Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Estranho Caso de Robert Di Matteo

Di Matteo foi um jogador de classe média alta, tendo tido passagens pela Lázio (3 épocas), afirmando-se sobretudo no Chelsea, onde permaneceu durante 6 épocas. Foi internacional mais de três dezenas de vezes, ganhando vários títulos oficiais, talvez os mais importantes a Taça das Taças em 97/98 e a Supertaça subsequente. A sua primeira experiência enquanto treinador foi no MK Dons, na época de 2008/2009. A equipa britânica tinha ascendido à Division One de Inglaterra nesse ano. Os objectivos eram, naturalmente a permanência e a estabilização daquele emblema na Terceira Divisão do Campeonato Inglês. Robert Di Matteo, faz 87 pontos, fica em terceiro lugar a dois pontos do segundo. Uma época de estreia estonteante. Tal registo valeu-lhe a promoção para o West Bromwich de Inglaterra, então militante na Championship, a segunda divisão inglesa. Época de Estreia: 91 pontos e promoção para a Premier. Fantástico. Ano seguinte, o West Brom, consegue um campeonato muito seguro na Premier, e um 11º Lugar, bem a meio da tabela. Aceitou o convite de ser treinador adjunto do Chelsea e depois chega a treinador principal do Chelsea nas condições que todos conhecem.
Vira uma eliminatória “impossível” com o Nápoles, no jogo que terá sido o melhor da sua carreira. Quantas vezes assistimos a reviravoltas daquelas? Depois disso, elimina o Benfica, talvez na eliminatória mais complicada nesse trajecto, deixa para trás o favoritíssimo Barcelona e vai a Munique, vencer uma Champions contra a equipa da casa. Melhor na Champions era quase impossível. Junta a isso uma subida consistente no campeonato e ainda uma vitória na Taça de Inglaterra, isto quando a equipa estava absolutamente destruída. Foi uma época inacreditável, épica. Parecia um filme. Algo que dificilmente vamos voltar a assistir. Inacreditavelmente é despedido após um início tremido, não tão tremido como foi o de Vilas Boas e melhor que o registo de Rafa Benitez. O que é que faz com que uma direcção despeça um homem da casa, que tinha dado ao Chelsea o ambicionado título europeu após anos e anos de investimentos milionários e da contratação de toda a panóplia de treinadores de topo possível (Mourinho, Hiddink…)? Depois, não só não ganha a o título de melhor treinador (Guardiola ganhou o prémio de 2011 – Ganhou Champions, Mourinho 2010 – Ganhou Champions) do mundo, algo que me surpreendeu, como nem sequer é nomeado nos três primeiros ficando atrás de, por exemplo, Guardiola que não ganhou absolutamente nada e esteve parado 6 meses? Um treinador que pega, repito, na equipa num estado miserável, dá a volta por cima, ganha uma Champions dificílima (Nápoles a virar uma eliminatória impossível e três campeões europeus, dois deles que estão hoje, indiscutivelmente nas três melhores equipas do mundo) e ainda uma Taça de Inglaterra e não está nos três melhores?
E agora, após o despedimento, que razões estarão para o seu nome não ser sequer ventilado para uma equipa de topo? Di Matteo tem ganho sempre por onde tem passado. De forma brilhante eu diria. Nem sempre com o futebol mais bonito, também é verdade. Mas não é tudo isto demasiado estranho? Qual é a vossa leitura?

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar no VM aqui!): Tiago Mendonça

26 Comentários

  • Anónimo
    Posted Abril 20, 2013 at 1:01 pm

    Excelente treinador e motivador

    Fernando

  • FÁBIO COSTA
    Posted Abril 20, 2013 at 1:04 pm

    Não sabia do seu trajeto como treinador antes de estar no Chelsea e realmente teve mérito e embora tenha ganho a Champions com o autocarro há que também dar o mérito: grande jogão com Nápoles e eliminar Bayern e todo poderoso Barcelona.

    É um treinador muito desvalorizado, talvez por vir como adjunto do AVB ou só ter treinado clubes de topo por meia época. Gostava de o ver de volta ao ativo na próxima temporada.

  • André Filipe
    Posted Abril 20, 2013 at 1:08 pm

    Vamos ser sinceros, o Chelsea teve muiiiiitaa sorte em conquistar a champions… jogava muito mal ganhando jogos sem saber como… a prova disso foi o banho de bola que apanhou do atlético de Madrid. Muitos perguntaram: isto é que é o campeão europeu? e todos sabemos que o benfica foi roubado no jogo contra o Chelsea
    O único grande jogo do Chelsea na era di mateo foi contra o napoles… SL

  • ZM
    Posted Abril 20, 2013 at 1:11 pm

    Leitura bastante interessante. Nunca tinha pesquisado nem estava a par do início de carreira do Di Matteo.

    A explicação aqui poderá passar pela sua fraca mediatização, estando contra Guardiola e Mourinho que têm imprensa fortíssima, e o facto de ter estado num clube que agora é um cemitério de treinadores sem paciência para o mínimo erro..

    Quanto à Champions que ganhou, creio que a maioria do público não lhe deu o devido mérito porque havia demasiado entusiasmo para o confronto Barça-Real. E apesar do jogo incrível contra o Nápoles, a eliminação do Benfica foi algo polémica, a do Barça teve muita sorte à mistura e o Chelsea teve uma postura de equipa de 2ª liga durante as 2 eliminatórias, e na final com o Bayern o jogo só se resolveu nos penalties.. Tudo isto contribui para que fossem vitórias pouco impressionantes a nivel internacional, talvez..

  • luis nhamue
    Posted Abril 20, 2013 at 1:15 pm

    A leitura eh simples. O que disse a imprensa que comanda? os tais jornais de linha? se eles nao dizem nada, daqui a uns anos ateh pode-se inventar que o Chelsea ganhou a Champions sem ter treinador.

  • O Mesmo Gajo
    Posted Abril 20, 2013 at 1:19 pm

    Os jogadores de classe média alta dos anos 90 conseguiam ter mais de 30 internacionalizações pela Selecção Italiana!! Sortudo, o senhor!

    "classe média alta", um jogador fabuloso pró seu tempo!! …enfim, são opiniões!

    Agora subscrevo a "homenagem" feita ao trajecto como treinador de Di Matreo. A vida não acaba aqui e quem sabe, ele ainda vai vingar e vingar-se do que o Multi-milionário Russo lhe fez!

    Todos sabemos que o dinheiro não compra inteligência!

    • Pedro Domingues
      Posted Abril 20, 2013 at 2:51 pm

      De certeza que € nao compram inteligencia :p mas para quem nao nasceu milionario juntar a fortuna que o o Abramovic juntou, burro ele nao eh certamente… ;)

  • Rodrigo
    Posted Abril 20, 2013 at 1:20 pm

    O Di Matteo fez algo no Chelsea que muitos treinadores consagrados, como Mourinho, Ancelloti ou Hiddink nao conseguiram, a tao desejada Champions League pelo seu presidente Abrahmovich, embora tenha sido alcançada numa situaçao que provavelmente nao voltara a acontecer tao cedo, ja que foram passando as eliminatorias com alguma sorte e sem jogarem muito.

    No entanto, foi despedido, de forma algo prematura e injusta na epoca seguinte e nunca mais vi o seu nome associado para treinar alguem. Acho estranho, ate porque teve sempre sucesso nas equipas por onde passou, mas parece-me que por ser um "low profile" e nao demonstrar aquele carisma que tantos presidentes procuram nos treinadores pode ser o motivo para este apagamento do italiano.

  • Manuel Fernandes
    Posted Abril 20, 2013 at 1:20 pm

    Em 1º lugar o futebol pouco apelativo, uma equipa grande não quer um treinador que jogue em contenção e à procura do erro do adversário. O Di Matteo fez um trabalho fantástico (não tinha noção que tinha sido tão bom) mas é um treinador pragmático e esses têm tendência para ter menos mercado.

    Em 2º lugar o seu empresário não deve ser grande coisa porque a ele tinha "péssima imprensa". Ou se anda muito bem informado ou o curriculo do Di Matteo passa ao lado. Passa tão ao lado que até a FIFA o esqueceu.

  • Pelé
    Posted Abril 20, 2013 at 2:03 pm

    Ás vezes, o problema está na estrutura e o treinador é que assume as culpas, já deu para perceber que o Abramovich pensa que com dinheiro compra tudo, mas por vezes isso não chega. Di Mateo está longe de ser um dos meus treinadores favoritos, mas tenho que reconhecer que o homem por onde passou cumpriu os objetivos a que foi proposto. Esta época, a saia prematura na Champions acabou por precipitar o seu despedimento em deterimento de Rafa Benitez, embora pessoalmente não tenha visto muitas melhorias.

    Não tardará muito para Di Mateo voltar ao activo e penso que na próxima época já terá clube(Inter?) e aí se verá se Abramovich estava certo ou se estava errado.

  • Sancho
    Posted Abril 20, 2013 at 2:27 pm

    Não conhecia a carreira do Di Matteo pré-Chelsea. Só me faz confusão como é que um treinador que, embora em equipas mais pequenas, tenha alcançado o que ele alcançou, aceite o cargo de treinador adjunto.

    De resto, digam o que disserem, devia ter maior reconhecimento pelo que ganhou no ano passado. Mesmo ganhando jogos daquela forma, ganhou com o que tinha. Tal como a Grécia em 2004. É irritante? Sim. É injunto? Depende do ponto de vista, mas pode-se dizer que sim. Mas há que dar mérito.

  • Filipe Macedo
    Posted Abril 20, 2013 at 2:53 pm

    Nao fazia a minima ideia qe ele teve esse percurso, merece respeito. O seu trabalho no chelsea nao foi so sorte, teve merito principalmente a nivel psicologico. O dono do chelsea, tem dinheiro mas nao percebe muito é pena.

    Mas talvez neste mercado va para uma equipa media da liga inglesa, se Vitor Pereira é associado ao Everton tudo é possivel (atençao eu sou portista).

    Parabens pelo trabalho VM

    • Tiago Mendonça
      Posted Abril 20, 2013 at 4:07 pm

      Acredito que Di Matteo tenha condições, se tiver oportunidade, para ganhar muita coisa num clube italiano, ou, em alternativa, num clube de média dimensão inglesa, em competições a eliminar. Ou, quem sabe, ainda dê uma perninha no nosso futebol!

  • Bruno
    Posted Abril 20, 2013 at 2:56 pm

    do que fez antes do Chelsea não falo, mas pelo que fez nos blues é lógico que ninguém o queira (em grandes clubes, claro). O Chelsea jogou um futebol miserável. Todos sabem que a jogar assim ganha-se uma vez em cada 100 provas.

    Foi uma vergonha para este desporto a vitória do Chelsea. Parece que o dinheiro compra tudo, inclusive a imensa sorte que teve em todos os jogos, parecendo por vezes algo de divino. Os deuses do futebol estavam comprados.

    Por muito que digam que ganhou, há que ter princípios. Uma champions é sempre uma champions, ok, mas a mim custaria-me imenso vencer daquela forma. Aquela frase do Mourinho aquando da Champions do Barça com o escândalo do Ovrebo, está mais ajustada à vitória do Chelsea do que propriamente à vitória de um Barça que, embora fosse incrivelmente beneficiado, jogava muito bom futebol.

    Por muito que digam que o que interessa é ganhar, felizmente nem todos pensam assim. E por isso Di Mateo (enquanto jogar assim) nunca treinará um Barça, Madrid, Bayern. Terá que se contentar com os pseudo-grandes clubes geridos por magnatas lunáticos como Chelsea, PSG ou City.

    • Filipe
      Posted Abril 20, 2013 at 5:16 pm

      Foi mais vergonhoso as duas champions que o Barça ganhou que a que o Chelsea ganhou.

    • André Filipe
      Posted Abril 20, 2013 at 7:08 pm

      A primeira champions do barca na era Guardiola foi uma das maiores farsas do futebol… nem compares… vergonha é ganhar de forma tao suja e batoteira… o Chelsea merecia ter ido à champions nesse ano jogou melhor nas duas mãos embora o barça tenha sido a melhor equipa desse ano. Agora tb concordo que o Chelsea teve uma sorte incrível e jogou miseravelmente

  • Gabriel
    Posted Abril 20, 2013 at 2:59 pm

    Sim, dificilmente volta a acontecer.
    Dificilmente uma equipa que jogue tanto anti-futebol voltará a ganhar a Champions. Até pela própria imagem da Champions.

    Independentemente de ter ganho a Champions era péssimo para o futebol que o treinador que colocou uma equipa a jogar anti-futebol ser titulado o melhor do mundo desse ano. Era uma contradição de todo o tamanho.

    Se aquilo que o Chelsea fez era jogar futebol, e aquele era o melhor treinador neste desporto, então o deporto rei,certamente, iria deixar de ser rei.

    • Tiago Mendonça
      Posted Abril 20, 2013 at 3:11 pm

      Bruno e Gabriel, a questão é que a jogar assim, ganhou ao Barcelona, ao Munique fora, eliminou o Benfica (sem dúvida em condições muito controversas – o penalty na Luz cometido por Terry e a arbitragem desastrosa do árbitro esloveno em Londres, são apenas exemplos) deu uma revirada inacreditável ante o Nápoles, ganhou uma Taça de Inglaterra, eliminando várias equipas e subiu muito no campeonato. Não foi ganhar uma vez, foi um grande trabalho. Mais, antes do Chelsea, teve sempre scores impressionantes, muitos pontos e muitos golos marcados. No Chelsea, que, comparativamente com outros rivais tinha uma equipa muito fraca teve que montar uma estratégia de jogo.

      Quanto ao resto, respeito mas não sou um purista. Claro que gosto muito de ver, por exemplo, o Benfica a ganhar jogando o futebol que joga. Mas não vibrei menos, no campeonato de Trapa, por exemplo. Comparar as duas equipas era impossível.

    • Bruno
      Posted Abril 20, 2013 at 3:21 pm

      Gabirel, subscrevo.

  • Dr. Pitágoras
    Posted Abril 20, 2013 at 6:23 pm

    Tal como a grande maioria não conhecia o seu trabalho anterior ao Chelsea, mas o mesmo indicia grande mérito e valor, só por isso merece o meu respeito!

    Mas também eu não apreciava particularmente o estilo de jogo desse Chelsea…era uma equipa sempre a jogar na falha do adversário sem rasgos de brilhantismo! Teve mérito em pegar numa equipa destroçada psicologicamente e em que ninguém já acreditava, mas o nivel de futebol foi sempre muito baixo!

    Saudações desportivas

  • Luis
    Posted Abril 21, 2013 at 3:19 pm

    Eu desconhecia o trajecto do DI Mateo antes de "pegar" naquele Chelsea do AVB mas é de valorizar este treinador pois são poucos os treinadores que conseguem fazer o que ele fez. É certo que o Chelsea de Di Mateo nao jogou um futebol bonito mas o futebol também tem disto, cada um luta com as suas armas

  • Anónimo
    Posted Abril 21, 2013 at 3:55 pm

    De facto Di Mateo conseguiu um feito fabuloso no Chelsea, embora também seja verdade que o futebol que a equipa praticava não era nada sedutor. No entanto, a realidade é que conquistou um troféu que os ingleses perseguiam afincadamente desde a chegado dos milhões russos.
    Creio que na próxima época estará a treinar em Inglaterra ou em Itália e concordo que esta ausência dos "bancos" do italiano é inesperada, pelo que conquistou e também pela visibilidade que ganhou nos tempos de jogador e também de treinador.
    Vou deixar aqui dois palpites em Itália Inter de Milão em Inglaterra Liverpool poderão ser bons desafios para o seu regresso.

    António

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Abril 21, 2013 at 5:05 pm

    Boa carreira e é incompreensível que não tenha mercado. Agora a Champions do Chelsea…é como o Europeu da Grécia: muiiito mauzinho e irrepetível.

  • André Filipe
    Posted Abril 22, 2013 at 2:27 pm

    Di mateo merece de facto uma oportunidade mas nao num club que esteja em alta. Acho que seria muito interessante vê lo no inter club perfeito para ele no momento

  • Anónimo
    Posted Abril 28, 2013 at 12:31 pm

    Excelente texto.
    Parabéns

    Quanto a Di Matteo penso que é um treinador cumpridor e trabalhador .. já a sua saida penso que se deveu ao adeptos por não ser um treinador de renome

    Ruip

  • Ze carlos
    Posted Maio 7, 2013 at 6:14 pm

    "Vira uma eliminatória "impossível"…"
    Impossível porquÊ?
    "Quantas vezes assistimos a reviravoltas assim?"
    Quantas reviravoltas houve onde precisávamos marcar dois golos para ganhar? Ou com a marcha que o marcador teve naquele jogo? Ou a perder com dois golos ou mais de diferença? É que do primeiro tipo há muitas… Do segundo há algumas e do terceiro sim há poucas…
    Não foi nomeado para os três melhores do mundo, hmmm, porque metade de uma época ou menos de metade não definem nunca a qualidade de um treinador. E ele teve a possibilidade de mostrar depois o que realmente valia… e mostrou aquilo que sabia… Nada!!!!!
    A jogar "assim" não ganha a "ninguém"!
    Isto porque "assim" é jogar mal, com uma organização fraca. A jogar mal tens mais hipóteses de perder e acho que nenhuma equipa do mundo quer correr esse risco… Pelo menos equipas de Top… Sim, ganhou jogos difíceis a jogar mal… E depois? Repitam lá esses jogos a ver quantos ganhava de novo? em dez ganhar 2/3 é bom? Não!Não é e ninguém quer isso. E quem tem cabeça sabe que isso é mau. E quem tem cabeça sabe que este italiano é mau!!!!!

    Ora vamos lá ver, Época 2012/13 Jogos de nível Elevado (Perdeu com City, Perdeu com Atl Madrid, Empatou com a Juventus, Ganhou ao Arsenal, Ganhou ao Tottenham, Perdeu com o Man U, Ganhou ao Man U (Após prolongamento), Empatou com o Liverpool, Perdeu com a Juve)
    Ganhou 3, Empatou 2, Perdeu 4… Bom, acho que está tudinho dito…
    Ser bom treinador é mais do que ganhar títulos. Ganhar títulos sem saber como é fácil… Mas significa que não os vamos ganhar de forma regular, por não fazermos bem as coisas.
    Tenho dito

Deixa um comentário