Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O N.º 18 do Visão de Mercado para o Euro’2016

Cédric nos últimos 10 jogos do Southampton só participou em 2 e Vieirinha não teve uma temporada particularmente feliz, o que faz com que a opção por alguém que acrescenta experiência, velocidade e uma dimensão competitiva incomparável à dos seus concorrentes (4 ligas Portuguesas, 2 ligas dos campeões entre outras) se torne natural, principalmente depois de voltar à competição para não mais largar a titularidade (já leva 3 meses a competir a alto nível).
Com Fernando Santos foram vários os regressos à selecção (Carvalho, Tiago ou Danny), e José Bosingwa, voltou para ser o dono do lado direito da defesa, muito embora o auge da sua carreira já tenha passado. O lateral foi titular, por exemplo, na decisiva recepção à Sérvia ou na deslocação a Erevan, mas a lesão que sofreu retirou-o das contas que pareciam restritas a Cédric, Vierinha, Cancelo e, no início da temporada, Semedo. Contudo, nos últimos meses tudo mudou. O lateral do Trabzonspor nos últimos 3 meses foi titular em 12 jogos consecutivos e passou a ser um nome a ter em conta. Bosingwa durante vários anos teve o estatuto de indiscutível na selecção nacional, mas os atritos com Paulo Bento, a somar a algumas lesões graves, afastaram-no da ribalta por mais de 3 anos. Num percurso peculiar (entre várias peripécias, passou, num espaço de apenas 12 meses, de titular na final da Champions para o despromovido QPR) o lateral (que começou a carreira no meio-campo) soma apenas 28 internacionalizações pela selecção A, número que não se coaduna com uma carreira de top e que fica inclusive abaixo de nomes como João Pereira (40 vezes internacional A). O agora jogador do Trabzonspor – clube onde proporcionou outro episódio insólito após ter rescindido – pode assim somar a sua 2.ª grande competição ao nível de selecções, para além de Atenas’2004, Euro sub-21 em 2004 ou Toulon 2001, torneio que foi conquistado por Portugal.

Os 23 do VM:
Baliza:
N.º 1: Patrício
N.º 12: Lopes
N.º 22: Eduardo

Defesa:
N.º 2: Cancelo
N.º18: Bosingwa


N.º 3: Pepe
N.º 4: Carvalho
N.º 13: Fonte
N.º 19: Semedo

N.º 5: Eliseu
N.º 21: Guerreiro

Meio campo:
N.º 6: Danilo
N.º 14: William

N.º 8: Moutinho
N.º 23: Adrien

N.º 10: André Gomes
N.º 16: João Mário

Ataque:

N.º 11: Rafa
N.º 15: Bernardo

N.º 17: Nani
N.º 20: Quaresma

N.º 7: Ronaldo
N.º 9: Éder

0 Comentários

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 9:08 am

    Venham daí os defensores do "melhor lateral da Premier League". Sempre defendi que Vieirinha e Cedric não merecem a chamada, mas não sei se Bosingwa a merece também. Cancelo seria, para mim, indiscutível, e analisando a época que passou, André Almeida até poderia ser chamado. Não é nada de especial, mas os outros não são melhores.

    Bruno

    • Ribeiro
      Posted Maio 16, 2016 at 9:11 am

      O Cédric nunca foi o melhor lateral da Premier League… isso foi um site que tem uns critérios estranhos que o elegeu, mas é um site que mete avançados a médios, centrais a laterais…. ou seja tem pouca noção da realidade.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 9:21 am

      Eu sei, Ribeiro. Mas os chamados vão ser o Vieirinha e o Cedric. Ja agora, alguém sabe quando são anunciados os 23?

      Bruno

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 9:27 am

      Amanhã às 20.

    • Zé Maria
      Posted Maio 16, 2016 at 10:21 am

      Bruno, qual é o problema de alguém defender o Cedric. Eu até defendo o A. Almeida na seleção, mas é preciso respeitar as opiniões dos outros.

      SL

    • coach407
      Posted Maio 16, 2016 at 10:58 am

      Para mim o único indiscutível e titularissimo é o João Cancelo (se nao for convocado vai doer). Os outros laterais tem vários prós e contras. Eu pessoalmente não aprecio o Vieirinha a lateral, mesmo tendo sido eleito o melhor lateral da Bundesliga na época passada, muito menos o Cédric e a minha opção recairia sobre o André Almeida realmente. O único (além de Cancelo) que jogou realmente ao mais alto nível (desculpem-me VM, mas dizer que o Bosingwa no Trabzonspor competiu a alto nível tem muito que se lhe diga). É um bom suplente, titular no tricampeão,defrontou adversários de alto nível como o Bayern, ainda ontem fez um excelente jogo integrando-se constantemente no ataque e com perigo e além disso acrescenta polivalência que não é omotivo pelo qual o convocava mas que ajuda (pode acontecer de Eliseu e Guerreiro se lesionarem ou um lesionado e outro suspenso… é apenas mais um fator que o ajuda).

      Posto isto o meu 11 seria:
      Rui Patrício
      João Cancelo
      José Fonte (Ricardo Carvalho não me entusiasmou nada nos jogos que vi do Monaco mas levava-o como principal suplente apesar de ser quase certo que vai ser titular)
      Pepe
      Guerreiro (será Eliseu)
      Danilo (desculpa William, é um crime deixá-lo no banco e é incrivel ter duas opções deste nível)
      Adrien (em MUITO melhor forma que Moutinho)
      André Gomes
      João Mário
      Rafa (será Nani mas neste caso aceito perfeitamente. Eu próprio fiquei na dúvida e decidi pelo momento atual)
      Ronaldo

      Está longe de ser o 11 do FS até porque seria uma autentica revolução comparando com o 11 da fase de qualificação com demasiados nomes novos (Cancelo, Fonte, Guerreiro, Adrien, André Gomes, João Mário e Rafa). Também não sou a favor desta revolução mas o 11 já vem sendo mal trabalhado há muito tempo, sendo certo que pelo menos duas/três caras novas o 11 terá de ter face às lesões de Coentrão, Tiago e Danny. Tendo em conta a fase de qualificação colocaria Ricardo Carvalho, Eliseu, Moutinho e Nani nos lugares de Fonte, Guerreiro, Adrien e Rafa, respetivamente.

    • ntorion
      Posted Maio 16, 2016 at 12:41 pm

      Bom 11.

    • The Monster
      Posted Maio 16, 2016 at 12:44 pm

      Para mim quem devia de ir era o Cancelo e o Ricardo Pereira.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:44 pm

      Zé Maria, só critiquei quem vem com o argumento que mencionei no comentário. Vi alguns jogos dele e esteve mal, tanto que até foi relegado para o banco. E também não jogou na melhor fase do Southampton.
      O Ricardo Pereira podia ser uma solução interessante, é bastante competente nas várias posições que sabe fazer. Se o Porto quiser, tem aqui um belo lateral.

      Bruno

    • coach407
      Posted Maio 16, 2016 at 5:24 pm

      The Monster, nem me tinha lembrado do Ricardo. Bem lembrado, também me parece boa opção apesar de ir aos Jogos Olímpicos também…

      Eu levava o Cancelo e depois entre o Vieirinha e o André Almeida. Apesar de nenhum deles me encantar, dava alguma vantagem ao André Almeida pela época superior, no entanto e tendo em conta a fase de qualificação decidiria pelo Vieirinha (pela mesma lógica que fiz um 11 e depois alterei 4 jogadores pela fase de qualificação pois questões como rotinas são importantes e não se fazem em duas semanas. Se fosse uma questão apenas de rendimento individual levaria o André Almeida). Não acompanhei os jogos do Ricardo mas se tiver sido tão boa como dizem será uma opção a ter em conta.

  • Marik
    Posted Maio 16, 2016 at 9:09 am

    Não concordo. Se levar o Cancelo em vez do Cedric me parece natural, penso que o Vieirinha tem também lugar certo na convocatória. O Bosingwa já passou o prazo

    • PedroL
      Posted Maio 16, 2016 at 9:52 am

      O André Almeida é inferior ao Bosingwa e ao Cedric?? Acho que não!!

      Seja como for, já se sabe que quem vai ao Euro vai ser Cedric e Vieirinha.

  • Edgar
    Posted Maio 16, 2016 at 9:12 am

    Se o André Almeida fosse do Sporting ia à selecção, assim ser indiscutível no campeão nacional não chega.

    Mas eu concordo com pelo menos 20 escolhas do VM

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 9:18 am

      Em 2014 o André Almeida não era o titular no campeão nacional também?
      Já se experimentou duas ou três vezes, já se viu que não dá para que voltar a cometer o mesmo erro?

    • Rafael Almeida
      Posted Maio 16, 2016 at 9:28 am

      Não, ser tapa-buracos no campeão nacional não chega. Na selecção pede-se qualidade. Mas ser titular indiscutível sem concorrência pouco diz, até porque quando a teve, perdeu o lugar para um rapaz de 20 anos (Nelson Semedo), e em que até CLÉSIO (!!!) teve oportunidades.

    • chemahatma
      Posted Maio 16, 2016 at 9:45 am

      A sua observação tá 50/50 em termos que veracidade.

      Se por um lado é justo que o titular do campeão nacional vá à selecção (e até o merece pois tem sido consistente e competente) por outro fala aqui em "se fosse titular do Sporting CP" e o que não falta são provas do contrário (Semedo, Guedes, Adrien, Cedric, Oliveira, André Almeida no mundial do Brasil).

      Em suma, André Almeida deveria ser hipótese até pela sua polivalência.

    • ACT7
      Posted Maio 16, 2016 at 9:50 am

      Não sou o maior defensor do André Almeida, mas acho que é superior ao Bosingwa actual.
      A.Almeida é tricampeão, jogou relativamente bem esta época, jogou na LC a um bom nível, são factos que não se pode ignorar.
      Para mim a escolha seria Cancelo titular e Cedric no banco.

    • João Victor
      Posted Maio 16, 2016 at 9:52 am

      EDGAR,

      Quando jogadores como Nelson Semedo, Gonçalo Guedes vão à seleção AA de Portugal, nota-se que não foram pela qualidade demonstrada mas sim pela cor que vestiam.
      Pois Gelson e Iuri não são inferiores a G.Guedes, isto para não dizer que são superiores, e apesar de diferentes posições se R.Semedo vestisse de vermelho certamente seria uma certeza para a seleção.

      Logo é melhor ires festejar o campeonato e deixares de dizer asneiras.

    • PedroL
      Posted Maio 16, 2016 at 9:53 am

      Rafael, o Semedo tem 22 anos.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 10:04 am

      André Almeida pela época que fez a defesa direito merece a chamada à seleção como é óbvio, assim como merecem todos os portugueses titulares do Sporting..
      Mas óbvio que André Almeida devia ser o nosso titular no Euro

      JP

    • João Victor
      Posted Maio 16, 2016 at 10:23 am

      EDGAR,

      GELSON E IURI são superiores a G.Guedes e como não vestem de vermelho não têm hipóteses na seleção.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:46 pm

      Gelson? Nem que contes só com os jogos decentes que o Guedes fez no início da época, este último esteve muito melhor. Fez bons jogos na Liga dos Campeões, fez golos, trabalhou bem. Quanto ao Iuri, vamos ver o que faz no Sporting.

      Bruno

  • João S
    Posted Maio 16, 2016 at 9:16 am

    Banda direita made in Gestifute?

    Provavelmente a escolha mais polémica nos 23 do VM… Acho que mesmo tendo em conta a forma de Bosingwa escolheria Vierinha – não é o mesmo competir durante uma época na Bundesliga+Champions que no Campeonato Turco.

  • Jose Mendes
    Posted Maio 16, 2016 at 9:20 am

    Não sou adepto o André Almeida, mas reconheço que fez uma grande época e pode fazer bastante jeito visto que é polivalente.

  • JSC
    Posted Maio 16, 2016 at 9:20 am

    Não vejo o Tranzbozpor, mas quando foi chamado (no início do legado de FS) esteve bem.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:20 pm

      Fui ver as estatísticas do Bosingwa ao meu site favorito para esses dados e não são muito abonatórios…

      Resumidamente, em termos estatísticos o melhor lateral por ordem foi o Vieirinha, Ricardo Pereira, Cédric, Cancelo e Bosingwa.

      Nota para o Cancelo que recebeu 14 "prémios" por ser o pior em alguma categoria durante um jogo, o que é revelador da falta de consistência que ainda denota.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:27 pm

      Em relação aos laterais esquerdos, a nível estatístico o Mário Rui oblitera qualquer concorrência o que não me espanta pelos jogos que vi (seria um enorme upgrade para qualquer grande português). O Guerreiro também tem melhores dados que qualquer dos laterais referenciados acima.

      Eliseu e Antunes não têm dados disponíveis (Liga Nos e Liga Ucraniana).

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 16, 2016 at 9:24 am

    A escolha mais discutível destes 23. Cancelo para mim seria o titular, sendo que como alternativa levaria sempre o Vieirinha, que já foi praticamente confirmado pelo seleccionador. O mais provável será a chamada do Cédric.

  • Rui Sousa
    Posted Maio 16, 2016 at 9:30 am

    Não tenho acompanhado a carreira do Bosingwa ultimamente, aliás, nem sabia que já tinha recuperado da lesão. Ainda me lembro da locomotiva que ele era no Porto e a profundidade que dava à lateral direita.
    Sempre foi fustigado por lesões, e como diz o João S acima, é muito diferente jogar Budesliga + Champions ou 1/3 do campeonato Turco, e por esse motivo não me faz muito sentido a convocação do Bosingwa (conforme dito não tenho acompanhado por isso não tenho mais argumento do que apresento acima) em detrimento do Vieirinha por exemplo.

    Globalmente:

    Convoco com toda a convocatória à excepção do GR (Eduardo), acho que há pelo menos 2 ou 3 GR em PT que à DATA DE HOJE entenda-se estão melhores que o ex-braga, e se fosse a olhar para a influência no balneário então para ser 4º opção preferia o Alves ao Semedo por exemplo. Ou seja, não concordo com o Eduardo assim como não me parece justo o Alves.

    Na lateral direita conforme disse substituía Bosingwa por Vieirinha de resto igual.
    Meio campo sem espinhas (se o Tiago tivesse voltado um mês antes talvez…….).
    Ataque idem aspas.

    A realidade é que PT também não tem assim tantos jogadores top fora de série seleccionáveis por isso acredito que 90% das pessoas têm pelo menos 20 jogadores iguais aos do VM.

    Cumps

  • Diogo Palma
    Posted Maio 16, 2016 at 9:35 am

    Tenho de discurdar, para mim os dois laterais direitos seriam o Vieirinha e o Cancelo.
    Até acho que levava mais facilmente o Ricardo ou A. Almeida em vez do Cedric ou Bosingwa.

  • Bruno R.
    Posted Maio 16, 2016 at 9:36 am

    Porque não o Ricardo Pereira que fez uma grande época no Nice? Não foi ele considerado o melhor lateral direito do campeonato?

    • m1950
      Posted Maio 16, 2016 at 9:44 am

      Lateral esquerdo , mas sendo destro , e faz as 2 alas , penso que poderia ser chamado.

    • Rui Sousa
      Posted Maio 16, 2016 at 9:53 am

      Vai aos JO.
      Neste caso faz-me sentido. A não ser que seja um fora de série, um jogador directo para 11 ou uma grande excepção, sou a favor de tentar manter o grupo estável (entenda-se o grupo que fez a qualificação e o que vai à fase final).
      Quando acabar o Europeu devem haver muitas alterações…pelo menos 5 ou 6 jogadores devem estar a fazer a última fase final.

      Neste caso, ainda por cima tendo opções como Vieirinha, Cancelo ou Cedrick acho que não fazia sentido chamara agora, para ir para o banco ainda por cima, quando tem os JO na mm altura.

      Cumps

  • Diogo Palma
    Posted Maio 16, 2016 at 9:48 am

    Para os 23 seriam:

    Patricio, A. Lopes e Eduardo
    Vieirinha e Cancelo
    Pepe, Carvalho, Fonte e Semedo
    Guerreiro e Ricardo Pereira
    William e Tiago
    Moutinho e Adiren
    J. Mario e A. Gomes
    Rafa e Quaresma
    Nani e Bernardo
    Ronaldo e Postiga

    Para mim as unicas duvidas seriam em levar Ricardo, M. Rui ou Eliseu para a lateral esquerda e levar o Postiga ou Eder para o ataque.
    Escolhi o Ricardo porque fez uma execelente campanha na Liga 1 sendo considerado o melhor lateral e pode jogar tanto na esquerda como na direita tal como o Cancelo. O Eliseu é muito fraquinho mas la teremos de o levar e vai ser titular.
    O Postiga é muito experiente e tem marcado nos ultimos jogos pelo Rio Ave, é uma "raposa velha" e isso pode ser muito util.

    • Diogo Palma
      Posted Maio 16, 2016 at 9:54 am

      Nao é o Tiago é o Danilo, enganei-me.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 9:55 am

      E O Danilo fica em casa a ver pela tv?

      André1793

    • GN2193
      Posted Maio 16, 2016 at 9:55 am

      Danilo?!

      GN

    • fefe varanda
      Posted Maio 16, 2016 at 10:19 am

      São opiniões, mas tem ai escolhas, que faz-me pensar se está a brincar ou não. William? Adrien?? Ricardo Pereira?? Semedo?? Não sei qual o seu clube, mas se fosse pela convocatória….

    • Frederico
      Posted Maio 16, 2016 at 10:42 am

      Concordo com quase todos. Não levava o nem Quaresma nem o Vieirinha.

    • Bio
      Posted Maio 16, 2016 at 10:46 am

      fefe, ele é assumidamente do Sporting, mas Adrien e William não têm lugar?! Semedo é discutível e Ricardo Pereira também, mas não me parece uma convocatória assim tão descabida. Postiga é que pronto…

    • Diogo Palma
      Posted Maio 16, 2016 at 10:53 am

      fefe,

      Se não levavas o William, Adrien, Ricardo e Semedo levavas quem?
      O Sanches? O A. Almeida? O N. Semedo? Eliseu?

    • Kacal I
      Posted Maio 16, 2016 at 1:35 pm

      Levava Danilo em vez de Tiago, sem duvida, mas já vi que foi um engano teu. De resto apenas trocava o Ricardo Pereira pelo Eliseu porque este fez uma boa época no Benfica e com ele a titular foram campeões e chegaram aos quartos-de-final, além disso acrescenta experiência e força física, não é tão mau como pintam e tem sido chamado, não seria justo ficar de fora agora no fim. Tirando estes dois a minha convocatória seria a mesma que a tua.

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 2:48 pm

      Meter o Postiga é uma brincadeirinha engraçada. Já agora leva-me a mim. Sou bom a beber cervejas de penalty, posso ser muito útil à selecção.

      Bruno

    • fefe varanda
      Posted Maio 16, 2016 at 6:01 pm

      William, Semedo e Ricardo Pereira não iam. Queria dizer Postiga, e não Adrien, apesar que para ser sincero por mais útil que seja na selecção não acrescenta muita á seleção. Levava Danilo pelo William, mas já vi que foi um lapso, e queria dizer Danilo em vez de Tiago (mesmo assim levava Danilo e Tiago), pelo Ricardo Pereira ia o Eliseu, pelo Semedo ia o Bruno Alves apesar de entre os dois venha o diabo e escolha… pelo Postiga levava mais um extremo.

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 10:06 am

    Não concordo. À frente de Bosingwa para mim estão Cancelo, Ricardo Pereira e até mesmo André Almeida. Quanto ao Cancelo parece-me justíssimo pelo que tem demonstrado, não é um super-jogador defensivamente mas cada vez mais vai cumprindo e oferece muito ao ataque (o que dará jeito numa fase de grupos com equipas teoricamente inferiores), além disso é o futuro da selecção, Ricardo Pereira tem sido um dos melhores laterais da liga francesa e só isso faz merecer a chamada, joga bem dos dois lados e é extremamente competente, já André Almeida é um jogador que qualquer treinador adoraria ter no banco, é polivalente e em fases-finais estando em forma pode dar muito jeito.
    No Bosingwa sinceramente não vejo a qualidade necessária para cumprir na selecção. Se me falassem noutro Bosingwa que conhecemos em tempos, agora este? E ainda para mais numa altura em que se fala de uma renovação da selecção acho que não faz sentido que seja chamado.

    juninho

  • Pedro Miguel Garcia
    Posted Maio 16, 2016 at 10:10 am

    O Bosingwa acaba por ser quem me faz mais confusão, e confesso que o Pizzi merecia uma chamada. Aliás, não percebo como se pode defender tanto o Renato Sanches e deixar de fora o Pizzi…

  • Miguel Monteiro
    Posted Maio 16, 2016 at 10:11 am

    Eu levava o Andre Almeida, nao sendo um Daniel Alves, acho que foi o que fez melhor época. Nao e um craque a centrar mas os seus cruzamentos desbloquearam alguns jogos importantes, tendo ate algumas assistências. Para mim ele ia ate porque a concorrência e pouca, Cedric nao joga e o Vieirinha nao fez quase jogos a laterais. Jogou na CL a bom nivel.

  • helder soares
    Posted Maio 16, 2016 at 10:13 am

    Finalmente alguém se lembra de BOSINGWA para mim é um indiscutível já sei que não é o que era mas foi um dos melhores defesas direitos do mundo e mantem.se a um bom nível e daria experiencia pois é um bi campeão europeu para além de que acrescenta qualidade defensiva e também ofensiva já sem a velocidade de outros tempos mas mesmo assim com mais do que muitos e depois da lesão gravíssima levantou.se e mostrou que era possível regressar ao mais alto nível
    Espero que esteja nos 23 apesar de achar que não se bem que ele era o titular de Fernando santos ate a lesão se não fosse esse percalço era certinho na convocatória

  • Pedritxo
    Posted Maio 16, 2016 at 10:26 am

    Considero Cancelo indiscutivel, logo a 2ºopçao para esta ala seria Ricardo ou A.Almeida pela sua polivalencia.

  • José Rodrigues
    Posted Maio 16, 2016 at 10:40 am

    Como em Portugal se esquece o Ricardo Pereira, 4º melhor lateral da Europa. Titular numa das maiores surpresas do futebol europeu…

  • Frederico
    Posted Maio 16, 2016 at 10:44 am

    Eu não levava o Bosingwa – acima de tudo porque não me parece uma pessoa focada – veja-se a sua carreira.
    Na minha opinião os Laterais eram o Cancelo e o Ricardo Pereira.

  • Wonderkid
    Posted Maio 16, 2016 at 10:54 am

    Ficava bem satisfeito se os 23 fossem estes que o VM escolheu.

  • Pedro
    Posted Maio 16, 2016 at 11:12 am

    Bosingwa em forma é o melhor lateral direito português mas desconheço completamente como ele está agora e uma vez que não tem sido convocado para a seleção, duvido que vá ao Euro. Uma alternativa podia ser Ricardo Pereira, o melhor lateral desta edição da Liga francesa e que tem ainda a grande vantagem de poder jogar em inúmeras posições. Basicamente todas as posições laterais, da defesa ao ataque, na direita e na esquerda, o que numa convocatória limitada a 23 jogadores e para um competição de vários jogos em pouco tempo é uma característica muito útil.

  • João Lains
    Posted Maio 16, 2016 at 11:16 am

    Não entendo esta escolha. Qualquer outra opção, desde Vieirinha a Cédric, que esteve muito bem com a Bélgica, me parece mais ajustada.

  • Nuno R
    Posted Maio 16, 2016 at 11:33 am

    Os últimos jogos que vi do Bosingwa foram pela selecção, e a partir dos 60 minutos mal se mexia. Não sei se a forma física pós-lesao está a um nível superior, mas pelo que mostrou nas ultimas internacionalizações, não parece boa opção.

  • Cristiano Messi
    Posted Maio 16, 2016 at 11:45 am

    O Zé Bosingwa!!! Grande jogador, que este "FOI".

    Vamos lá a ver, o Zé, representa o Rio Ave lá da zona! Mas o Postiga é "mau" por estar no Rio Ave, enquanto que o Zé, já é bom, porque representa o "Rio Ave estrangeiro"!?!?
    Parece-me um bocado aquele estigma Tuga, de que: o que é estrangeiro é que é bom.

    Melhor, ou pior, o André Almeida e o Cancelo fizeram cada um deles, uma grande época nos seus respectivos clubes, que até são clubes de topo, em ligas de topo, por isso, terão merecido a respectiva convocatória. O que não deverá acontecer.

    O Zé pode nem se dar mal, mas é pessoa para fracturar um balneário e caso isso aconteça, lá em Belo Horizonte, há um senhor de risco ao meio, que se ficará a rir! ;)

  • Anónimo
    Posted Maio 16, 2016 at 11:51 am

    Surpreendente VM, mas não desgostei. Seriam boas opções, embora eu levasse o Vieirinha e o Cancelo.

    Rui Vasques

  • Pedro Moutinho
    Posted Maio 16, 2016 at 12:06 pm

    Antes do bosingwa colocaria:
    Vieirinha
    Cedric
    André Almeida

  • Kacal I
    Posted Maio 16, 2016 at 1:32 pm

    Em termos de qualidade e experiência seria uma excelente escolha para a selecção, sendo que voltou a jogar regularmente pós-lesão nos últimos 3 meses e leva 12 jogos consecutivos a jogar como diz o VM. No entanto, a verdade é que já não é o que era e a sua condição física era fundamental para ser o lateral que já foi e actualmente é uma incógnita, caso seja chamado será sempre uma escolha interessante mas eu levava Vieirinha (tem sido chamado e também pela experiência e possibilidade de jogar nas alas) e Cancelo (o lateral mais promissor português e um dos mais promissores do mundo, fez uma boa época pelo Valência e ofensivamente oferece muito, podia ser o começo da preparação do futuro) e o segundo até seria o titular e no 4-4-2, como João Mário utiliza muito o jogo interior, podia ser uma grande mais-valia.

    Eu gosto bastante do Bosingwa e adorei a sua passagem pelo Porto, era fantástico vê-lo subir pela lateral com uma velocidade e potência enormes, uma disponibilidade física acima da média, parecia mesmo uma "locomotiva" e caso seja chamado ficarei satisfeito mas até prefiro que chamem o Ricardo Pereira que até é parecido mas jovem, fresco e pode jogar no lado esquerdo (onde tem sido mais utilizado no Nice até) e também nas alas, vamos lá ver o que decide o seleccionador.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 16, 2016 at 2:05 pm

    Bosingwa???? Tem feito jogos miseráveis na Turquia. Aprecio bastante o Vieirinha a lateral, porque tem boa capacidade de desarme, e faz bem o flanco direito todo, cruzando muito bem. Só o posicionamento é que deixa um pouco a desejar mas um lateral direito com características ofensivas pode ajudar muito a dar profundidade naquele flanco dando liberdade para o João Mário explorar movimentos interiores, pelo que as minhas opções recairiam em Cancelo e Vieirinha.

  • Palha
    Posted Maio 16, 2016 at 2:46 pm

    Onze: Rui Patricio; Cancelo, Fonte, Pepe, Guerreiro; Danilo, Moutinho, João Mário; Rafa, Nani, Ronaldo

    Suplentes: A. Lopes, Marafona; Vieirinha, R. Semedo, R. Carvalho, Eliseu; William, Adrien, A. Gomes; B. Silva, Quaresma, Eder

    Reservas: Eduardo; Ricardo, B. Alves; Tiago, Renato; Pizzi, Postiga

  • José S.
    Posted Maio 16, 2016 at 2:52 pm

    Boas

    Aprecio o bosingwa, pela imprevisibilidade e explosão em campo, além de ser muito consistente e rápido. Mas está também já algo velho (o que não é motivo atendendo aos casos existentes) e talvez fora do circuito sendo que seria injusto para os outros que foram também regulares e com mais tempo de jogo. Escolhas como cancelo e vieirinha como já foi referido. Ricardo também teria uma palavra a dizer, sendo até o mais polivalente de todos.
    Mas penso que as escolhas de FS para a lateral direita serão vieirinha e cedric. E compreende-se. Pois vieirinha foi o mais regular e empresta aquela consistência num flanco para o 4-4-2 losango de FS, sendo a parte mais defensiva a maior lacuna (todos sabemos que não é lateral de raiz), entrando ai o cedric pois, na minha humilde opinião, defensivamente é melhor (não sendo exuberante) que vieirinha e para mim, melhor que qualquer um dos outros, bosingwa incluído, sendo talvez o mais parecido, defensivamente.

    As escolhas de FS, como já afirmei várias vezes, não devem fugir muito disto. Entre os regulares e os preferidos e/ou mais usados e os que já estão fora de combate como o F. coentrão.

    GR: Patrício, A. Lopes e Eduardo;
    DD: Vieirinha e Cedric;
    DE: Eliseu e guerreiro;
    DC: Pepe, R. Carvalho, José Fonte e B. Alves;
    MDC: Danilo e William;
    MC/MOC: João Moutinho, J. Mário, André Gomes, Tiago/Adrien.
    Extremos: Nani, Quaresma, Rafa, B. Silva;
    Av: C. Ronaldo, Edér;

    Coloco C. Ronaldo como AV, como é normal de esperar e B. Silva como extremo por fazer a posição e jogar a 10 (assim como rafa).
    Há a velha questão de levar tiago ou não e quem sairá. Já debatemos muito isso e para mim entre tiago/adrien levava tiago pela sua carreira, experiência e história na selecção, onde será de certo o ultimo europeu e provavelmente a sua ultima fase final na selecção. Mas adrien de facto também merece, o que indo obrigaria a tirar outro elemento. Pondo de parte a hipótese de apenas levar 3 centrais, a escolha para mim cairia sempre em B. Silva o excluído, pois é o mais novo e o que pode e irá ser chamado nos próximos anos, assim como não teve uma época tão marcante como a anterior e até está a recuperar de uma lesão recente penso eu…
    A vermos com lógica teríamos de ver todos os factores, número de jogadores por posição, forma física dos jogadores, regularidade, experiência, etc. Mas por muito que até o seleccionador veja isso, existirá sempre outros factores externos a condicionar a convocatória.

    Amanha dissiparemos todas as duvidas.

    Que os 23 escolhidos honrem o nosso país, como têm o dever de fazer!!

    Cumprimentos a todos.

    • José S.
      Posted Maio 16, 2016 at 3:38 pm

      Sendo apenas mais um treinador de bancada aqui no blog e não tenho nem mais nem menos conhecimento que muitos aqui estão e apenas gosto de comentar e ouvir opiniões, gostava de colocar uma questão táctica interessante e apelo à vossa opinião.

      Para além do quase certo 4-4-2 que o FS irá apresentar, quer seja com alas ou em losango, e sei que o selecionador gosta da consistência defensiva, o que estaria de errado (ou não) se FS apresentasse um 4-3-2-1??
      Atendendo sempre às características do jogadores e às dificuldades e estratégia do adversário, qual seria o espanto se FS apresentasse uma táctica com uma linha defensiva de 4 elementos com vieirinha e guerreiro/eliseu nas laterais, um meio campo com danilo (ou william) a médio mais defensivo e 2 médios mais interiores (J.moutinho/adrien/ joão mario/andré gomes) 2 médios mais ofensivos, nani e rafa e ronaldo na frente.
      Bem sei que talvez seria uma táctica mais ofensiva, dependendo do critério e dos jogadores, assim como a frente tinha de ser bem móvel.
      Mas qual seria o espanto? E funcionaria? Haveria tempo de a aplicar ou ajustar?

      Cumps

    • Anónimo
      Posted Maio 16, 2016 at 5:03 pm

      José S, julgo que com esse 4-3-2-1 transformar-se ia num 4-3-3, como já foi experimentado várias vezes.

      FM

    • José S.
      Posted Maio 16, 2016 at 5:45 pm

      Boas FM,

      Não da maneira como estás a pensar.

      4-3-3 é jogar com 3 avançados, sendo dois deles médios-alas e ambos com muita mobilidade e obrigando a jogar com um avançado centro que apoie o ataque.
      Assim como o 4-5-1 é jogar com médios alas (extremos) e um ponta de referência e que rapidamente se transforma num 4-3-3.
      O que eu digo é jogar no interior do meio campo com os 3 médios a fazerem a cobertura na linha do meio campo e os dois ofensivos a jogar do interior para o exterior e a aparecerem na zona de finalização vindos de trás e não das alas.
      Obrigaria claro a dar os flancos aos laterais e uma boa coordenação.
      Há sempre um problema a fixação de ronaldo no centro, uma vez que ele não é ponta e muitas vezes se encontra mais encostado para um dos lados com deslocações para o centro.
      Corrigam-me se estiver a dizer alguma asneira…

      Cumps

  • estrela
    Posted Maio 16, 2016 at 3:09 pm

    Terminou o campeonato e tenho os meus 21 definidos q são concerteza diferentes dos vossos, passo a justificar: GR. Patrício e Anthony, outro qq ( parecem os mais forma). DD. Cancelo e Vierinha ( fazem os 2 meio campo e são competentes em todas) DC. Pepe Fonte Carvalho Semedo ( os mais em forma ) DE Guerreiro M Rui ( mais uma opção q faz meio campo e para mim o melhor de. a defender q vi está época ) Médios. W Carvalho , Danilo, Moutinho, Adrien, J Mario, A Gomes ( não há dúvidas ). AV. Ronaldo, Nani, Rafa, Eder ( os mais em forma ). Aqui levamos laterais q fazem meio campo e podem dar profundidade e aleamos a experiência é alguma juventude q pode ser necessária algumas alturas.

    • JSC
      Posted Maio 16, 2016 at 3:44 pm

      O Mário Rui daqueles que vi várias vezes foi o melhor defesa esquerdo sem dúvida, só tem mesmo um "problema" a altura, de resto lateral muito bom.

    • estrela
      Posted Maio 17, 2016 at 6:23 am

      Concordo, mesmo assim é o melhor que vi esta época a defender e em certos jogos podia ser útil, o Guerreiro e o Coliseu tem características mto semelhantes. Faltaram 2, o Bernardo e o Quaresma, se o Bernardo não puder ir levava o Ricardo Pereira, para além de jogar na defesa e no meio campo já jogou a avançado no sistema de 4-4-2.

  • William Tell
    Posted Maio 17, 2016 at 10:55 am

    Não estava à espera desta, mas surpreendentemente (para mim mesmo) concordo com o VM.

    E se (knock on wood) o Bernardo não puder ir por lesão?

    Renato (libertando o João Mário para terrenos mais avançados)?

    Diogo Jota, Iuri Medeiros ou Gélson Martins, que demonstraram muito?

    Pedro Santos? Varela? Vieirinha?

Deixa um comentário