Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor 11 de 2015

Nomes como Neuer, Boateng, Godin, Chiellini, Marchisio, Matuidi, Krichowiak, Verratti, Pogba, Konoplyanka, Muller, Tévez ou Ronaldo também se apresentaram a alto nível este ano, mas…


2015 está a acabar e, como tal, chegou a hora do Visão de Mercado destacar aqueles que mais se evidenciaram ao longo dos últimos doze meses. A nível internacional foi um ano recheado de emoções, destaques e feitos que vale a pena premiar.  Sendo assim, e tendo em conta aspectos como o impacto das individualidades no sucesso colectivo ou a regularidade exibicional, este foi o melhor onze de 2015 para o VM:


Claudio Bravo – O “Condor Chico” é algo desvalorizado, raras vezes aparece no topo das listas que falam dos melhores guarda-redes do mundo, mas teve um ano fantástico. No Barça, foi decisivo para vencer a Liga, com paradas importantes em jogos cruciais (por exemplo, frente ao Valência e ao Real no Camp Nou ou em Vigo), e com a sua selecção manteve o nível, sendo igualmente determinante na inédita conquista da Copa América (foi o melhor guarda-redes da prova). De reflexos felinos, destaca-se ainda pelo bom posicionamento, leitura dos lances e jogo com os pés.
Daniel Alves – Há muito tempo que o Brasileiro não apresentava um nível tão alto. Depois de anos dourados em Sevilha e Barcelona, Alves passou por tempos complicados na Cidade Condal, baixando bastante o seu nível, algo que até levou a que a sua renovação não estivesse tratada até ao final do seu contrato. No entanto, o lateral soube reinventar-se, tendo consciência que, com a sua idade, já não possui as condições físicas de outrora, primando agora mais pela inteligência, pela experiência e por uma requintada qualidade técnica. Ganhou tudo no Barcelona, consolidando-se com um dos jogadores mais titulados da história.
Gerard Piqué – Outro caso semelhante ao de Dani Alves. Após épocas de menor fulgor, o central recuperou a sua melhor versão, sendo crucial para a conquista dos cinco títulos dos Blaugrana. Líder da defesa, foi muitas vezes uma espécie de “bombeiro”, apagando fogos por todo o sector recuado. É ainda fundamental para a equipa a sua capacidade no jogo aéreo e qualidade na saída de bola. A sua exibição frente ao Real Madrid, em Camp Nou, ficará para a história.
Nicolas Otamendi – Um dos jogadores do futebol Mundial que deu um maior salto no último ano e meio. Após a conturbada saída do FC Porto, teve uma curta passagem pelo futebol brasileiro antes de chegar ao Valência para mudar o rumo da sua carreira. No Mestalla cotou-se como o melhor central de La Liga, com exibições monstruosas, quase perfeitas, plenas de capacidade de antecipação, força nos duelos, jogo aéreo e saída de bola, o que lhe valeu uma milionária transferência para o Manchester City. Em Inglaterra, não teve dificuldade em ganhar lugar cativo no onze inicial
David Alaba – Guardiola chamou-o “Deus” e percebe-se bem porquê. O austríaco é uma espécie de jogador perfeito, super polivalente (faz quase todas as posições – central, lateral, interior, ala… – de forma exímia), rápido, potente, inteligente, com um pé esquerdo formidável (seja para passar seja para rematar), tendo voltado a protagonizar um ano ao mais alto nível. Além do nível altíssimo com que representou o Bayern, vencendo nova Bundesliga, tem ainda o extra de ter liderado a sua selecção rumo a um fantástico apuramento para o Europeu do próximo Verão.
Sérgio Busquets – Mais um ano em que cimentou o estatuto de melhor do mundo na sua posição. O médio do Barça é peça-chave no sucesso dos Blaugrana (há quem diga que é mais difícil de substituir do que Messi) pela forma como, simultaneamente, equilibra a equipa, protagoniza roubos de bola, intercepções e colabora no processo com bola, nomeadamente ao nível da primeira fase de construção. Se fosse feito em laboratório um número 6 para os Culés, provavelmente era pior do que Busquets.
Arturo Vidal – Outro ano recheado de sucesso colectivo. Apesar de não ter apresentando sempre o fulgor dos últimos anos, foi decisivo para vencer nova Série A pela Juve (com sete golos) e na chegada à final a Champions (estando a um nível muito alto frente ao Real Madrid, por exemplo), assumindo-se depois como um dos líderes do Chile rumo à inédita conquista da Copa América. Assinou pelo Bayern, onde tem sido opção regular de Guardiola numa das duas melhores equipas do mundo.
Kevin De Bruyne – 2015 foi o ano que marcou a consagração do Belga no top do futebol mundial. Durante a primeira metade do ano, brilhou ao serviço do Wolfsburgo, tendo sido o melhor jogador da última Bundesliga e conquistado a Taça da Alemanha e, na segunda metade, impôs-se de forma inequívoca no Manchester City, contando já 9 golos e 6 assistências pela equipa de Pellegrini.
Leo Messi – O melhor jogador do Mundo em 2015.
Neymar – Um ano brutal, não só a nível estatístico mas também exibicional. Começando pelas estatísticas (algo que diferenciou a dupla Ronaldo-Messi de todos os outros nos últimos anos), o brasileiro apontou 42 golos durante o ano, com contribuição decisiva para ganhar cinco títulos para o Barça. Além dos números, surpreendeu a forma como, durante a ausência de Messi, agarrou a liderança do futebol Culé, com uma incrível capacidade de “carregar” a equipa e de desequilibrar.
Luis Suárez – Não tem o mediatismo dos companheiros de ataque do Barça, mas é igualmente decisivo. Marcou 50 golos ao longo do ano, com o bónus de ter marcado nos oitavos, quartos e final da champions, bem como nos dois clássicos disputados frente ao Real Madrid ou nos dois jogos do Mundial de clubes. É ainda determinante a pressão que faz na saída de bola dos adversários, tendo já justificado, amplamente, a sua contratação no Verão de 2014.


Pedro Barata


Melhor 11 para os leitores do Visão de Mercado:
Buffon
Dani Alves
Piqué
Otamenti
Alaba
Busquets
Pogba
Iniesta
Messi
Ronaldo
Suárez

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:25 pm

    Apesar de perceber as seleções e compreender a dificuldade de escolher apenas 11…

    Iniesta, sorrateiramente, fez dos melhores anos da sua carreira.

    João Magalhães

  • JSC
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:26 pm

    Piqué um Ramos mais consistente para mim. Aliás metade dos golos que o Barcelona sofre são culpa directa do Piqué.

  • Marco Rodrigues
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:27 pm

    De Gea, Boateng, Pogba e Ronaldo mereciam claramente espaço.

  • JSC
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:30 pm

    No entanto surpreendentemente o mais controverso é o Vidal, na minha opinião.

  • António Tonga
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:36 pm

    Muito difícil constituir estes onzes por deixa-se sempre meia dúzia de "titulares" de fora.
    Ainda assim estranho muito a presença de Otamendi (não conseguiu manter o nível do Valencia no City) e de Vidal ( na minha opinião fez um ano normal à boleia do sucesso colectivo das suas equipas). Em detrimento destes jogadores aponto Boateng (simplesmente brutal) e Matuidi ( o coração, o pulmão e a alma deste PSG).

    Boas entradas a todos!

    • JSC
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:43 pm

      Matuidi foi o meu médio favorito também.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:54 pm

      Otamendi foi o melhor central da La Liga, ou seja, melhor que o Pique. A presença do catalão já não estranha então? Não manteve o mesmo nível mas assumiu a titularidade a bom nível numa liga completamente diferente. É algo que gostaria de ver muitos desse 11 a fazer…

      Luis Freitas

    • António Tonga
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:55 pm

      Luis Freitas, o Piqué para além de ter ganho tudo fez exibições muito boas (apesar da inconsistência) é o patrão de uma defesa que é bastante testada, pelo facto de o Barça apesar de não ser desiquilibrado foca-se mais na organizaçâo ofensiva do que propriamente a compenente defensiva, assim sendo sofre muito no contra-ataque do adversário. Ainda assim com a valia individual dos seus defesas, e aí entra o Piqué consegue estancar boa parte das ameaças.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 2:16 pm

      Antonio Tonga, discordo bastante que o Barcelona seja uma defesa muito testada até porque passam mais de metade do jogo a fazer posse. O objetivo é mesmo esse, ter a bola para o adversário não poder fazer nada com ela.

      Luis Freitas

    • António Tonga
      Posted Dezembro 31, 2015 at 3:10 pm

      Luís, o Barça por ser uma equipa de alto nível, e, apesar do seu jogo de posse, sofre recorrentemente do jogo de transição dos adversários, mesmo tendo em conta que é uma equipa montada de forma equilibrada, ainda assim contínua a ser susceptível nesse aspecto, fraqueza esta que é na minha opinião suplantada, como já disse no comment acima pela superior capacidade de leitura e antecipação da sua defesa.

      E de salientar que sou fã de Otamendi, mas penso que mesmo Godín, pela regularidade está à frente do argentino.

  • Miguel Monteiro
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:38 pm

    Na minha opinião, ou Chiellini ou Bonucci deviam ter lugar nessa equipa. Nem digo Boateng porque nao foi a final da Champions, mas para mim foi o melhor do mundo na sua posição, incrível como cresceu com Guardiola.
    Na baliza, ficaria sempre bem entregue a um destes 3: Bravo, Neuer e Buffon. Com quase 40 anos, o italiano ainda seria a minha escolha, visto que Bravo nao jogou a Champions e Buffon foi decisivo na campanha.
    De resto, nada a apontar

  • Filipe
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:40 pm

    Não é realmente fácil escolher, mas acho que o Manuel Neuer mantém sempre um nível altíssimo e devia ser ele a integrar o onze ideal, apesar de
    o Bravo ser gk de clube grande, está lá quando é preciso, mas num nível inferior. O Iniesta tem que fazer parte da equipa, é o jogador que melhor combina magia, geometria e boa definição dos lances. Penso que Lahm, Pogba e Matuidi também deveriam constar, até devido a alguma intermitência de Vidal e De Bruyne; sendo que Muller e Lewandowski, não tendo lugar devido ao fabuloso MSN, merecem referência. Cristino tem sempre que ser mencionado, mas este ano para ele só valeu mesmo pelos golos marcados, porque a nível de jogo jogado e vitórias colectivas foi claramente negativo.

    • João Lains
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:51 pm

      Num nível inferior? O Neuer é o guarda redes menos solicitado do futebol mundial. Não é que isso lhe retire mérito, mas a época do Bravo foi globalmente mais conseguida. O Sommer foi o melhor guarda redes da última Bundesliga e este ano o Neuer já somou uma série de saídas disparatadas. Nem todas elas surgem nos resumos porque não trouxeram consequências para o Bayern.

    • Filipe
      Posted Dezembro 31, 2015 at 3:07 pm

      Sim, nível inferior. Qualquer guarda redes que não seja neuer, buffon, de gea e courtois está num patamar abaixo em termos de qualidade. O Bravo nem sequer foi o gk na Champions. Não que tenha tido esse facto interferência, mas aí a pressão é outra. Não concordo que o neuer seja o menos solicitado. Tem participação no jogo, em termos de defesas faz menos devido à posse de bola do Bayern. Mas as que faz são assombrosas e eficazes, e isso distingue os gk de equipa grande dos das "menos" grandes. Teve um ou outro excesso de confiança sem grandes consequências devido à superioridade da equipa.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:42 pm

    Não entendo a dificuldade em admitir a parceria do C.Ronaldo com a tripla MSN neste 11. Eu sei que o Kevin De Bruyne fez uma grande época, mas estamos a falar do melhor marcador do ano civil, e que joga no Real Madrid e não num clube qualquer do Chipre, para além de que o Messi pode muito bem jogar a 10.
    Não era assim tão difícil encontrar espaço para ele, mas se o critério é a afirmação/explosão dos jogadores durante o ano 2015, iam ter que mudar o 11 todo.
    Também não entendo muito bem a escolha dos centrais, apesar de saber que realmente é um setor em crise, atualmente.

    José Cunha

    • João Lains
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:47 pm

      O VM coloca os jogadores nas posições em que eles jogam.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:52 pm

      O critério também inclui a posição onde jogaram… Caso contrário metia-se o Ronaldo a defesa direito e o Lewandowski a central para meter os melhores.

      Luis Freitas

    • Jasman
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:39 pm

      Não conseguem ver um 442 com Ronaldo e neymar nas alas e Messi e Suárez na frente? Eu é que não consigo compreender esse bota abaixo e desvalorização do Cristiano… Que eu saiba o objectivo do futebol é marcar golos e ele foi apenas o melhor marcador

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:54 pm

      Os outros 3 marcaram quase tantos golos e jogaram muito mais e melhor. Que queres que te faça caro luso patriota? E não foram metade dos golos com o Rayo e o Malmoe.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 2:11 pm

      Jasman,

      E o Messi jogou na frente? Porque o Barcelona só joga com um avançado que é Suarez. Não faz sentido andar com adaptações ou fazia-se uma tática com 2 ou 3 defesas.
      Já agora, ''o objetivo no futebol é marcar golos''? Não. Esse é o objetivo do Ronaldo aparentemente. O objetivo no futebol é ganhar jogos e consequentemente títulos.

      Luis Freitas

    • barinho
      Posted Dezembro 31, 2015 at 2:33 pm

      E eu a pensar que os jogos e os títulos se ganhavam com golos mas afinal parece que não.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 3:18 pm

      Se assim é o que que o Bruyne faz ali como médio centro ainda por cima num 4-3-3?

      Quem joga no meio é o David Silva, o belga joga maioritariamente pelo flanco direito.

      Obviamente que o Ronaldo tinha que obrigatoriamente estar neste onze porque foi um dos três melhores do mundo. O Boateng é outro, foi de longe melhor que o Pique e que o Otamendi mas nota-se um favorecimento claro ao Barcelona que contabiliza mais de metade da equipa do ano.

      Muitos confundem qualidade individual com a qualidade coletiva. Faz lembrar o que se está a passar na NBA em que já se gritavam aos 7 ventos que os GSW eram uma das melhores equipas da história da NBA e que o Klay assim como o Draymond Green tinham que ser presença garantida no All Star. Ontem fizeram exibições ridículas e prevejo que nos próximos tempos muitas pessoas irão abrir os olhos. Os GSW têm é um dos melhores jogadores da história da NBA (Curry) o que é muito diferente. É claro que para Busquets, Bravo, Pique, é muito fácil jogar ao lado de 4 ou 5 jogadores que estão entre os 15 melhores do mundo.

      João Pedro

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 3:26 pm

      barinho,

      Que títulos tem ganho o Ronaldo com tanto golo?

      Luis Freitas

    • masquemta
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:11 pm

      Pois, de facto os jogos e os títulos ganham-se com golos mas não são os jogos que se ganham contra rayos e malmö que dão títulos. A diferença dos golos do Real para os do Barça é que os do real traduziram-se em 0 títulos e os do Barça em 5 títulos.. pelo que dizem isto é apenas um pormenor, não?
      Quanto ao De Bruyne a posição dele é mesmo médio ofensivo e apesar de agora jogar na direita no City, na época passada jogou mais vezes no meio pelo Wolfsburg e é lá que rende mais, portanto faz todo o sentido

    • Tiago Sousa
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:16 pm

      3 Bolas de Ouro
      4 Bolas de Ouro
      1 Ballon d´Or France Football
      8 Equipa do ano FIFA
      2 Equipa do Europeu
      1 UEFA: Melhor Jogador
      1 Premier League: Melhor Marcador
      2 Premier League: Melhor Jogador

      2 Ligas dos Campeões
      3 Liga Inglesa
      1 Liga Espanhola

      Se quiseres as taças também te posso dizer.
      Isto é tudo muito bonito quando não se joga numa liga so e com os mesmos jogadores ( coisa que o Messi não tem culpa, tem culpa na falta da ambição de querer mostrar que é o melhor em outra liga…mas cada um sabe onde ganha mais títulos )

      Quanto ao texto que li no post..é mesmo so issoo .. um texto com uma imagem ilustrativa!!

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:18 pm

      João Pedro,

      O De Bruyne também já jogou no meio no City (e até a ponta de lança) e fazia-o maioritariamente antes de ingressar em Inglaterra. O ano de 2015 não começou em Agosto…
      O Ronaldo foi um dos 3 melhores do mundo… para quem? A votação de melhor jogador do Mundo não significa consenso geral. Além disso, os outros dois melhores do mundo nessa votação são Neymar e Messi, precisamente os concorrentes logo mesmo que tenha sido o terceiro melhor, ficava de fora.
      Quanto ao Boateng, o Otamendi foi o melhor central da La Liga e chegou, viu e venceu em Inglaterra embora que para mim Bonnuci/Chiellini ou mesmo Godin mereciam acompanhar o argentinho antes de Boateng.
      Favorecimento claro ao Barcelona? Eu não sou adepto do clube, aliás até lhes tenho um pouco de ''ódio desportivo'' como adepto do Atlético mas é muito fácil de entender porquê que isso acontece. Ganharam tudo. E atribuir o crédito a simplesmente terem um coletivo forte (quando o seu treinador até está longe do top mundial para mim) não faz sentido… No entanto concordo que Pique e Bravo estão a mais no onze e Daniel Alves possa ser discutivel.

      Luis Freitas

    • masquemta
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:31 pm

      Tiago Sousa,
      Não percebo para que puseste aí essa lista de títulos do CR… Ele ganhou isso tudo em 2015? queres ver que eu ando enganado no ano?
      Agora a sério, eu percebo que o CR ganhou já muita coisa e o jogo dele traduziu-se em títulos mas estamos a falar deste ano… o título deste post é "O melhor 11 de 2015" e a verdade é que em 2015 o CR para além dos 57 golos que são fantásticos não ganhou absolutamente nada…
      E já agora ele ganhou 3 bolas de ouro mais 1 Ballon D'or mais 4 bolas de ouro?

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:00 pm

      Tiago Sousa,

      Em primeiro lugar, o Ronaldo ganhou 8 vezes a bola de ouro? Dessa eu não sabia.
      Segundo, eu disse que títulos''tem ganho'' não os que ''ganhou''

      Luis Freitas

    • Tiago Sousa
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:07 pm

      Não sabia que era preciso ganhar títulos colectivos para ser considerado o melhor na suaqualquer posição, peço desculpa!! Lembro Buffon qua andou pela 2º divisão italiana e que era considerado o melhor Guarda Redes ;)

      Não perceber que por erro troquei Botas por bolas é no mínimo estar a ler o que escrevi de má fé, e se não sabes a diferença entre Ballon D'or que era entregue pela France Football(esse sim entregue ao melhor jogador do mundo) e entre Bola de Ouro entregue pela Fifa (que ninguém sabe muito bem que critérios e quem vota) não tenho culpa !!

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:39 pm

      O anónimo que fala da NBA não percebe de futebol e pelos vistos de basket também não.

    • masquemta
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:43 pm

      Tiago Sousa,
      os títulos que puseste continuam a não ter nada a ver com o ano de 2015… Quanto às bolas e botas era apenas a brincar, mas já que referes o Ballon D'or então o CR tem 2 bolas de ouro e 1 ballon D'or e não 3 bolas de ouro.
      Eu percebo que se goste mais do CR e que se defenda o que é nacional, mas a questão é que, em 2015, os 57 golos do CR tiveram menos impacto do que os 42 do Neymar por exemplo. Se chegarmos ao fim do ano e apenas tivermos em conta as estatísticas entao sim o CR tem mais golos e é melhor mas a realidade é que ao longo do ano (e o top do rumo à bola de ouro do VM esclarece bem isto) qualquer um do trio da frente do barça teve muito mais impacto no jogo do que o CR que apesar disso fez mais uma boa época mas não foi o melhor na sua posição, esta é a verdade. Para seres considerado o melhor do mundo na tua posição não tens obrigatoriamente que ganhar títulos coletivos mas se os ganhares só ajuda e prova que o rendimento não foi em vão

    • Tiago Sousa
      Posted Dezembro 31, 2015 at 9:05 pm

      Estas errado Cristiano Ronaldo tem 3 Bolas de Ouro e 1 Ballon D'or que na pratica se traduz em 3 Bolas de Ouro mas que dou mais valor ao Ballon D'or que algum prémio entregue por alguma instituição FIFA…

      Mas o ponto aqui é que Cristiano Ronaldo tem que estar no melhor 11.. Num ano "mau" marcou 57 golos em 57 jogos, não tem culpa que na equipa em que esta tenha que ter uma media de golos acima de 2jogo

      O que me parece é que estão a criar a ideia que 40 golos no Barcelona não é a mesma coisa que marcar 57 no Real Madrid…

      E quanto ao post o que VM na realidade queria escrever era a equipa do Barcelona ideal para ele jogar no FiFA e nao o 11 Ideal!!

    • masquemta
      Posted Dezembro 31, 2015 at 10:48 pm

      OK desisto. Se continuas a dizer que o CR tem que estar no 11 tudo bem… Cada qual com a sua…

    • fui
      Posted Janeiro 1, 2016 at 12:53 pm

      Ok, em 2015 ganhou a bota de ouro e foi o melhor marcador da champions.
      Podemos arranjar razões para excluí-lo mas deixar o bota de ouro (com grande parte dos golos na La Liga e na Champions) fora do melhor 11 da época é forçar demasiado a coisa…

  • João Lains
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:45 pm

    Só não concordo com a nomeação de Vidal. Os problemas físicos que não lhe permitiram estar ao seu melhor nível durante o mundial do Brasil, arrastaram-se por toda a primeira volta, marcada por exibições muito irregulares. Na segunda volta, alternou boas exibições (selou o título com um golo em Gênova, apurou a Juventus para as meias finais da Liga dos Campeões) com outras muito discretas ou onde contou com a boa vontade dos árbitros para não ir para a rua (Allegri foi obrigado a retirá-lo de campo várias vezes no decorrer dos jogos). Fez uma fase de grupos da Copa América brutal e no Bayern, talvez por assumir outro tipo de responsabilidades no campo, não tem merecido tanto destaque.

    • João Magalhães
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:53 pm

      Concordo com o apontamento que fazes ao Vidal. Acho que encaixaria melhor outro tipo de jogador ali.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:36 pm

      Concordo, e acrescentaria ainda que o Bonucci merece estar neste 11, no ligar do Pique.

      Bruno

    • Visconde de Alvalade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 3:43 pm

      Para mim Matuidi individualmente foi o melhor do mundo na posição de médio centro. Mas se formos pelos títulos/performance individual Rakitic ganhava pois não o considero nada inferior a Vidal e ganhou mais tiulos.

  • Unknown
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:49 pm

    E que equipa.

    Ainda assim algumas duvidas. Na baliza a minha escolha recairia em Buffon ou Neuer com Bravo e De Gea (vai salvando a pele a Van Gaal) um ligeiro patamar abaixo.

    Na defesa, considerando a primeira metade de 2015 Otamendi indiscutivel, na segunda metade nem tanto, mas considerando a falta de opcoes, aceita-se.

    No meio campo grande duvida entra a escolha do Visao de Mercado e a escolha dos leitores (Iniesta – Pogba vs Vidal – De Bruyne), por uma questao de gosto pessoal escolheria Iniesta – Pogba mas a outra dupla tambem esteve com tudo este ano.

    No ataque embora doa um pouco deixar Ronaldo de fora de um onze do ano, concordo com a MSN, completamente demolidores.
    Nos nomes mencionados acima faltou falar em Lewandowski, Aubameyang e Mkhitaryan. Estao em grande nos ultimos meses e a jogar ao nivel de todos os outros na "mencao honrosa".

    Espero voltar a ver um portugues no melhor onze do ano em breve, resta ver e' quem e quando.

    Bom ano.

    LS

  • Diogo Palma
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:51 pm

    As minhas escolhas seriam (nem tanto pelo que alcancaram este ano mas por gosto pessoal):

    Neuer (De Gea)
    Lahm (Dani Alves)
    Pepe (Ramos)
    Godin (Pique)
    Alaba (Alba)
    Busquets (Pirlo)
    Modric (Kroos)
    Iniesta (Isco)
    Messi (Bale)
    Ronaldo (Neymar)
    Lewandowski (Benzema)

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:55 pm

      Bale? Isco? Modric? O gosto pessoal tem de ser colocado à parte.

    • Jorge Silva
      Posted Dezembro 31, 2015 at 2:07 pm

      'tá visto que o Palma só vê os jogos do Sporting e os do Real Madrid. Até admira é o avançado não ser o Slimani e o William não sentar o Busquets.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:51 pm

    Buffon (De Gea talvez até esteve a um nível superior mas as conquistas merecem peso)
    Daniel Alves
    Chiellini
    Otamendi
    Alaba
    Busquets
    Pogba
    De Bruyne
    M
    S
    N

    Luis Freitas

    • João Lains
      Posted Dezembro 31, 2015 at 12:57 pm

      O meu onze, só não consigo compreender a escolha de Chiellini (só o admito do lado esquerdo e dada a escassez de opções, já que Piqué, Boateng ou Bonucci actuam todos sobre o lado direito.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:46 pm

      É do lado esquerdo claro, troquei a ordem com Otamendi mas obviamente que seria Chiellini do lado esquerdo e Ota na direita.

      Luis Freitas

  • Pedro Fernandes
    Posted Dezembro 31, 2015 at 12:55 pm

    Concordo. Tendo em conta que os jogadores para a FIFA são selecionados por popularidade e não por rendimento, penso que andará á volta disto:
    Neuer, Dani Alves, Piqué, Thiago Silva, Ramos, Iniesta, Pogba, James, Messi, Ronaldo e Neymar

  • Sombras
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:03 pm

    Buffon; Alves, Chiellini, Otamendi, Alaba; Busquets, Pogba, Iniesta; Messi, Suárez, Neyminho.

  • Nuno
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:04 pm

    Pessoalmente trocava Bravo pelo Buffon, Otamendi pelo Bonucci, De Bruyne pelo Iniesta e Vidal pelo Matuidi.

  • Rúben Gomes
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:05 pm

    Não concordo com Pique, Otamendi e Vidal.

    Pique fartou se de errar nesta epoca. Não consigo dizer que Otamendi esteja a justificar o valor pago por ele. Basta ver o que tem sido aquela defesa sem Kompany. Vidal fez das piores épocas da sua carreira. Também não consigo dizer que a sua chegada a Munique esteja a ser um sucesso, nem é indiscutível.

    Para os seus lugares coloco Boateng ( regularidade assombrosa, mas a sua carreira esta queimada por ter sido humilhado pelo fraco do Messi ) e Chiellini/Godin. Já Matuidi esteve muito acima de Vidal, por exemplo.

  • Kafka I
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:06 pm

    Bravo
    Dani Alves
    Boateng
    Otamendi
    Alaba
    Busquests
    De Bruyne
    Modric
    Messi
    Suarez
    Neymar

  • António Vilares
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:07 pm

    Bravo
    Dani Alves
    Boateng
    Pique
    Alaba
    Busquets
    Iniesta
    Pogba
    Neymar
    Messi
    Suarez

    • António Vilares
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:12 pm

      Não coloco Marchisio no lugar de Pogba pois o italiano assumiu-se na posição 6. Mas o italiano teve maior relevância que o francês.

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:20 pm

      Tendo em conta que normalmente a posição 6 era de Pirlo quando este estava disponível acho que poderia colocar quem quisesse entre Vidal/Pogba/Marchisio a 8… No entanto não concordo, o Francês foi mais decisivo, principalmente no campeonato.

      Luis Freitas

  • Emerson Garrine
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:19 pm

    Concordo com o 11 escolhido, apenas com 2 ou 3 ressalvas.
    1.Um dos centrais da Juve merece estar nesse onze
    2. Iniesta foi (em termos de títulos e "jogo jogado" melhor que) De Bruyne. Por isso, na minha opinião devia aparecer ai.
    3. Apesar de tudo CR7 merece estar em qualquer melhor 11 do mundo até então. Não sei em que lugar mas merece. 57 golos em 57 jogos…
    Saudações de Moçambique….

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 1:41 pm

      O Cristiano pode ir à baliza. Iniesta foi muito irregular. O Pedro Barata não se deixa levar pelos soundbytes como os leitores. De Bruyne esteve muito mais regular.

    • Emerson Garrine
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:49 pm

      Caro Adolfo…Quando digo qualquer lugar é no sentido figurado claro…sendo que para mim CR7 e Messi ainda são os dois melhores do mundo e o demonstraram em 2015… não será por cr7 não ter ganho a nível colectivo que não mereça essa distinção. De Bruyne até concordo que foi mais regular. Mas atenção mais regular não é sinónimo de melhor. Se um estudante tira 10 depois 10 e depois 7 tem média 9. Mas outro tira 20 depois 0 e depois 10 tem média 10. Quem foi melhor?

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:20 pm

    Se pomos Alaba a DE, quando ate jogou algumas vezes a DC e outras posiçoes, tambem podemos considerar por Ronaldo no 11, e puxando Messi para 10.
    A brincar , a brincar, Ronaldo e o melhor marcador deste ano civil, e tem muitas assistencias, tomara muitos medios de Top terem o numero que ele tem.

    Vidal e o nome que menos se adequa do 11, sendo que para entrar Ronaldo ele poderia sair, ou ate entrar Pogba ou Marchisio.

    Em relaçao a baliza, Bravo compensa com a Copa America o facto de nao ter jogado a champions, mas Buffon tambem poderia ser equacionado.

    Entre Otamendi e Boateng tambem e discutivel, qualquer 1 poderia ter lugar.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:41 pm

    Escolhi o mesmo 11 exceptuando Vidal.

  • Pedritxo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:47 pm

    Meu 11:

    Bravo/Buffon
    Alves Pique Boateng Alaba
    Busquets Marchisio
    Neymar Messi Ronaldo
    Suarez

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:55 pm

    Boa escolha. Ha senpre varios mas esses nao estao mal escolhidos…

    Pj

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 1:55 pm

    Não percebo porque é que temos de escolher um central para o lado direito e um central para o lado esquerdo. A maior parte dos centrais do lado direito também podem jogar pelo lado esquerdo. Assim somos obrigados a excluir um dos dois melhores do ano (Pique e Boateng)
    Até porque não havia muitos centrais canhotos por onde escolher e acabou por ganhar um destro do lado esquerdo.

    No 11 discordo do Otamendi, escolheria Pique e Boateng e de vidal pelo pogba.
    -Cabeço

  • Rodolfo Trindade
    Posted Dezembro 31, 2015 at 2:22 pm

    É sempre complicado escolher 11.

    Ainda assim não posso concordar com a entrada de Vidal no 11.

    Penso que Chiellini também merecia um lugar.

  • Flávio Trindade
    Posted Dezembro 31, 2015 at 2:26 pm

    Muito complicado escolher apenas 11…

    É um exercício difícil, mas no geral concordo com a maioria das escolhas.

    Mantendo a lógica de manter os jogadores pela sua posição no campo, sublinharia o seguinte:

    GR: Bravo foi de facto o melhor keeper de 2015, quer em termos individuais quer em títulos colectivos. Só De Gea poderia representar alguma ameaça.

    DD: Percebendo a escolha de Daniel Alves, acho sinceramente que é a posição onde maior escassez de talento actual. Na minha opinião a locomotiva suiça Stephan Lichsteiner teve individualmente um ano mais conseguido.

    DE: Outra posição que dá muitas dores de cabeça pela escassez de talentos. Percebo a escolha de Alaba pela importância na manobra da equipa e pela sua qualidade, mas custa-me vê-lo mencionado como DE, quando raramente foi utilizado nessa posição por Guardiola. Ricardo Rodriguez pela sua importância no sucesso do Wolfsburg, Jordi Alba,Azpilicueta também tiveram bons anos.

    DC: Se a escolha de Otamendi me parece consensual, uma vez que o nível que apresentou em Valência (ao contrário do que se passa agora no City) foi superlativa e ninguém chegou sequer perto, já Piqué parece-me forçado, muito forçado mesmo, sendo que Boateng que manteve um nível altissimo durante todo o ano seria a escolha para complementar. Bonucci e Koscielny (apesar de jogar numa equipa cheia de erros como o Arsenal) também tiveram um ano superior a Piqué.

    MD: Percebo a escolha de Busquets e partilho, pela importância no futebol do Barcelona. Na minha opinião Krychowiak foi o melhor médio defensivo de 2015.

    MC: Claramente a pior escolha deste 11. Vidal esteve a anos luz do que pode produzir e não está nada bem neste plantel. A rotatividade de Koke ou a classe de Tiago, importantissimos no Atlético, a excelente época de Rakitic ou de Iniesta no Barcelona, Verratti no PSG…enfim a escolha seria imensa.

    MO: De Bruyne. Não sendo um jogador que aprecie muito, não me custa nada admitir que foi o melhor em 2015. Metade do ano fabuloso na Alemanha e pegou de estaca em Manchester.

    ATA: Poder-se-ia falar em Ronaldo (57 golos é muito golo), Lewandowski (mais pela segunda metade do ano), Muller, Griezzmann (como é possível terem-se esquecido) ou até Aguero, mas Messi, Neymar e Suarez são o melhor tridente ofensivo da do futebol mundial e não existe sequer comparativo aqui. Distinção justissima.

    Em suma, o meu 11 seria:

    Bravo;
    Lichtsteiner, Otamendi, Boateng, Alaba
    Krychowiak, Iniesta, De Bruyne
    Messi, Suarez, Neymar

    • Anónimo
      Posted Dezembro 31, 2015 at 4:22 pm

      Flavio Trindade

      Concordo ctg acerca do Griezman é dos jogadores que mais gosto de ver jogar e acho que é pouco valorizado

      Sadseven

  • MILKA
    Posted Dezembro 31, 2015 at 2:27 pm

    Consigo perceber a escolha de MSN, mas caso tivesse a opção irreal de escolher qualquer um jogador para a minha frente de ataque, e esta fosse composta por um trio, substituia, ainda que relutantemente, o Suarez por Ronaldo.
    Na baliza tinha Buffon. Fico com pena que Ivanovic tenha tido uma quebra enorma, pois se tivesse permanecido ao nivel da época anterior era o meu defesa direito de eleição. Neste caso, concordo com Dani ALves.

    • Adolfo Trindade
      Posted Dezembro 31, 2015 at 5:42 pm

      Messi, Neymar e Cristiano não iria resultar como MSN. Nem por sombras. É algo tão evidente.

    • MILKA
      Posted Dezembro 31, 2015 at 8:34 pm

      Era algo que estava disposto a arriscar. O Ronaldo no utd era um jogador. No real é outro. Num trio atacante com messi e neymar não tenho dúvidas de que ele se adaptava. A questão era se a sua adaptação era melhor que a do Suárez.

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 3:10 pm

    Vamos a isto:
    Neuer, Lahm, Piqué, Garay, Alaba, Matic/Busquets, Pogba, Iniesta, Messi, CR7, Neymar

    Ass: Carlos Dores

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 4:09 pm

    Só trocava Bravo por Buffon, Otamendi por Boateng e Vidal por Iniesta.
    DR

  • Anónimo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 5:20 pm

    Só pela pequenez de homenzinho que é, Piqué não merece estar em top ou lista nenhuma.
    E mesmo futebolisticamente falando, deixa muito a desejar.

    Marques

  • Marcelo
    Posted Dezembro 31, 2015 at 7:18 pm

    E o OZIL ? Pela evolução que teve e pelo que joga claro que o De Bruyne fica bem nessa lista, mas definitivamente, para mim, o Ozil é claramente o melhor jogador nessa posição! Aquele nº10 que prefere assistir em vez de fazer golo…já não se vê muito disso, hoje em dia :)

Deixa um comentário