Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Barcelona garante lateral esquerdo por 18 ME

Fecha o plantel? Os catalães resolvem uma das principais lacunas ao garantirem uma alternativa para Alba. O agora ex-Bétis não é brilhante tecnicamente, mas é muito forte fisicamente, tem passada larga, e além de dar profundidade ainda tem a particularidade de poder ser adaptado a central. Resta agora saber se os catalães ainda vão investir em Neymar ou se atacam 2019-20 com este elenco.

Já era esperado, mas agora é oficial! Júnior Firpo é reforço do Barcelona, que investe 18 Milhões de Euros, mais variáveis, pelo passe do jovem lateral esquerdo que estava no Bétis. Os catalães estavam no mercado em busca de um concorrente para Jordi Alba, e desde cedo haviam identificado o defesa de 22 anos, que assinou contrato válido até 2024. A cláusula de rescisão cifra-se nos 200 Milhões de Euros.

António Hess
Author: António Hess

33 Comentários

  • Dca
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:20 pm

    Este plantel do Barcelona é qualquer coisa
    GR’s: Ter Stegen e Neto;
    Defesas: Pique, Lenglet, Alba, Firpo, Umtiti, Semedo, Todibo e Wague;
    Médios: Rakitic, Coutinho, Frenkie De Jong, Busquets, Sergi Roberto, Arthur, Vidal e Aleña;
    Avançados: Suarez, Messi, Griezmann e Dembele;
    A venda do Malcom não me fez sentido.
    Só falta mesmo um treinador.

    • AirJordan
      Posted Agosto 4, 2019 at 1:24 pm

      Têm médios em demasia. A venda do Malcom faz sentido pois o Valverde nunca apostou nele, queria o Willian. Com o ingresso do Griezmann pior ainda. E já nem falo da tentação Neymar. Coutinho também foi usado muitas vezes nas alas.

      40+5+7.5% de futura venda. Está bom.

      Concordo com a critica a Valverde. É o chamado “morre ao sol”…

  • Bernardo Guerreiro
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:27 pm

    Que tipo de negócios é que estão a acontecer no Betis? Firpo por 18M, Fekir por 25M……

  • AirJordan
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:32 pm

    Acho que vão sair 2 médios visto ter Sergio Roberto ter passado para o meio campo.
    Rafinha e Rakitic talvez. E Vão tentar Neymar com Coutinho no negócio. Se o vão conseguir é outra história.

    Excluirei os 3 referidos da lista abaixo

    Stegen,Neto

    Semedo,Wague Pique, Todibo Umtiti,Lenglet Alba, Firpo

    Busquets, De Jong

    Alena/De Jong/Puig Arthur/Vidal/De Jong

    Messi/Dembélé Suarez/Griezmann Dembélé/Griezmann/Carles Perez

  • Oldasity
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:34 pm

    Não conheço bem o jogador, mas tendo em conta o feedback que tenho visto parece uma boa contratação. Espanhol, jovem, conhece o campeonato e supostamente tem potencial; por 18M sendo que pode chegar aos 25M, parece-me ser um bom negócio.
    Espero que tenha minutos e que não andemos a massacrar o Alba com 8 jogos por mês.

    Em relação ao plantel, parece-me fechado, mas tudo dependerá das possíveis saídas de Coutinho e/ou Dembelé. Se saírem os 2, deve chegar Neymar e talvez um jogador mais modesto para rodar com o trio atacante.

  • FCPenta
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:36 pm

    Bétis acredita piamente na máxima cristã (?) de dar e receber.

    Neste caso ao contrário até: receber a pechincha Fékir e dar a pechincha Firpo.

  • Flavio Trindade
    Posted Agosto 4, 2019 at 12:41 pm

    Mais uma bela contratação quer em preço quer em qualidade.

    Sabia-se da vontade em ter uma alternativa a Alba mas muitos dos nomes citados eram ou demasiado caros ou demasiado “titulares” para serem só alternativas.

    Firpo tem características para poder vingar em Barcelona, e certamente não terá numa primeira fase, qualquer problema em ser opção de rotação de um dos melhores laterais esquerdos do mundo.

    Plantel praticamente fechado, fica a faltar Neymar…isto num dia em que as imprensas catalã e francesa noticiam um cenário de possível emprestimo para desbloquear a situação do brasileiro em Paris.

  • PauloDybala1O
    Posted Agosto 4, 2019 at 1:07 pm

    Lateral esquerdo com muita qualidade, finalmente, um DE que dê garantias e que dê algum descanso a Jordi Alba ! Que grande contratação.

  • Antonio Clismo
    Posted Agosto 4, 2019 at 1:56 pm

    Nestas idades o importante é jogar regularmente e sendo alternativa ao Jordi Alba não acredito que o Júnior Firpo vá evoluir enquanto for nº2. Ou o Jordi Alba sai no próximo ano e ele fica a com a posição ou então acredito que a carreira dele não vá evoluir muito mais do que isto. Pode ser que consiga ainda acabar a carreira com umas 20 internacionalizações por Espanha. Já não é mau.

    Embora Barcelona seja o Barcelona, não acho que seja muito inteligente um lateral esquerdo top10 do Mundo como é o Júnior Firpo aceitar ser suplente no Barcelona.

    O Mendy também aceitou ser suplente no Real Madrid mas é diferente, toda a gente sabe que o Marcelo não se vai aguentar muito mais tempo no Real, logo foi um movimento muito bem pensado por parte do Mendy.

    Agora o Júnior Firpo que não conte com o Jordi Alba perder o lugar nos próximos 2 ou 3 anos.

    • BrunoV
      Posted Agosto 4, 2019 at 3:33 pm

      O Júnior Firpo na época passado esteve lesionado e não teve assim tantos minutos quanto isso, em 29 jogos fez 2.300 minutos, se ele este ano fizer o mesmo pelo o Barça acho que não é mau, aliás se ele fizer o mesmo que o Semedo (aumentou o tempo de jogo da 1ª época para a 2ª) é bem bom… E é como tu dizes daqui a dois três anos o Alba terá 32-33 anos e poderá ganhar-lhe a titularidade dado que nessa altura terá uns 24-25 anos.

      O Junior Firpo se daqui a três anos for titular no Barça acredito que será o titular da seleção espanhola e fará bem mais do que 20 internacionalizações.

      De momento ele tem muitos defesas esquerdos à sua frente na seleção, como por exemplo, Bernat, Jonny, Marcos Alonso, Gaya e Alba, por isso não o posso considerar como top10 de defesa esquerdo, no entanto acho que ele faz muito bem em ir aprender com um top3-5 como é o Alba.
      Daqui a 3 anos, acho que poderá ser top10 de defesa esquerdo, sendo que na seleção só vejo o Gaya a competir com ele pelo lugar… Confesso que não conheço nenhum jovem prodígio espanhol que jogue a defesa esquerdo.

      Sim, neste comentário ignoro o Grimaldo não pela sua qualidade, mas porque não conheço nenhum jogador espanhol que se tenha estreado e mantido na seleção espanhola enquanto jogou na liga portuguesa, como tal só acho que tem hipóteses caso seja vendido, para uma liga top4… Já para não falar das recentes críticas que alguns, não todos, benfiquistas têm dado ao Grimaldo sobre não defender e ser melhor jogar com o Nuno Tavares.

  • Knox_oTal
    Posted Agosto 4, 2019 at 2:08 pm

    O jogador é muito bom, é espanhol, jovem, tem qualidade e potencial!!! O preço é justo quanto a mim, mas tendo em conta o frenesim do mercado actual é uma quantia bem simpática para o Barça!

    No entanto, indo um pouco em contra-mão ao positivismo da maioria dos comentários, não vejo esta contratação como assim tão boa. Este caso não é virgem, isto é, não é primeira vez (inclusive nos culés) que esta situação acontece: um titular indiscutível de top mundial e depois “pede-se” um jovem com potencial para “aprender” na sombra! Hm, na teoria é lógico e vantajoso para todas as partes incluídas, com um pequeno senão… esta ideia raramente funciona!!! Pelo menos nos casos mais mediáticos e de maior pressão mediática! Ao pensar nisto saltam-se logo à memória dois casos, Theo Hernandez no Real Madrid, que quando foi contratado parecia a última “bolacha” do pacote e era perfeito para “aprender” com Marcelo e se sua alternativa. Resultado: passado apenas uma época, mal jogou e saiu pela porta pequena com a deixa de que afinal não era assim tão bom! Ainda no Real, temos o caso Odriozola, mais uma vez no papel parece a alternativa e “herdeiro” ideal de Carvajal, esquecem-se é que Carvajal ainda tem apenas 27 anos e quando finalmente o seu ciclo no Real acabar tenho muitas dúvidas que o ex-Real Sociedad pegue no testemunho. Sem jogar não vai evoluir, vai porventura desmotivar-se ou pior acomodar-se… resultado provável: daqui a uns anos sai por metade do preço a que veio ou entra numa roda viva de empréstimos (mais uma vez para “aprende” claro eheheh). Já o Real comprará a The Next Big Thing para a lateral direita!

    E para quem acho que só exemplos do Real é curto como amostra, e com razão!, o próprio Barça já teve uma exacta situação a uns anos com… Lucas Digne!!! Igual, chegou com o rótulo de enorme promessa gaulesa, prodígio precoce já com alguns anos de rodagem na alta roda e, lá está, chegou para “aprender” e “crescer na sombra”. Resultado: raramente contou realmente, raramente teve sequência e perdeu o comboio da selecção bleu! Com o potencial que tinha, e ainda tem aos 26 anos!, devia ser já o titular da França, mas como foi aprender 2 anos com Alba, atrasou a sua evolução, perdeu o lugar na sua altamente competitiva selecção e, pior de tudo, perdeu a oportunidade de ser Campeão do Mundo!

    Há outros exemplos, por exemplo o do Bayern que há uns conseguiu fazer “pior” contratar Bernat para alternativa de Alaba, quando o austríaco tem apenas mais um ano que o espanhol. O resultado, exceptuando as duas primeiras temporadas com Pep Guardiola, em que Alaba entre algumas lesões e experiências a central abriu espaço a Bernat, foi que o espanhol nas duas últimas temporadas teve uma importância e utilização residual na Baviera!

    Conclusão: é uma contratação? Sim sem dúvida! É um jogador de futuro? Parece que sim! A formula indiscutível mais um jovem funciona? Na teoria pode funcionar (se procurasse também encontraria casos de sucesso), mas há que atentar ao contexto (papel que o treinador lhe vai dar, minutos, sequência de jogos, etc), o timing (tendo alguém no prime, de top mundial dificilmente haverá oportunidades, fora por lesão) e há própria capacidade de superação e resiliência do jovem jogador! Por isso, acho uma boa alternativa, mas sinceramente acho que o Barça, tendo o Alba, poderia partir para outro perfil! E se queriam apostar em jovens como alternativas no plantel porque não Cucurella?!? Não percebo o critério!!! Alba vai fazer 90% dos jogos e se lesionar-se o ex-canterano não tinha qualidade para assegurar o lugar umas semanas?!? Era assim tão prioritário contratar o Firpo? Se calhar porque é dos jovens hype do momento, o marketing cada vez joga mais nas políticas desportivas dos clubes! E mesmo que uma hipotética lesão grave de Alba ocorresse, o Barcelona ia apostar as fichas todas em Firpo ou na próxima tentativa iria trazer “peixe graúdo” para assumir o lugar?

    Enfim, muitas indefinições e dúvidas, mas uma coisa é certa o ex-Bétis tem qualidade e isso é o mais importante, agora vamos ver como se dá na cidade condal! O Futebol não é uma ciência exacta e ainda bem, fica mais interessante de seguir!

    Saudações Desportivas

    P.S.: A Rep. Dominicana se tivesse mais estabilidade e recursos como país teria, entre muitas outras coisas mais importantes, um filião de futebol interessante para explorar! Júnior Firpo nasceu em Santo Domingo (capital dominicana), o Mariano Díaz também tem nacionalidade, tal como o jovem Pablo Rosario do PSV (entretanto já internacional holandês).

  • T. Pinto13
    Posted Agosto 4, 2019 at 3:23 pm

    É espanhol jovem e com potencial.
    Fez uma excelente época no Bétis e só admira o preço porque foi vendido a menos que entretanto alguém rume a Sevilha por empréstimo.
    Super plantel este Barcelona pena a saída de Malcom

  • SenyorPuyol
    Posted Agosto 4, 2019 at 3:59 pm

    Preferia ter ficado com Cucurella, mas já que não quiseram fechar o problema logo ai, Firpo acaba por ser também uma boa solução.

    Agora, por mim, o plantel pode ficar aberto, mas apenas a jovens da B, o importante agora é tratar das saídas. Que para mim, como já disse aqui anteriormente, deveriam ser Coutinho (pela mentalidade dele), Rakitic, Rafinha (ambos para abrir espaço no meio campo e no caso de Rakitic também para não o queimar, não merece sair pela porta pequena) e Vidal (porque nem devia ter vindo).

    • AirJordan
      Posted Agosto 4, 2019 at 5:56 pm

      Vender 4 médios? Isso é muito.

      Cucurella fica a milhas de Firpo, com todo o respeito pelo 1º.

      Firpo é a opção Ideal. Miranda vai evoluir noutra equipa e depois regressa.

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 4, 2019 at 7:33 pm

        São os que temos a mais neste momento, para mim.
        Rafinha já pouco contou a época passada e Coutinho simplesmente não tem cabeça para estar no Barça, mais uma vez, para mim.
        De resto, apenas “estou” a vender dois médios (Rakitic e Coutinho) porque há precisamente dois médios para ocupar as vagas, De Jong e Puig.

        Mas eu só queria um lateral para fazer 15/20% dos minutos da época, para isso Cucurella chegava perfeitamente, e gastando menos para o ter.

        • SenyorPuyol
          Posted Agosto 4, 2019 at 7:57 pm

          *(Rakitic e Vidal)

        • AirJordan
          Posted Agosto 4, 2019 at 9:17 pm

          Ficarias com Busquets, Frenkie, Roberto, Puig, Alena e Arthur.
          É curto.

          Eu venderia Rafinha e Rakitic. Coutinho envolvia no regresso de Neymar.

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 4, 2019 at 10:54 pm

            Curto?
            – Touré, Busquets, Xavi, Iniesta, Keita, Hleb
            – Touré, Busquets, Xavi, Iniesta, Keita
            – Busquets, Xavi, Iniesta, Keita, Thiago (se quiser, pode acrescentar Mascherano)
            – Busquets, Xavi, Iniesta, Keita, Thiago, Fabregas (mais uma vez, se quiser, acrescente Mascherano)

            Isto foram os meio-campos dos 4 anos de Guardiola no Barça, como vê, 6 médios no plantel é um número plenamente suficiente.
            Pode preferir ter mais, mas 6 médios não é, sob nenhum ponto de vista, curto.

            • AirJordan
              Posted Agosto 4, 2019 at 11:26 pm

              Guardiola? Está a brincar?
              Quer comparar Valverde e a sua competência à de Guardiola?

              Além de romantismo existem uma certa falta de noção da realidade.

              6 médios em que 2 deles são 2 miúdos. É isso que pretende? Francamente. E logo com Valverde ao leme.

              • SenyorPuyol
                Posted Agosto 4, 2019 at 11:36 pm

                Penso que a falta de noção fica mais patente na quantidade de críticas gratuitas que dedica a Valverde. Em que momento comparei Guardiola e Valverde? Simplesmente mostrei que na nossa melhor fase no século XXI, o número de médios se mantinha em redor de 6. Por isso não entendo porque é que de repente, 6 médios é curto…

                Busquets naquela altura também era um miúdo e veja no que a aposta deu, na altura você também criticava tanto o romantismo de Guardiola?

                • AirJordan
                  Posted Agosto 5, 2019 at 2:19 am

                  Quem compara Guardiola a Valverde é você pois traz sempre exemplos dos tempos de Guardiola.
                  Se Guardiola estivesse no banco estaria descansado com esses 6 médios que refere. Até o Isaac Cuenca parecia jeitoso e agora já se deve ter reformado e dedicado à carpintaria.

                  Não acho sensato meter os tempos de Guardiola na conversa.
                  Valverde é fraco e apenas as individualidades fazem desta equipa algo temível.
                  Daí eu querer Neymar.
                  E não tem a ver com o número de médios mas sim com quem são.
                  Puig e Alena não têm arcaboiço competitivo e não será Valverde a fazê-los evoluir de forma cintilante.
                  Mias uma vez lhe peço para não usar o nome de Guardiola em vão.
                  É o mesmo que comparar Klopp a Brendan Rodgers.

                  • SenyorPuyol
                    Posted Agosto 5, 2019 at 9:44 am

                    Por favor…
                    Dar um exemplo da era Guardiola não é comparar os dois treinadores… se você não consegue entender isso, então peço desculpa, mas não lhe vou voltar a responder pois não consigo ter uma conversa séria consigo.

                    Mas que arcaboiço tinha Busquets quando chegou à primeira equipa? E Thiago? Simplesmente há que apostar, mas com “adeptos” como você (coloco as aspas porque nem sei se gosta do Barça ou se é apenas de Guardiola), Valverde nem para isso vai ter margem… simplesmente porque se vende em todo o lado que tudo o que ele faz está mal.

    • Knox_oTal
      Posted Agosto 4, 2019 at 6:29 pm

      Concordo em quase toda a linha, na questão Firpo/Cucurella, nas entradas e na maioria das saídas. No entanto, acho que Rakitic ainda é imprescindível mais uma época, caso De Jong sinta o “peso da camisola” nesta sua primeira época, tipo “rede de segurança” para o jovem e para a equipa.

      Depois, só uma dúvida, atacavas a época “apenas” com Frenkie, Busquets, Arthur, Aleña, Sergi Roberto (deduzo que esta época conte mais para o meio, com a fixação de Wagué na principal) e ainda os jovens canteranos Riqui Puig, Oriol Busquets e Collado por exemplo?

      Saudações Desportivas

      • SenyorPuyol
        Posted Agosto 4, 2019 at 7:45 pm

        Ponto prévio, eu adoro o Rakitic.

        Mas respondendo, De Jong não engana, estou a responder enquanto vejo o troféu Joan Gamper e o rapaz é fascinante. Estou convencido que o peso da camisola não será uma preocupação com ele.
        Mas mesmo que seja, eu quero que o Barcelona arrisque, a mim não me importa passar uma época sem ganhar nada desde que veja o futuro a ser trabalhado, e trabalhar no futuro, a dia de hoje é dar o maior número de minutos possível a Arthur, De Jong e Puig. Como tal, a “minha” venda de Rakitic prende-se apenas com os factores que enunciei no primeiro comentário, abrir espaço e proteger a imagem dele (que se vai desgastando por “apanhar por tabela” a partir da onda de críticas a Valverde).

        E sim, para mim esse meio campo é plenamente suficiente, Busquets para o seu posto, Roberto e De Jong como opções tanto para o pivô como para interirores, Aleñá, Arthur e Puig. 6 jogadores para a equipa principal com o apoio (precisamente como você enunciou) de Oriol e Collado.

        • Knox_oTal
          Posted Agosto 4, 2019 at 8:07 pm

          Boa perspectiva!!! Sendo assim, seria justificável se Rakitic procurasse um “lugar ao sol” noutro sítio que bem o merece, também sou fã do croata diga-se!

          Resta esperar e ver como a Direcção culé gere este final de defeso!

          Saudações Desportivas e bom futebol!!!

          • SenyorPuyol
            Posted Agosto 4, 2019 at 11:01 pm

            Sim, a minha maior preocupação por esta altura dos últimos 6/7 anos tem sido sempre esse segundo parágrafo, mas espero que este ano corra bem.

            E sobre Rakitic, apenas acrescentar que eu não me importo que ele fique, desde que a direcção saiba proteger a imagem do jogador e a do treinador, mas lá está, não sou muito crente em relação a essa condição.

        • AirJordan
          Posted Agosto 4, 2019 at 9:20 pm

          Estar uma época sem ganhar nada para ver o futuro a ser trabalhado? Com Valverde? Que romantismo. Ainda bem que não mandas :) com todo o respeito.
          Se fosse o Guardiola ainda concordaria mas é o oposto.

          Busquets está decadente, se Valverde tiver coragem De Jong rapidamente lhe tira o lugar. A sua recuperação defensiva é atroz.

  • MiguelF
    Posted Agosto 4, 2019 at 4:10 pm

    Excelente reforço e uma boa alternativa a Jordi Alba. Desta forma pode ser que Alba tenha mais descanso e que se prepare, aos poucos, a sua sucessão.

    18 milhões, para não chamar pechincha, foi um valor bem simpático. Não sei é quais serão as variáveis do negócio…

    Fica a faltar um central, teria sido o De Ligt mas agora é esperar 3-4 anos e esperar que mude de empresário.

  • Leon18
    Posted Agosto 4, 2019 at 6:43 pm

    É um excelente reforço para o Barcelona. À bastantes anos que Jordi Alba tem sido espremido até à gota e agora o clube catalão tem uma alternativa válida para poder descansar Alba. Os valores desta transferência são simpáticos tendo em conta os dias de hoje e a qualidade do ex-Betis. Agora espero é não entrem em loucuras por Neymar. Acho que seria um tiro nos pés por parte dos campeões espanhóis. O brasileiro é uma autêntica diva do futebol e ainda acredito que Coutinho se possa afirmar no Barca.

Deixa um comentário