Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O nº 8 do Visão de Mercado para o Mundial 2014

Aquele que é considerado o melhor médio português só marcou 1 golo esta época, o que diz bem das fragilidades, no momento ofensivo, da selecção nacional neste sector (claramente carente de um jogador de Top Mundial). 

O Visão de Mercado nomeia aqueles que deviam ser, na nossa opinião, os 23 eleitos por Paulo Bento para disputar o Mundial 2014: Com naturalidade João Moutinho será titular no Brasil, tem sido sempre assim com Paulo Bento e a menos que se lesione o nº 8 irá manter o seu estatuto enquanto PB for o seleccionador. Esperemos é que o seu rendimento no Mundial seja superior ao desta temporada. Apenas 1 golo e 7 assistências é pouco para quem custou 25 milhões de euros, o seu rendimento no Mónaco foi inclusive alvo de muitas críticas (esteve a anos Luz do que produziu James) e se as suas valias no processo defensivo são evidentes a verdade é que longe vão os tempos em que a selecção tinha um médio de Top Mundial como Paulo Sousa, Rui Costa ou Deco. Moutinho é forte tacticamente, lê o jogo como poucos, e a sua intensidade competitiva permite-lhe ser exímio na pressão, o problema é que, à semelhança do resto dos nossos médios (daí a falta de alguém como Danny), é limitado ao nível da construção, transporte de bola, capacidade para assumir o jogo e fazer a ligação entre o sector intermediário e o ataque.

As outras escolhas do VM:
Nº 1
Nº 2
Nº 3
Nº 5
Nº 12
Nº 14
Nº 15
Nº 16
Nº 21

0 Comentários

  • Pedro Costa
    Posted Maio 5, 2014 at 3:41 pm

    Pode não ter feito uma época excelente, mas é sempre um jogador que dá tudo e certamente que será dos melhores da selecção, como foi no Euro 2012. Jogador de top mundial que merecia estar a jogar num colosso tipo Real, Barça ou Man Utd, mas que infelizmente parece que nunca vai ter a oportunidade de jogar em nenhum desses clubes…

    • David Gomes
      Posted Maio 5, 2014 at 4:57 pm

      Creio que falta alguma dimensão física ao seu futebol e também ser mais forte em mais um ou outro capítulo técnico da parte ofensiva para poder almejar isso. Falta-lhe princicipalmente capacidade de remate. É que apesar de ser um 8, ele é um 8 um pouco mais ofensivo que defensivo

    • JPIRES
      Posted Maio 5, 2014 at 7:55 pm

      o mais cómico é que 90% nem viu os jogos do monaco e cinge-se a simples estatisticas inuteis ja que moutinho nunca teve faro para golo, moutinho continua o mesmo ou melhor grande jogador que faz nos mt falta. no euro 12 para mim foi o melhor de portugal ate o ronaldo ter resolvido os quartos contra a r. checa mas mesmo aí a assistencia foi do nosso 8 ;)

  • Tiago Martins
    Posted Maio 5, 2014 at 3:44 pm

    Indiscutível a todos os níveis na lista de convocados, devendo emparelhar com William Carvalho e Raul Meireles no meio campo.
    Esperava que tivesse maior impacto nos monegascos, ficando a torcer que no Mundial esteja ao nível que nos habituou (é um dos três jogadores mais influentes na selecção).

  • Jose Seabra
    Posted Maio 5, 2014 at 3:44 pm

    Não é por um médio marcar poucos golos que deixa de ser top mundial. Marcar golos não é a função dele. Moutinho no que faz esta naturalmente entre os 5 melhores médios do mundo. Na transição defensiva é provavelmente um dos 3 melhores do mundo. João Moutinho é top Mundial.

  • Rúben Cardoso
    Posted Maio 5, 2014 at 3:45 pm

    A par de Ronaldo, Pepe e Coentrão, é um dos indiscutíveis no 11 inicial da nossaq selecção. Nunca foi um médio de ataque, foi sim um pêndulo, um dínamo do meio-campo, aquilo a que chamamos um relógio suíço, pois ele é que temporiza o nosso jogo. Não lhe peçam para fazer grandes execuções em espaços curtos, nem fazer passes mágicos a rasgar defesas, porque ele não tem essas características. Mas em termos de pressão, inteligência e execução, é dos nossos melhores jogadores, e arrisco a dizer que, em forma, é um médio de top mundial.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2014 at 3:46 pm

    em tempos houve quem dissesse que 25M era um preço muito baixo por este jogador, e que 45M era exagerado pelo James. Enfim, neste momento não é o que interessa mas é bom relembrarmo-nos disto.

    O Moutinho sempre foi um jogador muito forte quando a equipa perde a bola e na pressão para a recuperar. Ofensivamente sempre foi um jogador com má relação com a baliza. Ainda assim é um jogador de grande rotação, e que tem boa qualidade de passe, claramente um dos indiscutiveis da nossa selecção.

    vicente

  • Diogo
    Posted Maio 5, 2014 at 3:49 pm

    Moutinho não é um número 10 como Rui Costa ou Deco, contudo não concordo com as criticas que lhe são apontadas aqui. É um médio que, concordo, deveria arriscar mais, sobretudo em termos de remates e finalização, não deixa de ser um médio excelente. Não devemos confundir a falta de um 10 puro com a qualidade do Moutinho, ele não tem culpa da conjuntura em que apareceu.

    Meio campo para o Mundial na minha opinião deveria ser: William Carvalho, João Moutinho e Raul Meireles (qualidade e experiência) ou Ruben Amorim (maior capacidade fisica e entrega).

    Saudações portistas!

  • João Dias
    Posted Maio 5, 2014 at 3:58 pm

    Discordo do VM quando diz que o Moutinho é frágil ofensivamente.
    Há poucos médios no mundo, com a qualidade de passe do Moutinho.
    Ainda me lembro dos passes açucarados que fez ao Ronaldo na Suécia.
    Só médios de top é que fazem o que ele faz

    • luis bcn
      Posted Maio 5, 2014 at 4:39 pm

      O Josue a atacar é 10 vezes melhor que o Moutinho…o Josue. Imagine outros. Eu sou portista conheco bem o Moutinho, é bom jogador mas nao é para mais do que um Porto, um Monaco ou semelhante. Nao tem lugar num 1 patamar como um Real, Barça ou City.

    • João Dias
      Posted Maio 5, 2014 at 4:50 pm

      O Josué é bom jogador, devia ser titular no Porto, mas não exageremos.
      O Moutinho é muito superior.

    • porquinhodaindia
      Posted Maio 5, 2014 at 4:51 pm

      Caro luis bcn,

      Concedo que Moutinho jamais atingirá um patamar de top (ainda assim o que vale chega e sobra para ser o melhor médio português) mas Josué não é 10 vezes Moutinho em coisa nenhuma!

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 7:02 pm

      Eu também sou portista, e acho que comparar Josue a Moutinho é pecado… Moutinho dá 10 a zero ou mais a Josue em todos os aspectos: competitividade, agressividade no jogo, qualidade técnica e de passe, visão de jogo etc… fogo quem viu o Porto de AVB jogar viu que Moutinho juntamente com Guarin/Belluschi era o pêndulo da equipa, fazendo uma posse de bola e abrindo espaços para Hulk, Varela e Falcão decidirem… Bons velhos tempos

      Luís Sousa

  • Rodrigo
    Posted Maio 5, 2014 at 4:26 pm

    Nao fez uma boa epoca claramente, mas e indiscutivel na nossa Selecçao porque e o nosso melhor medio e acredito que tera uma boa prestaçao no Mundial. A qualidade do Moutinho nao se ve nos numeros, isto e, raramente marcas golos e mesmo em assistencias nunca foi muito a sua praia, mas e um medio que da tudo em campo, bastante regular, forte no passe a rasgar a defesa adversaria (o jogo com a Suecia mostra o que pode fazer), que le o jogo como poucos (importantissima a forma como ocupa os espaços no meio-campo) e que tem uma resistencia impressionante.
    Sera fulcral te-lo em boa forma para fazermos um bom Mundial. No entanto, concordo que falta ao meio-campo portugues um jogador com outro perfume, isto e, alguem que seja mais forte no transporte de bola, que assuma o jogo e que tenha tambem qualidade na finalizaçao.

    • Ninja
      Posted Maio 5, 2014 at 4:56 pm

      Danny a 10? Ou um Veloso mais adiantado com William a trinco?

    • Rodrigo
      Posted Maio 5, 2014 at 5:00 pm

      Parece-me que de inicio e dificil um meio-campo em que o Danny seja um dos 3. O Danny nao e bem um 10, e um vagabundo, que precisa de espaço para percorrer o campo, aparecendo nas alas ou no meio e isso por vezes poderia desequilibrar a equipa, ja que ainda haveriam mais 3 unidades ofensivas. O William e o Moutinho em jogos mais pequenos poderiam segurar o meio-campo, mas o 3º medio sera sempre necessario de inicio no Mundial. Ainda assim, temo que o Paulo Bento nao leve esse jogador que na 2ª parte poderia mudar a forma de jogar e tornar a equipa mais ofensiva no meio-campo (Rafa, Danny, etc).
      Creio que William, Moutinho e Meireles sera o trio, uma vez que nao ha nenhum medio como o Deco que consiga fazer de 10 e ao mesmo tempo nao deixar de ser um dos elementos do meio, nao desequilibrando a equipa.

  • Renato
    Posted Maio 5, 2014 at 4:47 pm

    Se formos ver as últimas 5 épocas do Porto, as únicas duas em que nao foi campeao aconteceram quando ele nao esteve na equipa. Ele é que carregava a equipa ao colo e dava espaço aos artistas para decidirem, este ano o Porto nao tem ninguém que consiga pensar o jogo como ele.
    O facto do Moutinho se destacar pouco no Mónaco deve-se principalmente a imprensa que esperava dele mais golos e por isso o tem deitado a baixo, para além de que o treinador também nao é dos melhores.
    O Tiago quando esteve em Italia também nao esteve no seu melhor e no entanto nao é por isso que perdeu o seu valor.

  • Diogo Palma
    Posted Maio 5, 2014 at 4:48 pm

    O Moutinho é um 8 (dos melhores do mundo), muitos criam que ele fosse um 10 mas não é.
    Falta-lhe mais agressividade e capacidade de remate para ser um bom 10.

    Portugal precisa de mais poder ofensivo por isso pensei em utilizar Patricio, Pereira, Pepe, Alves, Coentrao, William, Moutinho, Nani, Danny, Ronaldo e Postiga, isto em jogos contra equipas mais fracas.
    Nos jogos contra seleções mais fortes tiraria o Nani ou Danny para por Meireles ou Veloso.

  • porquinhodaindia
    Posted Maio 5, 2014 at 4:52 pm

    A Seleção depende muito de Moutinho. É indiscutível.

  • Miguel
    Posted Maio 5, 2014 at 5:06 pm

    Aposto que este é dentro de campo o jogador preferido do Ronaldo ( é só ver os jogos do playoff ).

    Fundamental no Mundial.

  • van Basten
    Posted Maio 5, 2014 at 5:40 pm

    Mais um que não coloca dúvidas, quer nos 23 quer na equipa titular.

  • Leeuw
    Posted Maio 5, 2014 at 6:12 pm

    Titularíssimo ao lado de Meireles/Adrien e William/Veloso.

  • Anónimo
    Posted Maio 5, 2014 at 6:57 pm

    Não concordo com a opinião de que JM é fraco no transporte de bola, construção e muito menos na ligação entre defesa e ataque. JM é do melhor que o futebol nacional e europeu tem. Quem acompanhou o seu percurso no FCP sabe que ele é um jogador extremamente completo, essencial na manobra defensiva e ofensiva do FCP de AVB e com uma intensidade competitiva sempre no topo. Pode ter feito uma época fraca, mas não deixa de ter todos esses predicados. Eu sou um confesso fã de JM e acho que ele podia ter tido uma carreira muito mais brilhante num colosso Europeu, aliás acho que João Moutinho ao seu melhor nível não fica atrás de um Modric…

    Luís Sousa

    • VR
      Posted Maio 5, 2014 at 8:47 pm

      Acho que em termos de criatividade, remate, controlo de bola o Moutinho está e sempre esteve muito longe dos grandes europeus, como Modric, Pirlo, Gerrard, Lampard, Xavi, Iniesta, etc, etc. Sempre me espantei quando diziam que era um dos melhores do mundo, quando me lembro assim muito rápido dos nomes mencionados( e ainda podia dizer tantos outros). Concordo plenamente com a VM tanto nos pontos negativos como positivos,que sem duvida garra e inteligencia são coisas que não lhe faltam.

    • Anónimo
      Posted Maio 5, 2014 at 9:28 pm

      Não concordo. Moutinho menos criativo que Lampard e Gerrard? Não me parece. A Iniesta não vou comparar porq como Iniesta não há mais nenhum. Controlo de bola(excepto Iniesta) não vejo JM atrás dos outros que mencionaste. Quanto ao remate, JM é um jogador que não tem por hábito rematar à baliza, visto que joga um pouco mais recuado no terreno, mas quando o faz é quase sempre com muito perigo.

      Luís Sousa

  • Bruno Perneta Correia
    Posted Maio 5, 2014 at 8:45 pm

    É uma pena que Moutinho não tenha de facto uma qualidade ofensiva como Paulo Sousa por exemplo. No entanto, compará-lo com Rui Costa ou Deco é injusto pois Moutinho não é nem nunca foi, enquanto sénior, um 10.

    É um jogador fundamental no equilíbrio da Seleção Nacional, tanto nas transições defensivas como ofensivas, tacticamente muito bom, pressiona e passa bem, mas falta-lhe aquele rasgo de génio no último passe e capacidade de remate. Por essa razão sempre me fez confusão vê-lo a marcar livres no FCP, pois é claramente limitado nesse aspecto.

    Assim, temos um oito excelente, capaz de altas rotações e sempre constantes, grande pulmão mas ao lado dele deveríamos ter alguém que pensasse todo o jogo ofensivo e ter aquela criatividade de rasgar defesas com assistências de morte, algo que nem Meireles nem Veloso fazem (são aliás, na minha opinião, três jogadores diferentes mas no fundo muito parecidos). Daí achar que a presença de William a 6 irá favorecer Moutinho, dando-lhe maior liberdade.

    André Martins não tem ainda regularidade nem robustez física para ser o dez da selecção. Josué também não. Será Rafa um 10 de referencia a médio prazo? Será Carlos Mané uma solução (como já fez e bem no SCP)?

  • Filipe M
    Posted Maio 5, 2014 at 10:04 pm

    Se o Moutinho fosse tão bom com bola como é sem ela seria o melhor médio do Mundo. Mais do que criticar os defeitos, devemos enaltecer as suas qualidades pois trata-se de um jogador extraordinário. É actualmente o segundo elemento mais influente da Selecção depois de Ronaldo.

  • Marco De Jesus
    Posted Maio 12, 2014 at 5:06 am

    Se nao fosse o moutinho…nao tavamos no mundial…so isso basta para perceber a quqlidade deste grande jogador…nunca foi um jogador de muitos golos…mas é o motor da selecao..sem o moutinho a seleccao nao joga..

Deixa um comentário