Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O campeonato que já foi de Ronaldinho, Cristiano ou Messi é hoje dos racistas»

Vai agitar o Verão? Não é crível que deixe o Real, mas tem tido um ambiente hostil em todos os estádios, parece cada vez mais cansado com esta situação, e só tem contrato até 2024, o que poderá alimentar alguns rumores.

Vinícius Jr. voltou a ser alvo de insultos racistas, desta feita no encontro entre Valencia e Real Madrid (acabou com a vitória dos valencianos por 1-0), tendo inclusive sido expulso, e no final da partida usou as redes sociais para deixar uma mensagem forte, com críticas diretas à La Liga e a Espanha. “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até ao fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, escreveu o brasileiro.

VM-Desporto
Author: VM-Desporto

142 Comentários

  • Stravinsky
    Posted Maio 21, 2023 at 10:33 pm

    Totalmente solidário com o Vinícius neste ponto porque o racismo é crime e devia ser abominado!
    E eu nem sou suspeito porque o considero um excelente jogador mas detesto o seu feitio.

  • DNowitzki
    Posted Maio 21, 2023 at 10:51 pm

    Assisti a um bate-boca entre o Anceloti e um jornalista em que este advoga que os espectadores lhe chamaram «tonto».

    Bom, não sei se sim se não, mas a verdade é que o Vinicius tem sido alvo de racismo diversas vezes em Espanha. Isso é intolerável e a liga espanhola tem de fazer alguma coisa mais séria.

    É caso virgem? Claro que não! Quem se esquece do agora caído em desgraça Daniel Alves a comer uma banana que um grunho lhe atirou da bancada?

    Estes fenómenos da imbecilidade dita humana não são exclusivo de um povo ou de um clube, estão disseminados pelo mundo. Como vamos ter sempre bárbaros enquanto o ser humano existir, convém aplicar «justiça a sério» e deixarmos de andar com paliativos e multinhas de trampa.

    • Wey
      Posted Maio 22, 2023 at 9:45 am

      Nem me lembrava dessa do Dani Alves. Sem duvida a melhor resposta, mas nao gerou tanto sururu porque o povo/media querem e sangue e guerra .

    • Littbarski
      Posted Maio 22, 2023 at 10:25 am

      Tenho ideia que essa situação com o Dani Alves foi na Rússia e não em Espanha, mas isso não invalida que em Espanha se tenham registado alguns casos de racismo.
      Não sou a melhor pessoa para falar do país, uma vez que, das poucas vezes que visitei o país, não presenciei alguns actos de xenofobia, portanto, posso ter ficado com a impressão, talvez errada, que a generalidade da população é xenófoba e sendo o Vini um estrangeiro, negro, figura de um dos maiores clubes de futebol do país, torna-se um alvo fácil, agora se querem limpar a imagem da liga e do país, têm que começar a punir estes actos, não basta ter só nos regulamentos.

    • Borsalino
      Posted Maio 22, 2023 at 10:29 am

      Sou simpatizante do Barcelona e não gosto nada do Real Madrid, mas é só ir na Internet e é audível o que os adeptos (e sim, foram muitos) do Valência estavam a chamar ao Vinícius, desde que o autocarro do Real Madrid chegou ao estádio, ou seja, não foi só durante o jogo. Um jornalista negar isso é ainda mais vergonhoso do que as centenas ou milhares de adeptos que chamaram o Vinícius de “mono”.

  • Kafka
    Posted Maio 21, 2023 at 10:52 pm

    -O racismo não é o normal na La Liga, existem 380 jogos por época, no total de 34.200 minutos, e nem de perto há situações de racismo nesses 34.200 minutos, são situações excepcionais, logo NÃO é normal. ou então o Vinicius é burro e não sabe o significado de normalidade

    -A La Liga não é racista, tal como expliquei rm

    -Espanha não é racista, o Vinicius que apresente uma única lei em Espanha que diga taxativamente que se o indivíduo X fôr branco tem direito mas se fôr preto não tem direito, não consegue apresentar uma única lei assim, logo Espanha não é um estado racista

    Se há racistas em Espanha? Há racistas em Espanha como há nos 200 países do Planeta a começar pelo país do Vinicius, o Brasil também tem imensos racistas e para os 2 lados, há pretos que são racistas com brancos e brancos racistas com pretos, mas não é por isso q o Vinicius diz q o País dele é racista, logo não tem de dizer q Espanha é racista, porque não é racista

    • Bino Costa
      Posted Maio 21, 2023 at 11:23 pm

      Começou o clássico discurso dos apologistas do racismo.

      • O Vinicius joga a liga inteira em vários estádios e diz que o racismo é normal nos jogos, mas não, tu é que sabes porque adquiriste a verdade através dessa tua matemática simples;
      • A La Liga é racista no sentido em que não penaliza severamente quem pratica estes actos;
      • Obviamente, tu percebeste que ele não quis dizer que o Estado espanhol é racista, mas sim uma boa parte da população;
      • Não sei onde viste o Vinicius dizer que o país dele não é racista, suposição tua apenas. Claro que tinha de terminar na comparação ignóbil do racismo inverso, podes-me dizer qual foi a comunidade de negros que escravizou brancos durante séculos como mercadoria?

      Parece-me óbvio que o discurso é exagerado e a quente, mas este descredibilizar e desvalorizar estes momentos é que nos impede de andar para a frente e punir os racistas.

      • Nickles
        Posted Maio 22, 2023 at 8:13 am

        Queres racismo a sério? Vai à África do Sul e pergunta como se sentem os Boers (que são agricultores) e o porquê de estarem a abandonar o país. Maaais, depois de pesquisares sobre o que anda acontecer por lá pesquisa também sobre o 3o maior partido político, o EFF, e o seu líder Julius Malema.
        E aí entendes o que é racismo a sério

        Mas claro que nessas notícias não está lá nenhum comentário teu

        • Kafka
          Posted Maio 22, 2023 at 8:55 am

          Nem mais, África Sul é um excelente exemplo de racismo e xenofobia contra brancos, tugas então estão smp a serem mortos, mas isto o mainstream não fala pq a narrativa é que não há racismo contra brancos ???

        • lipe
          Posted Maio 22, 2023 at 9:30 am

          Será que a África do Sul tem uma história recente algo marcada pelas tensões raciais (pra usar um eufemismo)?

          • Nickles
            Posted Maio 22, 2023 at 9:40 am

            E isso justifica o que acontece com os Boers em 2023 onde mesmo?

            • lipe
              Posted Maio 22, 2023 at 9:46 am

              Não há justificação para o racismo, mas referir a África do Sul sem contextualizar devidamente é desonesto e tu próprio sabes disso.

              • Nickles
                Posted Maio 22, 2023 at 10:02 am

                O que é preciso contextualizar em Boers estão a ser mortos por questões raciais em pleno 2023?

                • lipe
                  Posted Maio 22, 2023 at 10:37 am

                  Décadas, se não séculos de tensões raciais; o facto de, diariamente, ocorrerem dezenas de homicídios no interior sul-africano (acho que em relação às cidades nem preciso de dizer nada); o facto de estes homicídios não terem como alvo exclusivamente ou desproporcionalmente o homem branco.

                  Estou bem longe de ser um gajo “woke” mas tentar pintar a ideia de uma caça ao homem branco na África do Sul é demais até pra mim.

                  Não sejas um idiota útil, vai além das manchetes.

                  • Nickles
                    Posted Maio 22, 2023 at 10:51 am

                    Um idiota útil que lê manchetes tão bom ? 
                    Mas tu conheces-me de algum lado sequer? E se te disser que vivi alguns anos, e não foram poucos, entre Moçambique e África do Sul e presenciei esta mesma realidade. É que ninguém me contou. Ao contrário de ti não precisei de ir ver noticias agora a correr para vir argumentar o que quer que seja 

                    • lipe
                      Posted Maio 22, 2023 at 11:07 am

                      Eu só te conheço pelo que escreves por aqui, portanto perdoar-me-ás se disser que a amostra não é grande coisa.

                      Se de facto viveste entre Moçambique e a África do Sul saberás que falamos de um país onde para muitos a vida humana vale menos que o chão que pisam, independentemente da cor de pele de quem mata e de quem é morto.

                  • Nickles
                    Posted Maio 22, 2023 at 10:51 am

                    E mais aponta ai o momento em que digo que existe a tal caça ao homem branco na África do Sul? Eu até especifiquei quais os Boers, que são os agricultores, está lá escrito é só saber ler. Portanto cai logo por terra essa tua teoria de que eu disse que qualquer homem branco é perseguido na África do Sul.
                    Claro que não és woke mas comportaste como tal, exagerando quando a argumentação começa a ser escassa

            • Fantantonio
              Posted Maio 23, 2023 at 1:42 pm

              Não há justificação, mas há contextualização. Até para a questão do aparecimento de partidos como o EFF.

              Tanto Afrikaanders, tal como os Boers nos países da mesma região de África e migrantes europeus fruto de políticas económicas desfavoráveis aos países africanos para obrigar a que os seus recursos a entrassem no mercado global pós-colonialismo na África negra em geral e pós-apartheid na África do Sul em particular, são os maiores detentores de propriedade, ainda gozam de um certo favorecimento social estrutural, fruto também de uma disparidade económica desfasada do que deveria ser a realidade, tendo em conta a demografia, por questões históricas. O apartheid acabou, mas no papel e os Boers podem estar a fugir do país por medo agora, mas a verdade é que não são eles que têm que viver em locais com as condições de Alexandra ou Ponte City e tenho a certeza de que também não foste tu. Escusado será dizer que são propriedades e meios que os seus antepassados adquiriram com meios que… enfim, acho que não é preciso soletrar.

              Sendo que a África do Sul é um país capitalista que defende a propriedade privada, os seus habitantes não têm grandes possibilidades de competir em pé de igualdade no ponto de partida do elevador social, logo, o aparecimento de movimentos como o EFF e o ressentimento xenófobo pelos brancos aparecem como consequência disso, dessa ineficácia sistémica das instituições de combater disparidades históricas, visto que os Boers foram o grupo étnico mais determinante no regime de apartheid sul-africano e após o apartheid acabar continuaram com as suas vantagens socioeconómicas virtualmente intactas.

              • Rosso
                Posted Maio 23, 2023 at 2:29 pm

                Porque é que não há elevador social nos países capitalistas? Então e nas economias meramente planificadas, há, para além do cartão do partido único?

                Todos nos lembramos do Apartheid e temos noção do quão iníquo e desprezível era esse sistema, mas o Malema não é melhor. Num país que teve Mandela, um exemplo mundial de conciliação, inspirar-se em Mugabe é aberrante. Para mais, além dos ataques de ódio contra os brancos da parte dos Malema, há imensa xenofobia, e bem explícita, contra imigrantes de outros países de África. É por isso que me rio quando vêm com expressões como “racismo inverso”.

                • Fantantonio
                  Posted Maio 23, 2023 at 4:15 pm

                  Eu posso responder por quê, mas a última vez que entrei no rabbit hole ideológico aqui do VM, não foi uma experiência agradável, por isso, tendo a não expressar-me tantas vezes aqui nestes tópicos porque perco um pouco de esperança ao saber da visão de um punhado de indivíduos. Sou muito pessimista.

                  A maioria dos países africanos alinha dentro do consenso neoliberal, mas o elevador social não funciona porque os locais onde funciona precisam que lá – e no Sul global: no Sul e Sudeste asiático não é muito diferente, o Médio Oriente já foi pior, mas não é propriamente estável – não funcione, por questões económicas: manter a mão-de-obra barata, manter os preços de certos alimentos e matérias-primas a um certo valor e manter os acordos económicos a favor dos países que mais riqueza concentram para manter o status-quo, daí haver guerras proxy, golpes, líderes fantoche, financiamento de fações diferentes pelas mesmas potências, algumas vezes por forças internacionais antagónicas em simultâneo, etc etc. e isso sempre assim foi, antes diretamente pelo colonialismo, agora pelo imperialismo e o neoliberalismo económico.

                  Nas economias meramente planificadas, depende de que caso estejas a falar, mas na maioria das implementações, os indicadores de esperança média de vida, saúde, educação, saneamento, habitação aumentaram consideravelmente face ao sistema anteriormente em vigor, assim como outros indicadores como a mortalidade infantil, pobreza alimentar baixaram drasticamente. Agora, em termos de continuidade e longevidade, não gozaram da mesma estabilidade nem de séculos de açambarcamento de recursos e riqueza que os países capitalistas ocidentais gozaram, e a maioria apoiada em bases dadas pela experiência socialista usurpada pelo estalinismo na URSS, acabou por estagnar ao desenvolver aparelhos de estado altamente burocráticos, antidemocráticos e paranoicos, algumas vezes por instinto de sobrevivência, como os casos na América Latina por interferência dos EUA, outros através de brutalidade e pura obsessão por poder. O internacionalismo, como conceito socialista é inerentemente diferente de acordos económicos dentro do consenso neoliberal porque visa a autodeterminação e entreajuda entre os povos, não acordos de exploração, mesmo que mútua, de recursos e mão-de-obra. Para além disto, toda a economia é de certa forma planificada, não existe capitalismo ou liberalismo sem intervenção estadista em nenhum lugar do mundo neste momento da História, e já vem de há décadas, a diferença é que nos estados de matriz socialista a praticar capitalismo de estado essa questão do elevador social não se coloca porque visa essencialmente dar as ferramentas básicas necessárias ao indivíduo para ter uma vida digna, sendo o objetivo a sociedade sem classes, pelo menos, em teoria. Garantidamente, em nenhum deles, construções e rendimentos como as de Alexandra seriam dadas como condições aceitáveis para viver, a capacidade de dar resposta não sei se seria melhor ou pior, dizer-te que sim ou que não seria pura conjetura.

                  Quanto ao resto, já expliquei, até no outro comentário que te é uma resposta direta mais abaixo, a diferença que existe de racismo individual e sistémico, por que é que racismo reverso ou inverso não é uma coisa, a diferença do comércio transatlântico de escravos para o resto, assim como as diferenças étnicas não serem diferenças raciais, apesar de serem ambos conceitos socialmente criados e biologicamente falando sem base, visto sermos todos humanos, como consequência direta da ineficácia da herança colonial e do eurocentrismo das instituições, mesmo fora da Europa, a perpetuarem certas dinâmicas que favorecem herdeiros de estruturas de poder antigas, estereótipos e acabarem por abrir brechas na condição de ódio mais visceral das pessoas e frustração pela sua situação socioeconómica, abrindo espaço a partidos como o EFF em países como a África do Sul. A nós também nos acontece, mas por reflexo de defesa do status-quo, não por ressentimento histórico, o que acaba por dar força a partidos de extrema-direita, algo que agravar-se-á nas próximas décadas se as preocupações das pessoas e as condições de habitabilidade do mundo em geral não forem atendidas. A tendência será o outrismo porque o fluxo migratório não diminuirá e a população em geral terá sempre maior facilidade em apontar o dedo aos outros do que compreender as idiossincrasias sistémicas que impedem que a sua realidade seja diferente. O que nos vai trazer a mais debates como este, seja sobre um jogador de futebol ou um gajo que apareceu cá a apanhar couves em Odemira.

                  • Valentes Transmontanos
                    Posted Maio 23, 2023 at 7:20 pm

                    Só agora li este comentário e não percebo como não tinha likes. Provavelmente por ser extenso as pessoas nem se deram ao trabalho. Ou então não calhou verem, tal como eu até agora.

                    Parabéns pela seriedade. Eu também sou pessimista, mas um bocadinho menos depois desse comentário.

                  • Rosso
                    Posted Maio 24, 2023 at 2:03 am

                    Já vi que temos visões bastante diferentes, tanto económicas como políticas. Reduzir o capitalismo a neoliberalismo é uma caricatura. Não sou neoliberal e não acredito na cataláxia nem na desregulação da economia – é uma utopia tão patética como marxismo, embora inversa, porque acredita na bondade do empreendedor e do agente económico e diaboliza o estado. Economia sem intervenção estadual é um instrumento À deriva, tão grave como uma democracia sem separação de poderes. Mas as economias planificadas revelaram-se um absoluto falhanço a nível económico (e humano). De tal forma que mesmo países nominalmente comunistas adoptaram aspectos da economia de mercado e cresceram a olhos vistos, casos da China (cujo sistema político é abominável) ou do Vietname. Aliás, toda a Ásia cresceu imenso graças ao capitalismo. Centenas de milhões de pessoas saíram da pobreza extrema. e nem me refiro ao Japão, mas a países que eram colónias, como Singapura e a Coreia do Sul (a Índia é um fenómeno diferente, por razões culturais). Em contrapartida, Cuba continua uma prisão política e económica 8não nego também os efeitos do estúpido embargo americano) e a Venezuela recuou a olhos vistos. Se os países asiáticos o conseguiram, porque não conseguirão os africanos, a começar pela África do Sul?

                    E com isto, aproveito para responder ao teu outro comentário. Dizes que não há racismo inverso. Catarina Martins também o disse e não podia estar mais de acordo. O racismo é todo igual, é pensar que só existe num sistema branco e não nm negro é precisamente, uma ideia racista, porque pressupõe que os brancos sejam intrinsecamente racistas e os negros não o possam ser, o que é no fundo infantilizá-los e eximi-los aos piores horrores da Humanidade. E discordo completamente quando dizes que as atrocidades dos japoneses não foram racismo porque “estão dentro do mesmo grupo étnico”. Nesse caso, o holocausto também não se pode considerar racismo porque muitos judeus são racialmente parecidos com os alemães, sendo que por vezes se era considerado judeu porque um dos progenitores o era. Nem xenofobia, porque eram do mesmo . Por essa tua lógica, as leis raciais contra os judeus deixavam de ser raciais. E os horrores na ex-jugoslávia? E os massacres de tutsis e hutus? Não é racismo? E na história moderna houve negros que, ascendendo ao poder, oprimiram outros, como no Haiti e na Libéria. Por isso, quando me falas em “povos historicamente oprimidas”, posso sempre demonstrar que todos os povos, todos, podem ser oprimidos como podem ser opressores, assim como posso mostrar que tendo a tecnologia e os meios, a escravatura podia ser elevada a enormes padrões por todos os que a praticassem.

                    • Fantantonio
                      Posted Maio 24, 2023 at 4:03 pm

                      Bem, possivelmente, não terás lido o comentário que te deixei abaixo porque expliquei que os brancos podem experienciar racismo individual em certos trâmites, apenas o racismo que não é de pessoa para pessoa tem ramificações para lá de individualismos e contextos que se resumam unicamente ao presente, mas tudo bem, não me importo que ponhas o que disse nessa caixa.

                      Em relação aos exemplos que estás a dar: sim, são na maioria casos de xenofobia, não de racismo. Nas próprias regiões onde aconteceram poder-se-á saber das nuances que os diferenciam em termos étnicos (eu não disse que são do mesmo grupo étnico, mas sim da construção social do grupo racial a que lhes atribuem a pertença, no caso da China e do Japão), mas fora dessa esfera, os estereótipos que lhes são colados são essencialmente os mesmos: quem é racista por x motivo para com um chinês, também o é para o mesmo motivo para o japonês ou coreano. Da mesma forma que a pluralidade étnica africana nunca é tida em conta, tutsis e hutus são etnias diferentes, mas se os colocares num contexto europeu, muito provavelmente ambos tiveram indivíduos escravizados da mesma forma, desumanizados da mesma forma e despidos dos seus próprios contextos culturais e árvores genealógicas de tal forma, que os seus descendentes nem sabem nem têm como saber se são tutsis ou hutus, daí a singularidade do comércio transatlântico de escravos. Entre os balcãs, tratam-se de diferenças étnicas também, portanto, xenofobia. Para com os judeus, é o fenómeno chamado antissemitismo. A xenofobia é um âmbito dos estudos sociológicos da construção social da raça e uma forma de discriminação dentro do mesmo campo que o racismo, mas não é o mesmo do que classificamos como racismo, apesar da estupidez humana e as suas consequências estarem lá espelhadas de semelhante forma, quanto ao ódio básico e visceral pelo outro.
                      Tanto no caso do Haiti, como da Libéria, ignorar toda a História a que levou à soberania de ambos, com as devidas diferenças contextuais, também é extremamente redutor porque ambos vêm de um contexto de ressentimento e revanchismo. Isso acontece desde sempre entre qualquer povo, lógico, a questão é que ambos tiveram herança colonial de tráfico de humanos para utilização como gado, não esperarias certamente que fosse “olhe, senhor colonizador, agora que declaramos independência, está tudo bem, somos todos amigos”, não é assim que funciona. Até porque a fundação da Libéria como estado é uma aberração que em tudo tem a ver com o racismo institucional nos EUA e uma experiência acabou sabotada na mesma.

                      Quanto ao início, sim, concordaremos em discordar bastante, até porque eu nem utilizei “capitalismo” “liberalismo” e “neoliberalismo” como sinónimos, nem indiscriminadamente. Estamos de acordo quanto à intervenção estadual e quanto ao capitalismo desregulado e a mão invisível do mercado como barómetro do que sobrevive e decai serem utópicos. Contudo, após a queda do Muro de Berlim, não importa se és marxista, neoliberal, liberal clássico, socialista libertário, wtv, porque todas as nações passaram a operar dentro do consenso neoliberal, ou, pela nomenclatura formal, do Consenso de Washington, que obriga praticamente todas as nações que queiram comercializar os seus bens a entrar no mercado global, mediante a aplicação de certas medidas. Todos os países que escolheram ou foram levados a escolher (neste grupo podes englobar todos os países a que me quis referi quando falei em nações que foram levadas a aceitar acordos económicos desfavoráveis) operar dentro do mercado global aplicaram, com aplicações e resultados muito diferentes e díspares em todo o mundo, muito porque a aplicação de boa parte dessas medidas em países subdesenvolvidos apenas mantê-los-ia na generalidade, como economias dependentes de ajuda externa, para além de acabar por servir como prova de que trickle down economics não funciona, e que praticamente todos os países que as aplicaram praticamente na íntegra ou quase, têm das maiores assimetrias socioeconómicas algumas registadas por qualquer outro regime. A Suécia, a única social-democracia do modelo escandinavo que assumidamente tentou aplicar políticas estritamente neoliberais para o seu desenvolvimento económico no início dos 90, teve que recuar porque até hoje, tem o recorde da OCDE de maior aumento da desigualdade e disparidade económica alguma vez registados num curto espaço de tempo (não confundir com maior desigualdade e disparidade económicas dos países da OCDE, não é isso que estou a dizer, convém ler bem). Ainda assim, em certa medida, nisso continuamos.

                      As economias meramente planificadas – novamente, dependendo de qual caso estejas a falar porque não foram um monólito e há diferenças, mas abreviando, que isto já dá para queimar pestanas – falharam, em parte por esta noção de ter que haver algum tipo de troca comercial global sem interferências externas, quer geopolíticas ou macroeconómicas. Dizer que falharam em toda a linha é falacioso porque a maioria dos países do Leste europeu, por exemplo, ainda não tem os mesmos níveis de produção desde a altura pré-transição. A “terapia de choque” levou a consequências nos antigos estados nominalmente comunistas tais, que demoraram bastante mais tempo a recompor-se do que seria expectável, assim como os da América Latina, mas isso, parte sempre de que prisma estivermos a ver as coisas porque as alterações de regime eram vistas como uma adoção da liberdade democrática semelhante à ocidental da parte desses países, o resto nunca foi assim muito publicitado. A questão é que as economias meramente planificadas enquanto operaram numa lógica de cooperação internacional, conseguiram alguns feitos completamente notáveis e que competiam com o lado Ocidental em termos de progresso. Ignorar que a URSS foi de um país proto-feudal que praticamente nem comboios tinha a ser a primeira nação a levar humanos ao espaço numa questão de décadas, que a Albânia foi o primeiro país de sempre a ter uma rede elétrica completamente operacional com cobertura em todo o seu território nos anos 70, que muitos dos motivos pelos quais os países do antigo bloco de Leste começam agora a recuperar é precisamente por herança comunista, pois detinham níveis de educação, industrialização e profissionais especializados muito altos, não é possível.

                      A Venezuela nunca sequer teve uma economia meramente planificada, a iniciativa privada já era maior que a maioria dos países europeus, mesmo no auge do chavismo, portanto, nem vale a pena englobar neste assunto. Ainda assim gostava de saber qual é o país estável económica, social ou politicamente quando um presidente é alvo de 11 golpes de estado num espaço de um par de anos, depois de assumir poder, com embargo económico e sanções em cima. Mas é olhar para os resultados dos programas sociais entre 2003 e 2011 e os seus resultados e perceber porque é que não era assim tão mau e foi colado a um espantalho puramente por conveniência geopolítica. A nacionalização do petróleo e a utilização do dinheiro que daí veio para desenvolver políticas para ajudar a população, foi em tudo semelhante ao processo da nacionalização do petróleo por parte da Noruega, a diferença está no antagonismo aos EUA que um e o outro país não fizeram. Nem se trata de uma questão de um país ser democrata e o outro não porque se fosse esse o motivo, não haveria negociatas com a Arábia Saudita e seus vizinhos sheiks da Liga Árabe por essas mesmas matérias-primas.

                      A China e o Vietname mesmo adotando medidas capitalistas (fizeram-no por uma questão de sobrevivência, precisamente por ser necessária uma cooperação internacional de algum género numa economia global, nenhum país sobrevive no isolacionismo), continuam a ser economias extremamente planificadas. Toda a influência de mercado internacional funciona em prol dos limites que esses estados permitem, nada está acima do que esses estados consideram ser o interesse público. Tiveram que atirar mão-de-obra barata aos problemas que enfrentaram precisamente por causa da conjuntura dos tempos e agora estão a colher os frutos do seu rumo político como experiência socialista e os mercados não têm como os excluir porque o desenvolvimento astronómico global das últimas décadas, deve-se essencialmente a estes países fazerem esse jogo.

                      Se quisermos falar de custo humano, o capitalismo no mesmo espaço temporal, bateu o comunismo aos pontos, o Churchill sozinho pela fome de Bengala e as consequências nas décadas seguintes quase que cobre sozinho as piores estimativas que atribuem aos regimes comunistas, não é por fazer outsourcing de miséria, da exploração e da fome que um é desculpável e o outro não. O mesmo aplicável a todos os países africanos dentro do consenso neoliberal e antes, enquanto colónias alvo de exploração. Se achas que o desenvolvimento asiático é tudo rosas e ignoras a consequências abjetas que tiveram para que esses milhões emergissem da pobreza, tudo bem por mim, como disse, concordaremos em discordar. Contudo, recomendo Ha Joon Chang – sul-coreano e capitalista – “Chutando a escada”, a perspetiva dele quanto a este assunto e como os mecanismos do mercado livre global funcionam como um meio de manter assimetrias geopolíticas e socioeconómicas é mais eloquente do que algo que eu alguma vez conseguisse expor num comentário no VM e aí talvez percebas melhor por que é difícil haver elevador social na África do Sul. Se quiseres, lê, fica a recomendação; se não quiseres, tudo bem, eu percebo, temos visões diferentes em relação ao modo como o mundo opera, não te tentarei convencer mais do contrário.

                    • Rosso
                      Posted Maio 24, 2023 at 5:59 pm

                      Só uns pontos, porque a tua resposta é longa e o meu tempo curto: começando pelo fim, dizes que houve consequências abjectas na saída de milhões de pessoas de países da pobreza: então mas o mesmo não se pode dizer dos países do antigo Bloco de Leste? Quais os custos humanos e políticos para que a URSS mandasse o Gagarin ao espaço? Mesmo no que toca ao bem estar dos cidadãos, se tinham alguns benefícios de um aparelho colectivista, nem por isso a sua qualidade de vida pode ser equiparada ao da Europa ocidental, por exemplo (retiro o caso português por razões políticas óbvias, era outra ditadura)? Basta ver as casas em que viviam. E por favor, o exemplo da Albânia não é de todo feliz: eu já lá estive, ouvi testemunhos e pude aprender sobre toda a miséria e atraso que aquele país atravessou durante o regime do Hoxha, para além de que era completamente paranóico e repressivo, um pouco à imagem da Coreia do Norte (a certa altura, sair do país era punível com pena de morte). Sobre outros casos, não esquecer que a Venezuela teve bem mais pujança em décadas anteriores a Chavez (que ganhou mais por causa da corrupção que grassava e que também ele tinha tentado um golpe de estado, e de resto os discursos dele não são tão diferentes de Bolsonaro como isso). e não considero que o exemplo de Churchill em relação à Índia seja aplicável, uma vez que era o período entre guerras, numa lógica colonial. A´India abriu-se ao mercado há não muitos anos e não se tem dado mal.
                      A Suécia não é o único país tendencialmente social-democrata que se liberalizou: a Dinamarca fê-lo (foram eles os criadores da flexi-segurança) e ganharam com isso. De resto, é mais uma actualização da social-democracia, como é a subida da idade da reforma, acompanhando a esperança média de vida.

                      Sobre as diferenças entre racismo e xenofobia, discordo de todo: é impossível não ver o antissemitismo dos nazis como racismo. Só em sentido absolutamente estrito e académico se poderá dizer que o racismo varia de raças completamente diferentes, como brancos, negros ou asiáticos. Se a “solução final” não é o perfeito exemplo de racismo levado ao extremo, então não sei que será.

                    • Fantantonio
                      Posted Maio 24, 2023 at 9:44 pm

                      Quanto à tua primeira questão: por muito inacreditável que te possa parecer, sim, o nível de vida até aos finais dos anos 70 era em média comparativo a nações capitalistas ocidentais. Quem o diz não sou eu, nem é propaganda comunista do século passado ou deste, mas sim os relatórios de inteligência da CIA sobre a URSS e países adjacentes no Leste europeu, disponíveis abertamente no seu site, bem como boa parte das operações de intervenções e golpes na América Latina em países que demonstrassem resquícios de ambição de se tornarem experiências socialistas, está lá tudo publicamente. O brutalismo da arquitetura soviética advém de uma necessidade de garantir a habitação como um direito universal e de ideologicamente, uma casa ser vista como abrigo, não como um bem passível de especulação e exploração económica. Com isto, não quero dizer que mesmo no auge fossem paraísos para se viver, tinham limitações que são de conhecimento comum e consensuais, independentemente do quadrante político de cada um.
                      O caso da Albânia, eu concordo contigo absolutamente sobre a análise geral e não precisei de lá ir, eu sei que assim foi. Porém, tal como referi no comentário, é importante enquadrar “enquanto esses países operaram numa lógica de cooperação internacional”. O Hoxha foi efetivamente um agarrado ao poder, paranoico e virou isolacionista por isso mesmo porque quebrou com todos os parceiros comerciais que poderia ter, mas antes de o ser, a Albânia teve um desenvolvimento considerável, face à sua condição anterior à revolução e isso nem sequer é discutível. O estado péssimo em que ficou mais tarde também não o é, concordo.

                      O caso da Venezuela é o seguinte: havia riqueza, havia exploração privada e capital estrangeira, mas também havia disparidades socioeconómicas muito grandes e índices um pouco preocupantes que só depois do Chávez lá chegar viram melhorias e são coisas que têm impacto direto na vida das pessoas: como os níveis de literacia, o acesso a saúde, etc. Não difere muito de outros países da América Latina e europeus em relação a medidas. A maneira como foi empregue, bem como a postura face aos EUA e as crescentes nacionalizações já lá para o fim, quando já era alvo de sanções por tudo e mais alguma coisa é que minaram por completo qualquer coisa de positiva que tenha sido feito. O Chávez tinha muito de populista no seu discurso, concordo, mas teve também uma genuína preocupação com o melhoramento da qualidade de vida dos venezuelanos enquanto pôde utilizar o petróleo apenas para financiar os programas socias, algo que com as sanções sobre a exploração do próprio petróleo, se tornou bastante mais difícil. Vê que com a crise energética causada pela guerra na Ucrânia, os EUA tentaram abrir conversações diplomáticas e levantar sanções contra a Venezuela (e contra o Irão). No fundo, nunca é um jogo sobre o tipo de regime ou o grau de desenvolvimento, repressão ou liberdade, tudo se resume a se as relações internacionais geopolíticas estão a favor da cultura dominante.

                      O caso do Churchill é exatamente como disse em relação ao resto: dependendo de que prisma quisermos ver a História, vai ser relativo o que consideramos o custo humano que cobrou em prol do Império Britânico. O mesmo se pode dizer em relação à exploração e brutalidade coloniais no geral. O mesmo se pode dizer sobre os números de mortes em processos revolucionários e medidas domésticas que não tiveram resultado (outro caso ocidental comparável ao que normalmente associamos a argumentos anticomunistas, seria o da fome da batata na Irlanda). Ser feito fora ou dentro de fronteiras não o torna menos ou mais legítimo. E já agora, a fome de Bengala e a negligência britânica tiveram também motivações raciais, a posição do Churchill sobre o assunto é bem pública também.

                      Nas atualizações das sociais-democracias, eu bem sei que a Dinamarca, a Noruega, a Finlândia, a Islândia também tomaram medidas inseridas no consenso neoliberal, mas a Suécia foi o único caso onde se tentou passar de social-democracia para o neoliberalismo deliberadamente por completo e depois teve que se aperceber que não era bem isso que era melhor para todos, foi isso que quis dizer. Caso não tenha sido explícito nesse quesito, peço desculpa.

                      Quanto ao último parágrafo: percebo o que dizes, visto que do ponto de vista ideológico Nazi, se considerava arianos, eslavos, latinos, judeus, etc. como grupos raciais diferentes e como tal, sendo os judeus vistos como uma raça inferior, seria um caso de racismo visto desse prisma e por essa crença. Contudo, em última instância, do ponto de vista de como socialmente construímos o conceito de raça neste século analisando a História de diferentes grupos sociais, o Holocausto é um exemplo extremo de antissemitismo, que é um caso de ódio mais específico do que o racismo e a xenofobia, daí ser um pouco diferente, mas estudado no mesmo âmbito, assim como os pogrom eram. Se quiseres ver qualquer genocídio da História entre etnias como racismo, não tenho problema com isso, atenção, eu percebo o que queres dizer e a associação, mas a conceptualização de uma coisa e outra é diferente.
                      Turcos e curdos, azeris e arménios, etc. há muitos exemplos de casos de culturas de background semelhante, mas identificados com um grupo de caraterísticas que os difere como etnia que levam a esse ressentimento e à xenofobia, por exemplo, no caso do genocídio arménio e de gregos otomanos fala-se que as políticas de turquificação têm base no nacionalismo turco e na xenofobia para com estes grupos, um ódio que levou a essa consequência extrema. Não se trata de motivação racial, é uma forma diferente de outrização que leva a isso, daí serem conceptualizados de forma diferente.

        • Wey
          Posted Maio 22, 2023 at 9:42 am

          O que ? Pode haver racismo contra brancos ?
          Pensei que os individuos de cor negra tinham comprados os direitos de tal comportamento.

        • batalha34
          Posted Maio 22, 2023 at 9:57 am

          Classico argumento da treta para desconversar.

          Existir alguem/algo pior que a situaçāo onde estamos nāo invalida que nāo gostemos da nossa situaçāo, e certamente nāo invalida que se possa criticar e pedir melhorias.

          Parece os politicos a dizer “acham que estamos mal?” deviam ver a Venezuela!

          Achas que mereces um aumento porque só recebes 1000 euros? Devias ver o Zé que recebe salario minimo!

          Nada tem a haver com o assunto em questāo, esse tipo de argumentos é atirar fumo para os olhos a ver se passa. O assunto aqui é Vinicius JR e a La Liga, nāo é os Boers.

          Dois problemas totalmente distintos, com gravidades distintas e que devem ambos ser melhorados e haver brancos a serem chacinados em Africa em nada invalida que o Vinicius nāo goste que milhares de pessoas em Espanha lhe chamem macaco durante um jogo de futebol.

          • Nickles
            Posted Maio 22, 2023 at 10:35 am

            Ninguém desconversou nada. Se o comentário do Bino Costa fosse simplesmente “Isto que fizeram com o Vinicius é errado, e estas pessoas racistas têm de ser punidas”, ai concordaria por completo. Mas claro que tinha de vir o já típico exagero de que todos são racistas etc.. Até em racismo inverso o comentário original fala para defender uma narrativa claramente inclinada. O que é racismo inverso?! Sabes dizer-me? 
            Não é areia para os olhos no momento em que fazem disto o fim do mundo, e eu apenas mostro que na realidade existem situações bem mais graves que ninguém liga.

            • Bino Costa
              Posted Maio 22, 2023 at 12:31 pm

              Não desconversou? Gostava que me elucidasse onde no meu comentário vês o “todos são racistas”.

              Se não sabes o que é racismo inverso, eu deixo-te aqui a definição com uma simples pesquisa que poderias fazer:
              Racismo reverso é um conceito que descreve supostos atos de discriminação e preconceito perpetrados por minorias raciais ou grupos étnicos historicamente oprimidos contra indivíduos pertencentes à maioria racial ou grupos étnicos historicamente dominantes.”

              As situações que refere na África do Sul são muito graves, mas não sei realmente o que tem a ver com o assunto, pois na África do Sul a maioria racial não é branca, mas no Brasil é (país referido pelo Kafka).
              Obviamente tendemos a discutir aspetos que nos são mais próximos, senão não conseguimos ter uma discussão sobre nada, há sempre algo pior a acontecer por esse mundo.

              • Rosso
                Posted Maio 22, 2023 at 11:46 pm

                Não sei onde que parou a minha resposta à tua pergunta de “mostra onde é que já houve negros s escravizar brancos” (respondi não com negros mas com mouros e berberes, embora a escravatura entre negros fosse uma constante), mas o racismo inverso” é uma perfeita invenção politicamente correcta para fingir que só os brancos podem ser racistas. As “minorias historicamente oprimidas” podem ser tão racistas como qualquer outro grupo: os cristãos foram perseguidos nos primeiros séculos e depois perseguiram, os judeus foram alvo dos piores actos de racismo e não deixa de haver judeus racistas, os chineses foram objecto de racismo por parte dos japoneses e praticam-no em relação aos uigures, etc, etc, etc. Dizer que h´s povos ou grupos étnicos que não podem ser racistas é infantilizá-los.

                • Fantantonio
                  Posted Maio 23, 2023 at 2:09 pm

                  O racismo individual, de pessoa para pessoa, poderá ser experienciado por qualquer um que se veja num contexto em que se sinta prejudicado pela sua cor de pele, mas envolve essencialmente ser chamado de nomes feios ou andar à pancada por não gostar de alguém com cor de pele diferente, é o plano mais básico do racismo. O sistémico, ou seja, o estrutural ou institucional, não, porque tem ramificações históricas e na maioria dos países acontece por maioria branca ou por ramificações devido à interferência do colonialismo europeu. Daí o dito: “racismo inverso” não existe, no máximo há ressentimento e xenofobia proveniente de condições históricas.
                  Existem exceções, tipo organizações de supremacia negra – que não são equivalentes ao de supremacia branca porque as motivações e a dinâmica de poder estrutural que as protege são essencialmente diferentes – que tenham atos violentos e discurso de ódio para com brancos por cor de pele; países onde não houve grande interferência europeia e a xenofobia tenda a ser contra tudo o que é estrangeiro – por exemplo, o Japão (não há assim muitos mais destes que se possa dar); situações em que o ressentimento levou essencialmente a massacres indiscriminados, como no Zimbabwe ou, por motivos de perfilação racial, no Camboja de Pol Pot (onde se estimam os números de massacres de etnias asiáticas, mas não se faz ideia se os brancos europeus ou descendentes que morreram foram muitos ou poucos porque os relatos têm saído às pinguinhas ao longo das décadas).

                  O Japão ser historicamente racista com a China é falacioso porque não são de grupos conceptualizados sociologicamente como sendo de raça diferente, são etnias diferentes. Portanto, seria xenofobia, não racismo. Da mesma forma, que a maioria étnica han poderá ser persecutória de atos xenófobos contra a etnia uigur na China, não é o que definimos como racismo propriamente porque não são grupos raciais, mas grupos étnicos diferentes.

                  A escravatura como prática é transversal a toda a humanidade, a desumanização a que um povo foi submetido por um tráfico humano para tratamento de gado sem precedentes, assim como toda a herança cultural apagada e disparidade socioeconómica adjacente, não é.
                  O comércio transatlântico de escravos é diferente de todas as outras formas de escravatura por tratarem pessoas como gado, filho de escravo é escravo, filho de dono de escravo com escrava, é escravo, e os filhos desses são escravos, e assim sucessivamente, daí a nuance de falar de racismo quando se trata de africanos ou afrodescendentes exigir uma sensibilidade e contextualização diferentes.
                  Os mouros traficavam negros na costa swahili antes dos europeus lá chegarem – e em grande número – povos eslavos e irlandeses também foram escravizados, magrebes, eunucos, etc. também, mas nunca com esta conjuntura.

          • João
            Posted Maio 22, 2023 at 11:45 am

            Tal e qual

        • Boris
          Posted Maio 22, 2023 at 2:19 pm

          “what about this” classico…
          Vai a Africa do Sul primeiro antes de falares, vê onde vivem as comunidades brancas (minoria) e onde vivem as comunidades negras (80% da população) e depois podes falar de racismo.
          E sim, Africa do Sul tem um grave problema de racismo, mas pelo teu comentario, claramente que tu não percebes a origem do problema.

          • Nickles
            Posted Maio 22, 2023 at 3:45 pm

            Não, percebes tu por mim.. É só leres a minha resposta ao lipe mais acima. É para ir à África do Sul outra vez só porque tu queres? Não sou como tu que foi agora fazer uma rápida pesquisa sobre a demografia da África do Sul ao Wikipédia

      • Nickles
        Posted Maio 22, 2023 at 9:00 am

        Posto isto:
        Ponto 1 – O racismo não é o normal na LaLiga, o normal na LaLiga como no futebol em geral principalmente em países de origem latina (Europa e América) é a grunhice. Qualquer tipo de insulto, muito deles até bem criativos, é certinho que encontrarás num estádio de futebol.Ponto 2 – A LaLiga não é racista só porque nao pune severamente. Se fores às normas da mesma apanhas os dois seguintes pontos: Act 19/2007, of 11 July, against Violence, Racism, Xenophobia and Intolerance in Sport; Royal Decree 203/2010, of 26 February, approving the Regulations on the Prevention of Violence, Racism, Xenophobia and Intolerance in Sport. Portanto não faz qualquer sentido dizer que a LaLiga compactua com a descriminação quando tens claramente regras que vão contra.Ponto 3 – Uma boa parte da população è racista? Onde tiraste isso? Censos 2023? É estranho alguém acreditar na matemática do “Confia bro” depois de ter criticado a “matemática simples”. Como disse no ponto 1 o futebol é um antro de sujidade e portanto não se pode tirar nenhuma amostra fidedigna para analisar um todo.Ponto 4 – Não existe racismo inverso, mais uma vez isso nem sequer faz sentido como aliás o teu comentário todo. E o que foi dito é verdade, existe racismo dos dois lados mas vamos todos ignorar isso e seguir apenas uma narrativa? Vamos pois.Resumindo não se aproveita nenhum ponto do teu comentário.

        • Littbarski
          Posted Maio 22, 2023 at 10:36 am

          Até podem ter uns regulamentos todos bonitos para inglês ver, mas se não os fazem cumprir, vai dar ao mesmo, não passam de uma liga que compactua com actos de racismo, sejam pontuais ou regulares.
          É o mesmo que ter um regulamento que puna a reincidência por comportamentos menos correctos e os treinadores não paguem mais que algumas centenas de euros por expulsão, se não fazes cumprir os regulamentos és permissivo com a violência ou o que for.

        • Bino Costa
          Posted Maio 22, 2023 at 12:29 pm
          1. Também concluiu que não é normal na La Liga com os Censos 2023? Mais uma vez repito, quem joga e sente o racismo são os jogadores que lá estão todos os jogos.
          2. Regras bonitas têm todas as ligas, aliás devem ser obrigadas pela UEFA até. Agora aplicar é outra conversa.
          3. Eu não tirei isso de lado nenhum, eu disse que o Vinicius se referia a isso quando diz que o país é racista e não às leis do Estado espanhol como sugerido no comentário. Não corroborei, aliás, disse que as declarações eram exageradas e quente.
          4. O que não faz sentido, o racismo inverso? Pois não, vai ler um bocado sobre as relações de poder entre maioria e minoria. Vir com a whataboutisms da África do Sul não tem relação nenhuma com um país como Espanha, onde os negros nem devem chegar a 2% da população. Portanto achar que um negro insultar um branco em Espanha pela cor da sua pele o vai ter o mesmo efeito do que ao contrário é só mesmo não querer ver o problema.

          Resumindo, a sua argumentação é falaciosa e não tem ponta por onde se lhe pegue.

          • Kafka
            Posted Maio 22, 2023 at 6:29 pm

            O que não tem ponta por onde se pegue é tu insistires no disparate que não há racismo contra brancos, fazia-te bem teres mais Mundo, saíres da bolha do mainstream onde estás

            Os brancos tb já foram escravizados como te foi explicado aqui e não andam aí a aproveitar-se disso para se fazerem de coitadinhos ou para serem racistas contra pretos

            • lipe
              Posted Maio 22, 2023 at 6:58 pm

              Ninguém nega que “os brancos” (o que quer que isso queira dizer) foram escravizados. No entanto, não é comparável à escala e brutalidade que foi o comércio de escravos provenientes da África Ocidental no continente americano (que por acaso até foi começado por nós mas foi levado a extremos pelos americanos).

              • Velho do Restelo
                Posted Maio 23, 2023 at 8:26 am

                Há comparação sim, o império persa foi dos impérios que mais escravizou na história da humanidade e não via cores, havia brancos, pretos, amarelos (mas muitos brancos mesmo, povos inteiros)…
                Não tenho os números na ponta da língua, mas li algures que tiveram mais escravos que os USA.

                • lipe
                  Posted Maio 23, 2023 at 8:45 am

                  Em a escravatura num império que colapsou séculos antes de Jesus nascer terá ainda tanto impacto no mundo moderno como a escravatura africana nas Américas, que comparativamente terminou há uma mão cheia de gerações (no caso do Brasil até menos)?

                  • Velho do Restelo
                    Posted Maio 23, 2023 at 9:05 am

                    Mas alguém falou do impacto no mundo moderno?
                    Tu disseste que “não é comparável à escala de brutalidade” e eu disse que é.
                    Claro que o impacto é diferente, e nós verificamos isso mesmo por estarmos a ter esta conversa, mas isso não dá validade aos argumentos do “racismo inverso”.
                    Como já alguém escreveu a baixo – “há racismo (..) sempre que alguém discrimine em função da raça” – o resto são balelas políticas e populistas.

                    Acho que vou deixar de te responder nos comentários.
                    Pareces ser uma pessoa extremamente intriguista que quer ter sempre razão.

                    Fica difícil falar contigo.

                    • lipe
                      Posted Maio 23, 2023 at 10:49 am

                      Vais deixar de me responder quando tu é que vens atrás de mim? De rir.

                      Não sei com quem achas que estás a discutir mas não deve ser comigo de certeza. Não sou eu quem anda com conversas de “racismo inverso”, por exemplo.

                      Tu achas que puxares a cartada dum Império mais que morto e enterrado pra ilustrar que “é tudo igual e todos sofremos em igual medida” é um enorme “apanhei-te”; eu discordo.

                      Tu próprio dizes que os Aqueménidas não discriminavam de acordo com a cor, ia tudo a eito; logo aí a comparação cai por terra quando se verifica que o caráter da escravatura no continente americano tinha uma componente altamente racial (por vários motivos, que não importa discutir aqui).

      • Velho do Restelo
        Posted Maio 22, 2023 at 9:09 am

        A conversa da escravatura é do mais ignorante que há.
        Se fores por aí, os eslavos da Europa de leste também deviam andar aí a reclamar que são vitimas de racismo porque foram dos povos mais escravizados ao longo da história, e muitas vezes por povos africanos e asiáticos.
        Essa conversa de revisionismo histórico é muito perigosa, cuidado.

        Mas no geral até concordo com os outros pontos.
        De facto o jogador não se sente protegido, porque não vê nenhuma acção a ser tomada por parte da Liga e isso é preocupante, até do ponto de vista do marketing e da visibilidade mundial que tem (e sim os jogos do RM são pelo menos 50% da exportação da La Liga, por isso têm naturalmente um peso maior).

      • Rosso
        Posted Maio 22, 2023 at 6:44 pm

        Comunidades de negros que escravizaram brancos durante séculos? Negros propriamente ditos não sei (esses escravizavam-se uns aos outros), mas durante séculos berberes do norte de África escravizaram europeus sobretudo do sul da Europa, fosse por guerras, fosse pela pirataria que constantemente exerciam nas costas europeias.E não há “racismo inverso”, há racismo, ponto, sempre que alguém discrimine em função da raça.

    • RuiMagas
      Posted Maio 22, 2023 at 9:53 am

      Racismo começa quando um estádio inteiro com milhares de pessoas a chamarem “mono” ao Vini e alguém defender que não é racismo… Triste ver

      • Nickles
        Posted Maio 22, 2023 at 9:58 am

        O racismo começa quando alguém acusa outra pessoa de defender o racismo quando claramente a outra pessoa não defendeu o racismo coisa nenhuma

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 22, 2023 at 11:17 am

          Mas é óbvio que estás, mesmo que seja inconscientemente. Todo o teu comentário é a desvalorizar o racismo de que o Vinícius Jr. é alvo.

          Ora, se acontece em todos os jogos fora e partindo do princípio de que há mais racistas para além dos que vão ao estádio (seria uma enorme coincidência todos os racistas do país irem à bola), então se calhar o racismo está um bocadinho mais generalizado, não?

          E depois vejo argumentos como “no Brasil também há racismo”. Epá sim, claro, nem o Vinícius disse o contrário. Não é isso que está aqui em discussão.

    • Borsalino
      Posted Maio 22, 2023 at 10:50 am

      O país em si pode não ser racista, mas é dos países onde acontecem mais casos de racismo a atletas nos estádios. Só para mencionar alguns à cabeça: Dani Alves, Neymar (por VÁRIAS VEZES), Vinícius, Rudiger, Mouctar Diabkaby, Seydou Keita, ou de Yago Mateus isto só para mencionar alguns. O que tem sido feito ao Vinícius, em muitos estádios, é uma autêntica vergonha e nem sou simpatizante da figura ou do clube que representa, mas é inegável a perseguição que tem sido feito ao jogador.

    • Mantorras
      Posted Maio 22, 2023 at 1:24 pm

      Kafka,

      Entende-se perfeitamente o que o Vini quer dizer. Nao e para ser levado no sentido literal. Nao e o estado espanhol nem a todos os espanhois que ele se refere.

    • Rfc
      Posted Maio 22, 2023 at 1:39 pm

      Desculpem, mas que comentário surreal.

      Tentar provar a não existencia de atos de racismo com contabilização de minutos é surreal.

      Quando o Vini refere que Espanha é racista como é evidente não se refere ao estado/leis, mas a parte da sua população, que como é obvio não é 100% da mesma, nem ele está a dizer isso e quero acreditar que consigas perceber isso sozinho.

      Por fim, e ainda pior, que raio de argumento é esse? Pôr existir racismo fora de Espanha então está tudo bem? Por haver outro problema devemos ignorar um problema?

      Discurso e lógica da banana que em nada acrescenta nem ajuda a resolver nada.

      Surreal.

    • Fireball
      Posted Maio 22, 2023 at 7:13 pm

      És uma desgraça para este espaço e para a sociedade. E mais não digo.

  • Antonio Clismo
    Posted Maio 21, 2023 at 11:04 pm

    Premier League?

    Acho que podemos concordar que o Neymar acabou de vez para o futebol, portanto será a vez do Vinicius Jr começar a agitar as águas dos colossos europeus com vista a transferências milionárias e assim encher os bolsos dos seus agentes e intermediários com dezenas de milhões de honorários e taxas de representação no negócio.

    Ele também sabe que o Real Madrid vai agora passar por uma fase de transição pois sem Modric, Kroos, Carvajal, Benzema e com Rudiger e Alaba com poucos mais anos de nível top pela frente, as coisas vão complicar um pouco nos próximos tempos antes de melhorarem.

    Não tenho dúvidas que gradualmente vão encaixando os melhores no plantel trazendo Mbappé e Haaland eventualmente para o Bernabeu.. Será que o Vini Jr quer esperar esse tempo? Ou não estará ele a pressionar para uma saída neste momento para não ter que arcar com a responsabilidade toda na próxima época?

    • João
      Posted Maio 22, 2023 at 11:08 am

      Deus do céu. O homem sofre de racismo contra a sua pessoa e vens com teorias que ele está a pressionar ?

      Eu acho que ele devia ir embora mas por ele e pelo que tem sido alvo ao longo deste ano.

      Um pouco como o Marega em Guimarães

  • Borsalino
    Posted Maio 22, 2023 at 9:31 am

    O mais estranho, é o Real Madrid, com todo o poder que tem, não fazer uma defesa mais veemente do Vinícius que é atualmente o jogador mais decisivo de clube. Estive a pesquisar no Twitter, e os clubes Brasileiros, jornalistas do País, e até o Presidente Lula, fizeram uma defesa mais forte do que o próprio clube e colegas de equipa.
    Duvido que vá sair do Real Madrid, inclusive, penso que daqui a pouco tempo renovará, até porque, ao contrário de muitos Brasileiros, o Vinícius parece-me ser um indivíduo forte mentalmente, tendo em conta tudo que passou desde que chegou à Espanha (ser gozado pelos falhanços, vídeos de colegas a dizerem entre si para não lhe passarem a bola, provocações de adversários, e os constantes casos de racismo) e ter conseguido singrar, sendo tão jovem, demonstra bem a força mental que tem.

  • DICAS
    Posted Maio 22, 2023 at 9:53 am

    Sim o Real tem de fazer alguma coisa para proteger o seu jogador. Se o problema é constante tem de ser corrigido

    • Boris
      Posted Maio 22, 2023 at 1:01 pm

      O Real, o Valencia, a Liga, etc…
      Acho que todos ficam a varrer o problema para baixo do tapete, um dia isto já não tem volta a dar.

  • João
    Posted Maio 22, 2023 at 9:59 am

    Muito triste isto tudo ..

  • Apessoa
    Posted Maio 22, 2023 at 1:11 pm

    Sinceramente, se a culpa não é da Liga, jogos à porta fechada, irradiação dos adeptos. Vejam o que a Liga Inglesa faz com os adeptos que fazem cenas tristes. Pena não replicarmos por ca.

  • Mantorras
    Posted Maio 22, 2023 at 1:31 pm

    Admiro muito o facto do Vinicius continuar em campo e nao pedir para abandonar. Sempre achei isso uma forma errada de combater isto, mas cada um esta no pleno direito de decidir por si, como e obvio.

    Espero que marque muitos golos e continue a dancar sempre que marcar.
    Futebol e alegria, a frustracao e os grunhidos sao dificeis de ignorar, mas repito, admiro a que o tente fazer.

  • Stromp1906
    Posted Maio 22, 2023 at 2:36 pm

    Tive muito cuidado em escrever um comentário a esta notícia, e pensei várias vezes em publicar, mas aqui vai.
    Qual a diferença de um acto racista com um indivíduo, e esse mesmo indivíduo dizer que toda uma Liga é racista? Vivo há 22 anos entre Portugal e Espanha, e asseguro que não há racismo no País vizinho. Existirão pessoas racistas como em praticamente todo o mundo, em todas as raças e “contra” todas as raças também.
    Todos os prevaricadores devem ser identificados e punidos, legal e desportivamente (proibição de frequentarem recintos desportivos para a vida)? Sim, nem há outra possibilidade, nem deve existir palavras meias, quem não respeita outra pessoa por ser de raça diferente, não merece qualquer diminuição de uma eventual pena. Por outro lado, e vem aqui a parte polémica do comentário, quantos indivíduos de raças e origens existem no Real Madrid, e existiram ao longo da sua história? Porque é que este fenómeno surge agora e sempre com o mesmo jogador? Será que o comportamento do mesmo, em constante protesto e provocação não deve ser também objecto de crítica? Não deve também Vinícius melhorar na sua forma de estar no desporto e perceber que é um autêntico exemplo para os mais novos?
    Dito isto, devem ser erradicados todos os maus comportamentos, sejam racistas, provocadores, desrespeitosos, o que seja…

    • Nickles
      Posted Maio 22, 2023 at 3:41 pm

      Tudo dito

    • Borsalino
      Posted Maio 22, 2023 at 3:54 pm

      O Rudiger sofreu atos racistas esta temporada, após o final do jogo em Cádiz, em que foi entregar a sua camisola a um espetador. Não tornes isto sobre o Vinícius, deixei bastantes exemplos de aos sofridos por atletas a jogar em Espanha.

    • guilhermessi
      Posted Maio 22, 2023 at 4:44 pm

      O Vinicius é incrivelmente irritante e eu também não o suporto, mas é descabido comentar um caso óbvio de racismo dizendo “ah, mas ele é provocador e põe-se a jeito”, como se ser provocador num jogo de futebol e ser racista fossem situações igualmente puníveis.

      • Stromp1906
        Posted Maio 23, 2023 at 9:01 am

        Tive o cuidado de separar as questões. Pelo que não entendo essa resposta.
        De um lado o racismo que nem devia ter conversa porque, pura e simplesmente, não devia existir, por outro o comportamento do jogador, que por sofrer racismo não pode ficar imune a críticas.
        Duas situações díspares é que tentei explicar o melhor possível.
        Saudações

    • Mantorras
      Posted Maio 22, 2023 at 5:47 pm

      Eu vivi em Espanha quase 10 anos e foi, ate hoje, o unico pais onde presenciei actos de racismo e xenofobia “deliberados em via publica”.

      Concordo contigo que Espanha nao e racista, mas tem racistas a viver la, como em todo o lado. E faz falta mais empatia pelas vitimas e menos pelos grunhos e o direito a grunhir.

      1. O tweet do Vinicius diz que “exportam essa imagem”, principalmente no pais dele, atraves dos actos nos estadios. Parece-me obvio.
      2. E que, infelizmente, liga, federacao, rivais e o proprio clube…pouco ou nada fazem. Verdade.
      3. Que nao e a primeira, nem a segunda, nem a terceira vez… Tambem verdade.

      O rapaz tem que ouvir e ainda tem que calar?

      Vamos ter empatia pelos grunhos nos estadios que, coitadinhos, foram provocados e “cagamos” todos para o Vinicius?

      Ele pode ter um estilo mais ou menos provocador, mas isso nao justifica isto. Critica-se os jogadores que saem do jogo, e o Vinicius nao o faz, segue la dentro, e faz muito bem, e mesmo assim… chuta pa canto?

      Qual e a dificuldade dar, pelo menos, um joguinho a porta fechada?

      Falta aqui alguma empatia pela vitima, na minha opiniao. Ele nao tem que comer e calar, tem direito a reclamar e a estar frustrado.

    • Fireball
      Posted Maio 22, 2023 at 7:19 pm

      O Vinicius sofre mais porque é o jogador mais perigoso e o que mais interessa desestabilizar. E o Vinicius pode ser provocador e podia ser um enorme filho da p*ta, que não é por isso que se pode ser racista com ele. Não se corrige um erro com outro erro.

  • BIGBOSS
    Posted Maio 22, 2023 at 2:48 pm

    Mas espera ai.
    Na La Liga o Vinicius é o único jogador preto?

    Entao e todos os restantes jogadores pretos, asiaticos, do magreb, etc…..esses não sofrem de racismo nos jogos da La Liga?

    Porque só o Vinicius se queixa disto se a Liga e o país é racista?

    • lipe
      Posted Maio 22, 2023 at 3:26 pm

      Nunca deves ter post um pé num estádio se fazes mesmo estas perguntas.

      Para o adepto de futebol o “nosso” preto é o maior, o dos outros não vale nada. Não é muito difícil de perceber.

      • BIGBOSS
        Posted Maio 22, 2023 at 5:50 pm

        Por acaso ja e com sorte mais vezes do que tu.

        Quanto ao nosso ser o maior e o dos outros nao valer nada, isso só mostra que nao é racismo endémico. A maioria de quem chamou macaco nao é na realidade racista.
        Simplesmente a pessoas querem atingir o jogador quando o insultam e sabem que se lhe chamarem macaco ele vai sentir-se atingido e vai ripostar, tal como á quem se insulte por lhe chamarem fdp e para outra pessoa pode nem atingir.

        Isto nao invalida que de facto existem pessoas que nao gostam e descriminam outras com base na cor de pele e essas sim sao racistas.

        • Kafka
          Posted Maio 22, 2023 at 6:22 pm

          Aleluia, parabéns bigboss alguém que percebeu o que se está a passar, acertaste na mouche e é a prova que não há racismo aqui, mas sim grunhice tal como há grunhice quando os estádios em uníssono dizem “filho da p*ta” quando um guarda redes vai bater um pontapé de baliza, isso não significa que os estádio inteiro ache que as mulheres são umas p*tas, em especial as mães dos jogadores

          Simplesmente são grunhos q já apanharam o ponto fraco do Vinicius, não há aqui racismo endémico nenhum

        • lipe
          Posted Maio 22, 2023 at 6:26 pm

          Terias que ter alguma sorte, mas se o dizes acredito.

          O melhor exemplo disto é quando os adeptos do Benfica, que têm como lenda um jogador africano, fizeram barulhos de macaco ao Hulk.
          Quero acreditar que a maioria só se deixou levar pelo calor do momento (até porque já vi igual com adeptos do meu clube) mas alguns serão certamente racistas.

        • Fireball
          Posted Maio 22, 2023 at 7:17 pm

          Não interessa se são “na realidade” racistas. No momento em que escolhem usar insultos racistas, estão a ser racistas. Significa que não viram nada de errado com isso. O que é tao mau como ser “na realidade” racista.

    • guilhermessi
      Posted Maio 22, 2023 at 4:38 pm

      Com uma pesquisa de apenas 10 segundos, encontrei casos de racismo na LaLiga a envolver Ronaldo Fenómeno (the real one, como diria o outro), Daniel Alves e Eto’o. Estamos a falar de grandes craques, muitíssimo mediáticos, portanto podemos presumir que existem muitos casos do género a envolver jogadores menores e que, portanto, não receberam assim tanta atenção.

    • Borsalino
      Posted Maio 23, 2023 at 10:04 am

      Óbvio que não é só o Vinícius. A questão é que ele foi o que fez mais “barulho”, e por jogar no Real Madrid e ser o jogador mais decisivo da equipa, ajuda a ter mais mediatismo. Lembro-me do Diakhaby do Valência, que inclusive chorou após receber insultos racistas do jogador do Cádiz, Juan Cala, e ele e os colegas saíram de campo durante largos minutos. Eventualmente os jogadores do Valência voltaram ao jogo, mas o Diakhaby recusou voltar a jogar. Não é só o Vinícius que se queixa, são muitos, mas muitos mais.

  • Rosso
    Posted Maio 23, 2023 at 2:12 am

    Só não percebo a frase que dá titulo ao post: o facto de CR7, Messi ou ronaldinho terem jogado aí fazia com que houvesse menos racismo? É que a diminuição de qualidade de La Liga é um assunto completamente diferente.

    • batalha34
      Posted Maio 23, 2023 at 10:21 am

      acho que ele estava a tentar dizer algo do genero “esta liga antes era famosa pelo espetaculo do futebol, hoje é famosa pelos atos racistas”

      de facto, é um maneira um pouco estranha de escrever a coisa

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 23, 2023 at 5:16 am

    Chego tarde a isto, creio que já quase tudo foi dito.

    O problema é que isto não é racismo, senão os outros jogadores negros do Real Madrid seriam insultados e não o são. O problema é uma bola de neve que se autoalimenta pelos seguintes fatores:

    a) Vinicius provoca. É um jogador arrogante e insolente, que tenta constantemente provocar os adversários, e as equipas. Ao Valencia por exemplo fez um gesto de dois dedos, e para baixo, isto para não mencionar o gesto feio que faz constantemente de limpar o símbolo do Real Madrid;

    b) Os adversários respondem enchendo-o de porrada, é o jogador com mais faltas da competição, e o público assobia e contesta-o, insultando-o. Foi assim em todos os estádios, desde Mallorca, a Valencia, ao Camp Nou, todos.

    c) Vinicius responde ao público, o que é profundamente estúpido. Mal comparado passa-lhe um pouco o mesmo que o Cristiano com os insultos, sejam com o nome de Messi, quer de insinuações sexuais. O público geralmente ganha essa guerra, porque obviamente o insulta porque sabe que isso vai ter o resultado que deseja. Ah e o público só provoca porque sabe que ele vai perder a cabeça.

    Esta bola de neve faz dele o jogador mais odiado de La Liga. O que é estúpido, na justa medida em que é, de longe, o melhor jogador da competição. Tudo se poderia resolver com um pouco de bom senso, porque evidentemente se Vinicius deixasse de responder deixaria obviamente de ser insultado. É o velho problema de haver um grande jogador que não tem ninguém para o aconselhar devidamente.

    Em Espanha insinua-se que o caso foi ampliado duzentas vezes por quem rodeia o Vinicius porque está em curso um processo de renovação do jogador, e, entretanto, apareceu o Manchester United ao barulho a oferecer mais dinheiro. Notou-se ontem o cuidado de Florentino Perez em evitar dar pretextos ao jogador para dizer que não é apoiado, coisa que o seu empresário disse ontem, e que é profundamente falsa e injusta para o Real Madrid. O clube amparou-o, apoiou-o, teve de aguentar as suas fitas constantes de prima dona, e no final é acusado de falta de carinho. Ora falta de carinho no dicionário dos jogadores de futebol geralmente tem uma tradução: pedir mais dinheiro.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 23, 2023 at 8:55 am

      O Vinicius sabe melhor do que toda a gente que no momento que o Real Madrid avançar pelo Mbappé e pelo Haaland ele fica no banco. Está apenas a tentar jogar em antecipação.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 23, 2023 at 9:06 am

      Está a renegociar contrato, é esta a estratégia que arranjou.. Obviamente que quer passar a ser um dos mais bem pagos do mundo e neste momento nem sequer é top-5 de mais bem pago no Real Madrid (Hazard, Modric, Benzema, Kroos e Alaba ganham mais do que ele).

      A forma com que o Vinicius Jr. pegou no fator: ” É esta a imagem que querem que a LaLiga tenha no Brasil?” leva a crer que se trata de uma acessoria por trás dele a ventilar a informação que querem que passe neste momento.

      Ainda agora desbarataram 60 milhões num adolescente que ainda nem tem o corpo definido e devidamente formado (aos 18 anos pode até nem ter corpo para jogador de futebol de elite) ou seja, há muitos interesses entre o Real Madrid, LaLiga e os agentes que orbitam à volta da CBF e do Brasileirão a faturarem centenas de milhões com essas transferências entre continentes.

      • Borsalino
        Posted Maio 23, 2023 at 11:47 am

        Como assim, o Endrick ainda nem tem corpo definido? Se há coisa que ele tem, é ser precoce em termos físicos. Já viste as pernas do rapaz? Não é por acaso, que aos 15 anos já o apelidavam de Lukaku.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 23, 2023 at 12:14 pm

        O fundamental nesta história é o dinheirinho, o resto é espuma dos dias.

    • Borsalino
      Posted Maio 23, 2023 at 9:56 am

      O Rudiger já sofreu com racismo esta época, não é só o Vinícius.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 23, 2023 at 12:02 pm

        Sim e o Rudiger foi para a Alemanha dizer que a Espanha era um país racista, ao contrário da Alemanha… Hilariante…

        • Borsalino
          Posted Maio 23, 2023 at 12:34 pm

          Talvez porque o Rudiger, ao contrário do Vinícius, não teve, desde que o autocarro do Real Madrid chegou no Mestalla, milhares de adeptos entoando cânticos a chamarem-lhe de macaco e a desejarem-lhe morrer. Eu acompanhei o jogo, até aquele momento com o Mamardashvili e Hugo Duro, o Vinícius nada tinha feito para justificar cânticos de ódio…

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Maio 23, 2023 at 12:56 pm

            Tretas, aos 14 minutos de jogo, muito antes desse momento, ele faz pela primeira vez o gesto dos dois dedos, e para baixo, virado para o público, como mostrou o chiringuito de ontem, vê-o em repetição se quiseres. Ah e passou o jogo INTEIRO a fazer isso. Dizer que o Vinicius não provoca é simplesmente falso, claro que provoca.

            E repara que eu não estou a dizer que merece o que tem em troca. Mas que ele o procura, procura, portanto não me venha com conversas de calimero.

        • Borsalino
          Posted Maio 23, 2023 at 12:37 pm

          A Espanha é um país racista sim. Lido com Espanhóis e sei bem do que estou a falar.
          Os Portugueses sofrem dessa mania de superioridade, em contextos diferentes é verdade, mas é só ver a como se dirigem e como criticam (quando têm a oportunidade) às estrelas Portuguesas que lá atuam e atuaram no país.

          • Paulo Roberto Falcao
            Posted Maio 23, 2023 at 1:00 pm

            É, mas não o é para o Vinicius.

            Espanha é um país racista para os magrebinos que, entrando em Espanha, tentam entrar na Europa. É racista para os desgraçados dos ilegais, que vivem em condições desumanas e ilegais. É-o para os excluídos. É-o Espanha na mesma exata medida que também Portugal o é.

            Vinicius?! É um muti milionário privilegiado, que vive numa bolha fechada. Deixem-se de demagogias, e tenham o mínimo de noção das coisas!

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 23, 2023 at 11:39 am

      “Isto não é racismo”, diz o Paulo Roberto Falcao do alto da sua sapiência.

      Mas é racismo. Não é uma questão de opinião nem é algo subjectivo. Chamar “macaco” a um negro e fazer sons de macaco é racismo, seja com o Vinícius, com o Hulk, com o Marega ou com quem for.

      “Não é racismo porque eu não quero que seja” não existe, lamento.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 23, 2023 at 12:01 pm

        Não, não é racismo, racismo é outra coisa. É provocar um jogador de futebol, e faz-se como provocação. É uma picardia do futebol, esqueçam se imaginam que isto vai desaparecer, porque não vai. A única solução é não ligar.

        Racismo é o George Floyd, racismo é o Chega. Isto é uma forma de destabilizar um adversário.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2023 at 1:07 pm

          Racismo é tudo isso E este caso também. Não são mutuamente exclusivos. Não é uma questão subjectiva. Mais uma vez, lamento.

        • Fantantonio
          Posted Maio 23, 2023 at 1:09 pm

          Se é uma forma de desestabilizar um adversário, recorrendo a insultos feitos com alusão à sua cor de pele, estás literalmente a descrever racismo. Há um espetro, sim, mas uma coisa não invalida a outra.

        • lipe
          Posted Maio 23, 2023 at 1:21 pm

          Se com o objetivo de espicaçar uma pessoa se serve da componente racial, como é que não é racismo?

          • Valentes Transmontanos
            Posted Maio 23, 2023 at 1:44 pm

            É que ele nem se apercebe de que está a definir o termo “racismo”. Não vale mesmo a pena.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Maio 23, 2023 at 1:29 pm

          Eu acho-vos graça, eu nunca assobiei sequer um adversário do meu clube. Mas vocês vêm futebol desde quando?!

          Ah e tudo isto para disfarçar o fundamental. O Vinicius usa esta arma para pedir mais dinheiro ao Real Madrid. O “George Floyd” dos relvados quer receber mais, se passar a receber o que ele quer, Espanha amanhã vai ser um país perfeito- vai uma aposta?!

          • Valentes Transmontanos
            Posted Maio 23, 2023 at 2:14 pm

            Ele até podia chamar-se o Martin Luther King de Madrid, eu não sei nem me interessa.

            Isto É racismo, independentemente do alvo e do que vai acontecer de seguida. A definição de “racismo” não muda conforme gostemos ou não do alvo ou conforme achamos quais as intenções do alvo ao manifestar-se.

            E se a reacção do Vinícius com aquele adepto quando o jogo foi interrompido for fingida, então parabéns para ele, que é um actor fantástico.

        • Paulo Roberto Falcao
          Posted Maio 23, 2023 at 1:39 pm

          Acho graça como este tipo de demagogia se torna viral, tipo nunca vos ocorre pensar que falamos de multimilionários que vivem vidas de privilégio, e há esta coisa da classe média empatizar com o menino. Vocês sabem lá o que é o racismo a sério!

          • lipe
            Posted Maio 23, 2023 at 1:50 pm

            Mas o Vinicius tem de ter um polícia a esmagar-lhe o pescoço com o joelho pra poder dizer que foi vítima de racismo? Ter milhares de espanhóis a chamar-lhe “macaco”, alguns a dizer que é um “preto de m*rda” não chega? É aceitável porque é rico?

            • Paulo Roberto Falcao
              Posted Maio 23, 2023 at 2:00 pm

              Errado, os milhares não lhe chamaram mono, chamaram-no tonto, ou seja, parvo, estúpido, e não mono, macaco, como tu dizes. Foi aliás isso que apareceu no relatório. Os que lhe chamaram isso de mono foram poucos, muito poucos. Portanto isto quer dizer alguma coisa, que as pessoas estão a ser deliberadamente enganadas.

              Estes empresários de Vini metem o Mendes a um canto, conseguiram enganar o Lula na sua estratégia. O Brasil a dar lições de racismo a Espanha é basicamente o mundo ao contrário…

              • Valentes Transmontanos
                Posted Maio 23, 2023 at 2:07 pm

                Ahahahahah. Agora não lhe chamaram “mono” porque não aparece no relatório.

                Jasus. Já vi tudo.

                Uma última questão: o Marega foi vítima de racismo em Guimarães ou não?

              • lipe
                Posted Maio 23, 2023 at 2:44 pm

                É impressionante como andamos sempre todos com problemas auditivos quando o assunto é o insulto racista:

                https://www.instagram.com/p/CsjjX_moSIx/?hl=en

                Considero-te um gajo minimamente inteligente e ponderado apesar de seres algo extremado nas tuas intervenções.
                Que sentido é que tem o Vinicius se vir fingir de vítima para obter o que quer que seja do Real Madrid? É praticamente o jogador mais valioso e importante da equipa, sinceramente não compreendo essa teoria.

                E mais, isto não se trata nem nunca tratou de “o Brasil dar lições de racismo a Espanha”. O próprio Vinicius escreveu (ou quem redigiu o texto escreveu) sobre Espanha que esta é: “uma nação linda, que me acolheu e que amo”.

              • Fantantonio
                Posted Maio 23, 2023 at 2:49 pm

                À porta do estádio foi mesmo mono e não foram poucos, as imagens passaram hoje no telejornal, é só fazer rewind na box.

              • Paulo Roberto Falcao
                Posted Maio 23, 2023 at 3:46 pm

                Portanto vocês são tão inteligentes que viram coisas que os árbitros não viram e não relatam?! Para quê VAR, para quê juízes, se vocês têm o Instagram do Vini?! Que se lixe isso tudo, justiça popular!

                Ah e claro como o vídeo apareceu nas redes sociais do Vini é porque deve ser verdadeiro, claro. Logo ele, uma pessoa tão equilibrada e isenta.

                Repito se o Real Madrid lhe pagar aquilo que ele quer pagar para renovar, o racismo em Espanha fica subitamente resolvido, vai uma aposta?

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Maio 23, 2023 at 4:09 pm

                  Portanto é estúpido acreditar num vídeo com uma compilação dos insultos que já se sabe há anos que existem (isto não é de agora nem é a 1ª vez que se fala no assunto), mas tenho de acreditar que isto é tudo uma conspiração do Vinicíus para ser aumentado com base em quê mesmo? Na cabeça do Paulo Roberto Falcao que comenta no VM? Ou no chiringuito, esse programa sério e nada sensacionalista? Ahah, cada argumento melhor do que o outro.

                  • Paulo Roberto Falcao
                    Posted Maio 23, 2023 at 4:31 pm

                    Não pá quem diz que a afición do Valencia lhe chamou mono como tu dizes ter a certeza, e não tonto, como toda a gente que esteve em Valencia relata, não sou eu, mas olha à falta de melhor é o Ancelotti, que hoje veio reconhecer o seu erro em CI:

                    Real Madrid: Ancelotti: “Me acusaron que no era “mono”, sino “tonto” ¿Y qué? ¿Eso se puede decir?” | Marca

                    Eu sei que ele extraí uma conclusão diferente, e que acha que não se pode chamar parvo a ninguém, mas lá está chamar a isso racismo é o que é- FALSO!

                    A mim repito que não surpreende nada, tudo naquela malta que rodeia o Vinicius é sinistro. Tenho pena dele, é um jogador tremendo, o melhor que o Brasil fez em muito tempo, mas está demasiado manipulado por gente muito ruim.

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Maio 23, 2023 at 5:07 pm

                      Fora do estádio estão claramente a chamar-lhe “mono”. Enfim, depois sou eu que quero viver numa realidade alternativa.

                      Já agora, dizes que não é racismo – entre outras razões – porque ele é rico. Mas porque não fazes o pensamento inverso? Se com um milionário que vive numa bolha isto acontece a olhos vistos, já pensaste como será com um pobre anónimo? Dá que pensar e é assustador, mas só no meu mundinho “confuso”, seja lá o que isso quer dizer.

                  • Paulo Roberto Falcao
                    Posted Maio 23, 2023 at 4:33 pm

                    Mas lá está tu não queres saber da realidade, isso é demasiado óbvio. Para ti há uma verdade, e ela é absoluta. E qualquer pessoa que se atreva a questioná-la é porque é não sei o quê, lá nesse teu mundinho confuso.

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Maio 23, 2023 at 5:00 pm

                      Como assim? Pela enésima vez: chamam “macaco” ao Vinícius constantemente, há vídeos que o provam (inclusive do jogo em Valencia). Eu não estou a forçar uma realidade alternativa só porque não quero que ela exista. Por mim, esta não seria a realidade, mas é.

                      Esse discurso do “eu não vou com a corrente, vocês são todos umas ovelhinhas” é ridículo e muito próximo de um certo deputado que temos no parlamento.

                      Há poucas verdades absolutas, mas que chamar “preto de merda” e “macaco” a alguém é racismo é de facto uma delas. Repito: quer o Paulo Roberto Falcao do Visão de Mercado queira, quer não.

                    • Paulo Roberto Falcao
                      Posted Maio 23, 2023 at 5:26 pm

                      Eu, todos os jornalistas que tiveram em Valencia e o Ancelotti. Só tu é que sabes a verdade. Ah e pior és desonesto e mentiroso metendo expressões na boca de outras pessoas que estas não usaram.

                    • Borsalino
                      Posted Maio 23, 2023 at 5:31 pm

                      Tens toda a razão. À chegada do autocarro do Real no estádio, os adeptos do Valência chamaram-lhe de “macaco” de forma audível, nem deverias discutir com nega isso. É desonestidade intelectual.
                      Por fim, chamar “preto de merda” é ofensa, e grave! Não é provocação nenhuma, é racismo e descriminação!

                • Valentes Transmontanos
                  Posted Maio 23, 2023 at 4:24 pm

                  Entretanto sabe-se que o Javier Tebas é apoiante do Vox e pertenceu a grupos franquistas/fascistas. Mas só pode ser mentira, uma vez que o relatório do árbitro não diz nada sobre isso!

                  • Paulo Roberto Falcao
                    Posted Maio 23, 2023 at 5:01 pm

                    E então? O que é que uma coisa tem a ver com outra?! Os nossos cá estão quase todos ligados à direita, e não me admiro nada que o Ventura um dia destes arranje um quadro para estas açordas do futebol, tendo ele próprio começado a sua carreira no futebol.

                    Na tua mente conspirativa Espanha deve estar como nos anos cinquenta, estando o generalissimo ainda em funções, e a Liga é tipo um lugar sinistro onde se planeia o fim do mundo. Enfim…

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Maio 23, 2023 at 5:48 pm

                      Mas os teus argumentos agora só se baseiam no “meu mundo” ou “na minha mente”?

                      E depois… eu é que tenho uma mente conspirativa? Estás literalmente a acusar um jogador de se fingir vítima de racismo para ser aumentado e a negar as provas claras de que ele é alvo de racismo e eu é que tenho uma mente conspirativa? Acho honestamente e sem ironias que tens de ir rever o significado de “conspiração” e de “racismo” porque hoje não dás uma para a caixa.

                      Esse último parágrafo acrescenta mesmo o quê? É que o meu comentário sobre o presidente da liga espanhola serve para mostrar o porquê – ou um dos porquês – de a liga desvalorizar isto. E é engraçado: acusas os outros de serem ovelhinhas mas és tu quem vai no discurso da maioria, porque a maioria está de facto a desvalorizar a situação, tal como o facho que preside à liga espanhola.

                    • Paulo Roberto Falcao
                      Posted Maio 23, 2023 at 6:13 pm

                      Se eu pudesse resumir em palavras aquilo que detesto na cultura woke está neste post, e olha que eu sou de esquerda, sou mesmo de esquerda sendo difícil sê-lo.

                      O que eu não sou é parvo, vocês pensam que fazem as coisas pelo progresso, mas afastam as pessoas da esquerda, que basicamente detestam o vosso politicamente correto, e acham incrível que ninguém contrarie a vossa “mundividência”. Eu sei que um dia se tivermos um qualquer Trump na América ou uma Le Pen em França quem culparei. Culpar-vos-ei a vocês, os radicaizinhos de trazer por casa que querem fazer um mundo perfeito, no qual as pessoas sejam todas perfeitas.

                      E de política é tudo. Podemos voltar ao futebol, deixas?!

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Maio 23, 2023 at 6:50 pm

                      Mas qual woke qual quê, homem? Isso não existe. Não deixes que “eles” te impinjam essas coisas (é assim que se faz?).

                      Ahah, a culpa da ascensão dessa gente ao poder é das vítimas de racismo e dos que dizem que racismo é racismo, e não dos racistas e dos que desvalorizam o racismo.

                      Que grande viagem essa, mas são os outros os conspiradores. Não me conheces de lado nenhum, agradecia que comentasses os meus comentários como eu fiz com os teus. Não te conheço, não uso falácias ad hominem.

                      Política está em todo o lado, mesmo com os que se dizem “neutros”. Se és de esquerda devias saber isso. E sim, voltemos ao futebol e vai lá ver o chiringuito, que não é um programa nada mas mesmo nada político ahah

                    • Rosso
                      Posted Maio 24, 2023 at 1:35 am

                      Não existe Woke?!? Estás a ser irónico, certo? Como se não houvesse uma censura com outro nome a obras de literatura e de cinema ou de teatro, a supressão de elementos que possam ser “ofensivos” sabe-se lá para quem e uma infantilização do público em geral porque podem não compreender certos “contextos”. Como já diversos autores afirmaram, certas obras da literatura não poderiam ser escritas agora porque as editoras não as publicariam. E o comentário do Falcão em cima tem bastante razão: os Trumps, Bolsonaros e quejandos não ganharam votos porque subitamente começaram a nascer fascistas como cogumelos.

                    • Valentes Transmontanos
                      Posted Maio 24, 2023 at 11:22 am

                      Rosso,

                      Não estou a ser irónico. O “wokismo” foi um termo inventado precisamente por essa gente que referes no final para descredibilizar certas lutas, legítimas, por parte das minorias.

                      Completamente de acordo sobre essas alterações a obras de arte. É estupidificante e faz das pessoas umas retardadas.

                      Só uma ressalva: “certas obras não poderiam ser escritas agora porque as editoras não as publicariam”. Eu não sou contra isso. Para mim, o Mein Kampf nunca devia ter sido publicado. Desculpa se sou “woke” por causa disso.

                      Os Trumps e os Bolsonaros foram eleitos porque têm empresas de milhões e milhões do lado deles, toda uma imprensa (detida precisamente por esses grupos económicos) a levá-los ao colo, notícias falsas no whatsapp e afins e porque – cuidado para não caíres da cadeira com a surpresa – sempre houve fascistas, por isso eles não nascem como cogumelos, simplesmente saíram do armário, e isso, para mim, deve evitar-se. Não é democrático dar palco a fascistas.

                      Em Portugal, o Ventura foi o 2º com mais tempo de antena no último mês, apenas 40 minutos atrás do Costa. Se calhar é porque a comunicação social quer combater esse perigoso wokismo perpetrado por pessoas que pintam os lábios de vermelho ou defendem que o salário mínimo deve ser muito maior.

                      Acho que esta conversa já deu mesmo o que tinha a dar, só não te queria deixar sem resposta porque não gosto de ignorar os outros.

                    • Rosso
                      Posted Maio 24, 2023 at 5:41 pm

                      Mas eu ainda te respondo: o Wokismo, como termo, é inventado precisamente como forma verbal de Wake Up; como muitas causas nobres, derivou para o extremismo e hoje é um pensamento castrador, censório, e , no limite, bárbaro. Quando falo de obras que seriam censuradas não pensei no Main Kampf, mas no Lolita, do Nabokov. Quem reclama que muitas obras não seriam publicadas hoje são pessoas como Salman Rushdie, que certamente sabe do que fala. E ainda há pouco tempo se soube que nos EUA não quiseram publicar o livro do Afonso Reis Cabral, sobre o caso Gisberta, porque era uma obra sobre um trans escrita por alguém que não o era, logo, não podia ser ditado. Um caso parecido com o da rapariga negra que leu um poema no tomada de posse de Biden: quando uma tradutora holandesa o quis traduzir, impediram-na por ser branca. Isto é o Wokismo no seu estado mais puro. O Ricardo Araújo Pereira fala disto quase semanalmente.
                      Sobre a extrema-direita, não, não eram todos fascistas, mas muitos votaram em tias criaturas por não verem alternativas. Também por isso que partidos como o Vox, em Espanha, crescem: como resposta a um Podemos radical e que quer acabar com os espírito conciliatório da Transição espanhola (um pouco como Malema está a destruir o legado de Mandela). Não é só a comunicação social e a propaganda (recordo que o Bloco de Esquerda sempre teve muita atenção da primeira e recorreu muito bem à segunda). São dois extremos que se querem aniquilar, duas faces deste tribalismo que envenena a sociedade contemporânea.

          • Valentes Transmontanos
            Posted Maio 23, 2023 at 2:06 pm

            Sabes lá se sou de classe média ahah

            Sabes tu o que é “racismo a sério”? Se soubesses não dirias essas alarvidades.

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 23, 2023 at 5:37 am

    Esqueci-me de acrescentar uma coisa. Isto a sério que ultrapassa tudo.

    A BOLA – Agência de Comunicação de Vinícius compara-o a George Floyd (vídeo) (Espanha)

    Os jogadores de futebol têm de ter noção, um milionário que vive num arredor qualquer luxuoso de Madrid a comparar-se a uma vítima real de racismo, daquele a sério que acaba com mortos. Um absoluto asco, bem revelador do que é a mentalidade de quem rodeia Vinicius.

    • Antonio Clismo
      Posted Maio 23, 2023 at 8:53 am

      A somar a isso, não vejo comportamentos racistas para com Rudiger, Militão, Rodrygo ou Alaba. Mas, por alguma razão isso acontece sempre apenas ao Vinicius Jr… Talvez porque passa metade do tempo a picar os adversários e os adeptos e depois leva resposta.

      Acho que a mesma agência de comunicação e assessoria que representa o Neymar também representa o Vinicius Jr e assim fica tudo explicado…

      Desde os tempos da infantilidade que foi o #BailaViniJr e aí se vê de onde vem toda esta estratégia e animosidade.

      O Antony também chegou à Premier League com essas manias e já foi posto no sítio.

      • Valentes Transmontanos
        Posted Maio 23, 2023 at 11:37 am

        1) Aconteceu há bem pouco tempo com o Rudiger

        2) Ah, o típico argumento “há mais pretos, por isso ele deve ter culpas”, a roçar ali o “havia mais gajas de mini-saia, por isso esta deve ter tido culpa se foi a única assediada”. Sim senhor, argumentação de luxo.

      • Borsalino
        Posted Maio 23, 2023 at 11:44 am

        Como não vês comportamentos racistas para com Rudiger? É só pesquisares no google “Rudiger Cádiiz”, e tens a resposta.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2023 at 1:05 pm

          Não vê porque não quer ver. Não sabias que só é racismo quando nos apetece e é tudo uma questão de opinião? ahah

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 23, 2023 at 12:04 pm

        Coitadinho, tão humilde que só se comparou ao George Floyd… Ah e o Rudiger meteu meia Alemanha a falar no terrível racismo espanhol, logo a Alemanha um país que nada tem a ver com o racismo… Hilariantes os argumentos dos fans…

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2023 at 4:37 pm

          Hã? Mas isto é uma competição entre países?

          Por acaso basta ir a Berlim para ver que é uma cidade multicultural e onde o racismo é muito menos do que na maioria do resto da Europa. O resto da Alemanha não sei porque não conheço.

          Precisamente devido a esse passado é que eles combatem a sério estas ideologias. A Alemanha foi dos poucos países da Europa onde a direita recusou com todas as letras acordos com a extrema-direita, e a extrema-direita não cresceu como no resto da Europa.

      • DNowitzki
        Posted Maio 23, 2023 at 6:51 pm

        Tem juízo, pá!

  • Paulo Roberto Falcao
    Posted Maio 23, 2023 at 1:52 pm

    Último comentário.

    A propósito de picardias lembro-me de uma das primeiras vezes que fui ao Estádio de Alvalade, no qual a Juve Leo cantava duas coisas contra Reinaldo, o avançado do Benfica de então: “doce, doce, doce!”, e cantando um tema das Doce: “doí, doí, Reinaldo meu herói”. Lembro-me de olhar para o meu Pai, e dele não me ter explicado a razão de ser daqueles cânticos, cujo significado só percebi muitos anos mais tarde.

    A paixão do futebol tem esta picardia e este sangue. Quem quer “limpar” o futebol deste tipo de coisas torna-o etéreo e insípido. Querem um mundo politicamente correto, nojentinho e classe média. O futebol nasceu no barro, e a sua cultura é a dos pobres. Moral da história? O pior da classe média é querer ganhar a falsa respeitabilidade dos ricos.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 23, 2023 at 4:32 pm

      De acordo.

      O futebol só volta a ser do Povo quando os comentários “preto de merda” ocorrerem em todos os jogos.

      Aliás, diria que a solução para o futebol português será mudar de Presidente da FPF para um fascista franquista, para seguir o exemplo de Espanha, onde o futebol é do Povo porque chamam “macaco” a um jogador semana sim, semana não. Maldito politicamente correcto, pá.

      • Paulo Roberto Falcao
        Posted Maio 23, 2023 at 5:23 pm

        É o que eu digo, dedica-te ao Twitter pá. Vens para aqui fazer manifestos políticos.

        • Valentes Transmontanos
          Posted Maio 23, 2023 at 5:53 pm

          Não tenho twitter nem pretendo ter.

          Quanto aos manifestos políticos, tudo é política, até quem é “neutro” tem uma posição política. Mas bom, agora que já estás a responder só porque sim, acho que a conversa já terminou e continuá-la não acrescenta nada ao blogue.

          Resto de bom dia e bons chiringuitos (nada político esse programa, é que nada mesmo ahah)

  • DNowitzki
    Posted Maio 23, 2023 at 6:47 pm

    Esta discussão pode ser muito interessante do ponto de vista teórico e sociológico, mas de nada adiante.

    Se um branco é discriminado pela cor da pele, é racismo; se um negro é discriminado pela cor da pele, é racismo; se um chinês é discriminado pela cor da pele, é racismo. Todos os povos e nações têm racistas, xenófobos, pedófilos, assassinos, etc.

    Estar aqui a defender que há um contexto que justifica A ou B, é fazer um desserviço à causa. Imaginem que há uns anos, virei uma rua à esquerda em vez de à direita e, quando dei por mim, estava no meio do Bronx, rodeado de malta cuja cor da pele é negra.

    Mas tudo isto é irrelevante. O relevante é isto: o racismo é crime. Enquanto tal, quando ele se verificar, há que identificar os culpados, levá-los à Justiça e aplicar a pena em conformidade. O resto é andar a medir pilinhas e a discutir se o racismo ambiental faz sentido e afeta A, B ou C e não sei o quê.

    A escravatura é uma constante ao longo da história da humanidade e afetou já gente de todos os credos.

    Para finalizar, eu nasci branquinho como a lixívia. Não sou culpado pelo que os meus conterrâneos de há 500 anos fizeram durante séculos nem tenho de pagar, hoje, o castigo por esses atos, que, já agora, também eles devem ser contextualizados.

    Quanto ao Vinícius, só posso fazer um exercício: quando miúdo, também fui vítima de situações de «bullying», como a maioria das pessoas foi, creio, nomeadamente quando cheguei ao 7.º ano e tive de levar com os grunhos do 11.º e do 12.º. Não foi uma experiência agradável e, com o tempo, diluiu-se, até porque também fui crescendo. Agora, o Vinícius tem de levar com isto semana sim semana sim, portanto é preciso ter uma pele bem dura (sem ponta de ironia) para aguentar esses imbecis, alguns deles efetivamente racistas e outros apenas idiotas que pretendem atingi-lo, remexendo na ferida.

    Mais ação e menos palavras, sobretudo nas redes antissociais.

  • DNowitzki
    Posted Maio 23, 2023 at 7:16 pm

    Já agora, outra nota, embora não tenha ver com racismo, mas com a forma como alguns continuam a olhar para as mulheres: a jornalista Francisca Laranjo, no passado domingo, no exterior de Alvalade, estava a trabalhar quando um indivíduo passou por ela, lhe acariciou o cabelo e a beijou.

    • Valentes Transmontanos
      Posted Maio 23, 2023 at 7:39 pm

      Um completo grunho.

      Mas de certeza que quem denuncia isto são “wokes”, ou “florzinhas de estufa que não entendem a essência do futebol” e a própria jornalista “tem de ser profissional e não se queixar”. É o que temos.

Deixa um comentário