Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«Neymar necessita de aprender a jogar de pé e não cair tanto»

É um dos 5 principais candidatos ao prémio de melhor jogador (e até melhor marcador) do Mundial, acabou de marcar o golo 200 na sua carreira (em apenas 340 jogos), mas até a principal referência na história do futebol brasileiro não fica indiferente à fama de “piscinero” do 10 do Brasil.
«Como brasileiro, espero que Neymar tenha a sorte que eu tive [vencer 3 Mundiais], mas precisa de atingir algumas metas, especialmente ganhar um Mundial. Além disso necessita de aprender a jogar de pé e não cair tanto», disse Pelé ao jornal alemão Sport Bild referindo-se às possibilidades de Neymar se tornar o melhor jogador do Mundo. A grande figura da história do futebol brasileiro destaca que a experiência no Barça fez bem a Neymar, mas que o jovem craque ainda tem um longo caminho pela frente caso queira estar no patamar de Messi ou Ronaldo. «Ele [Neymar] está no caminho certo, porque na Europa se joga mais duro, a defesa é mais agressiva e os árbitros permitem um jogo mais físico. Mas ainda tem um longo caminho pela frente para chegar aonde espero que chegue», salientou Pelé.

0 Comentários

  • João
    Posted Junho 5, 2014 at 2:45 pm

    É a minha aposta para melhor jogador do Mundial.

    • Humberto Gigante
      Posted Junho 5, 2014 at 2:57 pm

      Pode ser muito bom jogador, ter muita qualidade técnica e tudo mais mas até este momento na Europa ainda não mostrou nada de novo nem de grande relevância. Ainda é a primeira época contra isso nada porem na Europa não vai ter o mesmo espaço como lhe davam lá no Brasil. Acho muito melhor jogador o Luis Suarez por exemplo ou até mesmo o Gareth Bale.
      Mas isto é a minha opinião.

  • Ricardo Ricard
    Posted Junho 5, 2014 at 2:47 pm

    É raro mas o Pelé às vezes até diz coisas acertadas.

  • Rúben Cardoso
    Posted Junho 5, 2014 at 2:48 pm

    Vou revelar mais um dos meus feelings: acho que Neymar vai acusar a pressão titânica que vai ter nos ombros, e acho que isto vai libertar a potência de Hulk.

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2014 at 2:55 pm

    Para mim o hulk tem mais possibilidades de ser o melhor jogador do mundial do que o Neymar
    Joel M

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 5, 2014 at 3:20 pm

      Então porquê?…

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 3:37 pm

      Pelo Físico e experiência .que são vitais num mundial
      Joel M

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 5, 2014 at 3:56 pm

      Experiência? O Neymar não foi eleito o melhor jogador da Taça das Confederações à frente do Iniesta? Não tem mais internacionalizações e mais do triplo dos golos do Hulk? Não joga no Barcelona? Não percebo mas ok.

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 5:11 pm

      Já sabia que ias buscar esse assunto eu falo de experiencia por causa de:
      1º A maturidade do Jogador – enquanto o Hulk tem 27 anos. vai fazer 28 no proximo mês. o Neymar só tem 22 anos. É certo que há muitos jogadores que com essa idade ja podem ser maduros mas se compararmos os dois nao podes negar que neymar ainda precisa de crescer mentalmente !
      2º Carreira futebollistica – equanto que o neymar fez a sua primeira epoca a jogar na europa, ou seja, a jogar contra os melhores. O Hulk ja anda nisto à muitas epocas, pode nunca ter jogado numa equipa de topo (porque tambem nao quis, preferiu o dinheiro russo), mas ja jogou muitas vezes na chamions e no campeonato (Portugal e Russia), onde até foi considerado o melhor jogador em algumas epocas.
      3º Tudo bem foi o melhor jogador da Taça das Confederações, mas não podes comparar essa taça ao Mundial, é comparar a liga dos Campeões à Liga Europa !! Faltava ai Portugal, Argentina, Alemanha, França.
      4º Desculpa mas é impenssável estares a comparar Iniesta com Neymar só por causa de Neymar ter sido melhor que ele num torneio que nem tem assim tanta reputação ! Onde o Iniesta foi condicionado pela prestação fraca de Espanha que por sorte chegou a final !
      5º e ultima que eu nao quero fazer mais alíneas porque ja estou a fugir ao assunto, O Neymar tem qualidade (pode ser muito melhor que o Hulk) e ate pode ser que seja o melhor neste Mundial so que para mim ainda tem que evoluir muito !! Equanto que o Hulk ja esta evoluido, esta na melhor parte da sua carreira, ou seja, para o Hulk este mundial é tudo ou nada !
      Joel M

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 5, 2014 at 5:50 pm

      Comparei o Neymar com o Iniesta apenas no prémio de melhor jogador…

      O Neymar é muito mais jogador do que o Hulk e não me parece que vá acusar pressão nenhuma,apesar de ter sido a sua primeira época na Europa ele já tem muitos jogos nas pernas em muitas competições importantes e apesar dos seus 22 anos tem números impressionantes pela selecção,e atenção que a época dele no Barcelona foi bastante positiva.

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 6:05 pm

      Pronto são opiniões e eu percebo a tua. E como estamos a falar em futurologia para o Mundial até pode ser que nem nenhum dos dois se evidencie, mas logo se vão tirar as duvidas. . . . e espero ter razão :D ahahah
      Joel M

    • Ricardo Ricard
      Posted Junho 6, 2014 at 8:45 am

      Espero que o Cristiano Ronaldo se evidencie bem mais :D

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2014 at 3:10 pm

    Neymar é um craque, hoje em dia os sistemas táticos adotados são muito prejudiciais para este tipo de jogadores e o Brasil tem sofrido com isso, apesar disso, todos os anos saem do Brasil jogadores com talento enorme, tivessem eles uma cultura e treino diferente do típico brinca na areia e limpavam tudo o que era Mundial. A seleção de agora assemelha-se mais a uma seleção europeia porque todos os jogadores jogam na Europa, tivessem eles jogadores só do Brasileirão e nem a fase de grupos passavam. Acho que o método de treino no Brasil deveria levar uma volta.
    Mário

  • Kacal l
    Posted Junho 5, 2014 at 3:11 pm

    Concordo com o Pelé, qualquer jogador de classe mundial, que queira ficar na história como um dos melhores, deve conquistar um Mundial de selecções, não é obrigatório, mas convém.

    Quanto ao Neymar, as lacunas dele são a falta de massa muscular, o facto de ser "piscinero" e também de não ser ainda muito objectivo, de resto, é um dos melhores do Mundo, tem uma enorme qualidade técnica, é rápido, fortíssimo no drible e no 1×1, tem uma excelente capacidade de remate e finaliza muito bem, se evoluir fisicamente, adquirir mais massa muscular, não estou a dizer para se tornar num CR7, mas trabalhar mais nesse aspecto, se deixar de ser "piscinero" (só depende dele) e se tornar mais objectivo, pode ser um craque absoluto e ser dos melhores jogadores de sempre.
    É verdade que tem um longo caminho para percorrer, mas até pode começar a "construir" esse caminho este Verão, se o Brasil conquistar o trofeu e o Neymar for um dos melhores jogadores da competição e marcar alguns golos, sendo que está num clube ganhador como o Barcelona, acredito que será um dos melhores jogadores da história do futebol mundial, mas tem que evoluir e o Brasil tem que confirmar o favoritismo.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 5, 2014 at 3:16 pm

      Ele não precisa de ganhar massa muscular. Apenas precisa de melhorar a sua intensidade e agressividade, e deixar-se de "fitas".

    • Kacal l
      Posted Junho 5, 2014 at 3:25 pm

      É claro que precisa, isso foi notório contra o Man City, em que o Kolarov o atropelou (sem falta) várias vezes, eu não estou a dizer que precisa de ficar como o CR7 ou até como o Hulk, mas adquirir alguma massa muscular para aguentar o "choque" e os duelos individuais, mas é só a minha opinião.

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 3:30 pm

      Acho que o Kacal tem razão, se não ganhar massa muscular vai ser atropelado por muitos defesas, se conseguisse colar a bola ao pé como Messi era uma coisa, mas com este estilo de jogo precista de alguma massa.

      AC

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 5, 2014 at 3:39 pm

      Acho que isso é um mito. Temos nos dias de hoje excelentes jogadores que, sem terem grande massa muscular, são craques.

      Até te dou um exemplo bem familiar de um jogador que ganhou massa muscular, e piorou: André Carrillo. Quando chegou ao Sporting, era um lingrinhas, que fazia da sua explosão a principal característica. Encheu, e perdeu a explosão.

      Os jogadores, se forem realmente bons, não precisam de ter muita massa muscular. Precisam é de jogar à bola.

    • Humberto Gigante
      Posted Junho 5, 2014 at 4:01 pm

      Não é necessário ficar propriamente um "cavalo" digamos assim, mas para ganhar bolas no ar ou para ajudar na area tanto seja a defender ou atacar, era útil que ganha-se musculatura.

    • Kacal l
      Posted Junho 5, 2014 at 4:22 pm

      Rúben Cardoso,

      Isto não é futebol de rua, não percebo a tua última frase, muito menos a parte de dizeres que é um mito, o Carrillo joga em Portugal, não em Inglaterra, nem em Espanha, e sempre foi um jogador irregular.
      O Neymar não precisa de ficar um "cavalo", como o Humberto disse e bem, mas adquirir alguma massa muscular para os duelos individuais e para aguentar os "choques", não lhe fazia nada mal e o CR7 também era cheio de malabarismos e quando evoluiu fisicamente é que começou a ser de classe mundial, como no último ano de Man Utd, o Neymar não precisa de tanto, mas de trabalhar mais nesse aspecto.

    • Pedro Fernandes
      Posted Junho 5, 2014 at 4:29 pm

      Ruben, é claro que Neymar precisa de massa muscular. Quantas não são as vezes em que ele passa pelo adversários e eles apenas ao usarem o corpo, arrumam o brasileiro da jogada desarmando-o.

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 5, 2014 at 4:45 pm

      A meu ver, precisa muito mais de elevar os níveis psicológicos do que os níveis físicos, porque não são raras as vezes em que perde os lances, não por não ter força, mas por decidir mal.

      Eu não acho que seja assim tão fundamental que ele "encha". Pode ganhar alguma massa muscular, mas é um processo delicadíssimo, que pode prejudicar a sua maneira de jogar.

    • Anónimo
      Posted Junho 5, 2014 at 4:48 pm

      o que kacal disse e mesmo o que falta ao neymar para subir ao ultimo patamar.

      pedritxo

    • Kacal l
      Posted Junho 5, 2014 at 4:53 pm

      Rúben Cardoso,

      Se me disseres que ele precisa simplesmente de melhorar, quer fisicamente, quer psicologicamente, eu concordo contigo, ninguém está a dizer que ele precisa de "encher" ou ficar um "cavalo", mas ganhar alguma massa muscular para aguentar mais o "choque", imagina assim, o Neymar às vezes arranca e depois o adversário usa o corpo para o "arrumar", se ele melhorar nesse aspecto, como tem velocidade e habilidade, arranca e depois ao aguentar o choque já vai conseguir ganhar mais vezes no duelo individual, a meu ver.

    • Alexis
      Posted Junho 5, 2014 at 4:57 pm

      Ruben o Carrillo piorou não pelo aumento de massa mas porque sempre foi inconstante e com o passar do tempo vai perdendo a (pouca) fé em si mesmo, tornando-o ainda mais inconstante.
      Por seu turno, Di María é claramente um caso a ter em conta, pois, sem querer cair no erro, no benfica ganhou qualquer coisa como 9 kg de massa muscular.. perdeu velocidade ou explosão? Nao.. magia? Tambem nao… ganhou capacidade de choque e com isso tornou-se num jogador de elite!!
      Sem dúvida Neymar precisa de ganhar corpo.. mas sobretudo continuar a aprendizagem táctica e um trabalho psicológico constante, pois para um jogador com o potencial para ser estrela em qualquer equipa do mundo (num futuro proximo), aceitar ficar sempre na sombra de Messi não é fácil.. e os contornos da sua transferência não ajudam.. Mas tirando isto tem tudo para ser eleito o melhor do torneio e quem sabe melhor marcador…

    • Rúben Cardoso
      Posted Junho 5, 2014 at 5:13 pm

      Alexis, basta ver vídeos do primeiro ano do Carrillo, e as arrancadas que fazia, com o que (não) consegue fazer agora. Encheu demasiado. E o mesmo com o Cédric, que está a ficar demasiado "bicho".

      Ganhar alguma massa? Tudo bem. Mas como disse, é algo delicado, e que deve ser tratado com pinças.

    • Alexis
      Posted Junho 5, 2014 at 6:08 pm

      Rúben mas o Carrillo perdeu foi a "vontade" que trazia pois com todo o seu talento ser relegado para suplente por todos ou quase todos os treinadores do sporting mexeu com ele.. não é o aumento de massa porque a velocidade é sempre trabalhada para compensar o aumento de massa. Sim o Neymar ja deu sinais de ser dado a lesões musculares e isso deve ser levado em conta mas sem duvida uns quilinhos de musculo não lhe fariam nada mal.

  • Super Dragão
    Posted Junho 5, 2014 at 3:31 pm

    O Mourinho já ia buscar o Hulk…

  • fabio jesus
    Posted Junho 5, 2014 at 3:40 pm

    É um bom jogador, mas na minha opinião nunca vai ser dos melhores do Mundo.Já agora sou o único a o achar um bocado fraco no 1×1? É muito pouco objetivo, na liga BBVA raramente vejo-o a passar por um adversário e tenta disfarçar isso com muitas "fintinhas" para o público, considero o Hazard e o Pogba com mais potencial que o Neymar.

    • Kacal l
      Posted Junho 5, 2014 at 3:51 pm

      Ele tem as "armas" necessárias para ser forte no 1×1, mas devido à sua fragilidade física e à falta de objectividade, não é tão forte como pode ser, mas tem potencial.

    • fabio jesus
      Posted Junho 5, 2014 at 3:59 pm

      É o que eu acho,mas muitas vezes está mais preocupado a mandar-se para o chão do que a tentar passar pelo adversário e depois como disseste tem pouca força e isso também não ajuda.

    • Kacal l
      Posted Junho 5, 2014 at 4:22 pm

      Exacto, é preciso trabalhar e melhorar.

    • Luís bcn
      Posted Junho 5, 2014 at 7:37 pm

      Quem é fraco no 1×1 é o CR7, o Neymar acho que até é dos melhores nisso. A mim ele faz-me lembrar o Ronaldinho mas sem a inteligencia e com mais marketing (muito mais).

  • Manel Trigueiros
    Posted Junho 5, 2014 at 3:49 pm

    Tenho muita pena que não tenha mostrado mais no Barcelona, mas a tactica não ajuda e a falta de protagonismo também não.
    Nota-se que ele no Brasil é mais vagabundo, sente-se mais solto, faz mais diagonais… no Barça não pode/não deixam, impõem maos rigidez táctica e ele não se sente tão comodo. Esse papel é dado exclusivamente ao Messi

  • Manel Trigueiros
    Posted Junho 5, 2014 at 3:50 pm

    Tenho muita pena que não tenha mostrado mais no Barcelona, mas a tactica não ajuda e a falta de protagonismo também não.
    Nota-se que ele no Brasil é mais vagabundo, sente-se mais solto, faz mais diagonais… no Barça não pode/não deixam, impõem maos rigidez táctica e ele não se sente tão comodo. Esse papel é dado exclusivamente ao Messi

  • Kafka I
    Posted Junho 5, 2014 at 7:44 pm

    Eu só acrescentava aqui uma informação que acho que relevante, porque está-se a criar um verdadeiro mito à volta do Neymar, mas esse mito não corresponde de toda à verdade, havendo claramente uma tentativa de tentarem fazer do Neymar muito mais do que ele realmente é, já que ele pela Selecção do Brasil toda a gente fala numa enormidade de jogos e golos, mas jogos a sério (oficiais portanto) e não jogos de palhaçada (amigáveis) o Neymar tem apenas 9 jogos oficiais pela Selecção do Brasil, tendo marcado 6 golos….é um bom rácio de facto, mas não deixa de ser muito menos do que a comunicação social tenta passar, pondo jogos e mais jogos da treta no palmarés do Neymar…

    • Pedro Rodrigues
      Posted Junho 5, 2014 at 10:59 pm

      Falando de demagogia foste logo cair nela. O Brasil não joga jogos oficiais desde a taça das confederações como é que querem que o homem jogue jogos oficiais? É que nem é dos meus jogadores favoritos mas qd se quer embirrar embirra-se a sério

  • Anónimo
    Posted Junho 5, 2014 at 10:21 pm

    Só para avisar que o fim do mundo está próximo :)
    Nunca pensei dizer isto, mas o Pelé falou e falou bem!
    Vou repetir para não deixar dúvidas: o Pelé falou e falou bem

    Eu diria que o Brasil não passa dos quartos-de-final ou (dependendo de quem apanha nos "quartos") da meia final.
    Nem jogando no seu Pais, nem como o clima muuuuuito complicado para as selecções Europeias, nem como os jogadores Europeus de rastos eles serão campeões…isto é a MINHA previsão

    O Neymar enquanto não sem aprender que jogar na Europa não é o mesmo que jogar pelo Santos no Brasil nunca passará de ser apenas mais um.
    Potencial tem, falta-lhe aprender que futebol não se joga numa piscina. Qualquer mínimo toque lá está ele no chão…Ainda me lembra dele a crescer para o Coentrão, chega-lhe perto a mão do Pepe e ele até treme (fiquei surpreso de não ter feito mais um mergulho nesse momento).
    Sempre disse, e escrevi no VM, que ou ele mudava ou nunca iria "vingar" no top 3 mundial…diria que quanto muito está no top 10. Qualidade tem, falta-lhe conseguir "mudar o chip" para "explodir" na Europa. A ver se o segundo ao dele na Europa ele aprende!

    A. Marques

Deixa um comentário