Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O inevitável destino de Nico Gaitán

Tradicionalmente, o mercado do futebol costumava ser movido pela procura. Um determinado clube determinava as suas necessidades, e ia à procura de jogadores que as colmatassem, contactavam esses mesmos jogadores, directamente ou através dos seus empresários, e caso houvesse interesse, negociavam com os respectivos clubes a transacção. O modelo que vemos hoje é bem diferente, pois embora haja ainda um movimento de procura por parte dos mais endinheirados, o facto é que muitas das transferências são mais baseadas na oferta do que na procura. São diversos os clubes que, por uma razão ou outra, “colocam” os seus jogadores no mercado, muitas vezes incumbidos os seus representantes, ou actores externos, de procurar colocação e accionar uma transferência. Os empresários, que muitas vezes já têm definido um círculo de influência, vão colocando as suas peças no tabuleiro, comprando, vendendo, trocando ou emprestando. Este paradigma é também consequência da influência dos financiadores nos clubes, pois enquanto estes preferem (ou deveriam preferir) a estabilidade dos seus quadros, os primeiros necessitam de um mercado em constante movimento para efectuar as suas mais-valias. Não são raras as compras de jogadores que muitas vezes nem aterram no destino, partindo de imediato para outras paragens, situações essas em que os ditos não são realmente activos desportivos, mas apenas financeiros. Por outro lado, alguns emblemas optam por acumular jogadores como se de “assets” se tratassem, para os usarem posteriormente em trocas, ou no tal movimento perpétuo de capital essencial à manutenção do sistema implementado. O caso do talentoso Nico Gaitan parece encaixar na perfeição neste novo modelo de oferta a triunfar sobre a procura. O Benfica parece querer vender o argentino, de longe o seu activo mais valioso, de modo a realizar encaixe considerável, e o jogador terá todo o interesse em, nesta fase da carreira, alinhavar um contrato volumoso numa Liga mais competitiva e mediática. O problema é que os interessados teimam em não aparecer. O nome do United apareceu amiúde (todos os anos Gaitan é associado aos Reds), mas sempre pareceu rebuscado que os ingleses abdicassem de um titular da selecção argentina, substituindo-o por um elemento que nem convocado é. Isto significa que existe um típico problema de mercado; há um produto à venda, mas não há compradores. É aqui que entra o Atlético de Madrid. Os espanhóis fazem parte de um restrito conjunto de clubes (a que se juntam o Mónaco, Valencia e Zenit) influenciados por fundos de investimento e certos super-empresários, e para se fazer parte da equipa, é preciso jogar. Neste caso em particular, é perfeitamente credível que o inevitável destino de Gaitan seja mesmo Madrid (como poderá ser o Principado, Valencia ou São Petersburgo), isto caso mais ninguém se chegue à frente. Ficará mal servido Simeone com Gaitan (que deve gostar mais de correr do que Turan) como seu jogador? Certamente que não, mas será que os 30, ou mais, milhões não poderiam ser melhor empregues em outras lacunas da equipa, ainda por cima desperdiçando um lugar de extra-comunitário? A maior necessidade de mercado deste Atlético de Madrid é Nico Gaitan, e pelo preço estipulado? Os espanhóis poderiam enveredar por outros caminhos (Konoplyanka?), mas é preciso perceber que neste mundo, para se obter um Jackson, é preciso fazer certos sacrifícios. Claro que este tipo de negócios implica outras compensações, pelo que não será também estranho que o Benfica adquira em Madrid elementos que sejam dispensáveis, como o já referenciado Jimenez. Neste jogo do deve e do haver, em teoria ninguém perde: os jogadores vão assegurando contratos mais vantajosos, os clubes ficam com novas estrelas, e pelo meio há umas comissões jeitosas para quem teve uma enorme trabalheira. Todos saem a ganhar.


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Nuno Ranito

0 Comentários

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Julho 3, 2015 at 10:12 pm

    Diga-me uma coisa: o interesse do Manchester United no Gaitan "parece Rebuscado" porque não faz sentido substituir um titular da Argentina (Di Maria) por um frequentador pontual da selecção. Contudo. o alegado interesse do Man. United é propalado há anos e o Di Maria só lá está há um ano. Por outro lado, sendo o Di Maria superior ao Gaitan, é também muito mais caro. E o facto de aquele ser superior a este, não invalida que este possa trazer valências mais necessárias à equipa do que aquele.
    Costumo gostar dos seus posts, mas acho que este visa apenas fazer valer a sua convicção de que Gaitan não tem mercado. Até pode ser verdade. embora duvide muito, acho é que está muito longe de o provar.

    • H Soares
      Posted Julho 3, 2015 at 10:36 pm

      Não me parece que o problema do United seja o dinheiro. O Gaitán não cabe no plantel.
      Grande texto ! Parabéns!
      O Porto vai ter o mesmo problema com o Herrera.

    • Nuno R
      Posted Julho 3, 2015 at 10:37 pm

      Este texto não é sobre o Gaitan.

      Querendo entrar numa de gozo, podemos dizer que o Gaitan está para o MU como o Beto para o RM. Faz algum sentido "trocar" (mesmo ficando a ganhar com a diferença de dinheiro, mas o que é isso para o Manchester) um titular da selecção, com experiência nos melhores campeonatos, por um com mais idade, e sem essa experiência? Já vi coisas mais estranhas, mas acho que é mais "wishful thinking" que propriamente algo de concreto. Não é errado pensar que o empresário está mandatado para vender o jogador, e que até tenha batido à porta do Manchester, mas o mais certo é agora andar por bairros que conheça bem. E o Gaitan tem mercado, duvido é que fora do "círculo", alguém dê ao Benfica o valor que ele pede.

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 10:41 pm

      O Gáitan tem muito mercado. Não tem é quem ofereça o que o Benfica pede. E sim, este texto parece-me mais uma crítica ao Gáitan que outra coisa. E não percebo bem a parte do Jackson… Acham o Jackson assim tão excepcional? É muito bom, mas acho que está ao nível do Gáitan, que espero que fique no Benfica.

      Bruno

    • Karel
      Posted Julho 3, 2015 at 11:07 pm

      O Di Maria foi na segunda metade da época suplente do Young… Logo se o Van Gaal acha que o Di é pior que o Young, provavelmente acha que é pior que o Gaitan.

      Depois ser titular ou mesmo convocado na selecção não prova nada, especialmente quando o Di Maria é dos piores da Argentina.

      Como o Eliseu não é melhor que o Antunes ou Guerreiro, o Elias não é melhor que o Luís Gustavo, Jonas/Tardelli, ou o Baía/Ricardo).

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 4, 2015 at 12:15 am

      Em momento algum eu digo que o Manchester United tem problemas de £££, nem digo que o Gaitan é melhor que o Di Maria. Apenas digo que é possível que para o Van Gaal seja melhor, no actual contexto ter o jogador do Benfica. Também admito, como diz o Bruno, que Gaitan possa não ter quem pague 30/35M, mas isso não significa que não tenha mercado.

      Quanto ao texto, visa mais longe do que o Gaitan, visa o Mendes e o que é apresentado como um quadrilátero de clubes sob a sua influência, mas é inegável que o texto é sobre o Gaitan e é construído sobre ele.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 4, 2015 at 12:16 am

      Ah, e não me dá abalo nenhum que o Benfica não o venda. Ao contrário do Beto, o Gaitan é um jogador de eleição e uma grande mais-valia para o Benfica.

    • Carlos Duarte
      Posted Julho 4, 2015 at 2:04 am

      Não tem a ver com o Young ser melhor do que o Di Maria. Há grandes jogadores que não servem para certos modelos de jogo, depois há fases relativas a forma, moral, etc. No lugar do Van Gaal tinha feito o mesmo. O Valencia é capaz de jogar numa ala, com um sistema de 3-5-2 e ser eficiente a atacar e defender, o Di Maria não e Ashley Young talvez seja mais solido. O Di Maria, com liberdade para atacar e partir para cima de jogadores e esticar o jogo é do melhor que há…agora, neste sistema, em que tem que se sacrificar muito para defender e para se conter nas corridas e jogar um jogo mais de posse…talvez não.
      Em relação ao Gaitan, sem duvida que é um excelente jogador, mas 30 milhões é um preço que naturalmente o Atlético quererá negociar.

  • Kafka I
    Posted Julho 3, 2015 at 10:18 pm

    O Benfica venda o Gaitan por muito ou pouco dinheiro, os funcionários do BES de imediato virão dizer que o Benfica nada recebe pela transferência, na melhor das hipoteses recebe 30 ou 40 eur de gorgeta pela venda do Gaitan, ora sendo assim e baseando-me nos funcionários do BES que têm acesso a conta do Benfica e eu não (não trabalho no BES), desejo que continue a não haver interessados e que o Gaitan por cá continue…

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 10:41 pm

      Tal como o Porto recebeu do Mangala… E do Danilo. Estava um empréstimo a acabar, não sei se se recorda.

      Bruno

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 1:02 am

      De qualquer maneira se o Atlético pagasse os tais 35M e vendesse por exemplo o Turan (para o Barcelona) pelos mesmos 35M veiculados na imprensa seria um pouco estranho. Você acredita mesmo que existem gorjetas no futebol? Lembro-me do Nani sair por valor superior ao da clausula por ter "teoricamente" a renovação com clausula superior alinhavada e mais recentemente do "excelente" negócio do Mangala e outro virtuosismo do capitalismo romântco com o Casemiro (em que se veio a saber que "por acaso" o FCP tinha uma clausula de compra que acionou e o RM, como queria tanto o jogador, além de o ter emprestado ainda pagou para o recuperar). Assim, e assumindo as minhas limitações gostaria de saber exemplos de outros tipos de "capitalismo romântico" como os que supramencionei, nomeadamente em outros países da europa. (não estou a ser irónico, realmente só conheço casos em Portugal)
      Rui

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 1:04 am

      Ainda este ano com o Jackson foi capa do Jornal o Jogo que o empresário abdicava dos 5% (outro exemplo do "capitalismo romântico"), mas este exemplo, pelas declarações mais recentes parece que não se vai concretizar.
      Rui

    • Luis Rosalino
      Posted Julho 4, 2015 at 6:53 am

      Bruno, o kafka é benfiquista. Voce, em condiçoes normais, já nao necessitava de começar a espicaçar. Com este cenário muito menos.
      E agora pense: se a venda do gaitan corresponder ao pagamento de uma divida, como no caso do mangala correspondeu (segundo o que voce disse) e isso representar uma situaçao negativa, o facto do porto ter feito igual nao nega o facto do benfica o fazer….portanto NUNCA vá por esse caminho retrograda…
      E so mais uma coisa: nem benfica nem porto podem sacudir a agua do capote no que a negociatas duvidosas diz respeito: e por isso nunca deveria haver "guerrinhas de adeptos" sobre esse assunto…

    • Camões
      Posted Julho 4, 2015 at 7:35 am

      Quem tem dívidas e empréstimos obrigacionistas para pagar na pratica não recebe nada, esta a vender para os pagar…

  • Flávio Trindade
    Posted Julho 3, 2015 at 10:20 pm

    Excelente texto Nuno Ranito, o qual subscrevo inteiramente.

    Nico Gaitán é a novela de todos os verões na Luz, como seria Salvio caso estivesse apto.

    O que é certo é que o 10 argentino tem permanecido de águia ao peito (e ainda bem) e muito sinceramente acredito que continuará, precisamente contra a vontade do Benfica (que precisa do encaixe) e do jogador (que pretende jogar numa liga de maior dimensão).

    Não acredito que acabe em Manchester (no defeso é habitual mandar recados pelos jornais, e ainda me admira como é que há gente que acredita nisto), nem em Madrid ou em Valência (devido ao número de extra-comunitários)

    Acredito sim, que lá para Janeiro, Salvio deva rumar a S.Petersburgo como já estava prometido há muito tempo.

    Nico continuará a espalhar magia nos relvados portugueses, e o Benfica ganhará (surpreendentemente ou talvez não) o seu melhor reforço.

  • NFM *
    Posted Julho 3, 2015 at 10:20 pm

    A diferença entre Deus e Gaitan é que Deus está em todo lado e Gaitan quase esteve em todo o lado…

    Todos os anos vai sair para este e aquele clube, depois não chegam propostas concretas e acaba por ficar…. O Benfica precisa de vender e Gaitan é o jogador que mais pode render, como portista espero que saia pois é um jogador fabuloso…

  • Bitxu do mato
    Posted Julho 3, 2015 at 10:21 pm

    Gosto muito do Gaitan, acho-o um grande jogador e gostava imenso de o ver no meu Sporting!
    Mas não me perguntem porquê, tenho a sensação que so será figura principal em Portugal. E como o autor diz, 30M dá para outras "trutas".
    Não me saltem já em cima :) digo isto admitindo que é top3 do campeonato nacional

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 10:34 pm

      Eu sou benfiquista e tambem admito.Gaitan e grande aqui em portugal tambem porque o nosso campeoanto e fraco,porque la fora so era titular no monaco,valencia,atletico(com algumas duvidas),equipas que nao sao de top(o atletico esta a crescer mas ainda nao chegou la)
      Nao estou a ver ser titular no chelsea,dortmund,bayern,arsenal,utd
      Daniel Vieira

    • rama
      Posted Julho 3, 2015 at 10:48 pm

      o jogador vale o que pagarem por ele, ainda assim nao vejo assim muitos jogadores melhores que gaitan para a sua posiçao mais baratos sendo melhores.

      Gostava que me enumeracem jogadores com mais de um ano de contrato pelos seus respectivos clubes que sejam superiores a gaitan para extremo esquerdo e que sejam mais baratos. nao digo isto como forma de provocaçao, mas muito sinceramente nao estou a vislumbrar assim muitos. nao me venham com tevez e assim, estou a falar em jogadores ate 28 anos que tenham rendido a epoca passada

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 10:51 pm

      Quero reiterar que nao queria dizer dortmund(nao sei porque o escrevi xd) mas junto mais equipas como real,barça…
      Daniel Vieira

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 11:05 pm

      rama,

      concordo com o que diz. Dizer que há melhores mais baratos é muito bonito, mas quando se pergunta "quem?"… De facto também acho que não vale os 35, mas não há assim muito melhor no mercado.

      Bruno

  • Dave Snow
    Posted Julho 3, 2015 at 10:29 pm

    Se ficar, gostava de ver o Gaitan a jogar pelo centro. A fazer o papel que o Aimar teve no Benfica.

  • Filipe pedro
    Posted Julho 3, 2015 at 10:37 pm

    O mercado e feito de oferta e procura sendo que geralmente a procura intensiva deste tipo de activos inflaciona a é a oferta intensiva desvaloriza. Mas isso seria num mercado onde os empresários fossem apenas intermediários desinteressados. O problema ou não é que os empresários hoje em dia negoceiam em carteira o que não é seu e se queres A Tb tens de comprar o B. Vejam o porto no ímpio da década teve falcão james bons jogadores mas Tb teve de levar com predier tomas costa bolati etc.. ou mais recente o slb e os manos dos sérvios

    Quanto a gaitan tem qualidade para um clube tipo atlético, Mónaco, Valência (pessoalmente gostava de o ver do Dortmund) mas só nunca será figura num real, barca, city etc.. 30 milhões e muito dinheiro ate porque no mercado arda turan rende 35 e esta um nivrl acima de gaitan, o seu valor justo seriam 20. Mas este mercado tem estes play era que podem mudar tudo só isso explica transferências como as de hulk witsel já vi Garcia mangalá.

    O melhor é esperar para ver

  • Alexis
    Posted Julho 3, 2015 at 10:38 pm

    Quase que faz lembrar a do Beto Galatico mas.. a diferença é que o Nico tem valor.. e mais.. ou pagam os 35M a pronto ou não levam.. e para mal dos rivais ele vai ficando.. e vamos vendo obras de arte como a que ele produziu contra o Sporting no golo do Lima.. aposto que tanto quem escreveu o texto como os outros Sportinguistas não esquecem tão cedo… Nem eu.

    Por mim Nico ficava sempre no Benfica.. bem que nãi me importava.

    • Joao Souto
      Posted Julho 3, 2015 at 11:21 pm

      Eu cá acho que com a lesão de salvio o Benfica está mais interessado em vende lo do que ficar com ele… O problema é que o valor dele não chega para quem pode pagar 35 milhões.
      O Benfica vai ter de o vender por valores abaixo da cláusula ou então tentar meter jogadores no negócio.
      PS: sou sportinguista e não me lembro do lance em questão

  • Karel
    Posted Julho 3, 2015 at 10:41 pm

    O mercado nunca é determinado só pela procura nem só pela oferta mas sim por uma combinação das duas, é assim no futebol e em qualquer área, até no preço das batatas.

    Quanto ao Gaitán gostava de saber porque é que o Atlético não estaria interessado como se parece fazer querer no texto. O Atlético joga num 4-4-2 clássico a la Fergusson ou JJ, logo precisa normalmente de alas.

    No plantel do ano passado não tinha nenhum ala puro, sendo que normalmente encostava dois médios (Turan e Koke) ás alas. Grizman rende muito mais a segundo avançado que a ala.

    Logo não percebo a ideia de que o Atlético só está atrás do Gaitan por causa de interesses extra futebol ou devido á influência do J Mendes. O Gaitan se sair o Arda (como parece ser o caso) é titular de caras no Atlético, além disso é um jogador (devido á influência do JJ) que defende muito bem para o lugar que ocupa, é forte na pressão e não é um jogador que desaparece sem bola (a la Brahimi por ex).

    Logo encaixa na perfeição nesta equipa do Atlético e além disso trás alguma magia e criatividade que falta a esta equipa para resolver jogos mais fechados.

    Será o Gaitan top mundial como ala? Nem de perto. Mas haveria muitas opções mais válidas para o Atlético, em jogadores que queriam de facto jogar pelo terceiro clube de Espanha? Konoplyanka era uma hipótese como dizes, mas haveria muitas mais? Nani por ex seria mais barato mas ia ganhar para aí o dobro….

    Tudo isto para dizer que se é verdade que o Benfica precisa de vender o Gaitan, o Atlético tb precisa de um jogador como ele, que esteja pronto para render no imediato e seja uma certeza.

    Outra coisa que não percebo é a diabolização que se faz ao Jorge Mendes. Será assim tão mau um clube ter boas relações com o melhor empresário do mundo?

    Eu como Benfiquista fico muito contente por o meu clube trabalhar de forma próxima com o Mendes, muitas das vendas que temos feito não seriam possíveis sem ele e alguns craques que temos tido tb não. Se ele ganha algum com isso? Claro ninguém espera que o homem trabalhe de graça…

    Prefiro vender jogadores que valem 20 por 30 e dar 10% a Mendes, do que vender o mesmo jogador por 20. É que 30-3=27 o que dá mais lucro ao clube do que os 20 que o jogador valeria.

    Depois também é engraçado que as equipas que supostamente têm grande influência do Mendes (Valência, Mónaco, Benfica e Atlético) têm tido nos últimos anos (2 ou 3) excelentes resultados desportivos e tirando o Valência financeiros.

    O JM sabe muito de futebol (engana-se como todos) mas na maioria das vezes acerta nos jogadores que recomenda ás equipas ou que representa, o que é bom para a sua reputação e para os clubes que trabalham com ele.

    Curiosamente tb poderias tb fazer o mesmo texto sobre o interesse do Arsenal ou do Manchester no William, o Arsenal precisas dum médio defensivo que defenda (o ponto fraco do William como se viu na final dos sub 21) e o United tem o Carrick e o Blind que pelo menos por agora são dois jogadores do mesmo patamar ou até superiores.

    • rama
      Posted Julho 3, 2015 at 11:13 pm

      Só nao assino por baixo porque nao concordo muito com a ideia que JM trouxe craques para o benfica, porque trouxe mais barretes do que craques. A onde ele tem sido excelente a trabalhar com o benfica é a vender, aí tiro lhe o chapeu.

      quanto ao resto, subscrevo. alias, nao percebo muito bem este texto feito pelo nuno, respeito mas acho que nao foi totalmente imparcial. Seguindo esta linha de pensamento será que o valencia nao arranjava melhor que enzo pelo preço que foi? sera que o city nao arranjava melhor que mangala?…e poderiamos continuar aqui o dia todo.

      o gaitan, pelo que mostrou, para mim, vale 30M, agr se ha alguem que os queira dar ou se ha transferencias em que a qualidade/preço é melhor isso ja é outra conversa

    • David Gomes
      Posted Julho 3, 2015 at 11:55 pm

      Uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa. Entre o William e o Gaitan ainda vão uns aninhos fe diferença. O Gaitan ou é vendido por uma boa quantia agora ou nunca mais pagam por ele o que o Benfica pede. E é isso que está em questão

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 1:20 am

      rama, se pensar um pouco chega á conclusão do facto de o Jorge Mendes trazer mais barretes que craques é devido à necessidade de o "dinheiro circular", precisamente o mesmo acontece com a Doyen. Vende 1, entram outros para valorizar… É precisamente isso pelo qual os fundos, ou neste caso super-agentes podem ser considerados um vício. Melhoram o nível competitivo, mas ver-se livre deles é que se torna problemático, e como é óbvio nem todos os negócios são de sucesso. Mas como é lógico, esta é uma opção viável, os sócios é que têm a "palavra" para dizerem se a querem ou não, embora a democracia clubística seja um pouco inquinada.
      Rui

  • Kacal I
    Posted Julho 3, 2015 at 10:45 pm

    O Gaitán é um grande jogador, é dos mais talentosos em Portugal e fez uma das suas épocas mais consistentes em 2014/2015, aos 27 anos está no momento certo para dar o "salto" e acho que tem qualidade e capacidade para ter sucesso na Premier League ou na La Liga, seja no Man Utd ou no Atlético de Madrid, no caso dos Red Devils acho que deviam manter o Di María e dar-lhe uma segunda oportunidade (Depay e Ashley Young são outras opções), já no caso dos Colchoneros o Gaitán seria um excelente substituto do Arda Turan porque tem técnica, sabe o que é jogar ao mais alto nível e tem capacidade para se "sacrificar" e adaptar ao futebol do Atlético.

    Quanto aos 30 milhões, o Benfica tem que vender e o argentino é uma saída quase certa e será um encaixe importante e uma excelente venda do Benfica, já em termos desportivos é uma perda de peso mas tudo tem um fim e já há algum tempo que está para sair e deverá ser agora, se vale esse valor é discutível mas tendo em conta a inflação do mercado é aceitável.

    Acrescento que o Gaitán não é titular na selecção porque há jogadores superiores mas eu até o chamava para a Copa América em vez do Lamela e, por exemplo, na nossa selecção seria titular na posição #10, a meu ver.

  • luis bcn
    Posted Julho 3, 2015 at 10:47 pm

    O Gaitan é o tipo de jogador que é bom de mais para a nossa liga mas não é suficientemente bom para ser titular num gigante europeu.

    Como é um jogador relativamente caro nenhum gigante vai compra-lo para o banco e apenas clubes tipo Zenit ou à pala do Mendes o podem contratar.

    O valencia pode por isso se um destino e já sabemos que o clube "che" (ou Lin) é "amigo" das águias. Basta lembrar que o ano passado tiveram a coragem de dispensar o Jonas (melhor jogador das ultimas épocas) para dar 30 milhoes pelo Rodrigo…

    • MosqueteiroSLB
      Posted Julho 3, 2015 at 11:11 pm

      Adoro a maneira como tentam descredibilizar o Rodrigo.
      Até parece que nem acabou a época como um dos melhores em Portugal.
      Até parece que nem é o melhor marcador de sempre dos sub-21 espanhóis, isto quando disputava o lugar com um rapaz, não muito conhecido… Morata, acho que é o seu nome.
      Foi para o Valência jogar fora de posição, do que estavam à espera? Mesmo assim costuma ser dos que desequilibra mais.

  • António Manuel
    Posted Julho 3, 2015 at 10:47 pm

    Só perdem os adeptos e os sócios, que pagam os bilhetes e quotas e vêm esse dinheiro distribuído papa umas quantas sanguessugas que andam por ali metidas

  • The Monster
    Posted Julho 3, 2015 at 10:48 pm

    Bom texto, concordo com a maior parte aí escrito.
    Hoje em dia, os clubes interessam-se pelos jogadores por vários motivos sem contar com o rendimento desportivo.
    Basta ver que aqui em Portugal, os clubes grandes( Porto e Benfica principalmente), contratam jogadores que são "trutas" para clubes mais pequenos aqui em portugal e que não servem para os grandes com o único propósito de ganhar vantagem nos confrontos contra esses mesmos clubes enfraquecendo-os. Ou por outro lado, os grandes contratam jogadores que os próprios responsáveis já sabem à priori que não tem lugar na respectiva equipa mas podem ser úteis a nível de mais valias financeiras, como por exemplo o Benfica contratou o Djavan a custo zero e passado um mês vende-o ao Braga por um milhão, o mesmo acontece no Porto. Sei que isto não tem muito a ver com a oferta, mas era só um aparte.
    Os empresários hoje em dia recorrem a todas as artimanhas para elevar a qualidade do seu produto, como por exemplo um certo empresário tem um determinado jogador jovem que tem uma ou outra semelhanças na maneira de jogar, cor, nacionalidade, religião, percurso desportivo com um jogador de elite qualquer e começam logo a dizer que este é o novo Zidane, o novo Messi, etc.
    Quanto ao Gaitan, penso que o interesse do Manchester nele nunca existiu, ou se alguma vez existiu esteve sempre longe de ser uma prioridade. Já o disse aqui que Gaitan não tem categoria para jogar no Manchester nem em nenhum clube que lute para o título na liga dos campeões ou nos campeonatos top 4, tenho sérias dúvidas que o Manchester esteja disposto a investir sequer 20 milhões no argentino quando tem jogadores com mais qualidade no mercado ao mesmo preço. No Atlético se mantiver o Arda o Gaitan não tem lugar.
    Penso que existem 40% de possibilidades de ficar no Benfica, os outros 60% são para ir para clubes como Zenit, Mónaco e Valência, só com esses é que é possível o Benfica vender o Gaitan por mais de 25 milhões.

  • MosqueteiroSLB
    Posted Julho 3, 2015 at 10:54 pm

    Nos últimos anos tenho visto um fenómeno engraçado em Portugal.
    Quem sai é ingrato, quem fica não tem qualidade para mais.
    Há uma diferença entre não sair porque ou não quer, ou o clube rejeita, e sair porque não há propostas ou se há são ridiculamente baixas.
    Gaitan tem obviamente qualidade e por isso tem sido sempre dos melhores jogadores da liga portuguesa (apesar de já ter visto por aí algumas mentiras a dizer que só joga bem frente a adversários da liga portuguesa e não em jogos de competições europeias, o que só demonstra a falta de atenção aos jogos do Benfica nestas competições…).
    Gaitan tem é algo que em Portugal se prefere criticar apenas por não pertencerem aos seus clubes, algo chamado gratidão e isso irrita muita gente. Enquanto os Oblak's, Jackson's, Rojo's, há 1º oportunidade tentam sair do clube, o Gaitan fez o inverso e sempre disse que estava muito bem onde estava.
    Se Gaitan vale 30M? Não sei. Mas certamente já vi negócios bem piores.
    Se Gaitan tem qualidade para o Atlético? Obviamente.
    Seja a jogar a extremo, como a jogar no meio (onde poderia fazer muitos mais estragos) pode ser uma das figuras do Atlético, e não tenho dúvidas que tem qualidade e a atitude para o ser.

    Aconteça o que acontecer, obrigado Gaitan.

    • Anónimo
      Posted Julho 3, 2015 at 11:10 pm

      O Maxi também tinha gratidão, o Garay também, o Siqueira idem, é claro que ele não vai dizer que quer sair se ninguém oferecer o que o Benfica quer, agora qualquer jogador sonha dar o salto e o Gaitan não foge à regra. Vamos ver essa gratidão toda, já vi pessoas neste blog a queimarem as mãos por alguns jogadores.
      Mário

    • Tiago penalva
      Posted Julho 3, 2015 at 11:14 pm

      Não percebeste o texto.

    • Gonçalo Melo
      Posted Julho 3, 2015 at 11:40 pm

      Subscrevo mosqueteiro! Fiquei muito contente com as palavras do gaitan à chegada a Lisboa. Um verdadeiro senhor jogador! Acho que é o jogador mais entusiasmante do Benfica desde di maria, por essa razão o Benfica não o liberta a qualquer preço! É que pegar num extremo e incutir lhe rotinas de médio centro e intensidade é uma tarefa ardua mas possível. Pegar num jogador e dar lhe a técnica, a visão e o perfume de gaitan é impossível. Ja vem com o jogador. E os que já têm essas características custam muito e o slb nao tem saúde financeira para loucuras dessas. Espero que o mago fique pois é o melhor jogador a atuar em Portugal.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Julho 4, 2015 at 12:22 am

      Bom texto Mosqueteiro!

  • Kafka I
    Posted Julho 3, 2015 at 10:56 pm

    Nuno R,

    O Gaitan vive em Portugal há 5 anos, logo penso que isso já dá para ter nacionalidade portuguesa, sendo assim já não contaria como extra-comunitário em Espanha

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 12:01 am

      Segundo o SEF(Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), têm que ser pelo menos 6 anos.
      Commander Shepard

  • Filipe Ribeiro
    Posted Julho 3, 2015 at 11:03 pm

    Também podias fazer do William também à 2 anos vai para todo lado e já derão milhões e milhões ainda cá está.
    Eu até entendo o teu texto o mal é que só deste um unico exemplo quando existem vários o próprio Jackson ia para todo lado e só agora é que foi vendido.

    • Michael Ballack
      Posted Julho 4, 2015 at 12:31 am

      Filipe o Jackson só esteve três épocas em Portugal e o William só apareceu ha duas épocas. Por isso não compares o incomparável.

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 12:52 am

      Poderia pegar em muitos exemplos mas foi logo para um jogador que, como disse, está na equipa principal há apenas 2 anos, menos de metade do tempo de Gaitan no Benfica que veio em 2010.
      Rui

    • Joao Souto
      Posted Julho 4, 2015 at 11:47 am

      O William ainda esta em idade sub 21, o jackson foi público que teve propostas o ano passado, não tem comparação

  • Gervásio
    Posted Julho 3, 2015 at 11:05 pm

    Quanto a mim não vai a lado nenhum, vai acabar no clube de sempre

  • jonathan teles
    Posted Julho 3, 2015 at 11:13 pm

    O Gaitan em qualquer outro campeonato superior ao nosso será sempre e apenas "só mais um". Gosto muito dele e do Salvio mas lá fora não serão super estrelas, nem nos clubes nem nunca na selecção. Mesmo na Russia ou na Turquia não seriam estrelas.

    Sobre o texto está excelente e eu não escreveria melhor

    • Anónimo
      Posted Julho 4, 2015 at 2:04 am

      O quê? Na Russia e na Turquia não seriam estrelas? O Garay saíu do Benfica e foi logo o melhor do campeonato. E o mais engraçado é que o Nani vai para lá. Neste momento, acha que é melhor que o Gáitan? Se acha, tem andado de olhos vendados nas últimas 3 épocas.

      Bruno

  • Anónimo
    Posted Julho 3, 2015 at 11:14 pm

    Pegando neste texto, acho que, caso se confirme a saida de Arda, Gaitan é um substituto digno do turco com quem partilha semelhanças com as devidas diferenças de qualidade (apesar de, PARA MIM, não serem assim tantas).

    Digo isto porque Gaitan com JJ ganhou uma cultura tática e uma apetência para defender bastante grande (prova disso foi a sua aposta para defesa esquerdo na final da Liga Europa contra o Chelsea que, apesar das condicionantes desse jogo, mostra o quanto melhorou sem esquecer que ele dá imenso apoio ao lateral) e também tem aquele génio de grandes jogadores capaz de passar por um, dois ou três adverários ou então até fazer um passe de morte.
    Como benfiquista, adorava que ficasse mas também compreendo o lado, quer do clube que deseja um encaixe, quer do jogador que quer experimentar uma liga mais exigente sendo que esta é a altura certa. Se ficar, continuará a ser o nosso nr 10 e não me parece irreal vê-lo nessa posição caso haja mudança tática no SLB e caso Taarabt seja aposta a ala esquerdo. Se sair, sai pela porta grande e com a certeza que, caso queira voltar, terá sempre aberta as portas do clube.

    Pedro Fernandes

  • Philo
    Posted Julho 3, 2015 at 11:27 pm

    Gaitán é um caso engraçado. Em outros clubes, os jogadores que os seus adeptos consideram bons, mas que não saem para clubes estrangeiros (principalmente de topo), são considerados fracos por certos adeptos como fracos e sobrevalorizados, razões que levam a que efetivamente não saiam para esses clubes. Mas depois temos o Gaitan, situação extraordinária que não se rege pelos mesmos critérios, na qual esses mesmos certos adeptos consideram que o Gaitan é de topo, apesar de aos 27 anos, e após várias épocas (compare-se com Di Maria, por exemplo), ainda não ter chegado mais alto que o Benfica, Neste caso particular, não se pode considerar o jogador como sobrevalorizado. Neste caso particular o problema é externo, reside nos outros clubes de topo, que teimam em não reconhecer a qualidade do jogador (que esses certos adeptos apregoam) e dar os milhões que tanto acham justos. Para apimentar ainda mais o assunto, refira-se que a noções desses mesmos milhões será sempre claramente afectada pelo fenómeno Jorge Mendes e os clubes do seu buraco negro, que fazem um estranho movimento neste mundo de futebol, deixando, no mínimo, a dúvida se serão tão valiosos e isentos de demais contrapartidas extraordinários como os restantes movimentações de clubes externos a esse fenómeno astronómico.

    • Kafka I
      Posted Julho 4, 2015 at 12:50 am

      Engraçado só se for o teu comentário sem sentido algum, que não tem ponta por onde se lhe pegue..

  • Anónimo
    Posted Julho 4, 2015 at 12:14 am

    O Gaitan até pode ser (e é) inferior ao titlular da selecção, o Di Magia, mas provavelmente enquadra-se melhor no futebol do van Gaal. Será assim tão dificil de perceber? Acho que não. O Di Magia por vezes é muito precipitado nos passes e tem a tendencia de transportar a bola mais do que o que o Van Gaal deseja, em vez de a pôr a circular.
    Quanto ao Gaitan em si, no momento em que se encontra não ha muitos alas que joguem por dentro e por fora com a mesma qualidade, sirvam de falso 10 saindo da ala, que defendam bem, façam o meio campo e de extremos ao mesmo tempo, tenham a tecnica e capacidade de nao so jogar entre linhas como ultrapassa-las com a bola controlada, que cheguem à linha para cruzar, que façam centros, passes e tabelinhas com tanta qualidade, saibam pensar o jogo e o entendam tão bem. Nao marca muitos golos mas dá a marcar e mais importante que isso, cria jogadas e uma filosofia de jogo. Na minha opinião mete Lavezzis e Nasris a um canto. E se eles por lá andaram, o gaitan fará bem melhor. Alem disso, se no Benfica, onde é o melhor e mais importante jogador, rende, num clube com outros craques, ao contrario de outros, tem condiçoes para brilhar ainda mais.
    Se vale os 30M ou não ele o há-de provar como os outros terao de o provar e tiveram. Uns conseguiram, outros não. Chamam-se apostas.
    Quanto ao resto de texto, faz sentido.
    Joao

  • Joao Marques
    Posted Julho 4, 2015 at 12:42 am

    SO problema do futebol actual está na total desregulacao do mercado, o que mais cedo ou mais tarde vai causar uma hecatombe em todo o processo, quando algum dos actores principais for ao fundo de repente. Sinceramente isto parece mais os tempos pré-2008, antes da crise do subprime no mercado financeiro onde já não existia qualquer "realidade" nas transações e especulações, e a capacidade de análise ao verdadeiro valor dos "assets" era surrealista e completamente descredibilizada. Temos agora um espelho perfeito desse período no mundo do futebol onde é perfeitamente impossível perceber e analisar de forma coerente o "valor" de um determinado jogador porque o que interessa é manter os mercados em constante volatilidade, mesmo que as operações apresentem quase sempre prejuízos a médio prazo, sempre disfarçados pelos lucros do curto prazo. O exemplo disso são as contas marteladas de quase todos os grandes clubes europeus, começando pelos nacionais onde (e apesar das vendas milionárias dos últimos 10 anos) todos os passivos são absurdos e insustentáveis. Tudo isto só poderá mudar quando um organismo como a FIFA ou UEFA definir o que a NBA definiu há anos atrás para interromper a loucura especulativa nos USA: uma limitação aos valores de transferências, de salários e de comissões dos agentes desportivos. Se isto não acontecer nos tempos vindouros, não tenho dúvidas que teremos no curto prazo (4/5 anos) uma grave crise no mundo do futebol que vai virar tudo de pernas para o ar. O hype, meus senhores está a dar as últimas.

  • Pedro, o Polvo
    Posted Julho 4, 2015 at 1:20 am

    Só não gosto da forma que acaba o texto… Bom para todos? Eu acho que é mau para todos! Isto é exactamente o que está de errado com o futebol .. A questão monetária devia ser sempre secundária à desportiva e supostamente assim é para os intervenientes mais directos (jogadores, treinadores, staff..). A questão é que se juntam a esta equação empresários e afins que estão neste desporto primariamente para lucrar dinheiro.

    Falando do Gaitan, é bom jogador, dos melhores do SLB mas não vale esse dinheiro .. Qualquer clube que dê isso por ele não vai ter "retorno". No entanto, acredito que seja transferido e o seu valor não andará muito longe do que foi noticiado..os clubes compram mal, FCP e SLB não tem culpa de "enganar" bem, não é?

    Gosto de o ver jogar perto da área, como trequartista, oscilando entre as alas e o centro. Nunca será um senhor como Lucho ou Aimar, mas inserido num contexto favorável pode fazer muitos estragos, com a sua técnica apurada. Não o vejo num clube que lute por títulos das big5..nem gostava de o ver no atlético, porque acho que não tem as características indicadas..

    Por exemplo um bom clube para ele era o PSG. Não tinha problemas de dinheiro para comprar Gaitan e deixa-lo no banco. Não entraria no 11 sempre, mas seria muito importante no campeonato, onde enfrentam em 90% dos jogos, equipas bem mais fracas .. A questão é que isto aconteceria caso Pastore não tivesse começado a mostrar mais regularidade e fosse transferido – o que seria só parvo acontecer agora, depois do final da época passada e da copa america.

    Conclusão, não está fácil colocar Gaitan em algum clube por esses valores, se descessem para metade, surgiriam "mil" clubes de 2ªlinha das big5, atrás dele… Assim vai ser complicado, mas como quase sempre, Jorge Mendes irá arranjar forma de enganar alguém ..

  • Anónimo
    Posted Julho 4, 2015 at 1:43 am

    Por mim o Gaita ia para Itália (de preferência no Milan)

    Rui

Deixa um comentário