido nos últimos jogos foi sorte. não fosse a sorte e Jovane entrar bem, e o SCP estaria abaixo do meio da tabela. o Sporting não anda a jogar nada e os jogos fora têm sido uma sorte. não perdemos na Luz não sabemos como, ganhamos ao Moreirense, Feirense e Setúbal “sem saber ler e escrever”.

  • Joao X
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:47 pm

    Por mim, o Peseiro ia já embora para aproveitar o facto do Paulo Sousa estar livre… O Varandas que abra os olhos pois tem aqui uma oportunidade de ouro!
    O presidente começa agora a ser chamado à responsabilidade, veremos como reage.

  • Pedro Leal
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:52 pm

    Para começar o Sporting pode estar a jogar mal e estar em 5 lugar, portanto em condições normais poderia pensar-se em trocar de treinador, mas o problema é que se o Peseiro sair agora independentemente de quem vier (Paulo Sousa, Leonardo Jardim…) vai ter “começar quase do zero” em Outubro o que não seria nada bom.
    Por mim esperava-se até Janeiro e via-se como corria na Liga Europa (à partida o Sporting irá passar) e na Liga Portuguesa para depois se tirar conclusões. Caso corresse mal então ai sim seria a melhor altura ao longo da época para se trocar de treinador, por causa do mercado onde permite ao novo treinador mexer na equipa.
    Portanto com calma vemos se o Sporting melhora, mas também o plantel este ano não é nada de especial e não se espera o campeonato (o objetivo deve passar pelo segundo lugar), apesar de que a qualidade de jogo tem de melhorar.

    • LionKing
      Posted Outubro 9, 2018 at 10:52 am

      Sim vamos esperar ate Janeiro para contratar um novo treinador, Para correr o risco de ficar a 15 pontos dos lugares cimeiros porque garanto-te que vai ser sempre a descer acho que se fomos goleados em casa com o Arsenal ele vai ter que ir de vela rapidamente.

  • shikabala1906
    Posted Outubro 8, 2018 at 10:57 pm

    Sousa Cintra (e a CG) fizeram várias coisas boas e algumas más também (sem querer julgar cedo demais, 5.5M por Diaby, empréstimo do Dala, Palhinha e MPereira – perder uma opção viável quando se tem tão pouca profundidade no plantel).. mas Peseiro é sem dúvida o maior erro.
    Apesar de nunca ter acreditado nele (basta olhar para o currículo), decidi dar-lhe o benefício da dúvida (como se tivesse outra opção), e no início até aceitei o péssimo futebol apresentado (muitas caras novas, período conturbados que se viveram e na crença de que ia melhorar). Não melhoraram! E o que aconteceu ontem só surpreende quem não costume ver os jogos do Sporting. Podemos não ter o plantel do Benfica ou do Porto, mas temos obrigação de fazer muito mais! Peseiro está lá há 3 meses e não tem nada para apresentar.
    Gostava que houvesse corajem do Frederico Varandas e que contratasse um Treinador que fizesse parte de um verdadeiro Projeto. Um treinador que fosse capaz de por estes jogadores a render a sério (apesar das lacunas, acho que temos 11/12 jogadores minimamente bons) e que ajudasse o Presidente na missão de revitalizar a Formação.
    De facto, L Jardim era o ideal, mas duvido que estivesse interessado em vir. Pode estar numa péssima fase, mas muitos clubes bem mais aliciantes que o nosso decerto que não se esqueçam do que fez há apenas um ano e meio.

    • hortalica
      Posted Outubro 9, 2018 at 10:37 am

      No meu ponto de vista, Sousa Cintra teve uma abordagem má ao mercado. Para quem tanto se gabou que só viriam jogadores que aumentassem a qualidade do plantel, vai a uma liga secundária gastar 5.5M num avançado sem provas dadas? Isto para não falar que os dois principais alvos do mercado são Sturaro e Guldej (e não estou a meter a sua qualidade em causa), dois jogadores com problemas físicos e sem ritmo nenhum de competição. Sturaro só para Novembro/Dezembro e o Guldej tem-se andado a arrastar em campo.
      O Sporting precisava de qualidade e jogadores disponíveis urgentemente, e as duas principais contratações de Sintra são dois jogadores que vão demorar a dar o contributo?

      Caso se confirme o aumento de ordenado para 6.4M ao Dost e se o Fernandes foi mesmo aumentado (depois de jurarem que não), quando sair o relatório de contas acho que Sousa Cintra não ficará muito bem visto, e ainda falta ver quanto o Battaglia está a receber…

      Escolher o Peseiro foi outro erro, nas recentes passagens por Portugal (Porto, Guimarães e Braga x2) ele foi sempre despedido por não alcançar os objectivos e nunca cumpriu mais que uma época, isto só mostra a fraca qualidade do Peseiro.

    • LionKing
      Posted Outubro 9, 2018 at 10:46 am

      Diaby e um excelente jogador, dizer que foi um erro e ridiculo quando o rapaz mal joga e ainda so teve um jogo a titular, com este treinador muitos jogadores tem se mostrado a um nivel bem banal, estao sempre perdidos em campo.

      • hortalica
        Posted Outubro 9, 2018 at 12:19 pm

        o Sousa Cintra disse que os jogadores que vinham seriam para acrescentar qualidade/valor. gastar 5.5M num jogador sem grandes provas dadas, com uma média baixa de golos num campeonato secundário como o Belga, parece-me um mau negócio, ainda para mais quando há Montero.

        o estilo de jogo do SCP não é favorável a jogadores como Diaby, o futebol do SCP favorece os jogadores fortes no jogo aéreo com muita presença na área, basta ver os últimos goleadores do SCP e todos ofereciam isso. o Montero chegava bem para ser a alternativa, agora temos Montero/Diaby que favorecem mais o jogo interior e ambos suplentes (quando Dost tiver ok) e neste momento não há um alternativa fiável a Dost (Castagnios não conta). Se tivessem investido estes 5.5M num jogador tipo Dost/Slimani teria sido muito melhor. Agora temos 2 suplentes que não favorecem muito o jogo do SCP (Montero e Diaby) e não temos uma alternativa viável para a posição mais importante (a equipa joga em torno deste avançado).

  • J Silver
    Posted Outubro 8, 2018 at 11:14 pm

    Não consigo perceber como é que um treinador que apresenta o futebol que apresentou em 2004/2005 conseguiu acumular tantos falhanços ao longo de 13 anos. Já não há esperança para Peseiro… nem para o Sporting enquanto ele lá estiver.

  • Dca
    Posted Outubro 8, 2018 at 11:18 pm

    Acho piada algumas pessoas quererem o despedimento do Peseiro, quando muitas delas criticaram o Pedro Madeira Rodrigues por trazer o Ranieri criando instabilidade na mudança de treinador e agora querem essa mesma mudança um mês depois.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:03 am

      Eu quero o Madeira Rodrigues e o Peseiro longe daqui. Os dois.

      Portanto crítico os dois.

    • lavagante
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:13 am

      Tal e qual! É-se preso por ter cão e preso por não ter.

      Este ano é um ano zero para o Sporting, infelizmente! Apesar de ter um plantel interessante, não me parece que estejam reunidas todas as condições para ser campeão já este ano.

      Vamos ver o que dá daqui para a frente, mas já se percebeu que o Peseiro foi uma solução de recurso (talvez a melhor solução considerando a conjuntura) e que no máximo ficará até ao final da época.

      Nunca fui grande adepto de despedimentos durante as épocas, acho que faz mais mal que bem (seja qual for o clube), e o clima um pouco instável não ajuda nada à situação!

  • Ze Maria
    Posted Outubro 8, 2018 at 11:44 pm

    Dada a mediocridade da equipa e o seu treinador (o pior treinador em Portugal a contar com distritais) o 5.º lugar até é bastante bom.

  • Ze Maria
    Posted Outubro 8, 2018 at 11:49 pm

    Quanto mais tempo o Peseiro estiver no lugar, mais tempo perdemos. E o caminho ainda é longo.

    O campeonato já foi (já tinha ido em Agosto), as Taças pode ser que haja um milagre qualquer e a Liga Europa vamos logo de vela mal apanhemos um Getafe decente.

    Se for preciso mandar tudo (literalmente TUDO abaixo) manda-se. Peseiro devi ter sido despedido no dia em que foi contratado.

  • Teixas
    Posted Outubro 9, 2018 at 12:10 am

    Depois de um começo excelente dadas as circunstancias o Sporting ve se agora extremamente mal, bem pior que os 3 rivais. E sinto que com a continuaçao de Peseiro isto nao vai melhorar.

  • Tiago Martins
    Posted Outubro 9, 2018 at 12:23 am

    Não gostei do trabalho que fez no Braga (onde boa parte dos treinadores têm tido sucesso) e no Vitória SC, pelo que não esperava grandes feitos num Sporting algo endeusado pelo bom trabalho de Sousa Cintra, mas que a nível prático piorou na posição de guarda-redes, defesa direito, defesa esquerdo, médio defensivo e ainda perdeu o melhor extremo.
    Com um elenco pior e estando muitos furos abaixo de Jorge Jesus, José Peseiro recorreu desde cedo à desculpa, pertinente diga-se, das profundas mudanças no elenco, mas é um facto que a equipa não têm revelado melhoria ao longo dos jogos e o cenário só não é mais negro face à felicidade em vários jogos (Benfica e Moreirense à cabeça) e ao talento individual, onde principalmente os extremos – Nani, Raphinha e Jovane – têm salvado diversas vezes a equipa (na minha opinião, face ao futebol apresentado, a distância para a liderança devia cifrar-se nos 8/9 pontos e não nos 4 atuais).

    A data das eleições baralhou e complicou muito as contas, pois se acho que deveria ser o novo presidente à data a eleger o seu treinador, seria muito complicado optar por uma opção interina até Setembro, pela questão do modelo tático, contratações etc. O presidente eleito teria sempre complicações em despedir o treinador atual face às circunstâncias (viu-se o quão Madeira Rodrigues foi criticado por tomar essa atitude) e duvido que Varandas faça-o cerca de um mês depois de assumir o cargo. Admito que a decisão é complicada, mas creio que o melhor cenário passaria pela saída de Peseiro, mesmo considerando muito complicado o Sporting sagrar-se campeão com qualquer outro treinador. Está em causa muito mais do que vencer o campeonato – qualificação para a Liga dos Campeões, prestígio, valorização de jogadores e ainda, se possível, a criação de uma espinha dorsal na equipa e processos que transitem para a próxima época e façam do clube um candidato mais sério ao título.

  • heterosapien
    Posted Outubro 9, 2018 at 12:23 am

    O Sporting tem muitas lacunas no seu jogo e no seu plantel para resolver. Por exemplo, na minha perspectiva o fraco rendimento do Bruno Fernandes deve-se ao facto de na época passada ele ter nas suas costas um construtor de jogo recuado (William Carvalho) e um médio recuperado de bolas (Battaglia), o que lhe permitia abrir espaços e receber a bola orientado, sabendo que William tratava da primeira fase de construção e que o Battaglia dedicava-se com a destruição de jogo. Este ano apesar de Battaglia ter permanecido no plantel, não há um construtor de jogo recuado e esse não é Gudelj, que para mim é mais um médio de ligação entre o médio defensivo e o 10. Battaglia revela demasiadas deficiências técnicas para desempenhar esse papel de construtor de jogo, o que faz com que o jogo do Sporting seja construído maioritariamente por Mathieu desde cá atrás. O problema é que ele está lesionado, e os centrais do Sporting são jogadores que batem muito lá na frente, o que torna ainda o jogo do Spprting menos articulado, ainda por cima Bas Dost está lesionado e Montero,apesar de tecnicamente ser fortíssimo, revela dificuldade em ganhar a bola entre os centrais adversários devido á sua fisionomia. Acho que um médio defensivo que saiba construir jogo desde cá atrás é urgente, se não o futebol do sporting não vai melhorar. Outra coisa que tenho reparado é a falta de profundidade que os extremos do Sporting dão ao jogo, Raphina é forte neste capítulo mas não chega, sendo que Nani, devido á idade, vai buscar o jogo muito dentro, faltando um extremo que dê profundidade, daí a melhoria do jogo do Sporting quando entra o Jovane Cabral, que tem um rendimento sempre superior quando entra porque o sporting obtém largura no seu jogo. Peseiro apercebeu-se disso e calculo que tenha sido essa a razão pela qual ele meteu o Nani no banco. O problema está que o Nani e o Bruno Fernandes, se repararem, ocupam muitas vezes a mesma zona do terreno, sendo os jogadores tecnicamente mais fortes do plantel a par de Montero, o que torna o jogo do Sporting muito enfadonho e afunilado. Resta ao Peseiro conseguir conciliar estes dois jogadores no 11. Montero na frente também tira muita profundidade á equipa porque vem sempre buscar jogo atrás, o Sporting precisa de um avançado (será Diaby ?) que pressione a defesa contrária ( como faz seferovic e Marega) e que não permite que esta jogue á vontade, que é o que sucede com as equipas adversárias, que conseguem construir jogo á sua mercê. O Sporting precisa de um avançado combativo e que desgaste a defensiva contrária.

  • Gil Rodrigues
    Posted Outubro 9, 2018 at 12:40 am

    Gostava que me dissessem quantas chicotadas psicológicas é que tiveram efeitos práticos, no decorrer de uma época? eu só me recordo de duas uma no Sporting e outra no Chelsea… todas as outras resultaram num descalabro e entra-e-sai de treinadores durante a restante época. Mas também me lembro do despedimento do Bobby Robson (também no Sporting, precisamente pelo Sousa Cintra).

    Por muito mau que seja o futebol de uma equipa. As mudanças de treinador fazem-se antes do início da época, nunca a meio.

    • Luke
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:01 am

      Acrescentaria também Zidane a essa lista. Chegou a meio do ano e ganhou a Champions e recuperou muitos pontos no campeonato. Mas concordo que as chicotadas quase nunca resultam e na maioria das vezes até pioram. Na minha opinião só se deve despedir um treinador a meio da época se já estiver mesmo tudo perdido e o objectivo for começar já a preparar a época seguinte (ou então se o ambiente entre treinador e jogadores/clube chegar a um nível insustentável obviamente).

      • Ze Maria
        Posted Outubro 9, 2018 at 11:25 am

        Mas isso é fazer exatamente o oposto ao que é suposto.

        Deixa-se a época cair e só depois se age? O Sporting há 20 anos despediu o Materazzi a tempo de ser campeão.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:02 am

      Há biliões de exemplos. Estugarda o ano passado e Nantes há dois anos por exemplo.

      Peseiro tem de sair JÁ!

  • hferreira
    Posted Outubro 9, 2018 at 7:56 am

    Excelente texto Rodrigo – concordo em absoluto.
    O que nao entendo é Sportinguistas pensarem que esta epoca seria algo mais que isto. O Peseiro foi a contrataçao que se pode na altura e sinceramente acho uma idea terrivel manda-lo embora agora.

    Quem é que viria para o lugar dele?
    Esqueçam o Jardim e o Paulo Sousa que eles nao poem ca os pes. O Jardim iria ver o Sporting como um passo atras e o Paulo Sousa mais cedo volta a Italia para um Genova do que para o Sporting. Depois ha alguns potencias como Miguel Cardoso, que sinceramente duvido que faram melhor a partir de Outubro…

    Acho que é melhor sermos realistas e pensar que na melhor das hipoteses teremos o 3 lugar. A nao ser que o Benfica, Porto e Braga continuem a perder uma serie de pontos (tambem nao estao a jogar muito para ser sincero) e o Bas Dost e Matthieu voltem em força.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:24 am

      Nenhum Sportinguista lúcido pensaria mais que o 4.º lugar. Mas isso seria com um treinador decente.

      Eu nunca dei o benefício da dúvida a Peseiro porque acho-o horrível, péssimo mesmo. Mas quem deu, agora anda um bocado “desiludido”.

  • Gui Loureiro
    Posted Outubro 9, 2018 at 8:25 am

    Rodrigo, desculpa. Eu costumo gostar bastante dos teus comentários e textos. E não deixo de gostar por ter opinião contrária, mas quem contrata o Peseiro tem que ter culpa. Chega a ser uma contradição dizer que a exigência se deve ao Cintra mas foi ele que trouxe um dos elos mais fracos de toda a organização da equipa de futebol!
    Não, não compreendo a escolha de Peseiro, como tu dizes. Ele tem sido miserável nos últimos tempos (Braga, Guimarães, Porto).
    A maior falha do Cintra é ponta?!
    A falha do Cintra é um ponta, (porque não é o Diaby. Ele nunca é ponta.), é um lateral, é o Sturaro que quando vier já nós estamos arrumados, é o Gudelj que estava de férias e agora não consegue é o Matheus, o Palhinha, o Geraldes. É o Petrovic, Misic e o Jefferson ainda vestirem de verde e branco. É haver jogadores encostados só porque são contratações de Bruno de Carvalho. O Cintra não percebe puto de futebol e quem estava no seu curto mandato também não!
    Não estou a dizer que ele não fez coisas boas. Parem é de fazer dele o salvador da pátria, porque ele não foi nada disso.
    Porque se o futebol é miserável, o culpado é ele pela escolha igualmente miserável do treinador! Se não estamos a jogar nada de nada, a culpa é dele porque foi ele que achou que o Peseiro era o homem certo. Eu nunca me iludi, nem com as primeiras vitórias (miseráveis) e não me vão enganar, enquanto lá estiver o Peseiro, a única coisa que eu penso é 7° lugar outra vez….

  • Fernando neves _36
    Posted Outubro 9, 2018 at 8:48 am

    Continua a lenga lenga que o Sporting está mais fraco. Nem me vou repetir pois a unica posição onde estão mais fracos é na baliza.
    Tem um plantel bastante parecido ao Porto e não é nada inferior.
    Tudo o que não seja 2 ou 3 lugar é uma vergonha.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:00 am

      De rir. O Sporting ficará em 5.º ou 6.º, perfeitamente dentro das expectativas.

    • J Silver
      Posted Outubro 9, 2018 at 11:03 am

      GR, DE, DD, DC (só Coates se aproveita já que Mathieu está sempre lesionado) e Nº 6 estamos mais fracos que o Porto. No meio-campo para já Gudelj não impressionou e Sturaro é uma incógnita enquanto que o Porto tem mais e melhores soluções. Diaby e Mané ainda não se percebeu se vão resultar, Dost está lesionado e Montero é curto e não é um matador.

      Mas claro tudo o que são incógnitas aqui poderiam ser melhoradas/disfarçadas caso tivéssemos treinador. Nestas condições, ficar em 4º é perfeitamente expectável.

      • Fernando neves _36
        Posted Outubro 9, 2018 at 2:29 pm

        Se achas o Ristovski e o Bruno Gaspar inferiores ao Maxi e ao João Pedro, o Mathieu e o Coates inferiores ao Felipe e Gudelj e Sturaro inferiores a S.Oliveira e Otávio esta tudo explicado.

        • J Silver
          Posted Outubro 9, 2018 at 5:46 pm

          Acho Maxi mais seguro que Ristovksi. Bruno Gaspar está a ser flop até agora.

          Mathieu e Coates são excelentes mas como eu disse, e convém ler, Mathieu está sempre lesionado e o André Pinto é inferior a Felipe sim, portanto o Porto tem uma dupla mais sólida.

          Sturaro ainda nem jogou e quando recuperar a forma já vai ser tarde e Gudelj ainda não mostrou nada ao passo que o Porto foi campeão com Oliveira a titular. Otávio é mau, concordo. Mas o Porto tem Danilo, Herrera e ainda se dá ao luxo de desaproveitar Oliver.

          Só nos extremos é que o plantel do Sporting, ACTUALMENTE, se superioriza.

  • RodolfoTrindade
    Posted Outubro 9, 2018 at 9:31 am

    Tal como eu referi noutro post a época do Sporting está a correr como eu esperava.

    Mas sim, concordo que há matéria prima para o Sporting jogar com outra qualidade.

    • hortalica
      Posted Outubro 9, 2018 at 4:09 pm

      até as equipas que lutam para não descer têm matéria para jogar mais que o actual Sporting, é deplorável o futebol apresentado pelo Peseiro. ao menos nas equipas pequenas há lances trabalhados, há cantos/livres estudados, jogadas de contra-ataques ensaiadas, neste Sporting não existe nada trabalhado.

  • Wonderkid
    Posted Outubro 9, 2018 at 9:54 am

    É uma decisão difícil, mas Varandas não terá uma oportunidade tão boa para despedir Peseiro como esta. Paulo Sousa está livre e a paragem para as Selecções é excelente para que a equipa se possa ambientar aos processos dele.

    Peseiro, foi, até hoje, o treinador que pôs o Sporting a jogar o melhor futebol que eu já vi, mas o nível dos últimos jogos tem sido mau demais, as substituições e a falta de ambição (trocar Jovane por Diaby a 10mins do fim a perder 3-1 ?!) não se podem admitir a um treinador do Sporting. No excuses. Com Peseiro, arriscamo-nos a ficar no quarto lugar.

  • Greenman
    Posted Outubro 9, 2018 at 10:04 am

    Peseiro é um treinador medíocre, que nunca devia ter sido chamado por Sousa Cintra. Penso que esse tenha sido o seu maior erro, assim como a venda de Piccini. Não só não se notam processos e entrosamento entre a equipa, como é horrível a ler o jogo e a fazer substituições.
    Mas nem tudo é culpa dele. Por culpa do legado de BdC e talvez de alguma passividade de Sousa Cintra, o Sporting tem a pior defesa dos candidatos e prova disso são os 24 (!!) jogos consecutivos fora a sofrer golos. Senão vejamos:
    GR – nenhum dos 4 GR dá garantias e todos juntos não fazem um.
    DE – Acuña dá mais do que garantias de ser um ótimo DE e Jefferson é sempre um bom suplente. Esta não é a fonte dos problemas.
    DC – Só Coates é MUITO curto. Mathieu está sempre no estaleiro e André Pinto não deve ser mais do que um 3º/4º central. Marcelo não sei porque não foi recambiado, se o treinador não gosta dele. Para isso tinha ficado cá Domingos Duarte. Falta outro patrão da defesa.
    DD – Ristovski é mediano, Bruno Gaspar o reforço desilusão até ao momento. São jogadores ao nível de um Braga/Guimarães, não de uma equipa que ambiciona ser campeã. Médios a atacar, péssimos a defender.
    Se no ataque também não existem muitas soluções (é verdade que temos que ter em conta a lesão inesperada de Bas Dost e a chegada tardia de elementos como Diaby, Nani, Mané, etc), a verdade é que, a meu ver, é na defesa que se ganham campeonatos, como ficou provado no ano passado.
    É necessário ter uma defesa de betão, pois não sofrendo golos é meio caminho para ter o jogo ganho.
    Por isso penso que Varandas devia atacar as seguintes posições no mercado de Janeiro, procurando despachar todo o entulho que ainda resta do plantel para amealhar alguns milhões:
    GR – desfazendo-se de Viviano e Salin
    DD – vendendo de Ristovski
    DC – vendendo Marcelo
    PL – desfazendo-se de Castaignos e fazendo regressar Gelson Dála
    Com a chegada de Sturaro e com Dála a fazer de Castaignos, penso que o Sporting ficava com um plantel equilibrado, dentro do possível, para os 5 primeiros meses de 2019.
    Agora é esperar que o Varandas tome as decisões certas…

    • LionKing
      Posted Outubro 9, 2018 at 7:14 pm

      Parei de ler quando disseste que o Ristovski mediano wth?? E um bom lateral e ja o provou esta epoca teve mais jogos bons do que maus.

  • PJVFF
    Posted Outubro 9, 2018 at 11:56 am

    Não sou sportinguista, mas…

    Salin, Ristovski, Coates, André Pinto, Acuna, Battaglia, B.Fernandes, Gudelj, Jovane, Raphinha, Montero e depois Nani.. têm obrigação de jogar muito mais, principalmente com equipas com orçamento reduzido do nosso campeonato.
    O futebol é pobre e mediucre. Nada digno dum clube como o Sporting.

    Espero que o Salin já esteja bem.

    • Ze Maria
      Posted Outubro 9, 2018 at 12:54 pm

      A questão é que esses jogadores custaram mais dinheiro mas são melhora que os das equipas com baixo orçamento?

      • PJVFF
        Posted Outubro 9, 2018 at 1:46 pm

        Se não são melhores, deveriam ser.
        Apesar de achar que jogadores como Ristovski, Salin, Gudelj e Battaglia são jogadores “apenas” bons.

  • Egiptogrunge
    Posted Outubro 9, 2018 at 12:24 pm

    Como as opiniões de muita gente andam ao sabor do vento.
    Quando o Peseiro foi despedido do SCBraga foi considerado por muitos uma vergonha pois estávamos em boa posição no campeonato e tal… mas ninguém ligou ao facto de na altura o Braga andar a fazer jogos deprimentes, a sofrer carradas de golos, ter jogos a terminar 4-4… foi considerado por muitos um acto de sobranceria despedir o Peseiro pois para o Braguinha estar na posição que estava já era muito bom, mas querer mos ter um bom futebol e melhorar ainda mais na classificação já não importava a essas pessoas. Agora no Sporting a história repete-se, o jogo do Sporting está muito mau, a classificação podia ser melhor bem como podia ser pior afinal está a 4 da liderança e já visitou Benfica e Braga, no entanto é quase consensual que se deve despedir o Peseiro.
    Para o Braga era um erro, para o Sporting uma obrigação…. conferencias.

    Ps. Isto não é nenhum ataque ao Sporting ou seus adeptos é mais um apelo à consciência dos adeptos, que “pimenta no cu dos outros é refresco”, e a dualidade de critérios, se gostam de alguém (por ex. o Braga) dizem que é um acto de ambição querer mais, se não gostam já dizem que é arrogância….

  • diogo_scb
    Posted Outubro 9, 2018 at 1:16 pm

    Tenho pena de não poder ler a opinião do Leão do Sul que afirmava que nem Guardiola faria melhor neste início de época, admirava as belíssimas combinações a primeiro toque no criativo meio campo do Sporting e reiterava que não trocava Salin por Patrício e que esta equipa pode perfeitamente aspirar a vencer todas as competições. E como haveria de esquecer, Peseiro, “de longe o melhor treinador em Portugal”. Apoiado pelo seu magnífico adjunto que organiza a linha defensiva do Sporting como ninguém (ninguém sofreu 4 golos do Portimonense nisso tem razão).

  • Kostadinov
    Posted Outubro 9, 2018 at 2:20 pm

    Como sempre disse, Peseiro é de longe o elo mais fraco deste Sporting. A única dúvida que existe neste momento é saber se consegue resistir até Dezembro, porque é quase certo que já não vai estar cá quando o mercado reabrir.

  • Pésquerdo
    Posted Outubro 9, 2018 at 4:49 pm

    Começo por reconhecer que estava errado quanto ao Peseiro. Tem provado muita incompetência e falta de trabalho e não esperava nada este descalabro táctico que se vê em Outubro.

    Parece a típica equipa que só treina meínhos e peladas: não há rotinas em lances, os posicionamentos nas bolas paradas ofensivas são de rir enquanto que nas defensivas é de chorar (reparem bem: durante a preparação marcam ao homem mas quando a bola é batida é à zona?!!??!?! acho que está ao contrário Zezito…).

    Mas acho que onde é mais gritante é ver aquela equipa a tentar construir um lance ofensivo, não há nada ali… vê-se claramente que os jogadores jogam na dúvida constante. Não fazem ideia onde estão os colegas quando recebem a bola nem para onde a devem transportar, sem bola encostam-se às linhas adversárias sem oferecer linhas de passe aos colegas ou procurar triangulações com estes.

    Defensivamente nem vou falar muito porque não me parece tão mau assim, insisto que os erros até agora têm sido maioritariamente individuais (de relembrar os lances de ristovski e que o Patrício não sofria metade dos golos que sofremos esta época), sendo que nas transições parece-me que a equipa demora a pressionar na perda de bola (o que eu acho que é causado pelo defeituoso posicionamento ofensivo).

    Fisicamente é uma equipa de rastos e mal preparada, índices baixíssimos, lesões em excesso e não aguentam intensidades altas de jogo por mais de 10 minutos. Bolas divididas é para esquecer e segundas bolas não existem.

    Para concluir, parece-me que Peseiro fracassou, quer na preparação da equipa para jogo, quer na maneira como tem gerido o balneário (algo em que fui muito crítico para com JJ no passado). À excepção dos jogos com o Setúbal (para a liga), Benfica e Vorska, a maneira como escala as equipas parece-me manifestamente infeliz e alguns jogadores que foram dados como excedentários por ele agora fariam falta (relembro que o Dala tem 3 golos em 4 jogos no Rio Ave).

    É uma equipa de rastos fisicamente, com índices baixíssimos, mal preparada tacticamente e mal gerida. Não há justificação para a continuidade e a partir daqui só irá piorar. Está na altura do Varandas mostrar trabalho e fazer o milagre de trazer competência para o comando da equipa nesta altura (esqueçam o Jardim, voltar a Portugal era dar 3 passos atrás na carreira e admitir derrota).

  • R1906
    Posted Outubro 9, 2018 at 6:29 pm

    Concordo.

    Eu como 99% dos sportinguistas acredito, não esperava o título, muito menos uma luta acesa por ele. No entanto o plantel tem mais que qualidade para apresentar outro tipo de futebol e tentar pelo menos beliscar o 2º lugar. E esse deveria ser o foco máximo do clube , que é pelo menos fazer de tudo para ir ao 2º lugar. Andar a lutar-se pelo 3º é ridiculo e nem faz sentido tendo em conta a conjetura actual. O Porto e o Benfica não jogam bem, mas jogam melhor que o Sporting, no entanto a diferença não é impeditiva pela qualidade dos nossos jogadores. Mais que nunca o 2º lugar deveria ser o foco, como foi com Leonardo Jardim. Dar 2 anos de UCL a Benfica e Porto é começar a arriscar demasiado, as diferenças este ano não se notam tanto como se irão notar no futuro.

    Temos é a sorte de ter um campeonato que irá chegar a um ponto que não vai deixar quem for a UCL vários anos seguidos crescer muito, vai barrar no teto baixo que é o nosso campeonato em termos de qualidade.

  • coach407
    Posted Outubro 9, 2018 at 7:39 pm

    Ao fim de 7 jornadas numa equipa com a falta de estabilidade do Sporting que acabou de passar de um maluco para uma comissão transitória e agora para um presidente este tipo de artigos não fazem qualquer sentido.

    Já falar em despedimento é mesmo de rir.

  • Leaoatento
    Posted Outubro 11, 2018 at 12:52 pm

    Neste momento há Rui Faria, Paulo Sousa, Leonardo Jardim, este último o meu predilecto. Cá dentro temos Rui Jorge nos sub21 mas que não creio que se queria mudar para o “privado”. Ficar com Peseiro será mais um ano totalmente perdido.

Deixa um comentário