Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Borussia Mönchengladbach contrata Yann Sommer (ter Stegen deve substituir Valdés no Barcelona)

Contratação na linha de Xhaka, aliás o Borussia nos últimos anos tem demonstrado uma boa visão de mercado (mesmo considerando o erro que foi a contratação de Alvaro Dominguez e o fraco rendimento de Luuk de Jong). 

Yann Sommer, promissor guarda-redes do Basileia, foi hoje oficialmente apresentado pelo Borussia Mönchengladbach. O internacional suíço assinou até 2019, não foram revelados os valores do negócio, e vai substituir Marc-André Ter Stegen. Recordamos que Ter Stegen já anunciou publicamente que vai sair no final da época e em 2014-15 deve ser o novo dono da baliza do Barça (Valdés sai no Verão a custo zero). Quem fica melhor servido, o Borussia Mönchengladbach ou o Barcelona? Sommer é um dos melhores guarda-redes do Mundo a jogar com os pés e apesar de ser relativamente baixo é muito competente na baliza, ter Stegen é depois de Courtois o melhor guardião com idade de sub-21 no Mundo (mas jogar no Barça é diferente que defender as redes do Mönchengladbach). Curiosamente Oblak, na corrida por este rótulo, disputa o 3º lugar com Leno, Bardi e Perin.

0 Comentários

  • António Cardoso
    Posted Março 10, 2014 at 3:11 pm

    Excelente contratação do Borussia "D'MonteLáDeBaixo" (é mais fácil dizer).

    Sommer já devia ter dado o salto há muito tempo, só é pena ter ido para um clube que não tem grandes aspirações nem uma montra muito grande.

    Incrível como qualquer equipa do meio da tabela da Liga Alemã, consegue atrair grandes jogadores e ter dinheiro para investir nas suas equipas com grandes reforços.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 10, 2014 at 4:56 pm

      Não tem uma montra muito grande? Vendeu o Reus ao Dortmund e agora vendeu o antecessor do Sommer ao Barcelona… se o Sommer se destacar certamente que dará o salto

    • Kafka
      Posted Março 10, 2014 at 8:03 pm

      António, eu não acho nada incrivel, acho perfeitamente normal…quando o Benfica que é o que tem a melhor média de espectadores em Portugal (40.233) seria apenas o 11º com mais espectadores na Alemanha, está tudo dito…

    • António Cardoso
      Posted Março 11, 2014 at 12:06 am

      Luis Rafael – uma coisa é vender internamente (no mercado alemão), outra é competir em competições europeias e vender para fora.

      Kafka – acho que a média de espectadores não está relacionada com a capacidade de atrair bons jogadores. O último classificado da liga alemã se calhar tem uma média superior a grandes equipas da europa. Os clubes alemães têm é dinheiro e com dinheiro compram o que querem e oferecem salários irrecusáveis.

  • Rúben
    Posted Março 10, 2014 at 3:16 pm

    Sommer e um dos melhores guarda redes da Europa a jogar com os pés. Não é qualquer um que tem tanta qualidade nos pés sendo guarda redes. e Ter-Stegen ja mostrou que por exemplo e muito mau nesse aspecto, pois ja provocou 2 golos por nao conseguir dominar a bola com os pés. Excelente reforço para o Gladbach.

    • Luís dias
      Posted Março 10, 2014 at 5:51 pm

      é muito mau? Mas que jogos anda a ver? Ter stegen tem sido o melhor guarda-redes da Bundesliga. Neuer pouco intervém.

    • João Lains
      Posted Março 10, 2014 at 7:57 pm

      Desde quando é que tem sido o melhor guarda-redes da Bundesliga? Talvez tu é que precises de seguir com maior atenção o campeonato alemão. Na última temporada, coloco facilmente dois ou três à sua frente. Provavelmente estarás a falar do potencial que o Stegen tem, mas dizer que já é o melhor é um enorme exagero.

  • Bruso
    Posted Março 10, 2014 at 3:32 pm

    Tendo em conta o estilo de jogo acho que o Barcelona ficava mais bem servido com o Sommer. Mas a falta de verba deve ter sido determinante nesta escolha.

    • ebranco
      Posted Março 10, 2014 at 4:13 pm

      Falta de verba? Dúvido…

      1º porque estamos a falar do Barcelona. 2º porque a contratação de Ter-Stegen foi/será muito mais cara do que a contratação de Sommer.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 10, 2014 at 4:57 pm

      Acha que o Gladbach vendeu o Stegen ao Barcelona e pagou ainda mais pelo Sommer do Basileia? Duvido…

    • Julio
      Posted Março 10, 2014 at 5:58 pm

      1 – O Barça anda bastante mal de finanças graças às loucuras de Rossel.

      2 – Stegen não está em final de contrato (ou no máximo tem mais 1 ano) ? Sendo assim, o clube tem que aceitar propostas mais baixas.

      Não sou grande conhecedor deste GR, mas tem tido falhas graves a jogar com os pés…..não me estranhava se fosse um flop em Barcelona.

    • Bruso
      Posted Março 10, 2014 at 6:05 pm

      Julio disse tudo o que eu penso.
      A equipa está mal financeiramente, pelo menos é isso que tem passado cá para fora. O Stegen estava em final de contrato e já tinha afirmado que não renovava (para ele mais uma época no Borussia Mon… não fazia qualquer diferença visto ser muito novo).
      E finalmente concordo com o aspeto do jogo de pés. Tem ficado marcado por vários lances caricatos que deram golo na sua baliza.

    • Winervic
      Posted Março 10, 2014 at 9:20 pm

      "Varios lances caricatos"? Os dois lances caricatos que me lembro foram os que estiveram nos jornais nas últimas 2 semanas (com a seleçao contra USA em 2013, e no mes passado com o Mönchengladbach contra o Eintracht Braunschweig).

      Ha mais algum lance caricato? Se ele é assim tao mau com os pes deve ser facil lembrar, nao?

  • tiago
    Posted Março 10, 2014 at 3:41 pm

    só o futuro o dirá, a funçao do guarda-redes não é so jogar com os pes, que pode ser treinado, tem que se ter outros aspectos fundamentais.
    Será que o ter stengen irá ter o necessario para a baliza do barça? em outubro falamos

  • Nelson Mohr
    Posted Março 10, 2014 at 3:53 pm

    O Sommer é que devia de ter ido para o Barça, mas enfim. Não entendo o hype à volta do Ter Stegen, deve ser devido à sua idade provavelmente e porque querem a força toda que ele seja um novo "Neuer". Podem chover críticas, mas não acho o Ter Stegen nada de especial, e acho que o Barça vai fazer uma má contratação (se ele me provar o contrário, aqui virei dizer que me enganei).

    Na perspectiva do Monchengladbach, é um excelente reforço, e até melhoram a baliza!

    • Kacal l
      Posted Março 10, 2014 at 8:27 pm

      Nelson Mohr,

      O Neuer também não era muito valorizado nos primeiros tempos no Schalke 04, mas depois daquela exibição contra o Porto na época 2007/2008, com 21 anos, é que ele começou a ser mais conhecido e teve grande "hype", justamente porque também foi por causa dele que o Porto foi eliminado, quem sabe o Ter Stegen com o passar dos anos, com a experiência e maturidade competitiva, a jogar com grandes nomes, não se torna num grande GR e deixa de ser uma promessa e passa a ser uma certeza, eu acredito que sim.

  • claudio s.
    Posted Março 10, 2014 at 4:14 pm

    Se Sommer tivesse mais 7 ou 8 cm de altura andava certamente a ser disputado pelas grandes equipas europeias, infelizmente para ele os seus 1,83 são algo que muitos vêm como um handicap para a posição de GR.

  • Kacal l
    Posted Março 10, 2014 at 4:26 pm

    O Borussia Monchengladbach é um bom clube, que tem tido nos últimos anos uma boa politica de contratações e uma boa visão de mercado, para além de contratarem jovens promissores e fazerem deles grandes jogadores (que é o caso do Reus), também contratam jogadores cobiçados e com qualidade para serem mais-valias imediatas, o Sommer é um dos melhores GR´s na Europa, pode não ser um dos mais conhecidos, mas dos melhores para mim é, com a saída do Ter Stegen, é um excelente substituto, até porque é um GR "maduro", mas que tem muitos anos de carreira pela frente, 25 anos num GR é pouco, para mim é um reforço de "peso".
    Acrescento que as contratações do Alvaro Dominguez e do Luuk de Jong acabaram por ser "flop´s", mas na altura foram boas contratações, são jogadores com qualidade, podiam ser mais-valias, mas não tiveram o rendimento esperado, mas não deixa ser uma politica de contratações e visão de mercado positiva e bem pensada.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 10, 2014 at 4:58 pm

      Nem mais, tanto o Dominguez como o De Jong eram jovens em que se depositava grandes esperanças, não podiam adivinhar que não se iam adaptar/evoluir como esperado. Acontece, mas não deixam de ter uma boa política por isso.

    • Nelson Mohr
      Posted Março 10, 2014 at 5:07 pm

      O De Jong até nem começou mal no Gladbach, mas com a chegada do Raffael, começou a ficar no banco, daí não se ter afirmado

    • Kacal l
      Posted Março 10, 2014 at 5:29 pm

      Exacto Luis, ora nem mais. :-)

    • João Lains
      Posted Março 10, 2014 at 5:29 pm

      O De Jong simplesmente não se afirmou, e foi com o intuito de corrigir este erro de casting que o Raffael foi contratado.

    • Kacal l
      Posted Março 10, 2014 at 5:31 pm

      Sim Nelson, também é verdade, mas ele também perdeu espaço no 11 do Borussia porque o seu rendimento foi baixo.

  • Careca
    Posted Março 10, 2014 at 4:26 pm

    Parece-me que o Borussia é que ficou a ganhar com esta troca!

    Acho que o Ter Stegen, apesar de ter bastante qualidade, tem ainda algumas lacunas para defender a baliza do Barcelona… O Sommer era, na minha opinião, uma melhor contratação.

  • João Lains
    Posted Março 10, 2014 at 4:30 pm

    Já estava mais ou menos à espera que este negócio se concretizasse. O suíço também era cobiçado pelo Dortmund, no entanto a renovação do Weidenfeller colocou um travão a esta pretensão. Quanto ao Gladbach, era o Oliver Baumann que estava na linha da frente para o substituir, no entanto o Sommer acaba por ser uma excelente opção.

    O onze desta equipa é bastante forte para a realidade da Bundesliga, no entanto o plantel é curto a nível de soluções. Talvez as contratações do Schar e do Traoré alterem este cenário.

  • LuisRafaelSCP
    Posted Março 10, 2014 at 4:40 pm

    Muito boa escolha. Aliás, o próprio Sommer foi apontado como possível substituto de Valdés no Barça.
    É pena que o suiço não tenha mais uns centímetros, mas tem outras qualidades e ainda pode evoluir e jogar num clube de topo a curto prazo.

    Quanto ao Stegen no Barça, foi uma escolha óbvia, um dos guarda redes mais promissores do mundo e que não estava num clube top o que faz com que o preço fosse acessível aos cofres catalães. De qualquer das formas, penso que deviam apostar na contratação de um guarda redes mais experiente para "morder" os calcanhares ao Stegen de modo a que este não se acomode demasiado cedo à titularidade num clube com tanta dimensão.

  • Pedritxo
    Posted Março 10, 2014 at 5:11 pm

    Sommer e um gr bastante bom, pelo menos digo isso pelo o que faz na champions ou liga europa, e ja mostrou mais que ter stegen, pois jogou num nivel mais elevado, apesar dos 2 serem bons, o borussia nao fica a perder e talvez ganhe

  • Fábio Teixeira
    Posted Março 10, 2014 at 6:57 pm

    Boa movimentação.

  • slb1994
    Posted Março 10, 2014 at 8:48 pm

    Not bad…

  • Gustavo Cardoso
    Posted Março 10, 2014 at 11:18 pm

    Valdés faz, em média, 16 passes por jogo. Pedro e Alexis 27 e 28.
    Ter Stegen 40. Sim, quarenta.
    É de facto um guarda redes quE não sabe jogar com os pés. Lê-se cada coisa na internet.

    • LuisRafaelSCP
      Posted Março 10, 2014 at 11:50 pm

      Isso não quer dizer nada… quantidade não significa qualidade.

      1º – Qual a percentagem de passes acertados?
      2º – É normal que um guarda redes de uma equipa pequena tenha de jogar mais com os pés, tocar mais vezes na bola do que um guarda redes que tem a sua equipa a jogar 80% do tempo longe da sua baliza.

      Repito, quantidade não é qualidade… por exemplo, um médio defensivo que toca 20 vezes na bola e faz 20 passes para trás, não tem obrigatoriamente de ser melhor com os pés do que um médio ofensivo que toca 15 vezes na bola e faz 10 passes a rasgar.

    • Gustavo Cardoso
      Posted Março 11, 2014 at 8:58 am

      75%. Quem diz que Ter Stegen não sabe jogar com os pés nunca o viu jogar.
      O Borrussia não é equipa pequena, top 5 alemão. É melhor o Basileia :)
      Com 40 passes por jogo se fosse mau com os pés era um desastre.

  • Anónimo
    Posted Março 11, 2014 at 11:37 am

    baixo? 1.83?…vocês são loucos. Essa paranóia da altura dos GR`s é das coisas mais ridículas que já ouvi!! O que interessa é a qualidade, de que serve ter 2,05 metros, se não se tem agilidade ou impulsão, tipo Pantilimon? E como se desvaloriza um GR que tem 1,80 e tem uma impulsão e agilidade brutais, tipo Beto, Sommer ou Iker? Deixem-se dessas coisas mas é

    Sommer superior a ter Stegen entre os postes e nos cruzamentos, sai bastante bem para um "baixinho" (como vocês disseram), ter Stegen superior nas manchas e joga bem com os pés, aliás joga tão bem com os pés que os seus excessos de confiança já o levaram a levar 2 "frangos" brutais…2 magníficos jovens guardiães

    Ruben Filipe

  • Nuno Vaz
    Posted Março 11, 2014 at 6:52 pm

    O Sommer não sofre frangos? eheh. Basta procurar no youtube. Medo.

Deixa um comentário