Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O melhor XI da época em Portugal

36 Comentários

  • Napoleon
    Posted Maio 25, 2022 at 12:07 pm

    Gosto e concordo com o 11. Acredito que Pedrinho e Rafa também poderiam ter uma palavra a dizer e estar incluídos no 11. Trocava por Otávio e Horta respectivamente.

    • Hugo
      Posted Maio 25, 2022 at 1:45 pm

      Rafa? Mais depressa se metia o Luís Díaz do que o Rafa. Díaz foi destacadamente o melhor jogador do campeonato na primeira volta. Já as segundas voltas do Díaz e do Rafa cá em Portugal foram muito semelhantes

  • Mr. Mojo Risin'
    Posted Maio 25, 2022 at 12:10 pm

    Não discordo de muito. Faz-me alguma confusão que Porro não esteja, porque é de longe o melhor na sua posição e quando esteve em campo teve um rendimento nesse sentido. Ok, teve lesões mas ainda acaba com 23 jogos na liga, não foi propriamente 10 ou 15. Percebo e faz sentido premiar alguém do Gil e o Zé Carlos fez uma ótima época, mas quando a diferença de qualidade é tanta para o Porro faz-me alguma confusão.

    De resto, não tenho grandes objecções.

    • Nunop
      Posted Maio 25, 2022 at 12:26 pm

      Concordo com Porro em vez de Zé Carlos.

      No resto das posições, concordo com tudo menos na baliza.
      Diogo Costa foi decisivo para o título do Porto, em Alvalade então tira duas bolas 1×1 contra o Nuno Santos com defesas incríveis, e creio que no geral teve mais impacto este ano no Porto, que o Adán no Sporting.

      • Neville Longbottom
        Posted Maio 25, 2022 at 12:58 pm

        Não acompanhei muito, mas percebo e entendo claro (não vi o Sporting – Porto).

        O Adan em 2020/2021 segurou vários pontos com defendas incríveis (lembro-me de uma muito difícil no Algarve com o Farense num jogo em que até fomos controlados pelo Farense).

        Este ano o Sporting não sofreu tanto defensivamente e por isso houve mais jogos de menos trabalho mas sempre gostei de o ver na baliza. Aquela insegurança nas saídas que todos os sportinguistas tinham cronicamente (Ricardo e Patrício anos a fio)…simplesmente não existem.

        Mas percebo perfeitamente o teu ponto e concordo até em certa medida.

    • Yazalde1906
      Posted Maio 25, 2022 at 1:13 pm

      Sou da mesma opinião, um XI da liga portuguesa onde o Porro não está não tem sentido.
      Entendo que se queira premiar a época do Gil Vicente (e que boa época foi) mas, se assim é que o façam adicionando uma lista de 5/6 suplentes e o treinador da equipa do ano onde faria todo o sentido ter o Ricardo Soares.
      E para não correr o risco de ser acusado de biased, fosse eu a escolher teria colocado o Diogo Costa na baliza por troca com o Adán, já que na minha perspectiva foi mais decisivo.

  • JFN
    Posted Maio 25, 2022 at 12:11 pm

    Apesar de só ter jogado metade da época, era descabido o Luis Diaz?

  • fanatic
    Posted Maio 25, 2022 at 12:14 pm

    Diogo Costa
    Ze Carlos
    Mbemba
    Otamendi
    Matheus Reis
    Vitinha
    Otávio
    Sarabia
    Horta
    Taremi
    Darwin

  • Neville Longbottom
    Posted Maio 25, 2022 at 12:27 pm

    ?Sarabia ?! Um nível acima de todos os outros que vi!

    Excelente referência ao Matheus Reis!

    Achei surpreendente a referência ao nosso Adan, mas pelo menos serve para contrariar um user que aqui há tempos disse que ele esteve pior esta época, quando na verdade continuou na mesma senda: imensa segurança e excelente capacidade de liderança da linha de 5 bem como um conforto ímpar com bola. Adoro este GR no nosso clube!

    Horta no Sporting é o que eu peço!

  • MM
    Posted Maio 25, 2022 at 12:38 pm

    O Ze carlos esteve assim tao bem? Nao acompanhei, mas nunca pensei que na 1a epoca de aposta a serio no campeonato fosse o melhor na sua posicao!
    (Se retirarmos o Porro da equacao, obviamente)
    Alguem pode dizer em que é que ele se destaca?

  • MOzil10
    Posted Maio 25, 2022 at 1:07 pm

    Ao longo de toda a época acho que o Vitinha foi mais jogador que o Otávio, mas no final da temporada o Otávio esteve num nível muito alto por isso entende-se.
    Surpreendido com a inclusão do Adán, acho-o superior ao Diogo que não é o excelente guarda redes que muitos já o fazem parecer. Vai ser sem dúvida o número 1 da nossa seleção durante alguns anos, mas o Adán teve uma carrada de ocasiões onde salvou pontos perdidos ao Sporting. Tanto ele como o Coates. Os nossos amigos sportinguistas até podem dar-lhe um hype exagerado, mas a verdade é que sem ele o Sporting não tinha a robustez defensiva que tem na era Amorim. No entanto, o campeão merece ter pelo menos um defesa no 11, por isso aceita-se o Mbemba. Tirava o Matheus e colocaria o Coates, o brasileiro surpreendeu muita gente, mas ao ponto de entrar no 11 do ano acho exagerado.
    Tudo o que seja do Benfica sem ser o Darwin vai ser alvo de críticas, infelizmente. Rafa, jogando a meio gás e só participando em 28 dos 34 jogos fez 8 golos e 16 assistências na liga. Para mim é com certeza o 12º jogador do ano, não entra no 11 porque os homens da frente que estão presentes merecem mais e foram mais consistentes.

    MVP: Sarabia, de longe. Numa só época entra no top 8/9/10 de jogadores do Sporting nos últimos 15 anos.

  • feelfreeyouare
    Posted Maio 25, 2022 at 1:08 pm

    Incrível a escolha de Adán em vez do Diogo Costa, a escolha de Otávio em vez de Pedrinho (o homem joga no Gil e tem 13 assistências, as mesmas que o Otávio no Porto, e qualquer pessoa que tenha visto jogos das duas equipas sabe quem foi o melhor esta época) e PARA MIM a mais incrível de todas, a escolha de Uribe em vez de, por exemplo, Matheus Nunes ou do Palhinha.
    Os dois melhores médios centro esta época em Portugal foram o Uribe e o Otávio? Ahahahahahahahahah das duas uma: ou o nível do campeonato está tipo o Russo ou o Belga ou então alguns jogadores são considerados para aqui apenas e só por fazerem parte da equipa (injustamente) campeã.

    • GoldenFCP
      Posted Maio 25, 2022 at 1:17 pm

      Aqui está um rapaz que vê futebol por fashscore… Assististe o Otavio jogar alguma vez? Pq motivo o MVP do campeonato nao ia estar no 11 da epoca?

      • feelfreeyouare
        Posted Maio 25, 2022 at 1:35 pm

        Aqui está uma pessoa (porque pelo user não se percebe se somos rapazes, raparigas) que veio dar uma opinião não solicitada a um comentário quando poderia ter apenas dado a sua. Assim nao contribui. Nao sei o que é o fash score e o Otavio so é MVP para alguns lá esta, liberdade de opiniao. Eu comento as opinioes deste blog e nao as opinioes dos comentadores. But feel free you are !

        • J Silver
          Posted Maio 25, 2022 at 3:15 pm

          Até posso estar de acordo com a tua opinião mas é um facto que este espaço de comentários existe sobretudo para a troca de opiniões “não solicitadas” como tu lhes chamas. É um espaço público e como tal todos são livres de rebater as opiniões dos outros. Se só comentas os artigos da autoria do blog, então nunca dialogas com ninguém…

          • feelfreeyouare
            Posted Maio 25, 2022 at 3:40 pm

            Não é J Silver que define a finalidade deste espaço de comentários. Também não é minha intenção dialogar com outros comentadores o que não é de todo descabido porque apesar de gostar de ver comentários não opino sobre eles, opino sobre os artigos… essa é a diferença entre caixas de comentários e caixas de diálogo (os chamados fóruns, podes pesquisar).
            E atenção, nada do que eu digo afeta a liberdade dos outros de comentar os meus comentários… nem afeta a minha liberdade de comentar os comentários aos meus comentários.

            • GoldenFCP
              Posted Maio 25, 2022 at 5:15 pm

              Ainda bem que avisas. Assim todos os users já sabem que quando fizeres um comentário é proibido responder, visto que não tens intenções de dialogar com os outros users.
              Não tem qualquer mal, se é assim que queres nós só temos de respeitar.

        • BernardoLouro10
          Posted Maio 25, 2022 at 3:17 pm

          Amigo, pode contestar qualquer jogador neste onze, mas Otávio não é sequer questionável. Foi o melhor jogador do Porto, é forte ( provavelmente ) em todos os momentos do jogo e fez uma época incrivel.
          Sou Benfiquista e não sou nada fã da pessoa, mas a sua qualidade é incontestável.
          E claro, não podes referir Palhinha quando não teve importância absolutamente nenhuma no SCP esta época. Foi ultrapassado por Ugarte e tenho em crer que ou o Uruguaio sai ou acabou-se a titularidade de forma definitiva.

          • feelfreeyouare
            Posted Maio 25, 2022 at 3:58 pm

            Se a sua qualidade fosse incontestável ele não estaria no FC Porto mas pronto.. se a sua opinião fosse só a de que foi o melhor do Porto este ano.. mas escrever que a qualidade do Otávio é incontestável…….
            Em relação ao Palhinha, fez 39 jogos esta época, o Ugarte fez 38 e foi ultrapassado?

          • Neville Longbottom
            Posted Maio 25, 2022 at 4:09 pm

            O Palhinha não teve importância “absolutamente nenhuma” esta época?

            Foi ultrapassado pelo Ugarte? Que jogos do Sporting tens visto?

            Ugarte tem quase metade dos minutos e atualmente come banco. Aproveitou o castigo de 3 jogos do Palha bem como a lesão do mesmo (antes da Luz).

        • Aurinegro
          Posted Maio 25, 2022 at 4:00 pm

          A opinião dele é tão solicitada como a sua. É um espaço de comentários que permite responder a comentários. É estranho, mas é assim que funciona.

          • GoldenFCP
            Posted Maio 25, 2022 at 5:10 pm

            Nem mais. Só donos da verdade por aqui..
            O mais engraçado é que acha mal eu responder ao comentário dele com uma opinião contrária mas na mesma frase consegue ironizar com um erro de 1 letra numa palavra, que por acaso até foi do corretor do telemóvel

        • GoldenFCP
          Posted Maio 25, 2022 at 5:07 pm

          Errei numa letra no flashscore mas não errei na análise que fiz. Quem acha que o Otávio não merecia estar aqui pouco futebol português vê. Se não aceitas uma opinião contrária á tua não devias comentar, este espaço serve para debates e não para sabedores da verdade

          • feelfreeyouare
            Posted Maio 26, 2022 at 9:13 am

            Eu aceito qualquer opinião. Mas tu não deste só a tua opinião em relação ao artigo. Deste a tua opinião acerca do meu género e a tua opinião relativamente a como vejo os jogos…. e isso também aceito! tanto que os comentários continuam no mesmo sítio onde os deixaste. Não fiques é ofendido com as respostas…

  • Kacal
    Posted Maio 25, 2022 at 1:34 pm

    Aceito o XI e acho que foram boas escolhas. Algumas indiscutíveis até na minha opinião como o caso do quarteto ofensivo, por exemplo.

    Mas fazia uma ou outra alteração. Apesar da época do Zé Carlos e acho que merece uma menção honrosa sem duvida eu continuaria a colocar Porro, simplesmente é outro nível.

    E na baliza sou fã do Adán e na época passada esteve fantastico e foi sem duvida o GR da época, mas nesta escolheria Diogo Costa. Mesmo que até ache o Adán melhor GR ainda actualmente, acho que o Diogo merece pela época.

    De resto talvez não trocasse mais ninguém a não ser que metesse Matheus Reis na esquerda e acrescentasse um central mas também não vejo quem.

  • Boneco21
    Posted Maio 25, 2022 at 2:18 pm

    Gosto bastante do XI! Gosto especialmente das inclusões do Zé Carlos (extremamente subvalorizado, e eu estou bastante contente por vê-lo regressar a Braga), Mbemba e Matheus Reis. A maioria dos XI que tenho visto por aí incluem Pepe e Coates, mas isso só é explicado pelo estatuto… Mbemba e Matheus Reis foram os melhores defesas das suas equipas, e a única dúvida é se colocamos Matheus na esquerda com Coates ou Pepe no meio, ou se o deixámos no meio. Mas gostei bastante da menção.

    No resto do XI, acho que a baliza pode ser mais discutível, e também gostaria que se tivesse arranjado espaço para o Pedrinho (talvez tirando o Taremi e passando a um 4-2-3-1 com o Otávio a 10 e o Uribe e o Pedrinho atrás dele), mas percebem-se as escolhas.

  • Sporting1906
    Posted Maio 25, 2022 at 3:03 pm

    Concordo com a maioria do 11 mas Porro tem lugar neste 11 e eu também punha Luis Diaz apesar de ter ido embora a meio da época. E numa tática de 4 defesas, Matheus Reis tem que ser lateral-esquerdo e não central.

  • troza
    Posted Maio 25, 2022 at 3:21 pm

    Juro que pensei encontrar aqui o Weigl… tal é a defesa feita a ele por tanta gente mal se dizia que ele não era tão bom como o pintavam…. Nem na equipa, nem nas menções honrosas.

    O Grimaldo ali mostra que ou todos estão com qualidade menor na posição de defesa esquerdo ou não sei… pelo que defende nunca poderia estar na equipa do ano…

  • Tiago Peixoto
    Posted Maio 25, 2022 at 4:04 pm

    Concordo com a grande maioria do XI.
    Trocaria apenas:

    – GR: Diogo Costa. Foi o GR menos batido da Liga, o GR do campeão nacional, sendo que, apesar de ter cometido alguns erros próprios da idade, deu muitos pontos ao Porto (nomeadamente assim de cabeça em Alvalade ou no Dragão contra o Braga). Achei que seria quase indiscutível.

    – DD: Gosto imenso do Zé Carlos, é extremamente underrated, mas, apesar das lesões, o Porro é destacadamente o melhor lateral em Portugal. É verdade que fez “apenas” 23 dos 34 jogos, mas foi fortíssimo quando jogou e a sua ausência notou-se muito. Ainda assim, apesar de talvez trocar pelo espanhol, gostei da escolha do VM em colocar o jogador do Gil (emprestado pelo Braga).

    – Ia dizer DE, uma vez que o Grimaldo esteve a um nível bastante baixo do que nos habituou, mas a verdade é que não há quase nada de jeito nesta posição na nossa Liga de momento, por isso nem estou a ver quem poderia estar aqui. Podia-se fazer uma adaptação estilo Team of the Year da FIFA e metia-se o Zé Carlos na direita e o Porro na esquerda.

    De resto, gostaria de ver o Vitinha no XI, mas tanto o Uribe como o Otávio foram mais influentes que ele (podíamos até colocar o Vitinha no meio e empurrar o Otávio para a ala direita, mas não tiraria nem o Sarabia nem o Horta). Na frente, é mesmo indiscutível.

  • Chiquinho
    Posted Maio 25, 2022 at 4:51 pm

    Acho que falta Porro e que Grimaldo não tem lugar neste 11, colocaria Matheus Reis na esquerda e Pepe como central.

    Talvez o Diogo Costa em vez do Adán também faça sentido.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 25, 2022 at 6:36 pm

    Para mim o melhor XI foi:

    GR: André Ferreira. Nenhum guarda-redes dos 4 da frente se destacou verdadeiramente, o Diogo Costa foi muito pouco testado e mesmo assim ainda cometeu umas gafes normais no seu crescimento. O André Ferreira andou a salvar o Paços muitas vezes com defesas incríveis e agarrou o lugar com grande categoria, diria que foi ele o melhor guarda-redes esta época.

    DD: Zé Carlos. O Porro seria a opção natural mas esteve muito tempo lesionado o que lhe acaba por retirar valor. O Zé Carlos fez uma época muito consistente e esteve sempre a um bom nível dos jogos que vi, seria ele a minha escolha.

    DC: Mbemba, David Carmo. Posso estar a ser um pouco contraditório quanto à presença do David Carmo, mas acho-o um caso diferente do Porro. Para além de não haver uma opção no centro da defesa que tenha estado ao nível do Zé Carlos (na minha opinião), excepto o Mbemba, o David Carmo quando regressou da lesão revolucionou a defesa do Braga, como da noite para o dia. Pepe também seria uma escolha natural, mas não esteve tão sólido este ano e também falhou alguns jogos (deveria ter falhado muitos mais).

    DE: Matheus Reis. Sei que jogou a maioria dos jogos como central e foi aí onde se destacou, mas num sistema de 3 centrais, um central dos lados funciona quase como um lateral em certos casos. Foi claramente o melhor, seguido do Grimaldo que nem se destacou por aí além esta época.

    MDC: Uribe. Também poderia ser Ugarte, mas o colombiano foi muito mais importante e foi mais vezes titular. Nunca joga mal e enche o campo com grande facilidade, faz os outros jogar, muito dificilmente o retirava da equipa.

    MC: Pedrinho. Melhor jogador do Gil Vicente, o maestro do futebol espetáculo do Ricardo Soares. Muito incisivo no último terço, nunca perde a bola e joga sempre para a frente e com cabeça. Poderia ser o Vitinha, mas ele não foi tão incisivo como o Pedrinho (também teve outro papel) e esteve sempre melhor protegido do que o Pedrinho, o que faz a diferença.

    ED: Otávio. É aqui onde joga, é aqui onde rende. O melhor jogador do Porto o líder e por quem passa todo o jogo ofensivo do campeão nacional, não poderia falhar. Um autêntico faz tudo.

    EE: O mesmo para o Otávio, carregou o Braga às costas e foi constantemente decisivo. Joga com uma eficiência absurda, esteve num nível estratosferico este ano.

    SA: Sarabia. O Sporting esteve ano valeu mais pelo seu coletivo e pela sua ideia de jogo bem vincada, mas se alguém se destacou dos demais foi o Sarabia. Coloco-o a SA onde jogou mais vezes esta época, um jogador com um último toque muito bom e que está à frente dos outros em termos de inteligência em campo. Um jogador fora da realidade do nosso campeonato.

    PL: Darwin. O melhor marcador, o avançado sensação na Europa. Fartou-se de desequilibrar com a sua velocidade e potência e sempre muito eficaz frente à baliza, prova são os seus números e a sua eficiência. Será o jogador mais seguido do nosso campeonato no mercado.

    • Tiago Silva
      Posted Maio 25, 2022 at 6:39 pm

      Gostaria também de fazer um XI suplente: Diogo Costa, Porro, Pepe, Inácio, Grimaldo, Ugarte, Vitinha, Rafa, Samuel Lino, Fábio Vieira e Taremi.

  • Pormenor Tatico
    Posted Maio 25, 2022 at 7:38 pm

    Concordo em parte com o VM, mas o Porro têm de estar no 11, mesmo estando lesionado, fez muito mais que os outros, é um nível absurso.

  • Arlindo PD
    Posted Maio 26, 2022 at 3:12 pm

    Grimaldo é para rir, de resto de acordo.

    Se a 1a e 2a volta invertessem era Matheus Nunes e mais dez. Pena que rebentou.

    Em Portugal temos atualmente 3 jogadores com pedigree para equipas/carreira top: Darwin, Porro e Matheus Nunes.

    Em segundo plano: Fabio Vieira, Vitinha, Diogo Costa e Ugarte.

Deixa um comentário