Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor guarda-redes, o melhor defesa, o melhor avançado e o melhor jogador contra o plantel que dá para tudo

Cada detalhe conta. Cada cada passo, cada passe. Cada segundo que batem os ponteiros é um momento, um evento, um ensejo que aquele que o tome poderá mudar o jogo inteiro. Falo, como não, do grande Clássico do futebol português, FC Porto — Benfica, o jogo que ninguém quer perder entre os dois últimos campeões nacionais.

Apresenta-se este ano um duelo particularmente interessante, tanto a nível individual como colectivo. Desde logo, pensa-se nos treinadores. Rui Vitória nunca ganhou um jogo frente ao FC Porto em 90 minutos, já Lopetegui nunca venceu o Benfica.

O treinador encarnado chega numa posição algo confusa. Foi contestado no início da época (nomeadamente após a derrota contra o Sporting do seu antecessor Jorge Jesus) mas vem de uma boa sequência, sendo que se sair vitorioso no Dragão terá a liderança à condição e o óbvio mérito de ter ganho num forte azul-e-branco. Por outro lado, até agora o Benfica de Vitória só fez um jogo plenamente satisfatório (a goleada ao Belenenses) e uma derrota frente ao FC Porto significará que perdeu os dois encontros frente aos outros dois grandes, um registo negativo que o ex-técnico vitoriano quererá decerto evitar.
Já o treinador portista está numa posição delicada. A última época foi vácua de troféus e perdeu contra os dois grandes rivais no Dragão, com o Sporting para a Taça e com os encarnados para a Liga. Ainda para mais, um desaire significará a perda de terreno na (ainda em fase precoce) corrida do título e o prolongamento da sequia contra as águias. Por outro lado, após a supracitada derrota com o Benfica no Dragão no ano passado (bis de Lima), novo resultado pouco positivo já não seria um choque tão grande — mas ao mesmo tempo, seria um agravar de um registo já de si negativo.

Contudo, a partir do momento em que o árbitro apita, muito dependerá dos 22 rapazes em campo que não chutam apenas uma bola, mas sim o sonho de milhões e milhões em sonhos. O Benfica parte à partida com os melhores em cada sector, mas o Porto conta com um plantel recheado de soluções que permite ao seu treinador montar dois onzes completos com qualidade semelhante.
Rui Vitória tem à sua disposição, salvaguardando opiniões pessoais, o melhor guarda-redes (Júlio César), o melhor defesa (Luisão), o melhor avançado (Jonas) e o melhor jogador do campeonato (Gaitán) mas outras posições não estão tão bem apetrechadas. Por seu lado, Julen Lopetegui tem os melhores laterais, o teoricamente melhor médio (Imbula, que tem tardado em demonstrar toda a sua qualidade) e todo um plantel muito bem apetrechado. Além disso, não se olvide o nível de elementos como Casillas, Jardel, Samaris, Brahimi, e Aboubakar, entre outros.
A experiência também conta. Embora seja verdade que já é o segundo ano de Lopetegui na Invicta, não menos o é que perdeu inúmeros titulares importantes no defeso, entre eles o melhor jogador e melhores laterais do campeonato de então. Já Rui Vitória vive o seu ano de estreia na Luz mas herdou um plantel experiente que perdeu “apenas” dois titulares, bicampeão e rotinado.
Por falar em perda de titulares, é impossível esquecer uma das novelas mais “quentes” do Verão: Maxi Pereira. O uruguaio, vice-capitão e há oito anos no Benfica, deixou a Luz para rumar ao Dragão e decerto atrairá sobre si as atenções, ainda para mais tendo pela frente nada mais nada menos que Nico Gaitán — um duelo que promete.
E por que não falar de Casillas, que tem a oportunidade de viver o seu primeiro Clássico luso. Veremos se a sua prestação se mostra ao nível do seu estatuto ou se dá razão aos críticos.
Tudo visto e com o Sporting a espreitar uma possível fuga, estão reunidos os ingredientes para um Clássico notável. Os plantéis são muito igualados (um tem os melhores, o outro a diversidade), os treinadores não podem perder crédito, o Porto quer manter a liderança e evitar a segunda derrota seguida em casa contra o grande rival no Dragão e o Benfica pretende recuperar terreno e voltar a dar um “golpe de estado” no reduto portista. Só a vitória interessa.

Visão da Leitora (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Inês Sampaio

0 Comentários

  • LuisRafaelSCP
    Posted Setembro 19, 2015 at 10:45 pm

    Bela análise e antecipação do jogo.

    Gostaria de ver obviamente um empate, onde as duas equipas perdiam pontos, permitindo ao Sporting jogar na Segunda-Feira para a liderança isolada, mas sinceramente estou mais convicto da vitória do Porto do que em qualquer outro resultado (vale o que vale, é apenas um prognóstico). Tenho andado com muita curiosidade para este jogo, para perceber essencialmente duas coisas: Se o Benfica de Rui Vitória está mesmo a crescer e para perceber se o Porto de Lopetegui continua na mesma: Ou seja, plantel com muita qualidade, onde não há treinador que chegue, onde na maioria dos jogos a qualidade individual do Porto é muito acima das restantes equipas, mas nos jogos mais complicados, vacila.

    Promete… os dados estão lançados.

    Prognóstico: Porto 1-0 Benfica

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:21 pm

      No Porto não vemos uma jogada com princípio, meio e fim.
      Infelizmente, temos um futebol demasiado mastigado, com uma posse de bola defensiva excessiva e com poucas oportunidades de golo.

      Só para termos noção da qualidade de Lopetegui, desde que chegou ao Porto, e que eu me lembre, só marcamos de canto UMA VEZ contra o Arouca ( no ano passado, a jogar fora). Isto é o trabalho do treinador, que, é de facto, muito mau.

      Francisco A.

  • João
    Posted Setembro 19, 2015 at 10:55 pm

    O texto, excelente por sinal, acaba com um "só interessa a vitória", mas eu acho que vai ser mais um, é melhor o empate que não perder.

    Não prevejo um clássico aberto, muito pelo contrário. Lopetegui e Vitória vão tentar mais não perder do que ganhar.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:15 pm

      João, não sei qual o teu clube, mas como Portista e percebendo a realidade do meu clube, se não ganharmos amanhã, o Lopetegui que prepare as malas.

      É inadmissível pelo 2º consecutivo não ganharmos ao Benfica, após o nosso investimento e o Benfica ter do seu lado, um treinador mais fraco e com 11 composto por 2 jovens inexperientes.

      Vou dar uma de bruxo, mas, o Porto parece-me que vai entrar a matar.

      Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 20, 2015 at 7:28 am

      Parece-me que não percebes nem a realidade atual nem a passada do FCPorto… Lopetegui não sai a meio da época.. ponto!
      Papatacas

  • Cosme Damião
    Posted Setembro 19, 2015 at 10:58 pm

    Melhor guarda-redes (Julio), melhores defesas (Eliseu, Jardel e Luisão), melhor avançado (Jonas), melhor jogador (Gaitán)… e melhor extremo (Salvio) e melhor médio (Samaris).

    Admito que o Porto tem melhor lateral direito e está melhor servido na posição 8, de resto são jogadores com muito hype como os do ano passado mas que não teriam lugar no Benfica.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:02 pm

      Amigo Cosme, a verdade é que só Gaitan teria lugar no 11 do Porto, e amanhã isso ficara provado em campo, esperarei aqui por si no final do jogo.

      Um abraço.

      Rui M.

    • Pedro T
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:04 pm

      Claramente nada faccioso.
      Esqueceste-te de mencionar melhor treinador Rui Vitória, Melhor banco, melhor homem das águas e melhor presidente.

    • Sergio Costa
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:06 pm

      Daqui a pouco sao os 11 todos melhor.. Tire as talas por favor. Fala em hype quando poe jardel melhor defesa que marcano/maicon e ate indi(que ainda mostrou pouco, mas quem o conhece bem sabe que tem valor) e eliseu!! De resto nada a apontar..

    • João Magalhães
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:06 pm

      Como se um jogo bastasse para tirar qualquer conclusão…

    • Pedro T
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:09 pm

      Na minha ótica a única posição realmente superior do Benfica ao Porto é mesmo a de extremo (Gaitán), Aboubakar tem estado em melhor forma que os dois avanaçados do benfica juntos (e talisca), Corona também desiquilibra bem mais que Guedes (E Brahimi, Compara Gaitan com quem quiseres mas ele só ocupa uma posição) e a defesa, os 4 embora nenhuma tenha brilhado creio que a do Porto no seu colectivo está superior (O Benfica ainda só apanhou adversários muito fracos comparando a qualidade individual e mesmo nesses só se conseguiu desenrascar bem contra o Belenenses, continuando sempre muito dependente dos rasgos de Gaitán). No meio campo o Porto tem clara vantagem visto que é dos pontos mais preocupantes do benfica, a transição defesa-ataque, por norma (até agora) querem despachar-se e ir para a frente, levando a que cometam muitos passes falhados ou não pensados, despejando a bola para Gaitán ou para a frente sem uma ideia definida. O Porto tenta construir de traz e bem, embora devesse fazer muito mais para a qualidade individual que tem.
      Portanto apesar de achar que algumas individualidades do Benfica superiores (como são), acho que apenas Gaitán é capaz de fazer mossa (dependência do argentino), contudo apenas Gaitán não me parece que consiga derrubar um Porto organizado.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:10 pm

      Cosme Damião, então isso quererá dizer que tudo menos uma vitória do Benfica será surpreendente, não é?

      Se dos 11 do Benfica, 7 entram de caras no onze do Porto e como os do Porto, no geral, têm muito hype e não têm lugar no Benfica ( atenção plantel) deve estar à espera de uma goleada.

      Francisco A.

    • Amaral
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:15 pm

      Sendo neutro ao jogo, neste momento tenho até duvidas que Luisão seja o melhor defesa, muito menos a inclusão de Eliseu e Jardel.. Como é que um jogador parado a meses é o melhor?
      Samaris melhor médio.. não me parece.
      Só mesmo na baliza e no ataque posso concordar que o benfica tem os melhores em relação ao porto.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:17 pm

      Uau, ou seja, os melhores jogadores são todos do Benfica?

      Quanto ao GR concordo, em termos de qualidade o melhor é Julio Cesar mas ambos estão apetrechados com jogadores de alta valia nessa posição.

      Agora, na defesa não concordo, tanto Layun como Jefferson são melhores que Eliseu.

      Melhor médio Samaris? Dar pau não é uma condição para ter muita qualidade, ele é bom mas não é de longe o melhor médio, tanto William, João Mário, André André e Imbula mandam um abraço.

      Quanto a Gaitan e Jonas concordo apesar de termos bastante qualidade em termos individuais este ano na Liga nos 3 grandes.

      E o melhor extremo é Salvio? Como se Gaitan é o melhor jogador do campeonato e joga a extremo? Essa deixou-me a pensar.

      Os do Porto são só hype? Não me venha com essa, jogadores como Corona, Aboubakar, Brahimi, Layun e afins conseguiam facilmente ser titulares no Benfica.

      SL

      João Miguel

    • Nuno R
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:38 pm

      Claro, Julio Cesar é melhor que CAsillas. Um ficou sem clube há uns meses, o outro jogava na Liga dos Campeões, mas vamos esquecer isso e dizer que Julio é melhor, porque sim.
      Marcano/Jardel? Jardel. Porquê? Porque sim.
      Jonas/Aboubakar? Um joga sozinho na frente num 4x3x3, outro só é potenciado (e bem, pois é escelente) num 4x4x2, mas pronto, Jonas é melhor se tívessemos que escolher apenas um para jogar na frente.
      Melhor médio do fds? Salvio, sem dúvidas. Vai partir aquilo tudo amanhã, não duvidem.
      Imbula, Danilo, Andre, Herrera, Ruben… qual quê, Samaris, de caras. Porque sim.
      Eliseu é o melhor defesa esquerdo do país, e também das ilhas. E se o Brasil fosse ainda colónia, Eliseu continuaria a ser o melhor. Esqueçamos que defende mal, é lento, e posiciona-se mal no processo defensivo. É o melhor. Ponto.

    • The Monster
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:54 pm

      Nuno R., subscrevo a 100%.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:56 pm

      Joao Magalhaes um jogo não é suficiente obviamente, porque no ano passado o Porto tinha melhor 11 e plantel e perdeu à mesma, mas em campo tirando os golos deu para ver quem é que estava ali para jogar a bola, porque uma equipa quando é intrissicamente superior à outra nunca ira jogar com 10 jogadores a defesa e um lima solto na frente, a tentar apanhar as bolas despachadas lá atras.
      Quando uma equipa é superior em qualidade á outra joga ao ataque, domina o jogo, não muda o seu adn em campo por medo do adversário, o Benfica fez isso no ano contra o Porto, nao o fez contra o Belem nem contra o Braga.
      Já agora da-nos a tua opinião sem rodeios e diz me se achas o 11 do Benfica melhor que o do Porto.

      Rui M.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 20, 2015 at 12:07 am

      Benfiquistas a dizerem que os jogadores do Benfica são quase todos melhores que os do Porto. Exagero, alguns são, outros não. Portistas a dizerem que só o Gaitan cabia no seu onze. Disparate demasiado óbvio. E, claro, um sportinguista a escarnecer os jogadores do Benfica porque….. só porque sim.
      Quanto ao post, é interessante e fundamentalmente isento na análise.

    • Pedro, o Polvo
      Posted Setembro 20, 2015 at 1:54 am

      Concordo com o Rui Miguel Ribeiro. Só um apontamento: desilude-me que o VM e vários leitores considerem Júlio César melhor que Casillas. Estamos a falar de um dos melhores guarda redes espanhóis de sempre! Ainda que em declínio, tem um valor extraordinário.

      Como antevisão, deixo a ideia de que uma derrota do FCP deixará a equipa em maus lençois e será uma desilusão para todos os portistas. O SLB tem um plantel mais fraco e um treinador novo, sem provas dadas .. Se há altura em que se pede uma vitória, é esta! No entanto, obviamente, é futebol e tudo pode acontecer,

    • Diogo JR
      Posted Setembro 20, 2015 at 2:25 am

      Rui Miguel Pedro,

      Mas essa é a verdade, na baliza entre Júlio César e Casillas fica a dúvida, Casillas é melhor entre os postes, Júlio César é melhor fora deles.

      Na defesa, Jardel é muito limitado, joga bem com o Luisão a mandar ao lado, mas a verdade é que Luisão está péssimo esta época, e por isso o Jardel também anda mau, o melhor central do Benfica neste momento é o Lisandro, mas ainda pouco provou, e em defesa que foi a que menos golos sofreu porque haveria de haver mexidas? Maicon/Marcano seriam os titulares.

      A lateral esquerdo nem é preciso muito, Eliseu é lento, péssimo a defender, vai-se safando enquanto tem pulmão para atacar. Layún está cá há pouco tempo, mas já deixou água na boca e a defender ainda não comprometeu.

      A lateral direito penso que não há dúvidas nenhumas.

      No meio campo, em 4x3x3, talvez Samaris pudesse lutar por um lugar a 6, Danilo defende melhor, Rúben Neves sai melhor a jogar, Samaris situa-se no meio dos dois, mas isto implicaria que Jonas não entraria no 11, ou seja, se mudássemos para um 4x4x2 Samaris não jogaria, pois para um sistema de dois médios há Imbula (que no ano passado fez a época que fez neste sistema), André André, Rúben Neves e Herrera (que num sistema mais vertical como um 4x4x2 encaixaria que nem uma luva).

      Nas alas, sem dúvida que Gaitan entraria acompanhado por Brahimi. Varela e Tello não tinham lugar, Corona ainda pouco mostrou, e o Salvio não joga há mais de 6 meses.

      Na frente, vem a história da tática, em 4x3x3 Aboubakar era titular de caras, porque Jonas não joga sozinho na frente, em 4x4x2 não jogava o Samaris mas jogava o Jonas acompanhado por Aboubakar.

      Ou seja, no máximo entrariam 3 jogadores do Benfica. O Porto, individualmente, tem mais qualidade, e por isso tem obrigação de ganhar o jogo.

    • Klanurth
      Posted Setembro 20, 2015 at 4:15 am

      Acho imensa piada que recorram a épocas passadas para justificar quem parece dar mais garantias para amanhã. Layun mostrou mais que Eliseu? Eu só o vi fazer um jogo no máximo razoável este campeonato. Ah deixou água na boca… O Casillas mostrou estar em melhor forma que o Júlio César porque jogou na champions sabe deus quando… Ok. E depois virem meter jogadores do Sporting para a discussão mete a cereja no topo do bolo. Tirem as palas gente.

      Melhor 11 para mim seria, em 4-4-2, Júlio César, Maxi – Maicon – Jardel – Eliseu, Varela – Samaris – André André – Gaitan, Jonas – Aboubakar.

      Em relação às opções que poderão causar mais polémica… Luisão com um arranque em baixo de forma dá o lugar a Maicon do lado direito do centro da defesa. Entre Jardel e Marcano, opto pelo benfiquista evido ao impacto que o seu regresso teve na melhoria defensiva do coletivo. Na ala esquerda do meio campo Gaitan ganha a corrida a Brahimi porque, simplesmente, tem carregado a equipa às costas.

      Sem clubismos e atendendo ao momento de forma de ambas as equipas, a maior dúvida fica na posição de médio-ala direito onde incluí Varela pois não existe alternativa. Se me fosse permitida uma batota, colocaria Brahimi desse lado onde, sinceramente, não sei sequer se alguma vez o ocupou.

    • Diogo JR
      Posted Setembro 20, 2015 at 11:16 am

      Klanurth,

      Dizer que não sabe se Brahimi alguma vez ocupou a ala direita é não ver os jogos do Porto, o que lhe tira o direito de fazer uma equipa "sem clubismos". Brahimi em mais de metade dos jogos passa uma parte dele na direita devido à troca de flancos, ainda na quarta feira esteve na direita.

      Depois entre Layún que fez um jogo razoável para o campeonato e um bom jogo para a Champions e Eliseu que compromete quase jogo sim jogo não, venha o Layún.

      Meter Jardel e Maicon e não meter Marcano deve ser para rir, só pode, mais uma vez confirma-se que não vê os jogos do Porto.

      Mas a mais engraçada aí é mesmo o Varela, que fez um bom jogo neste campeonato, os outros foram maus ou nem convocado foi, no entanto só pode estar nesse 11 com todo o mérito.

      Quanto ao resto, já expliquei a minha escolha para a baliza, e para o meio campo/frente. Ah, e também acho engraçado esse "sem clubismos" mas depois afirmas claramente que a melhor tática é o 4x4x2 sem qualquer contestação.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Setembro 20, 2015 at 12:28 pm

      Obg Pedro. Quanto ao keeper, eu gosto mais do Júlio César e acho-o melhor, mas isso não é ofensa para ninguém.
      Diogo JR: três é bem diferente de um. Não concordo na íntegra com a sua análise, mas isso faz parte: maneiras diferentes de ver o jogo, gostos, idiossincrasias e, claro, também a cor ;-)
      Depois há, noutro plano, a cegueira….

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 20, 2015 at 1:15 pm

      Nuno R

      O Casillas é tão bom que o anterior clube até paga ao próximo para se ver livre dele.
      O que tem jogar sozinho na frente ou jogar com outro na frente que o potência?Então o Ronaldo era um zero à esquerda quando joga sozinho na frente faz zero.

    • Klanurth
      Posted Setembro 20, 2015 at 6:29 pm

      Diogo JR,

      O Jonas também passa partes de todos os jogos a ocupar a zona do pizzi, isso quer dizer que deve ser opçao para médio? Não creio.

      Em relação a Marcano, justifiquei a escolha de Jardel, não ter percebido o porquê "deve ser para rir". Como posso meter o Marcano em vez do Maicon se um joga pela direita e o outro pela esquerda? O mesmo em relação ao Varela/Brahimi.

      Eu é que pensava que a discução era com cada um na sua posição habitual. Devo ter sido eu que percebi mal…

      Não tente describilizar-me com "não vê jogos do Porto" quando eu apenas me guiei pelo tópico em questão. Cumprimentos.

  • Ricardo M.
    Posted Setembro 19, 2015 at 10:58 pm

    Os dados estão lançados e que amanhã ganhe o melhor e que o melhor seja o meu Porto. De resto, que seja um jogo bem disputado, um clássico na verdadeira acepção da palavra. Saudações desportivas.

  • The Monster
    Posted Setembro 19, 2015 at 11:00 pm

    Acrescentar mais algumas curiosidades.
    O Benfica para já, nos 6 jogos oficiais que realizou, ganhou 4 em casa e perdeu 2 em campo neutro. Ou seja, vai jogar pela primeira vez fora de casa. Tirando o jogo com o Sporting em que perdeu por 1, mas se fosse por 2 ou 3 ninguém ficaria escandalizado, teve jogos muito acessíveis, ou seja, no único teste a sério que teve chumbou destacadamente. Veremos como estará amanhã.
    Outra curiosidade, é o facto de Jonas não ter feito ainda uma exibição aceitável nos jogos grandes. O ano passado foi completamente secado por Tobias e Oliveira em alvalade, com o Porto na Luz foi para o bolso de Maicon e Marcano, e este ano na supertaça voltou a ser uma nulidade. Veremos como será amanhã.

    • Pedro T
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:14 pm

      Exacto, apesar das individualidades acima da média, o Benfica colectivamente não tem tido fio de jogo estando completamente dependente da qualidade de Gaitán e teve jogos extremamente acessíveis, só convencendo num (belém).
      O Porto(e Sporting) já teve jogos mais complicados, principalmente na Europa onde defrontou uma equipa consolidada e, onde apesar de se terem batido bem não tiveram a sorte do jogo e apesar de o Benfica ter teoricamente o melhor jogador da liga (teoricamente visto que acabou de começar, não se sabe quem será este ano, nem como irá voltar Sálvio da lesão gravíssima que teve e ainda recupera) creio que o Porto tem muito melhor organização (embora não ao nível da qualidade individual da equipa aínda) em todos os sectores, em vez de usar a estrategia de trocar a bola na defesa e despejar para a frente. Veremos, no papel diria que era uns 2 ou 3-0 para o Porto, mas clássico é clássico, tudo pode acontecer.

    • Sandro Reis
      Posted Setembro 20, 2015 at 12:56 am

      O Jonas em Alvalade jogou mais no apoio aos médios pois o Benfica praticamente não jogou nos últimos 30m e com o porto na luz passou se o mesmo mas cada um vê o que quer..

  • Anónimo
    Posted Setembro 19, 2015 at 11:07 pm

    Parabéns pelo texto, está muito bem construído!

    Agora, gostava de saber a razão de se enaltecer o Luisão como o melhor Defesa e Jonas o melhor Avançado.

    Na presente época, o melhor DC é o Marcano (segurança, intercepções e muito bom posicionamento) e o Jonas equipara-se a Aboubakar ( bom registo de golos, consistência, excelente posicionamento e movimento de um "9"puro )

    Se formos pelo passado, é óbvio que o Jonas face ao Aboubakar fica à frente e o Luisão à frente do Marcano, mas, aí já não podemos valorizar o Júlio César melhor que o Casillas ( títulos, consistência na carreira, relevo internacional/ maior experiência).

    É só para perceber melhor a argumentação.

    Francisco A.

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:25 pm

      Nao é escândalo nenhum dizer que o JC é melhor que Casillas qualquer que seja o critério…

      Zé Maria

    • Anónimo
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:41 pm

      Zé Maria, então segundo a tua lógica o JC é melhor que o Casillas em tudo.

      Não me vou alongar no meu comentário, pois, nem percebeste o que quis dizer no meu comentário anterior.

      Francisco A.

    • Diogo Silva
      Posted Setembro 19, 2015 at 11:50 pm

      Mas também não é escândalo nenhum dizer que o Casillas é melhor que o JC, como já vi muita gente fazer..

    • Anónimo
      Posted Setembro 20, 2015 at 12:00 am

      Oh sim claro Ze Maria, é como comparar o Presidente da Republica com um presidente de um partido, ambos sao conhecidos, ambos trabalham na politica mas o que cada um deles alcançou na carreira é que já nao tem nada a ver, ja agora mostra me os rankings para as bolas de ouro e premios de melhor guarda redes do mundo, so para compararmos, ja que titulos importantes nao vale a pena.

      Jozef

    • The Monster
      Posted Setembro 20, 2015 at 12:10 am

      Zé Maria, para mim é um escândalo dizer que Júlio César é melhor do que Casillas, mas isto é a minha opinião.
      Aconteça o que acontecer, Casillas daqui a 50 anos será recordado como um dos melhores Redes de sempre, Júlio César será mais um entre muitos.
      Rei Posto não é Rei Morto!

    • coach407
      Posted Setembro 20, 2015 at 10:11 am

      É tão escandaloso dizer que o Julio César é melhor que o Casillas atualmente da mesma forma que dizer que o Di Maria é melhor que o Kaká. Ambos ja tiveram em melhores fases da carreira, mas um continua a grande nível e é bastante superior ao outro. Sim, "bastante"!! Mas o Kaká será sempre mais importante daqui a 50 anos, o que não significa que seja melhor atualmente.

      Desde quando relevo internacional/maior experiência ou consistencia na carreira ou blabla significa que sao melhores? Por essa ordem de ideias o Casillas era melhor que o Courtois, Oblak, Begovic, etc de forma indiscutível tipo… O Casillas, em primeiro lugar, que tente ser o melhor do Porto (que não é, na minha opinião )

    • Anónimo
      Posted Setembro 20, 2015 at 11:49 am

      Mas eu alguma vez disse que o JC era melhor? Disse que nao era escândalo nenhum dizer isso…entre jogadores top vamo-nos por a fazer essas comparações? Dizer que o Messi é melhor que o Ronaldo é escândalo aonde? Comecem a perceber as ideias sem estarem moldados pela luz vermelha/azul, acusação que estão sempre a fazer aos adpetos do meu clube. E também não é escândalo nenhum dizer que o Casillas é melhor. Era essa a mensagem. Na minha opinião a carreira do Casillas está manchada por episódios como a célebre frase: "vão todos tomar no c…" que ele disse aos adpetos que o assobiavam, mais umas dezenas de frangos que levaran Mourinho a contratar Diego Lopez. Mas tem uma enorme qualidade e aceito que digam que é melhor que JC, mas não é "de longe" ou "muito superior" ao brasileiro. Isso já é clubite.

      Zé Maria

    • Filipe Ribeiro
      Posted Setembro 20, 2015 at 1:20 pm

      O quê que alcançou na carreira?
      Sabes que o Julio César tem mais títulos que o Casillas não sabes?
      Falam como se o JC fosse um Zé da esquina e o Casillas um génio à anos que tudo que é treinador que passa pelo Real se queria ver livre dele noutro clube qualquer aos anos que já tinha ido de vela.

    • teko!
      Posted Setembro 20, 2015 at 4:57 pm

      jc mais titulos que o casillas? ela por ela.
      so o facto de o casillas ter sido considerado mais vezes melhor gr que o jc.
      mas pronto estas picardias é normal ;)
      atenção que sou sportinguista :)
      por mim que percam os dois ;) um empate ja nao era mau :P

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Setembro 19, 2015 at 11:14 pm

    Veremos se o Lopetegui consegue finalmente vencer o Benfica. A pressão esta mais do lado dos dragões e a experiência do lado do Benfica. Aposto num empate.

  • Nuno R
    Posted Setembro 19, 2015 at 11:15 pm

    Este tipo de análises acabam por valer pouco ou nada, visto que um jogo, por melhor preparado que seja por treinadores e jogadores, tem tantos imponderáveis, que só pode ser previsto segundo as teorias do caos.
    Depois, mesmo a própria qualidade de jogo acaba por valer até certo ponto; o ano passado o Benfica jogou pevide no Dragão, e acaba por meter um golo após um lançamento lateral no seu único remate na 1ª parte, e acaba por perder pontos frente ao Sporting num jogo que tinha controlado, mas que uma fífia do guarda-redes virou.
    Do que vi, sinceramente o Benfica não me convence. Aqueles 6 ao Belenenses, não digo que foram obra do acaso, mas foi um daqueles dias em que tudo correu bem. Frente ao Astana vi uma equipa lenta, sem movimentações, e sem opções que não as jogadas individuais. O Porto pareceu-me mais evoluído tacticamente, tanto a defender como a atacar, e tal como o Benfica, tem individualidades que podem decidir, tais como o Corona e o Aboubakar. Com Imbula, que parece um tractor, Ruben Neves e Andre (aposto neste trio para o meio), o Benfica terá de colocar um 3º elemento no meio, e tirar o Talisca. Eu diria Samaris + Fejsa, com Pizzi a fechar direita e Gaitan a jogar como extremo esquerdo, mas também a explorar o centro.

  • Stalley VM
    Posted Setembro 19, 2015 at 11:19 pm

    Excelente analise.

    Espero um grande jogo, sem casos e com fair-play de todos os intervenientes do jogo.
    Para mim o que interessa mais é o empate, mas o meu prognóstico é que o Porto ganha, vale o que vale.

    É também certo que isto ainda vai no inicio, mas se o Benfica perder, são 4 pontos de distancia para o Porto (e para o Sporting veremos na segunda, isto se verificar a derrota) já são alguns pontos para trás.
    Mas amanhã veremos, boa sorte para ambas as equipas, equipa de arbitragem incluída.

    SL!

  • MosqueteiroSLB
    Posted Setembro 20, 2015 at 12:15 am

    Apesar de adorar o Luisao, esta época está longe de ser o melhor de defesa. Tem estado a um nível muito baixo, e espero que melhore e muito. Dos 3 centrais foi o que se exibiu a pior nível.
    Aliás, neste momento para mim o melhor dos 3 e o Lisandro em termos de qualidade, mas o Luisao tem demasiado peso e e necessário a comandar e a definir a linha defensiva. Jardel joga porque tem um entendimento melhor com Luisao, e a sua velocidade acaba por ser crucial lata compensar as lacunas do Eiseu assim como do Luisao.

    De resto, concordo. Esperemos que os craques do Benfica estejam em dia sim.

    Nota ainda para um clássico até ao momento civilizado, sem guerras de palavras desnecessárias. Espero que amanhã se mantenha, e que o vencedor seja o justo e não determinado por um qualquer erro.

  • David Muser
    Posted Setembro 20, 2015 at 1:14 am

    Para mim o mais interessante neste momento é perceber o plano tactico de Rui Vitoria para o jogo.

    Sabendo que de Lopetegui é certo que será um 4x3x3 e aposto em Brahimi nas alas e um trio de medios de combate, veremos como o treinador do Benfica irá preparar a equipa perante esta formaçao e a propria qualidade do adversario.

    O ultimo 11, contra o Belem e Astana no Dragao seria puro suicidio. Um 4x4x2 descompensado, e que nao acredito na sua reedição.

    Vejo 2 hipoteses:
    -4x4x2 equilibrado, com JC, Nelson, Luisao, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Pizzi, Gaitan, Jonas e Mitroglou.

    Com Pizzi do lado direito, fechando melhor o corredor que Guedes e funcionando como interior direito. Apoia assim mais o Nelson e ajuda o duo defensivo do meio campo. Esta situaçao pode permitir maior liberdade ao Gaitan na linha a 4 do meio campo. Na frente, Jonas atras de Mitroglou.

    -4x2x3x1 com JC, Nelson, Luisao, Jardel, Eliseu, Fejsa, Samaris, Pizzi, Gaitan, Talisca/Guedes, Jonas

    Pizzi a 10, reforçando o meio campo e soltando o trio da frente de obrigaçoes defensivas. Jonas a funcionar como avançado/9,5 e nao como ponta de lança fixo.

    Notas soltas:

    – Nas laterais nao me admirava ver Andre Almeida no lugar de Nelson.
    – O duelo Maxi-Gaitan. Aposto como a tactica usada por lopotegui será a mesma do duelo do ano passado entre Maxi-Brahimi no dragao pelo JJ. Para quem se recorda, o argelino foi completamente secado, o Maxi nem o deixava virar, qual carraça atras dele. Vitoria se for esperto, pode perfeitamente surpreender o adversario e por o Nico a 10, atras de jonas ou extremo direito.

    Tem a palavra Vitoria!

  • Mah Med
    Posted Setembro 20, 2015 at 2:48 am

    Sou honesto , quero que benfica perca 7 -0 para ver o Pedro Guerra explicar que culpa e do Jesus , com alguma conseguimos ver Draft do Kevin Prince Boateng

    • Anónimo
      Posted Setembro 20, 2015 at 10:38 am

      Mah Med, como os ratos com uma goleada o Pedro Guerra não vai aparecer.
      Se o Porto ganhar por um ou dois de diferença, o homem vai passar o programa a falar nas arbitragens e vai recorrer a fotografias.

      Se o Benfica ganhar, o RV já é melhor que o JJ e os árbitros são homens sérios, muitíssimo competentes e grande trabalho de Vítor Pereira na arbitragem.

      Francisco A,

  • Ribeiro
    Posted Setembro 20, 2015 at 8:31 am

    Aposto numa vitória esclarecedora. 3-0 ou 3-1 para qualquer lado.

  • Anónimo
    Posted Setembro 20, 2015 at 8:39 am

    O FC Porto tem de longe a melhor equipa! Só o Gaitán teria lugar no Porto, mas quando o Corona estiver completamente adaptado ao futebol português já ninguém se irá lembrar do Gaitán! 3 – 0 para o Porto, sem espinhas!

    Jorge Bonifácio
    Dragão

    • Jorge Bonifácio
      Posted Setembro 20, 2015 at 5:25 pm

      Esqueci-me de referir os marcadores dos golos: auto-golo do Gonçalo Guedes e bis do enorme Maxi!

  • Tiago Jesus
    Posted Setembro 20, 2015 at 10:23 am

    Sou benfiquista, mas nao estou nada confiante. No entanti e em eventual caso de vitória o Benfica embalará. Está a faltar-lhe uma vitória sobre um adversário com qualidade inequívoca para entrar nos eixos. É bom lembrar que o Glorioso só tem ganho jogos na luz. E os proximos desafios serão de nível medio/alto.

  • Invictus
    Posted Setembro 20, 2015 at 10:33 am

    Os melhores resultados que vi o FCP conseguir com o Benfica foi a uns anos largos na luz uns 5-0 Edmilson e Wetl ainda jogavam no FCP, e os 5-0 no Dragão.
    Hoje ñ espero um resultado desses, mas espero obviamente a vitoria do FCP..
    O FCP o ano passado tinha melhores jogadores sem duvida se ñ vejamos:
    Casemiro esta a fazer alguns jogos no R.Madrid, Oliver é titular do Atl.Madrid, J.Martinez foi ontem titular mas tem aquecido banco, Danilo tambem tem sido titular no R.Madrid ate lesão, A.Sandro ainda ñ apanhou o comboio da Juve, Quaresma e Fabiano titulares na Turquia. Isto falando dos jogadores do FCP…

    Do lado oposto temos Maxi no FCP e Lima bem longe num campeonato periférico.

  • Ricardo Veiga
    Posted Setembro 20, 2015 at 11:42 am

    Não posso concordar com o texto. Uma prosa bem construída mas falaciosa em alguns aspectos.

    Se o Benfica tem o melhor jogador da liga, o FC Porto tem melhores laterais, centrais certinhos, melhores jogadores no meio campo, bons alas e um ponta de lança fenomenal. A balança de qualidade tende claramente para o Porto. Digo-o sem rodeios, sendo benfiquista.

  • Kacal I
    Posted Setembro 20, 2015 at 2:45 pm

    Excelente post, parabéns Inês, gosto bastante dos teus textos.

    Não tenho nada de relevante a acrescentar, espero que seja um grande jogo com três equipas à altura (arbitragem, claro) e que vença o meu Porto com uma exibição convincente e um resultado seguro, espero que seja um bom espectáculo picardias excessivas e outras coisas, um ambiente de clássico nas bancadas sem problemas, um verdadeiro clássico.

    De resto, se falarmos em qualidade e experiência até concordo contigo, o Benfica tem o melhor GR (como qualidade prefiro o Júlio César, confesso), o melhor defesa, o melhor avançado é mais discutível mas aceito e o melhor jogador (Gaitán é classe pura e mais regular e consistente que o Brahimi, por exemplo), nas outras posições até somos superiores mas dentro de campo nem sempre isso é um diferencial e num clássico tudo pode acontecer.

Deixa um comentário