Concorda? Por norma as gerações mais novas é que votam e é natural que tenham escolhido elementos mais mediáticos, inclusive que tiveram mais impacto fora do clube.
Os adeptos do Vitória SC foram desafiados a escolher o melhor onze da história do clube, no âmbito das comemorações do centenário, sendo que Neno, Ricardo Pereira, Geromel, Tapsoba, Dimas, Pedro Mendes, Vítor Paneira, N´Dinga, Paulinho Cascavel, Pedro Barbosa e Raphinha foram os mais votados. Já Rui Vitória superou Marinho Peres, Cajuda ou Manuel Machado nos treinadores.



38 Comentários
MM
O Braga atual ganha a este Vitoria.
fishabc
Paulinho cascavel, raphinha, vitor paneira, pedro barbosa e tapsoba seriam todos facilmente titulares e os outros nao conheço
fishabc
e o ricardo pereira claro mas este e o raphinha no vitorio nao fizeram assim tanto
Tiago Abreu
O Raphinha não fez assim tanto?
Não me lembro de um extremo com 20 anos a jogar num clube como o Vitória que tenha feito 15 golos (e 4 assistências) numa época na liga. Sendo que na anterior tinha contribuído para 10 golos na mesma liga, épocas em que o Vitória fez 45 golos (e ficou em 9º, ou seja, o Raphinha contribuiu diretamente para quase metade dos golos da liga com APENAS 20 ANOS), e na outra ficou em 4º tendo feito 50 golos e o Raphinha contribuido com 1/5 desses golos com apenas 19 anos.
Aliás não me lembro de um outro extremo no Vitória perto desse nível.
Kacal
Olha que não é assim tão certo! O Braga por mais boa equipa que tenha não tem nenhum central do nível de Tapsoba, nem um jogador do nível de Raphinha. Nem um lateral direito do nível de Ricardo Pereira.
Depois Pedro Mendes e Pedro Barbosa foram muito bons jogadores, lá porque havia melhores opções na selecção não significa que não fossem alternativas decentes de selecção. É o André Horta que é melhor? Mesmo o Vítor Paneira era muito bom.
Sinceramente não é assim tão óbvio.
Jeco Baleiro
Alguém achar que o André Horta (por favor quem é o André Horta????) pode ser comparado com o Pedro Barbosa ou algum dos alas/extremos do Braga pode ser comparado com Vítor Paneira (e dou só estes dois exemplos) é não ter o mínimo de noção de quem foram estes jogadores e do futebol em geral.
TOPPOGIGGIO
Jeco, se estás a complementar o que disse o Kacal, faz todo o sentido o que escreves; de contrário, acho que não interpretaste bem as palavras dele pois está a dizer o mesmo que tu…
Jeco Baleiro
Sim estou a complementar, a reforçar!
Kacal
Foi a complementar TOPPO, mas thanks ;)
Kacal
Concordo totalmente, Jeco! Subscrevo.
Tiago Abreu
O Braga nunca teve um defesa central tão bom como o Geromel se quer.
Kacal
Sim o Geromel foi subindo bem na carreira e tornou-se um central muito bom, concordo que foi superior a qualquer um dos que estão no atual plantel do Braga.
Jeco Baleiro
Por alma de quem? Dou de barato o Dimas (que era mediano/fraco) e o N’Dinga (pelo Al Musrati). De resto nenhum jogador do Braga actual cabe aqui.
Miguel Jack
O Dimas era tão fraco que jogou no Benfica, Juventus e Sporting para além da seleção nacional….deves ter muitos jogadores vindos do Braga e Guimarães com uma carreira como fez o Dimas
Enfim!!
dachau
O Braga atual ganhou à rasquinha o Vitória atual com um golo caído do céu e tu dizes uma barbaridade dessas.
Red Scorpius
O Romeu foi um grande jogador, um dos poucos jogadores que jogou nos 3 grandes.
Com ele jogou o Abreu um médio baixinho que os adeptos vitorianos também recordarão. Não chegou a sair do clube, mas era muito bom.
TOPPOGIGGIO
Não deixa de ser um bom onze, mas estas votações acabam sempre por ter elementos mais recentes, fruto da idade dos votantes, como diz o VM. No meu entender – e sabendo que há gente muito mais conhecedora do Vitória do que eu e que terá uma opinião melhor formada e mais apaixonada – haveria lugar para Zahovic. Quem tiraria do trio do meio campo é que não sei, porque tiveram, também eles, uma bonita história no Berço… Menções honrosas para Pedro Espinha ou Nilson nos guarda-redes, José Carlos no lado direito, Paulo Bento, Nuno Assis ou Meira no meio campo…
Gosto de ver o Rui Vitória como timoneiro, embora o treinador que mais depressa associo ao clube seja o Quinito.
Um abraço aos vitorianos e que aquando do próximo jogo com o Benfica ainda estejam de ressaca das festividades do centenário :)
BrunoFerreira27
Bom 11, menção honrosa para Nuno Assis e Rogério Matias.
Antonio Clismo
Ricardo Pereira nunca na vida jogou a lateral direito no vitória.
Era extremo, só foi adaptado a lateral direito anos mais tarde quando já estava no nice por empréstimo do porto.
Sky Hunter
Peço desculpa mas o que disse é simplesmente e factualmente mentira. Apesar de Ricardo Pereira ter jogado maioriatariamente a extremo na sua passagem pelo VSC, de facto não foi apenas 1 ou 2 vezes que acabou por fazer o papel de lateral direito, sendo de recordar que até foi nesta posição que acaba por fazer o golo da vitória na final da Taça de Portugal em 2013 frente ao Benfica, terminando o jogo 2-1.
Cumprimentos.
Romeu Paulo
Isso não é verdade.
Pode ter jogado com maior regularidade a lateral direito no Nice, mas no Vitória também já jogava a lateral, dos jogos que vi dele nessa altura, não era raro acabar a jogar nessa posição, podia ser algo mais esporádico, mas acontecia.
Antonio Clismo
Nuno Assis?
Romeu?
Paulo Oliveira?
Flávio Meireles?
André André?
Manel Ferreira
Sim, se o clube tivesse sido fundado em 2002.
Analista Especialista
O meu XI seria:
Neno, José Carlos, Fernando Meira, Geromel, Dimas, N’Dinga, Pedro Mendes, Zlatko Zahovic, Vítor Paneira, Pedro Barbosa e Paulinho Cascavel.
Njord666
Excelente 11. So fica difícil encaixar Gilmar, avançado que muito gostei de ver jogar
Manel Ferreira
Tapsoba não faz muito sentido, mas é como disseram, o pessoal mais novo tem mais preponderância nisto e depois acontecem estas coisas. Mas era como meter o Jimmy Hasselbaink no melhor XI do Boavista quando só cá esteve um ano (apesar de ter tido provavelmente a melhor carreira de qualquer jogador que passou pelo BFC).
Colocaria o Meira no lugar dele. Ou o grande Tanta, eheh!
Raphinha também acho um bocado exagerado, mas aí até se compreende já que é, salvo erro, o melhor marcador deles neste século.
Jogadores como Zahovic ou Capucho mereciam uma menção também. Aquele “Guimas” de meados dos anos 90 era mesmo uma maravilha. Vibrei muito com a eliminação do Parma. Foi na altura em que comecei a ver bola e tinham sempre plantéis de meter respeito. Ainda me lembro de ouvir os jogos na rádio numa época em que for ganhar à Luz e às Antas (96-97?).
Para treinador faz todo o sentido o Rui Vitória. Ganhou o único troféu relevante que têm e em condições bastante adversas (no inicio dessa época falava-se em descer por dívidas).
Fireball
Que 11 ridículo. Ricardo Pereira jogou pouco mais de uma época no Vitória e nem era lateral, só foi adaptado mais tarde. Tapsoba nem uma época fez! Raphinha no Vitória não mostrou nem um terço do que mostrou depois.
Nenhum destes jogadores merece estar no 11 pelo que fez no Vitória, muitos jogadores históricos da casa ficaram de fora para colocar jogadores que fizeram meia dúzia de jogos e que se notabilizaram noutros clubes.
Meu nome é Toni Sylva
Quando fazem este exercício para o Sporting também lá metem o Ronaldo…
Analista Especialista
Ridículo porquê? Qual era o teu XI?
Tiago Abreu
Sobre o Raphinha…
O homem marcou 15 golos numa época na liga ao serviço do Vitória… Se não lhe davam a devida importância é uma coisa, agora que extremo é que fez mais que o Raphinha no Vitória? Não me lembro.
Flavio Trindade
Estranho que um dos médios com mais categoria que passaram no nosso futebol não esteja sequer mencionado.
Ademir era um craque.
DNowitzki
Alcântara ou da Guia? ;)
É por isso que é tão discutível quando o pessoal se põe a eleger cabras a torto e a direito!
Jeco Baleiro
Pedro Barbosa e Paulinho Cascavel, dois nomes que também dizem muito a nós, sportinguistas.
Barbosa um craque incompreendido. É certo que jogava muitas vezes parado, e só quando lhe apetecia (ou para renovar vá). Irascível e mordaz muitas vezes. Mas a classe daqueles pés pouco se vê hoje em dia. Jogador muito 90’s Há malta que o detestava, malta que o adorava. Eu pessoalmente era do segundo lote.
Paulinho Cascavel não é do meu tempo, mas tenho-o como um belo finalizador. Melhor marcador do campeonato, tanto pelo Vitória, como pelo Sporting.
Deixo aqui três nomes que fazem parte do imaginário da minha infância e que tenho como referências vitorianas (confesso que não tenho bem noção do seu impacto no relvado): o central Tanta (um bicho) e os avançados Gilmar e o tunisino Ziad.
Meu nome é Toni Sylva
Eu sei lá quem é que jogava no Guimarães nos anos 50 e 60… nem eu nem praticamente ninguém. É um exercício sem sentido.
Hirok "The Truth"
11 medonho tirando 2 ou 3 o resto nem como 2a linha na história do Vitória tinha lugar..
DNowitzki
Basaula não?
NDinga
Pelo menos o jogador correspondente ao meu nick aqui entrou!
Este seria um onze decente se se falasse dos últimos 40 anos do clube. Não reflete toda a história do clube e negligencia de forma vergonhosa o período 1959-1980, já ele muito forte da história do clube (principalmente toda a década de 60 e o período 1974-1976, em que o Vitória conseguiu ser o melhor ataque do campeonato, feito só conseguido pelo Belenenses, no que respeita a extra-crónicos candidatos ao título).
O processo foi mal conduzido pelo Vitória. O período de votação foi curto, de 05 a 15 de setembro, com demasiados jogadores à escolha (mais de 200), o que inclinou a votação a favor de jogadores mais recentes. Sendo uma votação online, os sócios abaixo dos 50 anos de idade votaram muito mais do que os que estão acima. Todos os jogadores eleitos são de qualidade, mas a equipa não reflete a história do Vitória.
Sendo assim, deixo aqui não só o meu 11 do centenário, mas o plantel com 23 jogadores, para não esquecer outros jogadores marcantes que não cabem a titulares.
XI do centenário:
GR – Jesus (décadas 80 e 90): guarda-redes do terceiro lugar e dos quartos de final da Taça UEFA em 1987. Fez mais de 200 jogos pelo Vitória na I Divisão
DD – Costeado (1983-88): defesa direito de algumas das melhores equipas do Vitória. Escolha mais renhida aqui.
DC – Joaquim Jorge (1965-1972): contratado ao FC Porto, foi parte da melhor defesa do campeonato em 1968/69 e jogou pela seleção nacional ao lado do seu colega de setor.
DC – Manuel Pinto (1962-1974): campeão nacional pelo Benfica em 1961, fez 12 épocas em Guimarães a titular, foi parte da melhor defesa e jogou na seleção nacional enquanto jogador do Vitória.
DE – Osvaldinho (1969-1977): jogador que fazia todo o corredor, algo não muito normal à época, também foi internacional português com a camisola do Vitória e fez mais de 200 jogos pelo clube
MC – N’Dinga (1986-1996): atleta com mais jogos na I Divisão pelo Vitória. Para mim, é simplesmente o melhor jogador da história do Vitória (embora isso não seja consensual)
MC – Abreu (1972-1984): formado no Vitória, sobe à equipa jovem, torna-se capitão por muitos anos e patrão de meio-campo. É o segundo jogador com mais jogos pelo clube na I Divisão e foi também à seleção nacional.
MO – Pedro Barbosa (1991-1995): escolha renhida com Ademir e mesmo com Nuno Assis. A maioria dos foristas viu a sua qualidade. Foi a peça-chave de um campeonato muito forte em 1994/95 e mudou-se para o Sporting
AV – Tito (1971/78): melhor marcador do clube na I Divisão, com 86 golos. Jogador rápido, era conhecido pela facilidade com que fazia chapéus aos guarda-redes
AV – Edmur (1958-1961): o primeiro estrangeiro a ser melhor marcador no campeonato português, em 1959/60, com 25 golos
AV – Paulinho Cascavel (1985-1987): é um jogador mais do que conhecido na história do futebol português. Nem é preciso grandes justificações para aqui estar. É óbvio.
Suplentes:
GR – Rodrigues (1966-1978): guarda-redes menos batido em 1968/69 e percurso de grande regularidade.
GR – Douglas (2010-2020): ainda que Neno, Pedro Espinha, Palatsi ou Nilson coubessem, foi decisivo na conquista da Taça de Portugal.
DD – José Carlos (1994-1999): muita qualidade em cinco anos em que o Vitória foi constantemente à Europa. Só falhou na última, com a derrota em Alverca na última jornada.
DC – Geromel (2005-2007): uma qualidade soberba. Tecnicamente, o melhor central que já vi jogar.
DC – Tapsoba (2019-20): central do mais completo que se lançou no Vitória e maior venda da história do clube.
DE – Daniel Barreto (1954-1970): 15 épocas seguidas a titular e jogador com mais jogos pelo clube em todas as competições
MC – Peres (1962-1971): o capitão dos anos 60, um dos melhores períodos da história do clube
MC – Pedro Mendes (1999-2003, 2011/12): muita qualidade no pouco tempo em que se impôs pela equipa principal, sobretudo na época de Felgueiras, de muito bom futebol.
MO – Ademir (1986-1988): um dos motores de uma das melhores equipas da história do Vitória.
AV – Jeremias (1974/75): foi o melhor marcador de um Vitória que foi o melhor ataque do campeonato. Foi o segundo melhor marcador do campeonato, com 19 golos, atrás de Yazalde, e esteve com cinco jogos de castigo, decisão muito controversa após expulsão em Espinho. Muitos dos colegas que jogaram com ele dizem que foi o melhor jogador com quem jogaram. Rumou a um bom Espanhol de Barcelona na época seguinte.
AV – António Mendes (1962-1971): o grande avançado da década de 60. O primeiro internacional português pelo Vitória
AV – Vítor Paneira (1995-1999): jogador de referência no futebol português. Quatro épocas a elevado nível. Jogo com o Parma foi o expoente máximo. Foi o primeiro jogador a marcar a Buffon nas competições europeias.
Parece-me que isto retrata a história do Vitória com muito mais rigor, mas a votação, organizada como foi, é mais democrática. Cada votante tem a sua sensibilidade.
lipe
Estas iniciativas são sempre engraçadas mas a verdade é que um século é tempo a mais para se formar um 11 sério.
Mais valia dividir e eleger 3 equipas distintas, separadas por “eras”. No caso do Vitória, por exemplo, poder-se-ia dividir as 3 equipas entre anos 60-70, anos 80-90 e século XXI.