Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que tem em comum os 10 melhores avançados centro do Mundo?

Tal como na definição de Filosofia, não existe uma resposta correta a esta questão. Estes 10 atletas têm em comum diversas características, a mais conhecida a capacidade de marcar golos, no entanto, uma delas está na génese de um problema com o qual todos os grandes clubes do mundo lidam. Por exemplo, a falta de um avançado português de qualidade acima da média, ou pelo menos com um valor semelhante à dos nossos melhores alas, médios ou centrais, é um problema crónico e que já preencheu muitas páginas de jornais, no entanto, e como iremos ver, trata-se de um sintoma do qual todas as seleções nacionais padecem ou irão, muito brevemente, padecer, isto, numa era em que estamos a assistir à “extinção” do ponta-de-lança  europeu de classe mundial.

Para compreendermos esta teoria, basta enunciarmos numa lista os 10 melhores pontas-de-lança da atualidade e, de seguida, dedicar algum tempo a consultar o histórico de clubes por onde passaram, incidindo particular destaque sobre o(s) seu(s) clube(s) de formação. A realidade não podia ser mais evidente, nenhum deles realizou a sua formação num clube de topo, num colosso à escala mundial. Os “9’s” de eleição da atual elite da modalidade foram antes escalando degraus até pisarem os “gramados” mais verdejantes do desporto rei (mesmo contemplando neste elenco os denominados “falsos 9”, somente Lionel Messi e Thomas Müller se diferenciam do perfil traçado, assumindo, portanto, uma representatividade irrisória). Provavelmente, o último verdadeiro ponta-de-lança a alcançar tamanha proeza foi Raúl González, a lenda viva do Real Madrid, que tendo realizado a sua estreia aos 17 anos, por lá se manteve até aos 33, altura em que viria a ingressar os alemães do Schalke 04.

Ainda que atravessemos uma era onde o jovem é altamente valorizado, a posição de ponta-de-lança é uma das poucas (senão a única) em que os jogadores continuam a ter de completar todas as etapas de formação profissional. De resto, não é concebível que num clube, para o qual a conquista de títulos é imperativa, exista margem para o desenvolvimento e progressão de um jogador que atue numa posição cirúrgica como a de ponta-de-lança, pois a equipa não se pode dar ao luxo de ficar em branco enquanto o jogador se adapta e acomoda ao futebol profissional. É, portanto, natural que os clubes de top apetrechem o seu ataque com jogadores de créditos firmados e que garantam resultados, servindo-se de clubes de “classe média alta” como verdadeiras barrigas de aluguer, onde os jogadores são moldados e lapidados até atingirem o grau de maturidade competitiva e de excelência que lhes permita atuar num clube de maior dimensão.
Por muito que apregoemos uma maior aposta na formação e que esta seja um motivo de regozijo por parte dos adeptos e, por vezes, um pretexto propagandístico por parte da administração de alguns clubes, basta deixarmos a hipocrisia de lado por uns momentos e assumirmos que nenhum adepto dos “três grandes” nacionais está disposto a ver o seu clube correr o risco de perder pontos preciosos na corrida pelo título pelo simples facto de estar a apostar num jovem ponta-de-lança da formação. Se tal se verificasse, o resultado mais provável seria a perda de pontos e o acrescer da pressão sobre o jogador que, subjugado ao escrutínio de adeptos menos ponderados e de uma comunicação social ao estilo da Inquisição, seria usado como bode expiatório para justificar os resultados menos abonatórios de toda uma equipa. Agora, contemplemos semelhante cenário, aplicando-o desta feita a clubes como o Real Madrid, Chelsea, Barcelona, Bayer Munique, etc., que se assumem como candidatos à conquista, não só das competições domésticas, como também da Champions League.
A verdade, por vezes, é dura e difícil de aceitar, no entanto, um grande clube lida com uma pressão astronómica dia-a-dia e em pleno século XXI não existe lugar para a aplicação de planos de médio/longo prazo, pois os resultados têm de ser imediatos e esta conceção tecnológico-produtivista, característica do paradigma do futebol contemporâneo, não é passível de ser conciliada com a aposta e valorização intensiva das camadas de formação, pois se de um lado da balança temos a “autarcia”, do outro temos a competitividade, e no final do dia é esta última a mais significativa, seja para a administração do clube, seja para a sua massa adepta.

Visão do Leitor (perceba melhor como pode colaborar com o VM aqui!): Pedro Pateira

0 Comentários

  • marcelo branco
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:05 am

    Onde esta Jackson Martinez nesta lista ? Para mim neste momento dos melhores 5 pontas de lança do mundo!
    Sou do benfica mas Cha-Cha-Cha merece estar ai.

    • Pedro
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:08 am

      Qual lista? Uma foto é uma lista? Custa assim tanto ler? No post não vejo nenhuma lista.

      O que o VM está a dizer é que nenhum dos 10 melhores avançados do Mundo foi formado num clube de top.

    • Avbbs
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:18 am

      Concordo, o Jackson está no 10 melhores PLs do mundo neste momento mas infelizmente acho que não é muito valorizado no estrangeiro e acredito que isso seja por culpa da sua idade. Sim é só um número, e tendo em conta as inúmeras boas exibições esta época é um numero que engana muito. Isto tudo para dizer que acho que vai ser difícil o Porto o vender por 30 milhões embora nao tenha duvidas que ele os vale. Como portista, espero estar enganado…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:20 am

      Acho que não perceberam bem o teor do post

    • Don Corleone
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:24 am

      Sturridge, Kun Aguero, Robert Lewandowski, Benzema, Ibra, Suaréz, Diego Costa, Kane, Cavani, Bony, Falcao, RVP, Dzeko. A 100% diria que qualquer um destes é melhor que Jackson.
      Depois numa segunda linha temos Jovetic, Negredo, Lukaku e inúmeros outros que, pelo menos na minha opinião, são tão bons ou melhores que Jackson, já sem contar com os Mullers, Ronaldos, Messis e Neymares desta vida, que também passam muito tempo em campo na zona do ponta de lança, apesar de jogarem noutra posição.
      Melhores 5? Nem perto, agora top 20 talvez.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:33 am

      O Lukaku, Negredo e Jovetic são melhores que o Jackson em quê?? teoria?? é que ultimamente têm feito pouco ou nada.

      E o Kane já é melhor por estar a fazer uma excelente época?? o Charlie Austin tem mais 6 golos que o Kane na Premier League, também já é melhor??

      Desses que falaste só considero apenas Aguero, Lewandowski, Benzema, Ibra, Suárez, Diego Costa, RVP e Dzeko melhores que o Jackson, depois o Jackson não deve nada ao Bony e o Falcao e o Cavani também estão aquém do que podem fazer, a teoria é válida mas é preciso comprovar dentro do campo e o Jackson está à frente de alguns desses na prática.

    • Don Corleone
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:42 am

      Repito, a 100% qualquer um deles não fica nada a dever ao Jackson.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:25 am

      Que não ficam a dever é uma coisa, outra é dizeres que são superiores, acho que todos a 100% e no seu melhor rendimento há ali alguns que são superiores ao Jackson e outros que não são superiores ao Jackson (são semelhantes, no máximo).

      Mas não vou ateimar, o Jackson no fim da época deve dar o "salto" e só aí poderemos ver realmente o que ele vale num colosso e num campeonato Top3.

    • Ricardo C98
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 7:41 am

      Devias deixar o teu benfiquismo um pouco de parte…

      Cumprimentos

    • Diospiro
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 8:38 am

      Don corleone, 1º eram melhores, agora ja nao lhe ficam a dever nada, o que vem a seguir? vamos la manter a coerencia.
      Jackson é um Pl, completo como à muito nao se ve em Portugal e estará facilmente no Top 10 para as equipas que jogam apenas com 1 Avançado. Um pouco mais de agilidade e ter a sorte de vir mais cedo para a Europa e seria um caso serio mundial.

      Por mim ficaria muitos anos no Porto, (prefiro-o ao Falcao por ex) mas ja sabemos que nao funciona assim. Aposto numa transferencia de 25M + objectivos e o quanto gostava que fosse para o Arsenal .

      Saladas

    • Rui Sousa
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 9:21 am

      Don Corleone,

      A 100%, o Mantorras foi o melhor avançado centro que existe.
      A 100%, o Anderson é actualmente o melhor "10" que existe.
      A 100%, o Nani está no top5 ou top10 dos melhores alas do Mundo.

      Um acabou a carreira por lesões, outro foi agora para o Brasil pela porta pequena e o outro teve de vir para o Sporting para relançar a carreira. Estou de acordo com o Kakal quando ele vinca que tem de se avaliar o jogador pelo que faz no momento/época, até porque o post refere os 10 melhores da actualidade.
      Por exemplo, o Jovetic que saiu da fiorentina ainda está longe de ser ver no Man City, e já lá vão quase duas épocas….

      Cumps,

    • Super Dragão
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 9:42 am

      Jackson é superior a Sturridge, Kane, Cavani, Bony, Falcao, Dzeko e ao actual RVP… nem vou falar dos segundos nomes que é uma lista ridicula

    • JSC
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 11:27 am

      O Giroud é um pouco desprezado, mas penso que encaixa bem no Arsenal eles precisam é um bom avançado suplente, de um ou dois defesas centrais, veremos como voltam os que estão lesionados, de um médio defensivo e de um guarda-redes de resto tem excelentes jogadores. Não vale a pena estar a gastar esse dinheiro todo no Jackson.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:20 pm

      Sturridge tem estado lesionado, Cavani em baixo de forma e Bony vai agora para um grande clube. Para mim, são os 3 melhores que Jackson, mas Jackson é também um grand PL, claramente um dos melhores.

      O meu favorito é Benzema, gostava de o ver fora do Real. Tem um estilo de jogo que eu aprecio muito, e é simplesmente fabuloso. Aparece tanto em jogos grandes como em pequenos, e é muito completo.

      Bruno

    • luis la liga
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:29 pm

      O jackson foi suplente no mundial pela colombia. Nunca jogou num grande campeonato europeu. Que top 10? O gomis tb esteve 3 epocas seguidas a marcar mais de 20 golos e agora so tem 4. Na minha opinião nem top20.

  • Kafka I
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:06 am

    Mais um post genial e que concordo em grande parte com o mesmo…

    Talvez estenderia a posição de ponta de lança à de guarda redes, como as 2 posições demasiado especificas e menos "tolerantes" ao erro, e que os grandes clubes Mundiais não têm "tempo" para dar aos seus jogadores da "cantera" como dizes e bem

    Quanto ao ponto final, quando frisas os 2 lados da balança entre a "autarcia" e a competitividade, sejamos honestos, nenhum clube no Mundo consegue vencer, apenas com jogadores da formação (nos dias de hoje pelo menos), isso é impossível, e terá sempre de haver um complemento vindo de fora..

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:21 am

      Kafka I mais uma vez concordo com tudo que dizes (publiquei um comentário há segundos que em tudo se assemelha ao teu 2o parágrafo)…
      Quanto ao 3o, já nem preciso ir por aí, pois para mim essa questão de aposta na formação ou falta dela ja nem merce discussão. Abraço

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:24 am

      De gea no atleti, Valdes no barça, casillas no real, neuer no Schalke, patrício no Sporting, Lopes e lloris no Lyon…

    • JSC
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:28 am

      Anthony Lopes já agora

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:32 am

      Ricardo Ricard

      Sporting? Lyon? Schalke?? não são colossos Mundiais…são sim clubes da "classe média alta" no máximo dos máximos…

      Quanto ao Atlético Madrid, é um fenómeno recente, pois há uns 3/4 anos atrás era um clube ao nível do que é o Valência, estava nesse patamar pelo menos, ou seja, a tal "classe média alta"…

      Dos exemplos todos que deste, só considero de facto Barça e Real como 2 colossos Mundiais (tendo em conta a realidade actual, porque então se vamos pelo histórico, o Ibrah e o Suárez fizeram grande parte do seu crescimento no Ajax e o Ajax é bem maior que o Schalke, o Sporting, Lyon e afins e portanto o exemplo do post morria por terra…logo refiro-me ao presente apenas)…mas diria que Valdés e Casillas,são excepções que confirmam a regra, e falamos de aposta em 2 jogadores que foram feitas há mais de 10 anos atrás, e a título de exemplo, o Barça agora que vendeu o Valdes, não foi buscar um guarda redes à "cantera", tendo ido comprar 2 guarda redes já "feitos"…

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:00 am

      Não vejo onde é que se fala em colossos. Fala-se em grandes clubes mundiais que é um grupo menos restrito que o dos colossos. Partindo do pressuposto que o universo de clubes que é retratado no texto tem de incluir por exemplo um clube pequeno da Polónia e outro da Suécia , por comparação acho que aqueles que mencionei são grandes clubes mundiais.

    • Ricardo Ricard
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:57 am

      Não podias escolher outro Nick ou é só para gozar?.. Enfim…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 9:47 am

      Ricardo Ricard

      Não concordo, temos diferentes interpretações do texto então…até porque ao pores os clubes da "classe média alta" aqui, o teor do post acaba por morrer à partida, visto que Ibrah e Suarez cresceram enquanto jogadores no Ajax…o Aguero no Atl MAdrid…o Falcão no Porto…o Diego Costa no Atl MAdrid…o Benzema no Lyon…o Cavani no Nápoles…etc etc…

      Da forma que interpreto o texto, o objectivo é precisamente demonstrar que os melhores pontas da actualidade, primeiro tiveram que jogar nos tais clubes de classe média alta (Lyon, Atl Madrid, Ajax, Porto, Nápoles, Schalke, etc etc), para depois darem o salto para a elite do Futebol Mundial, pois os colossos não têm tempo para os formar devido à especificidade da posição…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 6, 2015 at 4:43 pm

      é so para avisar que o anthony lopes cumpriu maior parte da formação no Benfica..

      Fábio

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:14 am

    Excelente post, gostei bastante de ler, os meus Parabéns Pedro Pateira e é realmente um tema pertinente.

    Vou só dizer que talvez trocasse o Cavani pelo Jackson, o uruguaio esteve excelente ao serviço do Palermo e do Napoli e tem qualidade para estar no Top10 mas com a sua passagem pelo PSG acho que o Jackson está à frente (neste momento) e portanto fazia a troca, depois devo dizer que o Mandzukic é um bom PL mas acho que o RVP é superior, de resto não mexia em mais nada.
    Quanto ao tema, subscrevo, acrescento que temos jovens como Gonçalo Paciência e André Silva que se evoluírem como previsto e tiverem as suas oportunidades na 1ª liga (por empréstimo) e mais tarde pelo Porto até acredito que possam elevar o nível da posição na selecção, sendo que o Kléber que tem 24 anos e está a fazer uma boa época no Estoril pode ser uma hipótese já neste Verão, claro que nenhum dos três é de classe mundial e duvido que cheguem a tal patamar (o Kléber não vai chegar, é certo e sei admitir, mas os outros dois também dificilmente chegarão, só se essa designação descer de exigência nos próximos anos, o que não deve acontecer porque há jovens de grande potencial no Mundo) mas é muito melhor ter estes três (o Kléber em breve e os outros dois em 2 ou 3 anos) que ter Postigas, Almeidas e até Éders, a meu ver.
    PS: escusam de comentar em resposta se for para me "atacar" sobre este tema, se quiserem discuti-lo é na boa, siga.

    • Rodrigo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:17 am

      Mais depressa saia o Falcao. E na imagem estao apenas 9.

    • Carlos N. Costa
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:17 am

      E porque é que o FCP não poderia ir apostando no Paciência ou no André Silva quando deu minutos a uma nulidade como o Adrian?

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:19 am

      O Jackson não joga num colosso à escala Mundial, joga sim nos tais "barrigas de aluguer de classe média alta", logo não faz sentido entrar neste tema, porque o mesmo incide sobre a formação de pontas de lança pelos grandes clubes Mundiais…o mesmo é válido para o Gonçalo e André Silva…

      Pelo menos é o que interpreto do post

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:25 am

      Rodrigo,

      Nem reparei que estava apenas 9, li o titulo e o texto e fui por aí, sendo assim acrescento o Jackson ao Top e tiro o Falcao pelo RVP e só não tiro o Cavani pelo Sturridge porque este tem estado lesionado.

      Carlos N. Costa,

      Sim mas o Ádrian raramente teve minutos como referência ofensiva, jogou com o Jackson em dupla ou então na ala, portanto é quase impossível dar minutos ao Gonçalo (muito menos ao André Silva) com a concorrência do Jackson e Aboubakar quando já não estamos na Taça de Portugal e a Taça da Liga já estamos nas meias-finais, há que ser realista.

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:27 am

      Quanto à questão do Kleber, sim preferia tê-lo lesionado do que o Postiga dopado com anfetaminas embebidas em agua de bacalhau hehehe…

      Mas no teu clube há um miúdo que, se tiver cabeça, sorte e for bem conduzido pelo agente e pelo clube, pode dentro de 5/6 anos ser "o tal" avançado que nos vem faltando há algumas décadas na selecção: Rui Pedro. Quem trabalha com ele diz que o miúdo, para além de focado como poucos, é adepto ferrenho do FCP. E a juntar a isso, o ingrediente mais importante: Tem talento como há muito não viam num avançado português.

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:35 am

      Subscrevo o 1º paragrafo, Alexis, eheh.

      Sim, dizem que tem um enorme potencial mas é uma incógnita saber a que patamar pode chegar, depende de vários factores como enunciaste, agora o Kléber tem 24 anos e está no momento para assumir a posição (se se confirmar a naturalização e ele manifestar vontade em tal), depois temos jovens com potencial e vamos ver no que dá.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:38 am

      Eu por acaso disse que não havia liberdade de expressão?

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:06 am

      Ahhhhh… se pões sempre as coisas nesse sentido então nunca dizes nada concretamente, ok, mas eu esclareci porque fiz aquele comentário para não haver confusões, tens razão no que disseste mas o meu comentário foi um aparte, nada mais.

  • Carlos N. Costa
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:14 am

    Excelente post que aborda uma questão premente no futebol português. Por exemplo, o Sporting, que é o clube formador por excelência nas ultimas décadas em Portugal, não gerou um pdl competente neste período. É interessante perceber porque é que os excelentes pdl dos escalões de formação se foram sucessivamente perdendo e o SCP foi apostando em sucessivas contratações falhadas, mesmo que tenha existido um Liedson ou, actualmente, um Slimani ou um Montero. Não há dúvida que o pdl é uma das posições específicas mais complicadas, pois tem lidar com a pressão do golo e ou marca ou falha. Algo que também é interessante é que, ao contrário da posição de guarda-redes, as escolas de formação em Portugal não têm treino específico para os pdl. Seria interessante haver projectos piloto desse tipo nas escolas de formação para se gerarem mais especialistas em meter a bola nas redes.

  • Alexis
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:18 am

    Não quero mencionar nomes mas não tarda nada um user habitual aqui do VM vem já dizer que se o FCP jogasse com o Paciência seria campeão secundado pelo André Silva e pelo Rui Pedro hehehe

    Agora mais a sério, há certas posições que para além de manha, precisam de experiência, de kilómetros nas pernas. Ponta de lança é uma delas!

    Sim, podes ter um lateral (seja defesa seja extremo) jovem e que compensa as falhas de experiência com velocidade ou capacidade ofensiva. Podes ter um n10 que usa a técnica individual como principal arma. Podes ter um central jovem, rápido e possante mas precisa de alguém ao lado dele para compensar e, porque não, ensinar e corrigir.

    Mas Guarda-Redes, Central lider da defesa e ponta de lança, enquanto mais maduros e experientes são, maior é o seu contributo (sem cair nas idades de descida de forma).

    Outro grande problema para a falta de pontas de lança na nossa selecção, e ja por vezes mencionado no VM, prende-se com a falta de visão dos nossos treinadores nas camadas jovens. Aí, um jogador com boa qualidade técnica e velocidade é remetido para uma posição exterior. Se for um "tanque" será recuado para trinco ou central (ou então quando o físico deixar de fazer a diferença, ou seja nos séniores, mais nada têm a apresentar, acabando por ser preteridos).
    Com o tempo as coisas vão mudando em Portugal. Quem sabe um dia não teremos um num lote dos "10 melhores avançados do mundo"…

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:22 am

      Inteiramente de acordo, vai ao encontro do meu comentário, ponta de lança e guarda redes são as 2 posições "criticas" que não dão direito ao erro e portanto os colossos Mundiais têm de comprar já feito, não dá para estar a fazer…

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:27 am

      Tirando aqueles prodígios com potencial para serem craques que em jovens parecem mais velhos e maduros como Courtois, Varane, entre outros, mas subscrevo.

  • Kacal I
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:20 am

    Já agora, mesmo que estivessem Jackson e RVP na imagem, ambos foram formados em clubes do seu País do origem e nenhum é um colosso, o Jackson foi formado no Independiente Medellín e o RVP no Feyenoord, portanto só complementavam o post e estando de fora são mais dois que encaixam no mesmo perfil.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:46 am

      Kacal dos que estão na imagem ibra foi formado no malmo no seu país, benzema foi formado no lyon, cavando no Uruguai, quero também no seu país nomeadamente no independiente, o suarez também foi formado no Uruguai. Quase todos foram formados no seu país e só depois de chegarem a seniores é que saíram para o estrangeiro e só chegaram ao topo já passados alguns anos de carreira.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:26 am

      Exactamente, foi o que eu disse, Jackson e RVP são do mesmo perfil e são mais dois que complementam o post.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:52 pm

      Certo li melhor agora e percebi, tinha interpretado mal desculpa.

      Rafael

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 4:44 pm

      Na boa. :-)

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:22 am

    Eu enquanto sportinguista não me importava nada de apostar no André silva e no Gonçalo Paciência em vez de Montero e Tanaka
    Diogo Assunção

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:35 am

      Diogo, mas no teu caso não é difícil pensar assim: são jovens, portugueses, seriam mais baratos em termos de salário, e no fundo, o Sporting iria ganhar exactamente o mesmo numero de titulos que a formaçao vos tem dado… 0….

    • Carlos N. Costa
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:26 am

      Resposta habitual Alexis. Mas sem o Sporting a formar e a não ganhar a tua selecção estaria no terceiro plano do futebol mundial. Espero que não exijas resultados da selecção quando o teu clube joga com um português, se tanto, no onze.

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 8:30 am

      Alexis, logicamente que com o André e o Paciencia seria dificil, mas se estivesses atento ao meu comentario tinhas reparado que os trocaria por montero e tanaka, mantendo slimani que nos da garantias suficientes.
      Diogo Assunção

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 9:52 am

      Carlos COsta

      A tua resposta também é a habitual de clubes que não ganham nada…como não ganham afinal o objectivo é fornecer jogadores para a Selecção, está bem abelha…tipica desculpa…

      O importante não é o clube vencer títulos, é dar jogadores para a Selecção (segundo tu), no entanto até hoje eu NUNCA vi os adeptos do Sporting irem festejar para o Marquês por o Sporting ter dado mais jogadores à Selecção que qualquer outro clube Portugues (se esse é o vosso grande objectivo, porque não festejam a cada convocatória?)…o Benfica quando vence títulos, os adeptos festejam, porque é esse o objectivo do nosso clube…os adeptos do Porto igual, quando o Porto ganha vão festejar para os aliados porque é esse o objectivo do clube, vencer…já os adeptos do Sporting nunca vos vi irem para o Marquês a cada convocatória da Selecção, quando pelos vistos é esse o objectivo do vosso clube..

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 11:15 am

      Carlos, por muito controversa que possa parecer, fico muito mais chateado se o Benfica não ganha do que a selecção (tenho mil e um motivos para pensar assim, não os vou explicar nem sequer argumentar caso estejamos em discordância).
      E por outro lado, por mim o Sporting podia formar os 11 da selecção, mais suplentes e reservas, que eu iria continuar a dizer que a conversa da formação é um bom argumento para quem não tem andamento para lutar por titulos. Se vires bem, na selecção inglesa, os principais formadores são o Aston Villa, o West Ham, Southampton e etc.. Ou seja, vê onde a formação (ou melhor, o excesso de aposta na formação) os leva todos os anos… pois….

      E por ultimo, vê o 11 da selecção, e tirando CR7 e os que jogam em colossos, quantos tinham lugar no Benfica? 1? 2? Enfim.. ja tinha dito várias vezes, esta conversa da formação e falta de aposta e etc ja nem deveria merecer discussão..

      P.S: escrevi esta resposta as 8h30 mas falhou o envio por me encontrar no "tube".. entretanto esqueci-me de fazer o "paste" e so me lembrei agora..

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 11:31 am

      Alexis

      Subscrevo o teu comentário a 100%

    • JSC
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 11:31 am

      Mas sempre que as convocatórias das selecções jovens algumas pessoas vêm deitar foguetes ;).

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:04 pm

      Foguetes? Foguetes quero eu em Maio no Marquês e um pouco por todo o Mundo quando o Benfica consegue o título.. e te garanto que não será com só jogadores da formação que o vai conseguir…

    • Leão de Honra
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 3:25 pm

      Alexis não te preocupes, porque no próximo fim-de-semana o Sporting vai dar-te um verdadeiro melão…

      Não é por apostar na formação que o Sporting não tem ganho títulos, isso de ganhar títulos em Portugal é algo que passa completamente ao lado do recinto de jogo, tem muito a ver com jogadas de background…

      Mas para começar, vais levar com uma derrota (e uma derrota clara) no próximo Domingo em Alvalade.

    • Kafka I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 4:10 pm

      Leão de Honra

      Grande melão?? então porquê? por mesmo que o Benfica perca esse jogo continuar isoladissimo no campeonato? melão têm vocês que ganham ou percam continuram a ter de olhar para o Benfica lá bem longe na classificação…

      E adoro essa moral toda contra o Benfica, vai ser um fartote de rir no Domingo e em especial em Maio, vou-me rir tanto com os teus posts..

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 5:12 pm

      Se o Sporting mantiver esta base (P.Oliveira, Tobias, W.Carvalho, J.Mario e Mané) não tenho duvidas que será um real candidato ao titulo. Além disso esta época ainda tem muitos jogos…
      Diogo Assunção

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 7:49 pm

      Melão?? Por perder um jogo? Tas a falar a sério? Se perdemos na mata real, achas que ficarei mais aziado por perder em Alvalade?
      Em todo caso, já que falas de melões em Maio pergunto-te se o teu está prontinho a comer… é que mesmo que o Benfica perca fica com 4… vou repetir… 4 pontos de avanço.
      Se o Fcp ganhar ficamos com 3 de avanço e vantagem no confronto directo.. quer isto dizer que podemos fazer falta de comparência a um jogo que ainda ficamos à vossa frente!!!
      Leão de honra (verdade, ser o 3o clube com melhor palmarés em Portugal ja é digno de se ter honra) espero por ti Domingo (e se o Benfica perder bem dar-te-ei os parabéns) ou Maio por aqui..
      Ano passado tambem foi o filme que foi e levaram um banho de bola em Alvalade que foi bonito de se ver…

      Mais uma vez digo-o aqui no blog: o "nosso" campeonato é o FCP.. o vosso é o Braga… acho que está tudo dito…

  • MGS
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:00 am

    Não me revejo no tipo de adepto que arranja um bode expiatório quando o clube perde. Muito menos se estivessemos a falar de Ruben Neves, Paciencia, Andre Silva, etc. Isto porque o adepto sabe quando o jogador sente a camisola, claro que aí os estrangeiros acabam por ser os mais visados porque chegam aqui a dizer que querem jogar noutras ligas. Admiro o Jackson por ser um excelente profissional e respeitar o clube mas ele só está ali a fazer o trabalho dele, vê-se que não tem ligação nenhuma ao clube. No final de contas, o que enche estádios regularmente é a química entre adeptos e jogadores e acreditem que com mais brasileiros e colombianos isso torna-se muito mais dificil

  • Antonio Oliveira
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:01 am

    Tambem pode ter a ver com isso mas os grandes problemas com 9:

    -Qualquer 9 talentoso que apareça nos iniciados ou juvenis é adaptado a extremo ou a medio ofensivo pois para marcar golos na formaçao "qualquer" jogador forte fisicamente marca e os talentosos sao adaptados para onde possam desiquilibrar com mais facilidade. Por isso é que há um excesso de extremos e faltas de 9.

    -Jogar em equipas grandes na formaçao é facil marcar golos pois a diferença de equipas é muito grande em que 90% dos jogos é só para ver quantos golos se marcam. Assim um 9 tem muitas oportunidades por jogo o que se torna muito facil marcar muitos golos. Depois a mudança para seniores torna-se muito dificil para os 9 pois vao ter muito menos espaço e oportunidades.

    Outro problema é os laterais, que na formaçao jogam todos os jogos como 2 extremos e depois dos seniores já nao é assim e tem muitos problemas.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:02 am

    A situação dos pontas de lança, acaba por ser idêntica à do Guarda Redes. Duas posições muito específicas, com pressão acrescida dos restantes e onde os adeptos colocam maiores exigências e portanto, os clubes grandes, dão pouco espaço e oportunidade a elementos jovens para estes se assumirem nessa posição!

  • gtm95scp
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:12 am

    Ibrahimovic Suarez lutam pelo podio Benzema logo a seguir depois vêm Diego Costa Aguero Lewandowki Jackson Martinez Van Persie talvez Falcao. Ronney e Torres (que parece estar a voltar) dos velhos tempos tambem mas Cavani e Mandzukic não têm categoria para entrar neste ranking

    • Kacal I
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:31 am

      Quando dizes que Cavani e Mandzukic não têm categoria para entrar neste ranking (Top10), até se podia aceitar, agora quando metes o Torres que está longe do que foi no Atlético (primeira passagem) e Liverpool e desde que foi contratado pelo Chelsea foi sempre a descer, acho que o teu comentário perde um pouco a credibilidade, não concordo, mas é a minha opinião.

  • Oliveira
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:17 am

    Eu concordo com a publicação, e acho sinceramente que esta situação só vai piorar.
    Ponta de lança é realmente a posição mais difícil para se apostar num jovem.

    Esta publicação levanta não só o problema da falta de aposta dos grandes (algo que não vai mudar).

    Mas, também,a incapacidade de os grandes formarem um bom jogador ao ponto de andar a ser emprestado durante umas épocas e depois voltar já "maduro" (que é a estratégia, ou tentativa vá, de grande parte dos clubes).
    Não é só a falta de aposta que é o problema.

    Já no caso português seja, ou não, de um grande não há forma de encontrar o "9".

    Parabéns pela publicação, muito bom mesmo.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 3:15 am

      Tivémos o caso do Nelson Oliveira que é flagrante da situação da falta de aposta de um grande

    • Oliveira
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:17 pm

      Tem razão, esqueci-me completamente do Nelson Oliveira, o que, por si só, não é bom indicador. Apesar do mesmo não possuir o estilo clássico do ponta de lança

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 8:51 am

    A esmagadora maioria dos avançados de top e até dos melhores jogadores de cada posição foi formada em clubes mais "pequenos" visto que os colossos do futebol europeu apostam pouco na formação.
    Tal como disse um membro do staff da formação do Sporting à uns anos … "eles (clubes grandes europeus) compram já feito", observam os melhores miúdos de diversos clubes à volta do globo e aliciam os mais virtuosos com chorudos contratos e promessas.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 8:58 am

    As posições sujeitas a maior pressão e responsabilidade são as que jogam mais perto das balizas quer a defender ou a atacar por isso os guarda-redes a par dos pontas-de-lança têm muito mais responsabilidade e passam de "bestiais" a "bestas" num ápice.

  • Diogo Palma
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 9:03 am

    Alexis,
    Na formação não importa o resultado imediato mas sim o futuro, os especialista na prospecção de jovens talentos sabem diferenciar a qualidade do momento do potencial futuro de um jovem.
    Há miúdos que num determina momento são os melhores do seu escalão mas depois estagnam e são ultrapassados por outros que antes eram menos vistosos e quem lá trabalha sabe distingui-los desde o inicio.

    A qualidade da formação não se mede pelos títulos conquistados (embora também seja importante).

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 1:02 pm

      Mas eu não afirmei que os titulos são importantes na formação, embora eu queira que o Benfica ganhe até nas caricas no escalão de bambis. Concordo em pleno com o 2o paragrafo. Referi apenas que o problema da falta de um 9 de qualidade mundial se deve ao nosso "encanto" por extremos e desiquilibradores em oposição aos goleadores. Falei também que a formação (em resposta a outro user) por si só não garante títulos, e o Spoeting é um dos expoentes máximos de como essa ideia sai furada em quase todos os anos. E enquanto uns embandeiram em arco o facto de jogarem com 7 formados na academia no 11 titular, eu prefiro que o 11 da minha equipa (e restante plantel) me garanta títulos. Simples..

  • Nickles
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 12:22 pm

    O que tem em comum? Todos eles foram para onde lhes pagaram mais. Aproveitem agora porque o Totti será o ultimo jogador que jogou por amor ao clube. Hoje em dia a equipa quem não tem $$$ não interessa e passa para segundo plano. Por isso, no meu ver, acabar com os fundos será a facada no coração na nossa Liga.

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 5, 2015 at 2:17 pm

    Posições onde a idade e a experiência mais contam …

    Centrais e Pontas de Lança

    porque?

    porque o choque de experiências acontece na mesma zona do relvado

    esta é uma das razões de achar que o Sporting nao vai ganhar ao benfica

    Paulo (23) Tobias (20) contra a experiência de Lima (30) Jonas (33)

    Damastrus

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 3:16 pm

      Jonas 33?? Eu acho que é mais 40…

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 4:42 pm

      Pode-se também dar o caso de faltarem pernas e pulmão aos mais "experientes" para ultrapassarem os mais jovens. ;)

      Nuno Santos

    • Anónimo
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 7:17 pm

      Alexis

      é so para o lembrar que a época so acaba em maio e que domingo vão a Alvalade e que talvez ainda é cedo para foguetes veja la as canas não lhe caem em cima. e também para lhe dizer com todo o respeito que voce calado é um poeta…

      VM PARABENS GRANDE POST

      Fabio JL76

    • Alexis
      Posted Fevereiro 5, 2015 at 7:51 pm

      Fabio JL76 mas refere-se a que post mesmo? É que assim fico confuso.. gostava de podrr argumentar consigo mas não sei a que se refere já que a minha resposta ao post do Damastrus foi para corrigir o erro de dizer que o Jonas tem 33 anos…

  • Anónimo
    Posted Fevereiro 9, 2015 at 11:06 pm

    É só para relembrar que o futebol dá muitas voltas e em breve penso bastante que teremos outra grande estrela mundial portuguesa. Tal como quando Figo estava a dar as suas últimas pisadas como futebolista profissional, apareceu Cristiano Ronaldo, quando Cristiano estiver também nas suas últimas creio que irá surgir um novo craque.

    JP

Deixa um comentário