Concorda? Os gverreiros têm crescido muito neste capítulo nos últimos anos. Ainda por cima o FC Porto tem descurado a formação, enquanto o Sporting praticamente estagnou entre 2013 e 2018, estando apenas agora a recuperar com a política de Varandas.
Hugo Vieira, diretor-executivo da academia do SC Braga, diz que em Portugal só o Benfica é melhor a formar jovens craques. «Com toda a honestidade, e porque conheço todas as realidades a nível nacional e algumas internacionais, por aquilo que o Sporting de Braga tem feito, o que temos à disposição em termos de infraestruturas e de recursos humanos, o Sporting de Braga é, neste momento, o segundo clube em Portugal [na formação]», afirmou o dirigente. «Objetivamente, o Benfica é, neste momento, o clube com melhores condições no futebol. E depois, pelo que posso observar, muito honestamente, está o Braga. Basta olhar para as convocatórias das seleções nos últimos tempos», acrescentou o antigo central, que passou pelo Sporting ou Sampdoria. «Temos investido fortemente no scouting para termos a tal base maior e mais forte, mas a nossa estratégia é só a pensar em nós. Há quem pense em contratar o máximo de miúdos possível para secarem o que está à volta, mas nós optamos por contratar só os que precisamos», referiu. Hugo, em videoconferência com a comunicação social, deu ainda o exemplo de Trincão para mostrar que o clube tem investido muito na monitorização da qualidade dos atletas. «Temos outros que estão a ser preparados para poderem ocupar o seu lugar na equipa principal. Além dos exemplos recentes de Pedro Neto e Trincão, há atletas que têm sido chamados sempre às seleções, o que revela a qualidade inequívoca que há dentro das nossas portas. Os títulos nos campeonatos são sempre bem-vindos, mas o nosso maior orgulho é vermos os Trincões desta vida singrarem e seguirem o seu caminho».


62 Comentários
Tiago Peixoto
Enquanto o Porto continuar a olhar para o lugar de treinadores da formação para uma posição para oferecer um “tacho” a alguém nunca vamos sair daqui. Tantos talentos naquela formação e quase nenhum treinador a sério, só amigos do clube e ex-jogadores que percebem 0 taticamente (então Rui Barros na B é um escândalo). E mesmo assim, aqueles com talento que sobrevivem depois chegam à A e não jogam ou são emprestados/dispensados. Enquanto assim for até o Braga vai estar à nossa frente a nível de formação.
Goncalo Silva
Não é só isso Tiago, as próprias condições estão muito abaixo do desejável para um clube como o Porto. O que os safa é mesma a captação do talento do Norte, e mesmo assim isso deve-se muito à sua reputação nacional.
Antonio Clismo
O Braga já leva uns 5 anos à frente do Porto no que toca a condições na formação. Não só para os jogadores mas para equipas técnicas, scouting, análise e acompanhamento. Iniciou no final do ano passado a construcção da segunda fase da expansão da cidade desportiva. Cada vez mais bons valores vão chegando e sendo aproveitados na equipa principal como é o caso do Pedro Neto e do Trincão mas também do David Carmo, Tiago Sá ou Pedro Amador e outros bons projectos de jogadores estão a ser trabalhados para lá chegarem como o Samu ou o Shurrle.
Cada vez vai ser mais comum mais e mais bons jogadores a chegarem à equipa principal do Braga e serem aproveitados. Muito bem o Braga a assegurar o seu futuro enquanto clube.
Goncalo Silva
Acho que não há dúvidas disso. O Benfica é das melhores academias do mundo e o Braga para a dimensão que tem consegue ter condições na academia melhores que Sporting e Porto. Para mim o que define a capacidade de formação de um clube não é o potencial que de lá sai mas sim o quão perto conseguem fazer um jogador chegar a um dado potencial.
Por exemplo João Félix não era nada por aí além quando jogava no Porto. Era bom mas não parecia ter capacidade para uma transferência de 120 milhões por exemplo. E jogadores como Pedro Rebocho ou Nélson Semedo não pareciam ter capacidade para chegarem onde estão agora.
No caso do Braga, quem diria que Tiago Sá, David Carmo ou Pedro Amador estariam a render o que rendem agora? Mesmo o Trincão tem o mesmo potencial do Jota e neste momento está muitos furos acima. O Porto creio que só conseguiu evoluir Vitinha e talvez Baró para níveis próximos aos que lhe eram apontados, o resto ainda não chegou perto do que podem dar.
Antonio Clismo
O Porto pode ter muitas falhas no seu sistema de formação (nem Academia têm) mas mesmo trabalhando mal nesta área conseguem ter sempre talento à sua disposição. O pior é que na maior parte das vezes nem saibam o que fazer com ele.
Nem queria imaginar se um clube que gere muito melhor os seus recursos como o Braga tivesse nas suas fileiras Guarda Redes como o Diogo Costa ou Ricardo Silva, defesas como Tomás Esteves, Diogo Queirós, Diogo Leite ou Pedro Justiniano, médios como Romário Baró, Vítor Ferreira, Fábio Vieira, Afonso Sousa ou o Valente e avançados como o Fábio Silva…
Miguel Mendes
Podia-me explicar a diferença entre o olival e a academia, isto é, por que não é considerado uma academia? Um centro de estágios não devia ser sempre uma academia?
Tiago Silva
Concordo! O Porto até tem uma fornada muito boa com Fábio Silva (mesmo assim foi mais formado no Benfica do que no Porto), Vítor Ferreira, Baró, Fábio Vieira e os Diogos, mas estes ainda não se desenvolveram tanto como se poderiam ter desenvolvido, para além de terem uma rede muito maior de observação do que o Braga que tem que se contentar com os miúdos da zona. O Sporting ainda reparte os miúdos com o Benfica, mas o Porto tem condições para caçar os melhores talentos do Norte que é onde o futebol é mais vivido e jogado e até têm muitos miúdos com potencial, mas que não os conseguem trabalhar. O Braga fica com, não diria restos, mas não tem os miúdos com mais potencial, mas trabalha-os muito melhor do que o Porto.
Quanto ao Sporting, a formação parou com o Bruno de Carvalho, mas está a voltar com o Varandas, mas vai demorar algum tempo. Quanto ao Benfica, acho que é indiscutível que é a melhor.
Antonio Clismo
Dá para ver a léguas que o FC Porto se está a marimbar para a formação quando mete o Rui Barros como treinador da equipa B (tendo o Paulinho Santos como adjunto, esse mestre do treino de formação…), dispensam de ter equipa sub23, metem o Tulipa (nulidade) como treinador dos júniores e o Malafaia (muito pouca experiência para esta função) como treinador dos juvenis…
É um autêntico milagre conseguirem ainda ter jogadores jovens de qualidade a chegarem à equipa principal… (para serem ignorados pelo Sérgio Conceição que prefere gastar milhões em jogadores medianos que nunca vão dar retorno financeiro ao clube).
E o que temos
O paulinho santos deve servir para incutir a famosa “mistica” que passa por dar pau em tudo que mexe. Bons centrais formaram se assim no porto, nao vejo porque mudar de estratégia.
Miguel Mendes
Então por que não empregaram o Couto, o João Pinto, o Rudolfo Reis, o André, o Jorge Costa, etc.?
E o que temos
Porque talvez eles nao estejam interessados?
Miguel Mendes
Ou por que talvez o que escreveste não faça sentido.
w84show
Assim se vê que não percebe nada do que está a dizer. O Fábio Silva foi mais formado no Benfica porque passou 2 épocas lá, 1 no banco (3 jogos) e outra produtiva. Vá ver quantas fez no FC Porto. Mas livre-se alguém de dizer que o João Félix é “mais formado no FC Porto”, isso aí já não tem sentido não é verdade colega?
E o que temos
Não é que nao concorde contigo na questao do fabio silva mas o que interessa a formar um jogador nao é o numero de jogos que faz mas sim a evolução dele. O felix no porto nao era ninguem, tanto que foi dispensado por isso virem reclamar alguma formação do rapaz é só uma piada de mau gosto.
Tiago Silva
Como disse o É o que temos, o ser mais formado não tem tanto a ver com os anos de formação mas sim com o que o jogador evoluiu por onde passou. Não sei como era o Fábio Silva quando tinha 11 e 12 anos, mas foi no Benfica onde começou a mostrar o seu potencial e a mostrar o seu nome no futebol nacional.
Até podes ter razão e o Fábio Silva já ser craque com aquela idade, mas a verdade é que foi do Porto para o Benfica por alguma razão, e por outra razão regressou ao Porto.
Marcio Ricardo
É verdade que o Fábio foi mais formado no Porto, até porque foi lá que o Benfica o foi buscar e foi lá que passou mais tempo.
Agora dizer que Félix foi mais formado no Porto, quando a principal razão de ele ter saído era a de que não o punham a jogar, é só ridículo.
Felix foi um erro colossal do Porto, seria bom admitir. Tal como Deco foi um erro colossal do Benfica.
Miguel Mendes
Mas dizer que “foi mais formado no clube x” não quer dizet que foi onde esteve mais tempo quer se tenha desenvolvido mais ou não?
Marcio Ricardo
Para mim é onde se desenvolve mais, independente do tempo..
Antonio Clismo
O Braga tem neste momento melhores condições porque o Porto tem as suas instalações dispersas entre o campo da constituição (Dragon Force, Olival ou Pedroso) ou seja o Porto em termos de formação é uma autêntica salganhada. Primeiro para jogar no Dragon Force é preciso pagar bem ou seja só os filhos dos ricos é que lá vão jogar. Parece que o Porto parou no tempo. Impressionante como conseguiram ganhar a Youth League no ano passado, é preciso dar mérito ao Mário Silva e à geração fantástica de futebolistas porque fazer isso com as condições que o clube oferece é muito bom.
Já o Braga centralizou (e muito bem) todos os seus recursos para a cidade desportiva e continuam a investir forte em infraestructuras quando também continuam a investir forte na contratação e formação de equipas técnicas muito fortes e competentes que já deixam as do Porto a larga distância em termos de qualidade a trabalhar jovens jogadores. O cuidado e o acompanhamento é muito melhor, como se tem visto nestes tempos de quarentena. Os atletas da formação do Braga continuam com um ritmo forte e sempre em contacto a evoluir outros aspectos do jogo. Já os do Porto, se calhar já nem falam com os seus treinadores há semanas….
A curto prazo o Porto tem mais valores a despontar na formação como o Diogo Costa, Tomás Tavares, Queirós, Leite, Justiniano, Baró, Vitor Ferreira, Fábio Vieira, Valente, Afonso Sousa ou Fábio Silva (Também gosto do Gonçalo Borges e João Mário, embora acho que tenham que ser trabalhados de forma diferente para atingirem todo o seu potencial).
Já o Braga dispõe de menos talento a curto-prazo mas este número tende a aumentar com o passar do tempo porque têm vindo a trabalhar melhor do que o Porto em todos os escalões. Na baliza têm o Rogério Santos, David Carmo, Anthony Correia, Pedro Amador, Francisco Moura, Samu e o Trincão.
Francisco Ramos
Que o Benfica tem a melhor formação de Portugal, todos concordamos.
Agora se olharmos para a formação com diz o Hugo, em termos de potencial, nunca o Braga é o segundo maior clube de Portugal. Talvez o terceiro e digo talvez porque não conheço as camadas jovens do Sporting.
Visto de um prisma de recursos vs talento vs resultados, podemos dizer que o Braga está à frente do Porto, não porque tem melhores jogadores, mas porque os potencia da melhor forma, e daí trás melhores resultados para a sua formação. É mais difícil vender um jogador no Braga por 30M (Trincão) que um no Porto por 38M (André Silva), logo mostra o bom trabalho que tem sido feito num todo.
Se olharmos apenas para o scouting, penso até que o Guimarães está equiparado ao Braga (em termos de estrutura vs resultados), tendo conseguido detectar talentos como Tapsoba, Edwards, Boyd, Dalbert, Raphinha, etc. conseguindo potenciar muito as vendas.
Outro dado factual é o desaproveitamento das camadas jovens por parte do Porto. Tem jovens de enorme potencial que não são aproveitados (Leite, etc.), outros que são completamente mal geridos (Rui Pedro, Paciência, etc) e outros que não os consegue reter por uma série de factores (Félix, André Gomes, João Mário, etc). A estruturas técnicas são de um amadorismo gigante (Rui Barros é anedótico), a (ainda) não concentração de tudo num espaço só não permite o melhor acompanhamento e saberem que raramente são aposta, faz com que prefiram mudar de ares com a garantia de chegarem à A, e os empréstimos geridos de uma forma infantil (lembro Paciência quando estava em Setúbal ou Rui Pedro no Boavista) faz com que não tarda seja necessário pagar (em vez de receber) a crianças para vir preencher o Dragon Force.
Miguel Mendes
Scouting é diferente de formação.
Francisco Ramos
Eu apenas comentei as palavras do director do Braga onde diz que “investiram fortemente no scouting”.
E scouting está incluído na formação, se for feito a miúdos para as camadas jovens, tal como está incluído o treino, a escola, as condições da academia, etc. É um processo dinâmico onde tudo faz parte, e é devido a esse todo que o Braga está melhor que o Porto neste momento.
Miguel Mendes
Se forem jogadores jovens, concordo.
oMeuUserName
Scouting para a formação deverá ser diferente de scouting para séniores… Tapsoba, Edwards, Boyd, Dalbert e Raphinha chegaram a Guimarães já séniores, por isso não tem nada a ver…
SCP99
Declaração completamente risível, quantos jogadores de relevo mundial (vá nacional) formou o Braga desde a sua criação? Sporting e Porto estão a anos luz, Benfica, infelizmente, não joga no mesmo campeonato.
SCP99
Declaração completamente risível. Quantos jogadores de relevo mundial (vá nacional) formou o Braga desde a sua criação? Sporting e Porto estão a anos luz e Benfica então é de outro campeonato, infelizmente…
E o que temos
nao estamos a falar dos anos 2000, estamos a falar da actualidade.
SCP99
Volto a perguntar quem é que o Braga formou de relevo mundial ou nacional de 2015 para a frente então?
E o que temos
Vai ver as classificações do braga na formação e vê as do sporting depois. A formação demora 10-15 anos a dar frutos, achas mesmo que em 2020 o braga já tinha obrigaçao de ter alguem com relevo mundial? Daqui a 10 anos falamos sobre quem tem mais jogadores no topo, se é o sporting ou o braga
SCP99
E desde quando a melhor formação é a com mais títulos? A formação do Sporting em 2000 como mencionou ganhava menos títulos que a de Benfica e Porto e no entanto era indubitavelmente melhor…
Marques
Então na formação o mais importante é a classificação! Então talvez sejamos a melhor formação da Europa já que ganhamos a Youth league. Que comédia este pessoal!
JPedro30
Na última convocatória da seleção portuguesa, nenhum jogador foi formado no Braga. Que atualidade é essa que fala? Atualidade num mundo paralelo??
E o que temos
Já estás a entrar noutro tópico porque te dá jeito. Há muita gente que acha que o braga devia ter jogadores convocados ou achas que o ricardo horta ou o paulinho estao a ter epocas mais fracas do que muitos dos afilhados do FS?? E quantos do sporting estao convocados?
E digo o mesmo que disse em cima, vai ver as convocatórias das seleçoes mais jovens e tira as tuas conclusões, sem palas de preferência
SCP99
Desde 99 até 2012 o Sporting ganhou:
• u15 -> 4/12 (Benfica 3 e Porto 5)
•u17 -> 4/13 (Benfica 3 e Porto 5)
• u19 -> 6/13 (Benfica 2 e Porto 3)
Acrescento ainda que nos últimos 20 anos o Braga não ganhou um único campeonato de formação, pelo que mesmo que esse argumento das classificações fosse válido só mostrava que não é de longe o 3° melhor e muito menos o 2°
oMeuUserName
Por acaso o Braga foi campeão nacional de júniores em 2014. Mas sim, é o único
Rev7
Claramente eles estão a falar de algo e vocês estão a falar de outra coisa completamente diferente. Quantos jogadores este ano o Sporting tem saídos da formação que sairam de lá nos últimos 2 anos? E desses quantos parece terem um futuro de qualidade? É que o Braga tem mais, lançou mais e já vendeu 1 por 30 milhões. O Sporting tem aquele médio que nem sabe como lá chegou…
E o que temos
Não vale a pena, se não querem entender já é com eles.
SCP99
Lançaram quem mesmo? Para informação digo os jovens que o Braga lançou: Trincão e David Carmo mais nenhum! Pedro Amador e Bruno Wilson são da formação do Sporting e foram contratados pelo Braga já depois de terem feito anos de sénior.
oMeuUserName
Segundo as regras da UEFA (3 anos num clube entre os 15 e os 21 anos), tanto o Bruno Wilson como o Pedro Amador contam como formados no Braga. O Bruno Wilson também conta como formado no Sporting, já o Pedro Amador saiu do Sporting com 15 anos, logo é mentira que tenha sido formado no Sporting… Tanto um como o outro foram contratados nas suas primeiras épocas como séniores, sendo que o Bruno Wilson nunca tinha feito um jogo como sénior, enquanto o Pedro Amador tinha feito 15 jogos pelo 1º de Dezembro. Ainda assim, visto que o Wilson jogou em Tondela, não o conto como lançado pelo Braga. Mas, nas últimas 2 épocas, 2 e meia, jogaram, uns mais, outros menos, pela equipa principal, os seguintes jogadores formados no clube: Tiago Sá, (Eduardo – formado há muitos anos, não conta), David Carmo, Pedro Amador, Bruno Wilson, Lucas Cunha, Trincão, Xadas e Luther Singh.
Mas, mais uma vez, o que te está a escapar aqui é o conceito de “atualidade”, no sentido que as palavras do Hugo dizem que os jovens que fazem parte dos escalões de formação ao dia de hoje, têm melhores condições em Braga do que em qualquer outro lado excepto no Seixal, é só isso que ele está a dizer. E isso tu não sabes se é risível ou não, porque não estás lá para ver… Pouco importa ires buscar títulos de escalões de formação dos últimos 20 anos, se a Cidade Desportiva do Braga só entrou em funcionamento há menos de 3 anos… Não vês o valor desta Cidade Desportiva a olhar para a equipa principal atualmente, porque os que estão na equipa principal não usufruíram desta infraestrutura. Tens é de olhar para o Hornicek, para o Samuel Costa, para o Schurrle, para o Bruno Rodrigues, para o Buta, para o Berna, para o Yan, para o Falé,… Tudo miúdos que estão a crescer usando a nova infraestrutura e que poderão vir a fazer parte do plantel principal em breve.
Fontez
Rafael Leão, Matheus Pereira, Luís Maximiliano, Jovane cabral, Demira (se quiseres considerar)
Parece me mais e melhor que o Braga, que apenas se quer fazer de grande. Trincão nem titular indiscutivel é. Não saõ os outros que não querem ver, são vocês que querem ver o que não existe.
E o que temos
Max????? Jovane????? Meu deus
oMeuUserName
Ora, à pergunta “Quantos jogadores este ano o Sporting tem saídos da formação nos últimos 2 anos?”, o Fontez responde com Rafael Leão (jogador do Milan que fez 134min pela equipa principal do Sporting há 2 épocas), Matheus Pereira (jogador que não faz 1 jogo oficial pelo Sporting há 3 anos, sendo que ao todo participou em 9 jogos) e Demiral (tem 1!!! minuto jogado pela equipa principal do Sporting, e foi “despachado” por meia dúzia de tostões para passado uns meses ser vendido por 5 vezes mais). Sobram Jovane e Max, esses sim, podem ser considerados como resposta para esta pergunta.
“Trincão nem titular indiscutível é”. O Trincão tem mais jogos na equipa principal do Braga do que o Max, o Rafael Leão, o Matheus Pereira e o Demiral todos juntos pela equipa principal do Sporting…
Fontez
O objectivo não era dizer quantos jogavam no Sporting neste momento, porque qualquer clube que tenha um jogador da sua formação a jogar no Mila ou na Juventus, significa muito mais do que um clube que tem duas Taças da Liga de palmarés. A logica era mesmo dizer jogadores que nos ultimos dois anos tinham saido da Academia, comparando com o Braga. Depois dizer outra coisa. O Braga se for preciso há jogos em que joga com mais jogadores formados do que o proprio Sporting, tal como outras equipas na 1ª Liga e até pela Europa. Isso diz duas coisas, a gestão da formação do Sporting nos ultimos anos não foi tão boa como noutros tempos, e diz também que pelos vistos a cantera do Sporting continua a dar frutos, pelo menos mais que a do Braga. Mas peço desculpa pela ultima comparação, pois é incomparavel, contudo quem se expos a esse ridiculo é o Braga e quem quer comprar essa ideia e impingir aos outros.
Dedes pequenino o meu pai me disse: ”Cresce e aparece”, está na hora de dizer isso ao Braga
oMeuUserName
Ah, ok. Então o ponto aqui é só um odiozinho ao Braga, podias ter dito logo que nem me dava ao trabalho…
Já agora, duas taças da liga, duas taças de Portugal e 1 taça intertoto. Independentemente disso, porque não somos adeptos de títulos (e era tão fácil sê-lo num país como este), o ponto aqui não se trata da história a nível de formação, porque a esse nível ninguém duvida que o Sporting é a melhor de Portugal em termos históricos, e eu próprio referi o Aurélio Pereira noutro comentário.
Quanto ao que dizes dos jogadores em si, continua a ser mentira, porque o Demiral nem formado no Sporting é, fez meia época nos júniores e uma época na equipa B antes de sair, o Matheus já está na terceira época fora do Sporting (logo não saiu nos últimos 2 anos), os outros 3 aceito. Mas a pergunta foi mesmo quantos estão na equipa principal do Sporting…
De resto, o argumento de que muitas equipas usam jogadores formados no Sporting serve para mostrar que a formação do Sporting ERA boa, não diz nada sobre o estado atual. Ou o Braga jogar com o Wilson Eduardo (29 anos), Diogo Viana (30), Esgaio (26) e Palhinha (24, saiu da equipa B do Sporting há 5 anos) diz alguma coisa da qualidade atual da formação do Sporting? Quando vocês entenderem que isto foi apenas uma opinião de alguém que trabalha diariamente na área da formação, e não um ataque ao Sporting (como vocês encaram tudo o que nós dizemos), talvez aí consigam raciocinar. Se calhar, se fossem olhar, por exemplo, para a última convocatória dos sub-19, e vissem 3 jogadores do Braga e apenas 1 do Sporting, para a última dos sub-17 com 4 jogadores do Braga e 2 do Sporting, se calhar já percebiam melhor o argumento… O ponto aqui não é ter o título de ser melhor que ninguém, é um clube que tinha uma formação deplorável, onde reinava a cunha e o amadorismo, está a construir o necessário para ter uma formação de TOP, e outros com formações de TOP há muitos anos, estão a “esquecer” a formação e a ser gradualmente ultrapassados. Já todos sabemos que o Braga não tem Ronaldos, Figos, Quaresmas, Nanis, etc, para “amostra”, mas aqui fala-se do presente, e não do passado…
Porque desde pequenino o meu pai me disse: “Águas passadas não movem moinhos”.
Fontez
Acrescento ainda que se quiserem criar uma categoria ainda mais restrita, por exemplo, jogadores portugueses com o mindinho do pé esquerdo torto,
ou jogadores portugueses com a dentição extra que conhecem os cantares do Minho, e atraves destas categorias levarem a vossa avante e até conseguirem criar um troféu para dar ao Braga, força… o museu deles até precisa de alguma coisa que ocupe o espaço
SCP99
Convocados do Sporting?
1. Patrício
2. Ricardo Pereira
3. Fonte
4. Mário Rui
5. William
6. Moutinho
7. Ronaldo
8. Beto
9. Rúben Semedo
10. Domingos Duarte
11. Bruma
Sendo que o Gelson, João Mário e Adrien também são habitualmente chamados. Do Braga nenhum formado, porque nem Paulinho nem Ricardo Horta são lá formados e não são convocados.
Analista Especialista
Assustaste-me com essa do Ricardo Horta e do Paulinho. Uma seleção campeã da europa ter de ir com jogadores do SCB é o fundo do poço. Voltamos a 2012 com os Custódios e Micaies desta vida ou quê? Bernardo, Guedes, Rony Lopes, Gelson, Rafa, Bruma, Pizzi, Diogo Jota, até Quaresma todos superiores ao Ricardo Horta. André Silva, CR7, Félix, Paciência, Dyego, Podence, até o Éder todos superiores ao Paulinho.
oMeuUserName
“Uma seleção campeã da europa ter de ir com jogadores do SCB é o fundo do poço.”
Tipo a de 2016 que tinha o Rafa, que foi convocado enquanto jogador do Braga? Que tinha o Eduardo, formado no Braga? Que tinha o Éder, jogador que começou a ser convocado quando jogava… no Braga?
Engraçado como ridicularizas o Ricardo Horta dizendo que o Rafa (chamado a primeira vez enquanto jogador do Braga) e o Pizzi (passou pela formação do Braga) são melhores. Ridicularizas o Paulinho, usando o Dyego (chamado na época passada enquanto jogador do Braga) e o Éder (chamado enquanto jogador do Braga) como comparação. Se calhar quando foram chamados também não valiam nada por serem jogadores do Braga…
Realmente, em 2012 fomos ao Europeu com 2 jogadores do Braga convocados (Miguel Lopes e Custódio, o Micael só veio para Braga na época seguinte), e a coisa correu mesmo mal, passamos uma vergonha enorme ao perder nos penaltis na meia-final com a vencedora Espanha… Fizemos muito melhor figura em 2018 sem nenhum jogador do Braga na convocatória… Oh, wait!
oMeuUserName
Parece que está difícil perceber o conceito de “atualidade” neste caso… O Braga tem a academia há 2/3 anos, antes disso as equipas da formação andavam dispersas pelos vários campos da cidade, várias delas treinavam em sítios diferentes consoante o dia, alternavam o local dos jogos em casa, a cunha era o mais importante aspecto na captação e os treinadores eram os reis dos tachos… Comparar esta realidade com a dos outros 3 clubes é apenas crueldade, já para nem falar de outros aspectos, como o factor atrativo (99% dos miúdos escolhe a formação de um dos grandes em vez da do Braga, eu próprio conheço alguns casos) ou o factor financeiro.
O que “atualmente” quer dizer neste caso, é que agora o Braga tem infra-estruturas de topo e recursos humanos focados na formação a um nível incomparável ao anterior. Isto vai trazer benefícios óbvios no futuro, atraindo melhores jogadores, fazendo-os chegar à equipa principal e vendendo-o por valores elevados. A venda do Trincão ao Barcelona por 31M€ é a amostra do potencial da Cidade Desportiva (é assim que se chama a academia), sendo que ele nem sequer é produto da mesma, visto que ele não jogou lá. Mas é apenas uma amostra da aposta que está a ser feita na formação, como foram o Neto e o Jordão, o Xadas, o Artur Jorge, o Carmo, o Bruno Wilson, etc.
“Atualidade” aqui quer dizer que os jogadores jovens que fazem partes das respetivas equipas ao dia de hoje, terão mais probabilidade de atingir o potencial máximo no Braga do que no Sporting ou no Porto. Não quer dizer que os do Braga sejam melhores em absoluto, porque o Sporting e o Porto ainda conseguem captar jogadores bem melhores que o Braga. A diferença é que se calhar o Diogo Leite ou o Bragança no Braga já eram opções regulares e estavam a ser melhor geridos, e o Trincão no Porto andava na equipa B “perdido” e no Sporting nos sub-23. Ter uma boa formação não se trata de ter o melhor produto, mas sim de apresentar o melhor produto possível. E isso sim, levará a que as melhores matérias primas se sintam atraídas pelo melhor produtor.
Os responsáveis pela formação do Ronaldo, do Figo, do Quaresma, do Nani, do Simão, do Patrício, do William, etc., já lá não estão, o problema é esse. E não esquecer que são os mesmos que foram co-responsáveis pela “perda” do Paim, pela formação de “maçãs podres” como o Moutinho e o Bruma, por exemplo. Isto não é nenhum ataque, nem nada que se pareça, mas basta ver a gestão dos jogadores formados em Alcochete nos últimos anos para ver que a formação do Sporting, que não há muitos anos era de referência a nível mundial, não está a passar bons momentos: Gauld, Domingos Duarte, Iuri Medeiros, Podence, Rafael Leão, Geraldes, Mané, Matheus Pereira, Palhinha e André Martins são casos de jogadores formados no clube que, na minha opinião, foram mal geridos e não atingiram o potencial que tinham (alguns ainda o podem atingir, mas já será longe de Alvalade e já não trará ganhos ao Sporting). Óbvio que houve João Mário, William e Gelson, que renderam desportivamente e financeiramente, mas mesmo os últimos dois se calhar não renderam tanto dinheiro como poderiam ter rendido com uma melhor gestão, assim como o Adrien e o Patrício. Mas estes nomes todos mostram que o Sporting tem uma matéria prima de enorme qualidade, mas que o rendimento tirado desses mesmos jogadores tem diminuído, principalmente no reinado do Bruno de Carvalho. E é aí que entra o factor “atualmente”. Ninguém tira o mérito ao Aurélio Pereira por tudo o que fez pela formação nacional, mas, ao dia de hoje, o Braga oferece melhor condições aos miúdos do que o Porto e o Sporting.
B.Jardim
OMeuUserName, segundo a tua lógica só daqui a 10 anos se puderá aferir se atualmente o Braga oferece ou não as melhores condições.
oMeuUserName
Provavelmente, só daqui a 4/5 anos se vai começar a perceber o real valor da Cidade Desportiva. Mas a questão aqui, é que este post revela a opinião de uma pessoa que está lá dentro e saberá mais do que nós para falar. Se ele está certo ou não, temos de dar tempo para que se prove que ele está certo ou errado, mas dizer que esta opinião dele é risível só porque foi o Sporting que formou o Ronaldo há 17 anos ou o Figo há 30, isso sim não faz sentido, porque acho que todos estamos cientes da falta de aposta na formação por parte do Porto e no rombo que a formação do Sporting levou no reinado do Bruno de Carvalho. E pelo pouco que conheço, acredito bem que, atualmente, o Braga ofereça melhores condições que esses 2 clubes, e não me parece nada descabida esta afirmação. Obviamente que um Fábio Silva ou um Joelson, por exemplo, vão preferir ir para o Porto ou para o Sporting, e que o Braga ainda não consegue captar muitos talentos desse calibre. Mas só o facto de o Braga começar a lançar jovens na equipa principal, já revela uma mudança de paradigma e uma previsível melhoria.
Vespas
Venderam um jogador par ao Barcelona, que nem titular indiscutivel é, e já se acham a última bolacha do pacote. O Xadas também parecia que ia ser craque e é o que se vê. Para além do Pedro Neto, que saiu muito cedo, o braga não tem nada para mostrar no futebol ao mais alto nível.
De lembrar que em 2019 o campeão europeu de sub-19 foi português e não foi o benfica nem o braga.
oMeuUserName
Claramente não percebes o conceito de melhor formação. O Braga não tem os melhores jogadores, mas tem melhores infraestruturas e recursos humanos, é esse o ponto. O Braga ainda não tem nada para mostrar, porque o projeto da Cidade Desportiva começou nem há 3 anos, ainda nem sequer está concluído. O ponto aqui é que o que já se construiu em termos de infraestruturas e de “estrutura humana” é melhor que todos excepto o Benfica, é essa a opinião do Hugo. Porque posso pegar nessa tua última frase, e dizem que é de lembrar que o treinador dessa equipa campeã europeia de sub-19 saiu, porque é assim que se valoriza quem ganha. Mas saiu para onde? Para um projeto bastante melhor e que por isso tornava impossível de manter? Não, foi para coordenador de formação dum clube da 2ª divisão espanhola… É essa a diferença.
Aurinegro
Ganharam a Youth League, e então? Quantos foram realmente apostas na equipa principal?
Formação é ganhar nos escalões ou preparar melhor os jogadores para a equipa principal? O ano passado o Porto também foi campeão nacional de juniores, mas alguns do Benfica foram campeões nacionais de seniores.
Marques
Fábio Silva, Romário, Vitor, Leite! Chega? Próxima época , João Mário, Afonso Sousa, Esteves, Fábio Vieira, Mor, Madri! Chega?
Aurinegro
Este comentário é para rir??
O Fábio, o Vitor e o Leite são tão apostas como o Jota no Benfica. O Baró é uma aposta ao nível do Florentino.
Os da proxima epoca nem vale a pena falar. Esses todos vão ser aposta ? Duvido muito, mas espero que sim. O Esteves mal jogou este ano e vai jogar no próximo? Deve ser para rir. Mas como és vidente a prever essas apostas rodas, nem vale a pena discutir contigo.
Incrivel como ainda há portistas que acreditam que o FCPorto aposta na formação.
Marques
Todos os jogadores que mencionei tem minutos, inclusive o leite e Baró tiveram mais que oportunidades para agarrar o lugar mas ainda não o conseguiram. Eu percebo que para ti formar é agarrar em meia dúzia de jovens e deita-los la para dentro , pois para mim é dar as ferramentas necessárias para que aos poucos vão indo crescendo como jogadores e como homens, e é isto mesmo que o SC está a fazer. A cerca do Esteves, esteve lesionado e ainda não renovou. Quanto ao Porto não apostar na formação, uma mentira repetida milhares de vezes nunca será uma verdade.
Aurinegro
Ou seja, tu é que falas nos minutos que tiveram e que nao agarram o lugar, mas eu é que acho que formar é agarrar neles e atirá-los lá para dentro. Vê se voltas com outros argumentos que esses não convencem ninguém.
És como o teu treinador: a coerência não é o vosso ponto forte.
Marques
Resumindo e concluindo, não te preocupes com a nossa formação porque temos Jogadores mais que suficientes para munir 30 % do plantel principal nos próximos 10 anos.
E o que temos
Espero que nesse universo paralelo já tenham encontrado a vacina para o covid!
Marques
E quanto ao ser “vidente” ! É só veres os jogos da B e saberás do que estou a falar.
Af2711
Talvez seja o que mais aposte nos jovens, agora o segundo melhor a formar é uma declaração algo pretensiosa. O Porto entre 2014-2018 formou ótimos valores, ou pelo menos ótimos projetos de craque mas nunca houve uma aposta tão forte nestes jogadores.
Nesta época é ainda menos compreensível como se gastaram tantos milhões em jogadores que deixam de ser apostas muito cedo na época, e os jovens vão tendo a evolução freada. Logicamente não se deve apostar em todos só porque são miúdos, mas pode ser feita uma aposta mais condizente. Se não, para que existem as camadas jovens?