Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: Médio que brilhou na Académica é o 4.º reforço do Benfica

Para integrar a equipa principal ou entrar na onda dos empréstimos (as águias contratam sempre 5-10 elementos para emprestar)? O médio foi uma das principais sensações da II Liga, impressionou pela sua técnica, passe, transporte de bola e visão de jogo, mas seria surpreendente se conseguisse já espaço nos encarnados.

Francisco Leonel Lima Silva Machado, conhecido no mundo do futebol como Chiquinho, foi apresentado como reforço do Benfica, tendo assinado até 2023. O médio ofensivo, de 22 anos, que esta época esteve na Académica, junta-se a Odysseas Vlachodimos, Germán Conti e Tyronne Ebuehi nas contratações já confirmadas para 2018-19. Chiquinho, que completou a formação no Leixões, representou o NK Lokomotiva, da Croácia, em 2016/17 e esta época brilhou na Briosa, onde apontou 9 golos na II Liga. As águias investiram 600 mil euros nesta aquisição.

47 Comentários

  • MuchoGuerra
    Posted Maio 28, 2018 at 5:45 pm

    Contratação para encher, não podia faltar. O que menos precisamos é de médios ofensivos mas toca a ir buscar um que nunca vai tocar na equipa principal. Tão agravante a equipa ter ainda tantas lacunas e andarmos neste carrossel, alguém anda a ganhar com estas contratações desnecessárias.

  • LevonAronian
    Posted Maio 28, 2018 at 5:47 pm

    Mais um para andar emprestado durante o contrato todo, 50 não chegam

  • Fabio Mendes
    Posted Maio 28, 2018 at 5:48 pm

    Enfim. (facepalm)

  • Rodrigo Ferreira
    Posted Maio 28, 2018 at 5:54 pm

    Tem de se limitar o número de jogadores com contrato por clube rapidamente. Este eucalipto seca tudo.

    • Rui Miguel Ribeiro
      Posted Maio 28, 2018 at 6:09 pm

      Os outros “eucaliptos” não? É só este?

      • João Ribeiro
        Posted Maio 28, 2018 at 6:18 pm

        Só o Benfica é que tem contratado jogadores para os emprestar ou fazer outro tipo de negócio. Salvador, Patrick, Djavan, Pedro Nuno, Murillo, Mato Milos, Diego Lopes, Arango, Elhouni, enfim, são muitos dos jogadores que o Benfica contratou e alguns nem sequer o fato de treino da equipa tiveram. A verdade é que não se vê mais ninguém a fazer isto.

        • MystogaN
          Posted Maio 28, 2018 at 6:25 pm

          O pior disto, é que equipa “pequenas” podiam pegar neste jogador, tornalo num melhor jogador e ter um bom lucro com a transferência. Assim a nossa liga começa a ser mais competitiva

          • João Ribeiro
            Posted Maio 28, 2018 at 6:31 pm

            Do ponto de vista do Benfica eu compreendo estes negócios, eles lucram com os empréstimos ou venda dos jogadores, agora acaba por impedir o desenvolvimento das equipas e consequentemente da nossa liga, mas aqui não é o Benfica quem esta errado.

          • Harryke
            Posted Maio 28, 2018 at 7:21 pm

            Vejamos uma coisa: quem assina são os jogadores. Eles foram para o Benfica porque quiseram (pelo dinheiro). Podiam ter optado por outros clubes onde podessem ser mais valia, mas têm mais olhos para a carteira que para a bola.

            • MystogaN
              Posted Maio 29, 2018 at 11:38 am

              Tens razão. Mas eu não estou a criticar o Benfica ou jogador.
              Porque se estivesse na mesma situação das duas partes fazia igual. Mas se houvesse um maior controlo de transferências e empréstimos.

              A nossa liga ficava mais equilibrada. Imagina mos que o Rio ave ia buscar este jogador, e fizesse uma boa época e triplica se o valor. Assim o Rio ave, começava a ter uma boa estrutura e juntava-se aos 4 e complicava lhes cada vez mais a vida.

        • Il Codino Divino
          Posted Maio 28, 2018 at 6:48 pm

          Também não concordo com estas contratações, mas estás a colocar tudo no mesmo saco sem grande sentido.

          O Agra veio para saldar uma dívida que o Nacional tinha com o Benfica. À semelhança do que aconteceu agora com o Marco Túlio para o Sporting.

          A metáfora do eucalipto aplica-se porque o eucalipto rouba água às árvores à sua volta e consequentemente faz com que essas árvores morram. Como é que isso se aplica a jogadores como Murillo, Mato Milos ou Arango quando estes vieram de campeonatos que não o português? Pelo contrário, o Benfica pagando uma parte do salário até está a ajudar as outros clubes a terem reforços com mais qualidade (leia-se €).

          Também me lembro do que se dizia sobre o Jardel quando foi comprado. A teoria era de que só tinha sido contratado porque o Benfica ia jogar contra o Olhanense e desta forma condicionou os algarvios. No entanto é actualmente o melhor central da equipa.

          • João Ribeiro
            Posted Maio 28, 2018 at 7:05 pm

            Esses nomes que coloquei foi mais para mostrar o uso do Benfica deste tipo de negócios e não na perspectiva de clube eucalipto. Concordo que me acabei por expressar mal.

            Quanto ao Jardel foi uma situação diferente da atual. Foi para a Luz no fim do mercado de Janeiro, numa época onde no exisitia equipa B, portanto pelo menos meia época faria na equipa principal do Benfica. Teve um contexto bem mais favorável que a maioria dos que chega no inicio do Verão já sabendo que serão cedidos. Mas claro que, talvez nem o próprio, esperaria o êxito que obteve.

  • El Raio
    Posted Maio 28, 2018 at 5:56 pm

    Para mim , não pode ser considerado reforço.
    Pois com quase toda a certeza irá ser emprestado, ou jogará na equipa B

  • w0bbly
    Posted Maio 28, 2018 at 5:59 pm

    Talvez fale um bocadinho de forma suspeita por ser adepto da Académica mas o Chiquinho tem imenso talento. Capacidade para ser opção no meio campo do Benfica não lhe falta. É um jogador que assume, transporta, define bem, passa e remata com qualidade. Bem vamos sentir a falta dele aqui por Coimbra. Espero que se afirme pelos lados da Luz e o meu desejo é que tenha muito sucesso na sua carreira

    • Harryke
      Posted Maio 28, 2018 at 7:19 pm

      Visto que conheces o jogador, o que me podes dizer sobre o aspeto defensivo do Chiquinho (pressão, desarme, marcação, …)? É melhor que o Pizzi nesses aspetos?

      • w0bbly
        Posted Maio 28, 2018 at 7:42 pm

        É muito esforçado (era dos que corria mais sem bola), pressiona bastante e mesmo fazendo-o não era daí que partiam os desequilíbrios defensivos da equipa. Não é muito assertivo no desarme mas é bom o suficiente nesse capitulo. Tem capacidade para melhorar muito, e rodeado de jogadores com talento tem capacidade para se afirmar.

        • Harryke
          Posted Maio 28, 2018 at 9:38 pm

          Tendo em conta todas essas características não parece ser mau. Dificilmente fará pré época com o plantel principal, mas pode fazer bons jogos na B chegar à principal com boas exibições nas taças (se não for logo emprestado, visto estarmos a falar do Benfica). Estarei atento. Obrigado pela descrição

  • MystogaN
    Posted Maio 28, 2018 at 6:02 pm

    Mais um jogador que nem vai calçar e mais um para emprestar. Qual é necessidade de contratar estes jogadores, que muito provavelmente nem fazem a pré época

  • Rui Miguel Ribeiro
    Posted Maio 28, 2018 at 6:10 pm

    É bem possível que seja mais verbo de encher, mas também é possível que evolua no Benfica B ou no Benfica sub-23, ou com um pouco/muito de sorte e talento, que fique no plantel principal…

  • ZeColmeia
    Posted Maio 28, 2018 at 6:11 pm

    Não conheço o jogador, nem o seu potencial, mas arrisco-me a dizer que é mais um daqueles que vem para fazer número para empréstimo. O SLB não precisa de aumentar o investimento, precisa é direccionar o dinheiro que gasta em contratações menores para encher (sem desprimor pelo Chiquinho que não conheço e não sei se tem potencial para calçar no SLB), mas que todas juntas somam uma fortuna, para mais-valias que acrescentem face ao que temos e resolvam determinadas lacunas que temos no plantel. Entre aquilo que se paga de prémio de assinatura e aos clubes, estes jogadores custam muito dinheiro aos cofres do clube, que podiam servir para comprar jogadores de jeito. Mas parece que vamos continuar com a moda do comboio de jogadores e depois permanecemos com os problemas antigos.

  • André Dias
    Posted Maio 28, 2018 at 6:12 pm

    Espero estar enganado mas parece-me mais uma daquelas contratações que provavelmente vai vestir a camisola do Benfica apenas na apresentação e desaparecer em empréstimos até ser vendido ou até ao final do contrato. Sou completamente contra esta política de contratar para emprestar mas os clubes só o fazem porque é legal, a FIFA é que devia regular o futebol e não o faz. Tem que haver limite de jogadores por clube e limite de empréstimos a clubes do mesmo campeonato ou os clubes médios/pequenos nunca terão hipótese de crescer. E digo isto em relação a todos os campeonatos, não apenas o português.

  • Silver
    Posted Maio 28, 2018 at 6:15 pm

    A necessidade deste tipo de negócios é simples: dar lucro. Muito se engana quem pensa que este tipo de políticas não dão lucro ao Benfica (e a todos os outros clubes que a usam). Os jogadores são contratados por X, emprestados por outros x até ao final do contrato, por vezes até fica acordado que o outro clube paga o salário na totalidade e no final dão lucro. Piores contratações são aquelas tipo Seferovic, que vinha para ser titular e em que acabam por não dar em nada. Se concordo? Claro que não. Se concordo em limitar o número de jogadores em contrato por clube? Absolutamente. Mas é um negócio e as pessoas têm consciência onde se vão meter.

  • David A.
    Posted Maio 28, 2018 at 6:15 pm

    Não conheço o jogador, mas é mais uma contratação na linha do que se tem visto (enquanto não limitarem o número de jogadores com contrato por clube, os três grandes vão continuar a fazer isto, e bem).
    Quanto à sua qualidade, vejam o resumo do seu jogo no Seixal contra o Benfica B, onde o Chiquinho marca dois golos e dá outras tantas assistências, alem de ter espalhado classe e demonstrado as características que o VM descreve (é claro que é só um jogo, e não dá para avaliar o jogador por si só).

  • Cristiano Ribeiro
    Posted Maio 28, 2018 at 6:34 pm

    Mais um para andar de empréstimo em empréstimo até acabar o contrato.

  • MikeM
    Posted Maio 28, 2018 at 6:39 pm

    Não me parece pior que o Pizzi, muito sinceramente. Mas isso não pode ser requisito.
    Parece-me mais uma contratação das “tais”, que só servem para aumentar o número de jogadores com contrato (como se fossem poucos já) e para fazer girar comissões para ali e para aqui.
    Não conheço o Vlachodimos (espero que seja um bom jogador e me “cale”) nem vi muito do Chiquinho esta época mas só nestes dois já vão mais de 3 milhões gastos (isto sem incluir prémios de assinatura e comissões). Querem apostar que em mais umas quantas contratações deste tipo, o Benfica irá gastar mais de 10 milhões de euros? Com esse valor, por exemplo, daria, à vontade, para trazer um guarda-redes ou um lateral direito que fossem realmente mais valias.
    E é isto, novamente, e provavelmente irá continuar assim, para nós, simples e leigos adeptos, não faz sentido mas para alguém, que manda muito mais que nós, fará.

    • DNowitzki
      Posted Maio 28, 2018 at 7:52 pm

      Tudo dito.

    • Filipe_Carvalho
      Posted Maio 28, 2018 at 9:25 pm

      Juro que não entendo este desvalorizar constante do Pizzi. Não é um super craque mas convém recordar que foi importantíssimo em 3 dos 4 campeonatos do Benfica.

      • MikeM
        Posted Maio 28, 2018 at 10:30 pm

        Um jogador que em 98% dos jogos é menos um deve ser valorizado? O Pizzi não tem nada de médio centro, absolutamente nada, até acho que podia ser um jogador útil a interior direito mas onde joga é miserável. Na temporada anterior jogou claramente acima das suas reais capacidade (disse-o na altura) mas também teve a sorte de ter uma boa imprensa porque em jogos mais exigentes desaparecia completamente. Além das contratações necessárias, as melhores notícias deste mercado de transferências seriam as vendas do Pizzi, Salvio e Jiménez, enquanto ainda têm algum mercado.

    • cratera
      Posted Maio 28, 2018 at 9:55 pm

      Exactamente! Nao percebo quem diz que o Benfica esteve fraco esta epoca por falta de investimento… investimento tem havido todos os anos, tem e sido mais em jogadores destes (mais o Farina, Salvador Agra, e outros) do que em jogadores que dao titulos.

  • 100Clubismo
    Posted Maio 28, 2018 at 7:02 pm

    Mais um que vai andar de clube em clube, ora para fazer uns trocados, ora para ser emprestado a outras equipas da liga e limitá-las no confronto direto.
    O Benfica é o único clube que compra camiões de jogadores, empresta-os aos 2, 3 de uma vez, e tem isto como modelo de negócio. E mais, o Benfica é o único clube em Portugal que faz isto anualmente, com o total intuito de se ajudar a si, e não aos jogadores, prejudicando equipas adversárias que em desespero, aceitam, às vezes, 3 jogadores do mesmo clube. Um autêntico eucalipto.
    É fazer como alguns users sugeriram. Limitar o numero de jogadores sob contrato no clube, para evitar este tipo de situações.

  • Francisco Torgal
    Posted Maio 28, 2018 at 7:05 pm

    Será para a equipa B e sub23? Com vista a um encaixe futuro se não der rendimento desportivo na A.

  • Flavio Trindade
    Posted Maio 28, 2018 at 8:50 pm

    Compreende-se quem acha (e eu não consigo desmentir porque tem sido essa a política de comprar tudo e todos) que Chiquinho será para fazer número e que andará de empréstimo em empréstimo.

    Contudo Chiquinho é um excelente jogador e foi dos melhores da segunda liga tendo características muito interessantes e diferentes dos outros centrocampistas do plantel.

    Acredito que se lhe derem uma oportunidade poderá surpreender os mais cépticos.

    Contudo…nunca fiando, afinal estamos a falar do Benfica de LFV…

  • RuiCosta10
    Posted Maio 28, 2018 at 9:03 pm

    Pior que o Filipe Augusto não deve ser. Por mim tinha uma chance, de preferencia no lugar do Pizzi.

  • da Silva
    Posted Maio 28, 2018 at 9:19 pm

    Boas
    Parece-me contratação para os sub23 ou mesmo equipa B…Poderá ainda ser emprestado a um clube da 1ªLiga e ganhar mais notoriedade, tal como Pedro Nuno, que se valorizou bastante.
    Ao contrário de muitos comentários, entendo esta politica, é similar a de outros gigantes europeus, que adquirem vários jogadores por época e montam a sua “carteira de investimentos/acções”. Basta estar atento e facilmente se encontram inúmeros exemplos, alguns até já compraram equipas em outros campeonatos, ou o dono destas é o mesmo, é a lei do mais forte. Confundir isto com a habitual “lógica” que será para “favores” é só demagogia. Pergunto quantos jogadores tiveram Benfica, Porto e Sporting emprestados este ano? É pesquisar antes de se fazer as habituais “análises”. Posto isto, concordar ou não com esta política é todo um outro assunto, mas se de facto, foram 600m€, o que não é de todo impedimento para alguns clubes, não será preciso muito para se obter lucro e até o jogador (sendo profissional) terá conseguido um melhor contrato. Acredito que não venha a ter espaço, pelo menos avaliando a possível constituição do plantel para a próxima época, mas não deixa de ser um negócio (porque é disto que falamos neste caso) que faz sentido. Pessoalmente preferiria que se investisse menos e em outro tipo de soluções, mas não posso deixar de entender o raciocínio atrás da aquisição, O Benfica (à sua escala) equipara-se a todos os gigantes europeus neste âmbito de tipologia de gestão.
    Bem haja

  • Mantorras
    Posted Maio 28, 2018 at 9:28 pm

    O Benfica continua a nao contratar para “ja”… de 600 em 600 mil euros se vai “investindo”.

  • Red Scorpius
    Posted Maio 28, 2018 at 9:42 pm

    Só o vi no jogo contra o Benfica B, no Seixal.
    Se jogasse sempre assim, diria que é um craque. Provavelmente terá feito o jogo da sua vida. Parecia o Deco nos dias bons.
    Pode ser que a pré-época lhe corra bem, se a fizer…

    • Apessoa
      Posted Maio 29, 2018 at 6:22 am

      O Chiquinho foi quase sempre o melhor jogador da AAC. Tem uma intensidade anormal, bom critério com bola, boa capacidade de pressão, jogava por dois, no entanto precisava de fazer uma epoca numa equipa como o Rio Ave/ Guimarães/ Chaves. Acho que foi um salto demasiado grande. Vamos ver se não vai ser encostado antes de ter oportunidades.

  • Tiago Silva
    Posted Maio 28, 2018 at 10:15 pm

    Emprestaria-o a um clube da Primeira Liga e logo se via. Penso que tem qualidade e potencial e que poderá chegar à equipa A, mostrou muita qualidade na II Liga.

  • joaodjesus
    Posted Maio 28, 2018 at 10:36 pm

    Este rapaz é om jogador, lembro me dele a jogar no leixões e era um dos poucos que ia ao estado do mar para ver jogar, ainda me lembro que quando ele sai a meio da época acabamos essa mesma época a penar contra o praiense, ele era o motor da equipa. Se tiver juízo e quem aposte nele pode fazer uma boa carreira, dai esta ia para o benfica não me parecer a melhor escolha, mas é esperar para ver.

  • Sancho
    Posted Maio 28, 2018 at 10:55 pm

    Limite do número de empréstimos e/ ou do número máximo de jogadores sob contrato é necessário para ontem.
    Desta forma os 3 grandes vão continuar a secar tudo à sua volta.

  • Slayer666
    Posted Maio 28, 2018 at 11:22 pm

    Duvido que chegue a vestir o manto sagrado…é daquelas contratações que se pensa: WTF
    600mil euros gastos…para emprestar ou ir “fazer numero” na sub23.
    Só o gasto nesta contratação já vala para “comprar o cabelo” de um jogador “a sério”…enfim

  • Marcio Ricardo
    Posted Maio 29, 2018 at 1:09 am

    Do que deu pra ver no youtube parece ser bom jogador, no entanto, parece ser muito lento.. Acho que João Carvalho e outros podem fazer o mesmo ou melhor. É fazê-lo evoluir num clube da 1a liga e se se destacar então sim dar-lhe uma oportunidade.
    Por outro lado tenho pena pela AAC que perde um elemento valioso para a luta para subir na próxima época, mas como digo, um clube desses, na cidade em que está, com o apoio que tem ( ou poderá ter ) só está na 2a por mera incompetência..

  • Nunop
    Posted Maio 29, 2018 at 1:32 am

    Para quem se queixa desta política, qual é o problema? O jogador fica a ganhar, contrato melhor do que tinha no clube mais titulado em Portugal, se provar nos empréstimos que pode ser uma mais valia, pode fazer a pré-época a seguir e quem sabe ganhar lugar. Se tal não acontecer, ganha o Benfica (comprou um ativo por pouco, meteu-o a render noutro sitio, e vende por mais). Chama-se trading.
    No entanto quero destacar que ao contrário de Patrick, Mato Milos, Salvador Agra etc…este jovem teve direito a apresentação no site oficial e facebook. E isso hoje em dia quer dizer qualquer coisa, creio que vai fazer a pré-época porque se fosse para esconder como esses aí em cima, não tinham feito nada

  • RodolfoTrindade
    Posted Maio 29, 2018 at 9:36 am

    Só espero que não seja rapaz de enjoos….. é que andar no carrossel não é fácil….

    De qualquer maneira, bem vindo!!!

Deixa um comentário