Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Craques do futuro V: O único jogador de 1996 a titular numa selecção de Topo (14.º)

Como para tudo, é essencial definir critérios. Esta rubrica destina-se a jogadores nascidos em 1996. Os parâmetros de selecção são os feitos dos jogadores até ao momento e, principalmente, o seu potencial e o nível (patamares em termos de projecção Mundial) que poderão atingir no futuro. Mesmo considerando que são seniores de 1.º ano ou ainda júniores, já é possível mencionar elementos que nesta fase apresentam algumas destas características.

O Ajax vinha de quatro títulos consecutivos até o PSV interromper a sequência fantástica do emblema de Amesterdão. Mas não são os resultados que fazem este clube alterar a sua filosofia. Ganhe ou perca, é garantido que a ligação das camadas jovens à equipa principal será sempre privilegiada. Todos os anos existe espaço para que os miúdos possam crescer, e Jairo Riedewald é um dos produtos mais recentes da famosa De Toekomst Academy. O promissor central foi aposta de De Boer na época passada e nesta temporada tem consolidado o estatuto de indiscutível, sendo já o patrão da defensiva lanceira. Danny Blind também ficou impressionado com a qualidade do jovem de 19 anos e lançou-o na selecção holandesa, onde foi titular nos últimos três encontros da fase de qualificação… mas na posição de lateral esquerdo (apesar da Holanda ter falhado a qualificação para o Euro’2016 é notável que seja já presença habitual… sendo mesmo o único elemento de 1996 titular numa selecção de topo). Com o perfil habitual dos centrais revelados pelo Ajax, Riedewald é um jogador claramente acima da média na sua geração, apresentando níveis de maturidade que mostram um talento que, bem trabalhado, pode vir a chegar ao topo. É um central bastante completo e com fortes atributos tanto a nível defensivo, onde revela uma excelente leitura de jogo e uma grande capacidade de antecipação, como na saída para o ataque, tendo muita qualidade técnica e no capítulo do passe. É sabido que a Holanda não tem propriamente o campeonato ideal para o crescimento de defesas, mas, com o potencial que vai mostrando, Riedewald não deverá demorar muito até dar o salto para uma liga onde poderá ser melhor trabalhado. Numa fase em que a Laranja Mecânica não tem um defesa que seja uma referência a nível mundial, o central do Ajax é a principal esperança para os próximos tempos. 

0 Comentários

  • miguelborges6
    Posted Outubro 22, 2015 at 11:55 am

    Será que era uma boa aposta para o FCP? Estamos a precisa de um central e já que falhamos a contratação do Rudiger porque não apostar neste?

    • Nuno Machado
      Posted Outubro 22, 2015 at 12:04 pm

      Pelo que conheço do Riedewald, Rafa se lhe derem uma oportunidade vão ver que é muito melhor.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 12:19 pm

      Tecnicamente é superior ao Rudiger. É mais fino tecnicamente, tem mais classe. O Rudiger tem um estilo mais parecido ao do Mangala.

      O Riedewald seria uma boa opção, caso fosse destro. Sendo canhoto, não faz muito sentido a sua contratação, visto o melhor central do Porto ser o Marcano que também é canhoto.

      Saudações,

      Crow

    • Ninja
      Posted Outubro 22, 2015 at 12:37 pm

      O Porto precisa de um central para quê?

      Maicon, Marcano, Indi e Lichnovsky chegam e sobram para o momento actual. 3 consagrados, um jovem para ir rodando e está muito bem como está.

      O Porto tem de pensar em conter nas aquisições porque o plantel já está mais do que bem preenchido.

    • Ivan Neves
      Posted Outubro 22, 2015 at 12:53 pm

      Ninja

      Ate concordo contigo temos 2 centrais já adultos e com qualidade como Maicon e Marcano
      Temos 1 que deviamos apostar porque tem talento para ser pelo menos uma espécie de mangala no meu modo de ver que e o Martins Indi
      Mas discordo do chileno lichi não o vejo com grande potencial parece me uma espécie de Reyes

    • miguelborges6
      Posted Outubro 22, 2015 at 1:26 pm

      Bem pensada essa parte de ser esquerdino, não me lembrei desse pormenor. Realmente a apostar num central seria um destro. Já agora não acho que o plantel esteja assim tão bem. Os laterais esquerdos são os 3 fracos ainda, o que vale é que Cissokho e Layun podem ser despachados sem accionarmos a clausula de compra. O Angel é para arranjar colocação. Temos de apostar no Rafa como suplente de uma vez por todas mas temos de ter um titular absoluto no próximo ano. A central continuo a achar que Marcano, Maicon e Indi não dão garantias. Um deles devia ser vendido, Maicon ou Indi porque têm mais mercado provavelmente. E deviamos buscar um central com capacidade para ser de classe mundial.

    • Anónimo
      Posted Outubro 22, 2015 at 2:35 pm

      Ainda há o Reyes e os da equipa B. Calma. Digo eu, BradleyPitt

    • Ana Francisca
      Posted Outubro 22, 2015 at 2:36 pm

      Layun é fraco? Marcano não dá garantias? Andas a ver que jogos Miguel?
      Marcano é só o melhor central da liga portuguesa a par de Luisão e Layun ataca muito bem, faz ambas as alas e é seguro a defender. Já para não falar na qualidade do Indi que deve ser o central mais evoluido a sair a jogarem Portugal e ainda cumpre a lateral. Concordo com a aposta no Rafa, mas sempre como suplente do Layun. Já no que toca aos centrais, penso que Indi e Marcano, embora ambos esquerdinos, são compativeis e superiores a Maicon, logo, este deveria ser vendido e ser comprado outro central destro como prevenção para o caso da dupla não resultar.
      Saudações,
      Bruno Franco

    • Hugo
      Posted Outubro 22, 2015 at 2:37 pm

      Riedewald não tem qualidade suficiente, na liga holandesa não há bons defesas aquilo é um desastre. Não te esqueças que o FC Porto tem o Diego Reyes emprestado, se precisa de um central não tem de comprar mais ninguém.

    • coach407
      Posted Outubro 22, 2015 at 3:13 pm

      Neste momento o Indi é superior a ele. É um jogador tecnicamente muito evoluído (apesar de ser esquerdino também joga bem com o pé direito), tem muita classe a jogar, sai muito bem a jogar com a bola controlada e lida facilmente com avançados muito pressionantes, além de ser forte fisicamente e na antecipação. Ainda é um central muito verdinho, mete água na maioria dos jogos, tem abordagens aos lances ridículas mas tem muito potencial.

    • miguelborges6
      Posted Outubro 22, 2015 at 4:03 pm

      Bruno Franco,

      O Marcano dá garantias como um razoável central. Agora para quem esteve habituado a ver Ricardo Carvalho, Otamendi, Mangala, Jorge Costa, Aloisio, Pepe, Bruno Alves e até o Rolando.. Acho que fica atrás destes todos, alguns porque foram classe mundial ou podem atingir, outros porque tinham muito mais agressividade e eram simbolos do clube. É um bom central para ter como 2º central ou 3º de uma equipa como o FCP. O que eu estou a falar é que nos falta aquele central que podiamos vender por 30M, aquele central de grande qualidade. O Indi tem abordagens péssimas aos lances, principalmente no jogo áreo, ainda na Terça-feira fez um penalti. O Maicon tanto alterna 3 meses de alto nivel com potencial para ser o novo Pepe como a seguir consegue ser o pior central dos 3 grandes, não mantem o nivel. Quanto ao Layun, concordo que tem bons cruzamentos e ataca bem agora dizer que é seguro a defender é brincar com o futebol. O Layun é péssimo a defender, por alguma razão não jogou com o Chelsea e na Terça-feira viu-se "negro" para parar os jogadores do Maccabi, como no jogo do Varzim já tinha feito erros. Além disso, é um destro a jogar do lado esquerdo não acho que chegue para uma equipa como o FCP.

      A defesa do FCP está claramente uns furos abaixo da qualidade que existe no meio-campo e ataque, aliás todos os jogadores em que pensamos para renderem bom dinheiro e para chegarem ao top do futebol a partir do nosso clube são todos do meio campo para a frente. Brahimi, Ruben, Imbula, Corona, Aboubakar, Tello…

    • Unknown
      Posted Outubro 22, 2015 at 7:55 pm

      Tello top Mundial? Só se for nos 100 metros…
      Marcano era titular em qualquer um dos 3 grandes em Portugal e não interessa não ser vendido por 30 milhões, desde que ajude o clube. Falta um patrão, sim, falta, mas temos Indi e Marcano muito bons (Indi tem como handicap o jogo aéreo, mas de resto é muito bom) e só seria plausível entrar outro central se fosse com a venda de Maicon, a qual eu aceito.
      Layún é sim bom a defender, só é muito melhor a atacar, tal como 90% dos laterais atuais, logo, é normalíssimo que ataque melhor do que defende. Rafa seria sempre seu suplente.

      Bruno Franco

  • Pedro Costa
    Posted Outubro 22, 2015 at 12:27 pm

    Sinceramente, duvido que mais do que 2 ou 3 jogadores desta lista "dê jogador". A maioria jogam na Holanda, e já se percebeu que os craques na Holanda não passam muitas vezes de fogo de vista, principalmente os de origem africana…

  • Ivan Neves
    Posted Outubro 22, 2015 at 12:42 pm

    Não me parece que esteja a altura do desafio para ser central de 1linha para já no Porto mas quem sabe no fim da época visto que o Maicon tem interessados e deve querer tentar outros desafios mas para já não me parece
    Precisamos de um central novo e com progressao mas com talento para ser já titular

  • Rodolfo Trindade
    Posted Outubro 22, 2015 at 1:17 pm

    Tem de sair rapidamente da Holanda para poder evoluir o seu jogo.

    Encontrar uma equipa estável que lhe garanta minutos numa liga de qualidade será essencial para fazer crescer este miudo que tem um grande potencial.

    Prefiro vê-lo a central, mas terá de crescer ao nível do desarme. Já ao nível da leitura de jogo está muito à frente para a sua idade e isso permite-lhe antecipar vários lances.

    Espero que saiba gerir bem a carreira.

  • Julio
    Posted Outubro 22, 2015 at 5:22 pm

    admito que o Jairo possa ser um craque (não faço ideia), mas é muito discutível falar na Holanda como uma selecção de topo quando acaba de falhar a fase final de um Euro com 24 equipas…

Deixa um comentário