Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Novamente Sérgio Ramos; Melhor central do Mundo empatou o “El Clásico” nos descontos; Barça superiorizou-se na 2.ª parte mas Neymar e Messi perdoaram o 2-0; Ronaldo e André Gomes estiveram discretos; Modric foi o MVP no 1.º tempo; Iniesta voltou em grande

1480764643_997661_1480783259_marcador_normal_recorte1Barcelona 1-1 Real Madrid (Luis Suárez 53′; Sergio Ramos 90′)

O Real Madrid saiu do Camp Nou com um precioso empate, resultado que mantém os merengues no topo da classificação com mais 6 pontos que o eterno rival. Suárez ainda colocou o Barcelona na frente, mas Messi e Neymar perdoaram o 2-0 e o inevitável Sérgio Ramos (é incrível a quantidade de pontos e vitórias que o melhor central do Mundo garante) fez o 1-1 já nos descontos. o “El Clásico” foi pouco espectacular, mas teve claramente mais Barça na 2.ª parte, no entanto quem sorriu no fim foi Zidane, que já vai em 33 jogos sem perder. André Gomes e Ronaldo foram titulares, nas respectivas equipas, mas não conseguiram ter impacto no jogo.

Quanto à partida, teve uma primeira parte equilibrada, mas nem sempre bem jogada, com o Real Madrid mais perigoso (o Barcelona sentia dificuldades em ligar as suas jogadas de ataque). Ronaldo dispôs talvez da melhor oportunidade do primeiro tempo, tendo obrigado ter Stegen a uma boa intervenção. No entanto, o intervalo chegou com um nulo no marcador, mas com ambos os conjuntos a ficarem a reclamar penaltis por marcar. Na segunda parte a toada manteve-se, mas os blaugrana conseguiram chegar à vantagem num lance de bola parada, com Neymar a bater um livre lateral e Suárez a aparecer na pequena área e a cabecear para o fundo das redes. O golo, aliado à entrada de Iniesta, que rendeu Rakitic (do outro lado Casemiro entrou para o lugar de Isco), deu confiança ao Barça, que passaram a dominar o encontro e a criar oportunidades. Neymar, depois de dar um nó em Carvajal, rematou por cima (tinha tudo para fazer o golo), tendo depois Iniesta e novamente Neymar desperdiçado boas chances. Ambos os técnicos voltaram a mexer (Asensio por Benzema e Arda Turan por André Gomes) e os culés voltaram a ter mais uma clamorosa oportunidade, mas Messi (após passe magistral de Iniesta) rematou para fora quando estava em boa posição. Quem não marca, sofre, e já depois de esgotadas as alterações e depois de Ronaldo ter desperdiçado uma boa ocasião, surgiu o inevitável Sérgio Ramos para fazer o empate em cima do minuto 90, correspondendo da melhor maneira a um livre de Modric. Ainda houve tempo para uma oportunidade para os homens da casa, mas Casemiro tirou a bola em cima da linha depois de um cabeceamento de Sergi Roberto, segurando assim o empate.

Destaques:

Barcelona – Resultado que deixará nos culés um amargo sabor de boca. O conjunto de Luis Enrique precisava da vitória para ganhar confiança depois de uma fase pouco positiva, para “roubar” moral ao rival e para diminuir a distância pontual, mas este empate acaba por penalizar o desperdício dos catalães depois do 1-0 de Luis Suárez. A equipa não esteve bem no primeiro tempo (o colectivo voltou a funcionar mal, com uma circulação de bola pouco fluída, ainda que o trio de ataque transmita sempre uma sensação de perigo) mas na segunda parte conseguiu chegar ao golo e a partir daí (e com a entrada de Iniesta) dominou os acontecimentos, instalando-se perto da baliza merengue mas não conseguindo aproveitar diversas ocasiões para “matar” o jogo e acabando por pagar isso no final. Individualmente, Jordi Alba esteve muito bem a corrigir alguns erros de posicionamento dos colegas (a sua velocidade permite-lhe isso), ao passo que Mascherano sofreu em algumas acções (está claramente em declive futebolístico). No meio-campo, Busquets apareceu no segundo tempo a um nível assombroso (enorme classe com a bola), já André Gomes pareceu sempre muito incómodo no jogo, procurando sempre não arriscar mas acabando por perder muitas bolas e diversos duelos, numa exibição pouco conseguida. A entrada de Iniesta foi decisiva para que o Barcelona conseguisse ficar por cima no jogo (o médio, com a sua técnica e inteligência, foi capaz de segurar a bola, ordenar a equipa e dar à circulação uma maior agressividade), sendo que na frente Suárez, como é hábito, deu imenso trabalho à defesa adversária e ainda marcou, Neymar alternou entre jogadas de desequilíbrio e momentos de desaparecimento, mas acabou a contribuir para o desperdício final e Messi não fez o seu melhor jogo mas ainda assim esteve em vários dos melhores lances ofensivos do Barça, tendo também o argentino desperdiçado a chance de matar a partida.

Real Madrid – Empate precioso para os merengues, que conseguem manter o principal rival a 6 pontos de distância e, até pela forma como o golo chegou, ganham um ascendente psicológico importante sobre os culés. A equipa de Zidane foi inferior, teve dificuldades para criar ocasiões de golo (a ausência de Bale notou-se, sendo que quando foi preciso meter também a falta de Morata fez mossa) mas não deixou de acreditar e foi premiada com o golo no final. Na primeira parte o Real conseguiu instalar-se perto da baliza de Ter Stegen, sobretudo no período final, mas aí faltou capacidade de desequilíbrio para causar mais danos. No plano individual, Marcelo esteve fantástico, ganhando a maior parte dos duelos defensivos e dando imensa qualidade no ataque, sendo que para lá da sua técnica e criatividade é preciso destacar a sua raça e garra contagiantes (o brasileiro é super-competitivo, algo poucas vezes realçado), enquanto que Varane esteve quase sempre imperial mas foi batido no lance do golo. Sergio Ramos, uma vez mais, foi decisivo (podem chamar-lhe sorte ou estrelinha, mas a verdade é que o capitão blanco dá imensos pontos – e títulos – à equipa), sendo que Modric dominou os acontecimentos no primeiro tempo (um recital de inteligência e classe). Lucas Vazquéz trabalhou bem defensivamente e esteve nos melhores lances da equipa no primeiro tempo, mas Benzema esteve fora do jogo (pede-se mais ao francês) e Ronaldo também pouco apareceu.

VM
Author: VM

127 Comentários

  • migueltomas
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:13 pm

    A sorte do Real prevalece sempre em todas as partidas, já não há que enganar…

    Destaque para quando Iniesta entrou, recebeu uma enorme ovação do público e a braçadeira de capitão. Jogador de classe.

    • Marik
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:16 pm

      Sorte? Sim, só teve 3 penaltys por marcar e o golo do Barça é fora de jogo…

      • migueltomas
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:19 pm

        Estou apenas a falar de futebol jogado. Acalma a piriquita.
        Nem vou discutir arbitragem, pois existiu erros para ambos os lados :)

  • Francisco A
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:14 pm

    Incrível Sérgio Ramos. Benzema faz tão pouco no ataque do Real…
    No Barcelona viu-se bem a falta que faz Iniesta até este entrar.
    Modric que craque, Ronaldo desaparecido, Neymar e Messi podiam ter matado com o jogo.

    • Abdeeint
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:18 pm

      O Benzema faz tão pouco para quem viu hoje o primeiro jogo do Real só pode, é um jogador nuclear mas que ainda não se encontra a 100%.

      • Francisco A
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:29 pm

        O Benzema dá trabalho aos defesas e dá linhas de passe aos colegas, mas, dentro de ÁREA, tem que matar as jogadas, perde muito tempo na recepção.

    • Sombras
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:23 pm

      Eu já disse isto algumas mil vezes: desde que as lesões e as polémicas começaram a ser constantes o Benzema tem sido um jogador banal. Preferia ter alguns 20 pontas de lança na frente de ataque do que o Francês. Espero que este ano o Real tente ir sacar o Auba ou o Lewandowski.

    • MichaelScott
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:25 pm

      Neymar e Messi podiam ter matado o jogo… E o Ronaldo não? Criou duas oportunidades e ainda teve um cabeceamento no fim do jogo.

  • Grandone
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:14 pm

    A falta que o Arda Turan faz, onde nasce o livre do golo do Real, deveria dar suspensão de salário durante uns 3 meses. Não entendo como um jogador profissional faz tal coisa, a 5 minutos do fim.

    • Ricardo Nunes
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:21 pm

      Faltas como aquelas acontecem n vezes por jogo, são escusadas mas muitos cometem, até o grandes jogadores, a diferença é que originou o golo do empate.

      • Grandone
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:30 pm

        Não concordo. Essas faltas podem acontecer sim no meio campo ou na baliza contrária. Aquela falta nunca pode ser feita, quando o jogador está de costas para a baliza, quando faltam 5 minutos para acabar. Chama se a isso falta de concentração.

    • Rodrigo Ferreira
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:29 pm

      Não percebi a entrada do Arda, mas sim a falta é ridícula.

    • DR.TF
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:36 pm

      São pessoas como tu que comentam sem noção que em nada contribui para o Futebol, faltas como aquelas há muitas… agora um jogador não pode errar? Que lógica da batata, suspender um jogador dos seus salários por uma falta normal num jogo de futebol, se não desse golo ninguém se lembraria…

      • jpcacelas
        Posted Dezembro 3, 2016 at 7:50 pm

        Penso que o Grandone estava a ser irónico quanto à suspensão de salários. Agora, para quem perceba disto, é unânime que é uma falta rídicula.

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:14 pm

    Real na 1ºparte a dominar , mas sem muito ascendente, com o meio campo do Barça muito macio.
    2ºparte completamente dominada pelo Barça, principalmente apos o golo e consequente entrada do Sir Iniesta.
    Ramos esta destinado a isto, so pode.

  • Pedro Almeida
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:14 pm

    Jogão de Busquets

  • Kafka
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:14 pm

    Futebol é isto, é eficácia, Neymar e Messi não mataram o jogo quando podiam e o Real quando lá foi marcou e provou o porquê de ser a melhor equipa do Mundo, porque quando tem oportunidades marca

    Como tenho vindo a dizer, este campeonato vai ser um passeio para o Real MAdrid, e o mais provável até é terminaram o campeonato sem derrotas….este Ano limpam tudo, Campeonato, Taça e Champions, enfim…

    • TheGolden
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:30 pm

      É eficácia para os dois lados. Porque o golo do Barça, vem da única oportunidade de golo flagrante. Antes do golo, o Barça foi completamente “engolido”.

      • Kafka
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:14 pm

        Concordo Golden, mas depois do golo o Barça teve 2 oportunidades claras de 1 para 1 com o gr e falhou porque foi incompetente, e o Real quando teve a sua chance não perduou

    • Marek
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:34 pm

      A questão é que tens vindo a dizer muita coisa… pode ser que no meio de tantas esta se concretize, mas o passeio ainda não vi

      • Kafka
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:12 pm

        Não vez o passeio? então secalhar precisar de ir a um oftalmologista….nos últimos 26 jogos para o campeonato o Real ganhou 22 e empatou 4…neste momento já foi a casa do Barça e Atl Madrid e sai com 6 de avanço

        Boa ida ao oftalmologista

    • The Monster
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:55 pm

      Champions não limpam, não há equipa que ganhe a champions duas vezes seguidas neste formato.
      Acredito que seja o Barcelona a vencer, não está a jogar grande coisa mas tem sempre MSN, ou então o Bayern já que Ancelotti é forte em provas a eliminar.
      O campeonato já está entregue.

    • Ragnar
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:02 pm

      Real está melhor, mas calma. Isto depois da pausa de Natal fica tudo diferente, nosso Barça vai voltar.

  • Fefe Varanda
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:15 pm

    No golo do Barcelona, juro que pensei que o Real Madrid sofre de bola parada, e então contra o Barcelona… e não é que o Suárez posiciona-se melhor que o Sergio Ramos para ganhar de cabeça? Incrível. No final Sergio Ramos redime-se e marca como sempre aos 90 este homem tem um pacto com o diabo só pode.

    • Abdeeint
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:23 pm

      Pois posiciona, em fora de jogo …

      • Fefe Varanda
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:35 pm

        Sim tens toda a razão mas nem comento, pois se os árbitros não apitam…

      • Fefe Varanda
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:52 pm

        Voltei a ver o lance e afinal o Suárez posiciona-se à frente do Varane e não do Sergio Ramos, peço desculpa e ainda dá mais mérito ao Ramos, apesar de achar que excepção ao golo Varane apresentou-se melhor defensivamente.

  • RodolfoTrindade
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:15 pm

    A equipa mais cagona da história voltou a aparecer ahah

    Podemos criticar muita coisa, mas o Ramos tem mesmo um dom, foi abençoado com alguma coisa que não se explica.

    Barcelona perde pontos com a entrada de Turan, que para além de ter sido uma nulidade ao falhar a defender ainda fez a falta completamente desnecessária. A verdade é que apesar de André Gomes ter feito um jogo apagado cumpriu tacticamente e não impediu desequilíbrios pelo seu lado.

    Resultado injusto, mas o Real não tem culpa do Barcelona ter estado perdulário.

    Real Madrid a caminho do título.

    • Filipe A
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:26 pm

      A equipa mais cagona dominou a 1ªparte e teve penalidades a favor não assinaladas

      • Consuela
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:31 pm

        E o Barça não? Coerência.

        • Filipe A
          Posted Dezembro 3, 2016 at 7:27 pm

          O Barça dominou a 2ª e também teve uma penalidade a favor agora penalidades é diferente de penalidade sendo que uma foi logo a abrir o jogo logo o jogo seria diferente

      • Ragnar
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:01 pm

        Acho piada que só vêm para um lado. A penalidade que é mais clara é a do Barça, mão clara de Carvajal.

        Para não falar que o jogo teria sido outro visto que S. Ramos merecia ter levado amarelo ainda na 1ª parte, mudava o curso do jogo todo. Mas enfim.

        • Filipe A
          Posted Dezembro 3, 2016 at 7:29 pm

          Eu falei apenas dum facto,essa penalidade é clara mas já tinham sido não assinaladas penalidades a favor do Real.
          Ah e acerca do 2º ponto o Mascherano ri-se a ler porque o homem só quer fazer faltas mas amarelos só no minuto 89…

          • Ragnar
            Posted Dezembro 3, 2016 at 11:53 pm

            Sim? E no lance que o Sergio Ramos agarrou por uns 20 segundos o Suarez sem deixá-lo jogar e nem amarelo levou, depois ia poder dar o pau que deu? Não me parece.

    • Jozef
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:45 pm

      Sou um grande apoiante do Real e não me custa admitir que é das equipas mais “cagonas” que tenho visto, não aprecio o futebol do Zidane, sem dúvida que até ao momento é mais resultadista, mas o melhor que vi do Real nos últimos anos foi a segunda época do Ancelotti até às lesões do Modric e do James (é triste saber que nunca voltaremos a ver esse James no Real), o Real carburava em todos os jogos, tinha um futebol espetáculo que muitos se esqueceram ou simplesmente ignoram.

  • Pedro Barata
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:15 pm

    É por isto que é uma lenda. Don Sergio Ramos García.

  • Ricardo Nunes
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:15 pm

    Jogo sem muita história até o 1º golo, a partir daqui domínio total do Barça e a abusar do desperdício, mas no final o Homem dos golos nos jogos Grandes, incrível a quantidade de golos que o Ramos marca, a verdade é que bem concentrado e com a cabeça no jogo é o melhor central do mundo.

  • TheGolden
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:15 pm

    Resultado por certa parte justo, pelo domínio claro do Real na primeira parte (embora sem muitas oportunidades de golo), e pelo domínio claro do Barcelona na segunda parte.

    Creio que em grandes penalidades por não marcar fica 3-1 para o Real. Árbitro muito mal nesta parte.

    Ps: Welcome back Don Andrés Iniesta! Sem dúvida o maestro desta equipa, o que leva a equipa às costas.

  • Goncalo Gaia
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:16 pm

    Um frente a frente entre os 2 maiores clubes do mundo, os 2 melhores jogadores do mundo, e entre aqueles que são, indiscutivelmente, os 2 melhores médios do mundo: Modric e Iniesta. O primeiro, o cérebro do Real, e o segundo, aquele jogador que encontra espaços onde não existem e que espalha classe sempre que toca na bola, dois senhores do futebol!
    Barcelona melhor na segunda parte que vai ficar a chorar os falhanços de Neymar e Messi. Sérgio Ramos, como e seu apanagio, a aparecer quando a equipa precisa

  • NFM
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:16 pm

    Será que alguém já pensou em colocar o S Ramos a avançado? Defensivamente comete muitos erros mas ofensivamente é mesmo impressionante, marca sempre nos grandes jogos e sempre no final,

    Barça foi melhor, falhou golos incriveis e depois sofreu um golo numa falta escusada,

  • Abdeeint
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:16 pm

    Mais um duelo decidido pelo “banal” Ramos, começa a ser recorrente!

    Jogo fraco, mal jogado, principalmente na primeira parte. A entrada de Iniesta deu logo outro perfume ao meio campo do Barça que tinha sido nulo, André Gomes não tem estaleca para jogar no Barcelona. Do lado do Real, bom jogo de todos os defesas, meio campo e Lucas, jogo apagado de Benzema e Ronaldo.

  • João Pedro
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:18 pm

    Iniesta é mais influente que Messi, ninguém duvida disso. Isso faz do espanhol melhor que Messi?
    É que já ouvi essa teoria quanto ao Modric face ao Ronaldo..

    Quanto ao jogo destaque para o Varane que comprometeu o jogo do Real Madrid ao fazer uma falta desnecessária e ainda escolher-se no lance que dá o golo do Barca. O Pepe está a milhas de distância do francês e ele sim, é o melhor central do mundo.

    • Sombras
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:27 pm

      Neste momento? Sem dúvida que o Modric é melhor jogador que o Ronaldo, e eu sou um enorme defensor do Português. Aliás, tenho a plena convicção que só por vontades superiores é que o Zidane não o substitui nalguns jogos.

      • Kacal
        Posted Dezembro 3, 2016 at 5:31 pm

        É cada coisa que dizem. Vamos comparar o Modric com o Ronaldo? Vale tudo? Ponham o Modric a fazer o que o Ronaldo faz na frente e vamos ver se ele rende, assim com ao contrário.

  • GroovyTony
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:18 pm

    Mascherano está a mais nesta equipa. Como é que o metem a marcar logo o Ramos? Está na hora de o venderem (Argentina, Inglaterra ou Itália?) e contratarem mais um jovem (Umtiti já dá confiança).

    Enfim, Real em cima até o golo do Barça. Neymar (belo pormenor) e Messi (Iniesta no seu melhor) podiam ter matado o jogo. Não o fizeram, meteram-se a jeito. Resultado justo pelo que foi o jogo.

  • NormalmenteSouOSilva
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:18 pm

    Continuo a defender que Ronaldo pouco ou nada faz para a equipa, critiquem à vontade.
    Sergio Ramos é um caso à parte, por mais erros que cometa, faz coisas destas………
    Iniesta, que jogador !!
    Benzema pouco se viu, Gomes está sem confiança.
    No geral foi um bom jogo, ”quente” como se esperava.

  • Sombras
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:19 pm

    Alguém tem que explicar que contra o Real não se podem ceder cantos ou livres dos 88′ minutos em diante, se não o Ramos vai deixar gente a chorar. O resultado é justo, apesar do Barça ter falhado golos escandalosos, também não é menos verdade que o marcou num lance ilegal, pois para além de ser falta sobre o Lucas Vásquez, o Suárez está fora de jogo. Ainda assim o árbitro esteve razoável, pois era quase impossível ver as irregularidades por estar a olhar para a bola. De resto um penálti não assinalado para cada lado, e 2 lances de dúvida para o lado do Real.

    Quanto ao jogo, excelente Modric até ficar sem pilhas, bem como Isco e Kovacic, e uma exibição imperial de Ramos e Varane. Do lado do Barça, muito bem Piqué e Neymar, e a classe de Don Andrés Iniesta que espalhou qualidade assim que entrou. Do lado negativo, os 2 astros do costume que nada brilharam, um péssimo jogo de Rakitic e Benzema, e um mau jogo de André Gomes, que ainda assim cresceu com a entrada de Iniesta (quem não?). Péssima entrada do Casemiro em campo, mas que pelo salvamento no último lance do jogo, já valeu a pena.

    De resto, uma nota apenas para a realização muuuuuuuuuuuito caseirinha, a não mostrar diversos lances duvidosos na área do Barça (apesar da repetição exaustiva no lance do golo Culé, que permite ver a irregularidade) principalmente um lance de Asensio com Mascherano que nem uma mísera repetição teve e que me parece a longa distância claramente mão.

  • Pogback
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:19 pm

    No Frente-a-frente de Sergio Ramos vs Mascherano disse logo que a minha escolha era só para ver um golo la no fim. Acertei!

  • Kacal
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:19 pm

    Real melhor na 1ª parte, Barça melhor na 2ª. Depois do golo o Real foi-se abaixo, até parecia que estavam a defender o 1-0 mas o Barça perdoou com Neymar e Messi a desperdiçarem e isso deu esperança ao Real que forçou no fim e chegou ao golo pelo inevitável Ramos, gostemos ou não dele (já dei a minha opinião), ele aparece sempre nestes momentos e no fim isto é conta, os pontos, as vitórias e as conquistas e nisto o Ramos não dá hipótese, é um líder e assume.

    Quanto ao Ronaldo, concordo que esteve discreto na 2ª parte mas na 1ª fez um bom jogo e até foi dos melhores, teve aquela oportunidade de cabeça na 2ª. Piqué fez um excelente jogo e esteve bem em cima dele.

    De resto, Neymar foi talvez o melhor do trio MSN e o Messi não esteve mal mas é capaz de bem melhor.

    O golo do Barça é irregular, é fora-de-jogo, mas só após várias repetições e com tecnologia é possível detectar portanto não há que culpar o arbitro, é aceitável a decisão. Depois 4 penaltis por assinalar, 2 para cada lado. Uma parte para cada equipa, acho que acaba por ser justo o resultado, embora o Barça pudesse ter finalizado o jogo mais cedo.

    Messi é importantíssimo no Barça mas diria que o Iniesta, a 100%, é fundamental. Há um Barça sem Iniesta e outro com ele, hoje ficou (mais uma vez) comprovado.

    • Consuela
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:34 pm

      O Barça já estava melhor antes do Iniesta entrar, empurrados pelo golo. Mas entrar Iniesta é como o comentador disse, o jogo pior nunca fica.

      • Kacal
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:15 pm

        Sim mas eu vi uma melhoria acrescida com a entrada do Iniesta, tem lá um passe a rasgar sensacional no lance em que o Messi desperdiça.

  • Ricardo Ricard
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:19 pm

    Ramos não é o melhor central do mundo,no meu top5 não entra. Mas de facto já perdi a conta aos golos decisivos que marcou,este golo poderá muito bem ser o golo do título.

  • Miguel
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:20 pm

    Ronaldo não esteve discreto, simplesmente é mais ou menos isto que ele joga quando não marca golos para disfarçar.

    • Kacal
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:29 pm

      Estou a ver que só viste a 2ª parte e também estou a ver que não há mérito no Piqué, só demérito do Ronaldo.

    • Bruno
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:37 pm

      Messi jogou para carago… nem dei por ela do homem.

    • André Barros
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:50 pm

      Há pessoal mesmo hater! Na primeira parte teve dois lances seus onde quase marca golo.
      Na segunda parte realmente desapareceu mais do jogo, mas esteve em pelo menos outros dois lances perigosos (um onde domina de peito e remata muito por cima de esquerdo, mas é um lance de execução dificílima) e outro perto do final onde cabeceia e a bola é tirada em cima da baliza por um jogador do Barcelona).

      Isto é triste, porque caso eu tivesse visto o jogo e estivesse a ver os comentários ficaria com a ideia que não tinha jogado nada, quando realmente na equipa a não ser o Marcelo, Modric e o Ramos ninguém esteve melhor que ele, e elementos como Kovacic, Varane e mesmo o Benzema estiveram bem pior.

      Mas sabem a diferença? O Suarez também não esteve muito em jogo e apenas marcou o golo. Qual a tua opinião sobre ele? Enfim.

      • João Gonçalves
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:02 pm

        André Barros, o Kovacic e principalmente o Varane não estiveram bem porque? No jogo que eu vi por acaso achei-os praticamente impecáveis.

        Cumprimentos,
        João Gonçalves

        • André Barros
          Posted Dezembro 3, 2016 at 6:14 pm

          Digo isto porque principalmente o Varane comprometeu a equipa em certos lances na minha opinião, sendo que o Kovacic na segunda parte não se viu na minha opinião. No geral nenhum dos dois esteve realmente assim tão mal, mas acho que tanto o Varane como o Kovacic quando comparados com o Pepe e o Kroos respectivamente deixam muito a desejar, pois o Pepe tem uma capacidade de antecipação muito superior ao francês, e o Kroos consegue exercer muito mais a sua presença do que o Kovacic (agora, acho que estes dois jogadores são bastante úteis e ainda bem que tem estado a um bom nível que mesmo face às lesões o Real tem conseguido pontos.

          Cumprimentos.

    • Ricardo Xavier
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:52 pm

      E o Messi onde esteve hoje?

    • Goncalo R
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:37 pm

      O facto do Messi não ter feito um jogaço tem o qué a ver com o que ele disse sobre o Ronaldo?! Que mentalidades

  • ACT7
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:21 pm

    Não foi um grande jogo, mas mais uma vez o homem do costume apareceu.
    Na primeira parte o Real esteve melhor e até merecia ir a ganhar, 2 penaltis por marcar contra 1 do Barça.
    Na segunda o Barça podia ter marcado mais que 1 golo, Iniesta veio para controlar o jogo e muito bem.
    Até que uma falta desnecessária do Arda faz com que o o homem dos costume apareça para mais um golo.

  • Fefe Varanda
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:21 pm

    O Sergio Ramos é o melhor central do mundo a resolver jogos, só.

    • The Sporting Fan
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:40 pm

      Só: resolver jogos, garantir pontos, vitórias e troféus.
      Só isso. Coisa pouca.

      • Fefe Varanda
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:48 pm

        Tiras as conclusões que queres da palavra só, bom proveito. Nunca disse que Sergio Ramos não era bom defesa, apenas disse que não era o melhor central do mundo, mas pronto, adoram interpretar coisas do vácuo.

        • bmcrl
          Posted Dezembro 3, 2016 at 7:28 pm

          Então quem é?

          • Fefe Varanda
            Posted Dezembro 3, 2016 at 11:08 pm

            Aí podes pegar, porque não tenho favorito, mas posso te dizer uns melhores, “na minha opinião”: Bonucci, Pepe, Gódin, até Piqué.

            É “só” a minha opinião.

        • The Sporting Fan
          Posted Dezembro 3, 2016 at 7:40 pm

          Errado. Tu não disseste nada disso. Tu disseste que o Sergio Ramos era o melhor do mundo a resolver jogos, só.

  • Kafka
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:21 pm

    O Barça é apenas a 11ª melhor equipa do campeonato nos jogos em casa, vergonhoso e assim se perde um campeonato

    • António Hess
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:44 pm

      Desconhecia esse dado, mas é qualquer coisa de incrível… atenção, penso que o campeonato não está perdido para os catalães, até porque o Real não está tão seguro assim (ficou provado na última semana quando na receção ao modesto Gijón complicaram o simples) e é fácil a partir de uma derrota criar-se uma crise, mas obviamente os comandados de Zidane têm caminho (quase) aberto rumo ao título depois de terem passado incólumes nos dois terrenos mais difíceis da La Liga.

    • Pogback
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:58 pm

      As vezes és demasiado pessimista Kafka, a quantos pontos estavamos nós (Benfica) no ano passado por esta altura? Tudo pode acontecer, mas parece-me que Luis Enrique acaba este ano.

  • antonioneto
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:22 pm

    macherano a fazer lembrar o herrera no classico portugues. há erros que nao se podem cometer no final do jogo e dar lançes de bola parada ao adversário pode ser a morte do artista e hoje foi mais um exemplo disso

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:22 pm

    RAMOS! Fantástica a sua capacidade para aparecer nestes momentos. Acertei na previsão, num empate positivo para o Real, mantendo a distância para o rival directo. O Barça, após uma 1.ª parte onde não conseguiu criar jogo (Rakitic e Gomes muito passivos e longe do que faz Iniesta), somou várias oportunidades de golo no 2.º tempo, marcou, mas não soube matar o jogo.

    Zidane tem muito mérito pela forma como está a conseguir conduzir a época tendo várias lesões, sendo que empatar em Camp Nou sem Bale e Kroos é bastante bom. Isco, Kovacic e Lucas estão a dar muito boa conta do recado, Modric encantou no 1.º tempo, Marcelo foi sempre o que mais acreditou no empate, dando-se ao jogo e criando lances, Casemiro crucial no último lance. Já Ronaldo e Benzema pouco acrescentaram, enquanto que James parece que não conta mesmo (deve sair em Janeiro).

    Do lado do Barça, ter ou não Iniesta muda muita coisa. Messi mais apagado do que o normal, Suárez mortífero como sempre, Neymar o mais desequilibrador, mas a desperdiçar quando não podia. Rakitic e Gomes não gostei como referi, Busquets grande 2.ª parte com bola (sem bola fez um jogo algo estranho, movimentando-se demasiado), Roberto e Alba seguros. Por outro lado, Stegen é um susto e Mascherano só pode ser central no Barça (já sem andamento e a cometer muitas infracções).

    • Sombras
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:35 pm

      Neste modelo de jogo gosto muito mais de ver o Kovacic em campo do que o Kroos. O alemão não tem a intensidade do croata, tem outras coisas melhores, mas o Real necessita de mais agressividade no centro.

  • PRicardo
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:23 pm

    Ronaldo esteve mais em jogo que Messi por incrível que pareça.
    Um penalti claro por marcar para cada lado e um mais duvidoso para cada lado.
    Barça superior na segunda parte, mas o empate parece justo

  • Zépipoca
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:24 pm

    O Real tem que ir ao mercado em Janeiro. Com James fora do baralho (hoje deu para perceber q não entra nas contas), Bale lesionado até Abril, com um Ronaldo com 31 anos, um Benzema em péssima forma, o Real precisa de ir buscar um grande jogador. Alguém que possa resolver jogos.
    Neste momento só vejo Ronaldo nesse papel e de forma intermitente. Não é suficiente.

  • JoaoMiguel96
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:25 pm

    Sergio Ramos não perdoa. Aquele homem tem um toque especial.

    Jogo bastante, raras as individualidades que sobressairam e mesmo coletivamente os dois conjutos estiveram mal.

    De destacar a entrada de Don Andres Iniesta, assim que colocou os dois pés em campo o jogo do Barça parecia outro. Aquele passe que ele faz para o Messi que quase deu golo diz tudo sobre este senhor.

  • Pogback
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:25 pm

    Jogo fraquissimo para um clasico, primeira parte do Real e segunda parte do Barça, fica um penalty clarissimo na primeira parte ao Vasquez.

  • Kacal
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:27 pm

    Ah o André Gomes, a jogar assim, embora tenha melhorado com a equipa na 2ª parte, não tem lugar nem no banco do Barça mas espero que com o tempo melhore e demonstre o seu futebol. E o Benzema não está a 100% mas também parece-me um jogador um pouco acomodado, talvez esteja na hora de mudar de ares e o Real que aposte em Lewandowski ou Aubameyang. James não conta como ficou provado e também precisa de mudar de ares.

    • Sombras
      Posted Dezembro 3, 2016 at 5:33 pm

      Eu acho que o problema do André Gomes está mais no que o Luís Enrique lhe pede para fazer do que no próprio, embora esteja claramente numa crise de confiança. O André nunca pode ser “o Iniesta” neste Barça, nunca, em circunstância nenhuma. Apesar de ter a qualidade de passe – não a de Iniesta, mas isso ninguém tem – não tem a rotatividade e intensidade para o fazer. O único jogador que pode render o maestro é o Sergi Roberto para mim, e o Rafinha em dia sim. O André só funciona como terceiro médio, e isso viu-se quando entrou Iniesta e o André foi fazer de Rakitic e cresceu logo bastante.

      Ainda assim concordo, neste momento está longe de apresentar o nível que já apresentou em Espanha.

      • Kacal
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:20 pm

        Concordo, também é verdade o que disseste. O Barça que contrate o Coutinho. Ainda assim o André Gomes continua a ter possibilidade de ganhar o seu espaço no Barça e vai a tempo disso, vamos ver como corre daqui em diante mas concordo que, a jogar, tem que ser com Busquets e Iniesta como 3º médio e nunca como #6.

    • joao
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:02 pm

      Trinco, Modric, 10 (?), Gelson, Bale, Ronaldo. Para os jogos grandes.

      • Kacal
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:18 pm

        Trinco é o Casemiro, a não ser que invistam no Matic. #10 continuava a aposta no Isco e contratava um PL na mesma, acho que o Real só deve investir no Hazard para suceder ao Ronaldo. De resto há Asensio e Lucas Vázquez que cumprem bem. Lewandowski ou Aubameyang para o lugar do Benzema. Com a saída do James pode ou não entrar alguém mas até apostava no Mahrez ou assim, Gelson como alternativa de plantel não seria mal pensado mas talvez esperar mais um pouco.

        • joao
          Posted Dezembro 3, 2016 at 11:13 pm

          Nao vejo muitos jogos do Real e não vi este, vou ver agora. Não conheço os miudos como o ansensio e outros. O Isco já lá anda há muito tempo e nunca se impôs mas nunca se sabe. Do Casimiro não gosto, acho curto. Talvez o Kovacevic, se for trinco :) vou ver agora.
          Eu sei que o Zidane vai manter o tridente mas eu gosto mais de 4 medios para jogos mais equilibrados como este.
          Se o Gelson for vai para 4º medio, para ser titular ou pelo menos para lutar por ela. É muito bom!
          He he! acabei de ver um lance de penalti não assinalado do Mascherano. Parece que não é só aqui.

      • Sombras
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:21 pm

        Eu acabei de ler que alguém acha que o Gelson deverá ser titular do Real Madrid?!

      • bmcrl
        Posted Dezembro 3, 2016 at 7:45 pm

        O problema é que não estás a brincar… Eu acho que para trinco o William encaixava que nem uma luva. Mas isto sou só eu.

        • joao
          Posted Dezembro 3, 2016 at 10:56 pm

          Também pensei nele mas o Modric não será o melhor companheiro para o William. Um jogador mais agerrido como o Renato ou o Adrien é melhor. Gostava mais de o ver em Inglaterra para puxar pelo fisico e o obrigar a ganhar andamento.
          Quanto ao Gelson, tenho de concordar com o Mestre, que é uma coisa que me chateia, mas é o que tem mais qualidade e é o mais completo desde o Figo. E pelo que vejo, mentalmente tambem está preparado, mas não sou vidente, não prevejo o futuro.

  • Análise Futebol
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:27 pm

    O primeiro tempo foi mais do Real Madrid e o segundo foi mais do Barcelona. Resultado justo.
    André Gomes é horripilante. Messi não fez nada. Neymar perdoou o gol que seria o da vitória. Iniesta melhorou a equipe no segundo tempo. O Barcelona não é uma equipe de futebol, é um conjunto de individualidades.

    Por parte do Real Madrid, Zidane mexeu muito mal no segundo tempo. Cristiano Ronaldo pouco fez, esteve neutralizado. Modric foi o melhor da equipe merengue. Kovacic é um grande achado.

  • André Barros
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:31 pm

    Pessoalmente, apesar de não seguir com muito cuidado o futebol internacional, acho que tanto o Real Madrid como o Barcelona já nos habituaram a muitos melhores El Classicos. O jogo não teve a intensidade que sinceramente eu esperava, e muito jogadores andaram por várias momentos aos passos.

    Agora incrível como o jogo em si cria tantas situações polémicas (quase todas elas na 1º parte) e apesar de achar que no total o arbitro em lances como faltas, lançamentos no geral beneficiou mais o Real Madrid, eu acho que o Real Madrid têm mais razão de queixa. Revendo os lances que me recordo:
    – Penalty por marcar sobre o Lucas (apesar que até pode ser discutível, porque ele com o toque que deu na bola não ficava em boa posição para marcar);
    – Penalty por marcar pela mão do jogador do Barcelona (outra vez, acho que este pode ser discutível, mas em muitas situações seria marcado);
    – Poderia ter sido marcado penalty por agarrão do Mascherano ao Ronaldo (em muitos jogos o Ronaldo cava penalties assim, e o Mascherano é burro porque não têm nada que estar a puxar a camisola do Ronaldo dessa forma).
    Agora realmente na 1º parte o lance mais escandaloso foi a favor do Barcelona onde é possível ver que o Carvajal toca realmente com o braço e este tinha que ser marcado sem sombra de dúvidas. Houve outros lances onde Barcelona ficou a pedir por suposto braço mas depois das repetições deu para tirar a conclusão que eram lances limpos (onde num deles que me lembro o braço nem estava junto ao corpo mas realmente colado a ele).
    Na segunda parte no entanto, aquele fora-de-jogo tirado ao Real Madrid provavelmente não era, e seria um daqueles golos de encostar, em que estavam dois jogadores do Real prontos para isso.
    O golo do Suarez talvez esteja ligeiramente adiantado mas é dificil e o arbitro esteve bem.

    Relativamente ao jogo, acho que o empate acaba-se por adequar mais, mas depois de marcar o golo o Barcelona estava realmente a controlar o jogo e apesar de terem tido sorte em marcar nesse aspecto, acho que o Real ainda mais sorte teve, porque não estava a fazer nada por conseguir empatar, a não ser depender do Marcelo.

    Quantos aos jogadores:
    -Primeira parte gigantesca do Modric;
    -Segunda parte deliciosa do Busquets;

    Em destaque colocaria o Marcelo, que finta melhor que quase todos os extremos do mundo (mas no inicio do jogo abusou nisso e estava-lhe a correr mal) e também ao Sérgio Ramos (acho que esteve melhor que o Varane que cometeu muitas faltas na minha opinião) e acaba por ser responsável por mais um golo crucial.
    Pela negativa tenho que mencionar o guarda-redes do Barcelona … pois aquele jogo de pés por vezes correu bem e deu oportunidades ao Barcelona, mas por outras vezes eu acho que aquilo vai rebentar no próprio Barcelona e vão sofrer por isso.

    Relativamente aos melhores do mundo: Ronaldo não têm tanta capacidade de criar situações como antes, mas hoje até que quase marcou dois golos de jogadas claramente suas. Podia ter faturado noutras ocasiões, mas acho que no geral não esteve mal no jogo.
    O mesmo digo sobre o Messi, o Suarez ou mesmo o Neymar (apesar que o Neymar depois daquele grande trabalho não pode falhar o 2-0 daquela forma), mas acho que nenhum esteve num nível soberbo e o Messi em especifico não conseguiu fazer as suas arrancadas e parece-me um pouco em baixo de forma (muitos lances até teve bastante sorte em ganhar ressaltos porque senão a jogada morria em si).

    Resultado que à semelhança do Porto – Benfica foi uma machadada autêntica para o Barcelona, mas verdade seja dita, o Barcelona não merecia ter ganho isto tanto como o Porto. Mas no entanto, realmente o Real Madrid está numa posição muito boa, e o Barcelona a jogar como agora, ao contrário de alguns anos atrás, acho que vai continuar a perder alguns pontos.

    E quanta falta fazem jogadores como o Kroos e o Bale, que não puderam estar neste jogo!

  • NGSG
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:34 pm

    Jogo melhor do Real na primeira parte, jogo melhor do Barcelona (especialmente a partir do golo) na segunda, mas aceita-se o empate. Jogo fraco na generalidade.
    Do lado do Barça destaco o Pique, Busquets, Neymar (o melhor neste jogo do MSN) e do Iniesta! Jogo fraco do Rakitic, Andre Gomes e Messi um pouco apagado.
    Do lado do Real destaco a defesa toda (mas o Marcelo bem que podia centrar as bolas mas rápido) e o meio campo (grandioso até ficarem sem gás)! A sorte sorriu ao Real com um golo nos últimos minutos!

  • Stalley
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:35 pm

    Diria que houve mais casos de arbitragem, do que lances perigosos de parte a parte.
    Resultado acaba por ser justo, jogo fraquito, muita bola no meio campo, muita falta, alguns “cheirinhos” de parte a parte.
    Real Madrid teve bem na primeira parte, Barcelona depois do golo “caído” do céu, vem para cima e falha duas pipocas, a do Neymar é escandalosa! a do Messi metade da jogada é do Don Iniesta, que passe fantástico.
    Depois disso não houve assim nada demais, tirando uma cabeçada do Ronaldo e claro o golo habitual de Sérgio Ramos, uma “bomba” de cabeça.

    Pena que nem Kroos e Bale, tenham podido jogar devido ás lesões…este jogo também deu para ver que James não conta para Zidane, quanto entra Casemiro, Asensio e ainda é ultrapassado pelo puto Mariano, parece-me que diz tudo, quanto ao papel de James neste Real Madrid.

    Bem Real Madrid fica embalado para o titulo, um empate com “sabor” a vitória, tudo tranquilo e calmo para Cristiano Ronaldo e companhia, que venha 2017.

  • António Hess
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:39 pm

    E pronto, foi isto. Não foi um jogo ao nível do que Real e Barcelona podem oferecer (a arbitragem também acompanhou esta tendência, incrível os erros que se veem semanalmente em Inglaterra e Espanha… os portugueses talvez nem sejam assim tão maus), tendo prevalecido a razão em detrimento da emoção. O Barça, única equipa que necessitava verdadeiramente de vencer (para recuperar 3 pontos ao rival e ganhar um certo “boost” para as próximas partidas) teve, até ao golo (que até surge de bola parada), problemas em construir situações de perigo, havendo claro mérito por parte do Real (Zidane voltou a estar muito bem). Depois do tento de Suárez, os culés tinham que matar o jogo – e puderam fazê-lo. Os blancos deixaram muito espaço atrás quando procuraram o golo e Neymar e Messi puderiam ter ampliado a vantagem.

    A nível individual, o nome Sérgio Ramos é incontornável. Mais um golo decisivo num jogo grande para consolidar, ainda mais, o seu estatuto. Varane parece-se, curiosamente, com o central ex-Sevilla: fantásticos atributos atléticos, muita velocidade, mas alguns erros gritantes em alguns momentos (podia ter feito mais no golo do Barça, ainda que Suárez estivesse em posição irregular). De resto, Marcelo não fez a diferença no capítulo ofensivo, revelando as fragilidades no momento defensivo; Carvajal consistente; Kovacic está a tornar-se num belo jogador e Casemiro, ao invés do esperado, prejudicou a sua equipa. No ataque, Vazquez teve algumas arrancadas interessantes enquanto Ronaldo e Benzema pouco trabalho deram.~

    Nos da Catalunha, a exibição foi frouxa até ao golo mas depois de estarem em vantagem viu-se a qualidade que têm ao seu dispor. Iniesta é qualquer coisa de brilhante, André Gomes e Rakitic deixaram muito a desejar, enquanto o MSN resultou apenas em parte. Destaque, também, para um Piqué a alto nível.

    São 6 pontos de diferença que, embora importantes, não são decisivos. O Barça está numa fase menos positiva mas quando “engatam” são difíceis de travar enquanto o Real pode sofrer de um “bloqueio” a qualquer momento e perder pontos em jogos consecutivos. Siga!

    • B.Jardim
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:00 pm

      Marcelo não fez a diferença no capítulo ofensivo? Então quem fez? Pode não ter dado o melhor seguimento às jogadas, mas num primeiro momento era quase sempre ele o impulsionador dos ataques do real.

      • António Hess
        Posted Dezembro 3, 2016 at 6:31 pm

        Na minha opinião não fez a diferença… muitas ações erradas e mal a fechar, como hábito. Só o facto de admitires que não deu seguimento à maior parte das jogadas confirma isso.

  • Francisco Corona
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:41 pm

    Fui criticado quando disse que Turan não tem capacidade para jogar no Barça. Mas o tempo vai-me dando razão.

  • Tpcouto97
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:45 pm

    Os pararelos que se podem estabelecer entre as dinâmicas Porto-Benfica e Barcelona-Real Madrid ao longo destes últimos anos já se começam a amontuar…

  • The Monster
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:51 pm

    Resultado um pouco injusto para o Barcelona mas aceita-se.
    Na primeira parte o Real esteve tranquilo no jogo, controlou o Barcelona com alguma facilidade, e teve as melhores oportunidades durante esse período, o Barcelona como equipa foi uma lástima na primeira parte, o meio campo produzia pouco e o Barcelona só assustava quando a bola entrava no pé do Messi no último terço.
    O intervalo fez bem ao Barcelona, e o golo não podia vir na melhor altura um pouco contra a corrente do jogo, e com a entrada do Iniesta o jogo muda logo de figura, voltando por alguns momentos o famosos tiki taka, mas não materializou a sua superioridade em golos nas oportunidades que teve, e o Real acaba por ter a sorte do jogo nos descontos.

  • João D
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:55 pm

    Realmente o André Gomes não esteve bem. Pensou que estava num jogo da seleção.

  • B.Jardim
    Posted Dezembro 3, 2016 at 5:58 pm

    Má 2ª parte no Camp Nou.
    O Barça esteve bem na primeira fase de construção, principalmente através de Ter Stegen, conseguindo arranjar facilmente espaços entre a linha média e a linha defesiva do Real. Houve alguma displicência na altura da decisão dos lances por parte dos culés até que entra Don Andrés que traz mais critério ao jogo ofensivo da sua equipa e cria duas grandes situações de golo, primeiro deixando Neymar no 1×1 dentro de área e depois com um passe soberbo para Messi que atirou ao lado.
    Defensivamente a equipa não esteve fantástica, mas não concedeu grandes oportunidades de golo, tanto por ter apostado numa primeira linha muito pressionante como por jogar com as linhas muito próximas quando dentro do seu meio campo.
    O Real conseguiu contrariar muitas vezes essa 1ª fase de pressão do Barcelona, recorrendo bastante a Marcelo ou mesmo a investidas de Varane, mas não mostrou muito acerto na ligação entre os médio e os avançados, Ronaldo não é o jogador ideal para jogar de costas para a baliza (muito frágil) e Benzema esteve uma nulidade.
    Defensivamente mal o Real, permitindo ao Barça perfurar facilmente a sua pressão alta. Se Iniesta tivesse entrado mais cedo talvez a história fosse outra.
    Ronaldo, esteve pouco em jogo na segunda parte, mas o que fez fê-lo bem. Messi também apagado mas não sabe jogar mal. Neymar muito colado à linha, quase fazia um golaço. André Gomes cumpriu. Ramos fez um bom jogo, coroado com o golo do empate aos 90′, como é seu apanágio. Por último, o melhor em campo: Iniesta a ser Iniesta.

  • Kafka
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:01 pm

    Real Madrid não perde à 26 jogos para o campeonato, tendo ganho 22 e empatado apenas 4…nestes 26 jogos fez 2 jogos no Nou Camp e 1 no Calderón, e a tudo esta equipa sobreviveu…o recorde de Espanha são 38 jogos, neste momento só por milagre esse recorde não vai cair

    • SWABADZU
      Posted Dezembro 3, 2016 at 8:40 pm

      “só por milagre”? estamos a falar de 12 jogos (não de 2 ou 3) numa das ligas mais competitivas do mundo, mais noção…

  • Commander Shepard
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:05 pm

    Um bom jogo de futebol, com o Busquets a finalmente voltar ao seu nível, o Modric a brilhar e Ramos a decidir.
    Pique a pedir penalty para o Real, eu sempre soube que ele era secretamente madridista.

    • Kacal
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:12 pm

      Esqueci-me de falar nisso. Acusaram o Ronaldo de pedir fora-de-jogo no golo do Morata, aqui o Piqué também está a pedir ao arbitro para assinalar penalti a favor do Real?

    • Stalley
      Posted Dezembro 3, 2016 at 6:13 pm

      por acaso também tinha reparado…no meio de tanto caso, o homem até se trocou todo hahaha.

  • Daniel Alves
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:06 pm

    Jogo dividido, 1ª parte do Real Madrid, 2ª do Barcelona, resultado justo. Incrível as oportunidades que o Barcelona desperdiçou e que podiam ter matado o jogo. Aquela do Neymar então…quando se quer fazer um golo mais bonito do que o necessário dá nisto…Mas ainda bem que não marcou.
    Ramos e golos decisivos já começa a ser tradição. Mas foi castigo para o Barça, que andou o jogo sem o matar, sujeitou-se.
    Em relação à arbitragem, um penalti para cada lado (a favor do Real podia ter mais consequências, pois era logo aos 2 minutos), e mais um duvidoso para cada um. Suárez está fora de jogo no golo do Barça, mas é praticamente imperceptível.

  • KopMeister
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:15 pm

    O jogo não foi especialmente bom, mas teve emoção e alternativas como sempre, na primeira parte o Real Madrid foi superior, com uma pressão alta, graças ás ajudas de Vázquez, Modric, Kovacic e Isco, saindo com perigo pelo lado esquerdo do Marcelo que era o jogador com mais critério quando subia para atacar e sem conceder falhas na defesa.

    Na segunda parte, o Barcelona a partir do golo, teve muitos bons minutos coincidindo com a entrada do Iniesta, podiam ter acabado com o jogo, com duas grandes oportunidades de Neymar e Messi depois de um grande passe de Iniesta. No final do jogo, uma falta absurda do Arda Turan acabou com o golo do jogador, que normalmente resolve este tipo de jogos para o Real Madrid, Sérgio Ramos, resultado justo.

  • Jorge Leitão
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:26 pm

    Ronaldo é um terrível finalizador. Fora isso (como se fosse pouco ;) ), é banalíssimo.

    Como Luís Enrique foi, gradualmente, destruindo uma ideia de jogo e tornou o Barcelona… nisto. Convenhamos que não foi ele a iniciar o descalabro, andaram antes por lá uns artistas a… divagar, mas este está a esmerar-se.

    Por outro lado, desde que retiraram Messi da posição de falso ponta, o argentino não rendido o mesmo.

    • Santander
      Posted Dezembro 3, 2016 at 7:37 pm

      Não podia discordar mais, foi precisamente quando passou a jogar novamente a direita que voltou a elevar o seu nível, antes de Luís Enrique ele andava se a arrastar sendo que já se discutia se tinha acabado para o futebol, no primeiro ano de Luís Enrique em Barcelona é encostado à direita novamente volta a subir o nível e acaba por ganhar a 5 bola de ouro. Por isso não podia discordar mais dessa opinião

    • Santander
      Posted Dezembro 3, 2016 at 7:39 pm

      Em relação ao Ronaldo, só um comentário. Quem me dera ter um terrível finalizador como ele no meu Porto

  • Santander
    Posted Dezembro 3, 2016 at 6:41 pm

    Ainda ontem o disse. Ronaldo até pode ter passado ao lado do jogo, não vi a partida. Mas no lance do golo, quem é que o defesa do Barça seguiu abrindo espaço a Ramos, não mascarando a falha defensiva do Barça. Isto é só um exemplo da importância da simples presença de Ronaldo em campo.

  • bmcrl
    Posted Dezembro 3, 2016 at 7:35 pm

    Há gajos que comentam muitas vezes para ver se as pessoas acreditam. Existiram 3 penalties para o Real: falta de Mascherano sobre Vasquez; corte com a mão de Rakitic; Mascherano agarra descaradamente Ronaldo. Além disto, Busquets dá duas castanhadas para amarelo e nada, e o Modric viu logo o amarelo (o jogador que recupera mais bolas do Real quase todas as épocas).
    Enfim, já contra a Real Sociedad o Barça foi levado ao colo e vieram para aqui inventar um lance, só faltava dizerem é que o Barça foi prejudicado. E hoje mais do mesmo, com penalties ridículos num espaço de 20 minutos a não serem assinalados. Falam do Mundo Deportivo mas depois são iguais.

  • BSendas
    Posted Dezembro 3, 2016 at 7:44 pm

    Não percebo muito bem estas críticas ao Ronaldo. Foi rara a bola perdida por ele, não houve nenhuma jogada que morresse nos pés dele e em termos de posicionamento também esteve impecável. Levou a equipa às costas? Não, mas tirando isso não estou a ver o que se lhe possa apontar. Hoje o Real esteve um pouco coxo da ala direita, o Lucas e o Carvajal não fizeram um cruzamento decente e isso complica muito o jogo do Ronaldo. Do lado esquerdo, só dava Marcelo mas é preciso ver que a jogada típica é o Ronaldo transportar a bola até perto da área sempre com a preocupação de dar espaço ao Marcelo para subir e depois colocar no Marcelo enquanto se desmarca para o centro da área. Para além disso, notou-se que do real só o Ronaldo é que remata à baliza porque dos restantes não aparece nada. Por isso volto a repetir que não percebo as críticas ao Ronaldo

  • jpcacelas
    Posted Dezembro 3, 2016 at 7:49 pm

    – Quando o Barcelona desembolsou 50M de Euros pelo André Gomes eu pensei: “Bem, se calhar eles vêm nele algo de tão especial que eu não vejo, vamos dar um desconto e ver como corre”. Realmente o miúdo até tinha começado bem, mas agora com a equipa em queda de forma vêm ao de cima todas as suas fragilidades. Não é jogador para o Barcelona, ponto final. A adicionar a este Rakitic em queda de forma diria que não é um meio campo digno de Barcelona. Salve-se o Busquets que fez uma ótima segunda parte.

    – Jogadores deste calibre a falharem golos dados? Leia-se Messi e Neymar. Pensei logo “Quem não marca, sofre” e não fosse este jogo contra o Real que adora vê-las lá dentro depois dos 90.

    – O James têm urgentemente de rumar a outro clube. A partir do momento em que a equipa está a perder e o Zidane até o Casemiro prefere meter, está tudo dito.

Deixa um comentário