Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Benfica recebe 20 ME por RDT; Transferência pode chegar aos 22 milhões e ainda inclui 20% de uma mais-valia

Quem deve ser o substituto? Agora a dúvida é se as águias vão canalizar este encaixe para outra solução ofensiva (na teoria até faz mais sentido apostar num 2.º avançado) ou manter este elenco, permitindo que Dantas ou Gonçalo Ramos tenham mais espaço na equipa principal. Há ainda a curiosidade para perceber que impacto terá RDT neste regresso à La Liga, ainda para mais agora com o peso de ser o reforço mais caro na história dos Periquitos.

O Benfica confirmou a transferência de Raúl de Tomás para o Espanyol de Barcelona. Pelo avançado de 25 anos as águias recebem 20 milhões de euros, mas o negócio inclui um bónus de 2 milhões e ainda 20% de uma mais-valia obtida numa futura transferência. Recorde-se que o espanhol chegou à Luz no último Verão proveniente do Real Madrid a troco de 20 ME, mas só marcou 3 golos em 17 jogos. Comunicado das águias: “A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD (“Benfica SAD”) informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a acordo com o RCD Espanyol de Barcelona para a transferência a título definitivo dos direitos do jogador Raúl de Tomás Gómez pelo montante de € 20.000.000 (vinte milhões de euros). Mais se informa que estão previstos valores adicionais dependentes da concretização de objetivos relacionados com a performance desportiva do jogador e do RCD Espanyol de Barcelona, que podem atingir um montante de € 2.000.000 (dois milhões de euros). Por último, de referir que a Benfica SAD terá ainda direito a receber 20% do valor de uma mais-valia obtida numa futura transferência do referido jogador”.

54 Comentários

  • Estigarribia
    Posted Janeiro 9, 2020 at 9:42 am

    Na teoria foi um bom negócio para o Benfica que recebeu aquilo que pagou pelo RDT. Contudo ficou uma versão do ataque do Benfica por ver: Chiquinho a jogar no apoio a Raúl de Tomás. Acho que era uma dupla que poderia funcionar bem no ataque das ‘águias’ e permitiria ao RDT jogar como ponta-de-lança.

    Saudações Leoninas

  • stanpanan
    Posted Janeiro 9, 2020 at 9:56 am

    Fico na dúvida se o que falhou foi a adaptação do RDT ao sistema táctico do Lage ou foram as qualidades dele… É certo que, quando se contrata muito caro há uma expectativa de pegar de estaca, mas estamos a dar pouco tempo de adaptação a certos jogadores…
    Acho que inevitavelmente o Benfica terá de ir ao Mercado, e tem de ser algo criterioso na abordagem, a posição de 2º avançado tem que ter algumas especificidades, principalmente porque a equipa não esta a jogar com o Vinicius no processo de construção, apenas o usa para a finalização, obrigando o Chiquinho a fazer papel de apoio aos médio e movimentos de ruptura nas alas para apoio aos alas. Mas não deixa de ter que ter capacidade de finalização, algo que tem faltado o Chiquinho, apesar que parece me mais falta de confiança que ele até tem bom remate.

  • Jorge Deus
    Posted Janeiro 9, 2020 at 9:56 am

    Excelente venda de um elemento que já não estava com a cabeça cá há muito tempo! Vai para um campeaonato que ja conhece mas para um clube que faz novamente um esforço enorme para contar com ele e com a pressão de ter de render no imediato.
    Um segundo avançado era bem vindo, bem que podiam fazer uma nova investida pelo lucas waldschmidt já que o Dani Olmo é um sonho impossível.
    Um extremo direito também era bem vindo para dar outra solução ao Pizzi, mais verticalidade ao estilo do Salvio que pode dar muito jeito para os jogos mais exigentes na liga europa.

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:00 am

    Uma boa saída para todos. É de louvar a agilidade do Benfica no mercado.

  • Francisco Ramos
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:06 am

    Excelente (para não dizer estratosférico) negócio para o Benfica.

    O que não entendo enquanto comum adepto (e já não é o primeiro negócio do género) é como um jogador chega ao Benfica por 20 Milhões (com o passe completamente inflacionado devido ao antigo diferendo entre Benfica e Real Madrid por Garay) e após meia época muito sofrível (17 jogos, 3 golos e 1050 minutos de utilização), consegue valorizar para um negócio de 20M por 80% do Passe (o que daria 25M pela totalidade do passe) e ainda 2M por objectivos. Não digo que é exclusivo do Benfica porque o Porto também já o fez (com Imbula, por exemplo) mas só faz pensar que no futebol existe cada vez mais lavagem de dinheiro.

    • BIGBOSS
      Posted Janeiro 9, 2020 at 10:45 am

      Vendeu por 20M + clausula 2M + 20% de uma mais valia.
      Não é o mesmo de vender apenas 80% do passe.

      20% de uma mais valia significa que ele tem de ser vendido pelo Espanhol por mais de 20M para que o Benfica receba qualquer coisa mais, e seria apenas 20% desse valor.
      Exemplo:
      Vendido por 30M.
      30-20 = 10
      20% de 10 = 2M, montante que o Benfica teria direito

    • renatopedra
      Posted Janeiro 9, 2020 at 10:53 am

      Porque o negócio não é como estás a dizer. O Benfica não ficou com 20% do passe, mas sim com 20% de uma futura mais valia, ou seja só receberá algo mais com esta transferência se o RDT for transferido no futuro por uma verba superior aos 20 milhões mais o que tiverem de pagar de incentivos.

    • Fabzz77
      Posted Janeiro 9, 2020 at 11:01 am

      20% de mais valia futura não é 20% do passe. É apenas 20% da diferença entre os 20M e o futuro valor de venda (caso seja vendido acima de 20M).

    • Axll10
      Posted Janeiro 9, 2020 at 11:06 am

      Caro Francisco Ramos, o seu raciocínio parece me incorrecto e induz as pessoas em erro, pois o que o Benfica comunicou à CMVMC foi que reservou o direito de 20% de uma futura mais valia! O cálculo da mais valia é o seguinte: MV=Valor de realização (valor da futura transferência) – valor de aquisição (os 20M pagos agora pelo Espanhol). Ou seja, o Benfica tem direito a 20% desse valor e não o que o senhor disse. Por isso, apenas se o RDT for vendido por mais de 20M é que o Benfica volta a realizar algum dinheiro com o jogador. É totalmente diferente do que disse, pois o Benfica alienou 100% do passe do jogador e não 80% como disse.
      Cumprimentos.

    • Francisco Ramos
      Posted Janeiro 9, 2020 at 11:57 am

      Em resposta ao BigBoss, RenatoPedra, Fabzz77 e Axll 10, efectivamente foi um lapso na minha leitura e o significado correcto da mais valia é como vocês referem, pelo qual peço desde já as minhas desculpas a todos.

      Contudo, o Benfica terá sempre lucro num negócio em relação ao valor despendido por um jogador que já veio inflacionado e não teve rentabilidade desportiva. Não digo que é caso único, que não é, mas a existência de cada vez mais destes negócios apenas me faz pensar na quantidade de dinheiro que é lavado no futebol.

    • Bruno Cunha
      Posted Janeiro 9, 2020 at 12:03 pm

      Porque o Benfica é um clube que automaticamente torna ativos mais valiosos. Aconteceu a mesma valorização do Jimenez no Atlético.

      Se o Benfica agora for buscar um miúdo à distrital por 30 bolas de futebol e ele tiver 1 ano e meio sem sequer jogar na equipa B, achas que quando for para o vender ele vai custar menos que 30 bolas?

      • Francisco Ramos
        Posted Janeiro 9, 2020 at 12:59 pm

        Estamos a confundir alhos com bugalhos.

        Jimenez não valorizou automaticamente, foi emprestado durante um ano e só após isso o Wolves accionou a cláusula de compra. E segundo, enquanto jogador do Benfica, foi dos melhores PL suplentes que tiveram, teve um aproveitamento de 31 golos, sendo que regra geral, era saído do banco e que deram muitos pontos ao Benfica.

        Sobre a distrital, qualquer jogador que salte do Rebordelo, Eléctrico ou Manteigas, para um clube como Benfica, Porto, Sporting e até Braga, automaticamente o seu passe é valorizado. É o mesmo que comer um bife no Rui dos Pregos ou no Sá Pessoa, paga-se o sítio, não o bife (perdoe-me a comparação).

        Espero ter elucidado o meu ponto de vista. E nem me referia a esse negócio em particular visto que nada teve a ver com o ponto que eu pego.

        Espero ter es

        • Bruno Cunha
          Posted Janeiro 9, 2020 at 1:26 pm

          O Jimenez dobrou o valor do seu passe quase sem jogar no atlético, até só fez 1 golo penso eu
          Era esse exemplo que me referia

        • Mantorras
          Posted Janeiro 9, 2020 at 2:56 pm

          Jimeznez foi comprado pelo Atletico por 10-11M, e passado um ano, onde so marcou 1 golo, veio para o Benfica por 22M.

          Vinicius, depois de sair do Rio Ave, “nao fez nada”, tem 2 golos, e vem para o Benfica… ultra valorizado. Tinha custado creio que 4M e depois passa a custar 17M.

          Ha um denominador comum em tudo isto.

          • Francisco Ramos
            Posted Janeiro 9, 2020 at 3:35 pm

            Exactamente Mantorras. É aí que quero chegar, nesta lavagem de dinheiro que anda pelo futebol. E chocam-me mais os 4M que o Real recebeu pelo Vinicius do que os 17M que o Nápoles recebeu.

            O último exemplo é o de Haland onde pai e empresário recebem mais do que o clube que o potenciou e o qual lhe pagava o salário ao final do mês. Apesar de neste caso a compra ser por um jogador que estava a mostrar algo!

            Os exemplos, positivos e negativos, são meramente indicadores.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 9, 2020 at 12:32 pm

      Que raio de contas é que estas a fazer?

  • MV
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:08 am

    Que negócio. Muito bem o Benfica. Boa sorte RDT

  • Tiago MR
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:24 am

    Aquele negocio que faz lembrar o Imbula, esse craque!

  • Voodoo11
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:30 am

    É um bom negócio. E é de louvar a agilidade do Benfica no mercado. No entanto da-me pena ver um jogador que me empolgou muito quando foi contratado e que me parecia ter qualidade. Espero ver um segundo avançado a entrar.

  • Sam Tuga
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:31 am

    Resumindo, o Benfica é que fica a ganhar com esta história toda pois “paga” a divida para com o Real facilitando uns futuros negócios e ainda podemos vir a lucrar ainda mais com ele devido aos 20% que mantemos. Um outro caso que gostaria de deixar ca esclarecido é o facto de muitos users estarem a falar de Waldschmidt para ser atacado agora com este dinheiro, nao se esqueçam que o homem esta lesionado pelo que nao iram atacar a sua contratação agora. Alias tanto ele como o Koch penso que serao alvos dificeis mas nao impossiveis.

  • Joao X
    Posted Janeiro 9, 2020 at 10:42 am

    Excelente negócio.
    Penso que o melhor que o Benfica tem a fazer é investir 20 ou 30M num SA e não comprar o Guimarães.

  • feelfreeyouare
    Posted Janeiro 9, 2020 at 11:45 am

    Não deviam contratar ninguém. Com o Rafa de volta BL fica com Seferovic e Vinicius, Chiquinho e Jota para a dupla de ataque. Acho que o Zivkovic ainda tem um papel a cumprir no clube. Caio não tem qualidade para o plantel. Para trinco a situação deve ser clarificada visto que há Samaris Fejsa Weigl e Florentino e nos últimos jogos o BL não está a utilizar nenhum, num meio campo a dois (Gabriel e Taraabt). Em relação à defesa penso que está compacta e que apesar das críticas ao TT ele tem aguentado e chega para ser campeão e fazer uma boa LE. Penso que está por vir um GR porque BL já percebeu que Zlobin não serve para segunda opção sequer.
    Se vier alguém para o ataque que seja Pukki, mas é dificil convencer a deixar a Premier League. Podiam tentar o Ben Yedder ou o Milik.

    • tiagoagm
      Posted Janeiro 9, 2020 at 12:32 pm

      Não creio que o Benfica tenha capacidade de chegar a nenhum desses jogadores para avançados. Também não acho que jota ainda não tem o que é preciso para jogar na primeira equipa, só mesmo na Luz.

    • Darth Vader
      Posted Janeiro 9, 2020 at 2:35 pm

      Ben Yedder ou Milik?? Que falta de noção. Nunca esses jogadores virão para o campeonato português, mesmo que o Benfica os pudesse comprar e pagar o que eles pedem.

  • André Dias
    Posted Janeiro 9, 2020 at 12:03 pm

    Negócio fantástico. Não só se recupera o dinheiro gasto na contratação de um jogador que se revelou um flop como ainda há a hipótese de lucrar com alguém que esteve apenas 6 meses no clube.

    O Benfica deve ir ao mercado. Não tem lógica gastar 20M com Weigl e depois deixar o ataque entregue a Vinicius, Seferovic e Chiquinho. É demasiado curto, até porque Seferovic nem devia contar.

    VM, em relação a Dantas e Ramos, ocupariam o lugar de RDT assumindo um papel semelhante ao de Chiquinho? Estava na ideia que eram médios centro.

  • Teixas
    Posted Janeiro 9, 2020 at 12:13 pm

    Era necessário um reforço a falso 9.

    Chiquinho nao da as garantias necessarias e nao temos alternativa valida (Pizzi e Rafa jogam melhor noutras posicoes e Jota quase nem conta).

  • Darth Vader
    Posted Janeiro 9, 2020 at 12:20 pm

    Investiria forte num craque que até já esteve alegadamente nas cogitações do Benfica, Jonathan David. Joga muito, um SA muito veloz e com grande capacidade de finalização. Joga preferencialmente livre atrás do Ponta de Lança, cobrindo uma grande área de terreno, mas que devido à sua velocidade é extremamente perigoso nas transições ofensivas e a aparecer na finalização. Está a partir tudo na liga belga e com 20 anos é garantia de que irá valer muitos milhões no futuro. Se não for agarrado já, no final da época estará fora de alcance.

    Outro jogador que também me agrada é Myron Boadu, miúdo de 18 anos que pegou de destaca na equipa sensação holandesa (AZ Alkmaar). João Pedro Galvão e Thiago Almada também seriam bem-vindos. Estes últimos têm um perfil bastante diferente, mas também seriam boas soluções.

    Ainda assim, o alvo na minha opinião, teria que ser Jonathan David.

  • Chico
    Posted Janeiro 9, 2020 at 1:08 pm

    Grande venda. Um alívio. O Benfica deve agora canalizar estes fundos para a compra de um segundo avançado incisivo, móvel e forte no último passe e na finalização. Gonçalo Ramos pode vir a ser esse jogador, mas ainda é muito precoce (talvez daqui a um ano). Chiquinho é bom jogador, mas não é suficiente para ser a primeira opção. Uma alternativa a Vinícius também seria bem recebida: Seferovic tem muitas lacunas, mas Lage aprecia o suíço, por isso duvido que chegue alguém.

    Gostava que Caio Lucas, Gedson, Fejsa, Zivkovic e Jardel saíssem até ao final da janela de transferências e que chegasse um GR suplente, um excelente defesa-direito, um central, um ala e o tal segundo-avançado, mas talvez seja pedir demais com a época a decorrer.

  • Manchester Is Red
    Posted Janeiro 9, 2020 at 1:08 pm

    O Benfica pode passar mais uma barreira “psicológica” importante e investir forte no Dani Olmo.

    Seria o maior sinal dado pelo Vieira de que quer efectivamente um Benfica com dimensão europeia. Ainda assim, não acredito que vá investir em mais ninguém.

    Já ficaria satisfeito se este mercado consumasse a saída de alguns excedentários.

    • FRedondo
      Posted Janeiro 9, 2020 at 2:19 pm

      o Dani Olmo quer sair do Dinamo de Zagreb por ser um campeonato com pouca expressão e porque já não tem mais nada a ganhar. Não me parece que os títulos que ganharia em Portugal o motivassem a aceitar vir para o Benfica. Pelas últimas entrevistas que deu parece-me que a sua vontade é jogar nas melhores equipas europeias e não das melhores equipas de segunda linha.

      • Mantorras
        Posted Janeiro 9, 2020 at 4:08 pm

        Tendo em conta que o Benfica tem feito muita coisa, menos curtar as pernas aos jogadores, para alguem como o Olmo diria que ate seria uma escolha logica. Sim, ele pode almejar a mais, mas senao aparecer agora, faz mais sentido ficar onde esta, ou subir ja para um patamar intermedio, jogar com e contra jogadores superiores ja esta epoca, e depois ver o que acontece? Tens razao no que dizes, concordo contigo, mas como o Benfica, por norma, despacha os jogadores rapido quando se valorizam, seria sem duvida uma montra interessante para ele.

  • FAIRPLAY
    Posted Janeiro 9, 2020 at 2:06 pm

    Grande negócio do Benfica, conseguir obter o montante gasto por um ativo que praticamente não jogou e quando jogou não mostrou as valências.

    Agora o Benfica deve procurar fechar as saídas de alguns jogadores e excedentários: emprestar o Zoblin ou Svilar (o que ficar fica como 3º GR, rodando na equipa b como o Svilar tem vindo a fazer esta época). Vender ou emprestar o Ebuehi, a saída do Conti já está tratada, vender o Fejsa, emprestar o Gedson com opção de compra pelos valores que vêm na impresa entre os 35 a 50 milhões, tratar do caso do Zivkovic vender já ou fazer algo semelhante ao Gedson e despachar o Caio Lucas.

    Em contratações ir buscar um GR na minha opinião deveria ser um GR experiente para suplente do Odysseas as opções recaíam para Ron-Robert Zieler ou David Ospina;

    Um central para 3º DC que poderia ser uma destas opções: 1ª – um jovem a baixo preço e com potencial para rentabilizar por altos valores (Victor Nelsson ou Eray Cömert) ou um central já com alguma experiência mas que ainda poderá ser rentável para o Benfica (Matija Nastasic ou Karim Rekik);

    Se o Benfica mudar de sistema tático para o 4-3-3 falta um Médio Centro: Bruno Guimarães ou Djibril Sow;

    Para substituir o RDT e mesmo que o Benfica mude de sistema tático precisa de um avançado móvel com golos e assistências: Jonathan David ou Albian Ajeti.

    Então o Plantel do Benfica seria:
    GR: Odysseas, (Zieler/Ospina), (Zoblin/Svilar)
    DC: Rúben Dias, Ferro, Morato/Pedro Álvaro, (Victor Nelsson/Erau Cömert ou Matija Nastasic/Karim Rekik), Jardel
    DD: André Almeida, Tomás Tavares
    DE: Grimaldo, Nuno Tavares
    Mdf: Weigl, Florentino
    MC: Taarabt, Gabriel, Samaris, MC ? (Bruno Guimarães/Djibril Sow)
    ED: Pizzi, Jota
    EE: Rafa, Cervi
    MO: Chiquinho
    SA e PL: Vinícius, Seferovic (Jonathan David/Albian Ajeti)

    Saudações desportivas,

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Janeiro 9, 2020 at 2:12 pm

    Excelente negócio dadas as circunstâncias. Agora gostava que pescassem o Waldschmidt ao Friburgo.

  • Berardo
    Posted Janeiro 9, 2020 at 2:37 pm

    Se a opção for um SA então atacaria 2 nomes: Jonathan David ou Brahim Diaz e aqui até ficaríamos com uma opção válida para utilizar nas alas, caso se despachasse Zivkovic e Caio Lucas como se espera que aconteça.

    • porra33
      Posted Janeiro 9, 2020 at 6:10 pm

      Também meteria Brahim Diaz no topo das prioridades com o negócio à la Casemiro, acho que seria bom para ambos e acho que neste momento a relação com o Real já terá ficado sanada e o jogador está meio tapado se formos honestos. Quanto a David, acho que está na mesma onda do Barco, não conheço mas acho que são jovens que se estão a destacar e encaixariam na politica do Benfica

  • Joga_Bonito
    Posted Janeiro 9, 2020 at 6:15 pm

    Não percebo as menções à lavandaria. Isso tem sentido em jogadores sem valor de mercado. Quando um jogador tem valor de mercado numa liga de top e lhe é reconhecida qualidade, vale bem no mínimo 15 milhões. 20 milhões não é assim nada do outro mundo. Ninguém terá visto Raul de Tomás como um flop sem qualidade, mas como um caso de inadaptação ao futebol luso.
    Estranhas são aquelas transferências de jogadores desconhecidos, com preços desconhecidos e que saem sempre a valorizar-se, mesmo quando são cepos autênticos.
    Sinceramente esta transferência não me causa comichão nenhuma, RdT saiu por um valor que é hoje o mínimo que se dá por um jogador de nível. Estranhos são os negócios de Cadiz e outros, este sinceramente não me causa nenhuma impressão.

  • FuriaEncarnada
    Posted Janeiro 9, 2020 at 9:23 pm

    Piatek seria sonhar muito alto?!

Deixa um comentário