Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

OFICIAL: F1 regressa a Portugal

É num contexto particular mas Portugal sempre teve uma grande relação com os desportos motorizados, que é bem visível quando o WRC é cá disputado, e os adeptos, principalmente os mais novos, que não tiveram a oportunidade de ver Senna a começar a fazer carreira no Estoril, já mereciam um evento destes.

Agora é oficial! A Fórmula 1 está de regresso a Portugal, desta vez no Autódromo Internacional do Algarve. O evento está marcado para o fim de semana de 25 de Outubro. Trata-se assim do regresso da Fórmula 1 ao nosso país, depois do Estoril ter recebido pela última vez a prova em 1996 (na altura venceu o canadiano Jacques Villeneuve). Recorde-se que Portugal recebeu a F1 de maneira ininterrupta entre 1984 e 1996, mas, devido às exigências financeiras, a partir desse ano deixou de fazer parte do calendário.

32 Comentários

  • Mike-UK
    Posted Julho 24, 2020 at 3:11 pm

    MAGNIFICO!
    Sao mais 3 meses, e seria fantastico que desse para ter algum publico, pagarei o que for preciso para la’ estar nas bancadas do AIA!

    • Capitao Nascimento
      Posted Julho 24, 2020 at 3:42 pm

      O presidente da FPAK confirmou que haverá público, só se acontecer uma catástrofe é que não.

  • André Dias
    Posted Julho 24, 2020 at 3:14 pm

    O regresso a Portugal merece obviamente todo o destaque mas fiquei bastante contente quando anunciaram também Nurburgring e Imola. Haja algo bom a retirar desta pandemia.

    Num reportagem que vi há uns tempos, a organização do Autódromo Internacional do Algarve estimava que este GP pudesse trazer receitas a rondar os 30-40M para os sectores da hotelaria e restauração graças ao turismo e à própria comitiva da F1 (cerca de 10 mil pessoas). Não sei se os números estão correctos, estou apenas a partilhar aquilo que ouvi nessa reportagem.

  • Chico
    Posted Julho 24, 2020 at 3:16 pm

    O dinheiro dos contribuintes a ser usado para financiar o desporto da elite das elites… Ridículo.

    • George Orwell
      Posted Julho 24, 2020 at 3:31 pm

      Também andamos a bancar o Novo Banco, EDP e todas esses monópolios há anos e todos assobiam para o lado…Desporto das elites ou não, um GP traz benefícios para o país, mesmo sem público.

      • Chico
        Posted Julho 24, 2020 at 3:48 pm

        Whataboutism outra vez. Não conjuga muito bem com o seu username. Eu não assobio para o lado em nenhum dos assuntos que menciona. Agora não sou cego para uma coisa porque acho piada.

    • Frankscp
      Posted Julho 24, 2020 at 3:38 pm

      O clássico comentário de quem quer dizer apenas por dizer. Este dinheiro constitui um investimento a partir do qual é esperado retorno. Mais ainda sendo um circuito na região que é.

      Btw, a elite das elites paga mais que o comum turista.

    • Capitao Nascimento
      Posted Julho 24, 2020 at 3:39 pm

      Tens alguma noção do “expose” a nível internacional que um grande prémio dá? Tens alguns dados sobre o custo-beneficio que o GP trará antes de mandar papaias para o ar? Criticar por Criticar é lindo.

    • Bino96
      Posted Julho 24, 2020 at 3:42 pm

      Acho que estás a subestimar todo o impacto que a região terá graças ao GP. Hotelaria, restauração, segurança, etc. Só a comitiva da F1 são 10000 pessoas. Estima-se um impacto de 30-40M. Já para não falar que é mais um evento transmitido em todo o mundo e que pode ser usada para promover o turismo, a marca e a imagem portuguesa.

    • AndreADG
      Posted Julho 24, 2020 at 3:53 pm

      Sabe que não se vai pagar a licença para ter a corrida, não sabe? Sabe que, se a DGS permitir nem que seja metade da lotação, já gera uma receita enorme, não sabe? É que se não sabe, procure informar-se sobre o assunto em vez de debitar postas de pescada

    • andresilvac
      Posted Julho 24, 2020 at 4:02 pm

      Primeiro a f1 para ser desporto de elites falta lhes os green pass e ser corridas de carros de golf.
      Já aqui falaram em edp novo banco TAP e outros que tal mas deverá a mesma estar escandalizado por o Golfe ter taxa de IVA reduzida e o futebol “do povo” ser taxado a 23%.
      Elitismos portanto

      • Kafka
        Posted Julho 24, 2020 at 4:51 pm

        O Golf ser um desporto de elite, em nada invalida que a F1 seja também um desporto de elite….nenhuma criança pobre das favelas do Rio Janeiro, São Paulo, Buenos Aires ou de África tem a menor hipótese de um dia sonhar em ser piloto de F1, porque sem pais muito ricos jamais consegues entrar no meio automóvel enquanto criança e jovem e começares a adquirir aí o respectivo know-how e bases para te tornares um piloto de elite

        Já a mesma criança das favelas do Rio Janeiro, Buenos Aires ou São Paulo, pode perfeitamente aspirar em ser jogador de futebol….aliás não seria surpresa nenhuma se o melhor jogador de futebol do Mundo em por exemplo suponhamos 2025 ou 2030 esteja neste preciso e exacto momento a jogar futebol descalço numa qualquer favela do Rio Janeiro ou Buenos Aires…..já o melhor piloto de F1 em 2030 neste momento quase de certeza que ao dia de hoje deve andar num colégio privado pago a peso de ouro pelos pais ricos

        O futebol como já o disse no tempo da pandemia e reafirmo, é um actividade que por si só é completamente inutil para a sociedade, ou seja, enquanto sociedade nós não precisamos do futebol para nada, existir ou não futebol em nada interfere na vida de um Ser Humano, agora uma vez que a mesma existe é sem dúvida dos desportos mais “democráticos” que existem onde qualquer criança por mais pobre que seja, tem reais chances de poder vir a ser o melhor do Mundo no desempenho dessa actividade….Basket também é igual (a maior parte dos jogadores da NBA também foi bastante pobre em criança e vêm dos guetos/favelas da América)….futebol americano igual, uma grande parte também vem dos guetos….enfim há umas quantas modalidades que são realmente democrácticas nesse aspecto e não é por se nascer pobre que invalida que possam ser os melhores

        Já modalidades como o Ténis, Golfe ou Fórmula 1, são claramente modalidades apenas ao alcance do filhos de pais ricos, havendo rarissimas excepções de jogadores vindos da pobreza extrema e que chegaram a melhores dos Mundos nestas respectivas modalidades

        • André Dias
          Posted Julho 24, 2020 at 5:43 pm

          Concordo com a tua perspectiva, deixa-me só acrescentar que há pilotos que vêm de famílias “pobres” em termos relativos.

          O pai do Lewis Hamilton teve que arranjar um trabalho extra para suportar o filho durante os anos de karting. Isto no contexto de F1 é ser pobre, principalmente se compararmos a riqueza da família Hamilton com a riqueza da família Stroll.

          Num contexto geral é um luxo ter um filho no karting de forma regular e competitiva. A família Hamilton está bem longe de ser considerada pobre pela maioria das famílias.

          Concordo plenamente com a tua perspectiva sobre F1, futebol e outras modalidades, mas vais ter sempre pilotos a alegar vir de famílias pobres (como o Lewis) sem realmente o serem. Não é que estejam errados ou a mentir, simplesmente analisam o seu nível de riqueza num contexto muito particular e comparam-se com outros pilotos de F1, cujas famílias habitualmente têm um nível de vida muito acima da média da sociedade dita normal.

          • Kafka
            Posted Julho 24, 2020 at 5:57 pm

            Sem duvida, concordo com a tua perspectiva André

          • Diogo Moura
            Posted Julho 24, 2020 at 6:36 pm

            Destaco ainda o Esteban Ocon. Os pais chegaram a dormir numa roulotte para o filho competir nos Kartings. Chegou à F1, fez uma época brilhante ao serviço da Racing Point como roockie.
            Saiu para dar o lugar ao Stroll – o pai ia ser o investidor da equipa.
            Ou seja, isto é o perfeito exemplo do que disseste André, aliado à ideia do Kafka. É possível uma pessoa “pobre” – proeza relativa, lá está – chegar ao topo. Mas basta um rico aparecer na F1 para o pobre ir de vela.
            A F1 é um desporto de elite que só está ao alcance de meia dúzia no mundo inteiro.
            Mas também são milhentos cães à procura de 20 ossos – 20, literalmente, que é o número de equipas disponível.
            Já no futebol há uma maior oferta. Talvez isso também ajude a diferenciar as coisas.
            Agora isso trás vantagens e desvantagens. Uma boa vantagem é que no futebol qualquer um que chegue ao topo pode ganhar mais dinheiro que um piloto de F1.
            Mas isto é conversa para estarmos aqui a debater sem fim.

        • andresilvac
          Posted Julho 24, 2020 at 11:14 pm

          Sim tens razão a f1 talvez seja o único desporto do mundo em que para seres o melhor do mundo não precisas de ser o mais talentoso basta um saco de dinheiro sem fundo e algum jeito para a coisa e estás lá na actualidade no circo da f1 tens o Stroll como exemplo máximo, Kvyat que sempre foi menos talentoso que o António Félix da Costa está lá e “roubou” lhe o lugar por causa dos petrodolares russos mil e um casos, isto explica se por o orçamento e despesas que uma equipa de f1 tem é quase estratosferico e com a proibição da publicidade das tabaqueiras as equipas “rapam” qualquer financiamento e o “pay seat” fez regra.
          Agora sim futebol é o jogo do povo, lembro me que em criança bastava uma lata espalmada com o pé (e não era por falta de capacidade para comprar bola) e era 1h de jogo e pernas arranhadas, é muito mais desporto de massa por ser mais fácil e democrático chegar ao topo.
          Quando comparei elitismo do golfe vs F1 ou motores em geral era no público pois apesar de não ser para todas as carteiras a F1 e não sendo assíduo espectador de golfe julgo que seja de todo impossível ver um jogo de golfe de geleira com cerveja e sandes de couratos, referia me ao publico alvo não aos praticantes.

          • Diogo Moura
            Posted Julho 25, 2020 at 2:46 am

            O dinheiro não compra tudo, tens que ser realmente um bom piloto. O Stroll é bom, agora se há melhores disponíveis é outra questão. É aí que o dinheiro entra.
            Relativamente ao público perdeu-se um bocado com Pay per View, pois nos anos 90′ e início de 00′ quando era um sinal aberta na RTP1, os domingos da hora de almoço eram sagrados. Toda a gente via e seguia.
            Desde então, chapéu. Ficou direcionado para os aficionados.

        • Filipe22
          Posted Julho 24, 2020 at 11:15 pm

          Excelente comentário, subscrevo.

    • Aurinegro
      Posted Julho 24, 2020 at 5:36 pm

      Financiar um evento que deverá trazer muita gente e que os hoteis, restaurantes e por aí fora do Algarve deverão agradecer.

      Em vez de dar dinheiro diretamente ao setor, qual o mal de promover um evento que trará outras receitas financeiras?

  • Frankscp
    Posted Julho 24, 2020 at 3:21 pm

    Impressionante como este calendário estilo “manta de retalhos” é tão melhor que o calendário original… Mugello, Nürburgring e Imola… Espetacular. É como um regresso ao passado. Dos que ficam de fora, só tenho pena do Brazil, Canadá, Mónaco e Baku. O resto… podia nunca mais voltar.

    E por último, finalmente um regresso da F1 a Portugal, e num circuito absolutamente espantoso. Esperemos que seja para durar.

    • w0bbly
      Posted Julho 24, 2020 at 3:29 pm

      Pessoalmente gosto muito do circuito Mexicano também. Mas concordo. Mugello e Imola vai ser um regalo

    • George Orwell
      Posted Julho 24, 2020 at 3:42 pm

      Concordo absolutamente contigo! Imola e Mugello são qualquer coisa de absurdo, não ficando Portimão atrás.
      P.S – é oficial que vai ter público!

    • Sombras
      Posted Julho 24, 2020 at 5:11 pm

      Porque fala a qualidade das pistas e organizações e não o pilim.

    • Gunnerz
      Posted Julho 24, 2020 at 5:13 pm

      Sem Mónaco e Baku é meio triste, são pistas bem diferenciadas. Mas felizmente arranjaram algumas boas opções.

    • Flavio Trindade
      Posted Julho 24, 2020 at 7:43 pm

      Subscrevo inteiramente.

      Este tour europeu sem contar tornou o campeonato bem mais interessante para os espectadores e também para os pilotos.

      É pena não estar a mítica pista do Monaco, mas ainda assim é um calendário excelente

  • joaoazevedo952
    Posted Julho 24, 2020 at 3:41 pm

    Acho que até vai arrepiar quando o crofty disser “welcome to Algarve, in the south of Portugal!”, enfim, sinceramente acho o traçado de Portimão incrível, a pista é bastante larga (ao contrário de Imola) e tem umas mudanças de elevações super interessantes, esperemos que seja uma corridaça!
    P.S. com a corrida em finais de Outubro até haver a possibilidade de chuva para apimentar a coisa

  • TBL
    Posted Julho 24, 2020 at 3:41 pm

    Champions e F1 no mesmo ano, ambas sem público! Somos campeões do “Plano B”!?

    • RuiF
      Posted Julho 24, 2020 at 7:31 pm

      Em principio teremos público na F1.

      • TBL
        Posted Julho 25, 2020 at 8:50 am

        Obrigado, só depois de comentar me apercebi disso porque as primeiras notícias não o referiam.

        Assim sendo, é muitíssimo mais interessante. Só lamento é que a F1 nos últimos 10/15 anos tenha ido para destinos onde o dinheiro mais abunda e, como tal, Portugal não me parece ter mínimas hipóteses de se manter no calendário.

    • Joao Duarte
      Posted Julho 24, 2020 at 7:33 pm

      F1 Em princípio será com público.

  • andresilvac
    Posted Julho 24, 2020 at 3:59 pm

    Melhor notícia para mim seria impossível então com Imola e com o “inferno verde” a acompanhar melhor este calendário e muito superior ao primeiro.
    Será interessante saber como as equipas se vão adaptar a estes circuitos que não estavam no calendário o que ainda vai dar mais picante a isto tudo.
    Quanto a Portimão havendo público irei fazer os 800km em prol do sonho de ver a f1 em Portugal

  • Richrad
    Posted Julho 24, 2020 at 6:42 pm

    Cresci com as corridas a serem transmitidas nas manhãs da RTP 1 antes do Primeiro Jornal e do clássico episódio do Mr. Bean e a verdade é que com o passar do tempo, com a perda de força da Ferrari ( ainda a ascensão da redbull) e a hegemonia clara da Mercedes, o bichinho foi-se perdendo.

    Adoro desportos motorizados e o nosso pais em tão pequeno tem condições tão grandes para receber quaisquer tipos de eventos. Já foi pena de não ir a Arganil ver o Rally, mesmo que não seja possível Portimão… já valerá a pena ver atrás de um televisor.

Deixa um comentário