Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

«O que queres ser quando fores grande?»

Tic tac, tic tac, tic tac. Aula de estudo do meio, o tempo insiste em não passar. A impaciência começa a instalar-se, à medida que o relógio avança em contagem decrescente para o intervalo grande. Após períodos infindáveis de espera, soa a campainha, o que (quase) equivale a dizer ao apito do árbitro para o início da final do Campeonato do Mundo. Durante 25 minutos a felicidade invade o corpo dos gaiatos que, nessa altura, são impotentes para perceber que se trata de um dos períodos mais belos e serenos da sua vida. Replicá-lo só estará ao alcance de muito poucos, possivelmente, dos predestinados que, um dia, colocarão a mão no peito enquanto entoam o hino da sua nação. Aos outros, aos desafortunados sobejam as nostalgias. Nostalgias de quem, noutrora, se viu confrontado com a questão “O que queres ser quando fores grande?”. A resposta pronta: “Jogador de Futebol”.
Gianluigi Donnarumma, 16 anos, 1.97m. À primeira vista, pode parecer um jovem com capacidades lustrosas para vingar no mundo da NBA. Puro engano! Trata-se do dono da baliza – nas duas últimas partidas – de um dos mais famigerados clubes do futebol mundial. Ultrapassado recentemente o período pubertário, o jovem italiano que, segundo se sabe, foi desde tenra idade (mais tenra ainda!) ‘manietado’ – num caso menos sintomático que as ginastas chinesas – para brilhar nas balizas dos grandes ‘teatros’ europeus, salta do anonimato para a ribalta, qual Justin Bieber, e deixa os amantes do futebol mundial, em particular os rossoneri, com água na boca. Os supersticiosos dirão que o primeiro nome não é acidental. Caso não, Gianluigi terá fortes possibilidades de ser incluído no restrito lote supramencionado, seguindo as pisadas do legendário Gigi Buffon…
O feito de Donnarumma tem-se propagado – se bem que com mais algumas ‘velas sopradas’ – por esses palcos do futebol europeu. Em Portugal, há Neves, Guedes ou Jota. Num panorama internacional, poderiam ser incluídos Weigl, Martial ou Živković. Enfim, uma catadupa de jovens que buscam um “lugar ao sol”.
Mas, afinal, quais são os ingredientes necessários para passar de ‘sprinter’ a ‘camisola amarela’?
a) Sistema tático/Ideologias de jogo congruentes com as características do jogador (mecânico?) – pode transluzir um subterfúgio: “o bom jogador joga em qualquer posição”. A mecanização de ideias de jogo começa a ser uma realidade nos escalões de formação. Ilustrando com um exemplo radical: jogador acostumado a privilegiar a posse durante largos períodos do seu crescimento – em que tocar na redondinha se afigurava como “prato do dia” – estará capacitado a jogar numa equipa de transição rápida, em que os toques na bola se podem condensar a meia dúzia?
b) Treinador arrojado, capaz de preconizar e pacientar – lançar ‘às feras’ jovens de tenra idade não está ao alcance de todos. Ganhar no imediato é, no futebol contemporâneo, uma realidade vincadíssima. Salvo raras exceções, a maioria dos executantes apresenta-se como um projeto, que precisa ser consolidado para obtenção do produto final. Limar arestas tem duração indeterminada e, para o ‘resultadismo’, pode não existir compaginação.
c) O aspeto mental – nascer com “bons pés” não é necessariamente análogo a “shalom” nas situações adversas ao jogo. Enveredar a camisola da equipa principal – escondam-se as balanças – comporta mais peso que o ‘habitué’. A juntar às diferenças no auditório: 150 indivíduos não provocam a “tremedeira” que 30 mil instigam.
d) Comportamento ‘fora das 4 linhas’ – o futebol abre portas com fechaduras dúbias: a persuasão dos agentes e as atrações noturnas são dois de vários exemplos. Esquecer uma janela aberta, pode causar uma intempérie nefasta…
e) Balneário – a mescla de jogadores de um plantel assume papel significante. O conflito de 20/25 personalidades é um desafio complexo e integrar jovens promissores nem sempre é visto com “bons olhos” por parte de alguns elementos. Perder o lugar para um ‘miúdo’ de 18/19 anos é, por vezes, um rude golpe na cabeça de um veterano e um “mau balneário” pode hipotecar o sucesso individual e/ou coletivo.
f) Trabalho/talento – um binómio repisado – e que deve assumir um compromisso perpétuo – até à exaustão e, presumivelmente, com a maior percentagem para granjear o estrelato. É fundamental encontrar um equilíbrio, capaz de potenciar as características do atleta, elevando-o ao patamar máximo dos seus recursos.
O rebento de CR7 é mais conhecido que Fábio Paim. O ciclo de vida das trivelas de Quaresma coaduna-se com as indicações de um maestro para o seu elenco. Moutinho foi capitão aos 20, Neves aos 18… Presságios?


Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Renato Santarem

0 Comentários

  • Bernardo Silva
    Posted Novembro 1, 2015 at 12:09 pm

    Texto brilhante, Neves e Guedes se atingirem os níveis esperados serão certamente dos melhores do Mundo nas suas respetivas posições.

    • Jesus_SCP
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:20 pm

      O Neves estou plenamente de acordo, agora o Guedes não tenho tantas certezas. O que lhe vai valendo são os golos que tem marcado porque em termos de exibições não tem estado nada de especial, parece me uma questão de tempo até ser ultrapassado pelo Carcela e não esquecer que o Salvio dentro de uns meses está recuperado.

    • Afonso Teixeira
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:46 pm

      Nenhum jogador se faz de um dia para o outro. O Gonçalo Guedes de 2015 é muito mais completo do que o Gonçalo Guedes de 2014. E o de 2016 vai ser ainda melhor se a aposta continuar e ele continuar a sua evolução nos treinos e nos jogos. Tem apenas 18 anos. Se a lógica funcionar e tiver espaço e liberdade para se expressar cada vez mais no plantel do Benfica, quando tiver 21 ou 22 anos será sem dúvida um dos motores incontestáveis da equipa. Mas como sempre o caminho faz-se caminhando. E mesmo se for ultrapassado pelo Carcela, não tem problema nenhum, competição interna nunca fez mal a ninguém e é isso que faz os jogadores transcenderem-se e atingirem patamares superiores.

    • Anónimo
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:53 pm

      Guedes não é tao bom como pensam, ele so mais um hype da comunicacao social portuguesa

      Pedro serodio

    • Anónimo
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:55 pm

      O que lhe vai valendo são os golos… Pois. A ele e a muitos. Eu diria que os golos também contam qualquer coisa. Na minha opinião ele renderia mais numa equipa que jogasse em 4-3-3, em que não tivesse responsabilidades na construção. No Benfica, com Samaris + um 8 + Gaitan a 10, ele ia jogar mais próximo da baliza, o que seria fantástico para ele. Ele finaliza e cruza bem, no último terço do campo o rapaz é perigoso. Vejo muitas qualidades no miúdo. Há uns tempos viriam para aqui dizer que o Gelson é melhor, ontem já diziam que o Matheus é melhor que o Gelson. Não é preciso ser-se vertiginoso para ser fantástico.

      Bruno

    • Visconde de Alvalade
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:59 pm

      Subscrevo Jesus_SCP e acrescento que Matheus Perereira tem muito mais potencial que Guedes que está muito sobre valorizado. talvez pelo publico não se ter habituado a ver portugueses tão jovens a actuar no Benfica e quem diz Benfica diz Porto.

    • Rui Magalhaes
      Posted Novembro 1, 2015 at 1:05 pm

      Visconde de Alvalade, ou os portugueses não estarem habitados a ver um extremo com cultura tática e fazer sempre o que o treinador pede e a equipa (Guedes) de um extremo que aparece todos os anos e sabe fazer meia dúzias de fintas e já é o próximo Ronaldo de Alvalade mas nem defender sabe ( Matheus).

    • LH
      Posted Novembro 1, 2015 at 1:44 pm

      O Guedes marca golos, é titular no Benfica (um clubezeco qualquer, obviamente) e na selecção nacional, mas é só hype. Sim, porque o potencial ( "Diz-se de um modo gramatical que designa a possibilidade" fonte priberam) do Matheus já é a valer. Isto é, o pseudo é muito mais factual do que o efetivo.

    • Carlos António
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:22 pm

      LH, o Guedes é titular da selecção nacional?

    • Diogo JR
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:27 pm

      Individualmente, Matheus é superior a Guedes, mas se me pedissem para escolher um dos dois para ter na minha equipa, eu escolheria o Guedes sem dúvida, e viu-se bem o trabalho que tem feito quando Nélson Semedo foi à seleção, notou-se que faltava algo naquele corredor direito, notou-se a falta de apoio defensivo, Semedo é o que é hoje muito graças ao Guedes, faz-me lembrar o Varela quando era mais novo, tem um rasgo individual uma vez ou outra mas é um dos elementos mais importantes para a equipa pelo que ajuda a defender, só espero que Guedes continue a desenvolver, de preferência fora do Benfica, porque a seleção já precisa de outro extremo assim.

    • Pedro Silva
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:28 pm

      O Matheus parece ter mais talento nos pés que o Guedes, mas o Guedes pode muito bem vir a ser um excelente jogador. Veja-se o exemplo do William Carvalho, andou pelo Cercle Brugge e depois veio o jogador que veio, o que interessa é como continuam a evoluir.
      Sou Sportinguista, e espero que todos os talentos portugueses sejam aquilo que parecem vir a ser ou até melhores! A selecção agradece e prefiro enfrentar jogadores muito portugueses do que muitos estrangeiros muitas vezes só assim assim.

    • MosqueteiroSLB
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:41 pm

      Realmente o Guedes é fruto da comunicação social portuguesa. O facto de ter estado no 11 do ano da youth champions league sendo júnior de primeiro ano é fruto da influência do Benfica. O facto de ter sido pretendido por vários clubes de topo, quando jogava na 2º divisão sendo júnior também se deve a isso.
      O facto de ter sido elogiado pelo Simeone (treinador fraquíssimo),e nessa mesma semana, no seu primeiro ano de sénior, ter resolvido um jogo num estádio dificílimo em Madrid (eu sei que não é o Skenderbeu). também foi pura sorte.
      Realmente o que lhe vai valendo são os golos e assistências… fosse ele mais como o Ronaldo e se destacasse pelas suas exibições. Defender? Nunca o vi no meio-campo defensivo do Benfica…

      Esta comunicação social portuguesa… sempre tão tendenciosa. Ainda me lembro quando o produto da mesma era o Bernardo Silva… até a comunicação social francesa se deixou levar.
      E quando foi com o André Gomes? Aí enganámos a comunicação social espanhola.
      E com o Cancelo?
      E isto só a falar em portugueses, porque se falarmos em estrangeiros foram só flop's feitos pela comunicação social portuguesa que lá fora nunca fizeram nada.

    • LH
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:48 pm

      Carlos António, Sub-21. Ou por ser nesta categoria já é a "selecção Distrital"?!

    • Bernardo Silva
      Posted Novembro 1, 2015 at 3:25 pm

      É sem dúvida feito pela comunicação social, até porque 4 assistência e 2 golos nas primeiras 8 jornadas da liga e resolver um jogo da Champions num campo onde é muito dificil ganhar é algo facílimo e qualquer um o faz, nunca percebi o porquê de ele sequer jogar na primeira liga mas pronto..

    • Rui Amaral
      Posted Novembro 1, 2015 at 4:11 pm

      Neves craque incrivel!
      Guedes hype
      Matheus underrated

    • Anónimo
      Posted Novembro 1, 2015 at 7:31 pm

      Diogo JR, Semedo é o que é hoje graças a Guedes? Bem, até parece que estamos a falar de jogadores consagrados e com provas dadas… Um fez meia dúzidas de jogos (ou nem isso) a um bom nível, foi à seleção onde só meteu água e parece pelos relatos uma estrela. O outro quando se pede criatividade na posição é o que se vê, jogador muito esforçado, mas só isso não chega.
      Rui Pedro

    • Diogo JR
      Posted Novembro 1, 2015 at 8:04 pm

      Rui Pedro,

      O lado direito do Benfica tem funcionado muito bem graças à aliança Semedo-Guedes, basta tirar um de lá que se nota logo a diferença, tirando o jogo com o Tondela (que não vi, mas pelo resultado não parecem ter tido grandes dificuldades), o lado direito do Benfica não funcionou sem a dupla de miúdos… Pessoalmente, não sou fã de nenhum deles, e do Benfica só queria o Gaitán no meu Porto, mas entre ter Guedes ou Matheus na minha equipa, preferia o Guedes, felizmente no Porto temos um lateral que faz bem o corredor todo e com alguma facilidade, mas, por exemplo, no Sporting acredito que o lado direito ficaria muito mais forte com Guedes, porque João Pereira não chega para defender, e Guedes daria uma ajuda preciosa a fechar o corredor.

    • Anónimo
      Posted Novembro 1, 2015 at 8:12 pm

      Compreendo os argumentos, mas não concordo com o ponto de vista, acho que equipas deste tipo que passam a maior parte do tempo a atacar face a adversários fechados têm de ter a mais valia prioritária na imprevisibilidade dos avançados. Se conseguirem defender bem, melhor ainda. Mas a escolher entre um bom avançado que defende mal e um razoávvel que defende bem, prefiro a primeira opção. E a melhorar que seja na posição de defesa.
      Rui Pedro

    • Diogo JR
      Posted Novembro 1, 2015 at 11:56 pm

      Rui Pedro,

      Compreendo, mas não percebo esta desvalorização constante às equipas portuguesas, em 15 equipas (sem contar com os 3 grandes) pelo menos 12 têm jogadores na frente capazes de fazer estragos em contra ataques… Um dos exemplos que dou sempre neste tipo de situações é da equipa do Porto com Villas Boas, jogávamos com Hulk à direita e Sapunaru a DD, Sapunaru era muito seguro a defender e Hulk chegava e sobrava para atacar o corredor direito, mas do outro lado tínhamos o Álvaro Pereira, lateral muito ofensivo mas que por vezes fechava mal, e por isso jogava o Varela lá, sempre que fosse preciso o Varela fechava o corredor, muita gente não se apercebe da importância de extremos assim porque esperam apenas que os extremos tenham aqueles rasgos individuais, mas por vezes saber fechar o corredor para poder combinar com o lateral é mais importante do que fazer uma finta e meter a bola para a área

  • ACT7
    Posted Novembro 1, 2015 at 12:29 pm

    Olho para os dois meninos da foto e vem logo a ideia e é sonho de qualquer um que gosta de futebol. Mas estes dois meninos tem apenas 18 anos, tem sim no BI, incrível a maturidade que estes apresentam dentro de campo Rubén Neves encanta pela qualidade de passe, pelo capacidade de fazer a equipa jogar, mesmo com 18 anos no meio de jogadores como Casillas e Maxi este jovem é capitão é um líder dentro de campo incrível a qualidade de Rubén Neves. Depois no Benfica existe outro menino que embora não deslumbre com uma finta xpto é o protótipo de jogador que todos os treinadores gostam, esforçado, cumpre a defender, não tem medo de ter a bola e tem boa capacidade de finalização, assiste os colegas e ocupa muitas vezes o espaço interior para permitir a subida do lateral.
    Estão aqui dois jovens que podem continuar a dar visibilidade ao nosso país no futuro.
    De referir também o guarda redes do Milan, se já com 16 anos é difícil jogar numa equipa nos principais campeonatos da Europa então sendo gr é uma posição característica que exige muita maturidade e responsabilidade mais complicado se torna.

    • Afonso Teixeira
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:50 pm

      Também o Scuffet era titularíssimo da Udinese com 16 ou 17 anos e agora nem calça com 19 anos. Teve de ser emprestado ao modesto Como para poder jogar com regularidade.

      Isto de apostar em jogadores de 16 anos é mais manobra de marketing do que outra coisa. O corpo deles ainda vai mudar muito (peso, reflexos, agilidade) e é impossível de dizer se vão atingir o topo. Com 19 ou 20 anos sim, já se tem uma ideia, mas com 16 são ainda projectos muito mas muito inacabados e incertos. Por vezes mais vale manterem-nos no anonimato mais uns anos de forma a poderem lidar com a pressão de uma outra forma quando forem mais maduros.

    • João Lains
      Posted Novembro 1, 2015 at 3:39 pm

      Antes de avançar para a aquisição de Oblak, o Atlético de Madrid apresentou uma proposta por Scuffet, rejeitada pelo próprio, que julgava ter em Udine todas as condições para evoluir. No entanto, sofreu uma lesão antes do arranque da temporada e Stramaccioni viu-se obrigado a confiar a titularidade a Karnezis, que correspondeu com excelentes exibições (várias defesas entre as melhores da jornada). Strama até fez questão de justificar publicamente as suas escolhas, sustentadas no excelente momento de forma do grego, mas que isto, em nada reduzia a confiança do clube no futuro de Scuffet. É óbvio que isto soa a conversa fiada. O empréstimo a uma equipa da Série B na janela de inverno, esteve próximo de se consumar só não perguntem porque tal não aconteceu.

    • ACT7
      Posted Novembro 1, 2015 at 4:26 pm

      Apenas referi que Gr é uma posição que não é muito fácil para um jovem de 16 anos. Talvez para um treinador seja mais fácil colocar um de 16 anos a avançado ou extemo do que colocar um de 18 na baliza…

  • gonçalo Duarte
    Posted Novembro 1, 2015 at 12:32 pm

    Texto brilhante,acho que Matheus e Jota vão agarrar este estatuto também.
    É muito interessante a análise que fazes ás condições para singrar na equipa A,adicionava aí também o momento de forma da equipa,pode parecer mais fácil lançar um jovem quando as coisas nao estão a correr bem mas se os adeptos começarem a perder a fé nos jogadores e na equipa fica tudo mais complicado para o jovem

    • Vital Moreira
      Posted Novembro 1, 2015 at 12:55 pm

      O pior no que toca a aposta em jogadores bastante jovens é meter-lhes na cabeça que a aposta recai no seu potencial e não no seu valor imediato. Muitos pensam que já atingiram o máximo e deixam pura e simplesmente de evoluir, de querer mais, de ter fome por patamares superiores. Não sei se por exemplo jogadores como o Jota do Paços, o Dálcio do Belenenses, Horta do Setubal ou Monte do Rio Ave estão satisfeitos e confortáveis por já estarem neste patamar tão cedo e esquecem-se que podem evoluir muito mas muito mais.

    • gonçalo Duarte
      Posted Novembro 1, 2015 at 1:10 pm

      Concordo,Jota do paços parece estar a motivadone a evoluir,mas no caso de Dalcio e Horta parecem ter-se acomodados ou até estagnado pode ter sido isso que disseste ou podem ter percebido que não iam chegar ao topo e ao terem chegado a clubes financeiramente muito superiores aos seus anteriores contentaram-se com a independência financeira…

  • Miguel Simpson
    Posted Novembro 1, 2015 at 12:51 pm

    Excelente texto, acho que o Rúben Neves vai ter um excelente futuro pela frente, já o Gonçalo Guedes sinceramente não percebo o "hype" à volta deste miúdo, tenho visto as suas exibições e não vejo nada por aí além, podem dizer o que quiserem mas eu continuo a achar o Gelson superior, ainda ontem teve pormenores onde demonstrou grande inteligência tática portanto esperem para ver a evolução que cada um vai ter…

    • Primo88
      Posted Novembro 1, 2015 at 1:54 pm

      Agora começo a entender o sobrenome Simpson,tu és realmente engraçado!
      No momento quem é o melhor,quem se tem destacado mais? Essas tentativas de desvalorizar tudo que vista de vermelho já começa a ser um pouco doentio…mais seriedade sff!!!

    • ACT7
      Posted Novembro 1, 2015 at 4:32 pm

      Miguel a questão é que o Gelson faz uma arrancada faz levantar o estádio e perde a bola enquanto que Guedes é um jogador mais de equipa e pode resolver mais jogos. Agora não peças ao guedes para fintar 3 defesas. Mas podes pedir ao guedes apoio defensivo, jogo interior, lança-lo nas costas dos defesas e finalizar. O gelson é um jogador com talento fácilmente finta 2 ou 3 e de seguida desaparece. Joao pereira nao e craque mas com Gelson defende muito pior do que com João Mário. As vezes é fácil mandar a baixo o JP mas temos que ver quem joga a sua frente e o apoia.

    • cards
      Posted Novembro 1, 2015 at 8:38 pm

      Gonçalo Guedes tem mais títulos que Ruben Neves e Gelson juntos

    • Emanuel Monteiro
      Posted Novembro 2, 2015 at 6:08 pm

      Cards. O seu comentario é muito inglorio. Titulos sao os que fazem os bons jogadores? Teorias…

  • João Dias
    Posted Novembro 1, 2015 at 12:51 pm

    Texto divinal, Renato.

    Gonçalo Guedes e Rúben Neves, se confirmarem todo o talento que apresentam serão dois jogadores de top europeu e mundial.

    O facto de estarem a despontar com tanta qualidade em dois dos clubes com maior número de jogadores estrangeiros em todo o mundo diz muito do que é a valia deles. Chamam-se predestinadados.

    Sobre o Diogo Jota, mantenho a ideia. É um fora de série. O problema do seu pouco mediatismo é não estar ligado a nenhum dos 3 grandes porque se tivesse já estaria noutro patamar a nível de valorização.
    Em nada fica a dever a qualquer jogador formado no Benfica, Porto ou Sporting e não duvido que atingirá um patamar de top tal como o seu talento configura.
    Já devia merecer outra atenção por parte do Rui Jorge.

    • max alves
      Posted Novembro 1, 2015 at 2:24 pm

      Diogo jota fora de série…já li de tudo,ja concordei e discordei de voce joão…mas me arrisco a dizer que essa foi a menção mais estúpida que já vi,mas respeito tua opnião.

    • João Dias
      Posted Novembro 1, 2015 at 4:22 pm

      Max, começa a ver os jogos do Paços…

    • Anónimo
      Posted Novembro 1, 2015 at 4:57 pm

      Fora de série talvez seja exagerado, mas que é um jogador interessantíssimo para a idade que tem lá isso é! Gostava que o Porto o "amarra.se" o mais rápido possível. ;)

      Nobre

    • m1950
      Posted Novembro 1, 2015 at 5:33 pm

      João Dias , ele tem de começar a ver os jogos do Paços, tal como você viu o Galatasaray – Benfica , e disse que um jogador que nem sequer jogou fez uma excelente exibição.

  • Anónimo
    Posted Novembro 1, 2015 at 8:19 pm

    Lembro que Renato Sanches, Moreto Cassamá, Ruben Neves são craques de tenra idade, a somar a João Mário, André Gomes, Bernardo Silva, Rony Lopes, William Carvalho, Bruno Fernandes. Que meio campo estrondoso para a próxima década! (Nem falei das outras posições.)
    Moreto tem de ter sorte no FCP, o digno sucessor de Deco.

    Ass: Rui Sá Costa

    • Hugo Moura
      Posted Novembro 1, 2015 at 9:26 pm

      Moreto estagnou completamente. Nao evoluiu fisicamente. Quem ve os jogos dos juniores do Porto sabe do que falo. Parece um jogador de 15 anos a jogar nos juniores. Dá tudo o que tem em campo, mas perdeu metade da magia. Está mais trabalhador e menos desiquilibrador. Muito por culpa do seu fragil físico.

  • José Gonçalo
    Posted Novembro 2, 2015 at 12:42 am

    Não esquecer que Ruben Neves deu os primeiros passos na equipa principal na época passada e o Guedes só esta época teve essa oportunidade. Não esquecer também que o Guedes está também a jogar numa posição que não é a habitual. Penso que os dois têm excelente potencial mas que o Ruben Neves, está uma etapa de desenvolvimento à frente do Guedes por já levar mais tempo na equipa principal. Venham mais!

Deixa um comentário