Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O combate do século

Tem tudo para entrar na galeria dos melhores combates de sempre, na linha de um Thrilla in Manila ou Rumble in the Jungle. Há anos, ou décadas, que um combate não era esperado com tanta excitação e ansiedade, e pela primeira vez neste século assistiremos a um duelo entre duas lendas, algo que não acontecia desde os confrontos entre Ali e Frazier ou Foreman.


Em Las Vegas, no dia 2 de Maio, vai acontecer História. Após cerca de cinco anos de negociações, avanços e recuos, o Mundo vai assistir ao combate entre dois dos maiores nomes da história do pugilismo: Floyd Mayweather e Manny Pacquiao. O evento promete parar o planeta, pois nem aqueles que pouco ou nada seguem a modalidade perderão a oportunidade de ver o mano-a-mano de dois homens que têm dominado este desporto, e que alcançaram o estatuto de lendas vivas. O americano está ainda hoje sem saber o que é perder um combate, e o filipino é o único a ter ganho 8 títulos em categorias de peso distintas. Mais do que a unificação dos títulos, este combate é o tira-teimas que há muito se pedia, em que finalmente ficaremos a saber quem é o melhor pugilista do mundo. Claro que este combate teria ainda mais impacto tivesse acontecido cinco anos atrás, pois ambos os atletas já passaram o seu auge, mas ainda assim promete ser um evento que irá mover, literalmente, mundos e fundos. Mundos porque, como referido, toda a gente que é gente vai acompanhar a luta, e fundos, porque o dinheiro envolvido será algo de surreal (os bilhetes podem custar milhares de dólares), e promete bater recordes no que respeita a receitas. As partes finalmente chegaram a acordo no que respeita ao local, à divisão dos dinheiros (60/40 para Mayweather), e ao controlo anti-doping a que os lutadores estarão sujeitos.

Desportivamente, vamos ver dois homens que dominaram o desporto nos últimos anos. Mayweather, ainda invicto, é por vezes acusados de seleccionar os adversários, e de se ter mantido na sua zona de conforto, ao contrário de Pacquiao, que subiu de categoria várias vezes, e foi desancar homens de outra estampa física. Muitos diziam que o americano teria receio de se bater com Pacquiao, e que os desacordos negociais foram meras desculpas. Outros defenderam que se tratou de mera gestão de carreira, algo em que ele é exímio. Nesta fase da sua carreira, em que pondera a retirada, uma derrota seria uma mancha, que daria alguma razão aos seus detractores, mas teria um impacto mínimo no seu legado. Uma vitória perante o rival nº1 põe “Money” como um dos melhores, senão o melhor de sempre. Quanto a “Pac-Man”, que nada já tem a provar, uma vitória seria a chave de ouro que fechava uma carreira de sucesso. As recentes derrotas (uma delas por KO, outra numa decisão muito polémica) de Pacquiao abateram um pouco a sua reputação (e capacidade negocial), mas não apagam o facto dele ter estar em vantagem directa em termos de resultados perante todos os adversários que defrontou. De qualquer modo, nesta fase, está em jogo acima de tudo o lugar destes senhores na História do desporto mundial, mais do que qualquer cinturão.
Os adeptos esperaram, desesperaram, perderam a esperança, mas afinal vai acontecer. Ainda bem.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:08 am

    Sem dúvida que será um grande combate, que peca por não ser mais cedo. Espero que o Floyd perca, mas duvido muito, já que este combate tem muitos interesses, quer do ponto de vista financeiro quer do desportivo.

    Francisco

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:09 am

    Mal posso esperar. Será um grande combate. Acredito numa vitoria do Pacquiao

    Henrique

  • Slim Shady
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:17 am

    Fantástico foram precisos 5 anos mas valeu a pena.Será sem dúvida o combate da década,muitíssimo antecipado, acho que vai render 250 milhões de dólares,qualquer coisa como 220 milhões de Euros.
    Espero que o Money ganhe,assim as hipóteses de o Pretty Boy acabar a carreira invicto aumentam exponencialmente.
    Lets Go TMT

  • Diogo Sá
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:24 am

    Eu nunca vi um unico combate de boxe. Mas desconfio que vou ver este :D

  • Frank Rijkaard
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:26 am

    Vai ser um combate brutal! Estou super ansioso para ver!

    Queria so deixar uma palavrinha tambem quanto ao facto de dizerem que o Floyd e o melhor de sempre, mas eu pessoalmente continuo a considerar o Muhammad Ali superior. Assim como Jordan sera sempre melhor que LeBron.

    Cumprimentos

    • André Filipe
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:34 am

      o melhor pugilista de todos os tempos foi o sugar ray robinson. Em termos tecnicos nunca houve igual.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:54 am

      Concordo com o André Filipe, Mohammad Ali foi o pugilista mais mediatico de sempre, sempre auto proclamou-se como o melhor de sempre uma aittude que o levou a chegar onde chegou cheio de auto confiança mas apesar de não ser do meu tempo por tudo o que ouvi e os filmes que vi considero eu e talvez 90% dos entendidos em boxe Sugar Ray Robinson como melhor de sempre.

      Zé Gaio

    • Mah Med
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:21 am

      Para mim o Ali será sempre o melhor de sempre , como pôs um país inteiro a cantar " ali bomaye " , como venceu o frazier, de longe o mais carismático, como lida com a impressa , ali era especial

    • Viking
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:43 am

      Mah Med , o Ali perdeu o 1º combate com o Frazier por KO , ganhou o 2º aos pontos num combate em que o resultado mais justo seria um empate , e ganhou o 3º e ultimo porque o seu treinador insistiu com ele para continuar , quando Ali nao queria ,e o treinador do Joe nao o deixou continuar e atirou a toalha

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:48 am

      Lá está foi o melhor de sempre no mediatismo e no que representou e não a lutar ai sim tambem foi fantastico um dos melhores mas até na história apenas dos pesos pesados teria de considerar provavelmente Joe Louis como melhor que Muhammad Ali pelos anos que dominou essa divisão.

      Zé Gaio

    • JSC
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:41 am

      The Rumble in the Jungle

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:03 pm

      André Filipe concordo completamente bom ver que sabe a história.
      Enquanto a combate que não tinhamos há ano o Tyson Holyfield tinha mto mais antecipação o boxe hoje não é o que era bem por causa dessa chamada gestão da carreira os pugilistas não querem saber de serem melhores e defrontarem pugilistas superiores querem saber do dinheiro apenas.
      Tenho saudades de um Roy Jones JR que se fosse como o Floyd sempre na sua categoria tinha sido invicto mas preferiu subir de peso e limpar todas as divisões mais tarde na carreira pagou por isso.

      Filipe Ribeiro

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:48 pm

      É dificil dizer quem é o melhor da história, sobretudo quando se comparam divisões diferentes pois um peso pesado nunca será tao rápido como um peso médio/leve , e um destes nunca será tão poderoso como um Pesado. Ainda é mais dificil, na minha opiniao comparar lutadores de diferentes categorias do que Futebolistas de diferentes posiçoes. Normalmente, eu digo que futebolista A ou B é melhor que C (sejam estes defesas, médios, avançados) com base no acréscimo de competitividade/qualidade que pode oferecer na globalidade a qualquer equipa. Como o Boxe não é um desporto de equipa isto (que já por si só não é uma comparaçao justa) não é possivel fazer…

      Dito isto, o Sugar Ray Robinson do que vi (combates e pequenos extracto no youtube) era incrivel, mas Muhammed Ali era qualquer coisa de especial, nenhum outro pugilista conseguiu igualar/imitar com sucesso o seu estilo, defendia com as mãos muitas vezes em baixo inclinava só a cabeça quando vinha um golpe do adversário (o que é considerado suicidio no boxe), mexia.se como ninguém à volta do adversário, e sem dúvida um dos desportistas (senão mesmo o mais, a par do Maradona) carismáticos de sempre. Muitos especialistas dizem que senão lhe têm interrompido a carreira, por se ter recusado a ir para o Vietname , provavelmente nunca teria um combate.

      Enfim, agora temos Mayweathers (tristeza de pessoa) e outros pouco ou nada carismáticos e o boxe perdeu bastantes adeptos…

      Cumprimentos,
      João Gonçalves

  • MosqueteiroSLB
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:31 am

    O combate e de facto muito esperado. Já devia ter acontecido ha uns anos, agora nenhum está no seu melhor.
    Esta espera enriqueceu, literalmente, os combatentes, mas cheira-me que o combate não vai corresponder (espero estar enganado).

    Nuno tens que ter em atenção de que tudo o que floyd foi acusado, também o foi paquiao. Fez vários combates com lutadores longe do seu melhor e muitos deles a recuperar de derrotas com… O mayweather.
    Diz-se que o paquiao esquivou-se a um combate com o canelo… que mayweather o destruiu.

    Tenho muitas dúvidas sobre quem atrasou o combate. Ambos se acusam. Mas a verdade é que mayweather sempre tratou pessoalmente do combate e paquiao através do seu empresário (com o qual tinha mas relacoes), é este exigia números elevadíssimos não correspondentes com a posição de pretendente.
    Fica para a história que o combate só foi marcado após floyd ter confrontado paquiao no basket.

    Quanto ao vencedor tenho que escolher mayweather. E que volte aos bons velhos tempos.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:46 am

      Já agora o boxe e ridículo na marcação de combates. Devia ser como na ufc onde não são os próprios lutadores a escolher combates.
      Isto como e agora e ridiculo.

    • cards
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:18 pm

      caro mosqueteiro SLB,
      Os lutadores do UFC são funcionários do UFC, ao contrário do que se sucede no boxe.
      No UFC é o Dana White quem marca os combates e nem sempre os atletas aceitam posso-te dar vários exemplos disso.

      Maywather prpvavelmente vai ganhar milhões neste combate no UFC hà lutadores que lutam ppr 8 mil dólares.
      O maior vencimento do UFC pertence a Anderson Silva que para lutar contra Nick Diaz recebeu 600 mil dólares. o Atleta de do UFC que recebeu mais dinheiro até hoje foi Anderson Silva cerca de 4,5 milhões. muito longe do que ganha um pugilista

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 5:06 pm

      Cards e obvio que nem sempre aceitam, mas e impossível o 1 e o 2 melhor lutador não se defrontarem durante vários anos. O dana interviria.
      E por isso vês os campeões a lutar com os principais concorrentes.
      Por acaso achava que recebiam mais, mesmo sabendo que não se aproximavam dos do boxe.

    • cards
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 6:09 pm

      sim sempre que existe recusa o Dana tenta intervir já que são funcionários da empresa. no boxe podes fugir de um perigoso adversário muito tempo no ufc é muito mais dificil acontecer e ainda bem.

  • jaynaz
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:35 am

    Não sou fã de boxe por isso não sei muito sobre o desporto em questão.
    Porque é que Floyd ou outro atleta lutam poucas vezes durante o ano, vi que Floyd faz 2-3 lutas por ano, é tudo por razões financeiras?

    • MosqueteiroSLB
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:48 am

      O contrato dele e por luta não por tempo. Mas o tempo entre combates permite que se divirta e se prepare muito bem.
      E visto que apenas com um combate e o atleta que recebe mais, nao precisa de muitos combates.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:49 am

      O Mayweather normalmente so luta 1 vez por ano no maximo 2. Faz isto porque cada combate que faz faz um campo de treino de bastantes semanas de treino super intensivo e como ja atingiu um estatuto tao elevado no boxe neste ponto da carreira cada combate gera tanto dinheiro que um combate chega para ganhar mais dinheiro que qualquer outro desportista no ano todo por isso pode-se dar ao luxo de relaxar bastante tempo entre cada combate para alem disso nao esta preso a contratos como noutros desportos so combate com quem quer quando quer por isso também o acusarem de se esquivar tantos anos de Pacquiao e de o boxe hoje em dia nao ser tao atrativo como antigamente.

      Zé Gaio

    • jaynaz
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:56 am

      Obrigado pelo esclarecimento a ambos.

    • Luke Van Diesel
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 2:05 pm

      Eu entendo o facto de ele ser o mais mediático e etc. Mas não chega a ser rídiculo a descrepância? Ele fazer um combate e ganhar tanto como uns que fazem 10 (não sei se é possível, desconheço totalmente o boxe)

  • cards
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:39 am

    Pacquiao pode vencer Mayweather, Pacquiao é canhoto e Mayweather tem muitas dificuldades com canhotos.

    P.S. Mayweather como profissional está invicto mas nos jogos olimpicos, boxe amador, já perdeu combates.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:42 am

    Discordo totalmente quando diz que um combate entre duas lendas não acontecia desde os tempos de Ali Frazier e Foreman o que chamar então ao quarteto maravilha de Marvin Hagler, Thomas Hearns, Roberto Duran e Sugar Ray Leonard? Ou mesmo a combates entre nomes como Roy Jones Jr, Bernard Hopkins, James Toney ou Felix Trinidad? O que nao faltou foi combates entre lendas depois desses famosos combates dos tempos de Ali.
    Quanto a este combate mal posso esperar apesar de achar que Amir Khan neste momento podia ate ser mais dificil para Mayweather do que Pacquiao claro que prefiro finalmente ver este combate e a minha aposto mantem-se no Mayweather.

    Zé Gaio

  • Mah Med
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:14 am

    Já li pessoas aqui a dizer que o pacquiao também se esquivou do moneymaywhethear , mentira, o Maywheathear não queria lutar com o Manny , ao ponto do pai ter sugerido isso é o Maywheather ter o insultado de todas as maneiras possíveis, kenny bayless( famoso comentador nos states) foi enxovalhado pelo Maywheather, quando sugeriu o mesmo,

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:19 am

    Sou mais fã de kickboxing do que boxe, mas este combate vais ser incrível! Aposto no "money" pois há muitos interesses em que ele ganhe.
    Diogo Rei

    • JFN
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 4:43 am

      Olhe que o raciocínio inverso também se poderia aplicar aqui, nada nos garante que uma vitória do Manny não leve a uma "trilogia" com uma facturação suficiente para pagar a dívida pública portuguesa. O recorde de "buys" de PPV na América é cerca de 2 milhões e meio, já se fala de mais de 3 milhões de buys para este evento (estimativa), mais patrocinadores e afins, e mais ainda as quantias exorbitantes que vão ser movimentadas mas casas de Las Vegas (neste momento Mayweather é favorito). O boxe é prodigo em jogadas de bastidores e juízes "desatentos" por assim dizer, rendia muito mais "espremer" isto bem se Pacquiao ganhasse, e não se reformasse imediatamente a seguir, que era o que eu faria.

      Vou certamente fazer noitada para este combate, prevejo que o queixo de Mayweather se aguente o suficiente e que venha ao de cima o seu repertório defensivo, se apanha o queixo de Pacquiao pode relembrar o filipino da "pedrada que levou do Marquez e estará certamente em vantagem, até num ponto de vista mental. A ver se Pacquiao entra decidido e ganha uns rounds para pressionar o Money, lá teremos de aguardar…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:56 pm

      A dívida pública portuguesa é em mil milhões, não em milhões como tal nem um terço pagava.

      Rafael

    • cards
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:21 pm

      caro JFN não confunda milhões com mil milhões

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:23 am

    Lixo, como todos os "grandes" combates de boxe. Adaptando um pouco o que fui lendo, sendo que assumidamente percebo muito pouco de boxe, segue-se uma boa analogia do que é o boxe americano de top actualmente (e digo americano porque não tenho conhecimento mínimo dos outros locais mas acho que seguem todos o mesmo modus operandi pelo que tenho lido..):

    Imaginem que o Real Madrid e o Barcelona a partir de agora não jogavam mais na Champions ou qql competição europeia. Imaginem também que o calendário deles passa a não ser escolhido por uma entidade reguladora estável e confiável (porque no boxe ela não existe) mas sim por eles próprios! Estão a imaginar?

    Bem, continuem, pois além de serem eles próprios a escolher, apenas jogam de mês a mês, fazem uns jogos treino pelo meio, mas a sério é mensal. Para finalizar este cenário imaginário, digamos que estas 2 superpotências de espanha não se enfrentavam, e também tentavam evitar jogar com o Atlético e o Valência. Escolhiam o Granada, o Córdoba, o Levante e às vezes, para enganar o Atlético Bilbau (mas só em alturas como esta época em que os leões bascos estão na metade inferior da tabela).

    O real e o barcelona não deixam de ser grandes clubes neste cenário. O ronaldo e o messi não deixariam de ser máquinas e provavelmente marcavam hat-tricks ou mais em cada jogo. Bem, mas este cenário específico já se arrasta há mais de 5 anos. Então agora o Ronaldo e o Messi, apesar de até estarem mais poupados do que estariam se jogassem todas as semanas, estão velhos e são apenas uma sombra de um passado brilhante. Estão muito velhos..mas ricos :) ou aparentemente.

    Rica história que inventei, né? Ou será que não? Bem troquem os nomes de Real e Barcelona por Mayweather e Pacquiao, leiam com boa disposição e vejam se não bate quase tudo certo!

    Para os mais interessados: https://deadspin.com/mayweather-vs-pacquiao-is-maybe-happening-five-year-1610144618 – artigo de opinião que explica tudo que o que eu acabei de dizer, de uma forma muito mais esplícita, técnica e provavelmente mais engraçada..

    Pedro, o Polvo

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 11:48 am

      Não ligo nada de nada a esta modalidade, nem nunca perdi tempo sequer a ver 1 combate de principio ao fim, portanto sou um completo leigo sobre Boxe, no entanto não fazia ideia que as coisas funcionavam dessa forma…sendo assim, é só mais um motivo para não gostar da modalidade

    • JSC
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:37 pm

      Se é assim tão fácil, acho que podemos todos ser Lutadores de boxe eheheh. Agora falando a sério quando estás no topo é assim, mas até chegar ao topo é muito duro.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 5:39 pm

      Claro, ninguém disse que não eram muito bons, por alguma razão chamei-lhes Real e Barça eheh. Agora mais a sério, mayweather é melhor lutador e muito provavelmente irá ganhar, mas isto teria piada em 2009 ou 2010, quando o pacquiao andava com um mega hype a derrubar constantemente homens com mais de 4-6-8-10kgs que ele. Aí sim, seria um grande desafio, este ano será só uma festa. O que torna estes desportos interessantes é que um murro ou uma série deles à pacquiao muda todo o panorâma de um combate e pode estragar a festa, claro. Gosto muito mais de MMA, há uns anos acompanhava mesmo, quando o Bj Penn, Silva, Machida e Lesnar dominavam as suas categorias – mas estes sim, sem querer menosprezar, eram testados "a sério".

      Pedro, o Polvo

  • JSC
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:38 am

    Já há uns tempos que tinha dito que este ia ser o momento do ano, fico feliz por este se ir concretizar. Nos dias antes do combate irei-me prenunciar sobre o resultado.

  • JSC
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 3:42 am

    Para a new gen que gosta de mma e wrestling e whatever, apreciei o que é desporto de combate.

    • Alexis
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 10:58 am

      JSC eu até nem sou new generation mas… o mma não é melhor e mais completo que o boxe? Não misture o mma com o wrestling que vê na tv (sim porque o wrestling olímpico também é um bom desporto de combate). Eu adoro boxe mas mma é muito mais técnico, exigente e completo. Que prefira boxe, aceito. Agora dizer que mma não é desporto de combate ja é exagero..

    • JSC
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 12:08 pm

      Detesto a parte do MMA em que eles estão no chão em tentativas de subjugação, o resto é bom. Mas prefiro as regras do boxe, considero o desporto mais honesto, mas claro que pessoa tem os seus gostos.

      Tarzan Taborda, 4 vezes campeão Europeu e 5 Mundial, pena que tenha morrido com pouco reconhecimento aqui em Portugal.

    • Alexis
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:27 pm

      Mas quando a luta vai para o chão é quando se torna mais técnico.. o BJJ já mostrou ao longo de décadas que só quem o domina ou sabe defender-se é que se safa num combate de MMA. Para quem aprecia artes marciais, o MMA é o mais completo desporto de combate e tanto se tem de dominar a lura em pé, no clinch e no chão. Pode por vezes parecer lento e tedioso, mas é preciso saber apreciar o "xadrez" que é a luta por uma posição no chão. Mas mais uma vez digo, aceito e entendo que prefira o boxe, do qual também gosto…

    • Ruben F.
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:36 pm

      JSC, a MMA é MUITO exigente ! O boxe é talvez mais puro, mas os lutadores de MMA são quase todos excelentes atletas. E encontras lá pugilistas muito bons também

    • JSC
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 2:15 pm

      Eu não disse que não era exigente, a maratona também é exigente e também tem muito a ver com estratégia isso não quer dizer que consiga ver durante duas horas.

    • Ruben F.
      Posted Fevereiro 22, 2015 at 2:49 pm

      Isso depois varia dos gostos. Mas achei o seu primeiro comentário um pouco desrespeitoso. É como o Alexis diz, a parte do chão pode não dar grande espectáculo mas confere-lhe uma dificuldade enorme e obriga a que todos os lutadores pratiquem pelo menos duas artes-marciais, uma para a luta em pé e outra para que saibam defender-se no chão. Temos lutadores na UFC que são faixa preta em JJB e depois são também grandes praticantes de muay thai ou kickboxing

  • Sombras
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:09 pm

    Alguns números:

    – Os 6852 quartos do MGM Grand Hotel em Las Vegas, onde vai decorrer o combate esgotaram em 3 (TRÊS!!!) minutos;
    – Os preços médios para esses quartos custam, ao dia, 500/600 dólares;
    – Os 16800 bilhetes para o evento esgotaram em pouco mais de 1h;
    – O Bilhete mais barato para a final vendia-se a 8 mil dólares e os mais caros (fora os VIP) próximos de 12 mil;
    – As receitas estimadas do combate em PPV nos Estados Unidos são cerca 750 milhões de dólares;

  • Ruben F.
    Posted Fevereiro 22, 2015 at 1:35 pm

    Normalmente estes combates com muito hype acabam por desiludir por causa das expectativas criadas …. mas não consigo não ficar ansioso. Estava à espera deste combate há anos ! Gostava que o Pac ganhasse e baixasse um bocado a moral ao Floyd.

Deixa um comentário