Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Nº 13 do Visão de Mercado para o Mundial 2014

A dupla Bruno Alves-Pepe vai fazer todos os jogos do Mundial, tem sido assim nas últimas competições e no Brasil não deve ser diferente, o que obriga a ter no banco essencialmente uma alternativa para um momento no jogo específico, como aguentar um resultado, e das opções disponíveis o 6º elemento mais utilizado pelo Inter esta época é de longe o mais forte no jogo aéreo.

O Visão de Mercado nomeia aqueles que deviam ser, na nossa opinião, os 23 eleitos por Paulo Bento para disputar o Mundial 2014: Um central, pouco valorizado em Portugal mas, que esta época fez merecer a convocatória é Rolando. O jogador ainda ligado ao FC Porto já esteve no Mundial 2010 e Euro 2012, tem experiência, foi um dos melhores elementos dos Nerazzurri esta época (inclusive marcou 4 golos), e oferece a Paulo Bento características que podem ser importantes, principalmente na fase em que é necessário aguentar o resultado: como a sua força no jogo aéreo (só José Fonte, dos possíveis seleccionáveis, dava esta garantia).

As outras escolhas do VM:
Nº 1
Nº 2
Nº 3
Nº 4
Nº 5
Nº 8
Nº 12
Nº 14
Nº 15
Nº 16
Nº 21
Nº 23

0 Comentários

  • Ricardo Veiga
    Posted Maio 8, 2014 at 12:51 pm

    Concordo e subscrevo a vossa opinião. Não convocar Rolando para o evento é desperdiçar um capital enorme.
    Sendo a dupla Pepe/Bruno Alves fortíssima e indiscutível, Rolando é a única alternativa com experiência em palcos maiores.
    Além disso, como referem no post, fez uma época de bom nível não sendo, estranhamente, valorizado por cá.

  • João Rodrigues
    Posted Maio 8, 2014 at 12:53 pm

    Sem dúvida que para mim merece ir! Para além de ter essas características que o VM já referiu também e um central que marca bastantes golos e isso pode ser importante! É um jogador que também já esteve no último mundial e euro poir isso já tem experiência em fases finais. Os meus centrais seriam : Pepe, Bruno Alves, Rolando e Neto que não fez uma época regular mas agora com a chegada de Villas-Boas tem jogado bastante bem.

    • João Rodrigues
      Posted Maio 8, 2014 at 1:24 pm

      Não meto o Fonte nesta lista porque nunca foi convocado por Paulo Bento por isso é que duvido que ele vá.

  • Luís Suarez
    Posted Maio 8, 2014 at 1:02 pm

    Apenas de referir que o Neto do Zenit está a kms de distancia de Rolando! Só a constatar um facto!

    • João
      Posted Maio 8, 2014 at 1:06 pm

      Para trás.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 8, 2014 at 1:08 pm

      Quilómetros de atraso presumo.

    • Pedro Costa
      Posted Maio 8, 2014 at 1:28 pm

      Quilimotres à frente! O Rolando é muito melhor jogador que o Neto e apenas é desvalorizado por cá por não ser um central que dê muito nas vistas e por não ter sido formado por nenhum dos grandes mas sim pelo Belenenses, mas é um jogador extremamente competente! Basta relembrar que na época do Vilas Boas no Porto era ele o patrão da defesa… O Neto é um jogador que tá na moda e tem boa imprensa, e só por isso é que se fala tanto dele…

    • Anónimo
      Posted Maio 8, 2014 at 1:32 pm

      O Neto é portugues, o Rolando é naturalizado. Logo se é selecção portuguesa convem convocares Portugueses e não naturalizados. Ja chega disso.

      Pedro

    • Antonio Silva
      Posted Maio 8, 2014 at 1:38 pm

      Então digam ao pepe, bruno alves, william, nani, varela, danny etc. para nao irem a selecao porque o Pedro nao gosta de pessoas que nasceram noutros paises

    • Luís Suarez
      Posted Maio 8, 2014 at 1:38 pm

      Sim que o Rolando é muito melhor! Qualquer pessoa percebia o comentário.

    • kafka
      Posted Maio 8, 2014 at 1:40 pm

      concordo perfeitamente. muito melhor que o Neto.

    • kafka
      Posted Maio 8, 2014 at 2:01 pm

      Exacto então pela ordem de pensamento do Pedro ninguém merece ir ao Mundial de Portugal. Se são jogadores que sempre jogaram no nosso país e muitos deles nasceram cá porque é que não podem jogar. Aliás até foi Porugal que lhes deu a oportunidade de se tornarem jogadores profissionais.

    • Jose Seabra
      Posted Maio 8, 2014 at 2:51 pm

      Então nesse caso, tudo o que não nasceu em Portugal, rua com eles. Portanto, Nani, Cedric, Adrien, William Carvalho, Pepe, Éder, nenhum deles pode ser convocado. Enfim…

    • Anónimo
      Posted Maio 8, 2014 at 3:46 pm

      Oh António Silva o que é nascer noutros países tem a ver com naturalizações, mas ainda há gente que acha q nascendo noutro país não se pode ser português de gema!?

      Os meus sobrinhos nasceram na Suiça, filhos de pais portugueses, o sangue deles é tão português como o seu! São portugueses e não precisaram de se naturalizar! tal como o Dany e muitos outros!

      Há que saber distinguir o que são naturalizados e os que têm desde sempre dupla nacionalidade!

      Zéquinha

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2014 at 1:06 pm

    Ele e Fonte deviam ser os suplentes do Bruno Alves e do Pepe. Muito certinhos a defender e experientes…
    Nesta época, Rolando tinha dado muito jeito ao FCP. Só é inferior ao Mangala (o da época passada, é claro).
    Btw, também gostaria de ver Bruno Fernandes/Rafa/Mané na convocatória (um deles).

    Fernandes

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2014 at 1:07 pm

    Pepe Bruno alves Rolando José Fonte

    rpga

  • van Basten
    Posted Maio 8, 2014 at 1:12 pm

    Sem dúvida que merece ir. Apesar de nunca ter sido grande apreciador das suas qualidades, é inegável que fez uma época muito boa e merece lugar nos 23.

    Para mim seria Pepe, Bruno Alves, Rolando e Fonte para esta posição, mas PB, provavelmente e infelizmente, irá apostar em Pepe, Bruno Alves, Neto e Ricardo Costa.

  • Bruso
    Posted Maio 8, 2014 at 1:14 pm

    Na minha convocatória também colocaria o Rolando. É um jogador internacional, experiente, em tempo foi dos jogadores mais regulares do Porto e após passar por um ano sabático, em que a sua vontade em sair esbarrou na vontade do Porto, está de volta à boa forma no Inter. Demorou a se adaptar a este sistema de 3 centrais no Napoles mas o treinador que o treinou no Napoles é o mesmo que o treina agora no Inter e isto mostra o valor do Rolando e a confiança que o Mazzari tem nele.

    Eu levava o Rolando e o José Fonte como suplentes, mas deverá ir Ricardo Costa e Neto que têm sido os homens de confiança do Paulo Bento.

  • Rabensandratana
    Posted Maio 8, 2014 at 1:18 pm

    Rolando está a fazer uma excelente temporada no Inter é quase sempre titular (27 j) e leva poucos amarelos.

    Eu também o levava ao Mundial, ainda para mais é um jogador que já ganhou diversos títulos nacionais e um europeu e já participou em jogos contra adversários muito complicados onde esteve particularmente bem.
    A sua experiência será importante para ser o 3º central desta selecção.

  • Gonçalo Mano
    Posted Maio 8, 2014 at 1:30 pm

    Realmente estranho o pouco protagonismo dado a Rolando.

    Talvez provocado pelo contínuo declínio do Inter, mas fez uma óptima época.

    Merece, sem dúvida, a convocatória.

  • MiltonLuz
    Posted Maio 8, 2014 at 1:31 pm

    Cedric J.Pereira Pepe B.Alves Neto Rolando e Coentrão eram os "meus" defesas… Coentrao ira fazer todos os jogos, mas caso aconteça algum imprevisto tem sempre Veloso que pode fazer a função

  • Luís Suarez
    Posted Maio 8, 2014 at 1:39 pm

    Que experiência é que tem o José Fonte? Não passa de um jogador muito limitado e que não tem estofo para a selecção.

    • kafka
      Posted Maio 8, 2014 at 2:03 pm

      sim é incrivel que nunca encontro ninguém com essa opinião. o josé fonte é um jogador que não deu provas nenhumas de ser um bom jogador.

    • Kacal l
      Posted Maio 8, 2014 at 2:33 pm

      O problema não é esse, o José Fonte não é um central de classe mundial, longe disso, mas quem viu jogos do Southampton esta época, sabe que é um bom central e é titular nos "Saints", quando estamos a falar de "concorrentes" como o Ricardo Costa ou Nuno André Coelho (está na pré-convocatória) que não são propriamente centrais de classe, e o José Fonte nem sequer aparece na pré-convocatório (no mínimo), isso é completamente ridículo.

  • Miguel Guerreiro
    Posted Maio 8, 2014 at 1:49 pm

    Rolando faz-me lembrar o Tonel (é um upgrade deste). É um central que costuma ser o patrão da defesa, muito forte no jogo aéreo no entanto pouco exuberante. Como o Tonel é um central que teve pouca imprensa. Quem viu o Inter este ano têm a certeza que o futuro da defesa do Inter passa por Rolando como patrão desta. No entanto acredito que será o Neto o selecionado.

  • Kacal l
    Posted Maio 8, 2014 at 1:58 pm

    O Rolando é um bom central, sempre gostei dele, nos tempos do AVB e na 1ª época com VP, esteve em grande plano e mostrou todo o seu valor, não sendo de top, é um central competente e não é “tosco”, já o vi fazer golos à PL, mas depois daquele desentendimento com o VP, nunca mais jogou, até faz falta no Porto, visto que o Abdoulaye é banal, o Reyes está “verde” e o Maicon tem estado muito abaixo do que pode fazer, também tem tido algumas lesões, com o Mangala faria uma dupla muito boa, mas teve que sair do Porto e foi para o Inter, onde se pensava que não tivesse muitas oportunidades, como aconteceu no Napoli, mas ele agarrou a titularidade e afirmou-se, para além de ser titular e fazer boas exibições, ainda fez 4 golos (dois deles deram pontos, contra o Cagliari na J25 e contra o Parma na J34 e ainda marcou à Juventus e ao Hellas Verona), o seu rendimento tem sido constante e está a ser uma mais-valia no Inter, que até o quer contratar em definitivo, visto que o José Fonte não conta e o Ricardo Costa tem tido uma época de altos e baixos, eu prefiro o Rolando e para mim também seria convocado como um dos quatro centrais no Mundial, assim espero e acredito que aconteça, ao contrário de muitos Portistas, eu gostava que o Rolando fizesse a pré-época no Porto e não me importava nada que ficasse no plantel, é um bom central, experiente, sabe o que é representar o clube e ter sucesso nele, com várias conquistas e é Portista (se não estou em erro), portanto seria uma mais-valia, até por que o Mangala deve sair, espero que o Rolando esteja no Mundial.

    • Luís bcn
      Posted Maio 8, 2014 at 2:43 pm

      Dizer mal do Abdulaye é a coisa mais simples do mundo…mal quando o reyes enterra o Porto na luz e em Sevilla niguem diz nada…é quase irrisório como dizem mal do rapaz…

      O Porto na liga com o senegales perdeu em alvalade, na madeira (com o reyes a ter culpa nos 2 golos ainda que um seja azar pois a bola desviou nele) e em casa com o estoril (mangala compete penalti e é expulso). Na ultima jornada o porto perdeu e ele …nao jogou.

      O senegales nao tem nada de banal, é rapido, alto e bom tecnicamente. Comete erros como os outros todos mas os outros nao tem mostrado ser melhor do que ele. O Thiago silva tambem nao servia… veremos

    • Kacal l
      Posted Maio 8, 2014 at 3:55 pm

      Luís bcn,

      É verdade, mas a realidade é que os centrais do Porto têm estado todos mal esta época, mas não te esqueças do rendimento que o Maicon e o Mangala tiveram nas épocas anteriores, são centrais de grande qualidade, o Reyes tem um potencial enorme, só precisa de ganhar massa muscular e maturidade competitiva, mas tem tudo para ser um central de grande nível, está "verde", o Abdoulaye não se destacou em Guimarães, prefiro o Paulo Oliveira e no Porto pouco mostrou até agora, ele pode ser rápido (não acho que seja assim tanto), alto (isso é de certeza, mas não é o mais importante) e bom tecnicamente (tenho as minhas duvidas), mas para mim é "tosco" e não tem capacidade para jogar no Porto, não tem lugar, mas isso não invalida que não possa vir a ter no futuro, neste momento, prefiro o Rolando.
      Quanto ao Thiago Silva, ele na altura era jovem e magrinho, tinha uma doença (tuberculose, penso eu) e estava numa má fase da sua vida, o Porto libertou-o e não podemos culpar o clube, correu tudo bem, recuperou e tornou-se num dos melhores centrais do Mundo (para mim é o melhor), sim, mas falar agora é fácil.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 8, 2014 at 2:07 pm

    Não concordo com a convocatória do Rolando, penso que é a primeira discórdia que tenho em relação aos convocados pelo VM.

    Tenho quase 100% de certezas que Rolando não vai à seleção, os centrais eleitos vão ser Pepe, Alves, Neto e Costa.
    Para mim Neto, Costa e Rolando estam no mesmo nivel, mas os dois primeiros levam vantagem pelo seu passado recente na seleção.

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2014 at 2:14 pm

    Rolando desde que fez aquilo com a bandeira de cabo verde nem vestia mais a camisola da selecçao, so joga por portugal por interesse, ja que tem tanto amor a cabo verde porque nao joga por eles? porque sabe que nao e uma selecçao top e em Portugal teria mais hipoteses de ser bem sucedido na carreira.

    E uma especie de fernando com outros contornos.

    Preferia que fosse paulo oliveira e neto os suplentes ou ate jose fonte do que este interesseiro.

    Pedritxo

  • Luis Sousa
    Posted Maio 8, 2014 at 2:21 pm

    Só me apetece rir com os vossos comentarios, falam que o rolando é formado no belenenses e não deixa de ter qualidades, mas compararem-no com o Luis Neto que é formado no VARZIM e já passou tambem ele pelo futebol italiano e esta atualmente no zenit e num dos campeonatos mais competitivos do mundo, sendo ele titular indiscutivel e tendo feito com que o zenit vendesse o bruno alves (Sim o titular da seleção) e querem que o neto fique de fora??? é caso para dizer que alguns de vos só falam do Rolando orque passou pelo porto…

    Outro fala que o Bruno alves é naturalizado, Nesse caso calculo que a POVOA DO VARZIM seja na China ou em Marrocos….

    Outro caso é o da experiencia, dizem que o rolando deve ser convocado pela experiencia que têm, por um lado concordo, mas reparem bem, toda a gente diz que o William Carvalho deve ser titular na seleção (Não é a minha opinião) e digam-me que experiencia tem ele? fez uma boa epoca no sporting, mas se bem me lembro só disputou o campeonato, Nem LC nem LE…

    Agora tirem as vossas conclusoes

  • Marco Piatti
    Posted Maio 8, 2014 at 2:33 pm

    O Rolando merece sem duvida, muito melhor que Neto.

  • Bruno Fonseca
    Posted Maio 8, 2014 at 3:57 pm

    Se eu fosse o selecionador levava o Rolando.
    Tem feito uma excelente época, é um jogador experiente, não dá muito nas vistas mas cumpre.
    Neste momento era titular no Porto.

  • Anónimo
    Posted Maio 8, 2014 at 4:41 pm

    Gostava que voltasse ao Porto para o ano.

    Jogadores como ele fazem falta depois da ultima época…

    Luis Freitas

  • Luís Borges
    Posted Maio 8, 2014 at 5:40 pm

    Estou em crer que vai ser chamado. Bom central que fez uma boa época e portanto terá certamente lugar. A dúvida existirá entre Neto ou Ricardo Costa, ambos são jogadores que Paulo Bento aprecia… Será difícil escolher. Neto agora vem sendo titular, mas até estava a ser criticado na Rússia e a sua temporada estava a ser negativa. O Ricardo Costa, pelo que acompanhei, realizou uma época competente num emblema onde é capitão. É sem dúvida um central experiente e regular nos seus desempenhos, que cabia nesta convocatória. E neste momento estou mais "virado" para a sua chamada do que para Neto.

  • Filipe M
    Posted Maio 8, 2014 at 6:47 pm

    Apesar da lesão de Sílvio, penso que Paulo Bento manterá a decisão de levar 7 defesas ao Brasil. Como tal, Ricardo Costa será um dos eleitos. Com Pepe e Bruno Alves intocáveis, resta uma vaga que será disputada entre Rolando e Neto. O homem do Zenit foi chamado muitas vezes pelo seleccionador ao longo da época, como tal ao parecia em vantagem. No entanto, Rolando está a exibir-se a grande nível e entrou claramente nas contas, devendo inclusive ter passado à frente de Neto na corrida ao Mundial.

    De referir que, caso Bento opte por convocar 8 defesas (4 centrais + 4 laterais) é bem possível que vão os 2, caindo assim Ricardo Costa. No entanto, não me parece que vá acontecer.

  • Piloti
    Posted Maio 8, 2014 at 7:11 pm

    Penso que o Jose Fonte merecia uma oportunidade mas aceito as escolhas de Rolando e Ricardo Costa até porque o Fonte nao tem estado envolvido na seleccao

  • Piloti
    Posted Maio 8, 2014 at 7:15 pm

    Ja me esquecia do Neto tambem

Deixa um comentário