Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O ego ou o golo?

Ventos de bonança sopram para os lados de White Hart Lane.
Os Spurs não se ressentiram da saída de André Villas-Boas e com Tim Sherwood a equipa mudou…para melhor. De facto, depois de um investimento avultadíssimo para suprir a ausência da estrela da equipa (o Tottenham de 2012/2013 foi verdadeiramente uma “one man team”), das humilhantes derrotas contra City e Liverpool (requiems de um funeral anunciado) e do futebol sôfrego e desinspirado (AVB nunca conseguiu estabilizar um onze nem aproveitar o seu 4-2-3-1 para tirar o melhor dos seus jogadores), o Tottenham vive o melhor momento da época. Sob a batuta de Tim Sherwood, a equipa está mais anglo-saxónica do ponto de vista táctico (a matriz é agora o 4-4-2 clássico), por isso mais prática e objectiva, e os jogadores responderam melhor à nova identidade: o futebol aumentou de qualidade (marca mais golos, sofre menos), os jogadores subiram de rendimento (Eriksen, por exemplo parece outro jogador) e a equipa permanece invicta na Premier League (5 vitórias e 1 empate). E há seguramente um nome indissociável desta era Sherwood: Emmanuel Adebayor. O togolês foi afastado por AVB (aparentemente após a recusa de Ade em retirar o boné numa reunião com o staff técnico) e é agora a estrela que faltava à equipa de Sherwood: em 6 jogos já leva 5 golos no campeonato (tantos quanto Soldado em 19 jogos!) e é um elemento fundamental na estratégia da equipa (primeira referência ofensiva quando a equipa joga longo para além de sua dimensão física ser determinante – Soldado era frequentemente engolido pelos centrais adversários – ). Em suma no tradeoff entre duas características inegáveis de Ade, o ego e o golo, AVB excluiu-o pela primeira, Sherwood resgatou-o pela segunda. Os resultados estão à vista. Mérito de Sherwood em potenciar Adebayor? AVB ainda estaria nos Spurs se contasse com o togolês? Até onde pode chegar o Tottenham de Sherwood (já apanharam o Liverpool no 4º lugar, aquele que é o principal objectivo para esta época)? E Sherwood será treinador para ficar ou Levy avançará para 14/15 com um nome sonante?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): João Pinto

22 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Janeiro 20, 2014 at 12:29 pm

    Há aqui vários aspectos a ter em conta:

    1º – Villas Boas foi despedido na minha opinião, mais pela falta de futebol e pela equipa não convencer do que pelos resultados (até tinha mais pontos na jornada em que foi despedido do que na época anterior).

    2º – Adebayor é muito bom, tem excelentes características físicas. Tal como Defoe foi mal aproveitado..

    3º – Sherwood tem tido bons resultados, a partir de agora será o grande teste. Passado o efeito da chicotada psicológica, quando surgir a primeira derrota veremos se tem realmente o que é necessário para estar no comando. Se o fizer, e inclusive conseguir o 4º lugar (como sempre disse, mesmo quando estava o AVB, o Tottenham não o 4º melhor plantel da Premier) merece continuar após esta época.

  • Miguel
    Posted Janeiro 20, 2014 at 12:35 pm

    Ele vai marcando golos é certo, mas não deixa de ser por ele que se perde maior parte do jogo nos pés dele. Define quase sempre mal (ou segura a bola até perder, ou passa a bola para os colegas de equipa, recorrentemente). E é claro que comparando com Soldado, o togolês fica a ganhar, o que pouco significa, tendo em conta a época fraca do espanhol. No entanto, a melhoria do Tottenham não me parece que tenha alguma coisa a ver com Sherwood, mas sim com as melhorias de Eriksen e Lennon apenas.

    O esquema tático de pouco vale quando a equipa do Tottenham apresentava pouca dinâmica. E para AVB, depois de mandar embora jogadores como Parker, Dempsey ou Assou-Ekotto, regulares na época passada, ficou mais difícil, embora estivesse um ponto melhor que na época transacta. Sherwood apenas se aproveitará do trabalho do português, para o bom e para o mau.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 7:34 pm

      Caro Miguel,

      O esquema táctico é a base para as dinâmicas da equipa. Jogar com um PL ou com dois (ou seja tácticas diferentes) é, em termos de dinâmicas, completamente diferente. E o caso do Tottenham é paradigmático disso mesmo. A equipa responde melhor neste sistema e os resultados provam-no. Houve com AVB de facto sub-rendimento de algumas unidades mas isso não explica tudo (há ciclos de forma e os técnicos sabem-no melhor que ninguém! pois as soluções são muitas e o futebol foi medíocre.

      Sherwood teve apenas o mérito de potenciar um jogador que tem valido golos e, mais importante pontos (6 jogos imbatível já se pode falar em tendência.). Sherwood vale o que vale e não me parece que os adeptos dos Spurs vivam obcecados por encontrar o próximo mestre da táctica.

  • Ricardo Ricard
    Posted Janeiro 20, 2014 at 12:51 pm

    O AVB só não saiu mais cedo e na época passada devido ao Bale que salvou o Tottenham variadíssimas vezes,era ele que fazia a diferença,muitos jogos o Tottenham não jogava um caracol e lá aparecia um super-Bale. Só estou para ver quantas vezes vai precisar o AVB ser despedido e não ter resultados desportivos nenhuns para verem que a época que fez no Porto, foi única na carreira e que o homem é um treinador normalíssimo,para não dizer banal.

  • Kacal l
    Posted Janeiro 20, 2014 at 12:56 pm

    Não estou assim tão surpreendido com o Tim Sherwood, até pode ser um bom treinador, mas acho que esta boa fase não passa de uma resposta dos jogadores á saída do treinador e aos resultados e exibições humilhantes, é mais uma questão de honra e motivação, é sempre assim quando um treinador sai, dão sempre uma grande resposta e querem mostrar que toda a sua qualidade e que são dignos de representar o Tottenham.
    Isso aconteceu o com o Di Matteo que acabou por ganhar a Champions, mas a equipa não jogava por aí além, foi mais uma "revolta" que mérito do treinador, mas está a conseguir pontos e melhorou as exibições dos Spurs, para além de "aumentar" o rendimento de alguns jogadores, portanto ele merece respeito, não creio que ele fique na próxima época, mas depende do que vai acontecer até ao fim da época, ainda é cedo para tirar conclusões.

    Quanto ao Adebayor, ele chegou a jogar bastante com o AVB e não fez nada de especial e golos nem vê-los, só há duas causas, ele não estava motivado e quis "queimar" o AVB ou estava num mau momento de forma, acredito mais na primeira.
    Ele é um bom PL, agora está num grande momento de forma, está a marcar e a ser fundamental no jogo ofensivo da equipa, dá altura, força e qualidade na finalização e no jogo aéreo, está motivado e vai continuar a fazer boas exibições e a marcar golos, quer mostrar que não está "acabado", outros méritos do Tim Sherwood é estar a conseguir tirar o máximo do rendimento do Eriksen e de chamar o jovem Bentaleb ao 11 que está a surpreender e a fazer boas exibições, o treinador está a ser competente e está a fazer um bom trabalho, o próximo jogo vai ser o primeiro grande "teste" dele.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 7:37 pm

      Bom comentário. Destaco a palavra "competência" que me parece particularmente bem empregue. Tim Sherwood tem sido sobretudo competente, concordo.

    • Kacal l
      Posted Janeiro 20, 2014 at 8:18 pm

      Obrigado porquinhodaindia, o próximo jogo contra um Man City arrasador, vai ser o grande "teste" dele.

  • luis bcn
    Posted Janeiro 20, 2014 at 1:59 pm

    Os spurs estao a 8 pontos do Arsenal…quando o AVB saíu estavam a…8 pontos…ele foi para a rua porque o Paulinho (um jogador que nao tem categoria para o Tottenham) foi expulso contra o Liverpool e com a defesa remendada levaram 5 em casa. Dizer que a equipa joga melhor agora é ridiculo uma vez que o eriksen esteve lesionado, o Rose igual e por aí fora…alias, nos ultimos 5 jogos para a liga teve a derrota com o city, empate com o united e 3 vitorias (e algumas até jogou bem e merecia ganhar por mais).

    Engraçado que o AVB depois de bater o recorde de pontos dos spurs vai para a rua e o Moyes que anda uma desgraça continua como se nada fosse…

    O Adebayor é um grande jogador mas é um wildcard. O Soldado foi um erro (deviam ter ido buscar o Negredo) e o Defoe para mim continua a ser um jogador formidavel.

    • Ricardo Ricard
      Posted Janeiro 20, 2014 at 2:20 pm

      Um dia destes ainda vai haver um prémio mundial da Fifa para o record de pontos entre os 5º´s classificados.

    • luis bcn
      Posted Janeiro 20, 2014 at 6:57 pm

      Ja existe, chama-se marcar mais golos e foi assim que o Ronaldo ganhou sem ter ganho qualquer trofeu…mas claro, só dá para um lado

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 7:14 pm

      Caro luis bcn,

      A saída de AVB tem, naturalmente, que ser contextualizada. O facto da experiência no Chelsea não ter corrido bem, o falhanço em termos objectivos na época passada (pedia-se a Champions!), o futebol pobre e as humilhações perante City e Liverpool tornaram a situação insustentável.

      A decisão de demitir AVB foi subjectiva (Levy não é propriamente o protótipo do presidente paciente) e como tal há argumentos válidos a favor e contra. Na minha opinião era inevitável.

      É também evidente que a equipa está mais confortável neste sistema (qualitativamente nota-se diferença) e por isso joga melhor (ofensivamente a equipa está mais capaz). Muito se deve à referência ofensiva Adebayor (Soldado sozinho não estava a resultar!) que oferece outras soluções.

      Nota: a comparação com a situação de Moyes faz pouco sentido pois United e Tottenham são completamente diferentes na forma como encaram o staff.

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 20, 2014 at 2:09 pm

    A arrogância é perigosa. Quando não é sustentada, é fatal.

  • Jorge Carolo
    Posted Janeiro 20, 2014 at 6:31 pm

    Caro Luis bcn,

    Discordo da sua opinião… Aliás, cada vez mais acho o Vitor Pereira melhor treinador, não percebo como fala em analises ridiculas, quando este Tottenham de hj joga considravelmente mais e o sr. ainda defende um treinador que não conseguiu incutir uma ideia de jogo na equipa ao fim de 4/5meses, sendo que já no ano passado treinava a mesma equipa, evitando ter de conhecer e avaliar todos os jogadores, valores do clube e suas condições… Realmente isto sim é ridiculo!!!

    Sinceramente julgo que AVB vive das boas graças em que caiu quando foi campeão pelo Porto, mas tendo em conta tudo o que se passou apartir daí! Leva-me a crer que o trabalho tecnico devia ser feito pelo VP e a comunicação com os Media e equipa ficavam a cargo de AVB.

    É indesmentivel que desde o momento que estes dois se separaram, AVB, não mais conseguiu pôr uma equipa a jogar futebol, mesmo com todos os recursos e mais alguns, quer do Chelsea quer do Tottenham!!

    Este treinador vai entrar para a listas dos maiores flops mundiais!!

    Qto a Adebayor, mais uma vez está a demonstrar que é um jogador com um talento incrivel, associado a umas fantasticas caracteristicas fisicas…peca non entanto, pelo seu feitio, embora em grande forma, seja uma grande mais-valia para as equipas que tem representado!!!

    Cumprimentos

    • luis bcn
      Posted Janeiro 20, 2014 at 7:10 pm

      Eu nao estou a defender o AVB, alias, fui um grande critico por nao entender como punha o paulinho a jogar tantas vezes e ainda sentava o Dembele que era o melhor da equipa, o que eu nao entendo é como acham normal despedir o treinador que nem sequer esta mal classificado e o da equipa campea anda perdido…desde que ele foi embora na premier estao iguais e ja foram afastados das duas taças.

      Nao gostam de estatistica tudo bem mas é isso que conta…para isso é que ha golos e tabelas classificativas, o futebol nao é só isso eu sei mas tambem é injusto estarem a crucificar o homem como se os spurs estivessem agora em 1, quando na realidade se forem ver estao piores pois ja arrumaram das taças…

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 8:05 pm

      A eliminação das Taças tem uma importância relativa pois não eram objectivos primordiais para esta época (além disso no caso da FA Cup, a derrota com o Arsenal no Emirates não se pode considerar anormal!). O facto é que objectivamente AVB falhou o objectivo da época passada (Champions) apesar do record de pontos. Este ano estatisticamente estava a fazer melhor mas a equipa estava longe de convencer. As goleadas perante City e Liverpool deitaram tudo a perder! Provavelmente AVB merecia um voto de confiança mas também aceito que a situação era insustentável (equipa desligada, adeptos insatisfeitos, presidente impaciente).

    • Team Sherwood
      Posted Janeiro 20, 2014 at 9:12 pm

      Avb foi 5º com muito mais meios num clube que tinha sido 4º no ano anterior.
      Este ano perde a estrela da equipa mas reforça-se em mais de 100M.
      Resultado, além do mau futebol sempre que apanhava um clube grande levava goleada.
      O Treinador adjunto pega na equipa e têm 5 vitórias e um empate…
      Lá porque o Arsenal também ganhou os seus jogos não se pode dizer que esteja igual, não recuperou pontos ao Arsenal mas recuperou a muitas outras equipas, só ao Liverpool recuperou 6 pontos…
      Um jogador que ele nem convocava é agora a estrela da equipa com 6 golos em 8 jogos.
      E mesmo assim ainda há quem o defenda…

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 9:37 pm

      Caro Team Sherwood,

      concordo com a sua análise. Há pontos positivos da era AVB nos Spurs (record de pontos, encaixe monetário brutal com a transferência mais avultada de sempre) contudo não chegam para suplantar os pontos negativos (falhanço objectivo na época passada – Champions -, futebol longe de convencer, contratações longe de potenciadas). A situação revelou-se insustentável com as goleadas ante City e Liverpool.

  • Rodrigo
    Posted Janeiro 20, 2014 at 7:29 pm

    A continuidade do Sherwood dependera dos resultados (se ficar nos 4 primeiros e provavel que fique), sendo que nao acredito que o Tottenham fique nos 4 primeiros lugares (aposto em City, Chelsea, Arsenal e Liverpool). Ainda assim, havera sempre a tentaçao do Levy em trazer um treinador com outro nome para a proxima epoca.

    Em relaçao ao Adebayor, o togoles e indiscutivelmente um excelente ponta de lança e e notorio que foi mal aproveitado pelo Villas-Boas, ate porque em termos fisicos adequa-se muito mais ao futebol ingles do que o Soldado que esta a ser um flop (30M sempre pareceu exagerado a todos, mas esperava mais). Ainda assim, o seu afastamento da equipa nunca foi por motivos desportivos (ate foi pelo AVB que o Adebayor ficou nos Spurs), pelo que e sempre complicado criticar o Andre quando ate teria motivos para castigar o avançado ex City e Arsenal.

  • João Lains
    Posted Janeiro 20, 2014 at 8:44 pm

    Não coloquem as culpas no Villas-Boas pelo mau aproveitamento do Adebayor. A maneira como entrava para os jogos na última temporada até podia ter dado direito a despedimento por justa causa. Beneficiou desta demissão para reconquistar um lugar na equipa e mostrar o seu melhor futebol. Mas a atitude partiu dele assim como ele é também o principal responsável pela situação que atravessava até aqui. Os primeiros méritos de Sherwood como treinador do Tottenham, para além dos resultados vão para a reintegração de Adebayor que até tem ajudado a esquecer o enorme barrete que o Soldado está a ser e a promoção do Bentaleb à equipa principal, e tem dado frutos.

    É claro que não quero que o Tottenham atinja o top 4, primeiro porque fico a torcer pelo sucesso de Mourinho com o Chelsea e depois porque o Liverpool é verdadeiramente a equipa por quem eu mais simpatizo em Inglaterra. Só gostava de partilhar as minhas ideias com o Rodgers para como reforçar a equipa durante o mercado de inverno para que o Liverpool segure uma vaga na Liga dos Campeões e explicar-lhe de uma vez por todas que quando ele altera o esquema táctico da equipa, só dá barraca. O 4-3-3 é a melhor opção e que o Gerrard apenas funciona num meio-campo com três homens. De resto, o que tem acontecido desde que ele e Sturridge regressaram à equipa foi o que eu mais temia. A equipa joga pior, o meio-campo não é tão dinâmico e não é capaz de pressionar a equipa adversária por força das limitações físicas de Gerrard. Sturrdige não joga a partir da ala mas sobre zonas centrais o que obriga muitas vezes o Henderson a descair sobre o corredor direito onde se perde tudo aquilo que ele tem de melhor, que são os movimentos de ruptura pelo corredor central.

    Seria um sonho se eu visse o Liverpool garantir as contratações do Montoya, Shaw, M'Vila, Rakitic e Salah. a contratação do Papadopoulos, a reintegração do Borini e do Suso e a promoção do Ibe seriam os passos a seguir na próxima temporada.

    • porquinhodaindia
      Posted Janeiro 20, 2014 at 9:45 pm

      Caro João Lains,

      relativamente ao início do seu comentário: "Não coloquem as culpas no Villas-Boas pelo mau aproveitamento do Adebayor."

      O objectivo do post não é esse. AVB decidiu não contar com Adebayor (seguramente por critérios técnicos e disciplinares) e Sherwood aposta forte no togolês. Vale o que vale é certo mas o impacto de Ade no futebol dos Spurs tem sido notável (é nesse ponto que o post se foca.)

      A equipa joga melhor com uma referência mais física na frente sobretudo porque permite explorar um dos pontos fortes da equipa, o jogo pelos flancos (Walker e Lennon são dinamite na direita e o regresso de Rose pode ser importante.)

    • João Lains
      Posted Janeiro 20, 2014 at 10:41 pm

      Não me estava a dirigir ao autor do artigo mas a uma ideia um pouco generalizada que se tem acerca do Adebayor e da sua relação com AVB.

Deixa um comentário